Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

altura das cordas

+6
LuCaSbass
allexcosta
Claudio
Ivanov_br
Cid
lcalazans
10 participantes

Ir para baixo

altura das cordas Empty altura das cordas

Mensagem por lcalazans Seg Fev 23, 2009 9:30 am

Amigos, minha dúvida é sobre se seria possível, abaixar as cordas do Jazz bass para ficarem mais próximas do braço sem comprometer a regulagem da escala e sem alterar a afinação. O objetivo é tornar o toque mais rápido e ergonômico. Alguém teria alg opinião ?
Um Abraço a tds afro
lcalazans
lcalazans
Membro

Mensagens : 456
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

altura das cordas Empty Re: altura das cordas

Mensagem por Cid Seg Fev 23, 2009 9:51 am

Calazans, a altura das cordas vai depender de duas coisas primordiais:
1 - a regulagem que o seu baixo pega, e isso muda muito de um baixo pra outro.
2 - a sua tocabilidade, pois dependendo da sua pegada vai comprometer o som que vc vai tirar, o ideal é vc achar um meio termo.
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

altura das cordas Empty Re: altura das cordas

Mensagem por lcalazans Seg Fev 23, 2009 11:21 am

Cid escreveu:Calazans, a altura das cordas vai depender de duas coisas primordiais:
1 - a regulagem que o seu baixo pega, e isso muda muito de um baixo pra outro.
2 - a sua tocabilidade, pois dependendo da sua pegada vai comprometer o som que vc vai tirar, o ideal é vc achar um meio termo.


Vlw !! Obrigado p resposta. Uma vez eu (há muito tempo) o Ricardo Feijão (que era baixista do Gil na época) tocava c um Ibanez fretless que era desse jeito. Será que isso só serve para fretless ?

Abraçço
lcalazans
lcalazans
Membro

Mensagens : 456
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

altura das cordas Empty Re: altura das cordas

Mensagem por Ivanov_br Seg Fev 23, 2009 11:29 am

Vai num luthier, explica o que tu quer. Após a regulagem, toque na frente dele, diga o que acha e veja se precisa de mais algum ajude. Lembre-se de checar todo o braço em busca de trastejamento.

Qualquer baixo, independente de marca e preço, precisa ser levado ao luthier após a compra.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7029
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

altura das cordas Empty Re: altura das cordas

Mensagem por lcalazans Seg Fev 23, 2009 1:45 pm

Ivanov_br escreveu:

Qualquer baixo, independente de marca e preço, precisa ser levado ao luthier após a compra.

Poxa, essa eu não sabia ! quer dizer então que se eu comprar um Fodera, um Music Man ou qq outra marca famosa tenho que levar num luthier ? Mas o instrumento vem todo afinadinho todo lindo... isso realmente é necessário ?

Obrigado e abs a tds
lcalazans
lcalazans
Membro

Mensagens : 456
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

altura das cordas Empty Re: altura das cordas

Mensagem por Claudio Seg Fev 23, 2009 1:58 pm

Instrumento produzido em escala industrial como o caso dos Music Man, sim, esse você precisa levar num Luthier (na maioria das vezes)... quando se trata de um instrumento Custom, aí ele já vem regulado da forma que você deseja, como o caso dos Foderas.

Mesmo assim, o que pode estar bem regulado pra mim, pode não ser pra você... por exemplo: se você pegar um baixo com a ação das cordas super baixas, como eu gosto, mas você toca no time dos "pedreiros", a tendência é que o instrumento vá trastejar de forma insuportável... o que significa dizer que, pra você, essa regulagem não atende!

Então, como o Ivan falou, a melhor saída é gastar um dindin extra e levar num Luthier, pra que o baixo possa ficar exatamente como você deseja!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

altura das cordas Empty Re: altura das cordas

Mensagem por allexcosta Seg Fev 23, 2009 2:36 pm

lcalazans escreveu:Amigos, minha dúvida é sobre se seria possível, abaixar as cordas do Jazz bass para ficarem mais próximas do braço sem comprometer a regulagem da escala e sem alterar a afinação. O objetivo é tornar o toque mais rápido e ergonômico. Alguém teria alg opinião ?

(...)

Mas o instrumento vem todo afinadinho todo lindo...

Eh impressao minha ou vc acha q afinacao dura mais q algumas horas?

lcalazans escreveu:tenho que levar num luthier? (...) isso realmente é necessário ?

Marca e modelo de cordas e regulagem sao coisas totalmente pessoais. Se vc nao sabe regular e nao conhece o funcionamento basico de um tensor ou nao conhece nada de luthieria eh necessario sim. Compare levar um baixo ao luthier a levar um nenem pra fazer o teste do pezinho. Apesar de nascer todo lindo, eh necessario ter certeza de q tudo estah bem.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

altura das cordas Empty Re: altura das cordas

Mensagem por lcalazans Seg Fev 23, 2009 3:30 pm

Legal. As respostas são totalmente esclarecedoras quanto à necessidade de levar o instrumento não para consertá-lo, mas para adequar e melhorar a sua performance, de acordo c as necessidades de quem o usa. beleza !

Qto a afinação, eu quis dizer a regulagem das oitavas em todo o braço, que eu imagino (no caso de um Fender AM ou Music Man) não seja necessário fazer 'regulagens'.

Valeu rapaziada Muito Obrigado e abração a tds ! cheers
lcalazans
lcalazans
Membro

Mensagens : 456
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

altura das cordas Empty Re: altura das cordas

Mensagem por LuCaSbass Seg Fev 23, 2009 3:42 pm

lcalazans escreveu:Qto a afinação, eu quis dizer a regulagem das oitavas em todo o braço, que eu imagino (no caso de um Fender AM ou Music Man) não seja necessário fazer 'regulagens'.
Regulagem de oitavas é necessario fazer em qualquer baixo de qualquer marca, de Tonante a Alembic. A ponte é uma coisa mecanica, pode ser que os carrinhos se movam um pouco devido o uso constante, por isso é necessário sim fazer ajuste o ajuste. Isso é muito simples de fazer...
Eu geralmente confiro as oitavas e faço a regulagem quando coloco cordas novas e antes dos shows(quando me lembro e da tempo hehe).

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

altura das cordas Empty Re: altura das cordas

Mensagem por lcalazans Seg Fev 23, 2009 3:49 pm

Q bom que é simples, pq eu não sei e tenho medo de mexer scratch
lcalazans
lcalazans
Membro

Mensagens : 456
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

altura das cordas Empty Re: altura das cordas

Mensagem por lcalazans Ter Fev 24, 2009 10:41 pm

ok, levei o baixo no luthier. Da fato estava muito pesado, as cordas estavam muito duras; estou até c bolha no indicador por estudar o slap; daí ele trocou o encordoamento (eu pus uma D'adario .40) ele regulou a escala e ficou mais suave mesmo; qdo ele me deu p experimentar trastejou na hora ! daí ele explicou que por eu estar acostumado com as cordas duras estava usando muita força na pegada, e que c o tempo eu iria acostumar e seria melhor até p não cansar rápido. De fato, o som melhorou, está mais bonito e a resposta dos captadores está mais definida, tanto p graves qto prá agudos (o slap está cortando tudo); não preciso mais fazer tt força p tirar som do instrumento.

é isso aí, abração a todos !!! cheers
lcalazans
lcalazans
Membro

Mensagens : 456
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

altura das cordas Empty Re: altura das cordas

Mensagem por Ivanov_br Ter Fev 24, 2009 10:56 pm

Mais um feliz músico que não fez o que eu chamo de economia burra.

Novamente, se vc não sabe regular, LEVE SEU INSTRUMENTO AO LUTHIER 1 VEZ POR ANO. Teu baixo (guitarra, violão...) agradece.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7029
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

altura das cordas Empty Re: altura das cordas

Mensagem por Cayo Castro Qui Jun 16, 2011 5:25 pm

Aew galera pra não abrir outro tópico... To revivendo esse...

Deixei um baixo que tenho aqui sem cordas por um bom tempo... coloquei as cordas novas hj e uma delas (MÍ) ficou mais baixa que as outras...
Não lembro de estar assim antes de tirar as cordas dele... o que pode ter acontecido?

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

altura das cordas Empty Re: altura das cordas

Mensagem por Bruno A. L. Veloso Qui Jun 16, 2011 5:27 pm

acredito ser o tempo que passou sem as cordas deve ter dado uma diferença no braço ou desregulou a ponte. Manutenção nele brother!!

____________________________
Bruno A. L. Veloso - msn: brunoalveloso@hotmail.com - TWITTER @brunoalveloso - Clube dos baixista da Bahia, meu rei!!! # 001 / Clube Cort #58 / Clube dos amantes só das 4 cordas #42
Bruno A. L. Veloso
Bruno A. L. Veloso
Membro

Mensagens : 748
Localização : Feira de Santana- Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

altura das cordas Empty Re: altura das cordas

Mensagem por CG Qui Jun 16, 2011 5:34 pm

Cayo Castro escreveu:Aew galera pra não abrir outro tópico... To revivendo esse...

Deixei um baixo que tenho aqui sem cordas por um bom tempo... coloquei as cordas novas hj e uma delas (MÍ) ficou mais baixa que as outras...
Não lembro de estar assim antes de tirar as cordas dele... o que pode ter acontecido?

As cordas que você colocou eram da mesma marca e bitola das cordas antigas?

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

altura das cordas Empty Re: altura das cordas

Mensagem por Cayo Castro Qui Jun 16, 2011 5:55 pm

Não...
Estranhei pelo fato de só a corda Mí ter ficado baixa...
Bom, subi o carrinho da corda...
Resolvi o problema (aparentemente...) mas fiquei curioso pq acontece...

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

altura das cordas Empty Re: altura das cordas

Mensagem por CG Qui Jun 16, 2011 9:29 pm

Cordas diferentes tem tensões diferentes e por consequencia agem no baixo de forma diferente. Por isso, em alguns casos, é necessária o ajuste do tensor do instrumento.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

altura das cordas Empty Re: altura das cordas

Mensagem por Cayo Castro Qui Jun 16, 2011 10:09 pm

Bom, agora ferrou...
Ou to doido ou o "volume" dela ta mais baixo que as outras...!
Tem como um encordoamento vir premiado com uma corda "podre" ou o problema ta no baixo???

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

altura das cordas Empty Re: altura das cordas

Mensagem por NeyBass Qui Ago 11, 2011 9:16 am

Cayo Castro escreveu:Bom, agora ferrou...
Ou to doido ou o "volume" dela ta mais baixo que as outras...!
Tem como um encordoamento vir premiado com uma corda "podre" ou o problema ta no baixo???

Cayo, eu percebi que a corda "D" do meu baixo tem menos som que as outras.
só pode ser problema na corda mesmo, porque a captação do baixo é boa

corda Giannini 0,45
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

altura das cordas Empty Re: altura das cordas

Mensagem por allexcosta Qui Ago 11, 2011 9:23 am

Cayo Castro escreveu:Tem como um encordoamento vir premiado com uma corda "podre" ou o problema ta no baixo???

Uma corda respondendo mal é relativamente normal, principalmente em cordas novas de estoque velho. Tente recolocar a corda com cuidado para não torcê-la.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

altura das cordas Empty Re: altura das cordas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos