Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda com Violino

Ir em baixo

Ajuda com Violino Empty Ajuda com Violino

Mensagem por Bass005 Ter Jan 17, 2012 12:51 am

Gostaria de saber se alguém aqui entende do assunto, um amigo meu gostaria de começar o instrumento mas não tem nenhuma referência. Alguém saberia me dizer um bom violino para iniciante por até 500 Reais? Caso tenha mais alguma informação que eu tenha que saber a respeito, me digam por favor. Muito Obrigado.
Bass005
Bass005
Membro

Mensagens : 98
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ajuda com Violino Empty Re: Ajuda com Violino

Mensagem por Zubrycky Ter Jan 17, 2012 10:48 am

Bom, alguns conselhos que posso te dar sobre o assunto...

1) Seu amigo tem que arranjar um professor.

O autodidatismo no violino NÃO é recomendável porque o risco de se adquirir vícios de execução ( leia-se aprender a tocar de forma errada, com uso de posições anti-anatômicas que podem causar-lhe lesões sérias ) é muito grande.

2) Seu amigo TEM que comprar o violino acompanhado pelo professor ou por alguém que saiba tocar, desde que essa pessoa seja experiente. Sem isso, ele jogará o dinheiro fora.

O violino não pode ser escolhido pela beleza dele, mas pela sua qualidade musical. Um músico experiente saberá avaliar isso.

3) Seu amigo tem que se conscientizar desde já de que o violino é um dos instrumentos mais difíceis de se aprender. Um instrumento de arco, assim como os de sopro, não é um instrumento que tem o som pronto e só precisa ser tocado.

Em um instrumento de arco, o som depende da perícia do músico, pois o som é construído pela posição correta da mão esquerda e do arco . Ele terá que passar um bom tempo aprendendo como posicionar o instrumento de forma correta e terá que passar um tempo ainda maior aprendendo como usar o arco de forma correta ( Porque a pressão do arco sobre as cordas tem que se manter constante durante todo o seu percurso para que o som também seja constante ).

O arco pode ser dividido em duas partes: Talão ( A parte aonde a mão do músico segura o arco ) e a ponta.

No percurso talão-ponta, o músico tem que acrescentar pressão no arco à medida em que o arco se move porque quando o talão está sobre as cordas, o peso da mão já promove a pressão necessária. Na ponta, como a mão está mais distante, cabe ao músico usar o braço de modo a continuar pressionando o arco na corda de modo que o som se mantenha constante.

No percurso ponta-talão, o raciocínio é inverso. Pressão tem que ser retirada à medida em que o arco se move.

Sendo assim, ele terá que ter paciência porque essa primeira etapa é demorada e, dependendo do caso, pode demorar bastante. O início do aprendizado de violino é dedicado à uma série de repetitivos exercícios de coordenação motora necessários para que mais tarde se possa fazer música.

Se ele não tiver paciência, melhor nem comprar o violino para não jogar dinheiro fora.

Entenda: Não falo isso para desmotivar o seu amigo. Só estou sendo realista. Se ele souber das dificuldades relativas ao domínio do instrumento ele saberá superá-las, se ele realmente quiser isso. Se ele sair tocando sem o conhecimento dessas dificuldades iniciais, ele se frustará e deixará de tocar, achando que a culpa é dele quando na verdade o início é o mesmo para todos.

TODO violinista iniciante tem um som horrível. A beleza do som vem com o tempo, à medida em que ele domina a coordenação motora necessária.

É como aprender a dirigir. Ninguém sai dirigindo corretamente na primeira vez. Isso leva tempo.

É louvável, portanto, que seu amigo queira aprender a tocar violino. Mas, repito, no início ele terá que ter paciência e se dedicar aos estudos.

3) Nesse tipo de instrumento o arco é muitas vezes mais importante do que o violino porque o violino, mesmo não sendo tão bom, pode ser um instrumento de boa sonoridade desde que ele esteja bem regulado e seja tocado com um bom arco.

Em suma: Um instrumento mediano soa bom se tocado ( Da forma correta, claro ) com um arco bom mas um stradivarius soará um lixo se tocado com um arco ruim.

Prefira arcos com crina e evite os de cerdas de nylon.

4) Não basta comprar apenas o violino. É preciso comprar também estojo, arco, breu ( A resina que é passada no arco para dar maior aspereza às suas fibras ), espaleira ( Uma peça que é colocada no violino para que este se encaixe melhor nos ombros ) e queixeira ( Uma peça que é colocada no corpo do violino para que o músico possa colocar o queixo nele )

5) Quanto ao preço, bom, não sei dizer se é possível encontrar algo bom nessa faixa de preço. O que eu sugeriria é pesquisar bastante e, se for necessário, guardar o dinheiro e economizar um pouco mais para comprar algo que não seja dinheiro jogado fora.

6) Violinos existem em vários tamanhos. Se seu amigo não é uma criança, ele tem que comprar um violino 4/4 ( O maior existente )

Espero ter ajudado.

Saudações,
D.

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 15550
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ajuda com Violino Empty Re: Ajuda com Violino

Mensagem por galegonobaixo Ter Jan 17, 2012 6:00 pm

Bem,
violinos de iniciantes são sempre bem"maisoumenos" o marca menos pior que eu saiba é a guarneri, aqui em bsb custa em torno de 300dilmas, já vem com estojo e arco, e os acessórios em geral são bem fracos.Mas são mais bem regulados de fábrica.

Os da eagle são mais bonitos e com acessórios melhores, são um pouco mais caros , mas acho o som e a construção piores em termos de "acústicos clássicos" e geralmente tem o som meio "latoso" de lata mesmo, e são bem mal regulados na fábrica

Direto e reto fale para ele levar para dar uma regulada, normalmente o cavalete vem muito alto, e troque as cordas, Indico sem sombra de dúvida daddario prelude, tem um som muito bom pelo preço e é recomendada para iniciantes, as de fábrica simplesmente não prestam, e não compre mauro calixto, são tão ruins ou piores que as de fábrica...

Com uma pouco mais de confiança, é bom trocar o arco, se acha bons arcos e violinos a partir de 300dilmas.

Todos os instrumentos vem com breu (arco, breu, case, cordas, queixeira e algumas marcas já vem espaleira também),breus de fábrica são bem ruins, compre o daddario anti-alérgico que vem numa caixinha retangular , custa aqui em bsb entre 10 e 14 dilmas...

Peça para ele ver com o professor instrumentos usados de outros alunos, muitas vezes já vem todos esses "ajustes" que se tem de fazer quando se compra um novo e o preço é bem mais atrativo.

Se seu colega em mais de 15 anos, é certeza de compra um 4/4

Qualquer coisa pergunte mais
galegonobaixo
galegonobaixo
Membro

Mensagens : 1430
Localização : Brasília

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ajuda com Violino Empty Re: Ajuda com Violino

Mensagem por Tonante Ter Jan 17, 2012 9:05 pm

Trabalhei em escola de música, e o mais comum era ver alunos com mais de 1 ano de estudo no violino não tocaram absolutamente nada...

____________________________
Assino em Baixo!
Tonante
Tonante
Membro

Mensagens : 3480
Localização : BH

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ajuda com Violino Empty Re: Ajuda com Violino

Mensagem por galegonobaixo Ter Jan 17, 2012 9:09 pm

Tonante escreveu:Trabalhei em escola de música, e o mais comum era ver alunos com mais de 1 ano de estudo no violino não tocaram absolutamente nada...

Em Brasília, é comum dar um tapa inicial no instrumento e depois de 1 ano ou 2 se trocar por um novo, dependendo da evolução.
galegonobaixo
galegonobaixo
Membro

Mensagens : 1430
Localização : Brasília

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ajuda com Violino Empty Re: Ajuda com Violino

Mensagem por fheliojr Ter Jan 17, 2012 9:21 pm

acho q o zada, q tem escola de musica, pode te dar alguma indicacao de violino, bass005.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11059
Localização : Fortaleza-CE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ajuda com Violino Empty Re: Ajuda com Violino

Mensagem por allexcosta Ter Jan 17, 2012 9:36 pm

Os instrumentos de orquestra da Palatino são razoáveis pelo preço.

Um violino custa uns 100 dólares fora do Brasil.

____________________________
A essa altura do campeonato não é mais questão de opinião, mas sim, de caráter...
Rico
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 50695
Localização : Terra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ajuda com Violino Empty Re: Ajuda com Violino

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum