Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Modos Gregos (ou Gregorianos)

+39
danilor.matos
GilliamGatto
VINIPRO7
Nagareboshi
Pauler4
JuanShadow
J.Adalberto
Breno Bass
wellrod
RAFAELGROOVE
gleissonjoaquin
Mael_sm
fma
NETOULTRA
Claudio Jardim
kaey
José Carlos
GeleiaBass
Cantão
Bhernardo
Fernando Zadá
G. Kanazawa
gobatto
AmandaShasta
webercar
DUDUBASS
Pagode Alto Astral
Alaney
GusVCD
Henrique Alencar
Rdg Bass
dibass
andersonlsouza
TheBassT
LuCaSbass
Daniel
lcalazans
Edão
Claudio
43 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Modos Gregos (ou Gregorianos) - Página 2 Empty Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)

Mensagem por GeleiaBass Qua maio 05, 2010 10:53 am

Ok, vou gravar um video para simplificar a explicação e deixar o entendimento mais fácil, e abro um tópico de "estudo por região", ou coisa parecida, para não misturar com o topico do Claudio.
Lógico, depois de um tempo o estudo entrará em "modos", pois não há como separar as coisas, e tudo no fim é para um unico objetivo....

____________________________
Adriano (Geleia) Mendes
Clube Fender #052 - Fretless Club #034 - Clube GK - Gallien Krueger #014
GeleiaBass
GeleiaBass
Membro

Mensagens : 224
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Modos Gregos (ou Gregorianos) - Página 2 Empty Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)

Mensagem por kaey Qua Ago 25, 2010 4:59 pm

Graças a Deus achei o que estava procurando, esse forum só tem gente Top de Linha mesmo!!!!
kaey
kaey
Membro

Mensagens : 90
Localização : Cachoeiro de Itapemirim - ES

http://www.jmncontabilidade.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Modos Gregos (ou Gregorianos) - Página 2 Empty Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)

Mensagem por Claudio Jardim Qua Ago 25, 2010 8:13 pm

Coloquei algo bem simplificado no meu blog, tem gravações com as escalas exercícios, depois vou desenvolver bem esse tema com aplicações práticas, assim é bom que eu relembro algumas coisas.

http://www.midiaarte.com.br/claudiojardim/?page_id=595

Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

Mensagens : 1029
Localização : Curitiba

http://www.claudiojardim.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Modos Gregos (ou Gregorianos) - Página 2 Empty Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)

Mensagem por Fernando Zadá Qua Ago 25, 2010 10:18 pm

Eu odeio modos!!!!!!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Modos Gregos (ou Gregorianos) - Página 2 Empty Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)

Mensagem por NETOULTRA Qua Ago 25, 2010 11:40 pm

^ Eu já entendi o conceito mas nunca consigo aplicar na pratica...

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Modos Gregos (ou Gregorianos) - Página 2 Empty Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)

Mensagem por Fernando Zadá Qui Ago 26, 2010 3:42 pm

O uso dos modos é justificado em função do repertório que você aplica.
Da-se muita importância a isso e alguns criam verdadeiras confusões por isso odeio não os modos mas a forma como são tratados em discussões teóricas.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Modos Gregos (ou Gregorianos) - Página 2 Empty Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)

Mensagem por fma Ter Ago 31, 2010 10:14 am

Tanto os modos como os acordes, inversões, ritmos e todos os outros aspectos da música deveriam ser ensinados com referência no repertório, é um verdadeiro atalho para se entender o assunto.
Mudando de assunto, tenho estudado escalas usando outro esquema de digitação. Não sei mexer direito com tabs, então tentarei explicar resumidamente.
Escala de dó maior, começando no primeiro dó da corda mi: Toco o dó com o dedo um e mudo de posição para tocar o ré na mesma corda com o mesmo dedo 1, aí todo o mi e o fá com os dedos 3 e 4, vou pra corda lá e toco o sol e o lá com o dedo 1, aí o si e só com os dedos 3 e 4 e assim segue.
Basicamente: primeira e segunda notas com o dedo 1, as duas notas seguintes com o dedo 3 e 4 ou 2 e 4, depende da situação.
Fica uma abordagem "diagonal", onde você cobre uma tessitura grande fazendo as mudanças de posição só com o dedo 1.
qualquer dúvida, estamos aí.
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Modos Gregos (ou Gregorianos) - Página 2 Empty Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)

Mensagem por Mael_sm Sex Set 17, 2010 7:47 am

Adorei este tópico!!!!
até eu entender isso custou também... na verdade ainda me perco um tanto, mas o segredo está mesmo em dominar intervalos e saber as escalas!!
infelizmente nosso instrumento assim como o violão ou guitarra é um instrumento que induz ao musico a pensar pouco ou justamente não pensar! hehehe! devido aos formatos dos modos e escalas serem sempre os mesmos.
mas nada que 20 minutos de estudo por dia não resolvam!
como diria um professor meu... o baixo é um instrumento fácil... fácil de tocar mal.
Os Shapes da Amanda são bem interessantes, esse final de semana vou tentar achar os formatos como o Lucasbass comentou, (Aberto, fechado e por acorde).porém separados, ai eu posto aqui!
abração!
Mael_sm
Mael_sm
Membro

Mensagens : 24
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Modos Gregos (ou Gregorianos) - Página 2 Empty Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)

Mensagem por gleissonjoaquin Qua Set 22, 2010 10:43 pm

Eu acho q o estudo dos modos deveriam ser vistos de modo como eles são ... o Jônio é o Jônio... o Frígio é o Frígio ...acho q encarando cada modo como ele é em si fica bem mais interessante de se estudar...reconhecer ...e etc...
gleissonjoaquin
gleissonjoaquin
Membro

Mensagens : 61
Localização : RIO DE JANEIRO

http://twittter.com/gleissonjoaquin

Ir para o topo Ir para baixo

Modos Gregos (ou Gregorianos) - Página 2 Empty Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)

Mensagem por RAFAELGROOVE Seg Jan 03, 2011 4:47 pm

PESSOAL SOU NOVO NO FÓRUM...

LI ALGUMAS MENSAGENS A RESPEITO DOS ESTUDOS QUE ENVOLVEM OS MODOS GREGOS.
TODO MATERIAL QUE LI, ASSISTI E OUVI FALAM SOBRE A MESMA COISA: OS MODOS GREGOS SÃO MUITO CHATOS... NUNCA ENTENDI MUITO BEM COMO APLICAR ESSES MODOS ATÉ QUE ESPERIMENTEI ESTUDA-LOS DE UMA MANEIRA INUSITADA: UTILIZANDO UMA DIGITAÇÃO TOTALMENTE MALUCA.
TOCANDO APENAS 3 NOTAS DOS MODOS POR CORDA, E TOCANDO EM APENAS UMA CORDA. DOPOIS, COM A MESMA DIGITAÇÃO DE TRÊS NOTAS POR CORDA, AUMENTEI PARA DUAS CORDAS. ESTUDEI DESSA MANEIRA SOLFEJANDO AS NOTAS.
SEM QUE PERCEBESSE A SONORIDADE PECULIAR DESSES "DESENHOS" SE FIXARAM NA MINHA MENTE.
É UM BOM JEITO DE ESTUDAR.
LEMBRANDO QUE PARA SER UM BOM IMPROVISADOR OS MODOS GREGOS NÃO SÃO, NEM DE PERTO NEM DE LONGE, SUFICIENTES. SÃO APENAS O INICIO DOS ESTUDOS SOBRE COMO ENTENDER HARMONIA E IMPROVISAÇÃO.
E NUNCA ESQUEÇAM: PRA QUE UTILIZAR TODAS AS NOTAS SE VOCÊ PODE UTILIZAR AS MELHORES?

EXEMPLO:

JONIO

---3--5--7--

DORICO

---5--7-8---

E POR AI VAI... O IMPORTANTE DESSE ESTUDO É O SOLFEJO JUNTO AO ESTUDO DA TÉCNICA.

ABRAÇOS...

RAFAELGROOVE
Membro

Mensagens : 3
Localização : GUARULHOS SP

Ir para o topo Ir para baixo

Modos Gregos (ou Gregorianos) - Página 2 Empty Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)

Mensagem por Claudio Seg Jan 03, 2011 5:27 pm

RAFAELGROOVE escreveu:PESSOAL SOU NOVO NO FÓRUM...

Sim, percebemos que você é novo no Fórum... não por ter apenas 1 post, mas por ter feito todo o post em letras maiúsculas... isso me diz, inclusive, que você nem sequer deu uma lida básica nas regras do Fórum né?

Ahhh Rafael... ahhhhhhhhh Rafael...

Mas, tudo bem... de qualquer forma, seja bem-vindo ao nosso Fórum!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Modos Gregos (ou Gregorianos) - Página 2 Empty Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)

Mensagem por Fernando Zadá Seg Jan 03, 2011 9:02 pm

RAFAELGROOVE escreveu:PESSOAL SOU NOVO NO FÓRUM...

LI ALGUMAS MENSAGENS A RESPEITO DOS ESTUDOS QUE ENVOLVEM OS MODOS GREGOS.
TODO MATERIAL QUE LI, ASSISTI E OUVI FALAM SOBRE A MESMA COISA: OS MODOS GREGOS SÃO MUITO CHATOS... NUNCA ENTENDI MUITO BEM COMO APLICAR ESSES MODOS ATÉ QUE ESPERIMENTEI ESTUDA-LOS DE UMA MANEIRA INUSITADA: UTILIZANDO UMA DIGITAÇÃO TOTALMENTE MALUCA.
TOCANDO APENAS 3 NOTAS DOS MODOS POR CORDA, E TOCANDO EM APENAS UMA CORDA. DOPOIS, COM A MESMA DIGITAÇÃO DE TRÊS NOTAS POR CORDA, AUMENTEI PARA DUAS CORDAS. ESTUDEI DESSA MANEIRA SOLFEJANDO AS NOTAS.
SEM QUE PERCEBESSE A SONORIDADE PECULIAR DESSES "DESENHOS" SE FIXARAM NA MINHA MENTE.
É UM BOM JEITO DE ESTUDAR.
LEMBRANDO QUE PARA SER UM BOM IMPROVISADOR OS MODOS GREGOS NÃO SÃO, NEM DE PERTO NEM DE LONGE, SUFICIENTES. SÃO APENAS O INICIO DOS ESTUDOS SOBRE COMO ENTENDER HARMONIA E IMPROVISAÇÃO.
E NUNCA ESQUEÇAM: PRA QUE UTILIZAR TODAS AS NOTAS SE VOCÊ PODE UTILIZAR AS MELHORES?

EXEMPLO:

JONIO

---3--5--7--

DORICO

---5--7-8---

E POR AI VAI... O IMPORTANTE DESSE ESTUDO É O SOLFEJO JUNTO AO ESTUDO DA TÉCNICA.

ABRAÇOS...

Não entendi nada dos exemplos?

scratch
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Modos Gregos (ou Gregorianos) - Página 2 Empty Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)

Mensagem por RAFAELGROOVE Ter Jan 04, 2011 7:52 am

Desculpem pelas letras maíusculas...rsrsrs

Quanto aos exemplos pense no seguinte:
-Você tocará apenas as três primeiras notas de cada modo, em apenas uma corda:

Exemplo:

jônio:
---3--5--7--

aí, em seguida toque as três primeiras notas do modo seguinte:

dórico:
---5--7-8---

aí o próximo:

frígio:
---7-8--9---

e assim por diante...

se esse exemplo for aplicado na corda A (lá), teremos, então:

Jônio
---C--D--E--

Dórico
---D--E-F---

Frígio
---E-F--G---

e por ai vai...

O intuito desse estudo não é utilizar os modos para mapeamento "vertical" - com aquela decoreba chata de um monte de digitações - e sim o mapeamento do braço no sentido horizontal - uma vez que estamos estudando em uma só corda.
Gostaria de ressaltar que os modos gregos são utilizados geralmente apenas para o desenvolvimento inicial dos campos harmônicos.
No caso, aqui nesse tópico, estamos falando sobre campo harmônico maior, avisando aos que não sabem e lembrando os esquecidos, existem os modos desenvolvidos, ainda, nas escalas menores (Harmônica, melódica, e bachiana - menor antigo ou natural é igual ao maior, apenas iniciado a partir da sexta nota ou sexto grau), existem modos aplicados à escalas pentatônicas, hexafônicas, e por ai vai...
O que eu quero dizer com esse monte de besteira que eu escrevi é que:
- Não basta nos atentarmos a "decoréba" de um monte de digitações sendo que os modos não passam apenas de variações das escalas. O interessante é entender a estrutura das escalas, em primeiro lugar, depois entender a estrutura dessas variações, ou seja, dos modos, aí você pode desenrolar os campos hârmonicos a partir dessas variações. Decorar os modos gregos e suas digitações - pra trás, pra baixo, pra frente, indo e voltando - não resolve em nada a questão de saber ou não improvisar. Os modos são apenas ferramentas para a definição dos campos harmônicos e para definir suas tensões caracteristicas, evitadas, e notas do acorde. NÃO SE ATENTEM A APENAS DECORAR DIGITAÇÕES (desculpem novamente). Entendam as escalas, aí passem a estudar os modos.
As digitações que propus - com três notas em uma corda só facilitará no entendimento das estruturas básicas. Os modos maiores terão a forma da mão iguais ou parecidas, assim como os menores.

G-----------------------------
D-----------------------------
A---3--5--7------------------
E-----------------------------

G-----------------------------
D-----------------------------
A------5--7-8----------------
E-----------------------------

G-----------------------------
D-----------------------------
A---------7-8--9-------------
E-----------------------------

Muita baixaria para todos.

RAFAELGROOVE
Membro

Mensagens : 3
Localização : GUARULHOS SP

Ir para o topo Ir para baixo

Modos Gregos (ou Gregorianos) - Página 2 Empty Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)

Mensagem por Fernando Zadá Ter Jan 04, 2011 11:32 am

Vale espiar o livro do Mick Goodrick Adavancing Guitarrist ( ou Advanced?) pra guitarristas onde ele fala mais ou menso o que você sugere mas de forma organizada e serve pra guitarristas também.
Pra ser sincero pelo que entendi você esta propondo decorar só as três primeiras notas de cada modo é isso? Tocando aqui me parece mais um desenho melódico da escala maior em padrão de três em três notas.
Pra se aplicar os modos acho interessante isolar ele e o acordo de onde ele foi gerado e decorar sua sonoridade e não apenas sua formação.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Modos Gregos (ou Gregorianos) - Página 2 Empty Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)

Mensagem por RAFAELGROOVE Ter Jan 04, 2011 1:24 pm

Estou propondo que seja esquecido pelos músicos o conceito de "decoréba".
A idéia de tocar três notas por corda em apenas uma corda surgiu da percepção de que os músicos, hoje, só estudam daquele jeito do tipo "subindo e descendo" escalas - método que eu apalidei de vertical. Pense em tocar horizontalmente. Pense em treinar esse tipo de exercício em duas cordas.

G------------------------------------------------------------------
D-------------3--5--7-----------5--7--9--------------------------
A---3--5--7------------5--7-8------------------------------------
E------------------------------------------------------------------


Você consegue enxergar que dessa maneira o mapeamento do braço do instrumento se torna mais eficaz? Se utilizarmos o estudo horizontal, aplicando os modos gregos, por exemplo, podemos "varrer" o braço memorizando menos formas do que se tocarmos aqueles longos estudos nas quatro cordas.
Não estou dizendo que esse método deve ser esquecido, mas, estou propondo mais um jeito de estudar.
Como disse, os modos gregos são chatos e de díficil compreensão. Se simplificarmos para APENAS três notas e uma corda por modo estaremos dissecando essas variações de escala.

Um professor uma vez propos que eu improvisasse com apenas três notas (C, D e E, por exemplo). Ele fez a famosa harmonia jazzistica II-V-I (Dm7, G7 e C7+) do campo Harmônico de C, como é o caso. O que saiu do meu instrumento foi apenas barulho, não consegui ter nenhuma idéia de como improvisar utilizando tão poucas notas. Ele me disse: "
Se você não sabe improvisar com três notas, como você quer aprender a improvisar com todas?
Foi ai que percebi que estava estudando muito, porém, sem rumo nenhum. Queria fazer quantas notas pudesse, mas não me atentei ao fato de que, como arte, a música de ser agradável, e como ciência, deve ser coesa. O que eu queria era bagunça e não música. Simplifiquei meu jeito de estudar. Agora entendo coisas que não entendia antes - como por exemplo os modos gregos.
Estudando dessa maneira você se preocupará com APENAS três notas de cada modo, e não as sete notas. Depois você aumenta pra quatro, pra cinco, e por ai vai... Aumenta gradativamente o número de cordas. começa com uma corda depois duas, ai você faz esse estudo fazendo salto de cordas:


G---------------------------------------------------------------------------------------
D-------------3--5--7----------5--7-8-------------------------------------------------
A----------------------------------------------------------------------------------------
E---1--3--5------------3--5-6---------------------------------------------------------


Tente enteder as escalas, suas variação e harmônias primeiramente no papel. Depois tentem aplicá-las. Criem novos jeitos de estudar. Tentem tocar isso em outro instrumento (flauta, fagote, piano, xilofone...). Você se desenvolverão muito como músicos.

Miles Davis disse: Pra que tocar todas as notas se você pode tocar somente as melhores?

já estou sendo chato demais...
abraços.

RAFAELGROOVE
Membro

Mensagens : 3
Localização : GUARULHOS SP

Ir para o topo Ir para baixo

Modos Gregos (ou Gregorianos) - Página 2 Empty Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)

Mensagem por Fernando Zadá Ter Jan 04, 2011 1:36 pm

cara entendi mas não vi muita lógica no estudo que propôs. Mas isso é minha opinião pessoal se pra você funcionou ótimo!

Acho que os modos fazem todo sentido se aplicados em situações reais e se você souber os intervalos. O mesmo modo pode soar bem diferente sobre acordes distintos por isso as melhores notas de cada modo vão depender sobre qual acorde você esta tocando.

mas concordo com aplicar diferentes formas de estudar e até mesmo aplicar em outro instrumento.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Modos Gregos (ou Gregorianos) - Página 2 Empty Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)

Mensagem por wellrod Ter Jan 04, 2011 2:15 pm

pc
wellrod
wellrod
Membro

Mensagens : 2107
Localização : Rio de Janeiro

http://www.myspace.com/wellmusicrio

Ir para o topo Ir para baixo

Modos Gregos (ou Gregorianos) - Página 2 Empty Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)

Mensagem por Breno Bass Dom Jun 05, 2011 5:39 pm

Opa galera!!

Se uma música é no tom D (Por exemplo). Nas notas maiores eu uso os modos maiores e na menores os modos menores? è isso?

Breno Bass
Membro

Mensagens : 2
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Modos Gregos (ou Gregorianos) - Página 2 Empty Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)

Mensagem por J.Adalberto Qua Jun 08, 2011 10:40 am

Breno Bass escreveu:Opa galera!!

Se uma música é no tom D (Por exemplo). Nas notas maiores eu uso os modos maiores e na menores os modos menores? è isso?

Então Breno,

a grosso modo eh o seguinte: se a musica entao no tom de D Maior todas as notas abaixo se encaixam:
D-E-F#-G-A-B-C# - que eh o modo Jônico I Grau ou o VI Eólio Grau que sera sua relativa menor B-C#-D-E-F#-G-A

e o mais comum eh a galera trabalhar com triades/tetrades I, III, V, e VII no caso do D7+

D-F#-A-C#

e todas a inversões possiveis...

obs...isso bem mais bem a grosso modo eheh

____________________________
Abrçs, J.Adalberto
"…All men play on ten, never gonna turn down again..."
www.joaoadalberto.com.br
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Modos Gregos (ou Gregorianos) - Página 2 Empty Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)

Mensagem por JuanShadow Qui Jun 16, 2011 4:03 am

Eu começei a ler esse topico e fiquei meio confuso se meu pensamento estar certo ou não. pale

Então o modo grego é a sequecia da escala sendo tocada do I,II,III,IV...grau,com a intenção de ter um certo tipo de sonoridade?

A verdadeira função do modo grego é pra criação ou pra "tirar" musicas de certo estilo como por exemplo a Mixolídio é utilizada pra blues e por ai vai?

Desculpa a duvida mais eu to estudando a pouco tempo teoria Sad
JuanShadow
JuanShadow
Membro

Mensagens : 3
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Modos Gregos (ou Gregorianos) - Página 2 Empty Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)

Mensagem por fma Qui Jun 16, 2011 9:41 am

Juan, acho que se você está estudando há pouco tempo, deve deixar os modos mais pra frente. Se aprofunde mais nos intervalos, acordes, figuras rítmicas, etc. por enquanto.
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Modos Gregos (ou Gregorianos) - Página 2 Empty Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)

Mensagem por JuanShadow Qui Jun 16, 2011 9:59 pm

ok.
JuanShadow
JuanShadow
Membro

Mensagens : 3
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Modos Gregos (ou Gregorianos) - Página 2 Empty Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)

Mensagem por Pauler4 Dom Mar 04, 2012 11:18 pm

Estou estudano os Modos e tals, mais caiu uma dificuldade.

no Tom de F, o Lídio é o B correto?

Porém, fui fazer seguindo as Tons e SemiTons que é:

Tom-Tom-Tom-ST-Tom-Tom-ST, deu a ordem: estranha sem E, por que sera?

Por que a ordem seria: B C D E F G A, se colocar os Tons e Semi Tons o E no quarto grau some vira um F no quinto F#..

EX: B-C#-D#-F-F#-G#A#, isso pode se dizer quarto grau aumentado? pois nos outras notas não acontece essa anomalia...

Valeu


Já achei meu erro, bizonho mais achei...


Última edição por Pauler4 em Seg Mar 05, 2012 2:53 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Reformula a pergunta.)

____________________________
Clubes:SX #061 | Amantes só das 4 cordas #018 | Foristas do Paraná #017 | Jazz Bass Clube #032 | Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #049
Clube Strinberg #057
Você tem valor, o Esperito Santo se move em você.
Pauler4
Pauler4
Membro

Mensagens : 667
Localização : Cascavel-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Modos Gregos (ou Gregorianos) - Página 2 Empty Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)

Mensagem por Rdg Bass Seg Mar 05, 2012 10:39 pm

Na tonalidade de F7M o Lídio é o Bb no caso Bb7M.

e ficaria assim:

Bb-C-D-E-F-G-A-Bb

A escala de B que você postou é um Lídio na tonalidade de F#7M, e na teoria esse F é um E# .

olha:

B-C#-D#-F-F#-G#-A#

B-C#-D#-E#-F#-G#-A#

Dá uma estudada em armadura de clave, pra você ver os acidentes de cada tonalidade, no caso de de F tem apenas 1 bemol (Bb), já em F# tem 6 sustenidos.

____________________________
Rodrigo
Rdg Bass
Rdg Bass
Membro

Mensagens : 1727
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Modos Gregos (ou Gregorianos) - Página 2 Empty Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)

Mensagem por Pauler4 Seg Mar 05, 2012 11:25 pm

Rdg Bass escreveu:Na tonalidade de F7M o Lídio é o Bb no caso Bb7M.

e ficaria assim:

Bb-C-D-E-F-G-A-Bb

A escala de B que você postou é um Lídio na tonalidade de F#7M, e na teoria esse F é um E# .

olha:

B-C#-D#-F-F#-G#-A#

B-C#-D#-E#-F#-G#-A#


Dá uma estudada em armadura de clave, pra você ver os acidentes de cada tonalidade, no caso de de F tem apenas 1 bemol (Bb), já em F# tem 6 sustenidos.


Problema foi que eu usei o B Natural, não o B do Tom de F

____________________________
Clubes:SX #061 | Amantes só das 4 cordas #018 | Foristas do Paraná #017 | Jazz Bass Clube #032 | Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #049
Clube Strinberg #057
Você tem valor, o Esperito Santo se move em você.
Pauler4
Pauler4
Membro

Mensagens : 667
Localização : Cascavel-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Modos Gregos (ou Gregorianos) - Página 2 Empty Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)

Mensagem por Nagareboshi Sex Mar 09, 2012 8:42 pm

No primeiro post, o mixolídio não está errado?


Lídio

G||-----------------|-----------------|-----------------|--9----10----12--||
D||-----------------|-----------------|--9----10----12--|-----------------||
A||-----------------|--9----10----12--|-----------------|-----------------||
E||--8----10----12--|-----------------|-----------------|-----------------||


Mixolídio

G||-----------------|-----------------|-----------------|--(11)----12----14-||
D||-----------------|-----------------|--10----12----14-|-----------------||
A||-----------------|--10----12----14-|-----------------|-----------------||
E||--10----12----14-|-----------------|-----------------|-----------------|

Nagareboshi
Membro

Mensagens : 6
Localização : São José do Rio Pardo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Modos Gregos (ou Gregorianos) - Página 2 Empty Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)

Mensagem por Rdg Bass Sáb Mar 10, 2012 12:47 pm

^ Está certo Nagareboshi é um Ré mixolído = D7(9 13) só que ele prolonga a escala até a 5J ou se preferir 12J

____________________________
Rodrigo
Rdg Bass
Rdg Bass
Membro

Mensagens : 1727
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Modos Gregos (ou Gregorianos) - Página 2 Empty Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)

Mensagem por Nagareboshi Sáb Mar 10, 2012 12:56 pm

Ah, agora entendi, valeu.

Nagareboshi
Membro

Mensagens : 6
Localização : São José do Rio Pardo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Modos Gregos (ou Gregorianos) - Página 2 Empty Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)

Mensagem por VINIPRO7 Qui Mar 22, 2012 10:01 pm

eu tinha estudado os modos mais improvisando em cima de cada acorde correspondente, ou seja no acorde Dm7 ( II grau de C) a escala de dórica em em D, G7( V grau de C) a escala mixolídio em G. Ja tinha ouvido falara de improvisar o modo lídio mesmo em C7M(jonio) por causa da 4º j, masvi outras escalas num post da primeira página, se não me engano do geleia, alguém pode falar mais sobre o assunto?
VINIPRO7
VINIPRO7
Membro

Mensagens : 38
Localização : SÃO GONÇALO

Ir para o topo Ir para baixo

Modos Gregos (ou Gregorianos) - Página 2 Empty Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)

Mensagem por Rdg Bass Qui Mar 29, 2012 3:43 pm

VINIPRO7 escreveu: eu tinha estudado os modos mais improvisando em cima de cada acorde correspondente, ou seja no acorde Dm7 ( II grau de C) a escala de dórica em em D, G7( V grau de C) a escala mixolídio em G. Ja tinha ouvido falara de improvisar o modo lídio mesmo em C7M(jonio) por causa da 4º j, masvi outras escalas num post da primeira página, se não me engano do geleia, alguém pode falar mais sobre o assunto?

Cara você pode improvisar utilizando o um Dó Lídio em C7M o que vai manda são as tensões, o Jônio seria C7M(9 6) já o Lídio seria C7M(9 #11 6), aí depende da harmonia se for um C7M e mais nada tanto faz jônio ou lídio depende da sonoridade que se quer.

Agora o que o GeleiaBass faz é apenas utilizar o shape da escala Maior (jônio) para os outros modos utilizando inversões, no caso de C7M utilizou o próprio jônio ou lídio, no caso ele esta fazendo a escala de Sol jônio (G7M) que seria uma inversão ao Dó lídio.

olha só:

C Jônio - C Jônio

C Dórico - Bb Jônio

C Frígio - Ab Jônio

C Lídio - G Jônio

C Mixolídio - F Jônio

C Eólio - Eb Jônio

C Lócrio - Db Jônio

____________________________
Rodrigo
Rdg Bass
Rdg Bass
Membro

Mensagens : 1727
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Modos Gregos (ou Gregorianos) - Página 2 Empty Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)

Mensagem por GilliamGatto Qui Mar 29, 2012 5:41 pm

Sempre tive dúvidas nos modos até assisitir as video aulas do Edson Souza, membro aqui do forum, lá ele explica tudo e aplica na prátiva, melhor explicação que já vi sobre os modos.
GilliamGatto
GilliamGatto
Membro

Mensagens : 1560
Localização : PR

Ir para o topo Ir para baixo

Modos Gregos (ou Gregorianos) - Página 2 Empty Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)

Mensagem por VINIPRO7 Qui Mar 29, 2012 6:23 pm

Então não mudou nada em relação ao que já tinha estudado, como vi que poderia usar o modo lídio num acorde de 1º grau pensei poder haver outras possibilidades devidas principalmente as notas evitadas,digo isso pois vi algumas possibilidades meio "loucas" no livro do Nico Assumpção em questão de arpejos e Pentatônicas( coisas que não entendi mas espero um dia entender).
VINIPRO7
VINIPRO7
Membro

Mensagens : 38
Localização : SÃO GONÇALO

Ir para o topo Ir para baixo

Modos Gregos (ou Gregorianos) - Página 2 Empty Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)

Mensagem por danilor.matos Qui Dez 06, 2012 9:48 pm

Amigos!

Conhecia muito bem os modos, no entanto, tinha dificuldades de aplica-los.

Pesquisando, encontrei esses post em um fórum de guitarra que me ajudou muito! Não percebia que a aplicação dos modos esta completamente relacionada a formação dos acordes, vejam:

1o: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/196149/
2o: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/115778/

Espero poder ter contribuído.

Abs

____________________________
Clube Fender #134

danilor.matos
Membro

Mensagens : 57
Localização : Osasco/ SP

Ir para o topo Ir para baixo

Modos Gregos (ou Gregorianos) - Página 2 Empty Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)

Mensagem por Walmir Teixeira Sáb Fev 16, 2013 4:02 am

lcalazans escreveu:Cláudio, vlw pela informação, cm sempre de alto nível ! Ouvi um toque de uma pessoa sobre "notas evitadas"; quais seriam essas notas e pq elas são assim chamadas por alguns ?
A[]s ! cheers

Isso tem no livro do Nico Assumpção. Bem legal viu!
Walmir Teixeira
Walmir Teixeira
Membro

Mensagens : 136
Localização : Porto Velho

Ir para o topo Ir para baixo

Modos Gregos (ou Gregorianos) - Página 2 Empty Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)

Mensagem por abel de castilhos Qui Fev 21, 2013 4:38 pm

Boas amigos, comecei a ter aula particular ontem e estou vendo justamente essa questão de improvisação e fraseados.

E uma dúvida que me causa muita insegurança na hora de tocar é quais escalas posso usar durante o andamento da música.

Ex. Uma música composta em cima de C. Digamos que ela possua apenas 3 acordes. C - G - Am.

Então quando essas notas são executadas, que escala posso utilizar em cada uma, visto que há uma menor(não sei se faz diferença).

Sei que tem a questão da relativa ex. se o acorde é C posso usar a relativa de C( Am ), mas o que quer dizer isso? Quer dizer que posso usar o modo eólio, ou o modo jonio a partir de A(mas aí entra a questão de que o modo jonio é maior - pode-se usar em cima de um acorde menor - a escala maior?) .

Ou falei besteira Embarassed

Conheço os modos gregos e pentatonicas mas não consigo utiliza-las numa improvisação e essa insegurança é triste.


Abraços e parabéns por esse tópico.
abel de castilhos
abel de castilhos
Membro

Mensagens : 30
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Modos Gregos (ou Gregorianos) - Página 2 Empty Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)

Mensagem por Fernando Zadá Qua Out 09, 2019 6:25 pm

Desenterrando:

Atenção aos 57 minutos!!!!KKkkk

Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Modos Gregos (ou Gregorianos) - Página 2 Empty Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)

Mensagem por bodhan Qua Out 09, 2019 7:54 pm

Modos Gregos (ou Gregorianos) - Página 2 Screen13
Modos Gregos (ou Gregorianos) - Página 2 Screen12
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Modos Gregos (ou Gregorianos) - Página 2 Empty Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)

Mensagem por vinibassplayer Qua Out 09, 2019 9:54 pm

Fernando Zadá escreveu:Desenterrando:

Atenção aos 57 minutos!!!!KKkkk

assisti essa hj a tarde! incrivel a mentalidade e a musicalidade dele!
nao sabe os modos mas sabe as escalas, o que parece ser suficiente, ja que todos os modos sao sempre as mesmas escalas ne... foco dele ta todo no ouvido qdo ele fala "ja passei dessa fase de ficar pensando no que tocar, agora só toco e penso na melodia". mestre
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1602
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Modos Gregos (ou Gregorianos) - Página 2 Empty Re: Modos Gregos (ou Gregorianos)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos