Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrevista com Jorge Helder

+3
Claudio
Renato
LuCaSbass
7 participantes

Ir para baixo

Entrevista com Jorge Helder Empty Entrevista com Jorge Helder

Mensagem por LuCaSbass Sex maio 15, 2009 8:23 am

Olá pessoal Fiz essa entrevista com o Jorge Helder e ela iria ser publicada na revista Baixo Brasil, mas em virtude dos últimos acontecimentos, estou postando a entrevista aqui no Fórum. Eu fiz a entrevista via internet, e como o Jorge fala e escreve pouco, ele foi bem direto ao assunto sempre. Mas achei que ficou interessante. Em breve posto outra entrevista exclusiva que fiz aqui com um outro grande baixista!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Jorge Helder toca baixo acústico e elétrico e é formado pela Escola de Música de Brasília (EMB). É um dos mais atuantes entre os grandes nomes da MPB, tendo em sua carreira gravações em CD’s e participação em shows de várias estrelas da nossa canção.
Entre eles, podemos citar Chico Buarque, Caetano Veloso, João Bosco, Ivan Lins, Edu Lobo, Guinga, Rosa Passos, Nana Caymmi, Maria Rita, Gal Costa, Maria Bethânia, Marisa Monte, Adriana Calcanhoto, Cássia Eller e tantos outros.
Ao lado de grandes músicos estrangeiros, Jorge Helder também participou de vários festivais de jazz internacionais.

1 - Conte um pouco de sua história, como você se decidiu pela música e como se interessou pelo contrabaixo.
A maioria ou todos os músicos nascem músicos , nós somos escolhidos pela música , e espero que eu tenha sido mais uma escolha dela . Sempre gostei muito do baixo com suas funções de apoio harmonico e contrapontos em um grupo musial e inovações de improvisos e timbres e a cada dia descubro novos conceitos sobre esse instrumento maravilhoso .

2 - Você estudou e se formou na Escola de Música de Brasília. Como que aconteceu sua mudança para o Rio de Janeiro?
Mudei porque recebi um convite do protutor da cantora Sandra de Sa pra fazer uma temporada com ela e achei uma ótima oportunidade de começar uma nova fase numa cidade com tantas ofertas musicais , ainda nos anos 80 .

3 - Sua formação no contrabaixo acústico foi na área popular ou erudita?
Estudei erudito na EMB mais não fui um bom aluno porque me interessava mais pela música popular .

4 - Hoje em dia o mercado de shows e gravações está muito aquecido para o contrabaixo acústico e muitos jovens já começam a se interessar a estudá-lo desde cedo. Como você explica esse `fenômeno´?
O mercado é eclético , há espaço pra acústico e elétrico , mas acho importante o baixista tocar os dois para ter mais oportunidades de trabalho .

5 - Como você vê essa nova safra de baixistas que estão surgindo?
Com muita musicalidade e tecnicas aprimoradas .

6 - Qual é o seu set? Baixos, pedais, amplificadores etc.
Uso baixos Zaganin , maravilhosos , e gosto muito dos contrabaixos acústico do Paulo Gomes . Não uso pedais e nos estudios procuro usar bons prés, como os Avalon .

7 - Na gravação, como é o processo para os baixos acústico e elétrico?
Pro acústico dois microfones e pro elétrico apenas um pré .

8 - Quais são os seus projetos atuais?
Não tenho nada fixo. Fui convidado outro dia para gravar o novo disco do João Bosco. Procuro fazer sempre bons trabalhos, diversificando ao máximo.

9 - Além de instrumentista, você é compositor. Como é o seu processo de
composição?

Eu componho sempre no violão e procuro me inspirar em grandes compositores brasileiros, como Villa-Lobos e Guinga.

10 -Existe algum interesse de registrar suas canções em um disco autoral?
Sim , só não sei quando será.

11 - Qual a sua rotina de estudos atualmente?
Infelizmente atualmente não consigo manter um diciplina de estudo, mas eu toco todos os dias.

12 - Deixe um recado para os baixistas que estão começando.
Estudem bastante , procurem ser ecléticos a nivel de estilo musical .

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Entrevista com Jorge Helder Empty Re: Entrevista com Jorge Helder

Mensagem por Renato Sex maio 15, 2009 8:26 am

Opa, é isso aí!!! Very Happy
Bela entrevista, Lucas!
Este fórum está se especializando em formar órimos entrevistadores, taí uma ocupação paralela à de baixista!! What a Face

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6238
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

Entrevista com Jorge Helder Empty Re: Entrevista com Jorge Helder

Mensagem por Claudio Sex maio 15, 2009 8:45 am

Legal Lucas, muito bom... o Jorge Helder é um grande músico, uma figura extremamente simples!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Entrevista com Jorge Helder Empty Re: Entrevista com Jorge Helder

Mensagem por allexcosta Sex maio 15, 2009 11:56 am

Muito bom, Lucas! Valeu...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Entrevista com Jorge Helder Empty Re: Entrevista com Jorge Helder

Mensagem por eduardo takaaci Sex maio 15, 2009 12:03 pm

Parabéns pela entrevista Lucas.

Very Happy

____________________________
Clube dos Pedreiros #014
Custom Basses Club #012
eduardo takaaci
eduardo takaaci
Membro

Mensagens : 363
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Entrevista com Jorge Helder Empty Re: Entrevista com Jorge Helder

Mensagem por Convidado Qua Mar 08, 2017 10:14 am


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Entrevista com Jorge Helder Empty Re: Entrevista com Jorge Helder

Mensagem por Claudio Mengarda Qua Mar 08, 2017 12:00 pm

Muito boa entrevista, e esse vídeo^ também é muito interessante, grande história de vida
Claudio Mengarda
Claudio Mengarda
Membro

Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Entrevista com Jorge Helder Empty Re: Entrevista com Jorge Helder

Mensagem por Tiago Fernando Andreola Sex Mar 10, 2017 7:11 pm

Esse Jorge é Ninja Gaiden!
Tiago Fernando Andreola
Tiago Fernando Andreola
Membro

Mensagens : 21
Localização : Garibaldi - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Entrevista com Jorge Helder Empty Re: Entrevista com Jorge Helder

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos