Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Problema na Tarraxa

Ir em baixo

Problema na Tarraxa Empty Problema na Tarraxa

Mensagem por Caiomaiabass em Sex Dez 24, 2010 11:36 pm

Olá, gostaria da ajuda de vocês.

É o seguinte, eu comprei um baixolão Strinberg ba450 faz 2 dias. Ao chegar em casa e afinar o instrumento, reparei que a Tarracha da corda sol estava bem mais dura que as outras para girar e quando chegava na afinação certa estava quase travando de tão duro.. depois de afinar muitas vezes pois as cordas são novas e eu estou tocando quase que o dia inteiro, fui tentar afinar e antes de chegar na afinação correta a Tarracha fez um barulho estalado e alto e a afinação voltou para o que estava antes.. quando tentei novamente afinar aconteceu a mesma coisa, e depois a mesma coisa... Na segunda feira vou levar na loja para trocar o baixo mas gostaria de saber o que poderia ter causado isso e como eu poderia resolver?

Fico grato com a ajuda de vocês, bom natal. santa
Caiomaiabass
Caiomaiabass
Membro

Problema na Tarraxa Empty Re: Problema na Tarraxa

Mensagem por Zarra em Sab Dez 25, 2010 2:16 am

Caio, isso aconteceu comigo recentemente com a tarraxa da corda mi no meu acústico. O que acontece é que provavelmente vc ao trocar as cordas deve ter enrolado a corda sol muito próxima da madeira, o que faz com que o atrito fique muito grande e aí o parafuso da tarraxa não tem força pra virar a engrenagem, fazendo com que ele "perca" a volta escapando da engrenagem (por isso faz o barulho). Isso ocorreu principalmente porque meu baixo é um pouco menor que 3/4 e a corda que eu tinha era pra 4/4, sendo que ficava muita corda enrolada na tarraxa.

No meu caso, eu tive de trocar a tarraxa... a minha sorte é que eu levei pro Fernando Fonterrada trocar as cordas pra mim, então ele já fez o serviço na sequência (excelente como sempre, por sinal)...

Se vc tiver a chance de trocar o instrumento é melhor, mas antes tente desenrolar boa parte da corda (soltando a afinação, não com a mão) e reenrolar até a afinação normal. Quando estiver afinando de novo, vá guiando a corda pra que ela se enrole uniformemente na tarraxa, e observe se não tem nenhuma parte em atrito com a cravelheira do baixo.

Não sei se consegui explicar direito, mas qq coisa é só gritar aqui...

Bom natal!
Zarra
Zarra
Membro

Mensagem por JohnnyBass em Sab Dez 25, 2010 2:23 am

comprou o baixolão faz 2 dias? se preocupa com isso não! leva la e pede um novo alegando o ocorrido! queimar a mufa com um strimberg não compensa!
JohnnyBass
JohnnyBass
Membro

Mensagem por Rafhabass em Sab Dez 25, 2010 3:23 am

Cara, eu só vi isso acontecer com uns intrumentos bizarros
Rafhabass
Rafhabass
Membro

https://www.facebook.com/rafhabass

Mensagem por Cantão em Sab Dez 25, 2010 11:34 am

Essas coisas acontecem , infelizmente aconteceu com você , pode ser defeito de fabricação , ainda mais com baixolão , que tem uma grande tensão nas
cordas ,e os caras pôe essas tarraxas pequenas , o certo era elas aguentarem o tranco né...mais de boa , leva lá e troca...abraço. up
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagem por siodoni em Sab Dez 25, 2010 7:38 pm

Aconteceu o mesmo problema com a TARRAXA do baixolão Strinberg de 5 cordas de um amigo meu, ele levou na loja e trocaram por outro baixo numa boa.
siodoni
siodoni
Membro

http://www.leso.com.br

Mensagem por Caiomaiabass em Dom Dez 26, 2010 12:05 pm

Beleza, amanhã estou indo lá na loja trocar o baixo, obrigado pela ajuda de vocês! Abraço, boa virada de ano!
Caiomaiabass
Caiomaiabass
Membro

Mensagem por Moshe Bar Elohim em Dom Dez 26, 2010 9:01 pm

Como disseram, também acho que você deve trocar todo o instrumento e aproveitar que ainda está na garantia. Pode ser que seja o problema que o Zarra descreveu. Já peguei baixo e guitarra com este tipo de problema e resolveu fazendo o seguinte: essas tarrachas tem parafusos para regular a resistência do giro, para não ocorrer de se esbarrar nas tarrachas e desafinar o instrumento. Só que as vezes eles mandam muito apertadas ou muito frouxas da fábrica. Com uma chave philips você mesmo pode ajustar a resistência da pressão das tarrachas. Clique na foto abaixo e veja ampliado:

Problema na Tarraxa Tarrachas.th
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagem por Pedroswaldo em Seg Dez 27, 2010 10:01 am

Outra coisa muito bo a de fazer é LUBRIFICAR a tarraXa (marece coisa de MiGuXo...).

Recomendo grafite em pó. Vende em supermercados, lojas de material de construção, papelaria, etc....

Fica uma beleza depois...
Pedroswaldo
Pedroswaldo
Membro

Mensagem por CG em Seg Dez 27, 2010 10:14 am

Tá na garantia? Troca o Baixolão... Nem mexe em nada.
CG
CG
Moderador

Mensagem por Caiomaiabass em Seg Dez 27, 2010 5:14 pm

É, eu nem vou mexer em nada, já fui na loja e vou trocar o baixolão. O problema vai ser o tempo que vou ficar sem ele, o cara da loja disse que nessa época do ano eles demoram a mandar os baixos. Justo nas férias, meus amigos todos me esperando pra fazer uma banda acústica...

Valeu aê a ajuda de vocês, abraço!
Caiomaiabass
Caiomaiabass
Membro

Mensagem por matheussfp em Sex Maio 16, 2014 7:29 pm

Eu acabei de trocar as cordas do meu squier PB. Com a tarraxa da D tbm ta acontecendo isso, mas esse problema acabou de aparecer, nunca tive problemas com ela antes. O mais provavel e que eu precise lubrificar a peca? Em caso afirmativo, como devo proceder pra nao acabar fazendo m$%&?

matheussfp
Membro

Mensagem por Christian em Sex Maio 16, 2014 8:52 pm

Lubrifique com óleo de maquina, só não derramar muito.
Christian
Christian
Membro

Mensagem por matheussfp em Sex Maio 16, 2014 9:17 pm

ta perfeito agora, brigadao

matheussfp
Membro

Mensagem por Maurício_Expressão em Sex Maio 16, 2014 9:37 pm

Isso acontece quando uma arruela de material plástico bem fininha quebra e sai da tarraxa. O certo é trocar a tarraxa ou recolocar essa arruela com um plástico mais nobre. Esse plástico ajuda na rotação da peça móvel da tarraxa. E esse defeito é bem comum. Lubrificar ajuda, mas não resolve totalmente o problema.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: