Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tocando sentado

+16
José Carlos
Cayo Castro
NANDOEMIRA
fheliojr
basslave
paulo fernandes
maquiro
Gui
danilow
allexcosta
Guilé
lsardeiro
Claudio
bruno nunes
VictorLuigi
Vefer
20 participantes

Ir para baixo

Tocando sentado Empty Tocando sentado

Mensagem por maquiro Ter Jul 08, 2008 4:48 pm

Notei que a maioria (dos destros) quando toca sentado apoia o baixo na perna direita. Prefiro apoiar na perna esquerda, pois acho que o baixo fica na mesma posição de quando estou em pé e não preciso forçar o ombro direito para trás. É muito mais confortável. Deve ser uma herança do violão.

Porém, um professor me disse que apoiar na perna esquerda não é legal pois muda o ângulo dos dedos em relação às cordas. Acho não tem nada a ver, mas queria saber a opinião de vocês.

Em que perna vocês apoiam o baixo quando estão sentados? Existe alguma razão para não apoiar na perna esquerda (os destros)?

Valeu!
maquiro
maquiro
Membro

Mensagens : 156
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando sentado Empty Re: Tocando sentado

Mensagem por Vefer Ter Jul 08, 2008 4:59 pm

Em que perna vocês apoiam o baixo quando estão sentados? Existe alguma razão para não apoiar na perna esquerda (os destros)?
Na boa, acho uma questão de costume mesmo. Mas se houvesse problema, no violão clássico, não se apoiaria o violão na perna esquerda (os destros). Eu sou destro e apoio na perna direita. Abç
Vefer
Vefer
Membro

Mensagens : 310
Localização : RIO

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando sentado Empty Re: Tocando sentado

Mensagem por VictorLuigi Ter Jul 08, 2008 5:29 pm

eu sou canhoto, mas toco como destro.

e apoio na perna direita também... mas como o amigo disse acima é mais questão de costume!
Afinal eu acostumei a tocar como destro!
Rsss Laughing
VictorLuigi
VictorLuigi
Membro

Mensagens : 746
Localização : Santo André - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando sentado Empty Re: Tocando sentado

Mensagem por bruno nunes Ter Jul 08, 2008 8:57 pm

Eu vi um colega tocando apoiado na perna esquerda e ele me deu a mesma explicação, "muda o angulo dos dedos em relação as cordas"...mas c o som q vc faz sai legal 90 ou a 180 graus das cordas, ta valendo...
abraços...

____________________________
Existem 3 tipos de pessoas no mundo...
As que sabem contar e as que não sabem...
Squier®️ Club #002
bruno nunes
bruno nunes
Membro

Mensagens : 673
Localização : Santo André, SP-Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando sentado Empty Re: Tocando sentado

Mensagem por danilow Ter Jul 08, 2008 11:58 pm

eu coloco na direita tb... na esquerda as primeiras casas ficam muito longe...
danilow
danilow
Membro

Mensagens : 134
Localização : salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando sentado Empty Re: Tocando sentado

Mensagem por Claudio Qua Jul 09, 2008 12:03 am

Eu também apoio na perna direita, e de tempos em tempos passo pra perna esquerda só pra poder dar uma esticada no braço esquerdo!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando sentado Empty Re: Tocando sentado

Mensagem por lsardeiro Qua Jul 09, 2008 12:34 am

mas será que os anjos são "os" anjos ou "as" anjos? Porque percebam que o fato do substantivo terminar em "o" não tem nada a ver. Os anjos podem ser vistos como animais, nos quais o gênero do substantivo é irrelevante, pois o que define o sexo não será o determinante. Não se diz "o cobro", muito menos "o cobra", mas simplesmente "a cobra macho ou fêmea". Será que se passa da mesma forma em relação aos seres transcendentes? "O anjo fêmea" ou "o anjo macho"? Ou será que não se restringe simplesmente a uma questão de gênero do substantivo? Deve ser mesmo uma questão de fato, fundada na evidência factual da genitália angélica estar presente ou não estar presente? Ou a questão dos anjos não terem sexo significa somente que eles não fazem amor? p****, não sei. A questão da perna? Rapaz, tá f***, viu? Sei não...

lsardeiro
Membro

Mensagens : 312
Localização : ***

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando sentado Empty Re: Tocando sentado

Mensagem por lsardeiro Qua Jul 09, 2008 12:36 am

Comecou muito bem pra quem esta na segunda mensagem... pensei que nao iamos precisar disso....

Leia as formas de conduta deste forum...


Última edição por Cidrack em Qua Jul 09, 2008 12:48 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Excesso de palavroes sem sentido e desvirtuando o topico....)

lsardeiro
Membro

Mensagens : 312
Localização : ***

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando sentado Empty Re: Tocando sentado

Mensagem por allexcosta Qua Jul 09, 2008 1:26 am

Vamo lah...

Esse aih eh o meu amigo Leo. Grande filosofo. Ele me vendeu meu Dean com EMGs q eu usei durante muitos anos (na verdade ele trocou no meu Tune e me deu uma volta). Ele vai tomar um Gardenal e vai melhorar. Neh Leo? Promete? Amigo... Num morde... geek


Última edição por allexcosta em Dom Jul 13, 2008 2:43 pm, editado 3 vez(es)

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando sentado Empty Re: Tocando sentado

Mensagem por danilow Qua Jul 09, 2008 9:23 am

allexcosta escreveu:Vamo lah...

Esse aih eh o meu amigo Leo. Grande filosofo(...)

ta explicado =D
danilow
danilow
Membro

Mensagens : 134
Localização : salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando sentado Empty Re: Tocando sentado

Mensagem por Guilé Qua Jul 09, 2008 9:54 am

Percebo q qdo toco a região mais aguda, sinto-me mais confortável com o baixo na perna esquerda...já qdo uso mais as primeiras posições a perna direita traz mais conforto. Acho q isso é questão de postura de cada um e vai variar de acordo com o q vc vai tocar e com o instrumento.
Uma dica muito importante sobre postura, tb nesse contexto, é que caso vc toque sentado, faz-se interessante estudar sentado e se toca em pé, estudar em pé (ou pelo menos dedicar parte do tempo de estudo em pé), pois embora não pareça faz muita diferença.
Outra dica é ao fazer o primeiro ajuste de uma correia, fazê-lo sentado e depois levantar, pois dessa forma o instrumento estará mais ou menos na mesma altura de qdo vc toca e/ou estuda sentado.
Essas dicas são genéricas, pois cada músico se adaptará da melhor forma ao seu instrumento individualmente, mas observar essas regrinhas além de otimizar sua performance e influenciar violentamente na sonoridade, prevenirão contra o aparecimento de lesões musculares decorrentes de má postura.

Abç !
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando sentado Empty Re: Tocando sentado

Mensagem por maquiro Qua Jul 09, 2008 11:54 am

lsardeiro escreveu:Comecou muito bem pra quem esta na segunda mensagem... pensei que nao iamos precisar disso....

Leia as formas de conduta deste forum...

Meu irmãozim, maconha mofada faz mal. Por que você não arranja um marido? Deve ser carência.
maquiro
maquiro
Membro

Mensagens : 156
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando sentado Empty Re: Tocando sentado

Mensagem por allexcosta Qua Jul 09, 2008 5:18 pm

maquiro escreveu:
lsardeiro escreveu:Comecou muito bem pra quem esta na segunda mensagem... pensei que nao iamos precisar disso....

Leia as formas de conduta deste forum...

Meu irmãozim, maconha mofada faz mal. Por que você não arranja um marido? Deve ser carência.

Aqui no Cifra Club nao aceitamos apologia...

Opa... Forum errado... Laughing

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando sentado Empty canhoto tocando como destro..apoiado na perna esquerda..=D

Mensagem por Gui Qua Jul 09, 2008 9:48 pm

acho MUITO mais confortavel apoiar na perna esquerda..sobre a posição dos dedos...vira-se um pouco a mão..ora!

e normalmente estudo em pé..ainda mais agora que comprei o power click do glauco!=D
Gui
Gui
Membro

Mensagens : 55
Localização : Sampa Rock City

http://www.ostobias.palcomp3.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando sentado Empty Re: Tocando sentado

Mensagem por danilow Qui Jul 10, 2008 10:28 am

estuda em pe? O_O
nao consigo ficar tanto tempo em pe, as costas doem... eu ate prefiro tocar em pe
danilow
danilow
Membro

Mensagens : 134
Localização : salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando sentado Empty sim..em pé!!

Mensagem por Gui Qui Jul 10, 2008 11:18 pm

andando pela casa..não tocarei as músicas sentado..não farei show sentado..

antigamente estudava sentado (no começo) e sentia dificuldades em tocar em pé..MUITA mesmo!
comecei a estudar em pé..que é a posição que toco em shows..e acho bem mais confortavel!!

e eu não tocava baixo no joelho..tocava quase enforcando..e achava estranho..

sei lá...é bem mais sussa pra usar o que eu estudei nas músicas..prefiro!

(até por que..tou estudando com baixo em basswood..pra poder passar mais tempo estudando!)

____________________________
Non Dvcor Dvco

CLUBE DOS PEDREIROS - 004#

Gui
Gui
Membro

Mensagens : 55
Localização : Sampa Rock City

http://www.ostobias.palcomp3.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando sentado Empty Re: Tocando sentado

Mensagem por maquiro Sex Jul 11, 2008 10:16 am

Essa é questão. Tocando na perna esquerda (entre as duas, na verdade) e com a correia, a posição do baixo fica a mesma de quando toco em pé, nem sinto diferença quando levanto. Além de ser mais fácil de manter uma postura correta, sem forçar a coluna. O mesmo não acontece quando apoio na perna direita. É completamente diferente, é outra pegada.

Como a maioria dos baixistas (pelo menos os que conheço), tenho o costume de tocar na perna direita, mas estou mudando o hábito, até para não sentir diferença quando tocar em pé ou sentado.

Abraços
maquiro
maquiro
Membro

Mensagens : 156
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando sentado Empty Re: Tocando sentado

Mensagem por lsardeiro Ter Jul 19, 2011 5:58 pm

lsardeiro escreveu:mas será que os anjos são "os" anjos ou "as" anjos? Porque percebam que o fato do substantivo terminar em "o" não tem nada a ver. Os anjos podem ser vistos como animais, nos quais o gênero do substantivo é irrelevante, pois o que define o sexo não será o determinante. Não se diz "o cobro", muito menos "o cobra", mas simplesmente "a cobra macho ou fêmea". Será que se passa da mesma forma em relação aos seres transcendentes? "O anjo fêmea" ou "o anjo macho"? Ou será que não se restringe simplesmente a uma questão de gênero do substantivo? Deve ser mesmo uma questão de fato, fundada na evidência factual da genitália angélica estar presente ou não estar presente? Ou a questão dos anjos não terem sexo significa somente que eles não fazem amor? p****, não sei. A questão da perna? Rapaz, tá f***, viu? Sei não...


2008... bons tempos aqueles, nos quais eu ainda acreditava no meu emprego... mas pelo menos ele me permite viajar um pouco, hã? clown lol!

lsardeiro
Membro

Mensagens : 312
Localização : ***

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando sentado Empty Re: Tocando sentado

Mensagem por paulo fernandes Ter Jul 19, 2011 6:10 pm

lsardeiro escreveu:
lsardeiro escreveu:mas será que os anjos são "os" anjos ou "as" anjos? Porque percebam que o fato do substantivo terminar em "o" não tem nada a ver. Os anjos podem ser vistos como animais, nos quais o gênero do substantivo é irrelevante, pois o que define o sexo não será o determinante. Não se diz "o cobro", muito menos "o cobra", mas simplesmente "a cobra macho ou fêmea". Será que se passa da mesma forma em relação aos seres transcendentes? "O anjo fêmea" ou "o anjo macho"? Ou será que não se restringe simplesmente a uma questão de gênero do substantivo? Deve ser mesmo uma questão de fato, fundada na evidência factual da genitália angélica estar presente ou não estar presente? Ou a questão dos anjos não terem sexo significa somente que eles não fazem amor? p****, não sei. A questão da perna? Rapaz, tá f***, viu? Sei não...


2008... bons tempos aqueles, nos quais eu ainda acreditava no meu emprego... mas pelo menos ele me permite viajar um pouco, hã? clown lol!
Anjos da noite,
Vêm para curar seu porre,
Para lavar suas roupas,
Sujas de seu vômito
Feito avião supersônico
Te levam para voar
Para noitar nas estrelas
E te fazer conhecê-las
Anjos são românticos
E eles são os únicos
Anjos por profissão
Sindicalizados ou não.

paulo fernandes
Membro

Mensagens : 321
Localização : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando sentado Empty Re: Tocando sentado

Mensagem por basslave Ter Jul 19, 2011 6:55 pm

snax

____________________________
Youtube bloqueado? usa https que resolve up

basslave
Membro

Mensagens : 2760

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando sentado Empty Re: Tocando sentado

Mensagem por basslave Ter Jul 19, 2011 6:56 pm

ta pedindo um cadeado notme

____________________________
Youtube bloqueado? usa https que resolve up

basslave
Membro

Mensagens : 2760

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando sentado Empty Re: Tocando sentado

Mensagem por paulo fernandes Ter Jul 19, 2011 7:02 pm

basslave escreveu:ta pedindo um cadeado notme
Calma brother, é só poesia pós parnaso. Mas... Na perna direita ou na esquerda, o importante é a arte em si...
E a fuga da hérnia de disco que dói e limita.

paulo fernandes
Membro

Mensagens : 321
Localização : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando sentado Empty Re: Tocando sentado

Mensagem por fheliojr Ter Jul 19, 2011 7:09 pm

moderacao, este topico jah se desvirtuou, ha algum tempo...

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando sentado Empty Re: Tocando sentado

Mensagem por NANDOEMIRA Ter Jul 19, 2011 8:23 pm

anjo???? nao concegui achar onde esse assunto começou lol!

NANDOEMIRA
Membro

Mensagens : 153

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando sentado Empty Re: Tocando sentado

Mensagem por NANDOEMIRA Ter Jul 19, 2011 8:26 pm

lsardeiro escreveu:Comecou muito bem pra quem esta na segunda mensagem... pensei que nao iamos precisar disso....

Leia as formas de conduta deste forum...

kkkkkkk rapaz boiei mesmo, nao to entendendo nada kkkkkkkkk

NANDOEMIRA
Membro

Mensagens : 153

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando sentado Empty Re: Tocando sentado

Mensagem por Cayo Castro Ter Jul 19, 2011 11:44 pm

E se eu disser que toco melhor em pé do que sentado...
Razz

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando sentado Empty Re: Tocando sentado

Mensagem por José Carlos Ter Jul 19, 2011 11:57 pm

Acho que esse esquema de tocar sentado, apoiar em uma ou outra perna, tocar de pé, é questão de costume e necessidade. Variar o apoio pode ser bom para se movimentar um pouco, caso você esteja fazendo um som em barzinho, que precisa ficar sentado o tempo todo.
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando sentado Empty Re: Tocando sentado

Mensagem por Kelvin Queiroz Qui Jul 21, 2011 2:39 am

Cayo Castro escreveu:E se eu disser que toco melhor em pé do que sentado...
Razz


TROLL! hahahahaha
Kelvin Queiroz
Kelvin Queiroz
Membro

Mensagens : 346
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando sentado Empty Re: Tocando sentado

Mensagem por lsardeiro Qui Jul 21, 2011 7:37 am

NANDOEMIRA escreveu:
lsardeiro escreveu:Comecou muito bem pra quem esta na segunda mensagem... pensei que nao iamos precisar disso....

Leia as formas de conduta deste forum...

kkkkkkk rapaz boiei mesmo, nao to entendendo nada kkkkkkkkk

cara, é que na época eu soltei uns xingamentos e ofensas por aqui, pra abusar mesmo, e o moderador me deu essa pagação. Mas deve ter dado um bug ou qualquer coisa por aqui, que a mensagem está constando como minha... mas eu não faço mais isso. Agora sou um menino direito. cheers Rolling Eyes

lsardeiro
Membro

Mensagens : 312
Localização : ***

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando sentado Empty Re: Tocando sentado

Mensagem por NeyBass Qui Jul 21, 2011 9:40 am

muito louco esse tópico, um assunto que se iniciou sério com uma dúvida de um amigo e que deve ser a de muitos, se perdeu no meio das discussões com assuntos nada a ver com nada, não vamos bangunçar galera, para um fórum referência para musicos desde iniciante até profissionais, não deve ter essas coisas....visitar a seção OFF-TOPIC, é bom de vez em quando.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando sentado Empty Re: Tocando sentado

Mensagem por warZ Ter Jul 26, 2011 3:14 pm

NeyBass escreveu:muito louco esse tópico, um assunto que se iniciou sério com uma dúvida de um amigo e que deve ser a de muitos, se perdeu no meio das discussões com assuntos nada a ver com nada, não vamos bangunçar galera, para um fórum referência para musicos desde iniciante até profissionais, não deve ter essas coisas....visitar a seção OFF-TOPIC, é bom de vez em quando.

Pode crer!

____________________________
"A arte começa onde a imitação acaba." (Oscar Wilde)
warZ
warZ
Membro

Mensagens : 831
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando sentado Empty Re: Tocando sentado

Mensagem por warZ Ter Jul 26, 2011 3:21 pm

Era adolescente e me meti a fazer violão clássico. Tudo beleza! Violão apoiado na perna esquerda e tal... Pois então dado um tempo comecei a me entrosar com outros colegas do violão popular. Resultado é que passei o violão para direita e nunca mais tive um desempenho que o professor exigia quando botava o violão na perna esquerda. Encerrei minha carreira no violão clássico, kkkkkk!

____________________________
"A arte começa onde a imitação acaba." (Oscar Wilde)
warZ
warZ
Membro

Mensagens : 831
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando sentado Empty Re: Tocando sentado

Mensagem por NeyBass Ter Jul 26, 2011 4:43 pm

warZ escreveu:Era adolescente e me meti a fazer violão clássico. Tudo beleza! Violão apoiado na perna esquerda e tal... Pois então dado um tempo comecei a me entrosar com outros colegas do violão popular. Resultado é que passei o violão para direita e nunca mais tive um desempenho que o professor exigia quando botava o violão na perna esquerda. Encerrei minha carreira no violão clássico, kkkkkk!

eu também há uns 10 anos atraz inventei de fazer umas aulas tb, de violão, do jeito que manda o figurino, partitura, pé esquerdo no banquinho, violão apoiado na perna esquerda, mas isso não passou de 1 ano de aula, só serviu pra eu ter mesmo, um conhecimento básico de partitura, mas até hoje ainda tento manter a posição na perda esquerda, só quando faz roda de violão com os amigos, aí vai na direita mesmo.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando sentado Empty Re: Tocando sentado

Mensagem por Nord Qua Jul 27, 2011 12:13 pm

Desde já, desculpas por não ler todas as respostas. Sendo um pouco mais direto:
A questão da tal angulação do braço é o que o Guilé disse. Eu toco violão apoiando-o na perna direita. Quando toco guitarra, por vezes a apóio na perna esquerda para alcançar notas mais agudas e favorecer a técnica de arpejo. Mas quando toco por muito tempo com o instrumento na perna esquerda, vem uma **** dor no braço esquerdo, e se eu tocar contrabaixo com o mesmo na esquerda, tenho que me contorcer para tocar direito. Embora eu já esteja todo esclerosado, fica a dica de sempre tocar apoiado na direita para que você não fique como eu. Very Happy
Nord
Nord
Membro

Mensagens : 42
Localização : São Luís, MA

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando sentado Empty Re: Tocando sentado

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos