Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda com Violino

+2
Zubrycky
Bass005
6 participantes

Ir para baixo

Ajuda com Violino Empty Ajuda com Violino

Mensagem por Bass005 Ter Jan 17, 2012 12:51 am

Gostaria de saber se alguém aqui entende do assunto, um amigo meu gostaria de começar o instrumento mas não tem nenhuma referência. Alguém saberia me dizer um bom violino para iniciante por até 500 Reais? Caso tenha mais alguma informação que eu tenha que saber a respeito, me digam por favor. Muito Obrigado.
Bass005
Bass005
Membro

Mensagens : 98
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Violino Empty Re: Ajuda com Violino

Mensagem por Zubrycky Ter Jan 17, 2012 10:48 am

Bom, alguns conselhos que posso te dar sobre o assunto...

1) Seu amigo tem que arranjar um professor.

O autodidatismo no violino NÃO é recomendável porque o risco de se adquirir vícios de execução ( leia-se aprender a tocar de forma errada, com uso de posições anti-anatômicas que podem causar-lhe lesões sérias ) é muito grande.

2) Seu amigo TEM que comprar o violino acompanhado pelo professor ou por alguém que saiba tocar, desde que essa pessoa seja experiente. Sem isso, ele jogará o dinheiro fora.

O violino não pode ser escolhido pela beleza dele, mas pela sua qualidade musical. Um músico experiente saberá avaliar isso.

3) Seu amigo tem que se conscientizar desde já de que o violino é um dos instrumentos mais difíceis de se aprender. Um instrumento de arco, assim como os de sopro, não é um instrumento que tem o som pronto e só precisa ser tocado.

Em um instrumento de arco, o som depende da perícia do músico, pois o som é construído pela posição correta da mão esquerda e do arco . Ele terá que passar um bom tempo aprendendo como posicionar o instrumento de forma correta e terá que passar um tempo ainda maior aprendendo como usar o arco de forma correta ( Porque a pressão do arco sobre as cordas tem que se manter constante durante todo o seu percurso para que o som também seja constante ).

O arco pode ser dividido em duas partes: Talão ( A parte aonde a mão do músico segura o arco ) e a ponta.

No percurso talão-ponta, o músico tem que acrescentar pressão no arco à medida em que o arco se move porque quando o talão está sobre as cordas, o peso da mão já promove a pressão necessária. Na ponta, como a mão está mais distante, cabe ao músico usar o braço de modo a continuar pressionando o arco na corda de modo que o som se mantenha constante.

No percurso ponta-talão, o raciocínio é inverso. Pressão tem que ser retirada à medida em que o arco se move.

Sendo assim, ele terá que ter paciência porque essa primeira etapa é demorada e, dependendo do caso, pode demorar bastante. O início do aprendizado de violino é dedicado à uma série de repetitivos exercícios de coordenação motora necessários para que mais tarde se possa fazer música.

Se ele não tiver paciência, melhor nem comprar o violino para não jogar dinheiro fora.

Entenda: Não falo isso para desmotivar o seu amigo. Só estou sendo realista. Se ele souber das dificuldades relativas ao domínio do instrumento ele saberá superá-las, se ele realmente quiser isso. Se ele sair tocando sem o conhecimento dessas dificuldades iniciais, ele se frustará e deixará de tocar, achando que a culpa é dele quando na verdade o início é o mesmo para todos.

TODO violinista iniciante tem um som horrível. A beleza do som vem com o tempo, à medida em que ele domina a coordenação motora necessária.

É como aprender a dirigir. Ninguém sai dirigindo corretamente na primeira vez. Isso leva tempo.

É louvável, portanto, que seu amigo queira aprender a tocar violino. Mas, repito, no início ele terá que ter paciência e se dedicar aos estudos.

3) Nesse tipo de instrumento o arco é muitas vezes mais importante do que o violino porque o violino, mesmo não sendo tão bom, pode ser um instrumento de boa sonoridade desde que ele esteja bem regulado e seja tocado com um bom arco.

Em suma: Um instrumento mediano soa bom se tocado ( Da forma correta, claro ) com um arco bom mas um stradivarius soará um lixo se tocado com um arco ruim.

Prefira arcos com crina e evite os de cerdas de nylon.

4) Não basta comprar apenas o violino. É preciso comprar também estojo, arco, breu ( A resina que é passada no arco para dar maior aspereza às suas fibras ), espaleira ( Uma peça que é colocada no violino para que este se encaixe melhor nos ombros ) e queixeira ( Uma peça que é colocada no corpo do violino para que o músico possa colocar o queixo nele )

5) Quanto ao preço, bom, não sei dizer se é possível encontrar algo bom nessa faixa de preço. O que eu sugeriria é pesquisar bastante e, se for necessário, guardar o dinheiro e economizar um pouco mais para comprar algo que não seja dinheiro jogado fora.

6) Violinos existem em vários tamanhos. Se seu amigo não é uma criança, ele tem que comprar um violino 4/4 ( O maior existente )

Espero ter ajudado.

Saudações,
D.

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18987
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Violino Empty Re: Ajuda com Violino

Mensagem por galegonobaixo Ter Jan 17, 2012 6:00 pm

Bem,
violinos de iniciantes são sempre bem"maisoumenos" o marca menos pior que eu saiba é a guarneri, aqui em bsb custa em torno de 300dilmas, já vem com estojo e arco, e os acessórios em geral são bem fracos.Mas são mais bem regulados de fábrica.

Os da eagle são mais bonitos e com acessórios melhores, são um pouco mais caros , mas acho o som e a construção piores em termos de "acústicos clássicos" e geralmente tem o som meio "latoso" de lata mesmo, e são bem mal regulados na fábrica

Direto e reto fale para ele levar para dar uma regulada, normalmente o cavalete vem muito alto, e troque as cordas, Indico sem sombra de dúvida daddario prelude, tem um som muito bom pelo preço e é recomendada para iniciantes, as de fábrica simplesmente não prestam, e não compre mauro calixto, são tão ruins ou piores que as de fábrica...

Com uma pouco mais de confiança, é bom trocar o arco, se acha bons arcos e violinos a partir de 300dilmas.

Todos os instrumentos vem com breu (arco, breu, case, cordas, queixeira e algumas marcas já vem espaleira também),breus de fábrica são bem ruins, compre o daddario anti-alérgico que vem numa caixinha retangular , custa aqui em bsb entre 10 e 14 dilmas...

Peça para ele ver com o professor instrumentos usados de outros alunos, muitas vezes já vem todos esses "ajustes" que se tem de fazer quando se compra um novo e o preço é bem mais atrativo.

Se seu colega em mais de 15 anos, é certeza de compra um 4/4

Qualquer coisa pergunte mais
galegonobaixo
galegonobaixo
Membro

Mensagens : 1430
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Violino Empty Re: Ajuda com Violino

Mensagem por Tonante Ter Jan 17, 2012 9:05 pm

Trabalhei em escola de música, e o mais comum era ver alunos com mais de 1 ano de estudo no violino não tocaram absolutamente nada...

____________________________
Assino em Baixo!
Tonante
Tonante
Membro

Mensagens : 3481
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Violino Empty Re: Ajuda com Violino

Mensagem por galegonobaixo Ter Jan 17, 2012 9:09 pm

Tonante escreveu:Trabalhei em escola de música, e o mais comum era ver alunos com mais de 1 ano de estudo no violino não tocaram absolutamente nada...

Em Brasília, é comum dar um tapa inicial no instrumento e depois de 1 ano ou 2 se trocar por um novo, dependendo da evolução.
galegonobaixo
galegonobaixo
Membro

Mensagens : 1430
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Violino Empty Re: Ajuda com Violino

Mensagem por fheliojr Ter Jan 17, 2012 9:21 pm

acho q o zada, q tem escola de musica, pode te dar alguma indicacao de violino, bass005.

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Violino Empty Re: Ajuda com Violino

Mensagem por allexcosta Ter Jan 17, 2012 9:36 pm

Os instrumentos de orquestra da Palatino são razoáveis pelo preço.

Um violino custa uns 100 dólares fora do Brasil.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com Violino Empty Re: Ajuda com Violino

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos