Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Melhorar tocabilidade de braço Fender

Ir em baixo

Melhorar tocabilidade de braço Fender Empty Melhorar tocabilidade de braço Fender

Mensagem por Bruno Alcântara em Qui 30 Jun 2011, 09:48

Fala galera!

Queria a opinião de entendidos e luthiers sobre o seguinte:
Tenho um JB Fender Mexicano que hoje está fretless. Adoro o baixo, porém nunca fui 100% satisfeito com a ação das cordas dele, desde que tinha trastes. O que acontece é que quando se baixa a ação, as cordas batem no final da escala, sem deixar as notas soarem. Sei pessoalmente que isso é comum na maioria dos baixos fender. Mas incomoda quem gosta de ação baixinha. A solução que encontrei pra compensar o problema foi colocar La Bella nylon 0.60, por serem extremamente confortáveis e macias.

Porém meu professor tocou no baixo, e disse acreditar que um bom luthier possa corrigir a escala (sem trastes), talvez lixando as partes supostamente desniveladas. Eu como leigo, acho que faz sentido e que seja possível. Embora meu luthier sabendo da minha insatisfação, nunca tenha sugerido isso.

Vou levar em breve a outro luthier, talvez no Zaganin, pra consultar a possibilidade.

Mas e vocês, já fizeram um trabalho desse? Será que dá pra fazer?
Bruno Alcântara
Bruno Alcântara
Membro

Melhorar tocabilidade de braço Fender Empty Re: Melhorar tocabilidade de braço Fender

Mensagem por allexcosta em Qui 30 Jun 2011, 10:01

Na verdade é algo relativamente simples pra um luthier experiente e que tenha as ferramentas certas. Em teoria toda escala tem que ser perfeita, mas a escala de um fretless tem que ser mais perfeita ainda. Quando há uma conversão pra fretless é preciso se lixar a escala com bloco de raio e garantir que tudo está perfeito com uma régua retificada. A regulagem do nut de um fretless também deve ser bastante minuciosa.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Melhorar tocabilidade de braço Fender Empty Re: Melhorar tocabilidade de braço Fender

Mensagem por Jacimario em Qui 30 Jun 2011, 10:32

E justamente isso que Alex falou , redobrar a atenção na hora de fazer o fret work!
Jacimario
Jacimario
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

http://www.mlaghus.com

Mensagem por Bruno Alcântara em Qui 30 Jun 2011, 10:48

up Obrigado aos mestres allexcosta e Jacimario!
Bruno Alcântara
Bruno Alcântara
Membro

Mensagem por Fabio Linhares em Qui 30 Jun 2011, 12:02

Existe realmente esse "defeito" nos baixos fenders, ou é lenda.
Fabio Linhares
Fabio Linhares
Membro

Mensagem por allexcosta em Qui 30 Jun 2011, 12:07

Fabio Linhares escreveu:Existe realmente esse "defeito" nos baixos fenders, ou é lenda.

Os baixos Fender já são feitos com raio pequeno, tipo 7.25 ou 9.5, o que por si só já prejudica um pouco a tocabilidade e a possibilidade de uma regulagem baixa mantendo um bom sustain...

Além disso, digamos que um luthier cuidadoso gaste 6 a 8 horas no nivelamento da escala, colocação e nivelamento de trastes etc, enquanto um empregado da Fender faz isso em 15 a 30 minutos.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Luiz Bass em Dom 24 Jul 2011, 23:10

Eu tenho um fender mandei fazer o braço e esta perfeito as cordas estão bem baixas muito show, graças ao bom serviço do luthier!!!

Luiz Bass
Luiz Bass
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: