Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tipos de Cordas (Contra-baixo)

+42
Juninho Sampaio
Marcosliminha
heenrique_bass
Yves
Marcos Caio C. Gomes
Vasconcellosdecastro
lcs.
JR PUNK
Guilé
SeuRafinha
Jonathan Moreira
fheliojr
joabi
fabiano.alvesbispo
abluesados
B3ck1m2n
tadeuszmcj
Sergio Frederico Filho
Fabiano_Helenos
Rodrigo.Bass
SHIP ROOM ESTUDIO
thrvianna
rafeldi
Juninho Bass
molinagustavo
Lapetina
rborg
AllsBass
DeathTone
alanmairinck
juniorbass
CG
Alexandre Lopes
Quesadoc
SILVIAO
webercar
Aionius
AlexandreL
MINGO
Claudio
Cantão
Raissa
46 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por Raissa Ter Ago 31, 2010 10:13 pm

Bem, a finalidade desse tópico é sintetizar diversas informações presentes (ou não) do fórum. Peço que os mais experientes analisem e enviem novas informações e corrijam qualquer coisa que esteja errada.

Contra-baixo Elétrico

Introdução.

As primeiras cordas foram produzidas com tripas de animais como porcos e cordeiros (existem cordas desses materiais até hoje) e crinas. Posteriormente em 1860, surgem as cordas de aço, e muito tempo depois, em 1940, as primeiras cordas de náilon, fabricadas pelo luthier dinamarquês Albert Augustine. Atualmente, são usadas também cordas de níquel. Cordas de maior calibre são feitas de filamentos de prata, bronze, cobre, níquel ou aço em torno de várias fibras de náilon ou seda ou de um único fio de náilon, metal (aço ou níquel, em formato cilíndrico ou hexagonal) ou de uma tripa animal. Dependendo do calibre, podem haver camadas duplas ou triplas de filamento. ¹

Tipos de cordas quanto ao revestimento.

Os diferentes tipos de cordas usualmente se referem precisamente a forma como é enrolado o segundo arame. Existem 2 maneiras principais de enrolado. E outras tantas ficam no meio desta classificação.²

Roundwound.

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Roundj.th

Como pode ser visto, esta corda é feita enrolando uma volta de fio transversalmente em torno de um núcleo central. Particularmente as roundwounds aço dá um som mais brilhante do que as flats, mas podem ser propensas a trastejar e provocar um barulho indesejável quando tocada mais fortemente. ²

O encordamento Roundwound é considerado o encordamento padrão e lhe proporciona um som cheio com bastante sustain. Porém a superfície das cordas roundwound produzem ruídos indesejados quando o músico desliza os dedos pelas cordas (O mesmo som também é usado de modo criativo e proposital). Encordamentos roundwound também danificam a escala e os trastes do instrumento com o tempo. ³

Flatwound.

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Flatj.th

Com acabamento Flatwound tem a capa exterior achatada, mas levemente arredondada nas bordas, e o som produzido é mais suave e menos "brilhante" se comparado aos encordamentos Roundwound.
Devido a sua superficie achatada sua pegada é mais macia e confortável, e os ruídos produzidos pela fricção com os dedos é bastante reduzida, assim como os danos que podem ser causados na escala e nos trastes.
Encordamentos Flatwound tem uma vida útil mais longa pois os sulcos são menores, evitando assim sujeira e
oleosidade.³

Com as palavras do Allex, as Flat tem mais "thump", menos agudo, menos "zing", menos ruído de corda, o som mescla mais com a banda e não se percebe tanto o baixo. Machucam menos os dedos e a escala fretless, permitem uma vida maior dos trastes.

Halfwound.

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Half.th

Também podendo ser chamado de Groundwound ou Pressurewound, o encordamento Halfwound é uma mistura entre o Roundwound e o Flatwound, o resultado dessa mistura é as características proporcionadas pela Roundwound com a pegada macia e confortável das Flatwounds, como bônus os ruídos indesejados são diminuidos e os danos causados na escala e nos trastes também. Na fabricação dos encordamentos Groundwound, Cordas de acabamento Roundwound são lixadas e polidas ou simplesmente "apertar" a corda até que sua superfície se achate. Desse modo, o acabamento Roundwound acaba perdendo cerca de metade de sua espessura, para compensar isso são utilizados núcleos de maior calibre. ³

Quanto ao formato do núcleo (core ou alma).

Como visto anteriormente, o núcleo pode ser feito de diferentes materiais, porém o formato também pode mudar, além do núcleo normal (esférico) existe o núcleo Hexcore. O núcleo Hexcore é um núcleo com formato hexagonal que evita que a capa exterior escorregue pelo núcleo. O formato Hexcore é mais utilizado com encapamentos Roundwound, pois é o acabamento que mais sofre com esse problema de movimentação em relação ao núcleo.³

Com o uso do núcleo Hexcore teremos a corda Hexwound.

Hexwound.

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Hexcore.th


Um encordamento de acabamento Hexwound melhora o timbre do intrumento devido a grande pressão da capa exterior no núcleo, porém sua pegada é menos confortável aos dedos e os danos causados na escala e nos trastes é ainda maior que em encordamentos Roundwound por causa de seu formato hexagonal. ³

Observação
Como já são bem conhecidas as marcas de cordas para baixo elétrico (GHS, D'Addario, Elixir, etc.) acho desnecessário falar delas.

Contra-baixo Acústico & Vertical

Texto retirado do site Cifraclub (postagem e tradução de Matheus Strad). Esse texto não é específico para contrabaixo. É para cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico) em geral, mas é muito útil para nós contrabaixistas. (Voila Marques).

"Freqüentemente instrumentistas se questionam sobre que tipo da corda devem usar em seu instrumento. A escolha da corda é ditada pelo estilo de tocar do instrumentista e pelas qualidades individuais do instrumento. A melhor maneira de escolher a combinação certa das cordas para um instrumento deve considerar que som que o instrumentista ouve no instrumento, o tipo de cordas atualmente no instrumento, e o som que o instrumentista quer. Por exemplo, mudando uma ou mais cordas pode melhorar ou mudar parte do equilíbrio do instrumento. Entretanto, uma corda que trabalhe bem em um instrumento pode não produzir o mesmo som em outro, porque suas qualidades requerem a interação entre as características individuais do instrumento e a maneira de tocar do instrumentista.

Há basicamente três tipos de cordas: cordas inteiramente metálicas, cordas de núcleo sintético e cordas de núcleo de tripa (cordas de tripa pura são usadas raramente em instrumentos modernos e não são recomendadas). Cordas de tripa pura são geralmente usadas em instrumentos barrocos, para execução de peças do período."

Encordoamentos de metal ou de aço.

Encordoamento de metal, freqüentemente chamado de encordoamento de aço, têm um som simples, brilhante, e bem-focalizado. Sua vantagem está na resposta muito rápida, um ponto estável e um volume (muito volume!). O "down-side" da corda inteiramente metálica é uma baixa qualidade ao som com poucas variações de tonalidades e nenhuma complexidade real. Músicos de country, folclóricos e os músicos de jazz preferem freqüentemente as cordas de aço por causa de seus volume e som puro, direto.

Thomastic Spirocore.

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Bassspirocore.th

Uma corda de com brilhante com algumas nuances. São especialmente populares com violoncelistas que necessitam de muito brilho no som. As para cello G e C de tungstênio são cordas de alta tensão com um grande som. A prata G e C são mais limitadas em seu som. As cordas para contra-baixos de Spirocore são as mais populares com músicos que tocam na maior parte em pizzicato.

Thomastik Ropecore.
[IMG=https://2img.net/r/ihimizer/img705/5962/rocepore.th.jpg][/IMG]

Tom escuro, morno, recomendado pela Zeta para seus violinos elétricos. Podem soar um tanto maçante em alguns instrumentos.

Pirastro Chromcor.

Tipos de Cordas (Contra-baixo) 160417.th

Uma corda brilhante, excelente para instrumentos baratos de estudante, especial os de tamanho pequeno.


Pirastro Chromcor Plus.

Tipos de Cordas (Contra-baixo) 564184.th

Disponível para o cello em A e D e viola A. Estas cordas têm um som mais sofisticado do que o Chromcor regular.


Pirastro Permanent.

Tipos de Cordas (Contra-baixo) 564183.th

Disponível somente como uma corda de A para a viola e o cello. Uma corda da qualidade elevada com um som morno, especialmente boa quando combinada com as cordas do tripa.


D'Addario - Helicore.

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Daddariohelicorehybrid.th

Esta corda tem um som morno, incomum para uma corda de aço. Celistas e os violinistas gostam especialmente das cordas de G e de C. Violinistas que tocam instrumentos elétricos têm utilizado estas cordas. Embora introduzidas recentemente, as cordas orquestra Helicore para contra-baixos estão começando tendo uma boa aceitação. Foram anunciadas recentemente pela D'Addario, cordas adicionais para baixo Helicore. São híbridas, para Pizzicato e Solo. A híbrida é para os músicos que querem uma resposta boa com arco e uma resposta boa com pizzicato. O Pizzicato é para músicos que tocam primeiramente ou unicamente sem o arco. O solo é uma versão da corda orquestra projetada para ser utilizada para trabalhos de solo.


Jargar.

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Bassl.th

Estas cordas foram populares por muitas décadas, especialmente com celistas que fizeram a Jarger A a corda preferida. As cordas de G e de C estão também disponíveis em prata para um som mais brilhante. Jargers tem um som morno quando comparadas com a maioria das outras cordas inteiramente metálicas.


Larsen.

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Larsenstrings.th

Estas cordas, com preços superiores, foram introduzidas somente há alguns anos e tornaram-se populares com os celistas por causa de seu som puro, desobstruído. O encordoamento Larsen "edição de solo" têm um som mais brilhante. Disponível em A, D e G (tungstênio) para o cello e A para a viola.


Prim.

Tipos de Cordas (Contra-baixo) 552143.th

Estas cordas baratas, brilhantes, têm uma aceitação por seu som, que é popular com alguns celistas.


Supersensitive.

Tipos de Cordas (Contra-baixo) 585431.th

O preço baixo e a durabilidade fazem estas cordas populares com muitos sistemas de escola.


Encordoamento sintético


As cordas de núcleo sintético, feitas geralmente de um tipo de nylon chamado de perlon, têm uma qualidade rica, cheia e uma resposta fácil, rápida. Embora não tão complexas quanto as cordas de núcleo de tripa, as sintéticas dividem parte de muitas das qualidades tonais com as cordas de tripa. Ainda, as cordas de núcleo sintético não necessitam ser ajustadas tão freqüentemente quanto as de núcleo de tripa, e estabilizam-se após um dia ou dois de esticar no instrumento.

Thomastic Dominante.

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Dominantbassstrings.th

A corda originalmente de núcleo sintético, feita com Perlon. As cordas dominantes são brilhantes e responsivas e são de longe as mais populares. Quando novas, as cordas dominantes têm uma borda metálica, que se desvaneça após alguns dias tocando.


Pirastro Tonica.

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Tonicalto.th

Estas cordas têm muitas qualidades excelentes. Brilhante como as cordas Dominant e Tonica, elas têm um som mais cheio com mais tonalidades e menos limitações. O tempo de adaptação é muito curto e possuem uma vida longa.


Pirastro Aricore.

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Aricorecel.th

Este foi o primeiro encordoamento sintético da Pirastro. O som é morno e maduro como o da Eudoxa. O D, o G e o C são populares com um certo número de celistas que requerem um som mais escuro.


Pirastro Synoxa.

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Synoxacel.th

Muito similar às cordas Dominant no brilho do som. As cordas G e C em prata para cello trabalham bem com as cordas em aço A e D Jarger e Larsen.


Corelli Crystal.

Tipos de Cordas (Contra-baixo) 646950.th


Estas cordas são excelentes para instrumentos com um som muito brilhante. Têm um som morno, cheio que pode reduzir os efeitos de muitos instrumentos brilhantes.


Corelli Alliance.

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Alliancealto.th

Estas cordas com preços superiores têm um núcleo de kevlar. Seu som tem mais brilho do que a Corelli Cristal, adicionado a uma riqueza e complexidade próprias. As cordas do Alliance parecem também ter uma vida mais longa do que a maioria das outras cordas sintéticas.


Encordoamento de tripas

As cordas de núcleo de tripa tendem a ter grande riqueza e nuance. Usadas mais freqüentemente por músicos clássicos e barrocos profissionais, uma corda de tripa produz um som morno, cheio de complexidade e rico em tonalidades. As cordas de tripa são, entretanto, fracas aos efeitos do clima, devem esticar no instrumento por quase uma semana e saem de afinação freqüentemente. Também não duram tanto quanto as cordas de metal ou as cordas sintéticas e são mais cara. As cordas de tripa não são usadas geralmente por músicos iniciates ou intermediários.

Pirastro Oliv.

Tipos de Cordas (Contra-baixo) 598676.th

Estas cordas superiores têm um som brilhante com tonalidades complexas, ricas e uma resposta relativamente rápida. A Oliv E é chapeada em ouro e tem um som raro, puro, claro e brilhante.


Pirastro Eudoxa.

Tipos de Cordas (Contra-baixo) 160378.th

Um dos encordoamentos mais populares antes da introdução de cordas de núcleo sintético, as Eudoxa têm um som morno, maduro com uma resposta mais lenta do que as Olive ou as cordas sintéticas. Grande em alguns instrumentos mais velhos, podem ser muito maçantes em outros.


Pirastro Gold Label.

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Goldcel.th

Uma corda de tripa econômica com um som intermediário entre as outras cordas de tripa da Pirastro. Disponível somente em calibres médios. A corda E de violino é popular por seu brilho.

Outros:


Tipos de Cordas (Contra-baixo) Thomastik.th Tipos de Cordas (Contra-baixo) Supernil.thTipos de Cordas (Contra-baixo) Seiq.thTipos de Cordas (Contra-baixo) Nylonk.thTipos de Cordas (Contra-baixo) Rotok.thTipos de Cordas (Contra-baixo) Innovslp.th

Fontes.

Diego Maia in http://baixista.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=397&Itemid=50

José Pereira in http://www.fratermusic.com/tipos-de-cordas-de-baixo/

Johnny Max in http://guitarra-e-musica.blogspot.com/2010_05_01_archive.html

Paulo Gomes in http://www.paulogomes.com.br/cordas.htm

Matheus Strad
in http://forum.cifraclub.com.br/forum/13/64977/


Última edição por Bio Bass em Dom Set 11, 2011 9:20 pm, editado 5 vez(es) (Motivo da edição : Complementação / edição)
Raissa
Raissa
Membro

Mensagens : 1604
Localização : Fortaleza

ras gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por Cantão Ter Ago 31, 2010 11:38 pm

Tópico muito bem elaborado , Bio...parabéns sister... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21766
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por Claudio Qua Set 01, 2010 8:53 am

Bio, muito interessante e esclarecedor esse tópico, com certeza será de grande utilidade... parabéns pela iniciativa.

Quanto às cordas para Contrabaixo Acústico, o assunto é um pouco mais complexo, a variedade é beeeeem maior do que pra Elétrico... no Acústico é necessário levar em consideração uma série de aspectos como tamanho de escala, tensão suportada, aplicações para Arco, Pizzicato ou para os dois (cordas hibridas), material utilizado no núcleo o no revestimento (entre eles Nylon e Tape), até o estilo musical tem influência na escolha de um jogo de cordas... em Acústico é comum, inclusive, a mesclagem de tipos diferentes de cordas num mesmo set. Enfim... são vários fatores!

No tópico de "Orientações Contrabaixísticas" da Voila Marques, ela postou um texto que fala sobre cordas para Acústico.


____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por MINGO Qua Set 01, 2010 9:07 am

Muito bom o tópico!
tenho vontade de experimentar as halfwond.

____________________________
Gospel Club 047
Warwick Club #003
MINGO
MINGO
Membro

Mensagens : 590
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por AlexandreL Qua Set 01, 2010 9:13 am

Realmente, Bio, parabéns pelo tópico.
Seria realmente interessante se alguém do acústico viesse aqui pra explicar sobre as cordas deles. Sei que existem vários tipos (solo, orquestra...), mas não sei as diferenças físicas e sonoras entre elas.
AlexandreL
AlexandreL
Membro

Mensagens : 396
Localização : Florianópolis

http://twitter.com/alexlunelli

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por Aionius Qua Set 01, 2010 10:16 am

^Uou! Ótimo Tópico! Muito instrutivo.
Parabéns pela iniciativa Bio. up

____________________________
“ Don’t cry or be afraid, some things only can be made in the storm... ”
Aionius
Aionius
Membro

Mensagens : 4838
Localização : Embu - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por webercar Qua Set 01, 2010 11:01 am

Ótimo tópico Bio, parabéns!!!
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por Raissa Qua Set 01, 2010 1:39 pm

Cantão escreveu:Tópico muito bem elaborado , Bio...parabéns sister... up
Valeu, brother! up

ClaudioBass escreveu:Bio, muito interessante e esclarecedor esse tópico,
com certeza será de grande utilidade... parabéns pela iniciativa.

Quanto
às cordas para Contrabaixo Acústico, o assunto é um pouco mais
complexo, a variedade é beeeeem maior do que pra Elétrico... no Acústico
é necessário levar em consideração uma série de aspectos como tamanho
de escala, tensão suportada, aplicações para Arco, Pizzicato ou para os
dois (cordas hibridas), material utilizado no núcleo o no revestimento
(entre eles Nylon e Tape), até o estilo musical tem influência na
escolha de um jogo de cordas... em Acústico é comum, inclusive, a
mesclagem de tipos diferentes de cordas num mesmo set. Enfim... são
vários fatores!

No tópico de "Orientações Contrabaixísticas" da Voila Marques, ela postou um texto que fala sobre cordas para Acústico.

Valeu, ClaudioBass!! Vou dar uma lida lá.

MINGO escreveu:Muito bom o tópico!
tenho vontade de experimentar as halfwond.
Valeu, Mingo! Smile

AlexandreL escreveu:Realmente, Bio, parabéns pelo tópico.
Seria
realmente interessante se alguém do acústico viesse aqui pra explicar
sobre as cordas deles. Sei que existem vários tipos (solo,
orquestra...), mas não sei as diferenças físicas e sonoras entre
elas.
Valeu, AlexandreL. Sobre as cordas do acústico já adicionei algumas informações úteis. Very Happy


Aionius escreveu:^Uou! Ótimo Tópico! Muito instrutivo.
Parabéns pela iniciativa Bio. up

Valeu, Aionius! up

webercar escreveu:Ótimo tópico Bio, parabéns!!!
Valeu, webecar!

____________________________
"Women and rhythm section first" (Jaco Pastorius).
Raissa
Raissa
Membro

Mensagens : 1604
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por Raissa Qui Set 02, 2010 5:14 pm

Tópico atualizado pessoal. Agora falando um pouco mais sobre os baixos acústicos.

____________________________
"Women and rhythm section first" (Jaco Pastorius).
Raissa
Raissa
Membro

Mensagens : 1604
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por SILVIAO Qui Set 02, 2010 7:30 pm

Excelente, não conhecia as halfwound!abraço
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por Raissa Qui Set 02, 2010 7:38 pm

SILVIAO escreveu:Excelente, não conhecia as halfwound!abraço
Valeu, Silvião!

____________________________
"Women and rhythm section first" (Jaco Pastorius).
Raissa
Raissa
Membro

Mensagens : 1604
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por Quesadoc Qui Set 02, 2010 8:42 pm

caramba, que legal.. tinha essa dúvida.. foi boa, Bio!

____________________________
Clube SX #073
Ê SONZÃO
Quesadoc
Quesadoc
Membro

Mensagens : 215
Localização : Barbalha - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por Raissa Sex Set 03, 2010 6:49 pm

Quesadoc escreveu:caramba, que legal.. tinha essa dúvida.. foi boa, Bio!
Obrigada, Quesadoc. Foi com a intenção de sanar essas dúvidas que "fiz" o tópico.

____________________________
"Women and rhythm section first" (Jaco Pastorius).
Raissa
Raissa
Membro

Mensagens : 1604
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por Alexandre Lopes Sex Set 03, 2010 9:14 pm

Eu nem sabia que existia as cordas Halfwound ... rsss

Parabens pelo tópico ... Muito bem feito e esclarecedor.

Hoje é seu dia Raissa .... Beijão!

____________________________
"O instrumentista esta dividido em dois grupos, aqueles que extraem o som do instrumento, e os que passam a vida em busca de um instrumento com som." Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por CG Sex Set 03, 2010 9:41 pm

Belo tópico... Vai ser bem útil para o fórum.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por juniorbass Qua Dez 29, 2010 10:46 pm

muito legal claps
juniorbass
juniorbass
Membro

Mensagens : 72
Localização : pe

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por alanmairinck Seg Jan 31, 2011 11:27 am

As cordas halfwound, produzem o som parecido, ou igual as roundwound???

____________________________
Baixista ★ não Ensaia... Brinca de tocar / Baixista ★ não Compete... Da show
Baixista ★ não tem marra... Tem estilo / Baixista ★ não conversa... Resenha
Baixista ★ não anda atoa... Desfila / Baixista ★ não escreve... Da autografo
Baixista ★ não compra as coisas... Lança / Baixista ★ não erra... Faz arranjo
Baixista ★ não convida..É convidado
Baixista é Baixista,é diferenciado,SE DESTACA AONDE VAI!!!!
alanmairinck
alanmairinck
Membro

Mensagens : 14
Localização : Espirito Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por Raissa Dom Fev 27, 2011 8:43 pm

alanmairinck escreveu:As cordas halfwound, produzem o som parecido, ou igual as roundwound???







PS: Mod/Adm, procurei esse tópico e só depois vi que ficou como fixo. Obrigada!... up
Raissa
Raissa
Membro

Mensagens : 1604
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por DeathTone Dom Mar 20, 2011 4:11 pm

Legal o vídeo.

Preferi o som da roundwound.

E parabéns pelo tópico!!!
DeathTone
DeathTone
Membro

Mensagens : 45
Localização : Joinville, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por AllsBass Dom Jun 26, 2011 6:37 pm

cara, tópico muito f***, me ajudou um cadin, valeu xD
AllsBass
AllsBass
Membro

Mensagens : 115
Localização : Maceió - Alagoas

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por rborg Ter Jun 28, 2011 3:43 pm

alguém conhece lugar que vende esses encordamentos halfwound?
rborg
rborg
Membro

Mensagens : 75
Localização : Blumenau - SC / Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por CG Ter Jun 28, 2011 3:51 pm

rborg escreveu:alguém conhece lugar que vende esses encordamentos halfwound?

Ví no Pesquisando
http://www.madeinbrazil.com.br/product.aspx?idProduct=16944&idDept=472

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por rborg Ter Jun 28, 2011 4:11 pm

opa.. CG, obrigado!

o preço é meio salgado ein.. alguém já tocou com esse tipo de corda?
halfwound
rborg
rborg
Membro

Mensagens : 75
Localização : Blumenau - SC / Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por Lapetina Ter Jun 28, 2011 4:16 pm

corda no brasil é muito caro
se puder compre no EBAY
abs

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por molinagustavo Qui Ago 25, 2011 10:11 pm

Olá, pretendo comprar cordas D'addario híbridas ou arco, mas tenho duvidas quanto a tensão e o comprimento de corda que devo escolher, alguem pode me ajudar??

molinagustavo
Membro

Mensagens : 4
Localização : Aguaí

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por Juninho Bass Ter Nov 22, 2011 11:55 pm

pow cara se tu gosta do seu baixo com uma pegada mais dura ou seja mais tensa as cordas tu usa a 0.45. eu costumo usar a 0.45 gosto pra caramba delas, eu não sei vc mas eu só uso cordas ELIXIR e eu troco de 4 em 4 meses entendeu!!!
Juninho Bass
Juninho Bass
Membro

Mensagens : 3
Localização : São Gonçalo, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por rafeldi Ter Fev 07, 2012 4:58 pm

Cara ótimo tópico demorei 3 dias pra ler ele todo mais consegui intender tudo, parabéns.

____________________________
"Cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir." Steve Jobs Smile
rafeldi
rafeldi
Membro

Mensagens : 449
Localização : Maide in Minas

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por thrvianna Sex Fev 10, 2012 11:06 pm

Legal o topico
thrvianna
thrvianna
Membro

Mensagens : 3
Localização : Santos/SP

http://www.fotolog.com/thiagorvianna

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por thrvianna Sex Fev 10, 2012 11:08 pm

As cordas tradicionais sao de qual tipo?
thrvianna
thrvianna
Membro

Mensagens : 3
Localização : Santos/SP

http://www.fotolog.com/thiagorvianna

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por Raissa Sáb Fev 11, 2012 11:32 am

^
Roundwound.

____________________________
"Women and rhythm section first" (Jaco Pastorius).
Raissa
Raissa
Membro

Mensagens : 1604
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por SHIP ROOM ESTUDIO Sáb Fev 11, 2012 12:17 pm

claps claps claps

____________________________
Site:http://shiproomestudio.wordpress.com/ - Face:https://www.facebook.com/shiproomestudio

SHIP ROOM ESTUDIO
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

Mensagens : 2187
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por rborg Qui Mar 15, 2012 9:10 pm

comprei minhas halfround no ebay, veio até um jogo extra e é uma beleza rapazi..

comprei errado(medium scale), mas coloquei elas mesmo assim

agora quero comprar outro jogo de cordas: Ernie Ball Hybrid Slinky 45-65-85-105

alguém sabe onde encontro cordas da Ernie Ball no exterior?

PS: no ebay ta dificil, os caras não despacham pro Brasil.. não sei se é alguma frescura da Ernie Ball ou o que.. porque outras cordas eu consigo comprar
rborg
rborg
Membro

Mensagens : 75
Localização : Blumenau - SC / Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por Rodrigo.Bass Ter Mar 27, 2012 12:12 pm

claps Grande Topico

____________________________
Se ouvir é bom , Tocar é melhor ainda - Club Canhoto - Gospel Club - Club Eagle
Rodrigo.Bass
Rodrigo.Bass
Membro

Mensagens : 408
Localização : Grooveland

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por Fabiano_Helenos Seg Jul 16, 2012 4:08 am

acho que podia incluir la em cima as cordas de black Nylon.

Pesquisando, descobri que existem mtos tipos de cordas inusitadas, li sobre uma corda taperwound ( não é tape é taper ) que vai afinando na altura da ponte, pro núcleo tocar a ponte. existe tbm revestimento de ouro, fora as tecnologias para maior durabilidade, como revestimentos especiais, criogenia (curioso isso!) e sabe-se lá mais oque.

Eu tava lendo sobre isso, pra justamente escolher um jogo certo pra mim, mas quanto mais eu leio, mais eu fico na dúvida. antigamente, eu só me limitava a ver se a corda era flat ou round, e se era 040 ou 045, mas vai mto mais além.
acho que eu nunca toquei com cordas que não fossem de nickel.
Fabiano_Helenos
Fabiano_Helenos
Membro

Mensagens : 434
Localização : Canela RS

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por Sergio Frederico Filho Seg Jul 23, 2012 8:47 pm

Realmente, a tecnologia empregada na construção da corda, o material e seu calibre mudam completamente o timbre do instrumento, minha primeira corda Flat eu usei ainda na década de 90, achei muito estranho no começo porém depois comecei a gostar, eu comprei um encordoamento importado que nem sequer lembro mais, lembro-me que era 0.45 (Equivalente, pois nem mesmo o fabricante sabia descrever o que ele vendia) me senti tocando em um cabo de aço, imagina como devem ser as 0.50 Flat. . .
ótimo tópico, parabéns. . .

____________________________
Sergio Frederico Filho Surprised
Sergio Frederico Filho
Sergio Frederico Filho
Membro

Mensagens : 2
Localização : Várzea Paulista - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por tadeuszmcj Qua Ago 14, 2013 1:25 am

Fala pessoal, beleza? Espero que sim.

Gostaria de tirar uma dúvida, tenho um baixo SJB 62 FTOR segundo o site o tamanho da escala nao chega nem a 27". Certo, como ele eh fretless vou comprar cordas flatwound (Fiz um teste no baixo de um colega e curti mt). Achei uma da D'Addario ECB81 Chromes Bass, Light, 45-100, Long Scale e uma da Fender STAINLESS 9050'S BASS STRINGS (Esse eh de 5 cordas, eh q um colega meu ta vendendo e ele soh usou a corda B) .

A dúvida é se as cordas vão ficar bem no meu baixo, já que a escala dele é curta (ou mais que curta, tava lendo que escala curta eh de 30") e as cordas são Long Scale.


Se alguem puder explicar a diferença de Light e Medium e qual das duas seria melhor.

Presente aí pra vcs: http://jorgepescara.blogspot.com.br/2013/01/tipologia-do-instrumento.html

Agradeço antecipadamente.

Vlw, fui!
tadeuszmcj
tadeuszmcj
Membro

Mensagens : 15
Localização : SSA

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por CG Qua Ago 14, 2013 1:39 am

Vamos lá:

Cordas long scale normalmente só tem o comprimento maior, é só cortar o excesso. A regulagem deve seguir o mesmo padrão de suas cordas atuais.

Quanto as cordas Light e Medium se referem a expessura da corda, normalmente as marcas adotam Light como 0.040 e Medium como 0.045, pode variar de marca para marca.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por tadeuszmcj Qua Ago 14, 2013 12:52 pm

Obrigado!

Já entendi.

Vlw!
tadeuszmcj
tadeuszmcj
Membro

Mensagens : 15
Localização : SSA

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por B3ck1m2n Qui Jun 05, 2014 12:58 pm

Gostei! Agora entendi os tipos de cordas existentes pra contrabaixo!  Razz 
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por abluesados Dom Jul 06, 2014 6:39 pm

As cordas elixir nanoweb são de que tipo?

abluesados
Membro

Mensagens : 115
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por B3ck1m2n Dom Jul 06, 2014 6:51 pm

^ do tipo excelentes!  Very Happy 
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por abluesados Dom Jul 06, 2014 6:57 pm

marciobs escreveu:^ do tipo excelentes!  Very Happy 
Sim. Mas quero saber se são Round ou Flat e se a elixir tem a Flat.

abluesados
Membro

Mensagens : 115
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty cordas qual usar?

Mensagem por fabiano.alvesbispo Qua Set 03, 2014 3:35 pm

Ai galera preciso mudar de cordas no baixo, mais não sei qual colocar.
atualmente eu estou usando daddario 0.45.
o meu baixo e um sx sjb 75 com captadores fender n3 não sei qual ficaria melhor nele.
diz que estas cordas-fodera-diamond são muito boas o que vcs acham? e onde posso encontra-las? ou vcs tem outras sugestão
fabiano.alvesbispo
fabiano.alvesbispo
Membro

Mensagens : 1
Localização : Viana, Espirito Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por CG Qua Set 03, 2014 4:13 pm

fabiano.alvesbispo escreveu:Ai galera preciso mudar de cordas no baixo,  mais não sei qual colocar.
atualmente eu estou usando daddario 0.45.
o meu baixo e um sx sjb 75 com captadores fender n3 não sei qual ficaria melhor nele.
diz que estas cordas-fodera-diamond são muito boas o que vcs acham? e onde posso encontra-las? ou vcs tem outras sugestão

Corda depende muito do gosto pessoal de cada um. Você só saberá o que vai gostar na base da tentativa e erro. Não existe a melhor corda.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por joabi Qua Set 03, 2014 4:40 pm

abluesados escreveu:As cordas elixir nanoweb são de que tipo?

São Round, até onde sei não tem flat da Elixir. Nickel é mais comum, mas recentemente lançaram a versão Steel. Pretendo testar em breve.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por fheliojr Qui Set 04, 2014 10:48 am

CG escreveu:...Não existe a melhor corda.

...mas há as piores, como a nig.

Twisted Evil
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por Jonathan Moreira Qua Nov 12, 2014 4:11 pm

Galera ta chegando meu Condor P Master, e não sei qual encordamento coloca nele, tem algum encordamento específico ou que se encaixa melhor ao som do precision ?
Jonathan Moreira
Jonathan Moreira
Membro

Mensagens : 108
Localização : Pouso Alegre - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por SeuRafinha Sex Mar 06, 2015 10:14 am

Não sei se é o tópico correto pra perguntar isso, mas estou com dúvida no tamanho das cordas para o meu baixo Yamaha TRBX 174 (4 cordas). Sou iniciante no contrabaixo e achei um jogo 045-090 por um preço razoável. Eu sei que o tamanho das cordas no instrumento é gosto pessoal, mas tem alguma indicação de tamanho para iniciantes? Pois eu não tenho qualquer tipo de gosto ainda. Se alguém pudesse me ajudar, valeu!
SeuRafinha
SeuRafinha
Membro

Mensagens : 90
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por Guilé Sex Mar 06, 2015 10:26 am

SeuRafinha escreveu:Não sei se é o tópico correto pra perguntar isso, mas estou com dúvida no tamanho das cordas para o meu baixo Yamaha TRBX 174 (4 cordas). Sou iniciante no contrabaixo e achei um jogo 045-090 por um preço razoável. Eu sei que o tamanho das cordas no instrumento é gosto pessoal, mas tem alguma indicação de tamanho para iniciantes? Pois eu não tenho qualquer tipo de gosto ainda. Se alguém pudesse me ajudar, valeu!

Procure algum amigo ou seu professor e certifique-se quanto à tensão do encordoamento que está no seu baixo (se é 0.40 ou 0.45) pois a mudança de tensão demandará regulagem.

As 0.40 são mais leves e com menos som, as 0.45 são mais firmes e com melhor resposta de punch e sustain...pode ser uma boa pedida fazer esta troca e aproveitar pra dar uma regulada em um luthier.
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por JR PUNK Sex Jan 08, 2016 12:56 am

Qual o encordadmento ideal para um baixo TAGIMA TW65 PJ, toco punk rock e trash metal
JR PUNK
JR PUNK
Membro

Mensagens : 75
Localização : Belém

Ir para o topo Ir para baixo

Tipos de Cordas (Contra-baixo) Empty Re: Tipos de Cordas (Contra-baixo)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos