Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Placas de som/interface: USB, PCI ou FireWire?

2 participantes

Ir para baixo

Placas de som/interface: USB, PCI ou FireWire? Empty Placas de som/interface: USB, PCI ou FireWire?

Mensagem por URSOBHZ Ter Jun 30, 2009 9:00 am

Olá!

Bem, vejo que estudios e gravações caseiras são bem populares aqui no fórum (vi muita coisa boa aqui...).

Muitas vezes, quer por falta de conhecimento, tempo ou $$, usa-se as placas on board (meu caso é esse, nos três elementos).

Assim, quais seriam as mais indicadas para um uso despretencioso, mas com qualidade superior às on board (tomando por base produtos de qualidade equivalentes, variando apenas a forma de conexão)?

Tenho pra mim que a conexão FireWire seria a mais indicada em casos de busca de uma qualidade superior, mas é uma modalidade que não é encontrada em muitos computadores (nenhum dos meus possui conexão firewire). A USB possui a facilidade de ser intercambiável (podendo ser usada em notes e desktops) e existir em todos os computadores, além de ser possível encontrar bons produtos com preços não-proibitivos, permitindo qualidade satisfatória para a maioria das aplicações "home".

As PCI's consegue-se com boa qualidade e preços mais baixos, mas impede a "portabilidade".

O que me acham? O que os mais experientes tem a dizer sobre isso?

Abraços
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Placas de som/interface: USB, PCI ou FireWire? Empty Re: Placas de som/interface: USB, PCI ou FireWire?

Mensagem por korg Ter Jun 30, 2009 11:24 am

eu sempre recomendo as interfaces da M-audio , pelo baixo custo e boa qualidade dos seus conversores e , dependendo do modelo, também dos prés. A outra vantagem da Maudio é que te permite usar Protools , se quiser ou todos os demais softwares do mercado.

Eu troquei a minha delta 1010 lt por um rack Fast Track Ultra 8R, usb , e estou muito feliz, melhora final das gravinas muito sensivel.

Com relação a conectividade, eu hoje te falaria para ir de interface usb ou firewire, justamente para se "desvincular" dos slots da placa mae e portabilidade.

Mas o padrão USB II é rapido o suficiente e dá conta de todas as txs de transmissão necessarias pra audio em boa qualidade (leia-se 24bits/96khz), nao perdendo feio para firewire nao. Logo, tanto faz.

Se quiser investir um pouquinho mais ja parte pra serie profire da Maudio, tem a 2626 em rack ou o modelo pequenino, super portatil com 4 (ou 6 canais, nao lembro agora). Tem otimos prés octane, phantom power, etc. Ou seja, grava o que quiser em casa.

senao, o modelo portatil da fast track tb atende super bem.

[s]

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Placas de som/interface: USB, PCI ou FireWire? Empty Re: Placas de som/interface: USB, PCI ou FireWire?

Mensagem por URSOBHZ Ter Jun 30, 2009 11:46 am

Olá, Korg!

O que vc me diz sobre os modelos da Lexicon? Encontrei alguns no ebay com preços legais, em especial os modelos Alpha e Lambda (aproximadamente US$ 75,00 e US$125,00, respectivamente). Ai estão os links para o site da lexicon, com maiores detalhes.

Lexicon Alpha

Lexicon Lambda

Abraços
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Placas de som/interface: USB, PCI ou FireWire? Empty Re: Placas de som/interface: USB, PCI ou FireWire?

Mensagem por korg Qui Jul 02, 2009 9:18 am

Urso, lexicon sempre lança produtos de qualidade, mas vou ser sincero, nunca ouvi falar dessas 2 interfaces. Dei uma olhada rapida, parecem interessantes e o preço também, abaixo das similares Maudio.

Assim que eu tiver acesso a alguns reviews delas, te falo.

A presonus também tem otimas interfaces, assim como a tc eletronics, mas eu acabo sempre voltando pras Maudio , pelo fato de permitir usar o protools.

Essa aqui é bem legal:
Fast Track Pro USB

Se vc não fizer questao da possibilidade futura de usar protools, entao tem otimas placas que podem te atender. Depois vou preparar uma lista.

[s]

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Placas de som/interface: USB, PCI ou FireWire? Empty Re: Placas de som/interface: USB, PCI ou FireWire?

Mensagem por URSOBHZ Qui Jul 02, 2009 9:24 am

Olá, Korg!

Obrigado pela resposta!

A referência que tive para olhar com mais atenção as Lexicon é a fama do reverb deles.

Tenho procurado produtos que possuam boa qualidade, e que atendam uma aplicação mais modesta de forma satisfatória (gravar algumas linhas apenas, praticar sem amp, etc), sem maiores aspirações mas também sem abrir mão da qualidade!

Desculpe a minha total ignorância, mas o que significa "protools"?

Abraços
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Placas de som/interface: USB, PCI ou FireWire? Empty Re: Placas de som/interface: USB, PCI ou FireWire?

Mensagem por korg Qui Jul 02, 2009 9:33 am

Protools é um sistema de gravação multipista, usado nos maiores estúdios do mundo todo.
Funciona assim como Sonar, Nuendo, able live e outros.

Só que o protools acabou virando o "padrão" no mundo da musica profissional. Quem pretende um dia evoluir mais no seu home e interagir com estudios por ex, interface que use ProTools é a grande pedida.

Mas se não pretende, todas as demais interfaces vao lhe atender super bem, pois vao funcionar com os demais "genericos" , como o otimo Sonar ou Nuendo.

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Placas de som/interface: USB, PCI ou FireWire? Empty Re: Placas de som/interface: USB, PCI ou FireWire?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos