Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como deveria ser o ensaio de uma banda?

+26
Fernando Zadá
Glauco
Vlad
andrepbbass
Daniel
HCSC
edumalta
nukebass
Licas
wellrod
Henrique Alencar
Cayo Castro
Maurício_Expressão
basslave
Yngway
allexcosta
GUBASS
Mayo Pamplona
Binão
Tonante
DenisLM
malka_aff
Cantão
Mateus Bass
Fabio Motta
Romano
30 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por Romano Seg Abr 18, 2011 5:14 pm

Um assunto,q vem martelando minha cabeça!
Estou ensaiando com uma banda de musica pop(cover),ensaiamos as músicas,e 10 dias após os caras não se lembram de nada!
Fico p*****. Eles dizem .. é assim mesmo.. E NÃO CONCORDO!
Música pop ,gente!Cover!Tem um A e B no máximo C..Harmona simples...Pq esquecem.. ?rsrs
Eles dizem.. Ensaio é p isso..p errar mesmo..
Errar tudo bem ,por distração.. MAs vejo q erram pq n sabem o q fazer,não ouviram a musica....
A banda perece q não anda...
Para isso acontecer teremos q ensaiar 4 vezes n semana...putz!!Não aguento,no máximo 2!


Eu acho ensaio chato!
Mas penso q é preciso aprender bem a música no inicio,tocar repetida vezes em casa.. e no ensaio apenas acertar os detalhes.
Para as primeiras vezs eu escrevo a música,com harmona e onde entra o q(refrao,intro e etc..)
E qualquer mudança no ensaio ,anoto tudo..

Eu q sou chato,como eles dizem?
Ou devo mudar de banda?rsrs

O vcs pensam sobre ensaio?Como fazer lo da melhor forma?

Abç
Romano
Romano
Membro

Mensagens : 634
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por Fabio Motta Seg Abr 18, 2011 5:29 pm

O segredo é convencê-los a escutar exaustivamente as músicas do repertório, dica: grave um cd para cada um, pois acontece de cada um baixar uma versão da música e sempre dá m****, Não pule de música no ensaio, só passe para a próxima quando ter certeza de que todos estão 100% seguros, passe a cobrar seriedade e profissionalismo sempre sendo o principal exemplo, e em casos mais extremos, marque um ensaio de cordas antes do ensaio principal...

____________________________
You only live once!
Fabio Motta
Fabio Motta
Membro

Mensagens : 2003
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por Mateus Bass Seg Abr 18, 2011 5:30 pm

Cara, creio que ensaio, é só pra "passar" as músicas que a banda tá com dúvida.
Música se pega em casa, nas horas de folga...
E outra, acredito que a música não passa direto pra "cabeça" do dedo, tem que primeiro colocar na cabeça mesmo, aí depois você vai pegar o instrumento...
Abraço!
Mateus Bass
Mateus Bass
Membro

Mensagens : 463
Localização : IGUATU - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por Cantão Seg Abr 18, 2011 5:35 pm

Brother , ao meu ver os integrantes da sua banda nao estão levando a coisa a serio...já passei por situação semelhante , siga as dicas do Fábio...mas se por acaso a galera continuar...por serem geralmente , amigos nossos , fica mais difícil tomar essa decisão ... Ou seja troque os integrantes da banda ...ficar tocando com gente que nao leva a serio , e atraso de vida...no meu caso , chamei o batera que tocava conosco , e era o único que queria levar a coisa a serio , e formamos outra banda ... a galera que entrou nova , deu um sangue novo a banda , sem contar que vieram a se tornar uns dos melhores amigos meu e do batera... Abraço.

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21766
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por malka_aff Seg Abr 18, 2011 5:41 pm

faço minhas as palavras do cantão

e depois de algumas experiencias ruins em bandas

antes de ver técnica do músico, penso primeiro nos que levam a sério a coisa, e que são fáceis de conviver, não quero neguinho estrelinha na banda, mas também não quero gente desleichada

essa história d ebanda é dificil, mas vale muito a pena up

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por DenisLM Seg Abr 18, 2011 5:45 pm

eu pulo fora sem dó.

não vivo de música, infelizmente dedico muito menos tempo que eu gostaria, mas procuro estar sempre acertado nos ensaios, com as músicas na ponta dos dedos, na pior das hipóteses com umas colinhas de umas partes mais nebulosas e tal. Razz
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por Tonante Seg Abr 18, 2011 5:52 pm

Vai fazer um free lance e chega no ensaio (isso quando tem ensaio!) sem tirar TODAS as músicas pra você ver o que acontece...

Por isso que independente do trabalho, sempre tiro tudo em casa antes..

____________________________
Assino em Baixo!
Tonante
Tonante
Membro

Mensagens : 3481
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por malka_aff Seg Abr 18, 2011 5:55 pm

pois é, desde que eu era molequezinho com um tonante na mão (o baixo, não o nosso amigo ali de cima) sempre tirei as músicas em casa, chegava no ensaio e encaixava a música com a banda.

Nunca tirei música durante ensaio. é jogar dinheiro fora, estudio é caro e tem que aproveitar o tempo no estudio.

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por Tonante Seg Abr 18, 2011 5:57 pm

malka_aff escreveu:pois é, desde que eu era molequezinho com um tonante na mão (o baixo, não o nosso amigo ali de cima) sempre tirei as músicas em casa, chegava no ensaio e encaixava a música com a banda.

Nunca tirei música durante ensaio. é jogar dinheiro fora, estudio é caro e tem que aproveitar o tempo no estudio.

Ainda mais quando é o empresártio/investidor do cantor/banda, etc.. que paga o estudio.

____________________________
Assino em Baixo!
Tonante
Tonante
Membro

Mensagens : 3481
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por malka_aff Seg Abr 18, 2011 5:59 pm

no meu caso, nunca cheguei nesse nivel, sempre saiu do bolso dos membros da banda Laughing

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por Binão Seg Abr 18, 2011 6:16 pm

Ensaio não é aprender nada.

É pra chegar com a musica tirada.
Nos ensaios a gente junta as partes, dinâmica, acerta as partezinhas que ficaram feias ou podem ser melhoradas e Bóra...

Fora disto, é esquema de garagem. Sem demérito....

Mesmo não vivendo de musica eu só embarco em projetos que funcionem desta forma.

____________________________
BGM
Binão
Binão
Membro

Mensagens : 3302
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por Tonante Seg Abr 18, 2011 6:22 pm

Quem toca na igreja volta e meia cai nessas ciladas...

Esses esquemas de escaldas e rodízio de músicos, oportunidade pra quem tá começando (acho que deve dar sempre) tem hora que joga a gente no buraco.

Uma vez fui tocar com um "baterista" que depois 4 ensaios ela inda não tinha aprendido a tocar "Deus de Promessas". Cheguei pro líder e dei a real pedi pra sair... ele entendeu e colocou outro baixista que também tava começando e tudo terminou bem... quer dizer... nem tanto pra quem ouviu a música depois!!! hehehe

____________________________
Assino em Baixo!
Tonante
Tonante
Membro

Mensagens : 3481
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por Mayo Pamplona Seg Abr 18, 2011 7:02 pm

Pareafraseando diversos jogadores de futebol, ensaio é pra sair tudo 120% pra na hora do show sair ainda melhor. Todos têm que estar com suas partes individuais limpas porque o ensaio é pra se resolver as questões coletivas. Senão perde-se tempo.

Eu adoro ensaiar. Um ensaio pode ser ótimo se todos estão concentrados.

____________________________
www.myspace.com/grupoaguaviva
Mayo Pamplona
Mayo Pamplona
Membro

Mensagens : 812
Localização : Rio de Janeiro

http://myspace.com/grupoaguaviva

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por Romano Seg Abr 18, 2011 7:05 pm

Mayo Pamplona escreveu:Pareafraseando diversos jogadores de futebol, ensaio é pra sair tudo 120% pra na hora do show sair ainda melhor. Todos têm que estar com suas partes individuais limpas porque o ensaio é pra se resolver as questões coletivas. Senão perde-se tempo.

Eu adoro ensaiar. Um ensaio pode ser ótimo se todos estão concentrados.

Ah.. Eu gosto de ensaiar ..qnd isso acontece..Todos estão com suas partes prontas...


O problema é q a minha galera parece q não escuta as musicas...
Romano
Romano
Membro

Mensagens : 634
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por GUBASS Seg Abr 18, 2011 7:48 pm

O ensaio é muito importante, acredito que deve ser encarado como um estudo, mas tem gente que não gosta de ensaiar, e com isso também não gosta de estudar e assim nunca se desenvolvem. Toda profissão preço, não tem milagre.
GUBASS
GUBASS
Membro

Mensagens : 119
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por allexcosta Seg Abr 18, 2011 7:57 pm

Distribua um set list pra cada um e toque como se fosse um show, sem parar pra consertar erros.

Faça isso 2 vezes por semana até vocês nem precisarem se olhar pra tocar bem e de forma entrosada.

Um músico que tem memória ruim tem que anotar o que vai tocar. Se ele não consegue tocar na quinta o que ensaiou na segunda, seja com anotação ou sem é melhor ficar estudando em casa do que participar de uma banda...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por Yngway Seg Abr 18, 2011 9:12 pm

Isso aí é coisa de gente preguiçosa...

Prefiro ir atrás de outra banda decente do que ficar perdendo tempo com esses tipos.

Sou 10 vezes mais tocar com músicos inexperientes mas que se dedicam.

____________________________
"...e só os prés com timbre fiel entrarão no reino do groove. - (st.colela 33:3)"
Yngway
Yngway
Membro

Mensagens : 3571
Localização : Curitiba-PR

http://www.urlturismo.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por Romano Seg Abr 18, 2011 9:15 pm

allexcosta escreveu:Distribua um set list pra cada um e toque como se fosse um show, sem parar pra consertar erros.

Faça isso 2 vezes por semana até vocês nem precisarem se olhar pra tocar bem e de forma entrosada.

Um músico que tem memória ruim tem que anotar o que vai tocar. Se ele não consegue tocar na quinta o que ensaiou na segunda, seja com anotação ou sem é melhor ficar estudando em casa do que participar de uma banda...

Geralmente ,um ensaio é assim,sem parar,como se fosse show...
E gravo o ensaio , p todos ouvirem durante a semana e mandar bala.
MAs mesmo assim...
Romano
Romano
Membro

Mensagens : 634
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por Romano Seg Abr 18, 2011 9:17 pm

Yngway escreveu:Isso aí é coisa de gente preguiçosa...

Prefiro ir atrás de outra banda decente do que ficar perdendo tempo com esses tipos.

Sou 10 vezes mais tocar com músicos inexperientes mas que se dedicam.

Eu tambem.
Aí entra aquela parada...
Aquele cara q acha que toca muito,q tudo é fácil,que vai tocar na hora..
Aí toca axé como rock e rock como axé....

Já tem aquele cara,q não toca muito,e sabe disso e estuda as música e toca muito bem...
Romano
Romano
Membro

Mensagens : 634
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por allexcosta Seg Abr 18, 2011 9:26 pm

romanobass escreveu:Geralmente ,um ensaio é assim,sem parar,como se fosse show...
E gravo o ensaio , p todos ouvirem durante a semana e mandar bala.
MAs mesmo assim...

Tá na hora de você arrumar outra galera pra tocar...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por basslave Seg Abr 18, 2011 9:27 pm

Ou então aquele guitarrista fritador retardado que fica azucrinando no ensaio e não deixa ninguem conversar. Dá vontade de soltar a Sizona e dar uns laçassos no cara Furioso Geralmente o cara faz 1452 notas por minuto, mas não tirou a "Sonífera Ilha"

____________________________
Youtube bloqueado? usa https que resolve up

basslave
Membro

Mensagens : 2760

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por Romano Seg Abr 18, 2011 9:38 pm

allexcosta escreveu:
romanobass escreveu:Geralmente ,um ensaio é assim,sem parar,como se fosse show...
E gravo o ensaio , p todos ouvirem durante a semana e mandar bala.
MAs mesmo assim...

Tá na hora de você arrumar outra galera pra tocar...

É isso.. Preciso ser o pior entre os melhores...rsrsr
Romano
Romano
Membro

Mensagens : 634
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por Romano Seg Abr 18, 2011 9:42 pm

basslave escreveu:Ou então aquele guitarrista fritador retardado que fica azucrinando no ensaio e não deixa ninguem conversar. Dá vontade de soltar a Sizona e dar uns laçassos no cara Furioso Geralmente o cara faz 1452 notas por minuto, mas não tirou a "Sonífera Ilha"

hahaha O meu guitarrista toca o solo de "Jump " ,do Van Halen .. E não toca o de "Boa Sorte" Vanessa da Mata...
Romano
Romano
Membro

Mensagens : 634
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por Cantão Seg Abr 18, 2011 9:57 pm

Tem dois tópicos iguais , esse e um outro duplicado...Tio Allex , faz a gentileza de fundir os dois por favor ? Wink

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21766
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por Romano Seg Abr 18, 2011 10:06 pm

fabiormotta escreveu:O segredo é convencê-los a escutar exaustivamente as músicas do repertório, dica: grave um cd para cada um, pois acontece de cada um baixar uma versão da música e sempre dá m****, Não pule de música no ensaio, só passe para a próxima quando ter certeza de que todos estão 100% seguros, passe a cobrar seriedade e profissionalismo sempre sendo o principal exemplo, e em casos mais extremos, marque um ensaio de cordas antes do ensaio principal...

Eu gravo os CDS exatamente assim,p todos tirarem as mesmas versões...
Romano
Romano
Membro

Mensagens : 634
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por Romano Seg Abr 18, 2011 10:07 pm

Binão escreveu:Ensaio não é aprender nada.

É pra chegar com a musica tirada.
Nos ensaios a gente junta as partes, dinâmica, acerta as partezinhas que ficaram feias ou podem ser melhoradas e Bóra...

Fora disto, é esquema de garagem. Sem demérito....

Mesmo não vivendo de musica eu só embarco em projetos que funcionem desta forma.

Claro.. Tem q ter grana e/ou diversão... E p rolar diversão tem q ser bem tocado!
Romano
Romano
Membro

Mensagens : 634
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por Romano Seg Abr 18, 2011 10:10 pm

Cantão escreveu:Brother , ao meu ver os integrantes da sua banda nao estão levando a coisa a serio...já passei por situação semelhante , siga as dicas do Fábio...mas se por acaso a galera continuar...por serem geralmente , amigos nossos , fica mais difícil tomar essa decisão ... Ou seja troque os integrantes da banda ...ficar tocando com gente que nao leva a serio , e atraso de vida...no meu caso , chamei o batera que tocava conosco , e era o único que queria levar a coisa a serio , e formamos outra banda ... a galera que entrou nova , deu um sangue novo a banda , sem contar que vieram a se tornar uns dos melhores amigos meu e do batera... Abraço.

Eu escolhi ,os q tocam bem p fazer o trabalho e q são amigos!
Talvez seria mais fácil mandar os caras embora se fosses apenas conhecidos!
Mas eu vou meter o pé,pois tá rolando show ,grana...
Vai rodar quem não quiser..E eu vou ser mais uma vez , o chato da parada!
Romano
Romano
Membro

Mensagens : 634
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por Maurício_Expressão Seg Abr 18, 2011 10:10 pm

Romano: uma das coisas mais difíceis de acontecer é a gente encontrar uma banda em que tudo role legal. É um verdadeiro casamento.

Ensaio tem que acontecer em casa, antes de todos se juntarem.

Tem que tirar os acordes, tirar as linhas de baixo, os solos de guitarra e tudo. E tem que ralar tocando junto com a música em casa. Antes de se juntar.

Escutando a versão já previamente definida e circulada por e-mail antes, com todos componentes da banda. Pois existem várias versões de uma mesma música e banda (já tivemos problemas de um tirar os acordes e solo da versão acústica, que é diferente da versão original de estúdio, por exemplo).

Depois no ensaio com todos juntos, é só tocar junto com a galera o que já está estudado, decorado ou escrito.

Isso para mim é um grande prazer. É muito mais difícil para mim tocar jundo com o computador. Ao vivo o tempo é mais facilmente perceptível. Se escuta mais. Enfim, é muito mais legal.

Normalmente a gente até se surpreende, pois de prima, já sai a música legal. Isso é um forte fator de motivação.

Mas se nem todos tem essa responsabilidade, das 2 uma: ou você entra na vibe da banda, não se estressa e vai levando ou procura uma banda mais séria.

Mas já me aconteceu de ter um guitarrista que ralava muito, mas não conseguia acompanhar o rítimo da banda.

Ele tinha tirado e decorado umas 20 músicas e tocava legal, mas não conseguia tirar mais e se embananava todo. Acabava ficando nervoso e a beira do desespero pois não conseguia seguir o pessoal. Nesse caso tem que trocar o cara. Infelizmente...

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por Cayo Castro Seg Abr 18, 2011 10:17 pm

Na minha banda cover (banda pra tocar em bar e talz) fazemos o seguinte:

São 4 integrantes... cada um escolhe duas músicas que vc quer tocar e acha que vai ficar boa pro repertório da banda....
É DEVER dos integrantes pegarem MUITO BEM as suas duas músicas... e pegar BEM as outras...

No ensaio: vetamos duas das oito músicas... que são as que ficarem pior ou as que não se encaixam na proposta de banda de bar...

Essa foi um alternativa que encontrei pra dar um UP nessa banda que tava do mesmo jeito da sua...
E por enquanto ta funcionando...
Daí todo mundo se esforça pra sua música "ser aceita"... pega direitinho e talz...
Mas o principal mesmo é a galera estar empenhada...
Senão não rola de jeito nenhum...


P.S: O que rola muito é a galera não estar introsada no mesmo estilo musical...
As vezes a gente tem que cortar as asinhas de algum integrante que quer, por exemplo, fazer uma "versão POP" do Ozzy... aí não dar né...
Eu tbm canso de tocar as musicas do cazuza/oasis/beatles/legião mas fazer o que, né...
Tem que seguir a proposta...

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por Henrique Alencar Ter Abr 19, 2011 12:34 am

Procure outra banda, de preferência que esteja em um nível musical acima do seu.

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por wellrod Ter Abr 19, 2011 7:42 am

Penso o seguinte... antes deve existir o ensaio individual... em casa... cada um tira sua parte, anota as partes mais complicadas, as passagens, solos, paradas, etc...

e no ensaio da banda é só para se discutir detalhes e criar o entrosamento entre a galera... criar a sincronia... mas cada um já tem que saber da sua parte...

coisa que me irrita é quando o carinha vai pro ensaio e somente lá é que ele quer aprender a parte dele... tira um tempo enorme do ensaio, atrasa o repertório e ficamos sempre com aquela sensação de que não foi proveitoso...

Ensaios fundamentalmente devem ter compromisso e respeito pelos demais participantes... ainda mais se tratando de banda cover, onde a perfeição e os mínimos detalhes na música devem contar...

Tô com o Maurício e não abro!!!

____________________________
Wellington Rodrigues - http://www.myspace.com/wellmusicrio
Clube dos perdidos #029 - Clube Fender #094 - Clube do Baixolão #060 - Clube Hartke #052 - Clube dos Não somente baixistas #003 - Clube Roland Boss #031 - Clube Baixistas do Rio de Janeiro #005 - Clube dos sem pedais/pedaleiras #021
wellrod
wellrod
Membro

Mensagens : 2107
Localização : Rio de Janeiro

http://www.myspace.com/wellmusicrio

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por wellrod Ter Abr 19, 2011 7:46 am

romanobass escreveu:
Eu escolhi ,os q tocam bem p fazer o trabalho e q são amigos!
Talvez seria mais fácil mandar os caras embora se fosses apenas conhecidos!
Mas eu vou meter o pé,pois tá rolando show ,grana...
Vai rodar quem não quiser..E eu vou ser mais uma vez , o chato da parada!

Não é querendo puxar a sardinha pro nosso lado não mas geralmente os baixistas são os que levam muito a sério essas questões... então, se for pro bem da banda e também pro SEU bem, seja com toda certeza o "chato da parada"... Não compensa perder tempo com quem não tá nem aí pra hora do brasil...

____________________________
Wellington Rodrigues - http://www.myspace.com/wellmusicrio
Clube dos perdidos #029 - Clube Fender #094 - Clube do Baixolão #060 - Clube Hartke #052 - Clube dos Não somente baixistas #003 - Clube Roland Boss #031 - Clube Baixistas do Rio de Janeiro #005 - Clube dos sem pedais/pedaleiras #021
wellrod
wellrod
Membro

Mensagens : 2107
Localização : Rio de Janeiro

http://www.myspace.com/wellmusicrio

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por Licas Ter Abr 19, 2011 8:08 am

Ensaio é pra acertar detalhes, tirar as músicas se faz em casa... Se o problema é com a banda toda, acho que o melhor que vc tem a fazer é abandonar esse barco. Se for um ou dois membros, troque os caras e explique a situação pra eles.
Licas
Licas
Membro

Mensagens : 1689
Localização : Floripa

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por nukebass Ter Abr 19, 2011 8:24 am

Não vou comentar a respeito do fato das pessoas não tirarem as músicas porque isso é realmente trivial e já foi amplamente comentado aí em cima...

Gostaria de comentar sobre a FORMA como o pessoal ensaia... Eu nunca entendi esses ensaios semanais... 1x por semana só! Durante 6 meses... isso, ao meu ver, não funfa... A não ser que a banda esteja "afinada" já, e queira manter a afinação.

Pra esquemas do tipo em que a banda toca de vez em quando, o certo (na minha visão) seria todos combinarem um bom tempo para tirar TODO os repertório EM CASA (tipo 1 mês) e definir uma data limite para começar os ensaios, tipo, uma semana antes do show. Daí fazer ensaios DIÁRIOS durante essa semana. Será que 5 ensaios não definem um repertório de 2h? Se todos forem comprometidos (não digo nem profissionais!) e fizerem o dever de casa, 5 ensaios dá sobrando pra organizar o repertório.

Acho fundamental ensaios consecutivos antes de um show... Isso inclusive "mata" a desculpa que o cara esqueceu a música e o que foi ensaiado no ensaio passado.

____________________________
↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A START
nukebass
nukebass
Membro

Mensagens : 1377
Localização : Fortaleza

https://www.instagram.com/bob_baixista

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por edumalta Ter Abr 19, 2011 9:21 am

Minha experiência é:
Na banda de reggae, já faz 2 anos que nunca ensaiamos juntos, apenas uma ou duas vezes antes do show, eu diria que para um show de 2H ensaiamos 4 H.
São 11 músicos, todos tiram as músicas em casa, quem tem memória curta, que é comum em alguns músicos de reggae, anota! Smile
OBS: eu não preciso anotar! Smile
É bem parecido com o esquema que o Nuke escreveu acima.

Nos projetos de Jazz geralmente usamos partituras para o tema. No caso de Standarts. Geralmente ensaiamos somente os temas e deixamos anotados quem fará improviso e quando. Muito de vez em quando, estudamos algum improviso juntos.

Um novo projeto que estou, de New Jazz, o negócio muda. São apenas composições próprias. Como estamos compondo, geralmente nos concentramos em uma música por ensaio. Mas todos já trazem o dever de casa feito, ou seja, todas as opiniões, harmonia, ritmo, melodia... só lapidamos.

Em uma Big Band que toco na minha cidade, é só partitura, cada um faz a sua parte. Se não se esforçar o maestro corta e pronto. São 26 músicos.

Mas o que está relatando, infelizmente é algo comum. Já passei muito por isso.
No início da banda de reggae era assim. Depois de diversas reuniões a coisa mudou. O jeito é escrever, organizar o ensaio no início, decidir o que vão tocar, combinar as coisas antes e na dúvida, mais uma vez, anotar.

____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por HCSC Ter Abr 19, 2011 9:35 am

Romanobass, devemos ter sido separados na maternidade pois eu sou igualzinho a você.
Mando a letra com cifras e com várias anotações nela; tipo onde entra riff_solo_aceleração_oitavada de voz_quantas vezes se toca a intro pra começar a cantar, uma gravação violão e voz batendo certinho com a letra cifrada. Todo ensaio eu gravo o vídeo e mando pra todos com as observações do que saiu errado. Meio assim: "fulano" aos 1:32segundos você entrou errado, deveria ser aos 1:50 com está na gravação violão e voz e letra.

Me pergunta se quando a gente volta pro ensaio os caras acertam????

A sensação que eu tenho é que nitidamente eles não houvem e acima de tudo não estudam a música. Errar alguma coisa na execução pois o dedo não foi como queria ou deu um branco, normal. MAs errar por excesso de distração ou não saber o que tem que fazer, eu quase pulo no pescoso de um. É por isso que eu não posso andar armado!!hehehe.

É um sofrimento sem fim meu Deus!!!!
HCSC
HCSC
Membro

Mensagens : 192
Localização : Vitoria

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por malka_aff Ter Abr 19, 2011 9:44 am

nukebass escreveu:Não vou comentar a respeito do fato das pessoas não tirarem as músicas porque isso é realmente trivial e já foi amplamente comentado aí em cima...

Gostaria de comentar sobre a FORMA como o pessoal ensaia... Eu nunca entendi esses ensaios semanais... 1x por semana só! Durante 6 meses... isso, ao meu ver, não funfa... A não ser que a banda esteja "afinada" já, e queira manter a afinação.

Pra esquemas do tipo em que a banda toca de vez em quando, o certo (na minha visão) seria todos combinarem um bom tempo para tirar TODO os repertório EM CASA (tipo 1 mês) e definir uma data limite para começar os ensaios, tipo, uma semana antes do show. Daí fazer ensaios DIÁRIOS durante essa semana. Será que 5 ensaios não definem um repertório de 2h? Se todos forem comprometidos (não digo nem profissionais!) e fizerem o dever de casa, 5 ensaios dá sobrando pra organizar o repertório.

Acho fundamental ensaios consecutivos antes de um show... Isso inclusive "mata" a desculpa que o cara esqueceu a música e o que foi ensaiado no ensaio passado.

nem todo mundo tem disponibilidade pra ensaiar 5 dias seguidos, na minha banda foi um parto arranjar UM horario comum na semana, e são só 4 pessoas na banda :/
pessoal trabalha, tem faculdade, tem namorada, tem familia. A banda não é a última coisa, mas fica complicado arranja horarios pra ela.

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por Daniel Ter Abr 19, 2011 9:47 am

Isso é que é acompanhamento:

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Band+In+Box

____________________________
Como deveria ser o ensaio de uma banda? Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por nukebass Ter Abr 19, 2011 9:52 am

malka_aff escreveu:nem todo mundo tem disponibilidade pra ensaiar 5 dias seguidos, na minha banda foi um parto arranjar UM horario comum na semana, e são só 4 pessoas na banda :/
pessoal trabalha, tem faculdade, tem namorada, tem familia. A banda não é a última coisa, mas fica complicado arranja horarios pra ela.
É por isso que sempre digo que gosto de tocar em grupos pequenos... Menos barulho, mais liberdade, mais cachê, mais fácil de casar horários... É por isso também que é bom trabalhar com gente mais comprometida com o que vai fazer... se quer tocar, não tem jeito, tem que ensaiar... Esse negócio de trabalho, família, namorada, etc, não atrapalha tanto, afinal, é uma semana apenas, dependendo pode até ser menos... 3 ou 4 ensaios, dependendo do tamanho e da dificuldade do repertório... e afinal, o que são 2 horinhas de ensaio? O cara que se dispõe a tocar não tem 2 horinhas por dia pra tocar de vez e quando? E isso estou falando de gente que NÃO é pro... ser for pro é obrigação passar boa parte do dia tocando, estudando ou ensaiando.

____________________________
↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A START
nukebass
nukebass
Membro

Mensagens : 1377
Localização : Fortaleza

https://www.instagram.com/bob_baixista

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por andrepbbass Ter Abr 19, 2011 9:58 am

Vejo que esses sofrimentos em ensaios de bandas é muito mais amplo do que imaginava, pensava que poucos eram assim. Mas vejo que pelo depoimento de cada um dos membros passam ou passaram pelos mesmos problemas que eu.
Eu toco em igreja, aliás tocava pois essa semana mesmo sai da banda e prefiro ficar tocando em casa a torcar com pessoas sem compromisso. Até mesmo em outra banda independente de igreja que tenho com amigos, existe um tal guitarrista que toda vez esqueçe os solos, estou extremamente casado disso. aff

É como falaram já aqui:
Allexcosta : Tá na hora de você arrumar outra galera pra tocar...
ou para os outros integrantes... Se ele não consegue tocar na quinta o que ensaiou na segunda, seja com anotação ou sem é melhor ficar estudando em casa do que participar de uma banda...

____________________________
Deus é bom!!
andrepbbass
andrepbbass
Membro

Mensagens : 491
Localização : Sapé - Paraiba

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por malka_aff Ter Abr 19, 2011 10:04 am

nukebass escreveu:
malka_aff escreveu:nem todo mundo tem disponibilidade pra ensaiar 5 dias seguidos, na minha banda foi um parto arranjar UM horario comum na semana, e são só 4 pessoas na banda :/
pessoal trabalha, tem faculdade, tem namorada, tem familia. A banda não é a última coisa, mas fica complicado arranja horarios pra ela.
É por isso que sempre digo que gosto de tocar em grupos pequenos... Menos barulho, mais liberdade, mais cachê, mais fácil de casar horários... É por isso também que é bom trabalhar com gente mais comprometida com o que vai fazer... se quer tocar, não tem jeito, tem que ensaiar... Esse negócio de trabalho, família, namorada, etc, não atrapalha tanto, afinal, é uma semana apenas, dependendo pode até ser menos... 3 ou 4 ensaios, dependendo do tamanho e da dificuldade do repertório... e afinal, o que são 2 horinhas de ensaio? O cara que se dispõe a tocar não tem 2 horinhas por dia pra tocar de vez e quando? E isso estou falando de gente que NÃO é pro... ser for pro é obrigação passar boa parte do dia tocando, estudando ou ensaiando.

^então vamos contabilizar, ta certo

a vida do meu baterista

Ele trabalha todos os dias 8 horas por dia, chega em casa as 18h, tem aula as 19h até as 22h, de segunda a sexta. Ele conseguiu a quinta feira a noite para os ensaios.

A vida do guitarrista

Ele trabalha tbm 8h por dia, até as 17h, não estuda a noite, viaja um fim de semana sim e um não para ver a namorada.

A minha vida

8h por dia, saio as 18h e vou para a aula as 19h segundas, terças e quartas. tenho a quinta feira e a sexta, fins de semana, mesma coisa que o guitarrista, um sim e um não.

A do vocalista

trabalha por conta própria, porem tem aula todo dia a noite.

Resumo

só conseguimos ensaiar um fim de semana sim e um não.


e ae, qual sua opção pro meu caso.
como faço pra ensaiar mais vezes por semana

e nem por isso estamos menos dispostos a se dedicar à musica!

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por nukebass Ter Abr 19, 2011 10:09 am

^Não tenho nenhuma opção para seu caso, simplesmente porque ele é SEU Wink

Gostaria EU de ter tempo para fazer todas as coisas que desejo, mas...

Certa vez li uma citação que dizia que se há uma coisa democrática é o tempo... todos têm a mesma quantidade dele... uns fazem maravilhas e entram para a história, outros simplesmente passam desapercebidos pela vida.

____________________________
↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A START
nukebass
nukebass
Membro

Mensagens : 1377
Localização : Fortaleza

https://www.instagram.com/bob_baixista

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por Fabio Motta Ter Abr 19, 2011 10:12 am

Um ensaio de cordas pré/pós ensaio geral sempre ajuda muito também, apesar de ser um porre...
É obrigação fazer o dever de casa, tirar tudo certinho, e os ensaios apenas servem para "aparar as arestas", lapidar coisa...
E quer me deixar fulo da vida é vir alguém no ensaio e dizer que não teve tempo de tirar as músicas, que ficou enrolado e blá blá blá...eu já cansei de ficar acordado até 3 horas da manhã tirando músicas, tendo que acordar cedo no dia seguinte para trabalhar e não deixar furo na minha parte...
Acho que isso chama-se responsabilidade,comprometimento, profissionalismo e respeito a quem fez a sua parte.
Não pagamos estúdio, ensaiamos na casa do batera, mas nosso tempo é tão escasso que temos de otimizá-lo o máximo possível.
Seja duro com todos, sempre dando o exemplo e quem não quiser se adequar sai fora, fica em casa jogando Guitar Hero...é melhor !

____________________________
You only live once!
Fabio Motta
Fabio Motta
Membro

Mensagens : 2003
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por andrepbbass Ter Abr 19, 2011 10:13 am

affraid tempo, acredito nisso Nuke. Embora alguns sempre arrumem desculpas para ele "bixo to sem tempo" a famosa frase por aqui.

____________________________
Deus é bom!!
andrepbbass
andrepbbass
Membro

Mensagens : 491
Localização : Sapé - Paraiba

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por nukebass Ter Abr 19, 2011 10:19 am

^Einstein, Jaco, Bach, Wooten, Dalai Lama, Stalin, Hitler, Platão, Jesus... todos realizaram coisas grandiosas... boas ou ruins... todos tiveram o mesmo tempo... alguns nem passaram dos 40 anos... mas marcaram a História pra sempre...

O que diferencia é uma palavra chamada prioridade...

EDIT:

Na verdade, TODOS NÓS estamos sem tempo... porque o mundo é muito grande e a vida muito curta... nunca dá tempo... é por isso que digo que o que nos define são nossas prioridades. A arte de construir está em focar naquilo que REALMENTE deseja, e se desviar das futilidades... Mas como disse é uma Arte, e difícil de ser dominada... Falo com autoridade de quem luta pra consertar um monte de tempo perdido, na alvorada dos meus 30 anos.

____________________________
↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A START
nukebass
nukebass
Membro

Mensagens : 1377
Localização : Fortaleza

https://www.instagram.com/bob_baixista

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por Cayo Castro Ter Abr 19, 2011 10:48 am

To com o Nuke...
É isso aew...

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por DenisLM Ter Abr 19, 2011 11:11 am

ensaiar 5 dias seguidos é algo completamente inimaginável em todas as bandas que passei...
tou com um Muse cover faz quase 1 ano e não "desencanta" pois ensaiamos 1x a cada 3~4 semanas... é outro extremo também, mas pelomenos sempre vamos todos com tudo certo e mesmo sendo tão espaçado os ensaios, o som final sempre fica muito bom.
ao mesmo tempo tenho um acústico que toca sempre a mesma coisa e ensaiamos a cada 2 semanas e vira e mexe umas músicas se deterioram com o tempo...
vai entender...
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por malka_aff Ter Abr 19, 2011 11:15 am

é isso que eu penso, Denis. 5 dias seguidos não existe, só quando a banda é o emprego do cara, tipo banda d ebaile, e mesmo assim, são poucas que tem essa carga horária de ensaios.

Mas pra resolver a questao dos ensaios espaçados, a gente ensaia pelo menos uma vez a cada duas semanas e quando ensaia, a coisa é seria, sem brincadeiras, sem muita conversa, é música atrás de música, soh fala quando é algo sobre a música.

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por Tonante Ter Abr 19, 2011 11:21 am

Bande de baile normalmente ensaia uma vez por semana.. normalmente na terça feira de dia ou a noite..

Show 4ª, 5ª, 6ª e sábado, volta par casa no domingo e folga na segunda.

____________________________
Assino em Baixo!
Tonante
Tonante
Membro

Mensagens : 3481
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por malka_aff Ter Abr 19, 2011 11:22 am

bom, se até bandas de baile ensaiam uma vez por semana, acho que ta d ebom tamanha os ensaios da minha banda lol!

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Como deveria ser o ensaio de uma banda? Empty Re: Como deveria ser o ensaio de uma banda?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos