Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

To JazzBass or not JazzBass. That's the question ...

+8
LeandroMuniz
bernardo
J.Adalberto
Cesar Passos
dibass
Gomba
Fernando Zadá
bodhan
12 participantes

Ir para baixo

To JazzBass or not JazzBass. That's the question ... Empty To JazzBass or not JazzBass. That's the question ...

Mensagem por bodhan Qua Jul 20, 2011 6:16 pm

Prezados colegas de fórum. O tiozinho quase cinquentão aqui tem uma dúvida. Não sei se vocês sabem, mas toco baixo de forma amadora há uns 9 anos. Toco guitarra desde os 14 e em 2002 resolvi voltar a tocar em bandas só que empunhando o bom e velho baixo. De cara passei para o fretless. E fretless JazzBass, pronto. O resto é resto, pensei. Fiquei um bom tempo com meu Tagima fretless com D'Addario Chromes. Para mim era o que funcionava na BigBand onde tocava.
Mudei de baixo, montei um fretless com piezo e também tenho um JazzBass mexicano frankeinstein que montei pelo Ebay.
No começo deste ano (2011) apareceu uma oportunidade de comprar um baixo de 6 cordas do amigo do Zadá. O baixo é um Tune com captação ativa, circuito de 18v, regulagem de grave, médios e agudos tipo cut/boost.
Agora vem a dúvida. Tenham paciência.
Achei o som do danado muito bom. O que me parece é que o timbre é bem mais encorpado, redondo e equilibrado entre as frequências. O Jazz bass ou tende para os médios, usando mais o captador da ponte, ou para um timbre mais rouco, roncador quando usando mais o captador do braço.
Também achei que ele tem menos dinâmica entre o tocar mais forte e mais fraco. Os JazzBass me parecem que respondem mais à dinâmica. Só que, não sei bem porque achei melhor o instrumento com menos dinâmica. Parece que tem um compressor ligado, e as linhas de baixo ficam mais homogêneas.
Sendo assim, não sei se descobri a pólvora (!), mas, tenho que admitir, acho que prefiro um instrumento com essas caraterísticas do que os JazzBass.
Gostaria de saber dos amigos, quais baixos com 4 cordas, preferencialmente, possuem essa característica que acabei gostando e também saber dos amigos o que acham dessa impressão.
Gracias amigos!

foto do bichão:
To JazzBass or not JazzBass. That's the question ... Fotozby
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

To JazzBass or not JazzBass. That's the question ... Empty Re: To JazzBass or not JazzBass. That's the question ...

Mensagem por Fernando Zadá Qua Jul 20, 2011 6:38 pm

Que bom que tá curtindo o Tune!!
Quase peguei ele!!Rsss
Putz acho isso interessante só tenho tocado com meus Dings e pirei quando toquei no Lakland do Gus que tem som de Jazz Bass bem tradicional. Pra algumas coisas como slap achei que me faz falta um Jazz bass mais tradicional e já entrou na lista de GAS, talvez um Dingwall Super J quando eu puder!!Rsss
Não só pro slap mas eles se complementam mesmo e já cheguei a pensar que iria ficar só com Dingwall mas hoje já vejo outros modelos e marcas pra chegar em determinados timbres que não vou conseguir com só com o Afterburn.
Acho que é uma coisa de buscar complementos mesmo. Talvez se você ficar um ano só com o Tune quando pegar os Jazz bass de GAS neles por soarem diferentes.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

To JazzBass or not JazzBass. That's the question ... Empty Re: To JazzBass or not JazzBass. That's the question ...

Mensagem por bodhan Qui Jul 21, 2011 12:28 pm

... pois é, Zadá. Você sabe me dizer por que este baixo tem um som mais encorpado e equilibrado? Seriam os captadores e pré? Isto me intriga ... não sei se o braço largo de seis cordas também não tem influência ... mas fico imaginando o que seria um baixo de 4 cordas com um som correspondente. Talvez um Tune desses de 4 cordas, claro!
Abs
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

To JazzBass or not JazzBass. That's the question ... Empty Re: To JazzBass or not JazzBass. That's the question ...

Mensagem por Gomba Qui Jul 21, 2011 12:35 pm

bodhan, testa qualquer dia um Music Man e um G&L. Se você não curtir nenhum, aí cê corre atrás de coisas mais 'eletrônicas', tipo baixos com EMGs ativo e coisas assim.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

To JazzBass or not JazzBass. That's the question ... Empty Re: To JazzBass or not JazzBass. That's the question ...

Mensagem por dibass Qui Jul 21, 2011 1:14 pm

tenta postar um audio gravado com o baixo p gente poder opinar melhor sobre o timbre mas a principio pela sua duvida um baixo 4 cordas ativo com um pre de 3 bandas te atende bem ai vc pode achar desde cort e similares ate fodera ou similares
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

To JazzBass or not JazzBass. That's the question ... Empty Re: To JazzBass or not JazzBass. That's the question ...

Mensagem por Cesar Passos Qui Jul 21, 2011 1:57 pm

Gomba escreveu:bodhan, testa qualquer dia um Music Man e um G&L. Se você não curtir nenhum, aí cê corre atrás de coisas mais 'eletrônicas', tipo baixos com EMGs ativo e coisas assim.

II

Tem alguns baixos com valor mais em conta que tem um som bem satisafatório também, como Ibanez e alguns CORTs.
Cesar Passos
Cesar Passos
Membro

Mensagens : 680
Localização : São Paulo-SP

Ir para o topo Ir para baixo

To JazzBass or not JazzBass. That's the question ... Empty Re: To JazzBass or not JazzBass. That's the question ...

Mensagem por J.Adalberto Qui Jul 21, 2011 2:12 pm

cara que baixo lindao heim!!!!

____________________________
Abrçs, J.Adalberto
"…All men play on ten, never gonna turn down again..."
www.joaoadalberto.com.br
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

To JazzBass or not JazzBass. That's the question ... Empty Re: To JazzBass or not JazzBass. That's the question ...

Mensagem por bernardo Qui Jul 21, 2011 2:35 pm

Oi bodhan, me chamou a atenção sua história. Estou com 47 e a minha é parecida, já pulei de guitarra para baixo algumas vezes, desde os 15. Já li seu post duas vezes para entender a dúvida. Acho que entendi e vou contar umas experiências. Quando fui comprar meu primeiro baixo legal, fui atrás de um Fender Jazz Bass americano. Na época, não era tarefa simples. A Teodoro estava engatinhando (gang na esquina e galeria do outro lado). Não achei nenhum jazz bass americano novo (gang, leimar, anuncios...). Achei um jazz bass special japonês e comprei. Testei nesse dia um Ibanez ativo, com braço verniz fosco e levinho que parecia de papelão, na mesma loja e mesmo ampli, e tinha um som muito mais poderoso que o Fender. Não dava para comparar. Mas como se sabe aqui no forum, a marquinha no headstock... Com o passar do tempo, não me arrependi. Hoje penso que um bom instrumento ativo, é um bom instrumento. Um bom passivo, é um bom instrumento. Um meia boca ativo é um instrumento razoável, e meia boca passivo é meia boca. Passivo ou ativo eu entendo como filosofia. Circuitos eletrônicos sempre interferem com o sinal (timbre e dinâmica) então não dá para comparar. Não conheço engenhoca eletrônica transparente, até por que seria inútil. Como não me agrada ter uma pilha dentro do instrumento, prefiro os passivos, e se achar que falta algo, uso externo. Sobre qual 4 cordas tem essas características, acho que um ativo. Tentei ajudar, mas não estou confiante no sucesso.
bernardo
bernardo
Membro

Mensagens : 254
Localização : sp

Ir para o topo Ir para baixo

To JazzBass or not JazzBass. That's the question ... Empty Re: To JazzBass or not JazzBass. That's the question ...

Mensagem por LeandroMuniz Qui Jul 21, 2011 3:08 pm

Gomba escreveu:bodhan, testa qualquer dia um Music Man e um G&L. Se você não curtir nenhum, aí cê corre atrás de coisas mais 'eletrônicas', tipo baixos com EMGs ativo e coisas assim.

Concordo. Esse Tune parece maquinado, mas ainda assim eu relutaria a deixar um Jazz pra pegar um baixo ativo/afins. Claro que existe a junção do vintage com o moderno, como é o caso dos StingRays, como o Gomba citou.

Eu, na mesma dúvida que você faria isso, claro que não tenho 10% de sua experiência, mas pensaria desta forma.

E boa sorte, claro.

____________________________
T-P-T-T-P-T-P-T-P-T-P-T-T-P-T-P-T-P e o resultado disso é uma tendinite.
LeandroMuniz
LeandroMuniz
Membro

Mensagens : 501
Localização : Nova Friburgo

Ir para o topo Ir para baixo

To JazzBass or not JazzBass. That's the question ... Empty Re: To JazzBass or not JazzBass. That's the question ...

Mensagem por bodhan Qui Jul 21, 2011 3:39 pm

Também tenho aflição de pilhas, Bernardo! Pois aí é que está a questão: estou gostando do danado do circuito ... mais do que meu JB MiM com caps Custom Shop ... será que passa?!
Tem aqui um exemplo de uma composição que fiz e gravei recentemente com o Tune plugado direto na interface. Digamos que não sou um baixista muito intenso! Meio "mané" mesmo. Gosto de poucas notas, mas com presença e peso. Na banda de samba-jazz onde toco, uso um baixo piezo com cordas tapewound e estou bem satisfeito. É pura gordura! No caso do Tune comecei a usar em gravações e gostei.
Sem sofrimento, estou apenas curioso para entender o porque de ser assim ...

http://soundcloud.com/carloscampos/a-partida

<object height="81" width="100%"> <param name="movie" value="http://player.soundcloud.com/player.swf?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F16854207"></param> <param name="allowscriptaccess" value="always"></param> <embed allowscriptaccess="always" height="81" src="http://player.soundcloud.com/player.swf?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F16854207" type="application/x-shockwave-flash" width="100%"></embed> </object> <span><a href="http://soundcloud.com/carloscampos/a-partida">A Partida</a> by <a href="http://soundcloud.com/carloscampos">carloscampos</a></span>
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

To JazzBass or not JazzBass. That's the question ... Empty Re: To JazzBass or not JazzBass. That's the question ...

Mensagem por Daniel Qui Jul 21, 2011 4:52 pm

Acho que vc vai gostar dos warwick, inclusive rockbass ou Ibanez com circuito (os GSR sao single passivos e apenas um knob de boost, que nao gosto nem um pouco, fora o ruido).

Qq uma das duas marcas se acha facil 4 cordas.

____________________________
To JazzBass or not JazzBass. That's the question ... Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

To JazzBass or not JazzBass. That's the question ... Empty Re: To JazzBass or not JazzBass. That's the question ...

Mensagem por MauKnop Qui Jul 21, 2011 5:21 pm

bodhan escreveu:Também tenho aflição de pilhas, Bernardo! Pois aí é que está a questão: estou gostando do danado do circuito ... mais do que meu JB MiM com caps Custom Shop ... será que passa?!
Tem aqui um exemplo de uma composição que fiz e gravei recentemente com o Tune plugado direto na interface. Digamos que não sou um baixista muito intenso! Meio "mané" mesmo. Gosto de poucas notas, mas com presença e peso. Na banda de samba-jazz onde toco, uso um baixo piezo com cordas tapewound e estou bem satisfeito. É pura gordura! No caso do Tune comecei a usar em gravações e gostei.
Sem sofrimento, estou apenas curioso para entender o porque de ser assim ...

http://soundcloud.com/carloscampos/a-partida

<object height="81" width="100%"> <param name="movie" value="http://player.soundcloud.com/player.swf?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F16854207"></param> <param name="allowscriptaccess" value="always"></param> <embed allowscriptaccess="always" height="81" src="http://player.soundcloud.com/player.swf?url=http%3A%2F%2Fapi.soundcloud.com%2Ftracks%2F16854207" type="application/x-shockwave-flash" width="100%"></embed> </object> <span><a href="http://soundcloud.com/carloscampos/a-partida">A Partida</a> by <a href="http://soundcloud.com/carloscampos">carloscampos</a></span>


Que SOM bacana, Camarada!!! Muiiiiiito bom!!! Parabénssssssssss!! claps claps claps
MauKnop
MauKnop
Membro

Mensagens : 203
Localização : SÃO JOÃO NEPOMUCENO - MG

Ir para o topo Ir para baixo

To JazzBass or not JazzBass. That's the question ... Empty Re: To JazzBass or not JazzBass. That's the question ...

Mensagem por GusVCD Qui Jul 21, 2011 5:22 pm

Se eu fosse vc, compraria caps EMG ativos e instalaria no JB... se vê q é a praia, pode ficar sussegado com o resultado ou ainda colocar um circuito tbm, 2 ou 3 bandas nele... se ver q ainda não é o q quer, pode vender os caps/pre depois no ML ou coisa assim, e recuperar o q investiu, e ainda levar um lucrinho se comprar pelo eBay...

Se não gostar do Jb com esses ups, ai realmente só partindo pra um Warwick ou Ibanez, talvez tbm um Yamaha, q sairia bem mais caro q simples upgrades no JB...

Ai vai de qto vc quer investir a curto prazo...

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

To JazzBass or not JazzBass. That's the question ... Empty Re: To JazzBass or not JazzBass. That's the question ...

Mensagem por bodhan Qui Jul 21, 2011 5:44 pm

Daniel escreveu:Acho que vc vai gostar dos warwick, inclusive rockbass ou Ibanez com circuito (os GSR sao single passivos e apenas um knob de boost, que nao gosto nem um pouco, fora o ruido).
Qq uma das duas marcas se acha facil 4 cordas.

Obrigado, Daniel. Por enquanto não vou investir ... estava curioso para saber quais baixos tem aquele som. Vou testar um Warwick, nunca toquei em um. Abs!

MauKnop escreveu: Que SOM bacana, Camarada!!! Muiiiiiito bom!!! Parabénssssssssss!! claps claps claps
Valeu, Mau!

GusVCD escreveu:Se eu fosse vc, compraria caps EMG ativos e instalaria no JB... se vê q é a praia, pode ficar sussegado com o resultado ou ainda colocar um circuito tbm, 2 ou 3 bandas nele... se ver q ainda não é o q quer, pode vender os caps/pre depois no ML ou coisa assim, e recuperar o q investiu, e ainda levar um lucrinho se comprar pelo eBay...
Se não gostar do Jb com esses ups, ai realmente só partindo pra um Warwick ou Ibanez, talvez tbm um Yamaha, q sairia bem mais caro q simples upgrades no JB...
Ai vai de qto vc quer investir a curto prazo...

... Gus eu até pensei em comprar o tal System 9 do Colela para testar ... já tive EMG JV no meu Tagima JB fretless, era legal, mas bem diferente do Tune ...
Por enquanto estou só na curiosidade. Vai também que acabo me acostumando com o Tune e aí fica tudo resolvido, né?
Obrigado, Abs!
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

To JazzBass or not JazzBass. That's the question ... Empty Re: To JazzBass or not JazzBass. That's the question ...

Mensagem por bernardo Qui Jul 21, 2011 5:45 pm

Oi bodhan, achei legal a gravação, você fez a guitarra? É uma acústica? Tentei baixar mas não domino esta máquina. Gostei do som do baixo também, bastante médio e definido. Tipo jazz bass... kkkkk. Sobre passar a paixão, me lembro que quando ganhei a Caloi10, esperava alguém me pedir para ir à padaria, tava sempre pronto para sair. Depois que ela ficou encostada na garagem, eu me escondia quando era hora de sair o pão. Quando trocava de carro perdia a preguiça, depois ela voltava, so... Agora surgiu uma dúvida, você usa JB com compressor e algum efeito? Talvez não precise outro 4c...
bernardo
bernardo
Membro

Mensagens : 254
Localização : sp

Ir para o topo Ir para baixo

To JazzBass or not JazzBass. That's the question ... Empty Re: To JazzBass or not JazzBass. That's the question ...

Mensagem por bodhan Qui Jul 21, 2011 6:09 pm

bernardo escreveu:Oi bodhan, achei legal a gravação, você fez a guitarra? É uma acústica? Tentei baixar mas não domino esta máquina. Gostei do som do baixo também, bastante médio e definido. Tipo jazz bass... kkkkk. Sobre passar a paixão, me lembro que quando ganhei a Caloi10, esperava alguém me pedir para ir à padaria, tava sempre pronto para sair. Depois que ela ficou encostada na garagem, eu me escondia quando era hora de sair o pão. Quando trocava de carro perdia a preguiça, depois ela voltava, so... Agora surgiu uma dúvida, você usa JB com compressor e algum efeito? Talvez não precise outro 4c...

... não conta pra ninguém, eu toco guitarra sim! É uma Telecaster feita pelo Castelli de Curitiba ...
Sou do clube dos que não usa efeitos no baixo. Só um cabo.
Também acho, não vou comprar nada. Como disse, estava apenas curioso para saber sobre o assunto.
Obrigado!
Abs!
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

To JazzBass or not JazzBass. That's the question ... Empty Re: To JazzBass or not JazzBass. That's the question ...

Mensagem por bernardo Qui Jul 21, 2011 6:39 pm

bodhan, desculpa sair do assunto do tópico, mas que bitola de corda tem a Tele? Foi processada para soar assim? Também sou do mesmo clube...
bernardo
bernardo
Membro

Mensagens : 254
Localização : sp

Ir para o topo Ir para baixo

To JazzBass or not JazzBass. That's the question ... Empty Re: To JazzBass or not JazzBass. That's the question ...

Mensagem por bodhan Qui Jul 21, 2011 7:04 pm

bernardo escreveu:bodhan, desculpa sair do assunto do tópico, mas que bitola de corda tem a Tele? Foi processada para soar assim? Também sou do mesmo clube...
Tudo bem! Uso cordas Sadowsky Jimmy Bruno 0.13, são cordas roudwound lixadas, parecem as semi-flat. Gravei a guitarra liganda direto na interface M-Audio FW Solo. Na mix tem um boost nos 250 hz, um pouco de reverb. Usei um software de masterização chamado Ozone.
Abs!

To JazzBass or not JazzBass. That's the question ... 5670003380_1fb0a5bcc0_m


Última edição por bodhan em Qui Jul 21, 2011 7:08 pm, editado 1 vez(es)
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

To JazzBass or not JazzBass. That's the question ... Empty Re: To JazzBass or not JazzBass. That's the question ...

Mensagem por bernardo Qui Jul 21, 2011 7:07 pm

Entendi. Parece acústica. abraço.
bernardo
bernardo
Membro

Mensagens : 254
Localização : sp

Ir para o topo Ir para baixo

To JazzBass or not JazzBass. That's the question ... Empty Re: To JazzBass or not JazzBass. That's the question ...

Mensagem por NeyBass Qui Jul 21, 2011 7:32 pm

a galera pode até discordar de mim, afinal não tenho tanta experiência em diversos tipos de instrumentos, mas eu acho baixo ativo, mas facil de ser equalizado, parece que as freqüências respondem mais "redondas" daí você pode tirar vários timbres, sem ser característico como nos JB, music man, que para onde você girar o knob, o som denuncia qual instrumento é.

sua gravação ficou ótima, me identifico com você, quando diz que é um baixista de poucas notas mas com presença e peso e também na questão baixo e cabo sem efeitos...rsrs...gosto é gosto né, vai entender.

parabéns pela gravação, ficou muito boa, tudo muito bem tocado.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

To JazzBass or not JazzBass. That's the question ... Empty Re: To JazzBass or not JazzBass. That's the question ...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos