Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

como conter a "ansiedade" nos estudos da musica?

+9
RFFanBR
Diego_bass
Binão
leandrosf89
Issamu
Pedroswaldo
wellrod
Cantão
Maniaky
13 participantes

Ir para baixo

como conter a "ansiedade" nos estudos da musica? Empty como conter a "ansiedade" nos estudos da musica?

Mensagem por Maniaky Qua Dez 22, 2010 2:31 pm

Opa pessoal tudo bem, estou começando a tocar algumas musicas, mas não consigo tocar junto com o CD, tem hora que eu acelero e tem hora que eu atraso o andamento da musica, mas normalmente acelero a musica, se alguem tiver alguma dica eu agradeço, estou estudando(mas nao muito) com o metronomo pra tentar conter essa "ansiedade", eu sei que no inicio é dificil mesmo, mas tiverem alguma dica de como manter o ritmo da musica, eu agradeço. com a ajuda do meu professor eu ja consigo perceber algumas "nuancias" da musica mas isso depois de escutar muito a mesma musica.
Maniaky
Maniaky
Membro

Mensagens : 3891
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

como conter a "ansiedade" nos estudos da musica? Empty Re: como conter a "ansiedade" nos estudos da musica?

Mensagem por Cantão Qua Dez 22, 2010 2:46 pm

Cara , o Metronômo ainda é a melhor solução na minha opinião...depois que acostumar , até batida de pé , gingado de cabeça...etc...como conter a "ansiedade" nos estudos da musica? Character0017

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21774
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

como conter a "ansiedade" nos estudos da musica? Empty Re: como conter a "ansiedade" nos estudos da musica?

Mensagem por Maniaky Qua Dez 22, 2010 2:51 pm

Valeu cantão, é que batendo o pé ou balançando a cabeça, eu acabo perdendo o ritmo da mão direita(da um desconto que eu to começando), mas valeu vou praticar mais com o metronomo e desta forma que vc falou.
Maniaky
Maniaky
Membro

Mensagens : 3891
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

como conter a "ansiedade" nos estudos da musica? Empty Re: como conter a "ansiedade" nos estudos da musica?

Mensagem por wellrod Qua Dez 22, 2010 3:24 pm

O Ney Conceição em um workshop q ele deu aqui no Rio, falou sobre um ritmo interior que temos que ter... ele explicava sobre o ritmo de uma forma simplesmente incrível... continuava a contar o tempo enquanto conversava com as pessoas, abaixava o volume do pedal de loop, continuava falando sem bater o pé, sem balançar a cabeça... depois voltava a tocar e aumentava o volume e tava no tempo certinho...

tem gente q eu acho q é ET!!!
wellrod
wellrod
Membro

Mensagens : 2107
Localização : Rio de Janeiro

http://www.myspace.com/wellmusicrio

Ir para o topo Ir para baixo

como conter a "ansiedade" nos estudos da musica? Empty Re: como conter a "ansiedade" nos estudos da musica?

Mensagem por Maniaky Qua Dez 22, 2010 3:45 pm

^se fosse comigo começaria com 60 e terminaria com 75, heheheh mas é isso, vou tentar praticar mais com o metronomo, valeu galera
Maniaky
Maniaky
Membro

Mensagens : 3891
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

como conter a "ansiedade" nos estudos da musica? Empty Re: como conter a "ansiedade" nos estudos da musica?

Mensagem por Pedroswaldo Qua Dez 22, 2010 4:17 pm

Dançar a música prestando atenção no bumbo. Pode ser sozinho, em casa, sem o baixo. Acaba acostumando.

Prá mim funciona.

____________________________
"Olho por olho e o mundo acabará cego" Ghandi
Pedroswaldo
Pedroswaldo
Membro

Mensagens : 1133
Localização : GPS

Ir para o topo Ir para baixo

como conter a "ansiedade" nos estudos da musica? Empty Re: como conter a "ansiedade" nos estudos da musica?

Mensagem por Issamu Qua Dez 22, 2010 4:45 pm

E ai wellrod!

Explica melhor esse lance do loop pra treinar o tempo!

Fiquei interessado!

Valeu!

____________________________
Gospel Club #042
Blues Club #048
Issamu
Issamu
Membro

Mensagens : 199
Localização : Mococa - SP

Ir para o topo Ir para baixo

como conter a "ansiedade" nos estudos da musica? Empty Re: como conter a "ansiedade" nos estudos da musica?

Mensagem por leandrosf89 Qua Dez 22, 2010 6:55 pm

Uma coisa que pode atrapalhar também a gente conseguir acompanhar uma música é querer já de cara acertar todas as notas e levadas de forma fiel... No meu caso eu procuro dividir ela por partes e só passo pra umao utra parte quando já estou dominando a anterior.. Isso quando estou "tirando" a música.
Outra coisa que ajuda muito também é escutar exageradamente vários tipos de ritmos e músicas no mesmo estilo. Isso faz com que a gente adquira uma interioridade com a música.
Isso, na minha concepção!
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagens : 3716
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

como conter a "ansiedade" nos estudos da musica? Empty Re: como conter a "ansiedade" nos estudos da musica?

Mensagem por Binão Qua Dez 22, 2010 6:59 pm

Sempre com Metronomo.

Outra coisa que me fez mudar bastante.
Se possivel, quando for tocar suas musicas sempre coloque o Bit junto no Fone.

Existe algumas musicas que tem uma tentencia a te levara adintar ou atrasar o ritmo. Então não só nos estudos mais tb nas proprias gigs é importante usar o metronomo.

____________________________
BGM
Binão
Binão
Membro

Mensagens : 3302
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

como conter a "ansiedade" nos estudos da musica? Empty Re: como conter a "ansiedade" nos estudos da musica?

Mensagem por Diego_bass Qua Dez 22, 2010 7:18 pm

metronomo!!!

uma outra q me ajudou bastante foi o guitar pro para baixar a velocodade nas musicas mais dificeis como as do Angra, Dream theater entre outras.

Diego_bass
Membro

Mensagens : 21
Localização : Catolé do Rocha PB

Ir para o topo Ir para baixo

como conter a "ansiedade" nos estudos da musica? Empty Re: como conter a "ansiedade" nos estudos da musica?

Mensagem por RFFanBR Qua Dez 22, 2010 9:00 pm

Eu no começo peguei uma música que exigia velocidade constante, a With or Without You, não desgrudei dela enquanto não conseguisse tocar aquele troço sem errar uma única vez a batida da bateria. Depois eu usava o metrônomo e continuava tocando a mesma, sempre em velocidades diferentes.

O Guitar Pro ajudou bastante também, reduzindo a velocidade e indo aos poucos.

É bom sempre pegar uma que tenha salto entre as cordas, ajuda um monte a manter a mão direita no ritmo.

Ainda me perco um pouco, principalmente no contratempo, mas nada que teimosia, teimosia e mais teimosia não resolvam.

Um metrônomo que eu costumo usar é esse aqui: http://www.mm-systeme.de/28.html

Ele permite que vc programe aumentos gradativos de velocidade, bem legal.

wellrod escreveu:O Ney Conceição em um workshop q ele deu aqui no Rio, falou sobre um ritmo interior que temos que ter... ele explicava sobre o ritmo de uma forma simplesmente incrível... continuava a contar o tempo enquanto conversava com as pessoas, abaixava o volume do pedal de loop, continuava falando sem bater o pé, sem balançar a cabeça... depois voltava a tocar e aumentava o volume e tava no tempo certinho...

tem gente q eu acho q é ET!!!

Então eu tenho um tiquinho de sangue de ET, pq consigo tocar e conversar com meu professor ao mesmo tempo. Às vezes esqueço uma ou outra nota, mas também já é pedir demais notme

____________________________
"If you all wanna be number one, if you all wanna be the fucking best, keep stepping the fuck up"
RFFanBR
RFFanBR
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Curitiba - PR

http://www.theelvenstarship.com

Ir para o topo Ir para baixo

como conter a "ansiedade" nos estudos da musica? Empty Re: como conter a "ansiedade" nos estudos da musica?

Mensagem por Maniaky Qui Dez 23, 2010 8:15 am

^Legal vou começar a usar mais o metronomo.
Alguem pode me dar um exemplo de como usar o metronomo com a musica "rolando" no cd? tipo tenho que acertar os bpm´s pra poder acompanhar a musica, como é feito isso, já que os estudos hoje sao feito com tablaturas(estou aprendendo ler partituras, ainda chego la).

valeu pela força pessoal
Maniaky
Maniaky
Membro

Mensagens : 3891
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

como conter a "ansiedade" nos estudos da musica? Empty Re: como conter a "ansiedade" nos estudos da musica?

Mensagem por wellrod Qui Dez 23, 2010 8:36 am

Issamu escreveu:E ai wellrod!

Explica melhor esse lance do loop pra treinar o tempo!

Fiquei interessado!

Valeu!

Pô... dá uma pesquisada no pedal de Loop da Roland... tem 2 modelos... o RC-50 Loop Station ou o RC-20XL... tenho um 20XL...
ele tem algumas baterias embutidas e vc pode gravar fraseados um em cima do outro... o Victor Wooten faz muito isso... aí é só brincar depois de solar em cima das bases que você montou... tem muitas possibilidades... é mto show de bola... óia o link aí:
http://www.roland.com/products/en/RC-20XL/

wellrod
wellrod
Membro

Mensagens : 2107
Localização : Rio de Janeiro

http://www.myspace.com/wellmusicrio

Ir para o topo Ir para baixo

como conter a "ansiedade" nos estudos da musica? Empty Re: como conter a "ansiedade" nos estudos da musica?

Mensagem por wellrod Qui Dez 23, 2010 8:46 am

Maniaky escreveu:^Legal vou começar a usar mais o metronomo.
Alguem pode me dar um exemplo de como usar o metronomo com a musica "rolando" no cd? tipo tenho que acertar os bpm´s pra poder acompanhar a musica, como é feito isso, já que os estudos hoje sao feito com tablaturas(estou aprendendo ler partituras, ainda chego la).

valeu pela força pessoal

É interessante que você estude os compassos, divisões ritmicas... toda música tem um determinado compasso, um andamento... ela pode ser 4/4, 2/4, pode ser com compassos compostos... vc precisa observar e perceber os tempos da música... geraaaaalmeeeente Rock, pop é compasso 4/4... geralmente... sendo 1F 2f 3mf 4f

Legenda: F Forte, f Fraco, mf Meio Forte

aí depois de identificado o compasso da música é hora de analisar o andamento...

Grave - É o andamento mais lento de todos

· Largo - Muito lento, mas não tanto quanto o Grave

· Larghetto - Um pouco menos lento que o Largo

· Adagio - Moderadamente lento

· Andante - Moderado, nem rápido nem lento

· Andantino - Semelhante ao andante, mas um pouco mais acelerado

· Allegretto - Moderadamente rápido

· Allegro - Andamento veloz e ligeiro

· Vivace - Um pouco mais acelerado que o Allegro

· Presto - Andamento muito rápido

· Prestissimo - É o andamento mais rápido de todos

Fonte: http://marcelomelloweb.kinghost.net/expressaomusical.htm

Nos metrônomos eletrônicos esses andamentos são medidos por números... onde o número mais alto corresponde ao andamento mais rápido...

Tenho um metrônomo de Pêndulo da Yamaha... mto maneiro... depois de tanto ouvir os toc toc dele vc até sonha com esse barulho... hehehhe dizem que os metrônomos analógicos são os mais precisos... não sei as razões ou se é só historinha... mas sou louco pra ter um metrônomo de madeira tradicional... mas só pela nostalgia mesmo... heheh

identificado o andamento e o compasso a tendência é dar tudo certinho... a menos que a música não tenha sido gravada no Clique do metrônomo no estúdio...

mas uma vez já tocando com uma música já gravada não vejo necessidade de usar o metrônomo... nossos "balizadores" são as pulsações do bumbo e da caixa da bateria... a chamada COZINHA da banda...

um guitarrista, um tecladista... todo mundo pode errar... MENOS o baixista e o batera... a cozinha da banda!!!
wellrod
wellrod
Membro

Mensagens : 2107
Localização : Rio de Janeiro

http://www.myspace.com/wellmusicrio

Ir para o topo Ir para baixo

como conter a "ansiedade" nos estudos da musica? Empty Re: como conter a "ansiedade" nos estudos da musica?

Mensagem por wellrod Qui Dez 23, 2010 8:48 am

RFFanBR escreveu:Eu no começo peguei uma música que exigia velocidade constante, a With or Without You, não desgrudei dela enquanto não conseguisse tocar aquele troço sem errar uma única vez a batida da bateria. Depois eu usava o metrônomo e continuava tocando a mesma, sempre em velocidades diferentes.

O Guitar Pro ajudou bastante também, reduzindo a velocidade e indo aos poucos.

É bom sempre pegar uma que tenha salto entre as cordas, ajuda um monte a manter a mão direita no ritmo.

Ainda me perco um pouco, principalmente no contratempo, mas nada que teimosia, teimosia e mais teimosia não resolvam.

Um metrônomo que eu costumo usar é esse aqui: http://www.mm-systeme.de/28.html

Ele permite que vc programe aumentos gradativos de velocidade, bem legal.

wellrod escreveu:O Ney Conceição em um workshop q ele deu aqui no Rio, falou sobre um ritmo interior que temos que ter... ele explicava sobre o ritmo de uma forma simplesmente incrível... continuava a contar o tempo enquanto conversava com as pessoas, abaixava o volume do pedal de loop, continuava falando sem bater o pé, sem balançar a cabeça... depois voltava a tocar e aumentava o volume e tava no tempo certinho...

tem gente q eu acho q é ET!!!

Então eu tenho um tiquinho de sangue de ET, pq consigo tocar e conversar com meu professor ao mesmo tempo. Às vezes esqueço uma ou outra nota, mas também já é pedir demais notme

Isso é maneiro demais... provavelmente você já tem esse senso de "tempo interior" que o Ney mencionou... ele parou completamente de tocar e começou a conversar com a galera... depois voltou a tocar, colocou o volume e tava tudo certinho... acho isso uma evolução das grandes!!! mas com certeza nada como praticar praticar praticar!!!
wellrod
wellrod
Membro

Mensagens : 2107
Localização : Rio de Janeiro

http://www.myspace.com/wellmusicrio

Ir para o topo Ir para baixo

como conter a "ansiedade" nos estudos da musica? Empty Re: como conter a "ansiedade" nos estudos da musica?

Mensagem por jholanda Qui Dez 23, 2010 11:28 am

eu também estou aprendendo mas reparei que três coisas me ajudaram MUITO:

1. ao ouvir música no carro, acompanhando o ritmo com o pé. Depois de um tempo, quando já me sentia mais à vontade, passei a acompanhar a baixo fazendo pizzicato com a mão direita, dedilhando na perna. Isso melhorou muito minha percepção de ritmo e coordenação da mão direita;

2. ainda tenho bastante dificuldade de ler partitura. O que te me ajudado muito é o guitar pro, que, além disso, como RFFanBR lembrou mais acima, permite que você defina loops para trechos da música - ou toda ela - em velocidade variável.

3. uma coisa que eu também reparei é que muitas vezes essa dificuldade se deve a uma escolha "errada" de músicas. Talvez você esteja escolhendo músicas que ainda não esteja preparado para tocar. Mais uma vez endosso a opinião do RFFanBR: pegue músicas que ajudem a desenvolver uma noção de ritmo consistente, como essa do U2, ou outras nessa lista:
http://www.how-to-play-bass.com/play-bass-in-50-songs.html

Em tempo, nunca consegui tocar com o metrônomo. Sei que é uma deficiência minha. Mas fazer o que né? um dia ainda aprendo ;-)
jholanda
jholanda
Membro

Mensagens : 116
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

como conter a "ansiedade" nos estudos da musica? Empty Re: como conter a "ansiedade" nos estudos da musica?

Mensagem por wellrod Qui Dez 23, 2010 12:51 pm

Num existe mágica pra isso não... metrônomo é prática... pratica constante, diária!!! É suor e lágrimas!!! o nosso "relógio" interno, eu diria assim, de muitos, vem desajustado... com atrasos e adiantos... é preciso ajustá-lo através da prática com o metrônomo...

outra técnica que ajuda bastante na hora de se tocar é o solfejo... vc ter a música inteira na sua cabeça e depois só passar para a prática... aí é um ato mais de desenvolvimento físico dos dedos do que de entendimento... pois se ela já está na sua cachola é só colocar pra fora através do instrumento...

é como o pensamento e o falar... pense antes de falar depois vá pronunciando da melhor forma possível... através da prática...
wellrod
wellrod
Membro

Mensagens : 2107
Localização : Rio de Janeiro

http://www.myspace.com/wellmusicrio

Ir para o topo Ir para baixo

como conter a "ansiedade" nos estudos da musica? Empty Re: como conter a "ansiedade" nos estudos da musica?

Mensagem por Schafe Qui Dez 23, 2010 3:04 pm

jholanda escreveu:

1. ao ouvir música no carro, acompanhando o ritmo com o pé.

Me diz que tu não faz isso dirigindo né?
Schafe
Schafe
Membro

Mensagens : 423
Localização : Caxias do Sul - RS

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=15347606688396979039,ht

Ir para o topo Ir para baixo

como conter a "ansiedade" nos estudos da musica? Empty Re: como conter a "ansiedade" nos estudos da musica?

Mensagem por wellrod Qui Dez 23, 2010 3:13 pm

Schafe escreveu:
jholanda escreveu:

1. ao ouvir música no carro, acompanhando o ritmo com o pé.

Me diz que tu não faz isso dirigindo né?

eu fiquei imaginando a cena...

espero que ele não simule um pedal duplo com o carro...

wellrod
wellrod
Membro

Mensagens : 2107
Localização : Rio de Janeiro

http://www.myspace.com/wellmusicrio

Ir para o topo Ir para baixo

como conter a "ansiedade" nos estudos da musica? Empty Re: como conter a "ansiedade" nos estudos da musica?

Mensagem por jholanda Qui Dez 23, 2010 7:36 pm

Schafe escreveu:
jholanda escreveu:

1. ao ouvir música no carro, acompanhando o ritmo com o pé.

Me diz que tu não faz isso dirigindo né?

cara, em brasília têm umas auto-pistas que na hora que eu dirijo não estão muito movimentadas. é mole: meu carro é automático. Além disso, coloco o carro em cruzeiro. Dá para bater o pé esquerdo e fazer pizzicato com a mão direita na boa hehe
jholanda
jholanda
Membro

Mensagens : 116
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

como conter a "ansiedade" nos estudos da musica? Empty Re: como conter a "ansiedade" nos estudos da musica?

Mensagem por fheliojr Sáb Dez 25, 2010 10:20 pm

Pedroswaldo escreveu:Dançar a música prestando atenção no bumbo. Pode ser sozinho, em casa, sem o baixo. Acaba acostumando.

Prá mim funciona.

isso eh serio? scratch

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

como conter a "ansiedade" nos estudos da musica? Empty Re: como conter a "ansiedade" nos estudos da musica?

Mensagem por RFFanBR Sáb Dez 25, 2010 10:28 pm

^ É sério, você está ensinando o corpo a prestar atenção no andamento da música. Depois fica fácil de transportar pro baixo, seu cérebro terá aprendido Very Happy

Eu às vezes banco a baterista, fico batendo caneta na mesa, no que estiver pela frente (já fiquei batendo lápis no rosto facepalm)

____________________________
"If you all wanna be number one, if you all wanna be the fucking best, keep stepping the fuck up"
RFFanBR
RFFanBR
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Curitiba - PR

http://www.theelvenstarship.com

Ir para o topo Ir para baixo

como conter a "ansiedade" nos estudos da musica? Empty Re: como conter a "ansiedade" nos estudos da musica?

Mensagem por allexcosta Sáb Dez 25, 2010 10:34 pm

Estude com o metrônomo em 40bpm, cordas soltas e escalas simples, uma nota para cada 4 beats do metrônomo. Isso deve curar a ansiedade.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54484
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

como conter a "ansiedade" nos estudos da musica? Empty Re: como conter a "ansiedade" nos estudos da musica?

Mensagem por jholanda Sáb Dez 25, 2010 10:47 pm

puxa, eu acho dificil prá burro acompanhar o metrônomo em andamento lento. talvez eu devesse tentar ...
jholanda
jholanda
Membro

Mensagens : 116
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

como conter a "ansiedade" nos estudos da musica? Empty Re: como conter a "ansiedade" nos estudos da musica?

Mensagem por Binão Sáb Dez 25, 2010 10:53 pm

^Tente.
Ou vc aprende a conter sua ansiedade ou infarta.

Eu infartaria.

____________________________
BGM
Binão
Binão
Membro

Mensagens : 3302
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

como conter a "ansiedade" nos estudos da musica? Empty Re: como conter a "ansiedade" nos estudos da musica?

Mensagem por RFFanBR Sáb Dez 25, 2010 11:00 pm

O allex deu A receita. Isso aí cura qualquer tipo de ansiedade, o resto é conversa.

____________________________
"If you all wanna be number one, if you all wanna be the fucking best, keep stepping the fuck up"
RFFanBR
RFFanBR
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Curitiba - PR

http://www.theelvenstarship.com

Ir para o topo Ir para baixo

como conter a "ansiedade" nos estudos da musica? Empty Re: como conter a "ansiedade" nos estudos da musica?

Mensagem por fheliojr Dom Dez 26, 2010 9:34 pm

jholanda escreveu:puxa, eu acho dificil prá burro acompanhar o metrônomo em andamento lento. talvez eu devesse tentar ...

soh nao vah fazer isso dirigindo Razz

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

como conter a "ansiedade" nos estudos da musica? Empty Re: como conter a "ansiedade" nos estudos da musica?

Mensagem por jholanda Dom Dez 26, 2010 9:34 pm

fheliojr escreveu:
jholanda escreveu:puxa, eu acho dificil prá burro acompanhar o metrônomo em andamento lento. talvez eu devesse tentar ...

soh nao vah fazer isso dirigindo Razz

é acho que não via dar ... lol!
jholanda
jholanda
Membro

Mensagens : 116
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

como conter a "ansiedade" nos estudos da musica? Empty Re: como conter a "ansiedade" nos estudos da musica?

Mensagem por Maniaky Seg Dez 27, 2010 11:20 am

Valeu pessoal, acho que é isso mesmo, metronomo, ontem eu estudei com o metronomo a 60bpm puxa da uma "angustia", ehhehehe.
jholanda, se eu fizer isso que vc disse no transito de sp, vai ser uma catastrofe, heheeh brincadeira a parte, é legal ver que o pessoal consegue por isso no dia a dia, vou tentar tambem.
Maniaky
Maniaky
Membro

Mensagens : 3891
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

como conter a "ansiedade" nos estudos da musica? Empty Re: como conter a "ansiedade" nos estudos da musica?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos