Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Idéia meio maluca (Fonte ATX)

+7
Cantão
basslave
Lapetina
joabi
cvmoretti
CG
ferabreu
11 participantes

Ir para baixo

Idéia meio maluca (Fonte ATX) Empty Idéia meio maluca (Fonte ATX)

Mensagem por ferabreu Ter Jul 12, 2011 1:41 am

Saudações!

Comprei um contrabaixo há algum tempo. Não consegui aprender sozinho.
Então, estou tendo aulas.

Agora, não tenho dinheiro para comprar um cubo... Neutral

Mas TENHO uma bela caixa de MDF 20mm com um subwoofer Bravox UXP de 10 polegadas e 300W, e um amplificador Rockford Fosgate que pode fornecer 200WRMS através de dois canais ligados em bridge. Eu usava isso no meu carro. Como estou sem carro, e não pretendo comprar um, pensei em usar a parafernália em casa, para tocar o som do baixo! Eu gastaria apenas R$150 com uma fonte ATX de 450W, com uma via única de +12V.

O problema é que eu não teria nenhum controle sobre o som...nem pré-amplificação. Meu baixo é passivo.
Eu tenho um pedal Behringer ADI-21. Será que ele ficaria legal como "pré-amplificador-controlador" nesta minha idéia maluca?

Se desse certo, eu teria um conjunto razoável com um alto-falante de 10 polegadas e 200W RMS de potência máxima, a um custo de R$150.

Eu dei uma buscada no Google por esse assunto (equipamentos automotivos, fonte ATX) aqui no fórum, e não achei nada...por isso resolvi postar.
O que acham da proposta?

Grato, desde já, pelas críticas construtivas. pirat

PS.: o subwoofer não é capaz de reproduzir todo o espectro de freqüências produzido pelo baixo, né...? pale
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Idéia meio maluca (Fonte ATX) Empty Re: Idéia meio maluca (Fonte ATX)

Mensagem por CG Ter Jul 12, 2011 8:46 am

Amplificador para instrumento musical é diferente de amplificador para audio, já tive uma ideia com um amplificador de audio de rack mas não deu certo. O som vai ficar uma caca.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Idéia meio maluca (Fonte ATX) Empty Re: Idéia meio maluca (Fonte ATX)

Mensagem por cvmoretti Ter Jul 12, 2011 9:35 am

Fala Ferabreu!
Bem vindo ao fórum...

Olha eu já fiz algo parecido, liguei um sub de carro em um ap de som aqui em casa e daí eu ligava no PC simulando um Amplificador com o Ampeg SVX, Sinceramente pra estudar até serve, vai sair som da caixa, mas vc não vai ter parâmetro para "timbrar" com seu instrumento...
Em relação se à parte elétrica eu não sei se vai funcionar... não entendo mto disso...
Mas em seu lugar, compraria um fone de ouvido legal, tipo um AKG 414p ou um KOSS Porta Pro, e estudaria com fone...
cvmoretti
cvmoretti
Membro

Mensagens : 716
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Idéia meio maluca (Fonte ATX) Empty Re: Idéia meio maluca (Fonte ATX)

Mensagem por joabi Ter Jul 12, 2011 12:10 pm


Com um pouco mais que os 150 que você vai gastar na fonte dá pra pegar um cubinho de ensaio. Bem mais prático, na minha opinião...

abs,

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Idéia meio maluca (Fonte ATX) Empty Re: Idéia meio maluca (Fonte ATX)

Mensagem por Lapetina Ter Jul 12, 2011 12:13 pm

voce tem um computador?
se sim, ligue o baixo no computador, use drivers asio4all e fone de ouvido
vai ficar otimo? não, não vai!
da pra se ouvir e estudar
SIM da!
gasta algo?
não, não gasta
=D

ouuuu pegue os 150 e compre um amplug no ebay
sai menos que isso

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Idéia meio maluca (Fonte ATX) Empty Re: Idéia meio maluca (Fonte ATX)

Mensagem por basslave Ter Jul 12, 2011 1:34 pm

ou compra um amplificador de fone tipo aqueles blackbug, custa pouco mais de 150 pila up

____________________________
Youtube bloqueado? usa https que resolve up

basslave
Membro

Mensagens : 2760

Ir para o topo Ir para baixo

Idéia meio maluca (Fonte ATX) Empty Re: Idéia meio maluca (Fonte ATX)

Mensagem por ferabreu Ter Jul 12, 2011 1:44 pm

Atualmente, eu ligo o contrabaixo no meu computador. Tenho uma placa de som com suporte a ASIO, e uso o programa "Gutar Rig 4 Player" para simular um amplificador. O problema é que é amplificador de guitarra...não fica mau, mas não me parece a mesma coisa...
Sem o simulador de amplificador, o som é muito baixo. Meu SX é passivo. O ADI-21 não resolveu o problema - acho que o nível de saída dele é muito baixo.

Tenho fones Koss Porta Pro. É legal para ouvir o baixo ligado ao PC. Por outro lado, ligado ao meu amplificador de fones, fica com muito ruído de fundo. Eu queria um som limpo, sem chiado de fita cassete...heheh. Será que esse Vox Amplug Bass tem ruído de fundo?

O plugin Ampeg para o Amplitube custa uns $120. Não sei se seria uma grande vantagem diante do Guitar Rig...

Um cubo de ensaio, pelo que pesquisei, não sai por menos de R$400. E, pelo que vi, são minúsculos - apenas um woofer de 8 polegadas. As coisas no Brasil são muito caras, é uma sacanagem pagar isso tudo por um cubo pequeno como estes.

Ainda estou com a idéia de usar o som do carro...se eu incluísse um ou dois midbasses (que eu também tenho, rs), teria o subwoofer para a faixa de 30 a 100Hz, e daí para cima, até uns 5KHz, os mids dariam conta legal com o uso de filtros de equalização de impedância.
Gastaria os R$150 da fonte, e mais o dinheiro para a(s) caixa(s) do(s) mid(s). Acho que uns R$220, no total - para 250 ou 300WRMS, um sub de 10, e um ou dois mids de 5 polegadas...

CVMORETTI, o que você quer dizer com "parâmetro para "timbrar" com seu instrumento..."?
O timbre do meu baixo é o timbre do meu baixo, com os ajustes que eu aplicar com o uso do controle de tonalidade da captação e dos controles do preamplificador...

____________________________
(CosmicDebris) Re: Removing cosmo black finish... - Cow manure, get some of that fresh preferably and rub it in by hand till the finish comes off. - Works every time.
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Idéia meio maluca (Fonte ATX) Empty Re: Idéia meio maluca (Fonte ATX)

Mensagem por Cantão Ter Jul 12, 2011 1:51 pm

ferabreu escreveu:Atualmente, eu ligo o contrabaixo no meu computador. Tenho uma placa de som com suporte a ASIO, e uso o programa "Gutar Rig 4 Player" para simular um amplificador. O problema é que é amplificador de guitarra...não fica mau, mas não me parece a mesma coisa...
Sem o simulador de amplificador, o som é muito baixo. Meu SX é passivo. O ADI-21 não resolveu o problema - acho que o nível de saída dele é muito baixo.
Fala Ferabreu , você pluga o baixo na LINE IN da placa de som do pc ?
ferabreu escreveu:
CVMORETTI, o que você quer dizer com "parâmetro para "timbrar" com seu instrumento..."?
O timbre do meu baixo é o timbre do meu baixo, com os ajustes que eu aplicar com o uso do controle de tonalidade da captação e dos controles do preamplificador...
Acho que ele quer dizer falta de um EQ , para timbrar graves , médios e agudos.

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21854
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Idéia meio maluca (Fonte ATX) Empty Re: Idéia meio maluca (Fonte ATX)

Mensagem por Thales_Sr Ter Jul 12, 2011 1:54 pm

O guitar rig 4 permite timbrar legal, já usei algumas vezes. Mas o Ampeg SVX é mais simples pra timbrar bem.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Idéia meio maluca (Fonte ATX) Empty Re: Idéia meio maluca (Fonte ATX)

Mensagem por cvmoretti Ter Jul 12, 2011 2:13 pm

Cantão escreveu:
ferabreu escreveu:
CVMORETTI, o que você quer dizer com "parâmetro para "timbrar" com seu instrumento..."?
O timbre do meu baixo é o timbre do meu baixo, com os ajustes que eu aplicar com o uso do controle de tonalidade da captação e dos controles do preamplificador...
Acho que ele quer dizer falta de um EQ , para timbrar graves , médios e agudos.

É isso msm, com o som do Subwoofer, vc só vai ter as frequências grave, como a função do subwoofer é "bater" vc não vai ter o brilho so som do seu bass...

como eu disse vc vai ouvir o baixo, vc vai conseguir praticar tranquilo... mas vc vai ter aquele som abafado e sem brilho nenhum...
cvmoretti
cvmoretti
Membro

Mensagens : 716
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Idéia meio maluca (Fonte ATX) Empty Re: Idéia meio maluca (Fonte ATX)

Mensagem por ferabreu Ter Jul 12, 2011 2:47 pm

Prezado CANTÃO: minha placa tem uma entrada tipo flexijack - ela funciona como line ou microfone, isso é controlado pelo driver. Mas, como não percebi muita diferença no volume usando a MIC, e o ruído de fundo aumenta consideravelmente, estou usando a LINE IN mesmo.
Mas volume não é problema - o Guitar Rig aumenta bem o som, sem ruídos.

Prezado THALES: acho que o Amplitube + Ampeg deve realmente ser melhor que o Guitar Rig Player, porque aquele é um simulador de amplificador de baixo, e este último simula apenas um ampli+caixa de guitarra. Mas $120...

Caro CVMORETTI: o controle de níveis das frequências seria feito pelo ADI-21.

E, para todos: tenho, sim, um bom rendimento ligando o baixo no computador. Fica bem legal. Mas...parece uma guitarrona grave!

Na verdade, o que eu quero mesmo é reduzir esse tal "brilho" de que tanto ouço falar. Eu não gosto do som agudo do baixo. Se eu pudesse, trocaria a corda SOLzinha por uma SIzona, heheh! Sinto falta de mais graves, e não sinto falta dos agudos.
Eu gosto do som mais "seco"...sem muita ênfase nas freqüências médias e agudas. Mas tambpem não gosto do som abafado.

Gostaria de ter um jeito de ouvir o som mais seco e grave do que ouço nos fones ou no computador. Daí a idéia do subwoofer. Na época em que instalei o som no carro, eu projetei a caixa para responder razoavelmente bem a partir dos 35Hz.
Incluindo os midbasses, eu teria cobertura até uns 4 a 5 KHz. Poderia acrescentar até tweeters se quisesse, mas não quero os sons agudos. Projetar caixas de madeira para os mids é uma barbada para mim.

Acho que o único jeito vai ser testando mesmo. Ninguém fez algo assim por aqui... Very Happy
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Idéia meio maluca (Fonte ATX) Empty Re: Idéia meio maluca (Fonte ATX)

Mensagem por Lapetina Ter Jul 12, 2011 2:56 pm

cuidao para não estragar seus falantes na primeira puxada de corda.
rs

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Idéia meio maluca (Fonte ATX) Empty Re: Idéia meio maluca (Fonte ATX)

Mensagem por Cantão Ter Jul 12, 2011 2:59 pm

ferabreu escreveu:Prezado CANTÃO: minha placa tem uma entrada tipo flexijack - ela funciona como line ou microfone, isso é controlado pelo driver. Mas, como não percebi muita diferença no volume usando a MIC, e o ruído de fundo aumenta consideravelmente, estou usando a LINE IN mesmo.
Ah , tá...perguntei porquê meu baixo também é passivo e plugo ele na entrada de MIC da minha placa , uso um Porta Pro também , e tive até que diminuir o volume master da placa porquê estava alto , mas se deu ruideira ai , então deixa quieto.

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21854
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Idéia meio maluca (Fonte ATX) Empty Re: Idéia meio maluca (Fonte ATX)

Mensagem por ferabreu Ter Jul 12, 2011 3:37 pm

Lapetina escreveu:cuidao para não estragar seus falantes na primeira puxada de corda.
rs

Hueheheheh, lembrei daquela cena no início do "De volta para o futuro", em que o Marty bota aquele som gigante no talo e sai voando no primeiro toque, HEHEHEH!

Acho que não tem risco disso acontecer comigo não.
A caixa e o crossover ativo no amplificador impedem que o sub excursione demais. A potência aplicada a cada midbass seria de 50WRMS (max), que é a potência suportada pelos mids...
É só ajustar o ganho no amplificador, não tem erro.

Se eu conseguir um resultado satisfatório, posto aqui outro dia.
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Idéia meio maluca (Fonte ATX) Empty Re: Idéia meio maluca (Fonte ATX)

Mensagem por Lapetina Ter Jul 12, 2011 3:46 pm

^então blz!

como diria o carinha daquele video do truco valendo toba

"Se Chamanbulança??????"


rs

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Idéia meio maluca (Fonte ATX) Empty Re: Idéia meio maluca (Fonte ATX)

Mensagem por Tonante Ter Jul 12, 2011 3:55 pm

Cantão escreveu:
ferabreu escreveu:Prezado CANTÃO: minha placa tem uma entrada tipo flexijack - ela funciona como line ou microfone, isso é controlado pelo driver. Mas, como não percebi muita diferença no volume usando a MIC, e o ruído de fundo aumenta consideravelmente, estou usando a LINE IN mesmo.
Ah , tá...perguntei porquê meu baixo também é passivo e plugo ele na entrada de MIC da minha placa , uso um Porta Pro também , e tive até que diminuir o volume master da placa porquê estava alto , mas se deu ruideira ai , então deixa quieto.

Cantão,

Faço a mesma coisa que você... plugo meu SX na entrada MIC do meu notebook e ligo o porta-pró... o som fica show de bola, até melhor que em muito amplificador.

____________________________
Assino em Baixo!
Tonante
Tonante
Membro

Mensagens : 3481
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Idéia meio maluca (Fonte ATX) Empty Re: Idéia meio maluca (Fonte ATX)

Mensagem por Cantão Ter Jul 12, 2011 4:07 pm

^Pois é Tonante...nem uso mais o cubo em casa... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21854
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Idéia meio maluca (Fonte ATX) Empty Re: Idéia meio maluca (Fonte ATX)

Mensagem por ferabreu Ter Jul 12, 2011 4:59 pm

TONANTE e CANTÃO: vocês ligam o contrabaixo no notebook...mas são notebooks comuns, com áudio HD padrão Intel? Esse que tem em tudo que é note?

Bah, eu tentei fazer isso no meu "netbook", mas não deu certo. Não saía som.

____________________________
(CosmicDebris) Re: Removing cosmo black finish... - Cow manure, get some of that fresh preferably and rub it in by hand till the finish comes off. - Works every time.
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Idéia meio maluca (Fonte ATX) Empty Re: Idéia meio maluca (Fonte ATX)

Mensagem por Cantão Ter Jul 12, 2011 5:30 pm

O meu não é notebook não , Ferabreu , antes fosse , hehehe...é um pc véio de guerra...desabilitei a placa de som onboard dele , e coloquei uma offboard daquelas de 50,00 dilmas e acabou meus problemas... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21854
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Idéia meio maluca (Fonte ATX) Empty Re: Idéia meio maluca (Fonte ATX)

Mensagem por Thales_Sr Ter Jul 12, 2011 9:23 pm

ferabreu escreveu:TONANTE e CANTÃO: vocês ligam o contrabaixo no notebook...mas são notebooks comuns, com áudio HD padrão Intel? Esse que tem em tudo que é note?

Bah, eu tentei fazer isso no meu "netbook", mas não deu certo. Não saía som.
Eu ligo em notebook, funciona ok. O problema é que a entrada de microfone é meio ruidosa, dá pra treinar, mas não é boa pra gravações por causa do ruído. E se o instrumento for passivo, tem que botar algum buffer pra não deixar o som abafado e muito baixo.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Idéia meio maluca (Fonte ATX) Empty Re: Idéia meio maluca (Fonte ATX)

Mensagem por ferabreu Ter Jul 12, 2011 10:28 pm

Bah, espero que no próximo mês eu já possa começar a mexer nesse negócio, eheheheh.
Se não der certo, pelo menos já terei fonte pra instalar no PC da minha namorada quando a atual pifar. Very Happy

Alguém entende de casamento de impedâncias?
Se a impedância de entrada do amplificador é 20000 ohm, qual saída do ADI deve funcionar melhor: a P10 (1000 ohm), ou a XLR (200 ohm)?

Putz, nos EUA um cubo bom é bem mais acessível... Rolling Eyes


Última edição por ferabreu em Ter Jul 12, 2011 10:43 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
(CosmicDebris) Re: Removing cosmo black finish... - Cow manure, get some of that fresh preferably and rub it in by hand till the finish comes off. - Works every time.
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Idéia meio maluca (Fonte ATX) Empty Re: Idéia meio maluca (Fonte ATX)

Mensagem por ferabreu Ter Jul 12, 2011 10:31 pm

Thales_Sr escreveu:
ferabreu escreveu:TONANTE e CANTÃO: vocês ligam o contrabaixo no notebook...mas são notebooks comuns, com áudio HD padrão Intel? Esse que tem em tudo que é note?

Bah, eu tentei fazer isso no meu "netbook", mas não deu certo. Não saía som.
Eu ligo em notebook, funciona ok. O problema é que a entrada de microfone é meio ruidosa, dá pra treinar, mas não é boa pra gravações por causa do ruído. E se o instrumento for passivo, tem que botar algum buffer pra não deixar o som abafado e muito baixo.

Buffer?
Nos ajustes do ASIO?
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Idéia meio maluca (Fonte ATX) Empty Re: Idéia meio maluca (Fonte ATX)

Mensagem por Thales_Sr Ter Jul 12, 2011 10:42 pm

Não, buffer eletrônico. Um circuito que "empurre" o sinal pra frente. O ADI serve como buffer.

No ASIO você não precisa mexer.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Idéia meio maluca (Fonte ATX) Empty Re: Idéia meio maluca (Fonte ATX)

Mensagem por ferabreu Sex Jul 29, 2011 11:52 pm

Não deu certo o negócio...

Acho que o amplificador só é 12V nominalmente, mas exige mais que isso para ligar.
Quando eu ligo a fonte no amplificador, ela desarma. Não funciona.

Que droga.
Vou ter que ficar sem ampli mesmo.

____________________________
(CosmicDebris) Re: Removing cosmo black finish... - Cow manure, get some of that fresh preferably and rub it in by hand till the finish comes off. - Works every time.
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Idéia meio maluca (Fonte ATX) Empty Re: Idéia meio maluca (Fonte ATX)

Mensagem por RFFanBR Sáb Jul 30, 2011 1:01 am

Bom, como vc está sem cubo e fazendo aulas, toque com o baixo desplugado mesmo.

Isso ajuda a reconhecer as notas, pois vc tem que forçar sua audição para ouvir e é ótimo para exercícios, principalmente de digitação.

Eu tenho um cubo, mas nem sempre posso ligar por causa das restrições idiotas aqui de casa. Comprei um miniamp da Vox, mas fone de ouvido por muito tempo dá uma dor de cabeça. Aí eu pego o baixo assim mesmo e fico me "alugando" com ele desplugado, pois eu consigo ouvir o som dele de boa. Como minha preocupação no momento não é timbre, e sim enfiar a teoria e a prática na cacholinha, serve muito bem.

Ah, e deixa a pegada mais firme, pq vc tem que tocar com mais força pra ouvir o baixo.

____________________________
"If you all wanna be number one, if you all wanna be the fucking best, keep stepping the fuck up"
RFFanBR
RFFanBR
Membro

Mensagens : 3773
Localização : Curitiba - PR

http://www.theelvenstarship.com

Ir para o topo Ir para baixo

Idéia meio maluca (Fonte ATX) Empty Re: Idéia meio maluca (Fonte ATX)

Mensagem por Thales_Sr Sáb Jul 30, 2011 9:24 am

ferabreu escreveu:Não deu certo o negócio...

Acho que o amplificador só é 12V nominalmente, mas exige mais que isso para ligar.
Quando eu ligo a fonte no amplificador, ela desarma. Não funciona.

Que droga.
Vou ter que ficar sem ampli mesmo.
Normal. Amplificador puxa mais corrente (a tensão está correta) na hora da partida, e algumas fontes não fornecem toda a corrente em uma só saída.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Idéia meio maluca (Fonte ATX) Empty Re: Idéia meio maluca (Fonte ATX)

Mensagem por Thales_Sr Sáb Jul 30, 2011 9:27 am

Sobre tocar desplugado, é um recurso, mas não é necessariamente uma coisa boa. Você tem que tocar muito forte pra conseguir se ouvir, isso estraga sua pegada, e se o instrumento estiver regulado para uma pegada mais leve vai ficar trastejando o tempo todo.

Alguém entende de casamento de impedâncias?
Se a impedância de entrada do amplificador é 20000 ohm, qual saída do ADI deve funcionar melhor: a P10 (1000 ohm), ou a XLR (200 ohm)?
Casamento de impedâncias, pra gente, é folclore. Não é usada.
Qualquer uma das duas saídas serviria.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Idéia meio maluca (Fonte ATX) Empty Re: Idéia meio maluca (Fonte ATX)

Mensagem por ferabreu Seg Ago 01, 2011 1:53 am

RFFanBR escreveu:Bom, como vc está sem cubo e fazendo aulas, toque com o baixo desplugado mesmo.

Isso ajuda a reconhecer as notas, pois vc tem que forçar sua audição para ouvir e é ótimo para exercícios, principalmente de digitação.

Eu tenho um cubo, mas nem sempre posso ligar por causa das restrições idiotas aqui de casa. Comprei um miniamp da Vox, mas fone de ouvido por muito tempo dá uma dor de cabeça. Aí eu pego o baixo assim mesmo e fico me "alugando" com ele desplugado, pois eu consigo ouvir o som dele de boa. Como minha preocupação no momento não é timbre, e sim enfiar a teoria e a prática na cacholinha, serve muito bem.

Ah, e deixa a pegada mais firme, pq vc tem que tocar com mais força pra ouvir o baixo.

Geralmente eu toco com o baixo desligado...é mesmo bom para aprender a pressionar as cordas sem deixá-las fazerem aquele barulho chato nos trastes.
Ouço o som perfeitamente, não preciso tocar com força. Mas...cansa. Fica um som sem graça e bobo. Gostaria de, pelo menos às vezes, ouvir o som de verdade. E nos softwares de amplificação que testei até agora, não tenho conseguido um som realmente legal.

Thales_Sr escreveu:
ferabreu escreveu:Não deu certo o negócio...

Acho que o amplificador só é 12V nominalmente, mas exige mais que isso para ligar.
Quando eu ligo a fonte no amplificador, ela desarma. Não funciona.

Que droga.
Vou ter que ficar sem ampli mesmo.
Normal. Amplificador puxa mais corrente (a tensão está correta) na hora da partida, e algumas fontes não fornecem toda a corrente em uma só saída.

A fonte está funcionando direito, e ela tem um única barramento de 12v, capaz de fornecer até 40A.
O problema é o amplificador. Por algum motivo que ainda desconheço, os terminais de alimentação (B+ e GND) estão em curto. É por isso que a fonte desarma.

Thales_Sr escreveu:Sobre tocar desplugado, é um recurso, mas não é necessariamente uma coisa boa. Você tem que tocar muito forte pra conseguir se ouvir, isso estraga sua pegada, e se o instrumento estiver regulado para uma pegada mais leve vai ficar trastejando o tempo todo.

Alguém entende de casamento de impedâncias?
Se a impedância de entrada do amplificador é 20000 ohm, qual saída do ADI deve funcionar melhor: a P10 (1000 ohm), ou a XLR (200 ohm)?
Casamento de impedâncias, pra gente, é folclore. Não é usada.
Qualquer uma das duas saídas serviria.

Concordo com isso: acho que tocar bem o baixo não significa tocar com força, mas com precisão e agilidade. Tocar desplugado é um treino para algumas coisas, mas não deve ser a única rotina do baixista. Por isso eu quero um amplificador... :-(

Casamento de impedância é mesmo coisa do tempo da válvula.
Mas continua valendo a regra da "impedância de entrada do pré ou amplificador maior que a impedância de saída do instrumento" para preservar o sinal, certo?
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Idéia meio maluca (Fonte ATX) Empty Re: Idéia meio maluca (Fonte ATX)

Mensagem por Thales_Sr Seg Ago 01, 2011 9:31 am

Mas continua valendo a regra da "impedância de entrada do pré ou amplificador maior que a impedância de saída do instrumento" para preservar o sinal, certo?
Sim, o "amplificador perfeito" tem impedância de entrada infinita, e impedância de saída zero.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Idéia meio maluca (Fonte ATX) Empty Re: Idéia meio maluca (Fonte ATX)

Mensagem por silvanoandrade Sex Ago 12, 2011 5:24 pm

Use o amplitube com drive ASIO4all e seja feliz Wink

inclusive o amplitube 3 tem suporte pra plugin SVX e eu uso todos pedais e feitos do ampeg svx no amplitube.

____________________________
O importante é ter o coração na ponta dos dedos ...
silvanoandrade
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1163
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Idéia meio maluca (Fonte ATX) Empty Re: Idéia meio maluca (Fonte ATX)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos