Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Por que tanto filme dublado no cinema?

+22
GuilhermePastorius
Fabio Motta
jiroumaru
joabi
Andremoura
pariri
jgs
Mauricio Luiz Bertola
filipinhow
djmmaster
Amagomes
Átila Moreira Cedro
Binão
Yngway
rafporto
Zubrycky
andremega
Tripa Bass
Wilton César
Eliseumohr
CG
allexcosta
26 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Por que tanto filme dublado no cinema?  - Página 2 Empty Re: Por que tanto filme dublado no cinema?

Mensagem por allexcosta Dom Out 23, 2011 6:01 pm

O problema da dublagem nem é a tradução imperfeita de alguns termos. São línguas diferentes, é impossível um sentido idêntico. O problema é a perda da inflexão de voz do ator. Você paga pra ouvir o Al Pacino e acaba ouvindo Alf O E.Teimoso.

Sinceramente, você pagar pra ouvir isso aqui é deprimente...


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que tanto filme dublado no cinema?  - Página 2 Empty Re: Por que tanto filme dublado no cinema?

Mensagem por Fabio Motta Dom Out 23, 2011 6:05 pm

Pois é Allex, fico irritado quando assisto um filme dublado e quando tem uma criança, seja do sexo masculino ou feminino falando, tem aquela vozinha ridícula, que lembra a do Baby da Família Dinossauro. Inclusive já observei também o mesmo dublador fazendo a dublagem de 2 personagens no mesmo filme.

____________________________
You only live once!
Fabio Motta
Fabio Motta
Membro

Mensagens : 2003
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Por que tanto filme dublado no cinema?  - Página 2 Empty Re: Por que tanto filme dublado no cinema?

Mensagem por Ivanov_br Dom Out 23, 2011 6:09 pm

Antigamente não tinha filme dublado. A dublagem era feita somente quando ia pra TV, especialmente pela Herbert Richers.

Com a ppopularização da pirataria, acho que é uma estratégia pro povo ir ao Cinema.

Acho uma m****, porque a voz é grande parte da interpretação do ator.

EM tempo: na alemanha e itália o difícil é achar filme não dublado.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7028
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Por que tanto filme dublado no cinema?  - Página 2 Empty Re: Por que tanto filme dublado no cinema?

Mensagem por Luanmn Dom Out 23, 2011 6:09 pm

Fabio Motta escreveu:/\
Mas lembrem-se que na maioria dos casos (disse maioria), essas legendas toscas são feitas por pessoas que fazem caseiramente e disponibilizam na net para downlaod. No cinema, que inclusive é a dúvida do Allex que criou o tópico, existe um rigor e cuidado maior, mas é claro que também possui erros e adaptações, porém são em menor escala.

Me referi ao post do Luanmn

Não baixei nada da internet não, tava passando no SBT

Outra coisa horrível que eu ouvi recentemente foi o Luciano Huck dublando a animação "Enrolados".


Última edição por Luanmn em Dom Out 23, 2011 6:12 pm, editado 1 vez(es)
Luanmn
Luanmn
Membro

Mensagens : 254
Localização : Niterói

Ir para o topo Ir para baixo

Por que tanto filme dublado no cinema?  - Página 2 Empty Re: Por que tanto filme dublado no cinema?

Mensagem por Fabio Motta Dom Out 23, 2011 6:11 pm

Luanmn escreveu:
Fabio Motta escreveu:/\
Mas lembrem-se que na maioria dos casos (disse maioria), essas legendas toscas são feitas por pessoas que fazem caseiramente e disponibilizam na net para downlaod. No cinema, que inclusive é a dúvida do Allex que criou o tópico, existe um rigor e cuidado maior, mas é claro que também possui erros e adaptações, porém são em menor escala.

Me referi ao post do Luanmn

Não baixei nada da internet não, tava passando no SBT

Acredito, acredito...tem muita coisa tosca na tv e no cinema também, mas como disse, é na maioria dos casos ! up

____________________________
You only live once!
Fabio Motta
Fabio Motta
Membro

Mensagens : 2003
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Por que tanto filme dublado no cinema?  - Página 2 Empty Re: Por que tanto filme dublado no cinema?

Mensagem por Amagomes Dom Out 23, 2011 7:52 pm

allexcosta escreveu:
Amagomes escreveu:E outras pérolas como: Filho da mãe , vá se danar...quem fala isso? Acho que nem lá ,nos EUA...Allex, me corrija se eu estiver errado...
Bem, a tradução mais próxima seria "Vai se f. seu filho da p."
Filme tem censura justamento por palavrões e coisas assim, mas aí traduzem pra "filho da mãe". Bizarro.

Sim, é disso que estou falando...eles tentam amenizar e acaba ficando a emenda pior que o soneto. No mesmo caso se encaixam o nome dos órgãos sexuais...quem, no meio de uma discussão se refere a eles como pênis e vagina? Só mesmo em filmes dublados... Acho que até hoje eu só vi um filme onde todos os palavrões ditos no original eram ouvidos na dublagem: O Fim dos Dias ( ou dos tempos, não lembro...) com o Arnold Schwarzenegger,mas, pelo tempo já devem ter corrigido, tem bastante palavrão...
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Por que tanto filme dublado no cinema?  - Página 2 Empty Re: Por que tanto filme dublado no cinema?

Mensagem por Wilton César Dom Out 23, 2011 8:34 pm

Se voce for ver o audio original em ingles de desenhos classicos como He-man e Thundercats, notara como a versão brasileira é muito superior!! Em relação a Redublagem sou totalmente contra!! Varios filmes classicos foram redublados para serem lançados em dvd!! Muitas dublagens classicas se perderam, Como Rambo, Superman, Goonies, De volta para o Futuro, star Wars, King Kong(1976)...

____________________________
Fender Club #014 - Clube MusicMan / Ernie Ball #68 - Clube dos amantes só das 4 cordas #022 - Clube dos Nerds, Geeks e Afins #059 - Clube dos Pedreiros #009 - Tagima Club #040 - Giannini Club # 007
Wilton César
Wilton César
Membro

Mensagens : 294
Localização : Natal/RN

Ir para o topo Ir para baixo

Por que tanto filme dublado no cinema?  - Página 2 Empty Re: Por que tanto filme dublado no cinema?

Mensagem por Motta.Salazar Dom Out 23, 2011 9:30 pm

Hoje em dia so tenho visto filme 3d, porque as sessões normais soa todas dubladas......
Porem em defesa a dublagem, em geral a dos filmes infantis fica muito boa, tanto a original, quanto a brasileira
Motta.Salazar
Motta.Salazar
Membro

Mensagens : 187
Localização : Espirito Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Por que tanto filme dublado no cinema?  - Página 2 Empty Re: Por que tanto filme dublado no cinema?

Mensagem por RFFanBR Dom Out 23, 2011 11:03 pm

Conheço um monte de gente que prefere filme dublado porque tem preguiça de ler.

Acho que isso responde à questão.

A desculpa é que não dá tempo de ler. Pois é, o povo não exercita o cérebro, esse é o problema, aí tudo começa a descer ladeira abaixo junto com esses preguiçosos. E quem gosta de usar a massa cinzenta tem que engolir coisas de baixa qualidade.

Agora vou apanhar com o que vou dizer: pra mim a língua portuguesa não é bonita. Prefiro o ritmo musical do inglês. Se eu ouço música em português passo mal. E, mesmo sendo escritora, não acho legal esse negócio que falam tanto, que a língua portuguesa é rica de significados. Já vi muitos livros que te obrigam a usar o dicionário pra ler, mas no final não tem conteúdo algum, não passam de geradores de lero-lero.

E a dublagem, e muitas vezes legendas, de um filme são prejudicados pq o inglês é uma língua rápida, você precisa de menos palavras pra passar uma mensagem. Por isso se tornou idioma mundial: rápido, sem a frescura dos acentos.

E tem filme que dublado não desce mesmo. Nem consigo me imaginar assistindo A Viagem de Chihiro ou O Castelo Andante sem o maravilhoso som original em japonês.

____________________________
"If you all wanna be number one, if you all wanna be the fucking best, keep stepping the fuck up"
RFFanBR
RFFanBR
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Curitiba - PR

http://www.theelvenstarship.com

Ir para o topo Ir para baixo

Por que tanto filme dublado no cinema?  - Página 2 Empty Re: Por que tanto filme dublado no cinema?

Mensagem por andremega Dom Out 23, 2011 11:08 pm

Ivanov_br escreveu:Antigamente não tinha filme dublado. A dublagem era feita somente quando ia pra TV, especialmente pela Herbert Richers.

Com a ppopularização da pirataria, acho que é uma estratégia pro povo ir ao Cinema.

Acho uma m****, porque a voz é grande parte da interpretação do ator.

EM tempo: na alemanha e itália o difícil é achar filme não dublado.


Na verdade passa a ser outro filme, justamente porque descaracteriza o ator.


É igual banda cover: por mais que pareça, nunca é o original. Pode até ser melhor, mas não é igual.

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Por que tanto filme dublado no cinema?  - Página 2 Empty Re: Por que tanto filme dublado no cinema?

Mensagem por allexcosta Dom Out 23, 2011 11:12 pm

RFFanBR escreveu:pra mim a língua portuguesa não é bonita.

A Língua Portuguesa às vezes é bonita. Basta ler uma letra de Chico Buarque e suas diversas nuances. Mas atualmente o lero-lero tem predominado.

Realmente a diferença na velocidade de comunicação entre o Inglês e o Português é um absurdo. Por isso você pede um sanduíche no Subway nos EUA, tem um carinha só pra te atender, fazer o sanduíche, cobrar, dar troco e termina sendo mais rápido que um Subway no Brasil com 5 funcionários e um gerente.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que tanto filme dublado no cinema?  - Página 2 Empty Re: Por que tanto filme dublado no cinema?

Mensagem por Fabio Motta Dom Out 23, 2011 11:29 pm

Bastante interessante o rumo que a conversa tomou, concordo em muito com as observações da RFFanBR. De fato a língua inglesa é mais dinâmica e objetiva, percebo bastante isso em músicas.
Outra coisa por exemplo, nas composições em inglês, algumas músicas ficam demais, e quando se pega a mesma letra traduzida ou usa-se uma temática parecida em português, a música fica meio "brega", vai entender...

____________________________
You only live once!
Fabio Motta
Fabio Motta
Membro

Mensagens : 2003
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Por que tanto filme dublado no cinema?  - Página 2 Empty Re: Por que tanto filme dublado no cinema?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Out 24, 2011 8:12 am

allexcosta escreveu:
RFFanBR escreveu:pra mim a língua portuguesa não é bonita.

A Língua Portuguesa às vezes é bonita. Basta ler uma letra de Chico Buarque e suas diversas nuances. Mas atualmente o lero-lero tem predominado.

Realmente a diferença na velocidade de comunicação entre o Inglês e o Português é um absurdo. Por isso você pede um sanduíche no Subway nos EUA, tem um carinha só pra te atender, fazer o sanduíche, cobrar, dar troco e termina sendo mais rápido que um Subway no Brasil com 5 funcionários e um gerente.

Discordo totalmente dessas afirmações, e vou citar apenas uma razão, nossa língua é muito mais completa que o inglês atual em todos os sentidos, mormente nas possibilidades de expressão de pensamentos e suas nuances, bom como nas várias possibilidades de combinação de expressões que exprimem tanto coisas concretas quanto abstratas. Todos os estrangeiros que conheço são unânimes em afirmar isso, mesmo perante a complexidade do português. Eu não considero o que o Allex falou uma vantagem do inglês, mas sim uma desvantagem, dada a pobreza da língua, que força à uma "contração" da capacidade expressiva. Se isso é bom para o capitalismo ou não, a questão é outra...
Quanto a questão de "achar bonito" ou não... Não posso opinar pois isso é questão pessoal. Mas quando leio algo do Machado de Assis ou do Mario Quintana, sinto prazer no que leio.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Por que tanto filme dublado no cinema?  - Página 2 Empty Re: Por que tanto filme dublado no cinema?

Mensagem por allexcosta Seg Out 24, 2011 8:40 am

^ Você discorda que o Português é bonito, que o lero-lero tem predominado e que o Inglês é mais rápido?

Pergunto porque essas foram minhas afirmações.

E o Inglês pode ser tão complexo quanto você quiser, mas dificilmente é burocrático. Não que o motivo seja só esse, mas a velocidade da língua contribui pra que no Brasil você demore um mês pra resolver algo que lá fora leva um dia.

Exemplo de Inglês mais rico:

Within the circuit of this plodding life
There enter moments of an azure hue,
Untarnished fair as is the violet
Or anemone, when the spring strews them
By some meandering rivulet, which make
The best philosophy untrue that aims
But to console man for his grievances
I have remembered when the winter came,
High in my chamber in the frosty nights,
When in the still light of the cheerful moon,
On every twig and rail and jutting spout,
The icy spears were adding to their length
Against the arrows of the coming sun,
How in the shimmering noon of summer past
Some unrecorded beam slanted across
The upland pastures where the Johnswort grew;
Or heard, amid the verdure of my mind,
The bee's long smothered hum, on the blue flag
Loitering amidst the mead; or busy rill,
Which now through all its course stands still and dumb
Its own memorial,—purling at its play
Along the slopes, and through the meadows next,
Until its youthful sound was hushed at last
In the staid current of the lowland stream;
Or seen the furrows shine but late upturned,
And where the fieldfare followed in the rear,
When all the fields around lay bound and hoar
Beneath a thick integument of snow.
So by God's cheap economy made rich
To go upon my winter's task again.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que tanto filme dublado no cinema?  - Página 2 Empty Re: Por que tanto filme dublado no cinema?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Out 24, 2011 9:11 am

Eu discordo que o português é feio (foi a Larissa quem disse, não você).
Quanto ao "lero-lero", isso é uma questão de forma de utilização da língua e de sua formação.
Repare que eu usei a expressão "inglês atual" (cujo sentido pode ser extendido para "funcional"). Eu não estou muito preocupado se ele é "rápido" ou não; importo-me com a expressividade do português, que é ampla e variada
Já o poema de Henry David Thoreau, é uma prova de que todas as línguas tem formas complexas e belas.

WHAT though while the wonders of nature exploring,
I cannot your light, mazy footsteps attend;
Nor listen to accents, that almost adoring,
Bless Cynthia’s face, the enthusiast’s friend:

Yet over the steep, whence the mountain stream rushes,
With you, kindest friends, in idea I rove;
Mark the clear tumbling crystal, its passionate gushes,
Its spray that the wild flower kindly bedews.

Why linger you so, the wild labyrinth strolling?
Why breathless, unable your bliss to declare?
Ah! you list to the nightingale’s tender condoling,
Responsive to sylphs, in the moon beamy air.

’Tis morn, and the flowers with dew are yet drooping,
I see you are treading the verge of the sea:
And now! ah, I see it - you just now are stooping
To pick up the keep-sake intended for me.

If a cherub, on pinions of silver descending,
Had brought me a gem from the fret-work of heaven;
And smiles, with his star-cheering voice sweetly blending,
The blessings of Tighe had melodiously given;

Ithad not created a warmer emotion
han the present, fair nymphs, I was blest with from you
Than the shell, from the bright golden sands of the ocean
Which the emerald waves at your feet gladly threw.

For, indeed, ’tis a sweet and peculiar pleasure,
(And blissful is he who such happiness finds,)
To possess but a span of the hour of leisure,
In elegant, pure, and aerial minds.


study
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Por que tanto filme dublado no cinema?  - Página 2 Empty Re: Por que tanto filme dublado no cinema?

Mensagem por allexcosta Seg Out 24, 2011 9:16 am

É que você deu um quote e disse que discordava de tudo, mas terminou corroborando o que eu havia escrito.

Quanto ao Português X Inglês, acho que os dois podem ser bastante completos e ricos, mas nos assuntos do dia-a-dia o Inglês é MUITO mais ágil, até pra escrever ou teclar.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que tanto filme dublado no cinema?  - Página 2 Empty Re: Por que tanto filme dublado no cinema?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Out 24, 2011 9:20 am

allexcosta escreveu:É que você deu um quote e disse que discordava de tudo, mas terminou corroborando o que eu havia escrito.

Quanto ao Português X Inglês, acho que os dois podem ser bastante completos e ricos, mas nos assuntos do dia-a-dia o Inglês é MUITO mais ágil, até pra escrever ou teclar.
No seu caso Allex, a discordância foi de outra natureza: Foi o fato de vc ter dito que é mais rápido (ou não) no caso de um atendimento qualquer... Eu não me importo muito com isso. Na verdade, gostaría mesmo de, às vezes, ser mais prolixo, mesmo nas minhas relações ditas funcionais... É uma questão de princípios e "visão-de-mundo", nada mais...
Abç
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Por que tanto filme dublado no cinema?  - Página 2 Empty Re: Por que tanto filme dublado no cinema?

Mensagem por allexcosta Seg Out 24, 2011 9:25 am

^ Pô Bertola. Demorar 35 minutos pra comprar um remédio como aconteceu comigo semana passada é de doer. O comércio mundial é muito rápido. Se o Brasil não se moldar a isso nunca chegará a ser um grande país. Ser prolixo no domingo em casa, com tempo de sobra tudo bem, mas pra comprar um sanduíche complica.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que tanto filme dublado no cinema?  - Página 2 Empty Re: Por que tanto filme dublado no cinema?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Out 24, 2011 10:03 am

allexcosta escreveu:^ Pô Bertola. Demorar 35 minutos pra comprar um remédio como aconteceu comigo semana passada é de doer. O comércio mundial é muito rápido. Se o Brasil não se moldar a isso nunca chegará a ser um grande país. Ser prolixo no domingo em casa, com tempo de sobra tudo bem, mas pra comprar um sanduíche complica.
Pois é Allex... É isso que eu questiono ( "... Se o Brasil não se moldar a isso nunca chegará a ser um grande país..." ). Não sei se isso é importante, desejável, democrátrico, e a quem interessa... Mas deixa pra lá....
Desculpe por desvirtuar o tópico.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Por que tanto filme dublado no cinema?  - Página 2 Empty Re: Por que tanto filme dublado no cinema?

Mensagem por allexcosta Seg Out 24, 2011 10:09 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Não sei se isso é importante, desejável, democrátrico, e a quem interessa...

Você não se interessaria em resolver 5x mais coisas no seu dia de trabalho?
Você não se interessaria em comprar um pedaço de cedro pra fazer um baixo e em 3 dias ele estar na sua porta por 10 Reais?
Você não se interessaria em renovar sua carteira de motorista em 2 minutos?
Você não se interessaria em pegar um metrô em Niterói e estar no centro do Rio em 10 minutos?
Você não se interessaria em não ver mais crianças vendendo bala nos sinais?
Você não se interessaria em ter o desejo de abrir uma empresa agora e ela estar aberta daqui a 1 hora, pronta pra funcionar legalmente?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que tanto filme dublado no cinema?  - Página 2 Empty Re: Por que tanto filme dublado no cinema?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos