Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

"O zagueiro artilheiro."

+41
Cizélio Lima Neves
Zero
eltonpereira22
fma
regis
Maurício_Expressão
luizribeiro
jp salgado
LFBruschi
Buticão
Renato Leite
GusVCD
_leorocha
Ivanov_br
higor
Tarcísio Caetano
Cid
JvMachado
Fernando Zadá
TúlioJB
Cayo Castro
LENTO
Daniel
gobatto
Yngway
Edu Fettermann
Romano
hamilton du baixo
Fabio Motta
GilliamGatto
Amagomes
Rauser
webercar
Binão
malka_aff
thgbass
Cantão
LucasSapoh
Licas
Claudio
Jr. Primata
45 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

"O zagueiro artilheiro." - Página 2 Empty Re: "O zagueiro artilheiro."

Mensagem por LFBruschi Qua Abr 20, 2011 7:37 pm

Excelente tópico, agora eu entendi minha função na banda...
abraços
LFBruschi
LFBruschi
Membro

Mensagens : 1797
Localização : Maceió/AL

Ir para o topo Ir para baixo

"O zagueiro artilheiro." - Página 2 Empty Re: "O zagueiro artilheiro."

Mensagem por jp salgado Qua Abr 20, 2011 9:47 pm

Buticão escreveu:...acho que... sei-lá... alguns músicos tem o ego muito grande para ficar na banda só fazendo o chão para os outros colegas se destacar... é dificil aceitar papel de coadijuvante.
Dificil pra quem está iniciando (eu por exemplo), entender que não há nada mais sofisticado do que o simples... e as vezes o simples é chato de mais.

Eu tb pensava assim. Mas afinal, nós estamos aqui para fazer música! E a função do baixo é essa...

Como sempre dizem, quem quer aparecer coloca uma melancia no pesoço!

E sobre ser chato... bem, eu me divirto tocando grooves ou riffs. É aí que está o grande desafio: fazer algo interessante, na medida certa, na base. Pra mim é isso que define um bom músico, não quem tem mais técnica ou faz o solo mais difícil... mas quem sabe fazer MÚSICA!
jp salgado
jp salgado
Membro

Mensagens : 306
Localização : São Paulo SP

Ir para o topo Ir para baixo

"O zagueiro artilheiro." - Página 2 Empty Re: "O zagueiro artilheiro."

Mensagem por GusVCD Qui Abr 21, 2011 12:26 am

Não tem nada mais maneiro q fazer um groove num andamento q vc consiga ver o pessoal swingando com vc! What a Face

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

"O zagueiro artilheiro." - Página 2 Empty Re: "O zagueiro artilheiro."

Mensagem por Renato Leite Qui Abr 21, 2011 4:04 am

Tem sim: Fazer uma emiola bem torta e ficar repetindo ela até todo mundo cair ...hahahah


Brincadeira, tocar o arroz com feijão é necessário. Gostando ou não.
Renato Leite
Renato Leite
Membro

Mensagens : 323
Localização : Sao Paulo

https://http:www.renatoleitebass.com

Ir para o topo Ir para baixo

"O zagueiro artilheiro." - Página 2 Empty Re: "O zagueiro artilheiro."

Mensagem por luizribeiro Qui Abr 21, 2011 10:27 pm

Ouvi essa piada em um workshop com o John Patitucci:
"Sabe qual é a melhor hora para dar em cima da namorada do baixista de uma banda? Quando o baixista estiver solando, pois nem a namorada dele vai prestar atenção"
Brincadeiras a parte, nunca me interessei por baixistas que tomam o instrumento por um instrumento solo, vulgo stanley clark e toda a geração de contrabaixistas que ele influenciou. E sem dúvidas a molecada está muito mais preocupada em impressionar do que em fazer música hoje em dia. Acho que é uma influência da urgência do mundo de hoje. E aquela onda, se vira nos 30. É como o cara tivesse trinta segundos para demonstrar toda sua habilidade.
Meus alunos de música erudita com 1 ano de estudo já querem tocar solos, e eles não conseguem tocar uma escala afinada. É uma doidera a internet fez a maioria dos músicos virarem uma panqueca, o conhecimento deles é grande porém bem raso.
luizribeiro
luizribeiro
Membro

Mensagens : 611
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

"O zagueiro artilheiro." - Página 2 Empty Re: "O zagueiro artilheiro."

Mensagem por Maurício_Expressão Qui Abr 21, 2011 11:14 pm

Tive um professor que uma vez pegou uma GIG aqui no Brasil com a banda Mamas and Papas.
Ele falou que o fêz o pessoal optar por ele foi que haveira apenas 1 ensaio e tinha alguns candidatos ao teste, sendo a única exigência, tocar lendo a partitura.
Não deu outra: os caras colocaram os candidatos para tocar acompanhando CD's, com a partitura na frente.
Como todos candidatos já conheciam as músicas, ninguém sequer olhou a partitura e foi tocando junto com o CD.
Todos bons músicos. O repertório não é tão difícil...
Na hora dele, ele olhou a partitura e percebeu que continha apenas poucas notas, muitas frases só com as fundamentais, até mais simples que o que a banda tinha gravado no passado.
Ele se limitou a fazer as notas fundamentais, cabeças de notas, que a partitura pedia.
Por isso foi o escolhido. Como naquela GIG tinha metais, e um monte de outras coisas, os caras precisavam de um baixista que fizesse apenas o fundamental.

Dai quando nas aulas o aluno já ia fazendo muitas firulas, ele simplesmente falava: lembra do Mamas and Papas?

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

"O zagueiro artilheiro." - Página 2 Empty Re: "O zagueiro artilheiro."

Mensagem por Renato Leite Sex Abr 22, 2011 3:31 am

Mas vale lembrar que toda essa geração de baixistas solistas são exímios acompanhadores.

Eles transcenderam o instrumento através de muito estudo. Isso é muito diferente daqueles que pularam etapas.
Renato Leite
Renato Leite
Membro

Mensagens : 323
Localização : Sao Paulo

https://http:www.renatoleitebass.com

Ir para o topo Ir para baixo

"O zagueiro artilheiro." - Página 2 Empty Re: "O zagueiro artilheiro."

Mensagem por regis Sex Abr 22, 2011 8:52 am

claps
regis
regis
Membro

Mensagens : 69
Localização : sãopaulo

http://introkaos@hotmail.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

"O zagueiro artilheiro." - Página 2 Empty Re: "O zagueiro artilheiro."

Mensagem por Fernando Zadá Sex Abr 22, 2011 11:29 am

Renato Leite escreveu:Belo texto.

Fico meio chateado em ver alguns baixistas que sabem fazer slap tapping etc.. mas não sabem fazer uma boa condução. Mas também acho importante o baixista moderno saber improvisar, fazer uns slaps, ou até mesmo alguns tappings.

Acho que essas técnicas servem para somar, e não para substituir uma boa linha de baixo.

Ah não tapping não precisa não vai!!!Rssssss
Nem na guitarra acho necessário, a não ser que você toque metal ou Van Halen.........
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

"O zagueiro artilheiro." - Página 2 Empty Re: "O zagueiro artilheiro."

Mensagem por Renato Leite Sex Abr 22, 2011 6:34 pm

É, necessario não seria a palavra certa para tapping. Tapping seria a cereja do bolo.

Como diria um amigo meu: "De nada adianta ter cereja em um bolo de mer..."

hahahah

Renato Leite
Renato Leite
Membro

Mensagens : 323
Localização : Sao Paulo

https://http:www.renatoleitebass.com

Ir para o topo Ir para baixo

"O zagueiro artilheiro." - Página 2 Empty Re: "O zagueiro artilheiro."

Mensagem por fma Seg Abr 25, 2011 1:51 pm

Aquele tapping acompanhamento + linha de baixo, na onda que o Arismar sempre faz pode ser bastante útil... é algo que quero estudar um pouco melhor, mas ainda não rolou
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

"O zagueiro artilheiro." - Página 2 Empty Re: "O zagueiro artilheiro."

Mensagem por eltonpereira22 Seg Abr 25, 2011 4:09 pm

Há uns 12 anos atras eu tinha um vicio de sair slapando nas musicas que eram um pouco mais swingadas. Toquei com um guitarrista funkeiro durante uns 8 anos e ele no começo falava pra mim: "nao slapa na musica, leva so no dedo, so no dedo...". Eu me forcei a procurar meu swing no pizzicato e encontrei isso. Essa experiencia me abriu um horizonte grande nessa parte pra mim. Quando eu ja estava me mudando pra Curitiba eu lembro de muitas vezes ele falar: "Leva essa musica no slap". E eu falava: "Po, cara, se decide! rsrs". Na verdade acho que ele me falava no começo pra eu nao slapar tanto pra poder desenvolver melhor o pizzicato, e funcionou! Ele tem uns 20 anos a mais que eu (so de musica) e foi uma experiencia magnifica que me fez entender muito bem o papel do baixista na banda e aprender a ouvir os outros (o que considero igualmente essencial).

____________________________
"Se voce pensa que a vida é fácil, a vida não é facil não. E se voce acha que ser músico é mole man, ser músico não é mole não" (Arthur Maia)
eltonpereira22
eltonpereira22
Membro

Mensagens : 630
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

"O zagueiro artilheiro." - Página 2 Empty Re: "O zagueiro artilheiro."

Mensagem por Zero Qua Jun 15, 2011 3:55 pm

eltonpereira22 escreveu:...eu tinha um vicio de sair slapando nas musicas...
Pois é, eu tenho disso as vezes.

Super bom o texto. Fazer gol todo mundo quer, mas dificil mesmo é driblar todo mundo até fazer o gol.

E há mais uma comparação a ser feita! A dificuldade de se achar alguem queira ser zagueiro no futebol é a mesma de se achar um baixista para banda. Aparentemente a nossa "defesa" é confundida com omissão.

____________________________
/ZeroRoll

#42 Clube do Blues
#93 Clube do Rock/Metal
Zero
Zero
Membro

Mensagens : 37
Localização : Americana

http://paraserrockstar.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

"O zagueiro artilheiro." - Página 2 Empty Re: "O zagueiro artilheiro."

Mensagem por Cizélio Lima Neves Sex Ago 19, 2011 4:19 pm

Concordo perfeitamente com o Primata, e o texto ficou sensacional! O baixista tem que fazer o que tem que ser feito, quando tem que ser feito. Para isso a experiencia e sensibilidade musical contam muito, idependente de idade, por assim dizer. Quem a música e o seu instrumento entenderá essas questões sem nenhum problema ou objeções, porque o que realmente importa é o resultado final. Basketball
Cizélio Lima Neves
Cizélio Lima Neves
Membro

Mensagens : 4
Localização : Almenara, Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

"O zagueiro artilheiro." - Página 2 Empty Re: "O zagueiro artilheiro."

Mensagem por Rodrigo.Bass Dom Ago 21, 2011 6:30 pm

Licas escreveu:Perfeita essa analogia claps

[1]

____________________________
Se ouvir é bom , Tocar é melhor ainda - Club Canhoto - Gospel Club - Club Eagle
Rodrigo.Bass
Rodrigo.Bass
Membro

Mensagens : 408
Localização : Grooveland

Ir para o topo Ir para baixo

"O zagueiro artilheiro." - Página 2 Empty Re: "O zagueiro artilheiro."

Mensagem por Silvio Soares Qua Nov 02, 2011 11:38 am

Grande primata!! perfeita analogia! É difícil assimilar tudo isso de uma vez, acho que esse processo vai rolando com o passar do tempo e aprofundamento dos estudos do baixista. Meu professor, que foi aluno do Primata, sempre me diz isso aí.

____________________________
"A música é o som do coração" "O contrabaixo é a ponte que estabelece a perfeita ligação entre a harmonia e melodia"
#78 - Clube Yamaha
Silvio Soares
Silvio Soares
Membro

Mensagens : 61
Localização : Macaíba/RN

Ir para o topo Ir para baixo

"O zagueiro artilheiro." - Página 2 Empty Re: "O zagueiro artilheiro."

Mensagem por ifernandes Qua Nov 02, 2011 8:28 pm

ClaudioBass escreveu:Excelente texto... tem vezes que converso com músicos mais jovens e digo algo semelhante a isso, e invariavelmente sou mal interpretado.

Como assim Claudio?

Acho que no minimo, a pessoa que quer aprender um instrumento, tem que saber a funçao do mesmo..
ifernandes
ifernandes
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

"O zagueiro artilheiro." - Página 2 Empty Re: "O zagueiro artilheiro."

Mensagem por fiuzabass Sex Nov 04, 2011 8:21 pm

Excelente texto!
Já tinha lido algo parecido na Cover Baixo não me lembro se foi na coluna do Savaglia ou outro bassman.


____________________________
May the groove be with you.
fiuzabass
fiuzabass
Membro

Mensagens : 447
Localização : Made in Bahia

https://www.facebook.com/audiobass

Ir para o topo Ir para baixo

"O zagueiro artilheiro." - Página 2 Empty Re: "O zagueiro artilheiro."

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos