Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

String Thru Body

+18
Stormbringer
Fernandão C
DenisLM
Zubrycky
GusVCD
J.Adalberto
andremega
malka_aff
edumoraes
JAZZigo
Travbass
ferabreu
NESCAU
Mauricio Luiz Bertola
Zuma
L_Campos
allexcosta
williamgordon
22 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

String Thru Body - Página 2 Empty Re: String Thru Body

Mensagem por allexcosta Ter Abr 05, 2022 10:21 pm

mrmadruga66 escreveu:basicamente meio tom, e drop C#.

Só pra eu entender...

É F#/C#/G#/C#?

mrmadruga66 escreveu:Percebo que nestas afinações, não sei dizer o que acontece, o som fica mais "morto", e as cordas parecem perder a tensão (ou um pouco da vibração).

É exatamente isso que acontece. Você estica menos e elas têm menos tensão... É Física pura e simples...

mrmadruga66 escreveu:Em recente conversa com um Luthier conceituado aqui da região, ele me sugeriu fazer o sistema de String thru body e também substituir a ponte por uma Gotoh. Segundo ele isso resolveria os meus "problemas".

Não.

mrmadruga66 escreveu:Alguém já passou por isso do baixo responder diferente as afinações?

Literalmente todas as pessoas que usaram diferentes afinações com as mesmas cordas. Se alguém disser que isso não aconteceu, podemos chamar o conselho da igreja e iniciar o processo de beatificação de quem fabricou o baixo, pois é uma impossibilidade física, ou seja, um milagre.

mrmadruga66 escreveu:Reitero que o baixo está regulado, e inclusive eu levei em 3 luthiers diferentes pra tentar sanar os problemas (o que não ocorreu). Também usei um tempo cordas hibridas 0.45/0.50 da ernie ball, o que pareceu melhorar um pouco a questão. Qualquer idéia ou opinião é bem-vinda Very Happy

Seu baixo não precisa de mágica de luthier, precisa de corda certa e regulagem pra essas cordas certas.

Procure por tabela de tensões de cordas e compre as cordas que possuam tensão similar às que você gosta em afinação padrão.

Esses links devem ajudar:

https://www.daddario.com/globalassets/pdfs/accessories/tension_chart_13934.pdf

https://kaliummusic.com/strings/

Dito isso, se você conseguir um set 45-65-85-120 deve ficar ok, já que meio tom não é uma diferença grande.
50-70-90-120 também deve funcionar.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

fheliojr e patriciofernandes gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

String Thru Body - Página 2 Empty Re: String Thru Body

Mensagem por patriciofernandes Qua Abr 06, 2022 9:27 am

Você tem uma linha de qualquer material na sua mão, e a estica... ela fica tensionada, certo? Igual uma corda de guitarra/baixo/violao/viola/ukulele/violino... certo?
Se você soltar/folgar ela um pouquinho, ela vai esticar menos e ficar mais mole certo? Entãaaaao.. study
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

String Thru Body - Página 2 Empty Re: String Thru Body

Mensagem por mrmadruga66 Qua Abr 06, 2022 7:46 pm

heenrique_bass escreveu:
Instalando esse sistema pode ajudar pouco no caso da afinação baixa, o que recomendaria é por cordas mais grossas ainda, acho que pra essa afinação, o bordão em 125. ficaria bom. Eu uso o yamaha bb424 afinado em C padrão, tenho usado as cordas da rotosound Drop Zone 4 cordas Set 65-130 passando por dentro do corpo, e quando coloco elas nova, o som fica uma paulada.

Rapaz..e não fica um tanto desconfortável para tocar? Eu cheguei nas 0.50, e já sinto desconforto, as vezes dor no pulso, ou dificuldade com as linhas. Pode ser questão de costume


patriciofernandes escreveu:Suas cordas estão moles e sem definição porque elas estão afinadas abaixo da tensão "comum". É perfeitamente normal.
Além disso, duvido muito que o string through-body ajude em alguma coisa. Na minha experiencia (não é opinião, é experiencia) não muda absolutamente nada em tensão, sustentação, definição nem nada do tipo... só acho que melhora o ancoramento na ponte (diminui a tensão que a corda faz sobre a ponte). Não vejo como isso muda timbre ou algo parecido... já testei em vários instrumentos e não vi diferença alguma

Então, mas no caso específico deste baixo eu sinto uma diferença significativa. No meu SX jazzbass eu não percebia tão predominante.
Na sua experiência, seria uma questão mais estética? Eu já ouvi gente dizer coisas muito positivas e gente dizer que não muda. Não tenho experiência pra opinar ainda.
E neste caso a solução seria acostumar ou trocar de baixo?
mrmadruga66
mrmadruga66
Membro

Mensagens : 89
Localização : Botucatu-SP

Ir para o topo Ir para baixo

String Thru Body - Página 2 Empty Re: String Thru Body

Mensagem por mrmadruga66 Qua Abr 06, 2022 7:53 pm

allexcosta escreveu:

Só pra eu entender...

É F#/C#/G#/C#?

Isso mesmo. O mais "baixo" seria isso. O padrão é F#/C#/G#/D#

allexcosta escreveu:Literalmente todas as pessoas que usaram diferentes afinações com as mesmas cordas. Se alguém disser que isso não aconteceu, podemos chamar o conselho da igreja e iniciar o processo de beatificação de quem fabricou o baixo, pois é uma impossibilidade física, ou seja, um milagre.

Citei esse fato porque eu não sentia tanta diferença assim com meu outro baixo, um SX. Parece muito mais perceptível neste. Tanto que me incomodei com o fato. Anteriormente era regulagem e cordas 0.45 e estava tudo bem.

allexcosta escreveu:Seu baixo não precisa de mágica de luthier, precisa de corda certa e regulagem pra essas cordas certas.

Procure por tabela de tensões de cordas e compre as cordas que possuam tensão similar às que você gosta em afinação padrão.

Esses links devem ajudar:

https://www.daddario.com/globalassets/pdfs/accessories/tension_chart_13934.pdf

https://kaliummusic.com/strings/

Dito isso, se você conseguir um set 45-65-85-120 deve ficar ok, já que meio tom não é uma diferença grande.
50-70-90-120 também deve funcionar.


Muito interessante! Vou dar uma lida nos links e uma pesquisada a respeito da tensão. As vezes o problema deve ser mais simples e menos custoso do que eu imaginava. Obrigado pelas dicas, allexcosta[/quote]
mrmadruga66
mrmadruga66
Membro

Mensagens : 89
Localização : Botucatu-SP

Ir para o topo Ir para baixo

String Thru Body - Página 2 Empty Re: String Thru Body

Mensagem por mrmadruga66 Qua Abr 06, 2022 7:55 pm

patriciofernandes escreveu:Você tem uma linha de qualquer material na sua mão, e a estica... ela fica tensionada, certo? Igual uma corda de guitarra/baixo/violao/viola/ukulele/violino... certo?
Se você soltar/folgar ela um pouquinho, ela vai esticar menos e ficar mais mole certo? Entãaaaao.. study

A física da parada eu realmente entendi.
Estava tentando achar uma forma de "resolver" ou melhorar o problema em questão. Se é que é possível assim...
Ou no caso pensar num baixo que funcione melhor para estes propósitos.
mrmadruga66
mrmadruga66
Membro

Mensagens : 89
Localização : Botucatu-SP

Ir para o topo Ir para baixo

String Thru Body - Página 2 Empty Re: String Thru Body

Mensagem por fheliojr Qua Abr 06, 2022 11:39 pm

^Use um de cinco cordas...

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

patriciofernandes e mrmadruga66 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

String Thru Body - Página 2 Empty Re: String Thru Body

Mensagem por patriciofernandes Qui Abr 07, 2022 12:57 am

mrmadruga66 escreveu:
Na sua experiência, seria uma questão mais estética? Eu já ouvi gente dizer coisas muito positivas e gente dizer que não muda. Não tenho experiência pra opinar ainda.
E neste caso a solução seria acostumar ou trocar de baixo?

patriciofernandes escreveu:
“só acho que melhora o ancoramento na ponte (diminui a tensão que a corda faz sobre a ponte)“
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

String Thru Body - Página 2 Empty Re: String Thru Body

Mensagem por mrmadruga66 Qui Abr 07, 2022 2:49 pm

A respeito do de 5c, eu pensei muito. Mas o duro seria dinheiro pra investir. Eu teria que primeiramente conseguir vender este, o que sabemos que na atual conjuntura não é muito fácil.

patriciofernandes, em relação ao que disse, eu não ignorei. Só queria entender na prática o que nisso faz diferença. Faz diferença em termos de som e etec? Neste sentido
mrmadruga66
mrmadruga66
Membro

Mensagens : 89
Localização : Botucatu-SP

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

String Thru Body - Página 2 Empty Re: String Thru Body

Mensagem por heenrique_bass Qui Abr 07, 2022 4:30 pm

mrmadruga66 escreveu:
heenrique_bass escreveu:
Instalando esse sistema pode ajudar pouco no caso da afinação baixa, o que recomendaria é por cordas mais grossas ainda, acho que pra essa afinação, o bordão em 125. ficaria bom. Eu uso o yamaha bb424 afinado em C padrão, tenho usado as cordas da rotosound Drop Zone 4 cordas Set 65-130 passando por dentro do corpo, e quando coloco elas nova, o som fica uma paulada.

Rapaz..e não fica um tanto desconfortável para tocar? Eu cheguei nas 0.50, e já sinto desconforto, as vezes dor no pulso, ou dificuldade com as linhas. Pode ser questão de costume

Sim, é diferente, um tanto quanto desconfortável, mas ai é questão de se adaptar, com meu baixo com cordas mais grossas eu pressiono menos. E assim, esse é o "preço" que se paga por nós usarmos esse tipo de afinação, eu acho que a melhor alternativa é usar cordas mais grossas.

Inclusive, eu tenho bastante curiosidade dessas cordas que o Allex mandou o link, da Kalium, pois eles fazem cordas específicas para qualquer tipo de afinação. Porém o que complica é que o frete sai o mesmo preço do encordoamento, diferente do strings by mail que sai bem mais em conta.
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

String Thru Body - Página 2 Empty Re: String Thru Body

Mensagem por patriciofernandes Qui Abr 07, 2022 9:37 pm

mrmadruga66 escreveu:

patriciofernandes, em relação ao que disse, eu não ignorei. Só queria entender na prática o que nisso faz diferença. Faz diferença em termos de som e etec? Neste sentido

Perdão.
Vou tentar explicar: Quando as cordas passam por trás da ponte (sem string throug-body) elas ficam ancoradas na própria ponte, correto? Com as "bolinhas" presas na parte de trás da ponte, e as tarraxas puxando-as para que haja a tensão necessária para a afinação. Logo, o que prende as cordas em um lado será a ponte, e somente ela. Ou seja: ela sofre toda a tensão que as cordas exercem. Por isso pontes de material vagabundo empenam, e ainda que a ponte seja robusta e resistente, essa tensão ainda ocorre, mesmo que nós não a percebamos.

Já no caso do string throug-body, as cordas ficam ancoradas no corpo do baixo, afinal como o próprio nome diz: as cordas passam pelo corpo. Então a ponte não sofre essa tensão de forma tão drástica, visto que nela as cordas escoram apenas no saddle. O que sustenta a corda é o corpo do baixo, não a ponte e somente ela. É por isso que eu prefiro assim
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

String Thru Body - Página 2 Empty Re: String Thru Body

Mensagem por allexcosta Qui Abr 07, 2022 9:46 pm

patriciofernandes escreveu:Quando as cordas passam por trás da ponte (sem string throug-body) elas ficam ancoradas na própria ponte, correto? Com as "bolinhas" presas na parte de trás da ponte, e as tarraxas puxando-as para que haja a tensão necessária para a afinação. Logo, o que prende as cordas em um lado será a ponte, e somente ela. Ou seja: ela sofre toda a tensão que as cordas exercem. Por isso pontes de material vagabundo empenam, e ainda que a ponte seja robusta e resistente, essa tensão ainda ocorre, mesmo que nós não a percebamos.

Já no caso do string throug-body, as cordas ficam ancoradas no corpo do baixo, afinal como o próprio nome diz: as cordas passam pelo corpo. Então a ponte não sofre essa tensão de forma tão drástica, visto que nela as cordas escoram apenas no saddle. O que sustenta a corda é o corpo do baixo, não a ponte e somente ela. É por isso que eu prefiro assim

Tudo verdade.

Mas uma ponte de razoável pra boa, instalada de maneira correta num corpo de madeira apropriada pra corpo suportará esse tipo de tensão sem problema algum.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

patriciofernandes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

String Thru Body - Página 2 Empty Re: String Thru Body

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos