Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quem odeia compressor?

+26
fma
Guilé
Nelson Bass
malka_aff
NETOULTRA
Boss2K
edumerino
NESCAU
Gomba
Licas
Polli
joabi
jgs
andremega
Cayo Castro
Claudio Jardim
ct.colela
Pagode Alto Astral
Binão
CG
Nando Vasques
Amagomes
Mateus Bass
LuCaSbass
allexcosta
subgrave
30 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Quem odeia compressor?

Mensagem por subgrave Ter Set 20, 2011 8:19 pm

Pelo que tenho lido no fórum tive a impressão de que compressores são unanimidade entre baixistas.

Já tentei usar diversas vezes, me dá a impressão de me limitar muito a dinâmica, e de me deixar tipo engessado, apesar do som ficar mais redondidnho com menos esforço, definitivamente não gosto de compressor por matar a dinâmica do músico, pelo menos para mim eu quero distância de compressores.

Mais alguém aí não engole os compressores?

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por Convidado Ter Set 20, 2011 8:21 pm

Eu.

Ao vivo de jeito nenhum, em gravação acho mais tranquilo (e o pessoal da "produção" vai jogar mesmo quer queira quer nao)... O pessoal que toca slap costuma curtir.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por allexcosta Ter Set 20, 2011 8:23 pm

Ao vivo não gosto...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por LuCaSbass Ter Set 20, 2011 8:23 pm

Eu não curtia, até testar bons compressores(quando são ruins e não sabe configurar realmente matam qualquer som). Mas vivo sem tranquilo, mas pra gravar eu uso de plugin.

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por Mateus Bass Ter Set 20, 2011 8:56 pm

Ao vivo, de leve na mesa, tirando 1 ou 2 dB...
No estúdio do mesmo jeito...
Mateus Bass
Mateus Bass
Membro

Mensagens : 463
Localização : IGUATU - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por Amagomes Ter Set 20, 2011 8:59 pm

Mateus Bass escreveu:Ao vivo, de leve na mesa, tirando 1 ou 2 dB...
No estúdio do mesmo jeito...

(2)

Do mesmo jeito, mas uso mais em estúdio .
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por Nando Vasques Ter Set 20, 2011 9:02 pm

Odiar eu não odeio mas tambem não uso,em algumas situaçoes de estúdio tudo bem,fora isso não curto.
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4753
Localização : USA

Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por CG Ter Set 20, 2011 9:12 pm

Testei um Boss com mod kit fromel e não curti...

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por Mateus Bass Ter Set 20, 2011 9:41 pm

Amagomes escreveu:
Mateus Bass escreveu:Ao vivo, de leve na mesa, tirando 1 ou 2 dB...
No estúdio do mesmo jeito...

(2)

Do mesmo jeito, mas uso mais em estúdio .

Não gosto do som "Amassado" demais, gosto de comprimir muito só a caixa, rooms de batera, e bus que coloco a batera toda bem "Amassada" pra dar um corpo...
O resto é só 2, 3 dB de G.R.
Mateus Bass
Mateus Bass
Membro

Mensagens : 463
Localização : IGUATU - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por Binão Ter Set 20, 2011 9:47 pm

Eu não gosto. Sei que ajuda em diversas situações, mais não testei um que me agradasse até agora.

____________________________
BGM
Binão
Binão
Membro

Mensagens : 3302
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por Pagode Alto Astral Ter Set 20, 2011 10:03 pm

CG escreveu:Testei um Boss com mod kit fromel e não curti...

Pode dizer pq CG?
Comparando ao Boss sem o kit , o que mudou?
Pagode Alto Astral
Pagode Alto Astral
Membro

Mensagens : 3297
Localização : Planeta dos Macacos

Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por CG Ter Set 20, 2011 10:11 pm

Pagode Alto Astral escreveu:
CG escreveu:Testei um Boss com mod kit fromel e não curti...

Pode dizer pq CG?
Comparando ao Boss sem o kit , o que mudou?

Não testei sem o kit, estava procurando um pedal para tentar melhorar o som e testei esse emprestado, achei que cortava um pouco a dinamica do som e me atrapalhei para configurar, dizem que o compressor deve ser usado com moderação, definitivamente pedais não são a minha praia.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por ct.colela Ter Set 20, 2011 10:15 pm

O unico comp que gosto é o comp dos amplis peavey Os tal de DDT
ainda não achei um comp de pedal que me desse esse recurso
agora de rack sem duvida nenhuma bdx 160

____________________________
Sou da epoca em que baixo bom não precisava custar uma borboleta,que amplificador não era chaveiro
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3394
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por Claudio Jardim Ter Set 20, 2011 10:33 pm

Estudio uso manley voxbox combo, ele tem um compressor também. Foi desenvolvido para voz, mas casa muito bem com o baixo.

O que funciona pra mim é um compressor usado de forma muito suave, e ainda depende muito do instrumento que estou usando, do tipo de gravação ou performance ao vivo, então eu não colocaria tudo no mesmo saco, pra mim depende de como é usado.

Mas o jeito mais fácil de destruir o som do baixo é um compressor mal usado.

Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

Mensagens : 1029
Localização : Curitiba

http://www.claudiojardim.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por Cayo Castro Qua Set 21, 2011 12:07 am

Eu só uso pra gravar mesmo...
Ao vivo tbm sinto essa matada na pegada, deve ser eu que não sei configurar...!

Que o Jazzigo não veja esse tópico... senão ele coloca a cabeça de vocês a prêmio... lol!

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por andremega Qua Set 21, 2011 12:10 am

Também não sou fã, trato como efeito.

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por jgs Qua Set 21, 2011 12:14 am

existe compressor que deve ser tratado como efeito e existe compressor mais transparente...

gosto de ambos

____________________________
Chega mais freguesia tá passando o caminhão do ovo
jgs
jgs
Membro

Mensagens : 2737
Localização : Patópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por joabi Qua Set 21, 2011 12:33 am

Claudio Jardim escreveu:Estudio uso manley voxbox combo, ele tem um compressor também. Foi desenvolvido para voz, mas casa muito bem com o baixo.

O que funciona pra mim é um compressor usado de forma muito suave, e ainda depende muito do instrumento que estou usando, do tipo de gravação ou performance ao vivo, então eu não colocaria tudo no mesmo saco, pra mim depende de como é usado.

Mas o jeito mais fácil de destruir o som do baixo é um compressor mal usado.


[2]

Não faço muita distinção entre o que pode ser usado no estúdio e o que vai pra estrada. Gosto de compressão que não é percebida como efeito, mas que a gente sente no dedo.
Acho que depende bastante do estilo musical e da pegada do músico também. Tem situações que simplesmente não tem necessidade de compressão no baixo, mesmo em estúdio.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por Polli Qua Set 21, 2011 7:24 am

Também não gosto,dependendo da situação e do estilo de som uso com moderação em estúdio e olhe lá.
Polli
Polli
Membro

Mensagens : 1036
Localização : São Paulo

http://www.myspace.com/estacoesbrasileiras

Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por Licas Qua Set 21, 2011 8:13 am

Eu gosto de compressão bem leve, do tipo que não é notada... Apenas pra cortar picos do sinal.
Licas
Licas
Membro

Mensagens : 1689
Localização : Floripa

Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por Gomba Qua Set 21, 2011 9:24 am

Olha, nunca vi nenhum pedal compressor realmente bom... compressor de rack é MUITO melhor pra isso. Gosto de usar em p.a no bumbo, baixo e caixa. Em estúdio comprimo quase tudo.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por NESCAU Qua Set 21, 2011 9:34 am

Mateus Bass escreveu:Ao vivo, de leve na mesa, tirando 1 ou 2 dB...
No estúdio do mesmo jeito...
[3]

ct.colela escreveu:O unico comp que gosto é o comp dos amplis peavey Os tal de DDT
ainda não achei um comp de pedal que me desse esse recurso
agora de rack sem duvida nenhuma bdx 160
Esse tal de DDT da Peavey realmente é bem legal. O meu head tem esse sistema, mas nunca pensei que ele fosse um compressor. Sempre achei que era uma espécie de limiter, ainda mais que no manual do amp diz que a atuação é somente para a proteção dos auto-falantes, não influenciando no sinal direto de saída do cabeçote tanto na posição pré quanto na post do direct out.
Em relação aos compressores de rack, realmente esses são ótimos. Eu tenho um Alesis Nanocompressor, não sei se ele pode ser considerado "de rack" por causa do tamanho reduzido, mas tem muitos recursos e é bem transparente, e o melhor, não é caro.

Licas escreveu:Eu gosto de compressão bem leve, do tipo que não é notada... Apenas pra cortar picos do sinal.
Não seria Limiter isso?
NESCAU
NESCAU
Membro

Mensagens : 2412
Localização : Criciúma, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por Convidado Qua Set 21, 2011 9:36 am

Gomba escreveu:Em estúdio comprimo quase tudo.

Um professor meu de harmonia da faculdade tinha uma teoria de que essa compressão que virou vicio nos estudios está influenciando a escuta humana negativamente... Pode ser exagero, mas eu concordo.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por Pagode Alto Astral Qua Set 21, 2011 9:39 am

CG escreveu:
Pagode Alto Astral escreveu:
CG escreveu:Testei um Boss com mod kit fromel e não curti...

Pode dizer pq CG?
Comparando ao Boss sem o kit , o que mudou?

Não testei sem o kit, estava procurando um pedal para tentar melhorar o som e testei esse emprestado, achei que cortava um pouco a dinamica do som e me atrapalhei para configurar, dizem que o compressor deve ser usado com moderação, definitivamente pedais não são a minha praia.

Sá Reston escreveu:
Gomba escreveu:Em estúdio comprimo quase tudo.

Um professor meu de harmonia da faculdade tinha uma teoria de que essa compressão que virou vicio nos estudios está influenciando a escuta humana negativamente... Pode ser exagero, mas eu concordo.


Sá , você como um cara bem rodado , já testou esse Boss aí?
Pagode Alto Astral
Pagode Alto Astral
Membro

Mensagens : 3297
Localização : Planeta dos Macacos

Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por edumerino Qua Set 21, 2011 9:40 am

Cada vez mais eu tenho certeza que compressores são tão ou mais polêmicos do que mamilos.

Eu toquei anos sem compressor e vivia sem problemas. Passei a usar há pouquíssimos meses e estou curtindo muito! Sem perdas de grave, sem perda de "sensibilidade". Tudo nos conformes...

____________________________
Non estabilished since 1985
edumerino
edumerino
Membro

Mensagens : 3369
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por Boss2K Qua Set 21, 2011 9:40 am

Sá Reston escreveu:
Gomba escreveu:Em estúdio comprimo quase tudo.

Um professor meu de harmonia da faculdade tinha uma teoria de que essa compressão que virou vicio nos estudios está influenciando a escuta humana negativamente... Pode ser exagero, mas eu concordo.
Como assim? Explica melhor aí ...

É aquele lance de matar os harmônicos?

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por Convidado Qua Set 21, 2011 9:45 am

Boss2K escreveu:
Sá Reston escreveu:
Gomba escreveu:Em estúdio comprimo quase tudo.

Um professor meu de harmonia da faculdade tinha uma teoria de que essa compressão que virou vicio nos estudios está influenciando a escuta humana negativamente... Pode ser exagero, mas eu concordo.
Como assim? Explica melhor aí ...

É aquele lance de matar os harmônicos?

Isse ele falava mais com relação ao mp3... No caso da compressão usada em gravações, acho que ele tava falando de mal gosto mesmo!!! hehehe

Na verdade um pouco das duas coisas. Ele é contra (eu também) esse polimento digital anti-humano que rola hoje em dia... Quantize, Auto-tune, compressão exagerada. Na opinião dele, gerações estavam sendo criadas ouvindo musica e audio criados sob esses preceitos de "perfeição", e que esse é o centro da questão.

O problema pra mim é sempre esse... O pessoal da "técnica" usa sempre o mesmo argumento: "bem usado é legal"... poke

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por Gomba Qua Set 21, 2011 9:50 am

mp3 não comprime... mp3 arranca frequências fora... morre muita coisa mesmo.

Eu não gosto de maquiar muita coisa em estúdio não, mas de fato a perfeição é um pouco necessária sim. Os compressores são só pra padronizar os volumes. Não dá pra comprimir absurdos também, senão eu perco algumas boas características das mpusicas como dinâmica e variações de intensidade... faz parte do feeling. Mas o compressor também é pra proteger o sistema...
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por Convidado Qua Set 21, 2011 9:52 am

Eu sei cara, se usar legal fica bom!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por Boss2K Qua Set 21, 2011 9:55 am

Sá Reston escreveu:Isse ele falava mais com relação ao mp3... No caso da compressão usada em gravações, acho que ele tava falando de mal gosto mesmo!!! hehehe
Mas no MP3, as frequências que são "comprimidas", são imperceptíveis ao ouvido humano, essa é a grande sacada do MP3 ... não sentimos falta delas ..

Sá Reston escreveu:Ele é contra (eu também) esse polimento digital anti-humano que rola hoje em dia... Quantize, Auto-tune, compressão exagerada. Na opinião dele, gerações estavam sendo criadas ouvindo musica e audio criados sob esses preceitos de "perfeição", e que esse é o centro da questão.
Estava lendo sobre esse assunto outro dia e, achei isso aqui;

"... Existem várias maneiras. Sim, um teclado ou um violão/guitarra fazendo acordes cheios no fundo é uma das formas. Mas às vezes, o problema não está no arranjo em si, mas em um instrumento que está com o som muito "magro". Acho que colocar um outro instrumento é uma coisa que deve ser feita apenas se for o que a música pede. Existem formas de "engordar" um instrumento.

Compressor funciona melhor se você estiver querendo fazer uma "parede de som", e usado em excesso pode acabar com a dinâmica da música - bandas de rock alternativo usam e abusam desse artifício. Reverb também pode ser usado para isso, mas eu uso mais para "posicionar" ou "ambientar" os sons. Para engordar, chorus ou delay em quantidades pequenas pode ser a solução. Aliás, delay é o que há para engordar uma guitarra que faz riffs, ao invés de acordes. Agora, minha técnica predileta é fazer um overdub falso. Claro, o overdub verdadeiro também funciona: grava-se o instrumento duas vezes, mistura-se o som, jogando uma faixa predominantemente na esquerda e a outra na direita. As diferenças na hora de tocar vão deixar o som bem mais encorpado e presente. O overdub falso que eu uso é bem mais simples, e consiste de 2 truquezinhos:

1. Se o instrumento está na direita, coloco um pouquinho de atraso na esquerda, e vice-versa.

2. INVERTO A FASE DE UM DOS LADOS.

O problema de usar o truque no. 2 é que se você passar o mix para mono, dependendo do que está sendo tocado e do delay usado, o volume do instrumento vai diminuir, ou ficar extremamente alto. Ou seja, é um truque feito para se usar em estéreo mesmo. Se você usar o truque 2 sem o truque 1, na verdade, no mix mono as fases se cancelam e o instrumento desaparece. Já no mix em estéreo, essa inversão de fase causa uns efeitos bem curiosos e divertidos, mudando a percepção do instrumento de acordo com a posição das caixas e do ouvinte.

Claro, tudo depende muito da música e do que ela pede. Por exemplo, se a música é daquelas com apenas um violão tocando tudo, não vale a pena abusar do compressor, fazer overdub e muito menos colocar um novo instrumento no fundo. Mesmo o overdub falso vai ser problemático, porque ele automaticamente joga o instrumento para o lado oposto àquele do atraso. Neste caso, o melhor é usar reverb e delay em Stereo, ou seja, mesmo que o som dry esteja no centro, você tenta preencher o espaço com reverberações e ecos distintos nos 2 lados do mix. Já se você tem uma banda de pop-rock estilo Oasis, é só colocar 26 faixas sobrepostas de guitarra, 12 de teclado, tudo com compressor aos montes, e você vai ter uma parede sonora quase que insuportável. Se mesmo assim parecer pouco, basta cometer o crime de colocar um monte de reverb e delay no baixo, e aí você vai ter um som tão preenchido que vai ficar difícil de identificar o que diabos está sendo tocado, hehehe. ..."



Sá Reston escreveu:O problema pra mim é sempre esse... O pessoal da "técnica" usa sempre o mesmo argumento: "bem usado é legal"... poke
Dizem que: 99% dos grandes profissionais não podem estar errados.

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por Convidado Qua Set 21, 2011 9:57 am

Como diria meu saudoso avô:

"Um bilhão de moscas não podem estar erradas. Coma m****!"

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por Boss2K Qua Set 21, 2011 10:02 am

Sá Reston escreveu:Como diria meu saudoso avô:

"Um bilhão de moscas não podem estar erradas. Coma m****!"

ou

"A unânimidade é burra!"

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por Convidado Qua Set 21, 2011 10:05 am

jgs escreveu:existe compressor que deve ser tratado como efeito e existe compressor mais transparente...

gosto de ambos

E mesmo assim entrou nesse tópico?

Gostaria de lembrar a todos que o tema aqui é "Quem Odeia Compressor?".

Se vc nao odeia, não tem porque ficar aqui nesse topico, crie um outro "Compressor usado direito fica bom", e seja feliz, ok?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por jgs Qua Set 21, 2011 10:09 am

entrei pq a porta tava aberta

____________________________
Chega mais freguesia tá passando o caminhão do ovo
jgs
jgs
Membro

Mensagens : 2737
Localização : Patópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por Convidado Qua Set 21, 2011 10:13 am

Legal...

Imagina se todo mundo que nao curte ficasse entrando no topico "Qual compressor vc me recomenda" pra dizer "Nenhum!" ou "gaste seu dinheiro com outra coisa".






Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por NETOULTRA Qua Set 21, 2011 10:16 am

Boss2K escreveu:Mas no MP3, as frequências que são "comprimidas", são imperceptíveis ao ouvido humano, essa é a grande sacada do MP3 ... não sentimos falta delas ..

Acho que meu ouvido não é humano... Sinto falta sim, a grande sacada do MP3 foi tamanho, não podemos esquecer que não existe Bônus sem Ônus...

____________________________
Foi você que pediu...

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por malka_aff Qua Set 21, 2011 10:18 am

^concordo com o neto, quando ouço uma música em wave, e depois a mesma música em mp3, noto uma imensa e gritante diferença, pricipalmente na nitidez do baixo. O mp3 parece que embola tudo.

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por jgs Qua Set 21, 2011 10:27 am

mesmo em bitrate alto (320kbps) há cortes de frequencia...

existem arquivos de áudio comprimidos "sem perdas" (FLAC é um exemplo) mas o tamanho deles não é lá muito vantajoso comparado aos mp3

"não existe Bônus sem Ônus..."

pena que HD externo ainda não é tão barato.

____________________________
Chega mais freguesia tá passando o caminhão do ovo
jgs
jgs
Membro

Mensagens : 2737
Localização : Patópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por Convidado Qua Set 21, 2011 10:29 am

alguém,aki,odeia mp3? heheehe

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por Nelson Bass Qua Set 21, 2011 10:36 am

Vejo muita gente usar compressor porque equaliza mal, então o usa para cortar sobras. Penso que com uma boa equalização a compressão não é muito necessária.
Nelson Bass
Nelson Bass
Membro

Mensagens : 488
Localização : Montes Claros MG

Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por Boss2K Qua Set 21, 2011 10:36 am

NETOULTRA escreveu:Acho que meu ouvido não é humano... Sinto falta sim, a grande sacada do MP3 foi tamanho, não podemos esquecer que não existe Bônus sem Ônus...
"... O método de compressão com perdas empregado na compressão do MP3 consiste em retirar do áudio tudo aquilo que o ouvido humano normalmente não conseguiria perceber, devido a fenômenos de mascaramento de sons e de limitações da audição humana (embora pessoas com ouvido absoluto possam perceber tais perdas)..."

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/MP3

Quanto a "sacada", está no fato de retirar do arquivo as frequências que não são necessárias o que, óbviamente, reduzirá o tamanho.

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por malka_aff Qua Set 21, 2011 10:44 am

não precisa ter ouvido absoluto, basta a pessoa escutar com um pouco mais de atenção.



Em sua maioria, quem ouve mp3 não escolhe nem fone direito, nunca iria notar diferença entre mp3 e flac ou outras extensões.

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por Guilé Qua Set 21, 2011 10:47 am

Boss2K escreveu:
Sá Reston escreveu:Isse ele falava mais com relação ao mp3... No caso da compressão usada em gravações, acho que ele tava falando de mal gosto mesmo!!! hehehe
Mas no MP3, as frequências que são "comprimidas", são imperceptíveis ao ouvido humano, essa é a grande sacada do MP3 ... não sentimos falta delas ..

Boss2K escreveu:
NETOULTRA escreveu:Acho que meu ouvido não é humano... Sinto falta sim, a grande sacada do MP3 foi tamanho, não podemos esquecer que não existe Bônus sem Ônus...
"... O método de compressão com perdas empregado na compressão do MP3 consiste em retirar do áudio tudo aquilo que o ouvido humano normalmente não conseguiria perceber, devido a fenômenos de mascaramento de sons e de limitações da audição humana (embora pessoas com ouvido absoluto possam perceber tais perdas)..."

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/MP3

Quanto a "sacada", está no fato de retirar do arquivo as frequências que não são necessárias o que, óbviamente, reduzirá o tamanho.

Não sei explicar, mas confesso que fiquei chocado ao ouvir o LP do Fábio Jr Ao Vivo, nas últimas férias q passei na casa do meu pai ( que tem uma vitrola) depois de 10 anos sem ouvir LP.

É um disco q tenho em MP3 e que frequentemente ouço (Pedro Ivo dando aula) e após passar anos ouvindo LP, com esse intervalo de MP3, ao escutar o vinil a diferença foi nítida, audível, perceptível e impressionante...o som parece estar vivo !!

____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por Convidado Qua Set 21, 2011 10:49 am

^^^

2

Contribui com isso o fato de as proprias remasterizações e remixagens feitas pros relançamentos em Cd (de onde a maioria dos MP3 é convertido), na maioria das vezes é horrorosa e altera totalmente o som original.

Mes que vem vou comprar um powerzinho pra poder ligar minha vitrola de novo. Não sou nenhum xiita anti-mp3 ou anti-cd (ouço mp3 o tempo todo), mas pros meus ouvidos soa melhor mesmo, me dá outro prazer ao ouvir. Me dá impressão de que a experiência de ouvir em vinil se torna mais sensorial do que simplesmente auditiva...

Vê aí, até filmado em camera digital e processado no Youtube dá pra sentir um pouco do que o Guilé falou aí em cima:



Última edição por Sá Reston em Qua Set 21, 2011 10:56 am, editado 1 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por NETOULTRA Qua Set 21, 2011 10:54 am

Boss2K escreveu:
NETOULTRA escreveu:Acho que meu ouvido não é humano... Sinto falta sim, a grande sacada do MP3 foi tamanho, não podemos esquecer que não existe Bônus sem Ônus...
"... O método de compressão com perdas empregado na compressão do MP3 consiste em retirar do áudio tudo aquilo que o ouvido humano normalmente não conseguiria perceber, devido a fenômenos de mascaramento de sons e de limitações da audição humana (embora pessoas com ouvido absoluto possam perceber tais perdas)..."

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/MP3

Quanto a "sacada", está no fato de retirar do arquivo as frequências que não são necessárias o que, óbviamente, reduzirá o tamanho.

Se eu fosse acreditar em tudo que está na wikipédia... Prefiro dar créditos ao meu ouvido mesmo Wink

____________________________
Foi você que pediu...

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por Gomba Qua Set 21, 2011 10:58 am

Rolo compressor
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por Boss2K Qua Set 21, 2011 11:00 am

Guilé escreveu:É um disco q tenho em MP3 e que frequentemente ouço (Pedro Ivo dando aula) e após passar anos ouvindo LP, com esse intervalo de MP3, ao escutar o vinil a diferença foi nítida, audível, perceptível e impressionante...o som parece estar vivo !!
É vero! e ... quanto menor o bit rate mais afastado é o resultado, do original ...

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por edumerino Qua Set 21, 2011 11:00 am

Com um equipamento de qualidade eu concordo que a experiência de ouvir LP é muito rica. Agora, tem gente que ouve LP em qualquer budega e vem me falar que o som é lindo, é mais vivo e sei lá o que, quando na verdade só é mais "sujo", trata-se de puro saudosismo.

____________________________
Non estabilished since 1985
edumerino
edumerino
Membro

Mensagens : 3369
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por subgrave Qua Set 21, 2011 11:07 am

NETOULTRA escreveu:
Boss2K escreveu:Mas no MP3, as frequências que são "comprimidas", são imperceptíveis ao ouvido humano, essa é a grande sacada do MP3 ... não sentimos falta delas ..

Acho que meu ouvido não é humano... Sinto falta sim, a grande sacada do MP3 foi tamanho, não podemos esquecer que não existe Bônus sem Ônus...

malka_aff escreveu:^concordo com o neto, quando ouço uma música em wave, e depois a mesma música em mp3, noto uma imensa e gritante diferença, pricipalmente na nitidez do baixo. O mp3 parece que embola tudo.

malka_aff escreveu:não precisa ter ouvido absoluto, basta a pessoa escutar com um pouco mais de atenção.
Em sua maioria, quem ouve mp3 não escolhe nem fone direito, nunca iria notar diferença entre mp3 e flac ou outras extensões.

No mp3 não é o som que é comprimido, e sim os dados, através da supressão de frequencias inaudíveis, o que reduz o tamanho do arquivo.

Mas enfim, mp3 tem que ter um bitrate alto se não fica escroto de se ouvir mesmo, não consigo ouvir mp3 muito comprimido, se não me engano cerca de 128kpbs já dá pra os cortes, 300 e poucos kpbs já fica com uma qualidade BEEEEEM audível. .

Mas a grande maioria dos "nets" não percebem a diferença em suas caixinhas de pc, seus mp10 mp20 mp30..., e seus fones de ouvidos de celular...

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por Boss2K Qua Set 21, 2011 11:09 am

NETOULTRA escreveu:Se eu fosse acreditar em tudo que está na wikipédia... Prefiro dar créditos ao meu ouvido mesmo Wink
Que que é isso Neto, ceticismo com tecnologia já padronizada e consolidada?

http://www.iso.org/iso/iso_catalogue/catalogue_tc/catalogue_detail.htm?csnumber=42011

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Quem odeia compressor? Empty Re: Quem odeia compressor?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos