Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Primeiro baixo.

+16
allexcosta
Moshe Bar Elohim
andremega
enderbass
Sidnei D Ferreira
Claudio Jardim
evndsk
Cayo Castro
edumoraes
renan_mandian
Adriano Oliveira
Christian
zanforlin
DavidBP
Zubrycky
kenanbass
20 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Primeiro baixo.

Mensagem por kenanbass Sex Fev 24, 2012 3:40 pm

Fala galera! Sou novo aqui no fórum e no mundo dos graves (para falar a verdade, ainda vou iniciar no baixo Laughing ), e para tal, pretendo comprar um instrumento. Dei uma lida nos tópicos fixos (muito úteis) e algumas das minhas dúvidas em relação a compra do primeiro baixo foram sanadas, porém, outras ainda não. Sou bastante eclético quanto ao que ouço e ao que pretendo tocar, mas, talvez até por morar em Salvador, tendo um pouco mais para o lado do pagode (tanto o pagode de São Paulo e do Rio de Janeiro, mais romântico, quanto o daqui, "swingueira") e pude observar que os baixistas desse gênero quase que por unanimidade usam baixos de 6 cordas. Queria saber se um baixo de 6 cordas para mim, "iniciante", realmente é necessário, levando em conta o meu gosto musical e que não comprarei um novo instrumento tão cedo. Entre os baixos de 6 cordas que estão dentro de um preço acessível para mim na ocasião (R$ 600,00) me identifiquei com o Tagima Special Millenium 6 (http://www.tagima.com.br/produto/80/millenium-6), o que vocês acham dele? Me recomendariam outra coisa? Agradeço desde já aos que ajudarão. Desculpem pelo tamanho do texto.

PS: Irei fazer aulas práticas e teóricas. Sei que um professor pode elucidar todas essas minhas dúvidas, mas a ansiedade é maior.

kenanbass
Membro

Mensagens : 7
Localização : Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por Zubrycky Sex Fev 24, 2012 3:58 pm

Minha opinião: Eu não recomendaria um baixo de 6 cordas para um iniciante, pois penso que o ideal, até por uma questão de ergonomia, seria começar com um contrabaixo de 4 cordas.

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por DavidBP Sex Fev 24, 2012 4:07 pm

Bom quanto ao baixo, é recomendado vc testar ele antes de comprar. procurando com mais calma vc pode achar um baixo usado ( zerado) a um bom preço.... bem eu comecei com um de 5 cordas ( por influencia do estilo de musica que escuto angra / hibria / shaman /almah etc..)e não tive dificuldade no aprendizado .... algumas pessoas recomendam começar com um de 4c ... ai fica ao seu critério .... me embolo um pouco em baixos de 4c por falta de costume.... teste o maior numero de instrumentos que puder 4/5/6 c e veja qual lhe agrada mais te da mais conforto na pegada..... e vá praticando... e seja feliz com seu brinquedo novo.... e boa sorte...

____________________________
Club do Precision Bass #033 - Clube dos "sem Gig" #012 - Clube do Apego #023 - Clube dos não somente baixistas #29 - Clube Strinberg #050
DavidBP
DavidBP
Membro

Mensagens : 130
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por DavidBP Sex Fev 24, 2012 4:25 pm

quando eu comprei meu baixo o vendedor me recomendo um de 4c que seria bom pra um iniciante, e pensei bem '' porque eu vou comprar um baixo de 4c se logo vou ter a necessidade da b, não vi negocio em um 4c cordas e eu precisava de 5c então comprei , e fico feliz com minha escolha" não compensa pegar um 4c só porque "é recomendado pra um iniciante se o estudo/toco/toca exige uma b"


Última edição por DavidBP em Sex Fev 24, 2012 4:59 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
Club do Precision Bass #033 - Clube dos "sem Gig" #012 - Clube do Apego #023 - Clube dos não somente baixistas #29 - Clube Strinberg #050
DavidBP
DavidBP
Membro

Mensagens : 130
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por zanforlin Sex Fev 24, 2012 4:26 pm

Tente achar algo bom e usado antes de comprar um instrumento novo. Você pode achar algo melhor pelo mesmo preço...

Besteira começar com baixo de 6 cordas... quem toca bem em um, toca em todos. Talvez o de 5 cordas seja legal para o estilo que você quer tocar e vai te suprir em tudo.


Abraços
Léo
zanforlin
zanforlin
Membro

Mensagens : 536
Localização : Belo Horizonte

http://www.planetagear.com.br - comunidade para músicos

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por kenanbass Sex Fev 24, 2012 4:31 pm

DavidBP escreveu:quando eu comprei meu baixo o vendedor me recomendo um de 4c que seria bom pra um iniciante, e pensei bem '' porque eu vou comprar um baixo de 4c se logo vou ter a necessidade da b, não vi negocio em um 4c cordas e eu precisava de 5c então comprei , e fico feliz com minha escolha" não compensa pegar um 4c só porque "é recomendado pra um iniciante se o estudo que toco/ toca exige uma b"

É mais ou menos assim que eu penso, DavidBP. Ainda mais pelo fato de que eu vou demorar a comprar um novo instrumento.

