Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Certificação em TI

+11
Fá Mendonça
Claudio
chaosMan
jgs
cvmoretti
celsofaf
Boss2K
jiroumaru
thorian-maskier
Eduardo Chaves
brucce
15 participantes

Ir para baixo

Certificação em TI Empty Certificação em TI

Mensagem por brucce Ter Out 25, 2011 4:25 pm

Pessoal, tenho uma dúvida:

Por acaso tirar alguma certificação (de SQL, Oracle, Alguma linguagem de programação, Cobit, etc) fez alguma diferença pra vida profissional de vcs?

Me formei semestre passado e queria me ocupar com outras coisas da área. Outras linguagens, talvez certificações, outra facu, etc. Pensando nisso, fui na impacta de sp para fazer um orçamento do custo para se tirar uma certificação de SQL Server e ficou + ou - 5 mil. Em vista disso, alguns fatos da minha vida insistem que a bendita certificação não ajuda em nada:

1o fato) Eu trabalhava em um laboratório médico com um outro analista. O cara era formado, com pós em gerenciamento de projeto, com certificação de analista sênior na nossa ferramenta e ganhava 800 dilmas a mais que eu (Nem formado na graduação eu era ainda).

2o fato) Tem um analista onde eu trabalho que é certificado SQL e ganha coisa de mil dilmas a mais que eu, mas não porque ele é certificado e sim porque é amigo do supervisor, inclusive muitas vezes vejo ele fazendo umas coisas que é lamentável.....

No resumo da ópera, fico com duas situações: ou Deus me ama muito e me dá inúmeras oportunidades ou a certificação não muda nada, e sim a postura do profissional.

E ae, o que me dizem? Os profissionais certificados que vocês conhecem são tão fajutos quanto um Fender falsificado? Na vida de vcs, isso ajudou?

____________________________
Finou ta bão, o resto é dedo! by trolela
Aprender a escrever, as vezes é legal!
Regras do Fórum | Leitura Obrigatória!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Certificação em TI Empty Re: Certificação em TI

Mensagem por Eduardo Chaves Ter Out 25, 2011 6:08 pm

^Brother,

Eu sou formado em Análise de Sistemas, E estou nesse empasse. Vejo tanta gente fazendo besteira que eu fico pensando nisso... Gastar 5 a 10 mil numa pós ou num curso de certificação para passar por isso que você falou é lamentável.

Mas acho que isso reflete lá na frente. Você tem uma formação, com mais uma Certificação você vai estar a frente de muita gente. Esse Analista ai que ganha bem e é amigo do Supervisor, só é "o cara" ai na sua empresa. Se ele competir com você e mais 5 para uma vaga em outra empresa já não vai ser mais "o cara".

Você tem que fazer sua parte, estudar e crescer. Nunca diminuir. Eu ano que vem quero entrar numa pos e tirar minhas certificações. E vou conseguir!
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5520
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Certificação em TI Empty Re: Certificação em TI

Mensagem por thorian-maskier Ter Out 25, 2011 6:14 pm

Cara, acho que depende muito da empresa que tu trabalha.

Empresa que pensa pequeno (leia-se pensamento medíocre) costuma a ser mais ou menos como você falou, um benefícios para quem é chegado do chefe ou falta de benefícios para quem realmente tem um estudo acima da média.

Vou citar exemplos de locais que trabalhei:

IBM: empresa que trabalha com base na méritocracia, se você tira certificados, cursa algo que te agrega em seu serviço ou reforce seu inglês (essencial lá), cumpre suas metas e possui uma postura de auxílio aos colaboradores você é bem avaliado nos feedbacks semestrais e anuais, para que tem o que eles chamam de "avaliação tipo 2 ou 2A" é dado um aumento substancial.

TOTVS (software de saúde): não adiantava você ter certificados, boa postura ou bom rendimento...só ganhava aumento na base da ameaça de trocar de empresa ou sendo amigo de chefe.


Certificados não costumam influenciar muito em seus salários ao que fico sabendo, mas ajuda um bocado para achar um local que lhe pague bem e tenha uma boa política de empresa.

____________________________
"Eu tenho certeza que é!! Cara visionário, audacioso... o Hans Donner do design baixístico!" edumerino sobre o designer do MM Bongo - Clube dos Nerds, Geeks e Afins #55 - Clube Ibanez #59
Myspace Grimriot # TNB Grimriot # Facebook Grimriot # Twitter Grimriot # Reverbnation Grimriot
thorian-maskier
thorian-maskier
Membro

Mensagens : 779
Localização : Porto Alegre - RS

http://www.myspace.com/thegrimriot

Ir para o topo Ir para baixo

Certificação em TI Empty Re: Certificação em TI

Mensagem por jiroumaru Ter Out 25, 2011 7:04 pm

Trabalho com Java, e sinceramente, pelo menos as certificações relacionadas a esta tecnologia não me interessam mais. Qualquer um pode decorar e passar. A mais interessante que é a de arquiteto, passou a exigir um curso caríssimo da Oracle.
Faça se você acha que vai aprender algo bom no processo, e/ou se estiver com a corda no pescoço (exigência para obter emprego por exemplo).

____________________________
YAMAHA CLUB #002 | Clube Hartke #006 | Clube do Heavy Metal #007
1,97m - "Maior" baixista do fórum
jiroumaru
jiroumaru
Membro

Mensagens : 1155
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Certificação em TI Empty Re: Certificação em TI

Mensagem por Boss2K Ter Out 25, 2011 9:55 pm

brucce escreveu:E ae, o que me dizem? Os profissionais certificados que vocês conhecem são tão fajutos quanto um Fender falsificado? Na vida de vcs, isso ajudou?
Há profissionais certificados e profissionais com certificação ... Certificação em TI Sacou

Na minha área (segurança da informação), a certificação é altamente valorizada mas, a cobrança de seus conhecimentos no assunto é absurda ... não basta ser bom ...

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Certificação em TI Empty Re: Certificação em TI

Mensagem por celsofaf Ter Out 25, 2011 9:56 pm

Ao invés de obter uma certificação formal, já pensou em contribuir para algum projeto de software livre? Com dedicação, você pode aprender mais que em qualquer curso e ter seu trabalho reconhecido. Quer reconhecimento melhor que o de usuários que gostam do que você fez/faz? Sem contar que isso vai rechear seu currículo sem embromações, e mostrando um resultado concreto do seu trabalho (ao invés de "trabalhei no cargo X da empresa Y em projetos relacionados a Z"), que qualquer pessoa vai poder ver de fato.

____________________________
Clube dos Baixistas do Rio de Janeiro #29 -- Clube Cort #62 -- Clube GK Gallien-Krueger #41
celsofaf
celsofaf
Membro

Mensagens : 232
Localização : Rio de Janeiro, RJ (made in Pindamonhangaba)

Ir para o topo Ir para baixo

Certificação em TI Empty Re: Certificação em TI

Mensagem por cvmoretti Ter Out 25, 2011 10:07 pm

Realmente é um assunto delicado... mas o que acontece e estou cansado de ver é funcionário certificado mas não qualificado... pelo menos na minha área (Testes de Software) ainda não vi uma certificação que realmente demonstre o conhecimento de um profissional apenas demonstram o esforço de alguém que decora um monte de informação para uma prova...
cvmoretti
cvmoretti
Membro

Mensagens : 716
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Certificação em TI Empty Re: Certificação em TI

Mensagem por Boss2K Ter Out 25, 2011 10:20 pm

cvmoretti escreveu:ainda não vi uma certificação que realmente demonstre o conhecimento de um profissional apenas demonstram o esforço de alguém que decora um monte de informação para uma prova...
OK na sua área pode ser, mas a certificação CCIE (Cisco Certified Internetworking Expert), há 2 provas, uma de qualifying e a outra é um lab, onde você tem que um rack de equipamentos (roteadores, switches, firewalls, ips, etc ...). A prova consiste em montar um cenário de configurações nos equipamentos e, quando estiver pronto, o ou a proctor, após você sair da sala, injeta x erros no cenário. Aí você vem e tenta resolver todos os problemas até determinada pontuação que você fez na primeira parte da prova.
Este é um dos labs mais cruéis na área de networking e, mostra que você não apenas precisa saber da teoria, tem que ter bastante experiência/vivência pra resolver tudo.
E essa prova já foi "melhor"; eram 2 dias de prova e em muitos casos, você tinha até que fazer os cabos. Hoje é em apenas 1 dia e tem patch panel para ajudar.

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Certificação em TI Empty Re: Certificação em TI

Mensagem por jiroumaru Ter Out 25, 2011 11:03 pm

^Geralmente acontecem duas coisas: ou as provas ficam cada vez mais cascudas porque a quantidade de profissionais de certificados está muito alta, ou as provas ficam mais fáceis para a certificadora ganhar mais $$$.

____________________________
YAMAHA CLUB #002 | Clube Hartke #006 | Clube do Heavy Metal #007
1,97m - "Maior" baixista do fórum
jiroumaru
jiroumaru
Membro

Mensagens : 1155
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Certificação em TI Empty Re: Certificação em TI

Mensagem por jgs Ter Out 25, 2011 11:27 pm

brucce escreveu:Por acaso tirar alguma certificação (de SQL, Oracle, Alguma linguagem de programação, Cobit, etc) fez alguma diferença pra vida profissional de vcs?

infelizmente, na minha não fez nenhuma diferença

exceto as da cisco, acho que nenhuma certificação técnica baseada em produto (como a maioria das certificações microsoft) vale a pena por tender a ficar obsoleta...

pra mim vale a pena se certificar em coisas não muito técnicas (itil, cobit, iso20000... vai da sua área de atuação)

e quanto ao seu colega que ganha mais só porque é amigo do supervisor, só te digo uma coisa: bem-vindo ao mercado de trabalho!


Boss2K escreveu:
Na minha área (segurança da informação), a certificação é altamente valorizada mas, a cobrança de seus conhecimentos no assunto é absurda ... não basta ser bom ...

essa não é minha área (infelizmente!) mas eu sei que é bem por aí mesmo... ah se fosse assim em todas áreas/empresas...


____________________________
Chega mais freguesia tá passando o caminhão do ovo
jgs
jgs
Membro

Mensagens : 2737
Localização : Patópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Certificação em TI Empty Re: Certificação em TI

Mensagem por chaosMan Qua Out 26, 2011 12:39 am

Uma certificação Microsoft pode aumentar em até 1000 dilmas o salário (mercado de Curitiba) pra quem trabalha (logicamente) com Microsoft... Microsoft aqui em Curitiba é outro mundo, as vagas te perseguem, o mercado é bom e crescente, o salário sempre é mais alto e o melhor, a cada 20 formados da área somente 8 trabalham com desenvolvimento e só 2 adotam linguagem microsoft pra carreira (Graças a Deus)

ai eu te pergunto R$1000,00 a mais por mês não vale a pena? em um ano voce ja recuperou o investimento todo e ainda pôde comprar alguns baixos!!

sempre achei desnecessário, mas depois que descobri que em uma determinada empresa, que trabalha com Dynamics AX, meu amigo (certificado) ganharia 1000,00 mais do que eu (não certificado) eu passei a me focar nisso...

____________________________
"Se não gosta do jeito que dirijo, saia da calçada!"
.: piadasdojorge.blogspot.com :.
chaosMan
chaosMan
Membro

Mensagens : 347
Localização : Curitiba - PR

http://piadasdojorge.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Certificação em TI Empty Re: Certificação em TI

Mensagem por brucce Qua Out 26, 2011 7:53 am

É, pelo menos vejo que em sampa, nas áreas de desenvolvimento mesmo não fazem muita diferença... Trabalho a quase 10 anos com isso e nunca, repito nunca me pediram certificado nenhum, nem o diploma da facu rs

Ok, o profissional tem que se renovar, tem que se atualizar, mas chega a ser deprimente essa situação

____________________________
Finou ta bão, o resto é dedo! by trolela
Aprender a escrever, as vezes é legal!
Regras do Fórum | Leitura Obrigatória!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Certificação em TI Empty Re: Certificação em TI

Mensagem por Claudio Qua Out 26, 2011 8:47 am

Eu tenho e mantenho minhas certificações Oracle *apenas* para cumprir exigências da empresa... mas, na hora de avaliar currículo e contratar, costumo descartar aqueles que têm certificações, principalmente se o cara tiver PMI... odeio mortalmente trabalhar com tecnocratas... minha preferência é trabalhar com gente que tenha experiência, vivência na área.

Certificações e PMI são muito teóricos, adoram gerar papéis, diagraminhas e relatórios intermináveis, que invariavelmente vão parar no fundo das gavetas, e posteriormente no lixo... são inimigos das árvores!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Certificação em TI Empty Re: Certificação em TI

Mensagem por Fá Mendonça Qua Out 26, 2011 9:51 am

Sem contar que em algumas fábricas de software que prestam serviço ao governo, além do salário maior do que os não certificados, te paga um valor pra cada certificado que você tem. Eles os utilizam em licitações.

Não sou certificado porque não trabalho em fábrica de software e na área em que atuo é muito mais valorizado o profissional que vai lá e resolve tudo dentro do prazo curto... Se estivesse em alguma fábrica de software, com certeza faria algumas certificações.

____________________________
http://www.baixobrasil.com - Nenhum músico é um advogado frustrado! - alce Mendonça by Renato - Fastorius!! by Pagode Alto Astral - #011 - Condor Club - #011 - Fretless Club - #018 - Custom Basses Club
Fá Mendonça
Fá Mendonça
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

Mensagens : 958
Localização : Brasília-DF

http://www.youjammer.com

Ir para o topo Ir para baixo

Certificação em TI Empty Re: Certificação em TI

Mensagem por jiroumaru Qua Out 26, 2011 10:02 am

ClaudioBass escreveu:

Certificações e PMI são muito teóricos, adoram gerar papéis, diagraminhas e relatórios intermináveis, que invariavelmente vão parar no fundo das gavetas, e posteriormente no lixo... são inimigos das árvores!

Concordo com tudo o que você disse sobre o PMI. Os piores gerentes que trabalhei enchiam a boca para falar que tinham tirado PMI, e os melhores não tinham ou só tiraram para cumprir exigência de promoção na empresa.

____________________________
YAMAHA CLUB #002 | Clube Hartke #006 | Clube do Heavy Metal #007
1,97m - "Maior" baixista do fórum
jiroumaru
jiroumaru
Membro

Mensagens : 1155
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Certificação em TI Empty Re: Certificação em TI

Mensagem por brucce Qua Out 26, 2011 10:39 am

Fá Mendonça escreveu:Não sou certificado porque não trabalho em fábrica de software e na área em que atuo é muito mais valorizado o profissional que vai lá e resolve tudo dentro do prazo curto... Se estivesse em alguma fábrica de software, com certeza faria algumas certificações.

Acredito que estou nesse grupo desde o dia que comecei a trabalhar com desenvolvimento. Mas já trabalhei em Software House, também não era nada exigido e não mudava salário.

jiroumaru escreveu:
Concordo com tudo o que você disse sobre o PMI. Os piores gerentes que trabalhei enchiam a boca para falar que tinham tirado PMI, e os melhores não tinham ou só tiraram para cumprir exigência de promoção na empresa.

Cara, pior o antigo gerente de Infra daqui (com diversas certificações, inclusive PMI), que teve a brilhante ideia de dizer que tinha colocado o servidor nas nuvens (cloud computing). Detalhe, ele só virtualizou Shocked affraid affraid affraid , talvez o "nas nuvens" dele seja porque está voando dentro do server rssrsr lol!

____________________________
Finou ta bão, o resto é dedo! by trolela
Aprender a escrever, as vezes é legal!
Regras do Fórum | Leitura Obrigatória!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Certificação em TI Empty Re: Certificação em TI

Mensagem por rafporto Qua Out 26, 2011 11:39 am

Conhecimento sempre agrega. Certificações ajudam a melhorar seu curriculo e servem como diferencial em algumas situações de emprego. Agora para inverstir em uma certificação você deve saber qual caminho realmente a sua carreira seguirá e não fazer por fazer (as vezes, aquela certificação que você tirar não te servirá de nada). O ideal é tirar certificações que tem algo em comum com o que você trabalha ou quer trabalhar futuramente.
rafporto
rafporto
Membro

Mensagens : 239
Localização : Belo Horizonte, MG - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Certificação em TI Empty Re: Certificação em TI

Mensagem por dudamir Qua Out 26, 2011 11:21 pm

chaosMan escreveu:sempre achei desnecessário, mas depois que descobri que em uma determinada empresa, que trabalha com Dynamics AX, meu amigo (certificado) ganharia 1000,00 mais do que eu (não certificado) eu passei a me focar nisso...

O mercado de Dynamics AX é um mercado à parte, muito específico, só o fato de vc ter alguma experiência já te dá uma vantagem, a certificação também é importante para os parceiros se qualificarem. Portanto os R$1.000 não qualquer certificação, mas o fato dele estar trabalhando com uma tecnologia com demanda crescente.
dudamir
dudamir
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Mais um carioca ganhando a vida em São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Certificação em TI Empty Re: Certificação em TI

Mensagem por dudamir Qua Out 26, 2011 11:27 pm

Sinceramente, você tem que pensar na sua carreira como um todo, consistência é uma coisa importante. Fazer uma certificação pode até te colocar um em uma vaga, ou te possibilitar um aumento. Mas o resultado disto será uma expectativa maior. Portanto, vc precisa gostar e aprender de verdade.

Em algumas áreas a certificação ajuda sim a arrumar empregos e aumentos, primeiro defina o que vc quer, porque vc citou certificações de TI, desenvolvimento e até COBIT. Depois procure informação desta área específica.

Por último assegure que além da certificação você estude e ganhe conhecimento prático da área que escolheu para não decepcionar o empregador depois de arrumar o emprego.
dudamir
dudamir
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Mais um carioca ganhando a vida em São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Certificação em TI Empty Re: Certificação em TI

Mensagem por mnincao Qui Out 27, 2011 11:25 am

Bruce,
Não esquece de estudar Ingles tambem, vejo muitas oportunidades nessa area para quem tem Ingles fluente, as vezes dão mais importancia para o ingles do que o skill técnico.

[]´s
mnincao
mnincao
Membro

Mensagens : 91
Localização : Santo Andre - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Certificação em TI Empty Re: Certificação em TI

Mensagem por brucce Qui Out 27, 2011 11:35 am

dudamir escreveu:O mercado de Dynamics AX é um mercado à parte, muito específico

Quanto a isso eu estou de boas, a ferramenta que trabalho também é muito específica, poucas pessoas mexem no Brasil se formos comparar com Java ou .Net por exemplo.

dudamir escreveu:Sinceramente, você tem que pensar na sua carreira como um todo, consistência é uma coisa importante. Fazer uma certificação pode até te colocar um em uma vaga, ou te possibilitar um aumento. Mas o resultado disto será uma expectativa maior. Portanto, vc precisa gostar e aprender de verdade.

Cara, adoro aprender, inclusive sou auto-didata. Manjo um pouco de php, java e .net, trabalho com SQL e Oracle, fiz curso de PLSQL na Ensof(Oracle University), fora trocentos cursos na ferramenta que uso.

mnincao escreveu:Brucce,
Não esquece de estudar Ingles tambem, vejo muitas oportunidades nessa area para quem tem Ingles fluente, as vezes dão mais importancia para o ingles do que o skill técnico.

Inglês técnico é osso. Tem gente que realmente não liga nem um pouco, mas eu já tive uma situação que o cinto apertou e muito. Trabalhava em uma multi, ai do nada o meu gerente disse que haveria auditoria com uma inglesa na semana seguinte. Bacana e eu com isso pensei... coitado de mim rsrsrs semana seguinte ela chegou, meu chefe disse que tinha muita coisa pra fazer e era pra eu resolver as coisas que ela precisava. Resultado? Arranha inglês aqui, ela tentou um pouco de espanhol, algumas mímicas rs. No final quase tudo certo.

Acho inglês fundamental, e com certeza vou fazer onde fazia, uma escola de inglês que vc escolhe o professor e na maioria das vezes é gringo!

Uma coisa que ainda estou em dúvida, se faço cursos pra subir pra gerência (que não me anima nada vendo cobra comendo cobra, politicagem e trairagem todos os dias) ou se me especializo em outra ferramenta/banco....
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Certificação em TI Empty Re: Certificação em TI

Mensagem por DenisLM Qui Out 27, 2011 11:39 am

Na minha área certificações não servem para absolutamente nada....
mas se você tem uma pós-graduação, inglês, experiência na área, já vale bem mais...

Eu mexo com trocentas linguagens, proprietária na maioria, e cada uma tem um ambiente diferente de desenvolvimento. Estou totalmente alheio ao mundo Microsoft (apesar de trabalhar as vezes em cima de Windows CE), Oracle e afins.
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Certificação em TI Empty Re: Certificação em TI

Mensagem por jgs Qui Out 27, 2011 11:47 am

mnincao escreveu:Bruce,
Não esquece de estudar Ingles tambem, vejo muitas oportunidades nessa area para quem tem Ingles fluente, as vezes dão mais importancia para o ingles do que o skill técnico.

[]´s

esse é exatamente o meu caso

____________________________
Chega mais freguesia tá passando o caminhão do ovo
jgs
jgs
Membro

Mensagens : 2737
Localização : Patópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Certificação em TI Empty Re: Certificação em TI

Mensagem por mnincao Qui Out 27, 2011 2:39 pm

Brucce,
Acho que além do inglês (que te deixe fluente de verdade) voce não perde também se procurar conhecer sobre COBIT e ITIL. São assuntos relacionados a governança, mas hoje também acabam pesando um pouco no curriculo de um profissional técnico.
As empresas estão sendo cobradas cada vez mais a ter uma boa governança, e dai podem surgir bons projetos e oportunidades de carreira.
[]´s
mnincao
mnincao
Membro

Mensagens : 91
Localização : Santo Andre - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Certificação em TI Empty Re: Certificação em TI

Mensagem por cvmoretti Qui Out 27, 2011 2:45 pm

O problema de algumas certificações é que qualquer um tem...

uma vez qndo trabalhava na IBM, um técnico de hardware que só trocava as memórias dos notebooks lá era certificado ITIL v3.... agora me pergunte PRA QUE??????
cvmoretti
cvmoretti
Membro

Mensagens : 716
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Certificação em TI Empty Re: Certificação em TI

Mensagem por mnincao Qui Out 27, 2011 3:07 pm

Com certeza pra essa atividade o cara nao precisa de ITIL v3, mas podem aparecer oportunidades... pode ser que a empresa precise de alguem da area dele para participar de um projeto de reformulação de processos, ou algo do tipo... se apenas ele tiver a certificacao ele se torna um forte candidato a participar... que profissionalmente pode ser positivo... ele pode fazer um bom trabalho, ter o nome lembrado para outros projetos... etc...
ahhh ... ou nao! :-)
mas como saber? :-)
[]´s
mnincao
mnincao
Membro

Mensagens : 91
Localização : Santo Andre - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Certificação em TI Empty Re: Certificação em TI

Mensagem por brucce Qui Out 27, 2011 3:10 pm

Qual a diferença de COBIT e ITIL? Ambos não são processos relacionados a gerencia e processo?

____________________________
Finou ta bão, o resto é dedo! by trolela
Aprender a escrever, as vezes é legal!
Regras do Fórum | Leitura Obrigatória!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Certificação em TI Empty Re: Certificação em TI

Mensagem por chaosMan Qui Out 27, 2011 3:33 pm

brucce escreveu:Qual a diferença de COBIT e ITIL? Ambos não são processos relacionados a gerencia e processo?

Até onde sei são dois conceitos de gerência distintos:

CobiT -> Foco em otimização do Lucro, foco sobre resultado e do retorno sobre o investimento. São métricas e ações para obtenção de lucro em pouco tempo.

Itil -> Foco no Cliente, qualidade de atendimento e otimização na prestação do serviço. O maior objetivo na área é evitar erros e surpreender o cliente.

BOm, isso é um por cima, que eu tenho conhecimento.. sei que vai bem além do que sei. Very Happy

____________________________
"Se não gosta do jeito que dirijo, saia da calçada!"
.: piadasdojorge.blogspot.com :.
chaosMan
chaosMan
Membro

Mensagens : 347
Localização : Curitiba - PR

http://piadasdojorge.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Certificação em TI Empty Re: Certificação em TI

Mensagem por brucce Qui Out 27, 2011 3:36 pm

Interessante. Andei pesquisando o combo COBIT, ITIL + PMP Foundations e sai no preço de um Cort B5 ou de um Squier . Oh duvida cruel rsrsrsrsrs

As provas de certificação são difíceis ou são aquelas que só de ler a apostila já passa?

____________________________
Finou ta bão, o resto é dedo! by trolela
Aprender a escrever, as vezes é legal!
Regras do Fórum | Leitura Obrigatória!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Certificação em TI Empty Re: Certificação em TI

Mensagem por jgs Qui Out 27, 2011 3:53 pm

a do PMP é dificil. mas como eu tenho um certo desprezo por esse negócio de PMI como um todo, nem penso em tirar essa certificacao...

as provas do ITIL e COBIT sao bem faceis (eu quase gabaritei na de ITIL v2 foundation)

____________________________
Chega mais freguesia tá passando o caminhão do ovo
jgs
jgs
Membro

Mensagens : 2737
Localização : Patópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Certificação em TI Empty Re: Certificação em TI

Mensagem por Boss2K Qui Out 27, 2011 4:02 pm

brucce escreveu:As provas de certificação são difíceis ou são aquelas que só de ler a apostila já passa?
ITIL é bem fácil. Se fizer um curso então ... tem bastante material espalhado por aí .. a dica é saber a diferença entre eficaz e eficiente ... clown

COBiT você faz a prova onde (na sua casa por exemplo, baixa da internet) e quando quiser. Elege uma pessoa para ser o seu Proctor (geralmente seu gerente de RH mas, pode ser qualquer pessoa). Essa pessoa vai ser a responsável pelo seu exame junto a ISACA, ou seja, atestar que você fez a prova direitinho.

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Certificação em TI Empty Re: Certificação em TI

Mensagem por brucce Qui Out 27, 2011 4:07 pm

Nossa, essa do Cobit foi bem tosca rrsrsrsrs vou chamar minha mãe pra ser a responsável, será que vira? rssrsr

Estou pensando em fazer mesmo o curso. É bem rapidinho, acho que vale a pena, assim já estudo em casa antes e já vou com as dúvidas

____________________________
Finou ta bão, o resto é dedo! by trolela
Aprender a escrever, as vezes é legal!
Regras do Fórum | Leitura Obrigatória!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Certificação em TI Empty Re: Certificação em TI

Mensagem por jiroumaru Qui Out 27, 2011 5:00 pm

chaosMan escreveu:
brucce escreveu:Qual a diferença de COBIT e ITIL? Ambos não são processos relacionados a gerencia e processo?
CobiT -> Foco em otimização do Lucro, foco sobre resultado e do retorno sobre o investimento. São métricas e ações para obtenção de lucro em pouco tempo.
Pelo o que eu entendo CobiT é um conjunto de práticas que tem como objetivo ajudar a empresa (que geralmente não tem a TI como atividade fim) otimizar o uso de sua própria TI. Daí que vem aquelas frases bonitas, da TI estar focada no negócio, uso correto dos recursos, etc...
Se você está maduro no modelo do CobiT significa que provavelmente o seu investimento em TI alavanca o seu negócio. Do contrário, significa que a TI está gerando custos, mas não necessariamente ajudando a empresa da melhor forma possível.

____________________________
YAMAHA CLUB #002 | Clube Hartke #006 | Clube do Heavy Metal #007
1,97m - "Maior" baixista do fórum
jiroumaru
jiroumaru
Membro

Mensagens : 1155
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Certificação em TI Empty Re: Certificação em TI

Mensagem por chaosMan Qui Out 27, 2011 7:57 pm

jiroumaru escreveu:
chaosMan escreveu:
brucce escreveu:Qual a diferença de COBIT e ITIL? Ambos não são processos relacionados a gerencia e processo?
CobiT -> Foco em otimização do Lucro, foco sobre resultado e do retorno sobre o investimento. São métricas e ações para obtenção de lucro em pouco tempo.
Pelo o que eu entendo CobiT é um conjunto de práticas que tem como objetivo ajudar a empresa (que geralmente não tem a TI como atividade fim) otimizar o uso de sua própria TI. Daí que vem aquelas frases bonitas, da TI estar focada no negócio, uso correto dos recursos, etc...
Se você está maduro no modelo do CobiT significa que provavelmente o seu investimento em TI alavanca o seu negócio. Do contrário, significa que a TI está gerando custos, mas não necessariamente ajudando a empresa da melhor forma possível.

Como disse, eu sei superficialmente sobre esses assuntos, não tenho conhecimento pra embasar nada.. se vc diz que é então é! Very Happy

____________________________
"Se não gosta do jeito que dirijo, saia da calçada!"
.: piadasdojorge.blogspot.com :.
chaosMan
chaosMan
Membro

Mensagens : 347
Localização : Curitiba - PR

http://piadasdojorge.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Certificação em TI Empty Re: Certificação em TI

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos