Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Musica para o casamento (meu casamento)

+11
edumalta
thgbass
Vlad
Edu Fettermann
joe.santos88
Cayo Castro
Amagomes
Ricardo Saldanha
Christian
Cantão
Patrick Soares
15 participantes

Ir para baixo

Musica para o casamento (meu casamento) Empty Musica para o casamento (meu casamento)

Mensagem por Patrick Soares Dom Abr 17, 2011 1:10 pm

É isso ai senhores, andei meio sumido porque mudei de AP. lá em Teresópolis e ainda não consegui transferir a internet pra lá.
Mais venho anunciar que esta chegando a hora, no proximo dia 30/04 eu passo a jogar pelo time dos casados.
Então venho aqui para perguntar a opinião dos amigos sobre uma questão que surgiu ontem.
Primeiro é bom lembrar que sou evangélico, e meu casamento será na igreja (a festa será em um salão separado).
Pois bem, minha noiva veio me perguntar se já escolhi a música para meus padrinhos e eu entrarmos na igreja.
Nem tinha pensado nisso, mais de cara ja falei que não quero aquelas tradicionais, tipo Kennedy e etc.
Acordei com uma música na cabeça, a música seria Always With Me Always With You do Joe Satriani .
Outra coisa que pensei foi em tocar JU do Arthur Maia na hora de entrar com as alinças, já que entre meus padrinhos tem um batera e um guitarrista. Mais achei melhor não arrisca, só de pensar na hora já fico com as mãos suadas, imagina no dia mesmo.kkk
O que acham?
Os casados lembram de algo diferente e legal que tenham feito no casorio de vocês?
Abraço a todos.
Patrick Soares
Patrick Soares
Membro

Mensagens : 144
Localização : Paracambi&Teresópolis - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Musica para o casamento (meu casamento) Empty Re: Musica para o casamento (meu casamento)

Mensagem por Cantão Dom Abr 17, 2011 1:29 pm

Na década de 80 fui num casório em que tocou Bonnie Tyler "Total Eclipse of the Heart" , na hora em que a noiva entrou...meu , foi de arrepiar os pelos do braço...mas não sei se serviria como dica...abraço e bom casório Patrick... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21766
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Musica para o casamento (meu casamento) Empty Re: Musica para o casamento (meu casamento)

Mensagem por Christian Dom Abr 17, 2011 2:27 pm

cara, vou me casar ano que vem, eu quero tocar tambem, mas vai ser um correria tão grande que nem sei se vai dar certo, sei que na minha festa vou tocar um tema de jazz ja ta certo isso, agora na cerimonia acho que não, devo estar tão nervoso que acho que meus dedos travarão... boa sorte
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3775
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Musica para o casamento (meu casamento) Empty Re: Musica para o casamento (meu casamento)

Mensagem por Ricardo Saldanha Dom Abr 17, 2011 6:04 pm

quem sabe... Over The Rainbow???

eu iria nessa...

____________________________
Ricardo Saldanha - siga @RicardoLesSal - Clube Fender#92 Clube da Gauchada do Fórum#1 Clube dos Baixistas Amantes de UFC#2 Fórum Contrabaixo BR Futebol Clube#1 Clube dos Perdidos#39 Clube dos "A Fila Anda" #16
Ricardo Saldanha
Ricardo Saldanha
Membro

Mensagens : 1929
Localização : Porto Alegre / República Rio-Grandense

http://maiamimojo.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Musica para o casamento (meu casamento) Empty Re: Musica para o casamento (meu casamento)

Mensagem por Patrick Soares Dom Abr 17, 2011 7:15 pm

Mudança de planos.
A noiva reclamou um monte da música, falou que é muito agitada e mais um monte que eu não prestei atenção porque estava vendo o jogo do M.United.
A música vai ser mesmo Ju do Arthur Maia.
Abraço a todos.
Patrick Soares
Patrick Soares
Membro

Mensagens : 144
Localização : Paracambi&Teresópolis - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Musica para o casamento (meu casamento) Empty Re: Musica para o casamento (meu casamento)

Mensagem por Ricardo Saldanha Dom Abr 17, 2011 7:16 pm

Patrick Soares escreveu: ...e mais um monte que eu não prestei atenção porque estava vendo o jogo do M.United....

nem casou, mas já aprendeu rapidinho como a coisa funciona!!!! Ri Muito

____________________________
Ricardo Saldanha - siga @RicardoLesSal - Clube Fender#92 Clube da Gauchada do Fórum#1 Clube dos Baixistas Amantes de UFC#2 Fórum Contrabaixo BR Futebol Clube#1 Clube dos Perdidos#39 Clube dos "A Fila Anda" #16
Ricardo Saldanha
Ricardo Saldanha
Membro

Mensagens : 1929
Localização : Porto Alegre / República Rio-Grandense

http://maiamimojo.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Musica para o casamento (meu casamento) Empty Re: Musica para o casamento (meu casamento)

Mensagem por Amagomes Dom Abr 17, 2011 9:47 pm

Ricardo Saldanha escreveu:
Patrick Soares escreveu: ...e mais um monte que eu não prestei atenção porque estava vendo o jogo do M.United....
nem casou, mas já aprendeu rapidinho como a coisa funciona!!!! Musica para o casamento (meu casamento) 629682
(2)
É por aí...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!
Logo logo ela vai aprender que nós , homens temos uma chave no cérebro que,diante de um jogo de futebol, entra em "off" para tudo o que está à volta... What a Face


Última edição por Amagomes em Dom Abr 17, 2011 9:53 pm, editado 1 vez(es)
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Musica para o casamento (meu casamento) Empty Re: Musica para o casamento (meu casamento)

Mensagem por Ricardo Saldanha Dom Abr 17, 2011 9:50 pm

^jogo de futebol e bundas bonitas hehe

____________________________
Ricardo Saldanha - siga @RicardoLesSal - Clube Fender#92 Clube da Gauchada do Fórum#1 Clube dos Baixistas Amantes de UFC#2 Fórum Contrabaixo BR Futebol Clube#1 Clube dos Perdidos#39 Clube dos "A Fila Anda" #16
Ricardo Saldanha
Ricardo Saldanha
Membro

Mensagens : 1929
Localização : Porto Alegre / República Rio-Grandense

http://maiamimojo.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Musica para o casamento (meu casamento) Empty Re: Musica para o casamento (meu casamento)

Mensagem por Amagomes Dom Abr 17, 2011 9:54 pm

"^"

Bem, no meu caso é só o jogo de futebol mesmo...sou muito bem casado...hehe
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Musica para o casamento (meu casamento) Empty Re: Musica para o casamento (meu casamento)

Mensagem por Ricardo Saldanha Dom Abr 17, 2011 9:55 pm

mesmo sendo casados, nosso pescoço insiste em virar pro lado as vezes hehe

____________________________
Ricardo Saldanha - siga @RicardoLesSal - Clube Fender#92 Clube da Gauchada do Fórum#1 Clube dos Baixistas Amantes de UFC#2 Fórum Contrabaixo BR Futebol Clube#1 Clube dos Perdidos#39 Clube dos "A Fila Anda" #16
Ricardo Saldanha
Ricardo Saldanha
Membro

Mensagens : 1929
Localização : Porto Alegre / República Rio-Grandense

http://maiamimojo.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Musica para o casamento (meu casamento) Empty Re: Musica para o casamento (meu casamento)

Mensagem por Cayo Castro Dom Abr 17, 2011 11:46 pm

Cara, uma boa idéia seria a música QUE VC E ELA QUISEREM...e talz...
Mas tocada só no piano o que acha?!
Nao pretendo casar tão cedo...
mas ja tava pensando num piano tocando heart shaped box do nirvana quando a noiva entrar... hauhauhaua
vai ficar da hora...


E no final....


____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Musica para o casamento (meu casamento) Empty Re: Musica para o casamento (meu casamento)

Mensagem por Convidado Seg Abr 18, 2011 12:13 am

Se ela não gostou de "Always With Me, Always With You " você pode trocar pela música "Rubina". Belíssima composição do Satriani que ele fez pra esposa, tanto que a música leva o nome dela.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Musica para o casamento (meu casamento) Empty Re: Musica para o casamento (meu casamento)

Mensagem por joe.santos88 Seg Abr 18, 2011 10:24 am

Cara, eu vou me casar dia 4 de junho...vou casar na igreja.
vai rolar só música evangelica mesmo, o grupo que vai tocar é fera!!!

tem muita coisa boa por aí, dá uma pesquisada nas músicas do João Alexandre..ele sempre compõe musicas pra esposa dele.

____________________________
''Deus é maior que a vontade dos homens e todas as forças do mundo"
joe.santos88
joe.santos88
Membro

Mensagens : 175
Localização : Brasília - DF

Ir para o topo Ir para baixo

Musica para o casamento (meu casamento) Empty Re: Musica para o casamento (meu casamento)

Mensagem por Edu Fettermann Seg Abr 18, 2011 10:37 am

Parabéns pelo casamento, parceiro!

No meu casamento a banda só tocou músicas internacionais. Abaixo segue o "script":

- Entrada do noivo: Right Here (Jeremy Camp)
- Entrada dos padrinhos: Your Love is a Song (Switchfoot)
- Entrada da noiva: Always With Me, Always With You (Joe Satriani)
- Entrada das alianças: Love is Not a Fight (Warren Barfield)

Bom, essa foi a estrutura do meu casamento. Boa sorte aí e felicidade!
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Musica para o casamento (meu casamento) Empty Re: Musica para o casamento (meu casamento)

Mensagem por Vlad Seg Abr 18, 2011 10:51 am

Patrick Soares escreveu: ...ja falei que não quero aquelas tradicionais, tipo Kennedy


____________________________
Da quod iube, et iube quod vis...
Vlad
Vlad
Membro

Mensagens : 2138
Localização : Sampa

http://instagram.com/vladcarvalho

Ir para o topo Ir para baixo

Musica para o casamento (meu casamento) Empty Re: Musica para o casamento (meu casamento)

Mensagem por thgbass Seg Abr 18, 2011 11:11 am

Geralmente quando é casamento de músico a escolha das músicas é diferente.
Eu tenho uma experiência legal em tocar em casamentos.
Já vi músico querer 'incompatibilidade de gênios' no casamento. . Tiro
já toquei tema da disney infantil. . temas mais distintos.
Porém os melhores que já vi, foram músicas que foram escolhidas, que significaram 'algo na vida do casal'. Algum tema que marcou algum momento bacana. .etc.

____________________________
Just Be Yourself!
thgbass
thgbass
Membro

Mensagens : 3639
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Musica para o casamento (meu casamento) Empty Re: Musica para o casamento (meu casamento)

Mensagem por edumalta Seg Abr 18, 2011 11:16 am

Bom no meu casamento foi assim:
1) Padrinhos, noivo e noiva: Over the rainbow versão do Iz (exigência da noiva)
sim entramos todos juntos!!! Smile
2) Alianças, levada pela minha linda enteada: True Colors - Cyndi Lauper (exigência da noiva e da enteada)
3) Saída de todo mundo - Kiss From A Rose do Seal

4) Obs: durante todo o casamento que incluía o civil e um mestre de cerimônias, EU escolhi tocar de fundo o tempo todo (usei dois loops ) a peça Col Nidrei de Bruch é claro que como solista o maravilhoso contrabaixista Streicher.

Pra quem não conhece achei um vídeo no You Tube, está muito parecida com a versão do Streicher





Não fizemos um casamento religioso, o que nos permitiu esse loop do Bruch.

Agora na festa de um ano que iremos fazer esse ano, provavelmente eu toque Pavane do Ravel. Vamos ver se consigo até lá! Smile


____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Musica para o casamento (meu casamento) Empty Re: Musica para o casamento (meu casamento)

Mensagem por PauloBassPVH Seg Abr 18, 2011 2:43 pm

Com certeza eu colocaria Over The Rainbow, além de ser linda a música tem uma letra incrivel.
Mas. acho que realmente você deve consultar a noiva, pois, elas geralmente querem comandar todo esse processo.
Esses dia toquei num casamento que a noiva escolheu todas as musicas, mas fez questão de que tocassemos algumas trilhas de "um amor para recordar".

____________________________
Paulo Bass Pvh_Trio do Norte.
PauloBassPVH
PauloBassPVH
Membro

Mensagens : 537
Localização : Porto Velho - RO

Ir para o topo Ir para baixo

Musica para o casamento (meu casamento) Empty Re: Musica para o casamento (meu casamento)

Mensagem por wellrod Seg Abr 18, 2011 3:52 pm

Bem... no meu casamento foram músicas da igreja mesmo... somos católicos e o casamento, acreditamos nós, eu e minha esposa, que é uma aliança sacramentada entre Deus, Esposa e Marido... então as músicas devem ser especiais e voltadas para esse momento... não abrimos mão disso...

E aproveitando que você é evangélico, deve existir com TODA certeza desse mundo milhões de músicas evangélicas que dizem muito mais a respeito dessa união do que as músicas que o mundo traz... O repertório evangélico é muito vasto e de muita qualidade... não deixa a desejar em nada!!!

As músicas do mundo que vocês ouviram, com certeza podem trazer lembranças do início do namoro de vocês, mas dentro do templo de Deus é um momento de celebrar essa NOVA união com o Divino (acreditamos nós...) então o que é do mundo pode ficar perfeitamente para o depois, como por exemplo nas músicas que serão tocadas posteriormente no salão e em que os recem-casados poderão até dançar e relembrar essas músicas...

A Deus o que é de Deus e ao mundo o que é do mundo... tudo em seu devido lugar... penso eu...

____________________________
Wellington Rodrigues - http://www.myspace.com/wellmusicrio
Clube dos perdidos #029 - Clube Fender #094 - Clube do Baixolão #060 - Clube Hartke #052 - Clube dos Não somente baixistas #003 - Clube Roland Boss #031 - Clube Baixistas do Rio de Janeiro #005 - Clube dos sem pedais/pedaleiras #021
wellrod
wellrod
Membro

Mensagens : 2107
Localização : Rio de Janeiro

http://www.myspace.com/wellmusicrio

Ir para o topo Ir para baixo

Musica para o casamento (meu casamento) Empty Re: Musica para o casamento (meu casamento)

Mensagem por Edu Fettermann Seg Abr 18, 2011 4:05 pm

wellrod escreveu:Bem... no meu casamento foram músicas da igreja mesmo... somos católicos e o casamento, acreditamos nós, eu e minha esposa, que é uma aliança sacramentada entre Deus, Esposa e Marido... então as músicas devem ser especiais e voltadas para esse momento... não abrimos mão disso...

E aproveitando que você é evangélico, deve existir com TODA certeza desse mundo milhões de músicas evangélicas que dizem muito mais a respeito dessa união do que as músicas que o mundo traz... O repertório evangélico é muito vasto e de muita qualidade... não deixa a desejar em nada!!!

As músicas do mundo que vocês ouviram, com certeza podem trazer lembranças do início do namoro de vocês, mas dentro do templo de Deus é um momento de celebrar essa NOVA união com o Divino (acreditamos nós...) então o que é do mundo pode ficar perfeitamente para o depois, como por exemplo nas músicas que serão tocadas posteriormente no salão e em que os recem-casados poderão até dançar e relembrar essas músicas...

A Deus o que é de Deus e ao mundo o que é do mundo... tudo em seu devido lugar... penso eu...

Isso aí, Well. Eu também sou evangélico e a única música secular que rolou no meu casamento foi a do Satriani. O resto era tudo música cristã internacional falando de amor e tal, e olha, não é porque foi meu casamento não, mas ficou TOP.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Musica para o casamento (meu casamento) Empty Re: Musica para o casamento (meu casamento)

Mensagem por joe.santos88 Seg Abr 18, 2011 4:26 pm

^

Concordo com o que o Well disse aí em cima.
é como eu te disse cara, tem João Alexandre, Aline barros, Sergio saas, ton carfi, e váaaaarios outros cantores e grupos....
o repertório é imenso...
eu tinha tantas opções que demorei meses pra escolher as músicas que serao tocadas no meu....

____________________________
''Deus é maior que a vontade dos homens e todas as forças do mundo"
joe.santos88
joe.santos88
Membro

Mensagens : 175
Localização : Brasília - DF

Ir para o topo Ir para baixo

Musica para o casamento (meu casamento) Empty Re: Musica para o casamento (meu casamento)

Mensagem por Guilé Seg Abr 18, 2011 4:31 pm

Patrick Soares escreveu:
A música vai ser mesmo Ju do Arthur Maia.
Abraço a todos.

cheers

Excelente escolha !!! No meu casório entrei com "Boa Nova" dele tb...

essa aqui:


____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Musica para o casamento (meu casamento) Empty Re: Musica para o casamento (meu casamento)

Mensagem por Maurício_Expressão Seg Abr 18, 2011 5:03 pm

Quando fiz 25 anos de casado, tocava em igreja católica e por coincidência, no mesmo dia de minha cerimônia eu fui escalado para tocar na missa dominical onde seria celebrado minhas bodas.

Já tinha combinado com o pessoal da Liturgia de trocar a banda nesse dia, mas dai alguém falou: por que você não toca a missa inteira e na hora da Homilia vai e pega a esposa que estará entrando pelo corredor?

Você vai até o altar e fica tocando esperando, basta um cabo comprido. Dai na hora que ela chegar no altar, você deixa o baixo na estante que estará ao lado e a banda continua tocando.

Nas demais músicas na parte da renovação das bodas põe música gravada e após as bodas, quando ela sair, volta a tocar.

Achei que seria complicado, mas depois de insistirem, acabei embarcando.
Foi até legal...

Mas é lógico que uma bodas de 25 anos é bem mais simples que um casamento. Além disso, a cerimônia de casamento é bem mais complexa.
Acho difícil conciliar tocar na cerimônia.

Ah! Hoje a gente escolhe músicas do Louvemos (que é o nosso Hinário). Algumas paróquias não gostam de outras músicas nas cerimônias.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Musica para o casamento (meu casamento) Empty Re: Musica para o casamento (meu casamento)

Mensagem por wellrod Seg Abr 18, 2011 8:16 pm

Que legal Maurício... eu toco aqui nas missas da minha comunidade também... aqui ainda tem aquela bendita folhinha da missa... uma folhinha que a diocese criou e empurra pra gente tocar... mas as vezes eu consigo dar uma escapadinha e tocar algumas músicas mais legais...
Então já somos eu, vc e o Gomba da turma dos sofredores... hehehe

____________________________
Wellington Rodrigues - http://www.myspace.com/wellmusicrio
Clube dos perdidos #029 - Clube Fender #094 - Clube do Baixolão #060 - Clube Hartke #052 - Clube dos Não somente baixistas #003 - Clube Roland Boss #031 - Clube Baixistas do Rio de Janeiro #005 - Clube dos sem pedais/pedaleiras #021
wellrod
wellrod
Membro

Mensagens : 2107
Localização : Rio de Janeiro

http://www.myspace.com/wellmusicrio

Ir para o topo Ir para baixo

Musica para o casamento (meu casamento) Empty Re: Musica para o casamento (meu casamento)

Mensagem por Ricardo Saldanha Seg Abr 18, 2011 8:25 pm

Desvirtuando mode ON

Maurício_Expressão escreveu:Quando fiz 25 anos de casado, tocava em igreja católica...

isso foi duas ou três semanas antes de Cristo ser crucificado poke

Desvirtuando mode OFF

quando minha mulher me convencer a casar (já moramos juntos há 8 anos quase), gostaria que tocasse "11 y 6" do Fito Paez! uma bela música e de um dos meus artistas favoritos up

____________________________
Ricardo Saldanha - siga @RicardoLesSal - Clube Fender#92 Clube da Gauchada do Fórum#1 Clube dos Baixistas Amantes de UFC#2 Fórum Contrabaixo BR Futebol Clube#1 Clube dos Perdidos#39 Clube dos "A Fila Anda" #16
Ricardo Saldanha
Ricardo Saldanha
Membro

Mensagens : 1929
Localização : Porto Alegre / República Rio-Grandense

http://maiamimojo.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Musica para o casamento (meu casamento) Empty Re: Musica para o casamento (meu casamento)

Mensagem por Patrick Soares Qui Abr 21, 2011 9:12 pm

E ai senhores;
Primeiro agradeço pelas respostas.
A situação é a seguinte, a Musica pra entrada do noivo (Eu) e dos padrinhos será mesmo Ju. Não que eu não goste de nenhuma música evangelica que fala de amor. Mais porque nós realmente queriamos fazer algo pra quebrar o gelo, e achamos que a música irá contribuir para isso.
Só o que sei é isso, só escolhi essa música.
Na verdade as únicas coisas que escolhi no casamento foram essa música e a TV. De resto eu só pago.kkkkk
As outras músicas (dá igreja) ela escolheu tudo.
E no salão de festas só vai rolar música gospel (templo soul, raiz coral, groove soul e algumas coisas internacionais do genero).
É isso ai galera, valeu pela força.
Abraço a todos
Patrick Soares
Patrick Soares
Membro

Mensagens : 144
Localização : Paracambi&Teresópolis - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Musica para o casamento (meu casamento) Empty Re: Musica para o casamento (meu casamento)

Mensagem por Maurício_Expressão Qui Abr 21, 2011 9:17 pm

Como você conseguiu escolher uma música?
Acho que foi por que você não casou ainda...
Depois do casamento você só pagará a conta...
Hehehehe.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Musica para o casamento (meu casamento) Empty Re: Musica para o casamento (meu casamento)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos