Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Duvidas a respeito de Isolamento

+8
Sonikado
joabi
Yaltza
Claudio
djmmaster
ifernandes
allexcosta
Marck
12 participantes

Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por Marck Seg Jan 16, 2012 5:58 pm

Boa tarde gallera!
Bom,vim aqui pra tirar uma duvida com vocês,ja faz um tempo que faço umas gravações caseiras e tal... ultimamente com a ajuda do pessoal aqui do fórum,minhas gravações vem tendo uma melhora de qualidade muito significativa,tanto que a procura de bandas aqui no meu humilde studio vem aumentando...

O Grande problema,é que eu tenho pouco espaço...
Só que a minha mãe,meu vizinho,minha vó,meu tio,meu papagaio e toda a turma,não estão gostando muito da bateria de 10 da matina até as 10 da noite,ja que ainda não tenho tanta experiencia em gravar bateria,o resultado demora um pouco pra sair.
E Realmente é um reclamação justa,porque eu sei,que enche o saco...
Decidi então juntar uma grana e fazer um aquário para a bateria..
Iria meter espuma em tudo dentro do aquário... pra dar uma isolada boa,e poder gravar as bateras sem incomodar os outros e com tranquilidade...

Porém, assistindo esse video: https://www.youtube.com/watch?v=aMoLTsnWaDw , percebi que é uma grande mentira,achar que metendo ESPUMA em tudo o resultado fica bom.. Ai que pintou a dúvida...
Ja que não sou Milionário, como fazer um isolamento descente sem gastar muito?(e sem cair naquele lance de caixa de ovo que não funciona)

QUAIS AS FORMAS ATERNATIVAS PARA ISOLAMENTO?

Obrigado gallera!
Abraços
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Re: Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por allexcosta Seg Jan 16, 2012 6:19 pm

Isolamento e tratamento acústico são coisas diferentes.

Você isola pra não incomodar os outros. Você isola uma máquina industrial, um CNC bem barulhento, essas coisas...

O isolamento amador pode ser feito com um cuidado especial com as frestas, sejam das portas, do ar-condicionado, etc... Espuma expansível, borracha e materiais similares são seus amigos.

O tratamento acústico depende muito da sala. Em geral, para um estúdio caseiro e amador, fica bom e barato usar "bass traps" cobertura de madeira nas paredes e tapetes no chão. Espuma ou carpete pode ir em uma ou duas das paredes, mas se colocado em tudo mata a sala.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Re: Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por Marck Seg Jan 16, 2012 6:28 pm

Po valeu allex,realmente não tinha me tocado dessa diferença... Mas,no caso do aquário eu também NÃO posso botar espuma em tudo? Porque?
E o vidro? vai deixar vazar som? A minha principal preocupação é o isolamento,ja que pra gravar,eu não gravo o som da bateria acústica,o baterista toca nela somente para ativar os pad's que vão para um módulo DM5(mas a bateria sai som acústico) e o som é todo eletrônico,justamente porque eu ainda não tenho como oferecer uma qualidade boa,gravando captando o som Acústico mesmo da bateria...

Para ISOLAR eu posso colocar espumas só nas frestas?
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Re: Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por allexcosta Seg Jan 16, 2012 6:36 pm

Cuide BEM das frestas e o incômodo diminui muito. Mas cuide de TODAS as frestas e lembre-se que por dentro do ar-condicionado o som passa quase que livremente...

Se a bateria é trigada você pode abafar as peles completamente. Só pra isolamento, já que a bateria é do módulo, você pode encher de espuma o quanto quiser. Mesmo assim, você pode colocar toda a espuma do mundo, se o vazamento por frestas continuar o povo vai continuar reclamando.

Quanto à parte grave, é difícil segurar em um ambiente amador. Grave vaza igual água. Pode mandar tapete, espuma e o que for...

Não dá pra visitar o Ship Room? Tenho certeza que o Daniel te daria uns toques "in-loco".

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Re: Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por Marck Seg Jan 16, 2012 6:55 pm

Po, legal,onde é o Ship-Room?

Po,o grande problema é que pra ensaio os bateristas estão com uma "coisa" de dizer que a bateria eletronica não tem o "feeling"(apesar de eu achar que isso é o musico que tem que ter),dizer que a pegada não fica evidente na bateira eletronica,e acabam usando-a acusticamente,mas pra gravar,eu uso os triggers... então quer dizer que la dentro eu posso isolar TUDO? O Meu aquário vai ser feito com divisória,acho que por dentro aquilo é de madeira,se eu isolar só as frestas,fica bom?

O meu esquema é o seguinte:
Uma sala grande,dentro dela dois aquários: Um com um condensador e um com uma bateria.... no restante da grande sala,fora dos dois aquários,ficam o baixista,o guitarrista e o tecladista... quero poder isolar bem a bateria,de forma que consiga ensaiar com ela microfonada no fone... Mas se não for possível,só de eliminar pelo menos 90% do som que escapa pra casa do vizinho,ja vai ser um ótimo negocio.

Então o esquema é? Dentro do aquário da batera e do vocal,isolar só as frestas? ou tudo? No aquário da batera não tem ar condicionado ainda em função da pouca grana,mas eu prefiro ver pelo lado de que cuido da saúde dos bateras que vem aqui gravar.. cada hora ensaiando é 1 litro de suor e 15kg a menos (y)
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Re: Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por allexcosta Seg Jan 16, 2012 7:02 pm

^ Se vai pro módulo isola tudo o quanto der e dá um jeito da porta não vazar demais.

Quando falei abafar é a pele acústica mesmo, pra o batera não perder o feeling, mas mandar espuma por baixo da pele.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Re: Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por Marck Seg Jan 16, 2012 7:08 pm

po legal.. mas, manda o que? Uma camada de uns 5 cm de espuma? por baixo da pele principal?

bom,como a grana é pouca, vou me preocupar em isolar todas as frestas primeiro.. da sala grande e dos dois aquários.. você acha que ja resolve uns 80 a 90%? Ou pelo menos o volume da bateria não vai irrita-los?

Numa loja aqui da minha cidade,vi cada placa de 1m por 1m de espuma daquelas no formato de casca de ovo por 40$. É mais ou menos isso mesmo? ou isso aqui é um assalto?

Valeu allex! Ta me dando maior help aqui...


Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Re: Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por ifernandes Seg Jan 16, 2012 7:15 pm

Daniel, eh muito gente fina, o site ae www.shiproomestudio.com.br
ifernandes
ifernandes
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Re: Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por allexcosta Seg Jan 16, 2012 7:33 pm

Tira a pele de resposta e xuxa (eita mineirês) umas espuma lá até matar o som.

Mande alguém tocar e ouça de onde as pessoas passam e se incomodam e vá buscando as frestas uma a uma.

Não sei o preço de espuma.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Re: Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por djmmaster Seg Jan 16, 2012 7:36 pm

cara isolamento é bem complicado, cuidado com a espuma ela não isola, mas sim absorve o som e somente algumas frequencias, ou seja vc pode desequilibrar o som.
cuidado com as frestas como o alex jah falou e tbm se possivel troque as portas por portas maciças (de madeira, não compensado) uma antecamara na saida da sala tbm é recomendado
djmmaster
djmmaster
Membro

Mensagens : 2008
Localização : Pelotas RS

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Re: Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por Marck Seg Jan 16, 2012 9:33 pm

Então,não pra isolar completamente,mas pra dar pelo menos uma diminuída no incomodo,acho que pode ficar legal tratar as frestas com espumas,né?(ou há outro material melhor?)

E Pra tratar o som eu posso revestir o resto da parede com o que?
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Re: Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por allexcosta Seg Jan 16, 2012 9:47 pm

Fresta é com espuma expansiva.

Você tá perguntando a parede do aquário de bateria ou do estúdio? A preocupação é isolamento ou tratamento?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Re: Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por Marck Seg Jan 16, 2012 10:10 pm

A Preocupação é mais com o isolamento do aquário da batera... To com medo de a espuma do isolamento me fazer perder agudos,prejudicando o brilho dos pratos.. Isso pode acontecer?
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Re: Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por allexcosta Seg Jan 16, 2012 10:11 pm

^ Espuma muda a acústica do ambiente, mas não acho que vá ter muita influência em um ambiente amador.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Re: Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por Claudio Ter Jan 17, 2012 8:00 am

Marck escreveu:
E Pra tratar o som eu posso revestir o resto da parede com o que?

Se tiver uma verba extra, invista em placas de Lã de Rocha.

Recentemente adquiri 30 placas de Sonex pra fazer o tratamento acústico do meu Homestudio, assim que puder tiro umas fotos pra você ter uma idéia do que fiz. Em termos de Homestudio, acho que a preocupação maior deve ser com o tratamento acústico (principalmente se você utiliza microfones), e não só com o isolamento. Mesmo o Ship, que foi projetado pra ser um estúdio (não é um local adaptado), existe vazamento de batera e baixo... é bem mínimo, mas existe. Com isso, esqueça essa história de "vazamento zero", isso é lenda!

Agora... se no final das contas nenhuma das dicas desse tópico resolver o problema, então invista nisso aqui para as pessoas da sua casa!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-217670315-tampo-de-ouvido-ou-protetor-auricular-100-silicone-_JM


____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Re: Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por Marck Ter Jan 17, 2012 11:31 am

kkkk tampo e ouvio... boa! kkkk

Então Cláuio,eu sei que o tratamento é mais importante,mas no meu caso o isolamento é mais urgente,pra eu continuar vivo, não ser apedrejado pelos vizinhos quando sair de casa,porque geralmente é isso que acontece....
Poo ontem de tarde,eu dei uma saída na rua,e tava chovendo.. quando eu sai e quando eu entrei em casa eu levei uma guarda-chuvada "por acidente" da mesma pessoa! E O incrível,é que ela é minha vizinha... =/ kkkk
é triste,depois o povo reclama que a cultura do país n vai pra frente...

Mas po,pelo que vi nas fotos do ship.. as paredes estão "encapadas" com carpete... isso pode ajudar a dar uma tratada? ou é isolamento? Pelo menos carpete é mais barato...

A, e tipo,eu sei que o isolamento zero,é impossível,mas se eu puder reduzi-lo quanto mais,ja vai ser um alívio...
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Re: Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por Yaltza Ter Jan 17, 2012 11:32 am

Marck,

Faço coro aos comentários do Alex. Isolamento refere-se a impedir que o som entre ou saia de um determinado ambiente. Tratamento é investir na parte estética da sonoridade de sua sala. Você pode ter uma sala perfeitamente isolada que soa muito mal, e uma sala que soa ótima mas vaza muito.

Espuma, normalmente, é utilizada para tratamento acústico. A absorção de graves (normalmente a frequência que vaza com maior intensidade e de maneira mais incômoda) das espumas é praticamente nula. Ou seja: encher seu estúdio de espuma nas paredes NÃO VAI AJUDAR EM NADA O ISOLAMENTO, e muito provavelmente vai prejudicar bastante a inteligibilidade e resposta de agudos da sua sala. Em relação à bateria, prefiro não comentar, porque não sei o efeito na pegada de colocar espuma nos tambores, mas com certeza influencia no timbre, e pode não ser algo que os bateristas queiram.

Em relação à pergunta "E Pra tratar o som eu posso revestir o resto da parede com o que?", devolvo a pergunta para a versão baixística da coisa: o que fazer para ter um bom som de baixo?

Não existe uma resposta padrão para isto. Assim como não existe um método-perfeito-que-serve-para-tudo em acústica, e muito menos em home studio.

Independente de qualquer coisa... Sabe a melhor dica que eu poderia dar para você? Esta: http://www.musitec.com.br/loja/produto.asp?cod=1047

O Sólon é uma referência, e este livro é muito legal. A linguagem é simples, não tem (grandes) complicações matemáticas, e deveria ser leitura obrigatória para todo mundo que quer fazer qualquer tipo de investimento em acústica no seu ambiente. Pode ter certeza que você vai economizar muito mais do que o valor do livro ao evitar as cagadas típicas de quem quer fazer tratamento acústico no "achismo" completo.

____________________________
Grunge no RJ? É com a River Radio!
https://www.facebook.com/bandariverradio
https://www.youtube.com/bandariverradio
Yaltza
Yaltza
Membro

Mensagens : 126
Localização : Rio de Janeiro/RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Re: Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por Claudio Ter Jan 17, 2012 11:39 am

Marck escreveu:
Mas po,pelo que vi nas fotos do ship.. as paredes estão "encapadas" com carpete... isso pode ajudar a dar uma tratada? ou é isolamento? Pelo menos carpete é mais barato...

Sim, as paredes do Ship são revestidas de carpete, mas.... mas..... têm 30cm de espessura, e são feitas do mais puro *concreto*. As paredes foram projetadas pra essa finalidade... bem diferente das paredes de uma residência.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Re: Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por Yaltza Ter Jan 17, 2012 11:52 am

Expandindo o que o o Cláudio colocou.. Isolamento acústico ocorre em função da dificuldade do som de "passar" por um material. Ou seja: quanto maior a massa de material, maior o isolamento. Quando o espaço é uma limitação, são utilizados materiais de alta/altíssima densidade, como lã de rocha e lã de vidro. Quando não há necessidade de limitar-se de maneira tão significativa as dimensões, o concreto é um ótimo custo benefício (não é TÃO caro, e possui boa densidade). Um "truque" que frequentemente utiliza-se é preencher tijolos ou elementos de alvenaria com areia, exatamente para aumentar a quantidade de massa.

Uma outra alternativa é a utilização de paredes duplas. Ou, ainda, o conceito de "box in a box". Enfim.. São soluções que não são exatamente baratas, mas caro MESMO é gastar dinheiro e não resolver o problema.

Mais uma ótima fonte de pesquisa é o fórum da Audiolist. Lá tem toneladas de informações sobre isolamento e tratamento. Só tem que ter saco para ler...!

audiolist.org/

____________________________
Grunge no RJ? É com a River Radio!
https://www.facebook.com/bandariverradio
https://www.youtube.com/bandariverradio
Yaltza
Yaltza
Membro

Mensagens : 126
Localização : Rio de Janeiro/RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Re: Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por joabi Ter Jan 17, 2012 12:39 pm


Marck, chegar nesse nível de isolamento que você precisa não é tarefa muito fácil nem barata.
A sugestão que posso te dar é procurar perto da sua residência um estúdio com uma sala de gravação que você goste. Faça a gravação da bateria nesse lugar e continue o projeto na sua casa. Isso te dará tempo para pesquisar um pouco sobre acústica e levantar um dinheiro com os trabalhos que vão acontecendo para investir certo e resolver o problema de forma mais definitiva.
Com o tempo você pode querer desvincular o estúdio da sua casa, para não atrapalhar a vida da sua família e dar um ar mais profissional no atendimento. Investir muito dinheiro nesse momento pode ser jogar dinheiro fora...

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Re: Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por Sonikado Ter Jan 17, 2012 1:00 pm

Vendo em outro fórum, há um pequeno consenso que o principal vazador de som são as portas (especialmente se forem portas comuns, ocas por dentro)
Experimente substituir por uma porta tratada. Se a grana não der, manda borracha em toda a extensão dela, pra literalmente vedar o lugar quando a porta estiver fechada.

Com isso, esqueça essa história de "vazamento zero", isso é lenda!
Até existe um método que garante vazamento zero.. mas custa bem caro. Seria construir uma sala dentro de uma sala, com um espaço entre elas preenchido com algum material isolate (não denso, como lã de rocha) e sem ar (no vácuo).

____________________________
Meu nome é GUILHERME. #54 - Clube dos Nerd/Geeks e afins...
Hint: Não toco baixo. Ainda. // O único ser vivente deste fórum que com 2 meses de cadastro inventa um meme. // Gordo Fofura

Sonikado
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Re: Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por joabi Ter Jan 17, 2012 1:13 pm


^^ Depende um pouco da alvenaria do local. Se foi usado tijolo fino e vazado (na minha região conhecido como tijolo baiano) é bem possível que mesmo vedando as portas e frestas o som continue a vazar bastante, principalmente os graves.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Re: Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por SHIP ROOM ESTUDIO Ter Jan 17, 2012 1:50 pm

Fala irmão vou tentar te dar uma força.
Na realidade unica coisa que "segura" o som é alvenaria pesada mesmo:
Tijolo, cimento/concreto.
No nosso caso além disso tudo, usamos paredes duplas (c/câmara) de ar entre elas.
Se houver condições tente levantar sub-paredes na área interna e/ou externa do ambiente a ser isolado c/pelos menos 10xcm de distancia entre elas.
E não permita que se toquem para não haver transferência.
Sempre lembrando que se vc construir na área interna perderá espaço útil.
Mas compensa no resultado final.
Me mande seu e-mail que te passo nossa planta baixa só para vc ter uma idéia.

Haa sim; e o nosso carpete é mais decorativo & térmico do que propriamente acústico. Very Happy
FORTE ABRAÇO.

____________________________
Site:http://shiproomestudio.wordpress.com/ - Face:https://www.facebook.com/shiproomestudio

SHIP ROOM ESTUDIO
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

Mensagens : 2187
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Re: Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por Claudio Ter Jan 17, 2012 2:15 pm

joabi escreveu:
A sugestão que posso te dar é procurar perto da sua residência um estúdio com uma sala de gravação que você goste. Faça a gravação da bateria nesse lugar e continue o projeto na sua casa.

É exatamente isso que faço hoje... gravo a batera no Ship, e o resto faço em homestudio. No caso daquela produção do Syntagma gravei quase tudo no Ship mesmo, só a Voz e o Teclado é que gravei no home.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Re: Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por allexcosta Ter Jan 17, 2012 5:21 pm

Pra realidade dele acho que não cabe nenhum projeto profissional. Lembremo-nos que é só isolamento de prato, pois ele usa a bateria toda trigada. Ainda acho mais prático matar o som na fonte, ou seja, destruir completamente o som da bateria com espumas e borrachas, do que resolver depois. Qualquer aquário amador dá uma segurada boa nos pratos. Cuida das frestas, põe uma porta dupla ou algo assim e um abraço...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Re: Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por Marck Ter Jan 17, 2012 6:46 pm

Me mande seu e-mail que te passo nossa planta baixa só para vc ter uma idéia.
Opa,valleu Ship! maarck_v@hotmail.com

A sugestão que posso te dar é procurar perto da sua residência um estúdio com uma sala de gravação que você goste. Faça a gravação da bateria nesse lugar e continue o projeto na sua casa. Isso te dará tempo para pesquisar um pouco sobre acústica e levantar um dinheiro com os trabalhos que vão acontecendo para investir certo e resolver o problema de forma mais definitiva.
Com o tempo você pode querer desvincular o estúdio da sua casa, para não atrapalhar a vida da sua família e dar um ar mais profissional no atendimento. Investir muito dinheiro nesse momento pode ser jogar dinheiro fora...

Boa dica,o grande problema é que além de mim,aqui na cidade só tem mais 2 estúdios... Um cheio de espuma(acústica horrível) e só pra ensaios,e o outro é até bem arrumadinho,só que o cara tem um ciume danado do estúdio dele,um colega meu ja tentou fazer isso que vc me disse la,só que ocara do estúdio diz,que só ele opera no estúdio dele... No caso,la ele é produtor e técnico...

Qualquer aquário amador dá uma segurada boa nos pratos.

Ótimo,isso ja me ajuda

Cuida das frestas, põe uma porta dupla ou algo assim e um abraço...

Então a unica coisa que eu não entendi até agora é: cuidar das frestas com o que? com que material?

Ai gallera,se liguem: O Meu stúdio é assim:

Duvidas a respeito de Isolamento Esquemaquarto



Se eu isolar só a sala azul,ou cuidar das frestas(como o alex disse) eu consigo impedir que o som da bateria vaze MUITO? Porque se eu isolar/cuidar das frestas da sala azul eu ja consigo de quebra diminuir o volume do teclado,do baixo e da guitarra la fora.. com um isolamento(tratada nas frestas) só.. Ou qualquer coisa eu trato só o aquário da batera mesmo,o que pra mim,é mais urgente...Duvidas a respeito de Isolamento Esquemaquarto
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Re: Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por allexcosta Ter Jan 17, 2012 7:57 pm

Marck escreveu:Então a unica coisa que eu não entendi até agora é: cuidar das frestas com o que? com que material?

allexcosta escreveu:O isolamento amador pode ser feito com um cuidado especial com as frestas, sejam das portas, do ar-condicionado, etc... Espuma expansível, borracha e materiais similares são seus amigos.

allexcosta escreveu:Fresta é com espuma expansiva.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Re: Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por Marck Ter Jan 17, 2012 8:11 pm

Opa,foi mal,é que me lembro de alguém ai acima ter dito que a espuma servia mais pra tratamento... e não havia re-lido o tópico todo
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Re: Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por Marck Ter Jan 17, 2012 8:15 pm

Só uma duvida: essa espuma expansiva é spray? wtf?
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Re: Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por Marck Ter Jan 17, 2012 8:15 pm

essa alto estiguivel é a mesma coisa? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-216707513-espuma-para-isolamento-acustico-auto-extinguivel-_JM


A,e desculpe ter postado 50 falas ai,é que deu bug na net aqui,e não tava editando os posts
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Re: Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por allexcosta Ter Jan 17, 2012 8:41 pm


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Re: Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por Yaltza Qua Jan 18, 2012 12:16 am

Marck,

Espuma acústica é para tratamento. Tipo Sonex, Auralex, Sonique e outras. Naturalmente não se trata da mesma coisa que espuma expansiva, que é para vedação.


____________________________
Grunge no RJ? É com a River Radio!
https://www.facebook.com/bandariverradio
https://www.youtube.com/bandariverradio
Yaltza
Yaltza
Membro

Mensagens : 126
Localização : Rio de Janeiro/RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Re: Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por Claudio Qua Jan 18, 2012 7:59 am

^ É, mas na prática, dependendo da área de cobertura em que a espuma expansiva for aplicada, ela também acaba absorvendo algumas frequências. Mas como você disse, essa não é a finalidade dessa espuma.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Re: Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por Jhun Qua Jan 18, 2012 11:03 am

Olá galera,

Já li muito a respeito disso, porém infelizmente existe pouco material em português pra se basear num projeto "handmade".

Porém se você quer algo que será de utilidade imensa antes de começar a colocar espumas por aqui e por ali e depois ver que o resultado não te agradou, tendo assim que refazer todo o serviço, te aconselho comprar o livro do Solon do Vale, Manual prático de acústica. Custa em torno de R$ 80,00. Mas será um verba bem empregada.

Para o meu estúdio me baseei inteiramente nele, pois não tenho $$$ pra contratar uma empresa pra elaborar o projeto pra mim.

Um fator que é muito difundido nesse livro é que tratamento acústico e isolamento acústico não tem nada a ver uma coisa com a outra.

A partir disso, se você quiser que o som não "vaze" para fora da sala, nada vai adiantar as espumas, carpete e outras coisas do gênero, pois esses materiais não tem um grande coeficiente de absorção, são materiais utilizados mais para tratamento e decoração consecutivamente.

Como o brother do ShipRoom disse, para "isolar o som" tem que ter material pesado!

Paredes duplas com alvenaria, tijolos com concreto dentro, sistema massa, mola, ar, mola, massa. Etc...

Só que tudo isso custa muito caro em se tratando de um projeto caseiro.

MAS, existe algo que também pode substituir as paredes de alvenaria, que inclusive utilizei no meu estúdio, que são as paredes duplas de gesso cartonado (Drywall) com revestimento de lã de vidro ou lã de rocha em seu interior.

Além do custo ser menor, a instalação é "limpa" e o peso da estrutura é equivalente a 10% de uma parede de alvenaria.

Para o tratamento acústico, você deve ir fazendo aos poucos, o ouvido é o melhor amigo. Não compre toneladas de espuma acústica.

Isso no máximo vai tirar a reverberação da sala e "matar" as frequências agudas.

Existe uma tabela muito boa para o cálculo de reverberação e ondas estacionárias que estava disponível para download no site da musitec há um tempo atrás. Agora não consigo mais achar... Sad

No mais é por aí, espero ter ajudado. Se tiver alguma outra dúvida e eu puder ajudar estou a disposição! Very Happy

____________________________
Jhun Stephano
Estúdio do Jhun
Jhun
Jhun
Membro

Mensagens : 210
Localização : Cotia-SP

http://www.estudiodojhun.com

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Re: Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por Yaltza Qua Jan 18, 2012 12:30 pm

Yaltza escreveu:

Independente de qualquer coisa... Sabe a melhor dica que eu poderia dar para você? Esta: http://www.musitec.com.br/loja/produto.asp?cod=1047

O Sólon é uma referência, e este livro é muito legal. A linguagem é simples, não tem (grandes) complicações matemáticas, e deveria ser leitura obrigatória para todo mundo que quer fazer qualquer tipo de investimento em acústica no seu ambiente. Pode ter certeza que você vai economizar muito mais do que o valor do livro ao evitar as cagadas típicas de quem quer fazer tratamento acústico no "achismo" completo.

R$59, na verdade. Já postei o link ali em cima. Em relação à material tratando de acústica em português, tem sim, vários. Além do livro do Sólon, tem vários na Musitec, incluindo a Bíblia do Som do Luís Fernando Cysne, que é tão bom quanto qualquer livro em inglês, incluindo o Everest.

As outras informações, de uma forma ou de outra, já tinha sido mencionadas no tópico. Mas valeu, de qualquer forma, como um resumo! Wink
Yaltza
Yaltza
Membro

Mensagens : 126
Localização : Rio de Janeiro/RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Re: Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por Jhun Qua Jan 18, 2012 1:04 pm

Yaltza escreveu:
Yaltza escreveu:

Independente de qualquer coisa... Sabe a melhor dica que eu poderia dar para você? Esta: http://www.musitec.com.br/loja/produto.asp?cod=1047

O Sólon é uma referência, e este livro é muito legal. A linguagem é simples, não tem (grandes) complicações matemáticas, e deveria ser leitura obrigatória para todo mundo que quer fazer qualquer tipo de investimento em acústica no seu ambiente. Pode ter certeza que você vai economizar muito mais do que o valor do livro ao evitar as cagadas típicas de quem quer fazer tratamento acústico no "achismo" completo.

R$59, na verdade. Já postei o link ali em cima. Em relação à material tratando de acústica em português, tem sim, vários. Além do livro do Sólon, tem vários na Musitec, incluindo a Bíblia do Som do Luís Fernando Cysne, que é tão bom quanto qualquer livro em inglês, incluindo o Everest.

As outras informações, de uma forma ou de outra, já tinha sido mencionadas no tópico. Mas valeu, de qualquer forma, como um resumo! Wink

Olá Yaltza,

Desculpe-me por não ter lido o seu "post", na ânsia de ajudar o colega acabei por responder o tópico sem ter lido ele todo antes.

Sobre o livro, muito bom! Valeu a pena reforçar sobre a aquisição do mesmo. Pena que paguei mais caro na época em que fui atrás dele.

Sobre os materiais em português, ainda continuo a achar que não existe muito, conheço esses que você citou, mas ainda assim é pequeno o número de obras, comparado aos com a da língua Inglesa.

Sobre as outras informações "repetidas", desculpe-me novamente, foi no intuito de ajudar. Porém por ventura acabei citando o sistema dry-wall, que pode ser uma informação nova para nosso colega.

Vlw pelo toque. Abs...t+

____________________________
Jhun Stephano
Estúdio do Jhun
Jhun
Jhun
Membro

Mensagens : 210
Localização : Cotia-SP

http://www.estudiodojhun.com

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Re: Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por Yaltza Qua Jan 18, 2012 1:34 pm

Jhun,

Não falei com o intuito de te dar uma espetada ou provocar. Achei o que disse mesmo: que seu post foi um ótimo resumo do tópico! Smile

Sem problemas. Abs!



Última edição por Yaltza em Qui Jan 19, 2012 8:43 am, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Gramática, burrice e falta de leitura depois que escrevo.)
Yaltza
Yaltza
Membro

Mensagens : 126
Localização : Rio de Janeiro/RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Re: Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por Claudio Qui Jan 19, 2012 8:26 am

Além do isolamento e tratamento acústico, pra quem curte valorizar o visual das grandes salas, vale a pena dar uma olhada nesse site:
http://www.reuelstudios.com.br/

Cliquem no link "estúdios".

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Re: Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por rafaezio Seg Fev 02, 2015 4:44 pm

allexcosta escreveu: Espuma ou carpete pode ir em uma ou duas das paredes, mas se colocado em tudo mata a sala.

A banda que faço parte tem um quartinho retangular para estúdio com 3,30m de comprimento, 2,60m de largura e uma altura de 1,90. Eu resolvi dar uma arrumada no local pra deixar o ambiente melhor(eles pregaram um monte de caixa de ovo lá AHSUHAUSH), e ai bateu uma confusão quando vi esse tópico.

Se eu passar mdf no quarto todo e pregar o sonex em duas paredes,já fica tranquilo ou vocês acham que seria necessário mais?
rafaezio
rafaezio
Membro

Mensagens : 61
Localização : Goiânia-GO

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Re: Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por Fernando Zadá Seg Fev 02, 2015 10:20 pm

ClaudioBass escreveu:Além do isolamento e tratamento acústico, pra quem curte valorizar o visual  das grandes salas, vale a pena dar uma olhada nesse site:
http://www.reuelstudios.com.br/

Cliquem no link "estúdios".

Shocked Shocked Shocked
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Re: Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por Marck Sex Jul 31, 2015 8:41 pm

RafaelGokudera escreveu:(eles pregaram um monte de caixa de ovo lá AHSUHAUSH), e ai bateu uma confusão quando vi esse tópico.

Se eu passar mdf no quarto todo e pregar o sonex em duas paredes,já fica tranquilo ou vocês acham que seria necessário mais?

Seu objetivo é isolar?
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas a respeito de Isolamento Empty Re: Duvidas a respeito de Isolamento

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos