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Mensagem por Osmar Oliveira Sáb Fev 28, 2009 5:58 pm

A pedidos, seguem umas fotos do Gianinni RK que eu comprei recentemente. Na minha opinião, um baixo com p*** som!

Gianinni Rickenbacker Img1441u.th

Gianinni Rickenbacker Img1442.th

Gianinni Rickenbacker Img1443z.th

Gianinni Rickenbacker Img1444.th

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Mensagem por jp salgado Sáb Fev 28, 2009 6:25 pm

Parabéns pelo baixo!

Umas perguntinhas:
esse headstock foi modificado né?
foi difícil achar? foi caro?

E por fim, posta uns sons dele ae!
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Mensagem por Osmar Oliveira Sáb Fev 28, 2009 6:32 pm

Valeu Salgado!
Esse o Headstock foi modificado pelo antigo dono pra ficar idêntico ao dos Rickenbackers originais. Não faço a mínima idéia de quanto foi, nem aonde foi feito. Só sei que as tarrachas precisaram ser trocadas pois não cabiam mais. Então ele botou aquelas tarrachas estilo borboletinha sabe? Comum nos Warwick e tal... Ou seja, o baixo perdeu completamente no visual. Graças a Deus eu consegui umas mais parecidas com as originais. Infelizmente não são idênticas, essas que eu pus têm toque mais moderno e eram as únicas que cabiam... Em breve postarei um review dele a pedidos do pessoal. Fiquem no aguardo...

Olhem as tarrachas que vieram no baixo quando eu comprei:

Gianinni Rickenbacker Rk1.th

O nameplate veio em branco, então refiz a logo o mais original possível.

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Mensagem por jp salgado Sáb Fev 28, 2009 6:38 pm

Eu acho esse headstock muito mais bonito, se eu tivesse um eu com certeza deixaria parecido com os Rickenbacker originais!

Vc saberia dizer onde eu acho esse baixo para vender? e qual a média de preço dele?
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Mensagem por Osmar Oliveira Dom Mar 01, 2009 3:18 pm

SalgadoBass escreveu:Vc saberia dizer onde eu acho esse baixo para vender? e qual a média de preço dele?

Cara, esses baixos foram fabricados pela Gianinni por volta da déc de 70 e 80 (se não me engano) e não são mais fabricados. Então o único lugar que você vai encontrar um desse vai ser no Mercado Livre ou na mão de alguém na sua cidade. Como são intrumentos antigos, cada um cobra o preço que quiser, mas o mais comum é encontrá-lo na faixa de R$1500 a 2000. Eu paguei R$1400 no meu, com hardcase feita sob medida, e gastei mais 300 pra reformar (juntando peças e mão de obra). Na minha opinião valeu super a pena, mas tem gente que não concorda. Só sei que quando eu levei o baixo pro CIVEBRA (Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília) eu parava de 5 em 5 min pra abrir o case e todo mundo pagava pau, hehehehe.

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Mensagem por jp salgado Seg Mar 02, 2009 9:45 pm

Valeu

vou procurar por aqui, se eu aparecer com mais um baixo me matam, ainda nem digeriram o Tagima direito heuhehuehue
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Mensagem por Wilton César Qui Mar 05, 2009 9:24 pm

Bassosmar, Cara teu baixo ta lindão, parabens!!! Sou de Natal e passei as férias de janeiro em Fortaleza. Chegando lá, passeando, me deparei com uma beleza dessas!! Enlouqueci!! Mais o vendedor da loja não fazia negocio pois era da coleção particular dele!! Fui pra casa frustrado!! Passados alguns dias, já no meu ultimo dia na cidade resolvi arriscar, fui lá e fiquei pentelhando o cara(O grande Hamilton).Resultado: depois de muito papo trouxe o Baixo pra Natal!! Ta aqui comigo, lindo(Fireglo), todo original(com o headstock grandão), e com seu somzão roncado!! A única coisa que quero mudar é por um straplock da schaller!! Parabens cara, baixo perfeito!!
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Mensagem por pc Dom Mar 29, 2009 5:11 pm

Que saudades do meu Crying or Very sad

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Ou não.

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Mensagem por renatogaragerock Dom Jun 14, 2009 9:42 pm

Que legal!
Tenho um desses também.
Tem um macete legal de fazer na parte elétrica (os Rickenbacker originais antes de 1973 e os Giannini vem com um capacitor ligado ao captador da ponte e que deixa o som mais aveludado; já os Rickenbackers pós 1973 não tem este capacitor e tem o som mais aberto - no meu coloquei uma chave dentro do jack estero, que não uso, que aciona se quero ou não usar o capacitor, permitindo assim os timbres pré e pós 73).
É isso! QQ coisa posso postar mais detalhes.
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Mensagem por takfar Dom Jun 14, 2009 10:30 pm

Um dos meus únicos sonhos de consumo restantes é o Rick 4003, em azure burst ou midnight blue. Por sorte, é tão caro que eu sei que não vou chegar a gastar essa grana (mais de 2 mil dolares) e me contentarei em ficar olhando... se fosse mais barato, sei la, um terço do preço, eu acabaria juntando e gastando sem ter uma necessidade real Razz

Olha só que delícia:
Gianinni Rickenbacker Img0811hcb
Gianinni Rickenbacker 4003a

Osmar, e o som, equivale ao do Rick original? não tem como vc gravar alguma coisa pra gente ouvir?

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Mensagem por Osmar Oliveira Sex Jun 19, 2009 8:43 pm

renatogaragerock escreveu:Tem um macete legal de fazer na parte elétrica (os Rickenbacker originais antes de 1973 e os Giannini vem com um capacitor ligado ao captador da ponte e que deixa o som mais aveludado; já os Rickenbackers pós 1973 não tem este capacitor e tem o som mais aberto - no meu coloquei uma chave dentro do jack estero, que não uso, que aciona se quero ou não usar o capacitor, permitindo assim os timbres pré e pós 73).

Valeu a dica Renato... Mas eu já sabia disso. Foi uma das primeiras alterações que eu fiz nele. Hehehehe.
O baixo ficou com um timbrão!
Um dia, quem sabe, talvez, eu num faço um review?

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Mensagem por Edão Sáb Jun 20, 2009 12:26 am

Osmar Oliveira escreveu:
SalgadoBass escreveu:Vc saberia dizer onde eu acho esse baixo para vender? e qual a média de preço dele?

Cara, esses baixos foram fabricados pela Gianinni por volta da déc de 70 e 80 (se não me engano) e não são mais fabricados. Então o único lugar que você vai encontrar um desse vai ser no Mercado Livre ou na mão de alguém na sua cidade. Como são intrumentos antigos, cada um cobra o preço que quiser, mas o mais comum é encontrá-lo na faixa de R$1500 a 2000. Eu paguei R$1400 no meu, com hardcase feita sob medida, e gastei mais 300 pra reformar (juntando peças e mão de obra). Na minha opinião valeu super a pena, mas tem gente que não concorda. Só sei que quando eu levei o baixo pro CIVEBRA (Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília) eu parava de 5 em 5 min pra abrir o case e todo mundo pagava pau, hehehehe.

Cê tem idéia de como a Giannini conseguiu, legalmente, produzir cópias ou o "modelo" RK?

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Mensagem por renatogaragerock Sáb Jun 20, 2009 1:48 pm

Acho que a questão deles terem sumido e terem algumas diferenças foi justamente isso: não era legalmente.
Tanto que no EBAY há um guia para a compra de Rickenbackers, e dizem inclusive que os Giannini não podem entrar nos EUA por serem considerados por eles como falsificações.
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Mensagem por Edão Sáb Jun 20, 2009 9:32 pm

renatogaragerock escreveu:Acho que a questão deles terem sumido e terem algumas diferenças foi justamente isso: não era legalmente.
Tanto que no EBAY há um guia para a compra de Rickenbackers, e dizem inclusive que os Giannini não podem entrar nos EUA por serem considerados por eles como falsificações.

Conheço um colecionador de instrumentos vintage que comprou um Giannini RK pela net e tals. Ví de perto o bass e ele realmente tava bem surrado, e prestes a ser reformado(?) através de um luthier, assim não pude examinar muito as características do instrumento. Bão, aliás, ainda não tenho referência com relação ao RK originais. Como você faria a comparação?

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Mensagem por Cantão Sáb Jun 20, 2009 11:54 pm

Parabéns Osmar e Renato , acho muito bom o timbre desse baixo, pois já tive o prazer de tocar em um a muito tempo..... Sad e com a alteração que vcs fizeram , abrindo mais o leque de opcões de timbragem , deve ter ficado mais animal ainda...abraços.

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Mensagem por renatogaragerock Ter Jun 23, 2009 2:51 pm

Olá.
Em comparação ao original eu faria os seguintes comentários:

O Rickenbacker 4001 tem um acabamento impecável e uma madeira bastante maciça (quase certo de que é mogno). O tensor é bastante funcional e dá para deixar a corda bem baixinha, dando aquele característico timbre com ataque metálico, ou mais alta, de modo que a corda vibra mais livremente e dá aquele som redondo e cheio.

O Giannini, por sua vez, é construído em uma madeira um pouco mais frágil (marfim, com apenas um filete central em mogno, e há um ponto próximo a tarraxa da corda mi que não vi até hoje um Giannini RK que não tivesse pelo menos uma pequena trinca nesta região), o acabamento tem algumas falhas (colas que ressecam e ficam frágeis e fibras da madeira desencontradas nas emendas), e o tensor não é plenamente funcional, impedindo um ajuste mais fino do braço, a não ser que seja feita uma pequena reforma. Por outro lado, tive a chance de comparar no meu próprio equipamento o meu Giannini RK com um Rickenbacker 4001 de 1973, e mesmo sendo um baixo bem mais acessível em termos de preço achei os captadores melhores. O do Rickenbacker tem o sinal mais fraco (o que não quer dizer que necessariamente seja ruim - os instrumentos Gretsch, por exemplo, tem o sinal bastante brando), e não tão cheio. Achei o timbre do original um pouco mais agudo e o do Giannini um pouco mais gordo na região dos médios graves. Creio que o motivo para isto é que os captadores do RK, que ouvi já dizer que são importados, eram justamente captadores que rolavam no mercado justamente para quem queria dar upgrades nos instrumentos (que nem hoje é possível, por exemplo, comprar da DiMarzio captadores para baixos Fender muitas vezes melhores que os que vem nos próprios Fender). Em termos das medidas do corpo, braço, etc, acho que não dá diferença. O do Rickenbacker deu uma sensação de ser mais fino, mas creio que tenha sido por conta de trastes bem baixinhos e corda com ação baixa.

Sem dúvida um Rickenbacker 4001 é o sonho de muitos de nós, mas acho que dá para chegar bem perto com o Giannini RK, sobretudo se pensarmos que é muito mais barato (o meu eu comprei antes do "hype" da Giannini, e paguei R$460 - devo ter investido mais uns R$600 em luthieria e acessórios, cordas flatwound, etc, para deixá-lo realmente legal, embora não tenha feito a troca de tensor que gostaria - chegou perto dos R$1200-1300 dos em bom estado e preço justo que se encontra no mercado). Apenas por curiosidade, tenho um amigo que já chegou a ter 20 baixos simultâneos, inclusive um Rickenbacker original dos mais recentes e um Musicman StingRay - e ele achava o seu Giannini RK, bem restaurado, etc, seu melhor baixo.

abraços
Renato

Edão escreveu:
renatogaragerock escreveu:Acho que a questão deles terem sumido e terem algumas diferenças foi justamente isso: não era legalmente.
Tanto que no EBAY há um guia para a compra de Rickenbackers, e dizem inclusive que os Giannini não podem entrar nos EUA por serem considerados por eles como falsificações.

Conheço um colecionador de instrumentos vintage que comprou um Giannini RK pela net e tals. Ví de perto o bass e ele realmente tava bem surrado, e prestes a ser reformado(?) através de um luthier, assim não pude examinar muito as características do instrumento. Bão, aliás, ainda não tenho referência com relação ao RK originais. Como você faria a comparação?
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Mensagem por Maurício_Expressão Ter Jun 23, 2009 7:54 pm

Nunca toquei um Giannini desses... Bons esses reviews. GAS a vista !!!

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Mensagem por Amagomes Ter Out 13, 2009 7:05 pm

O Som é muito lindo!! E ao vivo não fica muito atrás do Rick original.
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Mensagem por guilherme Ter Out 13, 2009 7:37 pm

Bicho, parabéns!!!
tá bunito dimais!!!
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Mensagem por Osmar Oliveira Ter Out 13, 2009 10:06 pm

Só pra dar uma atualizada aqui. Já fiz o review do Gianinni RK, tá lá na parte de reviews...

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Mensagem por JAZZigo Sáb Out 17, 2009 4:23 pm

Meu primeiro baixo foi um GIANNINI RK comprado em 1982 de segunda-mão. Na época eu estava alucinado com as basslines do CHRIS SQUIRE e do GEDDY LEE. Porém, as pequenas falhas no acabamento do RK sempre me incomodaram um pouco e, na verdade, nunca consegui chegar perto da sonoridade daqueles meus bass-heroes. Então me desfiz dele em 1986, para pegar o incrível VANTAGE VP825B made in Japan, que permanece comigo. Hoje, sem qualquer remorso pela troca ou saudades do RK, confesso que um RICKENBACKER 4001 ainda está nos meus sonhos... e planos!

Abraços,

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Mensagem por Osmar Oliveira Dom Out 18, 2009 4:05 pm

JAZZigo escreveu:Meu primeiro baixo foi um GIANNINI RK comprado em 1982 de segunda-mão... Então me desfiz dele em 1986, para pegar o incrível VANTAGE VP825B made in Japan, que permanece comigo. Hoje, sem qualquer remorso pela troca ou saudades do RK, confesso que um RICKENBACKER 4001 ainda está nos meus sonhos... e planos!

Abraços,

Deve ter um somzão de RK esse daí...

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Out 18, 2009 4:19 pm

renatogaragerock[b]
Os Ricks não possuem mogno em sua construção. As madeiras utilizadas são o maple (bordo) e o soft-maple (laterais do corpo), bem como jacarandá, morado ou pau-ferro (escala). Os Gianninis também não usam mogno, e sim pau-marfim (braço, escala em jacarandá) e caixeta ou marupá (laterais do corpo). Os "filetes" do braço são feitos de jacarandá.
As madeiras do Giannini não são "mais frágeis"; e sim a construção que o é.
Abç
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Mensagem por JAZZigo Dom Out 18, 2009 5:56 pm

Osmar Oliveira escreveu:
JAZZigo escreveu:Meu primeiro baixo foi um GIANNINI RK comprado em 1982 de segunda-mão... Então me desfiz dele em 1986, para pegar o incrível VANTAGE VP825B made in Japan, que permanece comigo. Hoje, sem qualquer remorso pela troca ou saudades do RK, confesso que um RICKENBACKER 4001 ainda está nos meus sonhos... e planos!

Abraços,

Deve ter um somzão de RK esse daí...
Na verdade não tem nada a ver com os Rickenbacker, Osmar! Àquela altura eu já estava à procura de um baixo mais funky, que respondesse melhor ao slap. Tinha originalmente captação P/J set, que alterei há uns dois anos - vice abaixo:

VANTAGE VP825B
made by MATSUMOKU in Japan 1984

Gianinni Rickenbacker PhpQdWYvZ-HPIM1461
- VANTAGE VP825B (natural solid Japanese ash with hard maple center block carved top body / 3-ply rock maple set-in neck / rosewood fingerboard / gold plated hardware / brass control knobs) made in Japan 198? (1985 ou antes) - captação (P/J Set original) upgraded com DELANO MC4-HY The Hybrid (bridge), BARTOLINI P-Bass 8S (middle) e preamp AGUILAR OBP-2 2 Band 18V - cordas ROTOSOUND Swing Bass 66 Stainless Steel RS66LF.
PRÓS: Contrução e acabamento. Meu baixo com melhor timbre para gravações diretas em linha (D.I.).
CONTRAS: Muito pesado e neck-diving.

Abraço,

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Out 18, 2009 8:26 pm

JAZZigo
Já tive um desses em mãos, tinha apenas o capt tipo "P". Um tremendo baixo, além de barato.
Abç
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Mensagem por JAZZigo Seg Out 19, 2009 1:06 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:JAZZigo
Já tive um desses em mãos, tinha apenas o capt tipo "P". Um tremendo baixo, além de barato.
Abç
Pois é, Bertola! Não tenho apego material pelos meus instrumentos, mas, pela qualidade de som e por não ter valor de mercado é que o VANTAGE VP825B fará parte do meu espólio, daqui uns 60 anos (espero!)... hehehehehe

Abraço,

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Mensagem por Kobaia Qua maio 12, 2010 5:27 pm

O nameplate veio em branco, então refiz a logo o mais original possível.[/quote]

Boa tarde Osmar e parabéns pelo instrumento.

Quanto a substituição do nameplate da Giannini:

Recentemente adquiri um GRK que também está sem o nameplate.

Poderia dizer como onde vc conseguiu reproduzir a peça?

grato!
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Mensagem por Alex Qua maio 12, 2010 8:33 pm

Lindissimo baixo! É bom ver baixos assim, tão bem cuidados... Parabéns!!
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Mensagem por Osmar Oliveira Qua maio 12, 2010 8:40 pm

EDIT: Algum moderador pode apagar esse post?

Postei ele de novo, sem querer.


Última edição por Osmar Oliveira em Qua maio 12, 2010 8:45 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Osmar Oliveira Qua maio 12, 2010 8:42 pm

Kobaia escreveu:Poderia dizer como onde vc conseguiu reproduzir a peça?

Obrigado pelos elogios.
Cara, nunca disse que o meu RK veio sem nameplate.
Ele veio com o mesmo nameplate branco que ele possui hoje, só que quando eu peguei tava com um decal dos RKs americanos.
Eu só fiz desenhar a logo "giannini" adicionado do "RK" no computador.
Imprimi numa folha A4 e colei no nameplate com papel contact (aquele adesivo transparente que encapa livro).
Espero ter ajudado.
Valeu,
Abraço!

Alex escreveu:Lindissimo baixo! É bom ver baixos assim, tão bem cuidados... Parabéns!!

Valeu Alex!

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Mensagem por basslave Qua maio 12, 2010 9:24 pm

Já tive um desses era sunburst, comprei de curioso por 150 e "vendi" por 300 ele tava descolando na mão e a captação tava baleada mas o tensor funcionava perfeitamente e tinha uma pegada bem macia.
Se arrependimento matasse... tears Maluco
Bela peça, parabéns.

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Mensagem por CG Qua maio 12, 2010 9:29 pm

Tive um RIC da Giannini e me arrependi de ter vendido, devia ter vendido a JEM e ficado com ele. Apesar de ter um braço desconfortável tinha um ótimo timbre.

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Mensagem por Cantão Qua maio 12, 2010 10:03 pm

Já toquei num Rick desse...sonzeira...com certeza esse é um bass que ainda vou ter... up

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Mensagem por renatogaragerock Qua maio 12, 2010 10:05 pm

Eu até conversei antigamente aqui no tópico, mas o meu infelizmente quebrou no meio e sozinho (onde começa o corpo do instrumento).
Lembro do comentário do Bertola em contraponto ao meu, que "As madeiras do Giannini não são "mais frágeis"; e sim a construção que o é.", mas a verdade é que o Giannini tem sim uma certa fragilidade na madeira, tanto que o meu não é o único que tive notícia de quebra (tenho um Diamond da mesma época, e dá para ver como que esse parece ser bem mais "top"). No entanto, continuo achando um ótimo baixo, e insisto que a parte elétrica é melhor que a do rick original, e de forma alguma quero assustar os proprietários e entusiastas!
Mas felizmente o meu está ganhando um novo corpo e aproveitarei praticamente toda ferragem, parte elétrica, etc, e estou aqui já ansioso!!!
abraços
Renato

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Mensagem por Cantão Qua maio 12, 2010 10:09 pm

renatogaragerock escreveu:
Mas felizmente o meu está ganhando um novo corpo e aproveitarei praticamente toda ferragem, parte elétrica, etc, e estou aqui já ansioso!!!
abraços
Renato
Esse da foto é o novo corpo do seu Rick Renato ?...abraço brother... up

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Mensagem por renatogaragerock Qua maio 12, 2010 10:11 pm

Isso!
Essa foto é do dia 3. Nesse meio tempo as ferragens estão ganhando novo cromo, e presumo que as cavidades já estejam sendo feitas. Com ele completo posto aqui o passo-a-passo!!!
abraços

Cantão escreveu:
renatogaragerock escreveu:
Mas felizmente o meu está ganhando um novo corpo e aproveitarei praticamente toda ferragem, parte elétrica, etc, e estou aqui já ansioso!!!
abraços
Renato
Esse da foto é o novo corpo do seu Rick Renato ?...abraço brother... up

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Mensagem por siodoni Qua maio 12, 2010 10:18 pm

renatogaragerock escreveu:Isso!
Essa foto é do dia 3. Nesse meio tempo as ferragens estão ganhando novo cromo, e presumo que as cavidades já estejam sendo feitas. Com ele completo posto aqui o passo-a-passo!!!
abraços

Cantão escreveu:
renatogaragerock escreveu:
Mas felizmente o meu está ganhando um novo corpo e aproveitarei praticamente toda ferragem, parte elétrica, etc, e estou aqui já ansioso!!!
abraços
Renato
Esse da foto é o novo corpo do seu Rick Renato ?...abraço brother... up
Tá ficando excelente o serviço ein!
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Mensagem por renatogaragerock Qua maio 12, 2010 10:20 pm

siodoni escreveu:
Tá ficando excelente o serviço ein!

Sim! Depois ainda ganhará cor sólida. Estou mesmo bem curioso com o resultado final, mas estou gostando bem do que tenho visto!!!

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Mensagem por siodoni Qua maio 12, 2010 10:21 pm

renatogaragerock escreveu:
siodoni escreveu:
Tá ficando excelente o serviço ein!

Sim! Depois ainda ganhará cor sólida. Estou mesmo bem curioso com o resultado final, mas estou gostando bem do que tenho visto!!!
Se puder vai colocando as fotos das etapas da construção.
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Mensagem por renatogaragerock Qua maio 12, 2010 10:22 pm

Claro!!! Acho que será digno para um tópico!!!

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Mensagem por Cantão Qua maio 12, 2010 10:24 pm

Nossa ...tá ficando é uma coisa de louco... Maluco posta as fotos dele depois de pronto Renato...assim eu já acabo de infartar aqui...rsrsrss... up

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Mensagem por Cantão Qua maio 12, 2010 10:25 pm

renatogaragerock escreveu:Claro!!! Acho que será digno para um tópico!!!
Isso... Ideia ...naquele mesmo molde que você faz os reviews dos seus bass... up

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Mensagem por edu_carvalho Qua maio 12, 2010 10:30 pm

Valeu, colegas, verdadeira aula do que significa um Rick.

Tenho um colega, que hoje mora no Rio de Janeiro (José Carlos, baixista da banda trash 80´s KRUEGER) que tem um rick desses há "décadas" e não se desfaz do mesmo nem por decreto.

E, RENATOGARAGE, depois posta a construção/restauração desse rick, que deu a maior GAS por aqui.

Em tempo: JAZZIGO: esse VANTAGE VP825B (até então desconhecido para mim) é simplesmente uma obra de arte. Fico imaginando a sonzeira do menino: posta um review para matar a GAS dos colegas.

[ ]´s
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Mensagem por Pedro Jack Qui maio 13, 2010 1:11 am

renatogaragerock escreveu:Olá.
Em comparação ao original eu faria os seguintes comentários:

O Rickenbacker 4001 tem um acabamento impecável e uma madeira bastante maciça (quase certo de que é mogno). O tensor é bastante funcional e dá para deixar a corda bem baixinha, dando aquele característico timbre com ataque metálico, ou mais alta, de modo que a corda vibra mais livremente e dá aquele som redondo e cheio.

O Giannini, por sua vez, é construído em uma madeira um pouco mais frágil (marfim, com apenas um filete central em mogno, e há um ponto próximo a tarraxa da corda mi que não vi até hoje um Giannini RK que não tivesse pelo menos uma pequena trinca nesta região), o acabamento tem algumas falhas (colas que ressecam e ficam frágeis e fibras da madeira desencontradas nas emendas), e o tensor não é plenamente funcional, impedindo um ajuste mais fino do braço, a não ser que seja feita uma pequena reforma. Por outro lado, tive a chance de comparar no meu próprio equipamento o meu Giannini RK com um Rickenbacker 4001 de 1973, e mesmo sendo um baixo bem mais acessível em termos de preço achei os captadores melhores. O do Rickenbacker tem o sinal mais fraco (o que não quer dizer que necessariamente seja ruim - os instrumentos Gretsch, por exemplo, tem o sinal bastante brando), e não tão cheio. Achei o timbre do original um pouco mais agudo e o do Giannini um pouco mais gordo na região dos médios graves. Creio que o motivo para isto é que os captadores do RK, que ouvi já dizer que são importados, eram justamente captadores que rolavam no mercado justamente para quem queria dar upgrades nos instrumentos (que nem hoje é possível, por exemplo, comprar da DiMarzio captadores para baixos Fender muitas vezes melhores que os que vem nos próprios Fender). Em termos das medidas do corpo, braço, etc, acho que não dá diferença. O do Rickenbacker deu uma sensação de ser mais fino, mas creio que tenha sido por conta de trastes bem baixinhos e corda com ação baixa.

Sem dúvida um Rickenbacker 4001 é o sonho de muitos de nós, mas acho que dá para chegar bem perto com o Giannini RK, sobretudo se pensarmos que é muito mais barato (o meu eu comprei antes do "hype" da Giannini, e paguei R$460 - devo ter investido mais uns R$600 em luthieria e acessórios, cordas flatwound, etc, para deixá-lo realmente legal, embora não tenha feito a troca de tensor que gostaria - chegou perto dos R$1200-1300 dos em bom estado e preço justo que se encontra no mercado). Apenas por curiosidade, tenho um amigo que já chegou a ter 20 baixos simultâneos, inclusive um Rickenbacker original dos mais recentes e um Musicman StingRay - e ele achava o seu Giannini RK, bem restaurado, etc, seu melhor baixo.

abraços
Renato

Edão escreveu:
renatogaragerock escreveu:Acho que a questão deles terem sumido e terem algumas diferenças foi justamente isso: não era legalmente.
Tanto que no EBAY há um guia para a compra de Rickenbackers, e dizem inclusive que os Giannini não podem entrar nos EUA por serem considerados por eles como falsificações.

Conheço um colecionador de instrumentos vintage que comprou um Giannini RK pela net e tals. Ví de perto o bass e ele realmente tava bem surrado, e prestes a ser reformado(?) através de um luthier, assim não pude examinar muito as características do instrumento. Bão, aliás, ainda não tenho referência com relação ao RK originais. Como você faria a comparação?

Cara, o acabamento entre um rick e um giannini é infinitamente diferente. O braço do gianola é quase um "toco", de tão grosso, em comparação com o rick. Tudo muito "rústico", tosco. Não dá pra comparar, mesmo.
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Mensagem por renatogaragerock Qui maio 13, 2010 10:30 am

Depende... A questão é que os da Giannini não seguem um padrão. Existem instrumentos muito diferentes entre si. A questão do braço em alguns anos do modelo chega, na verdade, bem perto da espessura original. No entanto o tensor do Giannini é bem menos funcional que o sistema duplo do Rickenbacker. Assim, dá para deixar o braço bem reto (maneira correta de ajustar o Rick - braço sem folga na curvatura) e assim a ação fica bem baixinha e consistente ao longo do braço. No Giannini as cordas sempre acabam ficando um pouco mais altas tanto pelo tensor mais simples quanto pelos poucos milímetros de diferença. Daí a altura das cordas acaba dando uma sensação de braço mais grosso. Assim, mesmo que as medidas se assemelhem (ao construir esse meu novo fizemos um exaustivo estudo das medidas até concluir que o que eu queria era um corpo igual a um modelo do Rickenbacker do começo dos anos 70 [71-72]) a sensação de conforto (e logo, de braço espesso) muda bastante.
Bom, mas a respeito do acabamento, rusticidade, etc, devemos lembrar que um Rickenbacker 4001 está chegando ao mercado brasileiro por volta de R$5900-6000. Já o meu Giannini RK paguei R$460. Claro que não dá para comparar. Essa diferença de preços diz tudo. Mas realmente dá para se impressionar como que um Giannini bem regulado e restaurado consegue chegar, sonoramente, perto do original, por mais que acabamento, colas, corte das madeiras, etc, seja muitíssimo mais rústico (embora as ferragens e captadores sejam excelentes - diz a lenda que os captadores eram de séries importadas voltadas a quem queria dar um upgrade no próprio rickenbacker - tal como hoje se compra para um jazz bass, por exemplo, modelos da bartolini, dimarzio, seymour duncan, etc - mas mesmo nessas peças já vi diferenças bem grandes entre Gianninis).

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Mensagem por Tio Battuh Qui maio 13, 2010 12:43 pm

renatogaragerock escreveu:
Lembro do comentário do Bertola em contraponto ao meu, que "As madeiras do Giannini não são "mais frágeis"; e sim a construção que o é.", mas a verdade é que o Giannini tem sim uma certa fragilidade na madeira, tanto que o meu não é o único que tive notícia de quebra (tenho um Diamond da mesma época, e dá para ver como que esse parece ser bem mais "top").

Só para dar os meus dois cents de informação inútil: eu estava conversando com um luthier amigo meu e ele me disse que ouviu a história que a Giannini misturava maizena à cola de madeira para ela render mais, e que por isso que alguns instrumentos "desmontam" depois de anos. É porque a cola é "farinhenta" demais, não tendo poder de adesão bom, e depois de anos de ressecamento, muitas peças de madeira simplesmente descolam.
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Mensagem por renatogaragerock Qui maio 13, 2010 12:46 pm

Sim, o melhor conselho para quem comprar um giannini rk é pedir para o luthier desmontá-lo e refazê-lo de novo. Foi exatamente a falta disso que promoveu a quebra do meu. A longarina do braço se soltou do corpo, e por conta disso ela não aguentou a tensão da corda. O luthier falou que se estivesse bem colado e preso com cavilhas para reforçar isso talvez não tivesse acontecido.

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Mensagem por Tio Battuh Qui maio 13, 2010 12:52 pm

renatogaragerock escreveu:Sim, o melhor conselho para quem comprar um giannini rk é pedir para o luthier desmontá-lo e refazê-lo de novo. Foi exatamente a falta disso que promoveu a quebra do meu. A longarina do braço se soltou do corpo, e por conta disso ela não aguentou a tensão da corda. O luthier falou que se estivesse bem colado e preso com cavilhas para reforçar isso talvez não tivesse acontecido.

Pá falá bem a verdade, eu nunca vi um RK que não estivesse com o braço empenado ou com aquele pedaço da "mão" descolando, rere.

Esse teu, o que você está re-aproveitando das madeiras originais? E o tensor, vc vai botar duplo?
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Mensagem por renatogaragerock Qui maio 13, 2010 1:01 pm

Tem uma quebra da mão que tem em quase todo Giannini, mas é um problema que os próprios rickenbacker também apresentavam nas primeiras edições. Ambos mudaram o formato da mão para reforçar o ponto onde acontecia a trinca.
No meu novo estou usando algumas madeiras nacionais com características semelhantes às de um rickenbacker original (procuramos detalhes como cor, densidade, etc). O corpo original usei como parte do pagamento para o luthier (Daniel Japeta), que provavalmente irá recuperá-lo, mas preferi fazer um novo corpo com as medidas exatas do 4001, incluindo o peso correto.
O tensor que está sendo colocado é um "hot rod" de duas vias:
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Mensagem por Tio Battuh Qui maio 13, 2010 1:14 pm

renatogaragerock escreveu:O corpo original usei como parte do pagamento para o luthier (Daniel Japeta), que provavalmente irá recuperá-lo, mas preferi fazer um novo corpo com as medidas exatas do 4001, incluindo o peso correto.
[/img]

O Giannini é mais leve ou mais pesado que um Rickenbaker? E qual é o peso normal de um Rick?
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