kenanbass
Membro

Mensagens : 7
Localização : Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por Christian Sex Fev 24, 2012 6:33 pm

eu faria a opção de 5 cordas.
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3798
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por Christian Sex Fev 24, 2012 6:36 pm

eu faria a opção de 5 cordas.
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3798
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por Adriano Oliveira Sex Fev 24, 2012 7:45 pm

Sem dúvidas um de 4 cordas irá te atender bem...
E lhe ajudara nos estudos.
Fica a recomendação. Café

____________________________
"O bom baixista é aquele que se contenta em ser essencial" (Mario Porto)
Adriano Oliveira
Adriano Oliveira
Adriano Oliveira
Membro

Mensagens : 445
Localização : Itapevi Sp

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por kenanbass Sex Fev 24, 2012 11:46 pm

Pelo visto, unanimemente o baixo de 6 cordas nem pensar para mim, agora. E pensando bem, talvez, eu me contente com o de 5 cordas. Quanto ao baixo de 4 cordas, para mim, realmente não valeria a pena, mesmo considerando o que foi dito por alguns, pois demorarei a comprar outro instrumento, o que vai me restringir àquilo (apenas as 4 cordas) quando já tiver mais técnica e também quando as cordas que o pagode exige forem solicitadas.

kenanbass
Membro

Mensagens : 7
Localização : Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por renan_mandian Sáb Fev 25, 2012 1:47 am

Velho, pra quem ta começando estudar o bom mesmo é ter primeiro intimidade com um baixo de 4 cordas, e além de ser mais didático é como o amigo Zubrycky disse, é uma questão de ergonomia também.

Agora um baixo que eu andei testando e achei um ótimo custo x benefício é o Tagima Special TBM 4, que para seu preço tem um som bem honesto...

Primeiro baixo. TBM4-SB

Agora também tem o fato de saber quais instrumentos seu professor têm, de repente você da a sorte de ser um que feche perfeitamente com a sonoridade que procuras, dai a escolha será fácil.

E por último, tire um tempo livre, vá em uma boa loja e teste tudo que te interessar.

Boa sorte.
renan_mandian
renan_mandian
Membro

Mensagens : 56
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por edumoraes Sáb Fev 25, 2012 2:47 am

Se o estilo musical que vc pretende seguir usa muito os graves proporcionados pela B vai pelo menos num de 5 cordas, tudo bem que o de 4 cordas é mais "fácil" para um iniciante, mas aí vc vai ter dois trabalhos de aprendizagem, aprender num de quatro e depois se adaptar num de 5 ou de 6, tem gente que nem consegue se adaptar depois, então acho melhor já começar a aprender no que vai melhor te atender no estilo que pretende tocar, up

Abraço e bons estudos...

____________________________
Com Jesus sou vencedor!!!
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por Cayo Castro Sáb Fev 25, 2012 3:51 am

Zubrycky escreveu:Minha opinião: Eu não recomendaria um baixo de 6 cordas para um iniciante, pois penso que o ideal, até por uma questão de ergonomia, seria começar com um contrabaixo de 4 cordas.

Velho, pra quem ta começando estudar o bom mesmo é ter primeiro intimidade com um baixo de 4 cordas, e além de ser mais didático é como o amigo Zubrycky disse, é uma questão de ergonomia também.

Galera, eu acho que vocês estão falando besteira. E isso já foi amplamente discutido aqui no fórum.
O contrabaixo de seis cordas não é uma evolução do 4 cordas.Não faz parte da escala evolutiva de um baixista aprender primeiro o de 4 e depois tocar o de 6. Logo um baixista de seis cordas não é mais evoluído por tocar um instrumento de mais cordas. Isso é mito. Se ele acha legal os de seis cordas que compre o de 6 cordas. Pelo menos, depois não perde tempo migrando e também não perde dinheiro comprando o que não lhe agrada. E ainda pode tocar as frases de Mestre Bimba do jeitinho que ele toca. HAHAHAHAHA

Brother, se quer comprar o de seis cordas e tem essa grana... Manda a ver nesse Tagima Millenium TOP 6 aí e desencana desses mitos. E vai estudar...

OBS: Tenho um TOP 6 e é um baixão. Um baixo muito melhor do que muito baixo que a galera fera daqui começou a tocar.

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por evndsk Sáb Fev 25, 2012 1:22 pm

Olha Kenan, também comecei a tocar baixo a pouco tempo e comprei um de 4 cordas. Passou-se um ano e logo senti a necessidade de um de 5 cordas. Até pq eu imagino que vc não vá tocar apenas um estilo musical. Mesmo que vc não use a corda B é bom ter um baixo de 5 cordas por ter um pouco mais de recursos de graves. Fica a dica aí. Agora falando do Tagima, você o achou num preço bom. Tem outros de 5 cordas por preços legais como o Tagima TBM-5 (https://www.hendrixmusic.com.br/produto/detalhe.scale?codigo=2934231), tente ver o Tagima millenium 5 TOP, na faixa de 800 dilmas. Espero ter ajudado. VLW

____________________________
Meu conselho é que se case. Se você arrumar uma boa esposa, será feliz; se arrumar uma esposa ruim, se tornará um filósofo. (Sócrates)
evndsk
evndsk
Membro

Mensagens : 101
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por renan_mandian Sáb Fev 25, 2012 4:43 pm

Cayo Castro, eu em momento algum eu falei que o contrabaixo de 6 cordas é uma evolução do de 4 cordas, foi apenas uma opinião minha sobre o fato de ele estar começando a tocar agora.

Acredito sim que é muito mais produtivo começar a aprender tocar em um baixo de 4 cordas, aonde com certeza ele irá evoluir mais rápido do que direto em um baixo de 6. Mas é obvio que tanto faz, seja qual for o instrumento que ele comprar vai conseguir estudar de boa.

Pra mim é que nem carteira de motorista, pra dirigir um caminhão tem que primeiro tirar habilitação para carro...
renan_mandian
renan_mandian
Membro

Mensagens : 56
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por Claudio Jardim Sáb Fev 25, 2012 4:52 pm

Sempre que um colega iniciante pergunta sobre qual baixo comprar, a tendência é falarmos pra ele ir em uma loja e testar.

Questiono se um iniciante sozinho, sem ajuda de um colega mais experiente, consegue tirar proveito de um teste de instrumento em loja com o vendedor falando um monte de bobagens, afinal ele ainda nao tem muitas referencias pra se apoiar.

Quando eu comecei eu fiz isso, fui a uma loja e testei um retson, baixo similar a um tonante, e amei o instrumento, comprei na hora!
Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

Mensagens : 1029
Localização : Curitiba

http://www.claudiojardim.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por Cayo Castro Sáb Fev 25, 2012 5:00 pm

renan_mandian escreveu:Cayo Castro, eu em momento algum eu falei que o contrabaixo de 6 cordas é uma evolução do de 4 cordas, foi apenas uma opinião minha sobre o fato de ele estar começando a tocar agora.

Acredito sim que é muito mais produtivo começar a aprender tocar em um baixo de 4 cordas, aonde com certeza ele irá evoluir mais rápido do que direto em um baixo de 6. Mas é obvio que tanto faz, seja qual for o instrumento que ele comprar vai conseguir estudar de boa.

Pra mim é que nem carteira de motorista, pra dirigir um caminhão tem que primeiro tirar habilitação para carro...

Não falou com as mesmas palavras que eu disse, né?! Mas o sentido é o mesmo... Wink
Bom, vocês fiquem com os mitos que vocês quiserem. Um dia posto esse tópico no "Absurdos falados por músicos profissionais". lol!

Cláudio Jardim, falou uma coisa bem interessante agora. E essa conversa de "primeiro aprenda no baixo de 4 cordas e depois parta pro 6 cordas" é justamente papo de vendedor de loja. HAHAHAHA

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por renan_mandian Sáb Fev 25, 2012 5:02 pm

Claudio Jardim minha história é parecida com a sua, só que eu cai em um Jenifer .
renan_mandian
renan_mandian
Membro

Mensagens : 56
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por Sidnei D Ferreira Sáb Fev 25, 2012 5:07 pm

4 cordas , e muito estudos !!!!

____________________________
editando assinatura ...
Sidnei D Ferreira
Sidnei D Ferreira
Membro

Mensagens : 274
Localização : Osasco

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por renan_mandian Sáb Fev 25, 2012 5:10 pm

Cayo Castro, não vamos estragar o tópico do garoto com discussões de quem está certo ou errado né?

Agora voltando a assunto principal, quem sabe esperar começar as aulas e buscar um baixo que te agrade junto com o teu professor não seja melhor? Como eu disse, você provavelmente irá estudar em algum instrumento dele e ao desenvolver os exercícios e técnicas tu vai começar a ter noção de conforto, espaçamento e já vai ter um senso crítico melhor na hora de comprar. Tenta acalmar as lombrigas uahuahuahua

Eu também era afobadasso logo que comecei, mas depois tu vai ver que esperando um pouco tu acha exatamente o instrumento que procura...
renan_mandian
renan_mandian
Membro

Mensagens : 56
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por Cayo Castro Sáb Fev 25, 2012 5:12 pm

^ Agora sim, um bom conselho... up

Esperar é o que há...!

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por Adriano Oliveira Sáb Fev 25, 2012 5:16 pm

renan_mandian escreveu:Claudio Jardim minha história é parecida com a sua, só que eu cai em um Jenifer .
E eu um Golden Br 90... ahn

____________________________
"O bom baixista é aquele que se contenta em ser essencial" (Mario Porto)
Adriano Oliveira
Adriano Oliveira
Adriano Oliveira
Membro

Mensagens : 445
Localização : Itapevi Sp

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por enderbass Sáb Fev 25, 2012 5:39 pm

brother 4,5 6 cordas é gosto eu mesmo nao me interesse por baixo com mais de 4 cordas e tem muitos baixistas bons em qualquer estilo que tb nao usam baixo de 5 e 6 cordas, no meu entendimento um baixo de 6 e 5 cordas tem só uma desvantagem para iniciante o "preço" pois, são mais caros que o de 4c isso significa se por um acaso vc desistir dos estudos do baixo o prejuizo é maior.
enderbass
enderbass
Membro

Mensagens : 246
Localização : Goiânia, Go

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por enderbass Sáb Fev 25, 2012 5:39 pm

brother 4,5 6 cordas é gosto eu mesmo nao me interesse por baixo com mais de 4 cordas e tem muitos baixistas bons em qualquer estilo que tb nao usam baixo de 5 e 6 cordas, no meu entendimento um baixo de 6 e 5 cordas tem só uma desvantagem para iniciante o "preço" pois, são mais caros que o de 4c isso significa se por um acaso vc desistir dos estudos do baixo o prejuizo é maior.
enderbass
enderbass
Membro

Mensagens : 246
Localização : Goiânia, Go

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por Zubrycky Sáb Fev 25, 2012 7:22 pm

Cayo Castro escreveu:
Zubrycky escreveu:Minha opinião: Eu não recomendaria um baixo de 6 cordas para um iniciante, pois penso que o ideal, até por uma questão de ergonomia, seria começar com um contrabaixo de 4 cordas.

Velho, pra quem ta começando estudar o bom mesmo é ter primeiro intimidade com um baixo de 4 cordas, e além de ser mais didático é como o amigo Zubrycky disse, é uma questão de ergonomia também.

Galera, eu acho que vocês estão falando besteira. E isso já foi amplamente discutido aqui no fórum.
O contrabaixo de seis cordas não é uma evolução do 4 cordas.Não faz parte da escala evolutiva de um baixista aprender primeiro o de 4 e depois tocar o de 6. Logo um baixista de seis cordas não é mais evoluído por tocar um instrumento de mais cordas. Isso é mito. Se ele acha legal os de seis cordas que compre o de 6 cordas. Pelo menos, depois não perde tempo migrando e também não perde dinheiro comprando o que não lhe agrada. E ainda pode tocar as frases de Mestre Bimba do jeitinho que ele toca. HAHAHAHAHA

Não era a minha intenção retornar à este tópico mas, já que fui citado como tendo dito "mitos" e "besteiras", devo responder...

Não quero iniciar nenhum tipo de discussão aqui, Cayo Castro, mas qualificar uma opinião diferente da sua como "besteira" não é uma atitude que possa ser qualificada como respeitosa.

Não nego a você o direito de ter a sua opinião e de discordar do que penso, mas acho que você ganharia muito mais ao ter mais respeito com quem pensa diferente de você e não usar ironias para diminuir opiniões contrárias às suas. Há modos e modos de discordar. Dizer que o que dissemos aqui é "besteira", além de ser deselegante, também é partir do pressuposto de que nossa opinião não tem valor, o que está muito longe da verdade.

Você tem a sua experiência como músico e eu a respeito. Mas não se esqueça de que eu e os demais colegas também temos experiência como músico e ela também deve ser respeitada.

Quando dei o meu conselho, levei em consideração o fato do autor do tópico ser, assumidamente, alguém que nunca teve experiência com nosso instrumento. Nessas circunstâncias, quando a pessoa nunca teve vivência prévia com o contrabaixo ( E, portanto, não dispõe ainda das habilidades neuromotoras e da resistência e destreza musculares necessárias à prática do instrumento ), sempre sugiro, principalmente por uma questão de ergonomia, um contrabaixo de 4 cordas para que o aprendizado inicial seja facilitado.

Porque a questão de ergonomia é importante nesse caso? Para facilitar o aprendizado nessa fase tão crucial que é o início.

Lembre-se de que um iniciante, por não saber tocar, encontra-se em uma fase perigosa em que desistir é muito, muito fácil. Além disso, a auto-crítica de um iniciante costuma ser alta, de forma que o iniciante geralmente acha, no princípio do aprendizado musical, que ele, ao encontrar as dificuldades comuns a todos os iniciantes, não as consegue transpor por uma questão de falta de "dom para a música" ( Muitas vezes os iniciantes não possuem o discernimento e a maturidade para perceber que somente a prática constante é o que faz com que a evolução instrumental ocorra e que encontrar dificuldades no início não é de forma alguma sinônimo de falta de aptidão musical ).

É muito fácil para nós, músicos com mais tempo de estrada, nos esquecermos de como funciona a psicologia de um iniciante.

Por isso é necessário ter um instrumento que facilite o aprendizado e, ergonomicamente, nem todo mundo consegue encarar, logo no início, um contrabaixo de 5 ou 6 cordas. Para muitas pessoas, o contrabaixo de 4 cordas acaba sendo um contrabaixo mais confortável para o princípio do aprendizado.

Devo salientar que essa é uma orientação de cunho geral que não é uma verdade absoluta aplicável a todos os casos, pois pessoas diferentes possuem anatomias com diferentes conformações, de modo que um baixo desconfortável para uns pode ser confortabilíssimo para outros. Além disso, se porventura a pessoa já souber de antemão como soam e o que são contrabaixos de 5 ou 6 cordas e quiser aprender esses instrumentos especificamente, aí definitivamente o caminho é comprar um instrumento desse tipo.

É como querer aprender a tocar um violão de 7 cordas para tocar choro. Se o objetivo do músico é aprender a tocar um desses instrumentos para tocar esse tipo de gênero musical, ele terá que comprar e aprender a tocar um violão de 7 cordas.

Sendo assim, mantenho a minha opinião sobre o caso. Repare que, ainda que você encare o que digo como "mito" ou "absurdo falado por músicos profissionais", essa minha observação não foi dita de forma leviana, sem embasamento algum e de modo a prejudicar o autor do tópico. O que digo é fruto da minha experiência pessoal, que é diferente da sua e tão válida quanto a sua.

Respeito a sua opinião e sei que, assim como eu e os demais membros que aqui declararam as suas opiniões, você procurou ajudar o autor do tópico da melhor maneira possível, partindo da sua experiência, que é tão válida quanto a minha ou a de qualquer outro. Só lamento que você tenha se valido, em sua argumentação, de ironias depreciativas totalmente desnecessárias.

Sendo assim, encerro a minha participação nesse tópico esperando que doravante você possa aprender a respeitar mais quem pensa diferente de você.

P.S.:
Cayo Castro escreveu:E essa conversa de "primeiro aprenda no baixo de 4 cordas e depois parta pro 6 cordas" é justamente papo de vendedor de loja. HAHAHAHA

Será? Vejamos se essa afirmação sobrevive a uma análise mais detalhada...

Dizer que sugerir um contrabaixo de 4 cordas é "papo de vendedor de loja" é, além de ser mais uma forma desrespeitosa de lidar com opiniões contrárias à sua, também é algo que não corresponde à verdade pois, até onde eu saiba, eu não trabalho em nenhuma loja ( A não ser que eu seja sonâmbulo e não saiba ) e também não estou vendendo nenhum instrumento nem aqui e nem em outro lugar.

Além disso, até onde eu saiba, vendedores querem, para ampliar os ganhos mensais, vender sempre o instrumento mais caro da loja e nem sempre o contrabaixo que dará uma melhor comissão ao vendedor possui apenas 4 cordas...




Última edição por Zubrycky em Sáb Fev 25, 2012 7:36 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por kenanbass Sáb Fev 25, 2012 7:32 pm

Já estava meio que decidido em comprar um baixo de 5 cordas (pelo "custo-benefício" que iria me trazer), mas agora... confused Acho que o melhor a se fazer é ter um pouco de paciência e esperar pelas aulas, para ver como vou reagir ao baixo do professor (provavelmente de 4 cordas) e ter uma conversa com ele sobre o assunto. Ir a uma loja e testar alguns instrumentos, para mim, "iniciante" (zero de experiência), não me levaria a lugar algum, acho que ficaria até constrangido em pegar o baixo e ficar encarando-o com cara de paisagem, sem saber o que fazer.

kenanbass
Membro

Mensagens : 7
Localização : Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por andremega Sáb Fev 25, 2012 8:34 pm

O 4 cordas certamente fica ma facil se voce nunca tocou em instrumento de cordas, mas nada impede que voce se sinta confortavel com 5 ou 6 cordas direto. Se ja tens aula marcada, faz o teste com o baixo dele como voce mesmo disse.

O principal é entender que nessa hora realmente o conforto é primordial para voce ver logo os resultados e te motivar. Se conseguir num 6 cordas, que tem o braco mais largo geralmente, melhor. É o velho "vai e testa"


Cayo Castro, você anda precisando duma dessas:


Primeiro baixo. Maracujina
poke


____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por Moshe Bar Elohim Sáb Fev 25, 2012 8:45 pm

Acho que o tópico "Melhores indicações de baixos por faixa de preço" necessita de outro tópico: "Melhores indicações de baixos por quantidade de cordas". Ali foram considerados, em sua maioria, baixos de 4 cordas.

O Kenanbass mora na Bahia, não se esqueçam. Lá baixos de 4 cordas são vendidos à preço de banana pois ninguém quer. Ficam jogados às pilhas aos montes nos porões das lojas; encostados e empoeirados. Nada mais natural que ele querer aprender num baixo de 6 cordas. Usar baixos de 4 cordas na Bahia é como querer andar à cavalo nas ruas de São Paulo. pig

Kenanbass, para não gerar brigas e discussões e muitas polêmicas fique no meio termo então: compra um baixo de 5 cordas, pronto. Razz


Última edição por Moshe Bar Elohim em Sáb Fev 25, 2012 9:49 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
"O dinheiro mal ganho não traz felicidade." (Lazlo Carreidas)
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por edumoraes Sáb Fev 25, 2012 9:35 pm

Voltando a opinar mas reafirmando o que já disse, se no estilo de música que vc ouve e pretende tocar as linhas de baixo apresentam as notas mais graves proporcionadas pela corda B um baixo de 4 cordas vai até atrapalhar pq vc vai ter que ficar adaptando essas notas em uma oitava mais alta e ainda não vai soar igual à música, o ideal na minha opinião é que vc comece então pelo menos num baixo de 5 cordas.
O baixo de 6 cordas vai ter uma corda mais fina e mais aguda, afinada geralmente em C. Essa corda vai ser muito pouco usada no começo dos estudos, pq só é tocada em solos e arpejos, e são poucas músicas que são usadas, talvez só vá usá-la mesmo qdo estiver num nível de estudo mais avançado, portanto acho o mais importante mesmo avaliar o uso da corda mais grave B. Eu iria no de 5 cordas pra iniciar.

____________________________
Com Jesus sou vencedor!!!
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por Moshe Bar Elohim Sáb Fev 25, 2012 9:54 pm

edumoraes escreveu:Voltando a opinar mas reafirmando o que já disse, se no estilo de música que vc ouve e pretende tocar as linhas de baixo apresentam as notas mais graves proporcionadas pela corda B um baixo de 4 cordas vai até atrapalhar pq vc vai ter que ficar adaptando essas notas em uma oitava mais alta e ainda não vai soar igual à música, o ideal na minha opinião é que vc comece então pelo menos num baixo de 5 cordas.
O baixo de 6 cordas vai ter uma corda mais fina e mais aguda, afinada geralmente em C. Essa corda vai ser muito pouco usada no começo dos estudos, pq só é tocada em solos e arpejos, e são poucas músicas que são usadas, talvez só vá usá-la mesmo qdo estiver num nível de estudo mais avançado, portanto acho o mais importante mesmo avaliar o uso da corda mais grave B. Eu iria no de 5 cordas pra iniciar.
Perfeita suas colocações. Foi o que eu quis dizer também. up
Nunca toquei nestes Tagimas Milenium que ele quer mas os Ibanez já. Tantos os de 5 quanto os de 4 cordas são ótimos. Os Yamahas também. Só que R$ 600,00 é geralmente a metade o preço deles.

Olha este Condor que beleza: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-218762831-baixo-condor-bc-500-5-cordas-vendo-_JM É da Bahia. Dá para ele pegar andando.
Junta mais um pouco de dinheiro ou negocia com o vendedor pagando à vista se ele dá descontos.

____________________________
"O dinheiro mal ganho não traz felicidade." (Lazlo Carreidas)
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por Cayo Castro Dom Fev 26, 2012 3:05 am

andremega escreveu:

Cayo Castro, você anda precisando duma dessas:
poke


HAHAHAHA
Nada. Tô de boa. É só impressão mesmo. É músicos são muito sensíveis... lol!

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por allexcosta Dom Fev 26, 2012 8:53 am

Eu comungo da idéia de que se o cara quer tocar 6 cordas que compre um baixo de 6 cordas. Não vejo sentido em começar com menos cordas e migrar depois. Muita gente recomenda isso porque passou por essas trocas, que são absolutamente desnecessárias na minha opinião.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por kenanbass Dom Fev 26, 2012 11:18 am

Obrigado à todos que ajudaram dando suas opinões. Deu pra ter uma ideia do que devo ponderar na hora de comprar o primeiro baixo, mas, sinceramente, prefiro não me arriscar, e quem sabe, acabar comprando um instrumento que possa vim me desestimular. Como disse no post anteriror, é melhor ter um pouco de paciência e esperar pelas aulas, para ver como vou reagir ao baixo do profsessor e para ter uma conversa com ele sobre o assunto. Mais uma vez, obrigado aos que ajudaram. Abraço.

kenanbass
Membro

Mensagens : 7
Localização : Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por Cayo Castro Dom Fev 26, 2012 5:50 pm

allexcosta escreveu:Eu comungo da idéia de que se o cara quer tocar 6 cordas que compre um baixo de 6 cordas. Não vejo sentido em começar com menos cordas e migrar depois. Muita gente recomenda isso porque passou por essas trocas, que são absolutamente desnecessárias na minha opinião.

Eu também acho isso. Talvez tenha dito de uma forma ríspida mas é exatamente o que penso.Se o cara não sabe tocar nada, não é pq o contrabaixo de 4 cordas tem menos cordas que vai ser mais fácil de aprender. É bom que ele aprenda logo o de seis. Acredite... depois vai ser muito pior.

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por silvanoandrade Dom Fev 26, 2012 6:10 pm

gente .. não é porque um instrumento tem menos cordas que ele é mais "fácil"

eu particularmente acho mais fácil tocar um baixo de 5 cordas do que um de 4 cordas ...

quando se tem a ajuda de um bom professor, e dedicação aos estudos tudo fica mais facil.

____________________________
O importante é ter o coração na ponta dos dedos ...
silvanoandrade
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1163
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por renan_mandian Dom Fev 26, 2012 6:34 pm

Eu só acho que, para desenvolver os exercícios e iniciar os estudos, até pelo espaçamento e pela restrições de cordas, fica mais fácil esse primeiro contato.

Eu posso estar influenciado pelo fato de eu ter iniciado assim, mas eu achei muito legal durante a evolução ir aumentando o número de cordas e a diversidade de coisas que eu pude fazer. Como eu sou mais metódico, eu tenho na cabeça aquela ideia de primeiro aprender a dirigir um carro para depois aprender a dirigir um caminhão, é mais demorado, talvez, mas ninguém pode negar que ha uma diferença na curva de aprendizado.

Eu mal vejo a hora de começar meus estudos no rabecão, porém ainda estou estudando em um fretless para pegar a base e partir para ele.

O conselho que eu dei de começar as aulas primeiro acredito que seja o mais sensato a se fazer no momento, pois pelo o que da para perceber todo mundo enxerga algo diferente, e obviamente todos estão corretos, então ninguém melhor do que quem vai lhe ensinar para discutir isso e chegar a uma solução.

Certo que eu seu professor terá baixos de 4 a 6 cordas no mínimo. Experimenta todos e te gruda no que te agradar mais, e depois posta para nós o resultado, pois acho que o desfecho dessa história vai servir de lição e, quiça, pode ser tornar um tópico fixo para consultas.

Sorte aê nos estudos velho.
renan_mandian
renan_mandian
Membro

Mensagens : 56
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por CG Dom Fev 26, 2012 6:49 pm

allexcosta escreveu:Eu comungo da idéia de que se o cara quer tocar 6 cordas que compre um baixo de 6 cordas. Não vejo sentido em começar com menos cordas e migrar depois. Muita gente recomenda isso porque passou por essas trocas, que são absolutamente desnecessárias na minha opinião.

Concordo contigo em parte, mas pelo que senti a opção do kenanbass se deve ao mesmo princípio do "qual pedal eu compro primeiro" ou o "eu quero um baixo ativo, que é melhor que o passivo". A pergunta correta seria por que ele optou por um baixo de 6 cordas, é totalmente diferente você tocar um 4 e um 6. Se realmente ele achar que um baixo de 6 supre o que ele realmente quer e precisa, aí sim aconselharia iniciar com ele.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por Cayo Castro Dom Fev 26, 2012 7:00 pm

^ CG, baseando-se nas dúvidas de iniciantes daqui do fórum. A dúvida do kenanbass foi bem lúcida e sensata. Sendo que a dúvida foi feita em cima de uma observação ( perspicaz, diga-se de passagem) em cima do estilo que ele aprecia mais e pretende tocar X real necessidade do instrumento.

kenanbass escreveu: Sou bastante eclético quanto ao que ouço e ao que pretendo tocar, mas, talvez até por morar em Salvador, tendo um pouco mais para o lado do pagode (tanto o pagode de São Paulo e do Rio de Janeiro, mais romântico, quanto o daqui, "swingueira") e pude observar que os baixistas desse gênero quase que por unanimidade usam baixos de 6 cordas. [b]Queria saber se um baixo de 6 cordas para mim, "iniciante", realmente é necessário, levando em conta o meu gosto musical e que não comprarei um novo instrumento tão cedo.

Oras, se ele gostasse de punk, não recomenadaria um baixo de seis cordas pra ele, né?!
Agora não, o cara gosta de swingueira ( que é como eu conheço o pagode baiano por aqui ), vai começar a estudar com professor e não vai poder trocar de baixo tão cedo?! Ele tem mais é que pegar um 6 cordas mesmo.


____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por CG Dom Fev 26, 2012 7:09 pm

Não manjo nada de pagode baiano, mas será que é realmente imprescindível um 6 cordas para tocar esse estilo? No workshop do Cláudio Rocha perguntaram se para tocar sertanejo era realmente necessário um 5 cordas e ele disse que não. São alguns conceitos que o pessoal tem que as vezes confundem o novato. Se um 6 cordas for realmente necessário para o estilo que ele quer tocar, vá fundo e pegue o 6 cordas.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por allexcosta Dom Fev 26, 2012 10:39 pm

CG escreveu:Não manjo nada de pagode baiano, mas será que é realmente imprescindível um 6 cordas para tocar esse estilo?

Se ele quiser fazer as linhas originais (e deve querer, já que as linhas de baixo do estilo são muito marcantes) um baixo de 6 cordas é necessário.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por Cayo Castro Dom Fev 26, 2012 11:22 pm

^ Pois é...
Ainda mais, é aquele negócio. Improvisar dá sim. Mas se o cara pode comprar, vai ter aulas e pretende tocar o estilo. Porque não? Sem contar que não pode comparar as linhas do sertanejo com as linhas do pagode baiano. Já toquei sertanejo com um contrabaixo de 4, tranquilo. Não senti falta nenhuma. Agora na única vez que encarei uma GIG de "swingueira", pedi emprestado um de 5.

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por silvanoandrade Seg Fev 27, 2012 2:16 am

Cayo Castro escreveu:^ Pois é...
Ainda mais, é aquele negócio. Improvisar dá sim. Mas se o cara pode comprar, vai ter aulas e pretende tocar o estilo. Porque não? Sem contar que não pode comparar as linhas do sertanejo com as linhas do pagode baiano. Já toquei sertanejo com um contrabaixo de 4, tranquilo. Não senti falta nenhuma. Agora na única vez que encarei uma GIG de "swingueira", pedi emprestado um de 5.


não sentiu mesmo ? para mano ... não que seja necessário, da até pra fazer que eu ja fiz sim .. mas a quinta corda da um BAITA charme nas linhas ...

a não ser que tu tenha feito de luan santana pra baixo.

agora o que você define como "swingueira" ?

____________________________
O importante é ter o coração na ponta dos dedos ...
silvanoandrade
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1163
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por baixodoido Seg Fev 27, 2012 2:29 am

Adriano Oliveira escreveu:
renan_mandian escreveu:Claudio Jardim minha história é parecida com a sua, só que eu cai em um Jenifer .
E eu um Golden Br 90... ahn

2....rsrsrs

____________________________
21 99725-5390 zap Wagner Paranhos
baixodoido
baixodoido
Membro

Mensagens : 301
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por Cayo Castro Seg Fev 27, 2012 2:32 am

silvanoandrade escreveu:
Cayo Castro escreveu:^ Pois é...
Ainda mais, é aquele negócio. Improvisar dá sim. Mas se o cara pode comprar, vai ter aulas e pretende tocar o estilo. Porque não? Sem contar que não pode comparar as linhas do sertanejo com as linhas do pagode baiano. Já toquei sertanejo com um contrabaixo de 4, tranquilo. Não senti falta nenhuma. Agora na única vez que encarei uma GIG de "swingueira", pedi emprestado um de 5.


não sentiu mesmo ? para mano ... não que seja necessário, da até pra fazer que eu ja fiz sim .. mas a quinta corda da um BAITA charme nas linhas ...

a não ser que tu tenha feito de luan santana pra baixo.

agora o que você define como "swingueira" ?

Tinha Luan Santana nesse sertanejo, sim. Razz É o que eu disse. "DÁ PRA IMPROVISAR". Talvez não tenha sentido por não conhecer muito o estilo. Agora se pode ficar bom, porque não, entende?!

Swingueira é como se chama o pagode baiano pra essas bandas de cá. Harmonia do Samba, Psirico, Parangolé são bandas que consigo lembrar agora como exemplo. Na verdade, chamava isso antes de Axé mas aí o Allexcosta fez uns tópicos explicando melhor a situação.

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por silvanoandrade Seg Fev 27, 2012 2:39 am

ahnn improvisar da sim ... mas sinceramente nenhum dos cantores sertanejos gostam de baixos de 4 .. parece paradigma se chegar na gig ou ensaio com baixo de 4 cordas a dupla torce o nariz kkkk

cometi essa "infração" na primeira gig e depois toquei com mais uma porrada de duplas e atesto que 90% deles pedem baixo com pelo menos a Bzona.

agora com Axé trabalhei muito pouco para ter uma observação mais apurada.

____________________________
O importante é ter o coração na ponta dos dedos ...
silvanoandrade
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1163
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por Cayo Castro Seg Fev 27, 2012 9:20 am

^ Exato. Mas o fato deles gostarem não quer dizer que seja correto ou que pelo menos tenha relevânica musical. A maioria deles não reconhecem ou talvez nem notem a presença das cinco notas a mais que o baixo de 5 cordas traz, concorda?!. Os cantores torcem o nariz por estarem nessa onda de: Se o baixo tem mais cordas, o baixista é melhor ou então é um instrumento mais díficil de tocar. Pobres mortais, não conhecem MM, Jaco e tantos outros que fizeram estrago no 4 cordas. Razz

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por silvanoandrade Seg Fev 27, 2012 10:38 am

^

eles não conhecem nada ... só o suficiente pra saber se tocar com 5 cordas diversas vezes vão ouvir o som da bzona no batidão.

jaco ? MM ? tantos outros ? não .. eles nunca ouviram falar.

pra eles é só isso que importa .. tonica e quinta e algumas frases.
ps. digo no geral ok ?

como toda regra há sua excessão.

____________________________
O importante é ter o coração na ponta dos dedos ...
silvanoandrade
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1163
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por Cayo Castro Seg Fev 27, 2012 10:48 am

^ To ligado. Sei como é...

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por allexcosta Seg Fev 27, 2012 11:10 am

Minha experiência me diz outra coisa. Esse pessoal que trabalha com sertanejo em geral tem um ouvido muito bom e sabe bem que tipo de timbre e vibe quer de cada músico. A maioria das gravações é excelente e os músicos que acompanham esses artistas também são de alta qualidade. Não digo qualidade de técnicas mirabolantes, mas situação real de gig, groove e criação de ambientes sonoros em um espetáculo de entretenimento. Um baixo de 4 cordas tem uma vibe diferente de um de 5, o fraseado é outro e não há nada errado em um artista ou diretor musical preferir um ao outro.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por Wellington Alves Seg Fev 27, 2012 11:26 am

Eu iria de 5 ou 6 cordas, comecei estudando violão e a adaptação para entender que não era E e sim um B foi um pouco chata, se há condições para comprar um baixo e levando em conta principalmente o estilo que ele vai tocar nem teria duvida ...
Wellington Alves
Wellington Alves
Membro

Mensagens : 239
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro baixo. Empty Re: Primeiro baixo.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos