Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Efeitos na gravação

+3
Cayo Castro
wodtke
brucce
7 participantes

Ir para baixo

Efeitos na gravação Empty Efeitos na gravação

Mensagem por brucce Ter Abr 24, 2012 8:54 am

Prezados, procurei, mas não achei esse assunto específico.

Comprei uma M-Audio Fast Track Pro e já comecei a brincadeira de gravar (conhecimento zero de fazer a gravação). Gravei algumas linhas de baixos, com um som relativamente alto, mas controlando o nível de entrada direto pelo hardware. Tudo tranquilo.

Depois fui gravar com o violão e a coisa ficou estranha. Ficou um "tummmm" no fundo que logo percebi que era gerado pelo cap do violão, ao baixar o grave, tudo ficava um silêncio. Mas a pegada é diferente, algumas horas dava uma saturação e distorcia o som, em outras ficava muito baixo.

Em minhas andanças pelo fórum, descobri que precisaria usar um compressor pra controlar os picos e as partes baixas, assim minimizando esse problema de dinâmica.

Ao abrir o pro tools (eu uso o reaper), descobri que ele já coloca alguns efeitos por padrão, dependendo do instrumento.

Como vocês gravam e quais efeitos (plugins) usam pra:

- Voz
- Violão (Nylon)
- Violão (Aço)
- Guitarra
- Baixo
- Batera

Valeu!

____________________________
Finou ta bão, o resto é dedo! by trolela
Aprender a escrever, as vezes é legal!
Regras do Fórum | Leitura Obrigatória!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Efeitos na gravação Empty Re: Efeitos na gravação

Mensagem por wodtke Ter Abr 24, 2012 9:02 am

bem vindo ao mundo onde tu nunca vai parar de aprender, hehehe...
wodtke
wodtke
Membro

Mensagens : 1059
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Efeitos na gravação Empty Re: Efeitos na gravação

Mensagem por brucce Ter Abr 24, 2012 9:08 am

ahauhauhau com certeza, por isso já preciso aprender a fazer do jeito certo porque eu já tenho que montar vários playbacks e kits de voz. Se fizer errado vou ter que regravar tudo!

____________________________
Finou ta bão, o resto é dedo! by trolela
Aprender a escrever, as vezes é legal!
Regras do Fórum | Leitura Obrigatória!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Efeitos na gravação Empty Re: Efeitos na gravação

Mensagem por Cayo Castro Ter Abr 24, 2012 9:15 am

O Wodtke falou tudo... lol!

brucce, efeito é uma coisa muito pessoal, né?! Não "precisa" ter. Mas eu sempre uso em todas as tracks: um compressor e um reverb. Coisa bem pouca mesmo. Acho que você deve começar por aí. Mas a questão é experimentação mesmo. Não existe um jeito certo ou errado de produzir.

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Efeitos na gravação Empty Re: Efeitos na gravação

Mensagem por wodtke Ter Abr 24, 2012 9:15 am

Cara, da uma olhada nesse site: http://audio.tutsplus.com/

tem bastante coisa
wodtke
wodtke
Membro

Mensagens : 1059
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Efeitos na gravação Empty Re: Efeitos na gravação

Mensagem por wodtke Ter Abr 24, 2012 9:18 am

Tem tambem alguns vídeos no YouTube chamados Dicas de Home Studio com Roberto Torao, o perfil dele no Face é: toraliens

Esse cara usa Mac e dá muita barbada, como gravar violao, set de pedais, o que é um compressor, como masterizar e etcc...
wodtke
wodtke
Membro

Mensagens : 1059
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Efeitos na gravação Empty Re: Efeitos na gravação

Mensagem por Claudio Ter Abr 24, 2012 9:19 am

brucce escreveu:
Como vocês gravam e quais efeitos (plugins) usam pra:

- Voz
- Violão (Nylon)
- Violão (Aço)
- Guitarra
- Baixo
- Batera


Eu acho essa pergunta um pouco difícil de responder, não vejo uma "Fórmula padrão" para utilização de plugins. Tudo vai depender da fonte captada e de como está soando cada instrumento individualmente e no conjunto, considerando também a dinâmica das músicas. Por exemplo, no CD que mixei do Syntagma, numa música utilizei o compressor CLA76 da Waves, em outra música o SSL Logic deu melhor resultado e em outra utilizei um compressor da Softube com corte de baixa... Numa outra música em que apliquei um Flanger no baixo, o compressor padrão do Logic com o velho 2:1 foi suficiente pra dar o resultado desejado... e por aí vai...

É importante ter uma boa gama de bons plugins na mão, pra poder testar várias opções até chegar aos resultados que você pretende. Procure mixar de acordo com a dinâmica, cuidado com fórmulas prontas!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Efeitos na gravação Empty Re: Efeitos na gravação

Mensagem por brucce Ter Abr 24, 2012 9:20 am

Cayo Castro escreveu:O Wodtke falou tudo... lol!

brucce, efeito é uma coisa muito pessoal, né?!

Aham, por isso eu perguntei o que cada um usa pra cada tipo de som. Até porque com a experiência própria dá pra falar o que é bom e o que é ruim, dando um norte para os iniciantes dessa vida

____________________________
Finou ta bão, o resto é dedo! by trolela
Aprender a escrever, as vezes é legal!
Regras do Fórum | Leitura Obrigatória!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Efeitos na gravação Empty Re: Efeitos na gravação

Mensagem por wodtke Ter Abr 24, 2012 9:22 am

eu confesso que entrei nesse mundo de gravação e acabei parando, nao tava podendo investir no momento e fiquei bem no básico, até hoje gravei apenas uma música inteira e ficou bem ruim, haehaehaehaeh

mas to sempre lendo sobre isso igual... para aprender tem que ter muita coisa a meu ver, um bom violao, mic, baixo, aparatos, uma guita, um monitor de referencia... acabei parando por enquanto...
wodtke
wodtke
Membro

Mensagens : 1059
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Efeitos na gravação Empty Re: Efeitos na gravação

Mensagem por brucce Ter Abr 24, 2012 9:30 am

ClaudioBass escreveu:
Eu acho essa pergunta um pouco difícil de responder....

E ae Cláudio! Bom te ver por ai para espalhar conhecimentos!

Então, não estou buscando fórmulas prontas não, eu sei que isso depende de N variáveis. Mas gostaria de saber, por experiência individual, o que normalmente se usa para instrumentos diferentes. Até porque alguma coisa que você usou pode ser novidade pra mim ou eu nem pensaria em usar o mesmo por falta de vivência.

Por exemplo já percebi sozinho que eu preciso usar um bendito compressor em tudo para manter uma certa dinâmica.

Na igreja, eu sempre escuto os caras pedindo pra colocar um pouco de reverb nos instrumentos de sopro que são microfonados, como a flauta, e também no vocal.

wodtke escreveu:eu confesso que entrei nesse mundo de gravação e acabei parando, nao tava podendo investir no momento e fiquei bem no básico, até hoje gravei apenas uma música inteira e ficou bem ruim, haehaehaehaeh

mas to sempre lendo sobre isso igual... para aprender tem que ter muita coisa a meu ver, um bom violao, mic, baixo, aparatos, uma guita, um monitor de referencia... acabei parando por enquanto...

É velhinho, no meu caso eu TENHO que aprender na marra. Tenho 5 músicas que preciso fazer os playbacks e gravar 7 vozes em cada música, não para gravar cd profissional, mas para manter um kit de ensaio para banda e grupo vocal. Hoje em dia perdemos muito tempo passando vozes e isso solucionaria nossos problemas grandemente.

____________________________
Finou ta bão, o resto é dedo! by trolela
Aprender a escrever, as vezes é legal!
Regras do Fórum | Leitura Obrigatória!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Efeitos na gravação Empty Re: Efeitos na gravação

Mensagem por Cayo Castro Ter Abr 24, 2012 9:41 am

ClaudioBass escreveu: Por exemplo, no CD que mixei do Syntagma, numa música utilizei o compressor CLA76 da Waves, em outra música o SSL Logic deu melhor resultado e em outra utilizei um compressor da Softube com corte de baixa... Numa outra música em que apliquei um Flanger no baixo, o compressor padrão do Logic com o velho 2:1 foi suficiente pra dar o resultado desejado... e por aí vai...

Acho aqueles plugins da WAVES tão complicados de usar. Muitos controles pra quem é leigo no assunto. Aquela interface não ajuda... Crying or Very sad

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Efeitos na gravação Empty Re: Efeitos na gravação

Mensagem por Claudio Ter Abr 24, 2012 9:42 am

brucce escreveu:
Por exemplo já percebi sozinho que eu preciso usar um bendito compressor em tudo para manter uma certa dinâmica.

No começo eu também tinha essa mesma impressão, de que o compressor era a salvação pra todos os problemas... mas depois de estudar, ler, pesquisar e obter dicas de profissionais experientes no ramo, comecei a perceber na prática que nem sempre há necessidade da utilização de compressores em todas as trilhas de uma mixagem... onde por vozes um analyzer aliado a um track-eq pode trazer bons resultados!

brucce escreveu:
Na igreja, eu sempre escuto os caras pedindo pra colocar um pouco de reverb nos instrumentos de sopro que são microfonados, como a flauta, e também no vocal.

Mas a utilização desse reverb na igreja é pra gravar o pessoal ao vivo, ou só pra tocar durante os cultos? se for só pra tocar, fica difícil imaginar a adição de reverb num ambiente de igreja... deve soar como uma câmara de eco, não?


____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Efeitos na gravação Empty Re: Efeitos na gravação

Mensagem por brucce Ter Abr 24, 2012 9:45 am

ClaudioBass escreveu:
brucce escreveu:
Por exemplo já percebi sozinho que eu preciso usar um bendito compressor em tudo para manter uma certa dinâmica.

No começo eu também tinha essa mesma impressão, de que o compressor era a salvação pra todos os problemas... mas depois de estudar, ler, pesquisar e obter dicas de profissionais experientes no ramo, comecei a perceber na prática que nem sempre há necessidade da utilização de compressores em todas as trilhas de uma mixagem... onde por vozes um analyzer aliado a um track-eq pode trazer bons resultados!

brucce escreveu:
Na igreja, eu sempre escuto os caras pedindo pra colocar um pouco de reverb nos instrumentos de sopro que são microfonados, como a flauta, e também no vocal.

Mas a utilização desse reverb na igreja é pra gravar o pessoal ao vivo, ou só pra tocar durante os cultos? se for só pra tocar, fica difícil imaginar a adição de reverb num ambiente de igreja... deve soar como uma câmara de eco, não?


Boa, vou experimentar o Analyzer com um Track-Eq!

Então soa com um eco sim, da impressão de mais cheio

____________________________
Finou ta bão, o resto é dedo! by trolela
Aprender a escrever, as vezes é legal!
Regras do Fórum | Leitura Obrigatória!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Efeitos na gravação Empty Re: Efeitos na gravação

Mensagem por Cayo Castro Ter Abr 24, 2012 11:16 am

ClaudioBass escreveu:
brucce escreveu:
Na igreja, eu sempre escuto os caras pedindo pra colocar um pouco de reverb nos instrumentos de sopro que são microfonados, como a flauta, e também no vocal.

Mas a utilização desse reverb na igreja é pra gravar o pessoal ao vivo, ou só pra tocar durante os cultos? se for só pra tocar, fica difícil imaginar a adição de reverb num ambiente de igreja... deve soar como uma câmara de eco, não?


Cláudio, esse reverb colocado em um instrumento de sopro microfonado não seria pra dar a impressão que o próprio instrumento é amplificado. Posto que na maioria das igrejas se microfona instrumento de sopro com microfone dinâmico o que causa aquela impressão estranha de "magreza" no som do instrumento de sopro.

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Efeitos na gravação Empty Re: Efeitos na gravação

Mensagem por Claudio Ter Abr 24, 2012 11:21 am

^ Não compreendi bem Cayo, o Reverb neste caso seria pra "encorpar" o som?

Já toquei numa Igreja, com todos os instrumentos amplificados e microfonados, mas o Reverb natural do ambiente não requeria a adição de um pedal ou periférico para proporcionar esse efeito!


Última edição por ClaudioBass em Ter Abr 24, 2012 12:10 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Efeitos na gravação Empty Re: Efeitos na gravação

Mensagem por Cayo Castro Ter Abr 24, 2012 11:35 am

^ É realmente não tem um porquê. HAHA
Dever ser mais um mito introduzido em nossas cabeças. Pelo menos essa seria minha primeira solução pra melhorar o som de uma microfonação de um dinâmico. Razz

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Efeitos na gravação Empty Re: Efeitos na gravação

Mensagem por brucce Ter Abr 24, 2012 11:41 am

kkk Ta vendo como é bom ter diversas visões? kkk

Bom, a minha impressão mesmo é que flauta fica mais encorpada, sem aquele som magro e seco.

____________________________
Finou ta bão, o resto é dedo! by trolela
Aprender a escrever, as vezes é legal!
Regras do Fórum | Leitura Obrigatória!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Efeitos na gravação Empty Re: Efeitos na gravação

Mensagem por Cayo Castro Ter Abr 24, 2012 12:23 pm

^ É mas colocar reverb na parada só seria uma alternativa ( pra mim ) se a captação fosse de microfone dinâmico daqueles normaizinhos que a gente encontra pelos forrós da vida.

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Efeitos na gravação Empty Re: Efeitos na gravação

Mensagem por Claudio Ter Abr 24, 2012 12:42 pm

^ Interessante.... mas será que neste caso o Reverb também não poderia ser aplicado numa captação direcional de clip? daquelas utilizadas em Sax e Trompete?

Até compreendo que seria complicado usar um condenser num ambiente de igreja, mas neste caso o Reverb passaria longe!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Efeitos na gravação Empty Re: Efeitos na gravação

Mensagem por joabi Ter Abr 24, 2012 12:48 pm

Bom, respondendo à pergunta original, costumo gravar tudo sem efeito nenhum, buscando o melhor posicionamento do microfone (se for instrumento acústico) e ouvindo o som captado o mais puro possível. Se o músico gosta de ouvir um pouco de reverb para tocar com mais conforto, coloco numa mandada separada para ele.

brucce escreveu: Ao abrir o pro tools (eu uso o reaper), descobri que ele já coloca alguns efeitos por padrão, dependendo do instrumento.

Tem certeza que é o Pro Tools? Os tracks vem limpos, e nem existe preset de inserção de plugins no PT... quem tem isso é o Logic. Posso ter entendido errado...

Os efeitos quem vêm com os programas de gravação costumam ser bastante transparentes (sonoridade), e acho bastante adequados para uma infinidade de casos. Plugins mais complexos, que emulam hardware, costumam ter sonoridade diferente, portanto é preciso saber bem o que esperar deles, e testar.
Especificamente sobre os compressores, o primeiro passo é saber exatamente para que serve cada controle e quais os tipos de compressores que existem. Esse texto pode ajudar um pouco:

https://www.contrabaixobr.com/t1306p50-o-que-eh-um-compressor-e-como-usa-lo#343622

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Efeitos na gravação Empty Re: Efeitos na gravação

Mensagem por Claudio Ter Abr 24, 2012 1:25 pm

^ Exato, também adoto o mesmo procedimento. Gravo o sinal limpo. Só no caso extraordinário do Syntagma é que gravei dois canais de guitarras já processados pelo sintetizador... e mesmo assim gravei um canal limpo de guitarra por segurança!

O Logic possui alguns templates de mixers para gravações específicas, mas não lembro se eles carregam algum tipo de plugin pré-inseridos nos canais!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Efeitos na gravação Empty Re: Efeitos na gravação

Mensagem por LuCaSbass Ter Abr 24, 2012 1:33 pm

Sobre gravar com sinal limpo, pelo menos aqui em casa depois que adquiri um Presonus Studio Channel tento enviar o sinal o mais "pronto" possível, em termos de compressão e Equalização... Logicamente, após adicionar outros instrumentos ainda será preciso fazer uma equalização mais precisa, mas para o tipo de gravações amadoras que faço tem funcionado bem.

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Efeitos na gravação Empty Re: Efeitos na gravação

Mensagem por J.Adalberto Ter Abr 24, 2012 8:47 pm

eu sou adepto utilizar menos efeitos possíveis!!

é meio que uma tendência, todo mundo que começa gravar...ficar obcecado por plugins e tende a colocar efeitos em todas as trilhas, mesmo sem necessidade.

acho que o grande negocio mesmo, e aprender bem a utilizar o equalizador, e estudar as freqüências mas caracteristicas de cada instrumento procurando ajusta-los dentro da mix

____________________________
Abrçs, J.Adalberto
"…All men play on ten, never gonna turn down again..."
www.joaoadalberto.com.br
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Efeitos na gravação Empty Re: Efeitos na gravação

Mensagem por joabi Ter Abr 24, 2012 10:11 pm

LuCaSbass escreveu:Sobre gravar com sinal limpo, pelo menos aqui em casa depois que adquiri um Presonus Studio Channel tento enviar o sinal o mais "pronto" possível, em termos de compressão e Equalização... Logicamente, após adicionar outros instrumentos ainda será preciso fazer uma equalização mais precisa, mas para o tipo de gravações amadoras que faço tem funcionado bem.

Ter um bom equipamento como esse Presonus é legal mesmo, mas não indico ajustes ousados para quem está começando a gravar. Buscar uma captação com um bom equilíbrio e decidir posteriormente o que será processado pode ser uma decisão mais acertada.

Algumas excessões, que costumo gravar com processamento são as vozes, baixo e sax. O restante procuro trabalhar mais com posicionamento de microfones.

Em geral, se preciso equalizar muito algum instrumento, para mim é sinal que alguma decisão tomada não foi a melhor... a não ser que a concepção musical do trabalho tenha mudado radicalmente, se tiver que trazer alguma faixa de frequência mais que 6dB procuro avaliar se é mesmo necessário essa mudança. EQs normais (não-lineares) criam defasagem nos harmônicos superiores, por isso tenho esse cuidado. Cortar frequências é bem mais tranquilo, por isso muitas vezes quando quero ressaltar agudos, minha opção é cortar médios, por exemplo. O efeito é o mesmo, e não tira nada de fase.


joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Efeitos na gravação Empty Re: Efeitos na gravação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos