Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Adaptando-se a um fretless

+11
Rafael do Baixo
Renato
LuCaSbass
Cambraia
Ivanov_br
bodhan
Daniel
allexcosta
Claudio
korg
Pomba
15 participantes

Ir para baixo

Adaptando-se a um fretless Empty Adaptando-se a um fretless

Mensagem por Pomba Qua Abr 15, 2009 12:43 am

olá pessoal!
comecei a tocar contrabaixo, mas a 7 anos estou só na guitarra. atualmente penso em voltar as 4 cordas e como a idéia é tocar mpb, samba, jazz, funk, estive pensando em um fretless, que tem um som lindo. a questão é que nesse meio tempo tentei aprender violino e nao saí do lugar.
no caso de um contrabaixo fretless, mesmo com a marca das casas (aquelas que ficam quando os trastes são retirados) a afinação é muito complicada? musica não é minha profissão, mas tocar afinado é fundamental. já ouvi dizer que com um fretless é necessária uma intimidade muito maior.
então o que sugerem para mim? tenho pratica com instrumento de cordas, mas não costumo tocar mais de 1h por dia. seria melhor ficar num instrumento fretted ou será que consigo me adaptar a um fretless? já estou com algumas propostas de gig e terei aprox 1 mes para me preparar.
desde já agradeço as opinioes!

Pomba
Membro

Mensagens : 60
Localização : Juiz de Fora

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptando-se a um fretless Empty Re: Adaptando-se a um fretless

Mensagem por korg Qua Abr 15, 2009 12:50 am

fio, tentei tocar no frettless do ClaudioBass hoje e olha.... dá não rs
muuuuuuito diferente. Ralei! Ali vi que nào entengo xongas de baixo mesmo rsrssrsrsrs

entendo de equipamento, teclados, gravinas, ralações musicais, mas definitivamente fretless... é pra poucos Laughing

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptando-se a um fretless Empty Re: Adaptando-se a um fretless

Mensagem por Claudio Qua Abr 15, 2009 12:54 am

Eu acho que tudo depende apenas de você. Eu não vejo mistério nenhum em tocar um fretless, principalmente se tiver as marcações das casas e você tiver o hábito de olhar pro braço do instrumento enquanto toca.

É claro que num fretless a afinação é diferente de um instrumento com os trates. Num instrumento fretless, a "nota perfeita" está exatamente onde fica situado o traste. Quem toca fretless acaba (na maioria das vezes) criando o hábito de tocar nessas regiões.

Se você toca seguindo a afinação ditada pelos ouvidos ao invés dos olhos, então com muito pouco tempo de instrumento você estará adaptado a ele.

Seria bom você começar a criar o hábito de tocar/estudar o fretless pelo menos 1 hora por dia... dentro de 1 mês acho que você tem plenas condições de fazer uma GIG. Mas, só tem um detalhe: pra tocar Jazz, Samba e MPB, tudo bem, o fretless é maravilhoso... mas se for pra tocar Funk ou Disco, aí eu já iria preferir um baixo com trastes!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptando-se a um fretless Empty Re: Adaptando-se a um fretless

Mensagem por allexcosta Qua Abr 15, 2009 1:16 am

Fretless:

Pratique no escuro, usando o maximo de cordas soltas possivel. Eh soh isso...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptando-se a um fretless Empty Re: Adaptando-se a um fretless

Mensagem por Daniel Qua Abr 15, 2009 9:40 am

usando o maximo de cordas soltas possivel

Dica preciosa.

Se o baixo não tiver marcação, ou se vc não fica sempre de olho aonde está com o dedo, tocar a corda solta será o seu porto seguro, pois ela é a garantia de uma nota perfeitamente afinada, oportunidade na qual vc pode tocar sua oitava "afinando-se" com base na solta.

Essa dica também é dada pelo Steve Bailey, em seu dvd sobre fretless, disponível lá no nukebass.
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptando-se a um fretless Empty Re: Adaptando-se a um fretless

Mensagem por Daniel Qua Abr 15, 2009 9:43 am

Aproveitando o tópico.

Têm surgido muitos tópicos sobre fretless, não seria a hora de uma categoria no fórum sobre baixos fretless?

Ou então uma sub-categoria dentro da principal no FORUM GERAL?

PS: perdão se postei no lugar errado... Surprised

____________________________
Adaptando-se a um fretless Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptando-se a um fretless Empty Re: Adaptando-se a um fretless

Mensagem por bodhan Qua Abr 15, 2009 10:08 am

Realmente tem que tocar o instrumento todo dia. Uma hora está ótimo, pelo menos para quem não é profissional (como eu). Como já foi dito, corda solta é importante, a referência. Eu tenho muita dificuldade de memorizar músicas, toco sempre com a pauta, quer seja para ler as cifras ou me situar no mapa da música. Quando tocava fretless, procurava memorizar as músicas para poder me concentrar exclusivamente na execução. Outra coisa que acabou acontecendo, foi que, para obter maior consistência na afinação acabei usando três dedos até a casa 5. Por exemplo no mizão para tocar o F uso o indicador, o F# com o anelar (dedo3) e o G com o mínimo (mindinho). Vou de três em três grupos até a casa 5, depois é cada dedo numa nota de 4 em quatro. Faço isso porque tenho a mão pequena. Talvez o fretless elétrico seja mais difícil de afinar do que o baixo acústico vertical, onde você tem o próprio corpo como referência das notas do braço e uma escala maior, portanto com maior tolerância na afinação. Então eu procurava manter a mesma postura, altura de correia, posição dos braços para tocar o fretless para facilitar a memória muscular. Para mim funcionou, e garanto que você vai se surpreender como as notas vão, com o tempo, ficar em baixo dos dedos! Para mim este é o maior prazer do fretless, sentir as notas vibrando nos dedos, nem tanto pelo timbre ... Boa sorte, abração!
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptando-se a um fretless Empty Re: Adaptando-se a um fretless

Mensagem por Pomba Qua Abr 15, 2009 10:19 am

eita duvida!
ja pensei em pegar um sx pra desfrettar... ja pensei em pegar um rockbass e tremer as pareder com aquela captação ativa (testei um por esses dias e gostei bastante!)
o f*** do fretless é a hora de vender. acredito que será bem mais dificil caso nao me adapte
mas vamos ver... ja estou pensando num baixo mais baratinho, pq se nao me adaptar pelo menos vender é mais facil
acham que um condor jazz bass antigo é uma boa pra essa finalidade?

Pomba
Membro

Mensagens : 60
Localização : Juiz de Fora

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptando-se a um fretless Empty Re: Adaptando-se a um fretless

Mensagem por Ivanov_br Qua Abr 15, 2009 10:42 am

Cordas soltas? PRa mim que tenho um fretless de 6 cordas é raro... Smile
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7026
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptando-se a um fretless Empty Re: Adaptando-se a um fretless

Mensagem por Cambraia Qua Abr 15, 2009 10:52 am

Pomba escreveu:eita duvida!
ja pensei em pegar um sx pra desfrettar... ja pensei em pegar um rockbass e tremer as pareder com aquela captação ativa (testei um por esses dias e gostei bastante!)
o f*** do fretless é a hora de vender. acredito que será bem mais dificil caso nao me adapte
mas vamos ver... ja estou pensando num baixo mais baratinho, pq se nao me adaptar pelo menos vender é mais facil
acham que um condor jazz bass antigo é uma boa pra essa finalidade?

Acho que se é pra transformar em fretless apenas como uma experiência, o ideal seria pegar um baixo baratinho.Dessa forma não teria tanto problema como fato de revender,afinal,você não teria gastado muito.O BassOsmar tem um Condor BX-12 que ele mandou desfretar,ficou bem legal...
Começar em Fretless que acho mais difícil, mas aí é opinião de cada um!

Abraço!

____________________________
"No changes are permanent, but change is"
www.myspace.com/tirosefugas

Squier Club #006
Cambraia
Cambraia
Membro

Mensagens : 392
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptando-se a um fretless Empty Re: Adaptando-se a um fretless

Mensagem por Claudio Qua Abr 15, 2009 10:55 am

bodhan escreveu:
(...) Outra coisa que acabou acontecendo, foi que, para obter maior consistência na afinação acabei usando três dedos até a casa 5. Por exemplo no mizão para tocar o F uso o indicador, o F# com o anelar (dedo3) e o G com o mínimo (mindinho). Vou de três em três grupos até a casa 5, depois é cada dedo numa nota de 4 em quatro.

Essa técnica funciona, mas só pra baixo elétrico. Se mais tarde você quiser migrar pra um Acústico, irá sentir dificuldades, pois o espaçamento é bem maior. O ideal é que você toque com os 4 dedos dentro da escala, fazendo o que chamamos de "concha", onde cada dedo tem uma função dentro da marcação de intervalos: O dedo indicador (1), marca sempre a fundamental, o dedo mínimo (4) marca a segunda, o dedo médio (3) marca o sustenido, e o dedo anelar (2) marca o bemol. Se por exemplo, a fundamental for a nota SOL (dedo 1), ao baixar o dedo 4 na corda você estará em cima da nota LA, marcando o intervalo de segunda. Ao baixar o dedo 3 você terá o SOL#, ou ao baixar o dedo 2 você terá o LAb.

Esse tipo de técnica vale pra Fretless, Upright e Acústico, observando apenas o espaçamento... a abertura dos dedos para a marcação dos intervalos no Fretless, é bem menor do que no Acústico e no Upright. Lembrando também que pra esse tipo de instrumento, tocar com os 4 dedos dentro da escala o tempo todo é fundamental pra se obter uma boa afinação!

Dê uma olhada nesse video abaixo com o Mestre Ron Carter no Piccolo Bass e Leon Maleson no Double Bass. Repare na mão esquerda do Ron Carter, veja como ele toca de forma "intervalar" e sempre com os 4 dedos o tempo inteiro dentro da escala do instrumento, e mantendo a mesma distância entre eles pra marcar a concha. Esse video exemplifica bem o que disse acima... por sinal, o Mestre está inspiradíssimo nesse video... pudera eu tocar só 10% disso!



bodhan escreveu:
Faço isso porque tenho a mão pequena.

Desculpe mais uma vez... mas eu tenho mão bem pequena, parece mão de criança, e toco Acústico. Insisto que isso seja apenas uma questão de adaptação, de encontrar a técnica mais adequada!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptando-se a um fretless Empty Re: Adaptando-se a um fretless

Mensagem por bodhan Qua Abr 15, 2009 11:43 am

... desculpe Claudio, só complementando, tenho a mão pequena e sou mané!!! Very Happy
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptando-se a um fretless Empty Re: Adaptando-se a um fretless

Mensagem por Claudio Qua Abr 15, 2009 12:03 pm

bodhan escreveu:... desculpe Claudio, só complementando, tenho a mão pequena e sou mané!!! Very Happy

Pô Bodhan, mané (manezinho) é que mora em Florianópolis What a Face você é baixista mesmo!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptando-se a um fretless Empty Re: Adaptando-se a um fretless

Mensagem por allexcosta Qua Abr 15, 2009 12:47 pm

Ivanov_br escreveu:Cordas soltas? PRa mim que tenho um fretless de 6 cordas é raro... Smile

Nao importa, corda solta eh referencia e uma maneira excelente de vc se manter afinado, seja com 4, 6 ou 10 cordas.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptando-se a um fretless Empty Re: Adaptando-se a um fretless

Mensagem por LuCaSbass Qua Abr 15, 2009 2:38 pm

ClaudioBass escreveu:... Se por exemplo, a fundamental for a nota SOL (dedo 1), ao baixar o dedo 4 na corda você estará em cima da nota LA, marcando o intervalo de segunda. Ao baixar o dedo 3 você terá o SOL#, ou ao baixar o dedo 2 você terá o LAb.
Não entendi... G# não é igual a Ab?

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptando-se a um fretless Empty Re: Adaptando-se a um fretless

Mensagem por Renato Qua Abr 15, 2009 3:18 pm

LuCaSBass escreveu:
ClaudioBass escreveu:... Se por exemplo, a fundamental for a nota SOL (dedo 1), ao baixar o dedo 4 na corda você estará em cima da nota LA, marcando o intervalo de segunda. Ao baixar o dedo 3 você terá o SOL#, ou ao baixar o dedo 2 você terá o LAb.
Não entendi... G# não é igual a Ab?
Acho que sim... Também não entendí... scratch

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6224
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptando-se a um fretless Empty Re: Adaptando-se a um fretless

Mensagem por Rafael do Baixo Qua Abr 15, 2009 3:26 pm

LuCaSBass escreveu:
ClaudioBass escreveu:... Se por exemplo, a fundamental for a nota SOL (dedo 1), ao baixar o dedo 4 na corda você estará em cima da nota LA, marcando o intervalo de segunda. Ao baixar o dedo 3 você terá o SOL#, ou ao baixar o dedo 2 você terá o LAb.
Não entendi... G# não é igual a Ab?

Nesse caso não,já que em instrumentos "destemperados" é possível tocar essas notas com sons distintos entre si,diferente do que ocorre nos instrumentos temperados,onde o som é o mesmo mudando apenas o nome da nota.

____________________________
Condor Club - #002 / Fretless Club - #003 / Clube Giannini - #003 / Clube Strinberg - #002 / Clube do Contrabaixo Vertical - #003 / Clube Yamaha - #012 / Clube da Luthieria Amadora #003 / Clube Michael - #004 / Clube Hartke - #045 / Clube do Baixolão - #052 / Clube Cort #040
Rafael do Baixo
Rafael do Baixo
Membro

Mensagens : 332
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptando-se a um fretless Empty Re: Adaptando-se a um fretless

Mensagem por Renato Qua Abr 15, 2009 3:32 pm

Rafael do Baixo escreveu:Nesse caso não,já que em instrumentos "destemperados" é possível tocar essas notas com sons distintos entre si,diferente do que ocorre nos instrumentos temperados,onde o som é o mesmo mudando apenas o nome da nota.
Instrumentos destemperados?? O que vem a ser???

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6224
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptando-se a um fretless Empty Re: Adaptando-se a um fretless

Mensagem por allexcosta Qua Abr 15, 2009 3:35 pm

Renato escreveu:Instrumentos destemperados?? O que vem a ser???

Pouco sal, sem pimenta-do-reino, cominho, coentro...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptando-se a um fretless Empty Re: Adaptando-se a um fretless

Mensagem por Renato Qua Abr 15, 2009 3:39 pm

allexcosta escreveu:
Renato escreveu:Instrumentos destemperados?? O que vem a ser???

Pouco sal, sem pimenta-do-reino, cominho, coentro...
jocolor lol! geek jocolor

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6224
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptando-se a um fretless Empty Re: Adaptando-se a um fretless

Mensagem por Rdg Bass Qua Abr 15, 2009 4:15 pm

Cada intervalo de tom, pode ser dividido em 08 partes com 09 nós chamados de "COMA", onde o sustenido localiza-se exatamente sobre o 4º nó e o bemol no 6º nó. Sendo assim o Láb não é exatamente igual ao Sol#.

Por exemplo:

| | | I | I | | |

O 1º nó é o Sol natural
O I da esquerda é o Sol sustenido
O I da direita é o Lá bemol
O último nó é o Lá natural

____________________________
Rodrigo
Rdg Bass
Rdg Bass
Membro

Mensagens : 1727
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptando-se a um fretless Empty Re: Adaptando-se a um fretless

Mensagem por LuCaSbass Qua Abr 15, 2009 4:31 pm

Ta, mas e tocando junto com instrumentos temperados, esse pequeno intervalo da coma nao daria uma certa 'desafinaçao', ja que nesses o som das duas notas é o mesmo?

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptando-se a um fretless Empty Re: Adaptando-se a um fretless

Mensagem por Jackson Qua Abr 15, 2009 5:05 pm

uai, ainda se usa a distinção entre sustenido e bemol? hj em dia tá tudo temperado....
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptando-se a um fretless Empty Re: Adaptando-se a um fretless

Mensagem por Gabriel Oliveira Qua Abr 15, 2009 6:17 pm

Hoje em dia ta tudo temperado. Essa história de usar comas em música popular é viagem. G# = Ab.

A não ser que vocês estejam tocando cítara baixo. Wink
Gabriel Oliveira
Gabriel Oliveira
Membro

Mensagens : 1297
Localização : Fortaleza, Ceará, Brasil

http://www.gabrieloliveiramusic.com

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptando-se a um fretless Empty Re: Adaptando-se a um fretless

Mensagem por Claudio Qua Abr 15, 2009 8:23 pm

LuCaSBass escreveu:
ClaudioBass escreveu:... Se por exemplo, a fundamental for a nota SOL (dedo 1), ao baixar o dedo 4 na corda você estará em cima da nota LA, marcando o intervalo de segunda. Ao baixar o dedo 3 você terá o SOL#, ou ao baixar o dedo 2 você terá o LAb.
Não entendi... G# não é igual a Ab?

Sim, Lucas, é igual... além do que o Rafael já falou, a questão é até um pouco mais simples... se a música pedir uma nota Bemol, você usa o dedo 3, só pra caracterizar o meio tom abaixo da segunda. Se a música pedir um sustenido, aí você usa o dedo 2, só pra caracterizar o meio tom acima da fundamental... o dedo 2 é o que está mais próximo da fundamental, assim como o dedo 3 é o que está mais próximo da segunda... mas, com certeza o G# não deixa de ser o Ab (na leitura de trastes do baixo elétrico), é apenas uma questão de leitura e interpretação. Quem estuda ou já estudou Erudito já deve ter visto essa forma de interpretar a leitura.

E... me perdoe amigo Gabriel, mas isso não tem nada de viagem, isso é estudo, são técnicas de execução muito bem fundamentadas... espero que um dia você tenha a oportunidade de conhece-las, é um universo bem interessante e gostoso de estudar!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptando-se a um fretless Empty Re: Adaptando-se a um fretless

Mensagem por Gabriel Oliveira Qui Abr 16, 2009 9:57 am

Comas? Sim, já conheço e estudo-as no fretless.

Me expressei mal... deixa eu esclarecer:

- Usar comas não é viagem.
- Viagem é utilizar comas quando se toca (conduz) em conjunto com instrumento temperados.
Gabriel Oliveira
Gabriel Oliveira
Membro

Mensagens : 1297
Localização : Fortaleza, Ceará, Brasil

http://www.gabrieloliveiramusic.com

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptando-se a um fretless Empty Re: Adaptando-se a um fretless

Mensagem por Daniel Qui Abr 16, 2009 10:09 am

O povo aqui tá com o raciocínio muito avançado!!

...interpretando tudo além do trivial. Cool

____________________________
Adaptando-se a um fretless Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptando-se a um fretless Empty Re: Adaptando-se a um fretless

Mensagem por Rdg Bass Seg Abr 27, 2009 3:57 pm

Mais sobre coma

http://members.tripod.com/caraipora/coma_.htm

____________________________
Rodrigo
Rdg Bass
Rdg Bass
Membro

Mensagens : 1727
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptando-se a um fretless Empty Re: Adaptando-se a um fretless

Mensagem por Hélcio Júnior_bass Ter Abr 28, 2009 12:21 am

allexcosta escreveu:Fretless:

Pratique no escuro, usando o maximo de cordas soltas possivel. Eh soh isso...

boa Allex...aprendi mais uma.

____________________________
Hélcio Júnior - Custom Club #006 - Gospel Club #013
Hélcio Júnior_bass
Hélcio Júnior_bass
Membro

Mensagens : 383
Localização : Serra ES

Ir para o topo Ir para baixo

Adaptando-se a um fretless Empty Re: Adaptando-se a um fretless

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos