Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

+38
rafaelravazzi
fheliojr
aoliabealves
Laysson
Cayo Castro
PauloBass
Gomesbass
malka_aff
Fá Mendonça
Fernando Zadá
Edu Fettermann
André Souza
Buticão
Rodrigo.Bass
LuCaSbass
Filipe Castro
lcalazans
gobatto
Edson Sousa
Bill wyman
Mayo Pamplona
Ricardo (alive10)
Andrezinho
Pedroswaldo
magallanes
Rena Cáceres
webercar
Pedro Jack
Cantão
maquiro
caipira bx
Rdg Bass
allexcosta
AdrianoBSB
Renato
Eduardo Chaves
dibass
Claudio
42 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por dibass Seg Dez 21, 2009 7:37 pm

claps
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Bill wyman Ter Dez 29, 2009 10:13 pm

Nós só temos o que agradecer Sá Reston. Feliz 2010 e obrigado!
Bill wyman
Bill wyman
Membro

Mensagens : 54
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Convidado Dom Jan 03, 2010 5:28 pm

Meu peimeiro post do ano é simples, uma recomendação de uma visita desde já obrigatória a um trabalho sensacional.

Dedicado a quem estuda, estudou ou quer estudar baixo acústico, o tópico criado por nossa companheira de Forum Voila Marques será de grande uitilidade pra todos que tocam qualquer espécie de contrabaixo, organizado e escrito de forma espetacular pela Voila.

Abordando os mais variados temas e em constante atualização, desejo que o tópico se torne fixo na área didática do Forum em breve. O trabalho já está pronto, basta passa por lá e aproveitar.

AQUI!!!

Obrigado Voila!!!!!!!! claps

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Rena Cáceres Ter Jan 05, 2010 10:57 pm

isso aí! muito bão

cheers

____________________________
"Não são apenas as artes maiores que refletem o processo de uma sociedade." (Cortázar)
Ouça meu trabalho: Caçarola Orquestra de Baixos - Clube Fender #27, Clube Ibanez #08, Clube Contrabaixo Vertical #11, Clube das Mulheres Baixistas #01
Rena Cáceres
Rena Cáceres
Membro

Mensagens : 285
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Edson Sousa Seg Jan 25, 2010 11:17 am

Sá Reston,

Parabéns pelo tópico! Conteúdo de primeira, muito didático, escreve com propriedade, admirável mesmo!

Gostei muito da tua música, a que colocou como exemplo, realmente além de um músico de primeira (linhas precisas, conscientes, timbre claro e com peso...) tens facilidade em transmitir o conhecimento...pode me adicionar na lista de fãs! Mais uma vez, parabéns e obrigado por nos presentear com todo esse material (Nessa parte de compassos ímpares, me ajudou um bocado, preciso aprender mais sobre isso). Abraços
Edson Sousa
Edson Sousa
Membro

Mensagens : 359
Localização : Rio de Janeiro

https://www.youtube.com/sambaejazz

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por gobatto Qui Jan 28, 2010 3:09 am

Ai Sá! Tudo certo?

Durante estudos de campo harmônico e modos, vejo várias notas sendo citadas como "evitadas", como por exemplo: a 4ª dos modos Jônico, Mixolídio, Jônico c/ 5ª aumentada e Frígio maior e a 2ª do modo Diminuto do 7º grau.

Qual o motivo delas serem evitadas? (na teoria né, porque no fim, sempre tem gente que usa...)

Abraços!
gobatto
gobatto
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 2614
Localização : Santo André - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por dibass Qui Jan 28, 2010 8:19 am

Gobato
num sou o Sa mas resposta é simples

essas notas evitadas formam intervalos (2m) que chocam com as notas que formam o acorde

por exemplo se vc tem um Cjonio o acorde é formado por C, Ee G
a quarta nota do modo jonio é o F

se vc tocar um F no acorde de C vc tem um choque de 2m entre E (a terça do acorde ) e F
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Convidado Ter Fev 02, 2010 6:44 pm

Fala galera!!!

Agora sim, acabaram-se os equipamentos pra vender, trocar, e vou me concentrar em música, 100% do tempo!!!

Realmente as questões de grana me tiram do eixo e fica difícil postar por aqui de uma forma bacana. Parece que tudo está se acalmando agora, peço desculpas pela demora em voltar a postar.

Então, agradeço a pergunta do Gobatto... Esse tema das notas evitadas é um pouco polêmico e já vi várias explicações teóricas pro assunto.

No meu modo de ver, as notas evitadas são notas que, em geral, soam mal em relação a um determinado acorde se repousarmos ou resolvermos uma idéia nela. Então acho que é isso, elas soam mal! hehe

Mas acho que como todo critério auditivo é muito pessoal, não sei se essas listas de notas evitadas na teoria são úteis ou não. Creio que devem ser encaradas como um guia, e a partir daí o negócio é experimentar. Pra muita gente (eu inclusive) a tônica é nota evitada qdo se está solando... scratch Então creio que o "evitada" está ligado a uma série de fatores que não acho serem muito importantes (nesse contexto).

A explicação do Dibass (embora já tenha visto em muitos livros) não poderia estar "correta", uma vez que a 9a de um acorde menor, por exemplo, faz intervalo de 1/2 tom com a terça menor, e mesmo assim é uma das notas prediletas dentro deste tipo de acorde pra 10 em 10 improvisadores diferentes... What a Face

Alguém que poderia falar com propriedade sobre isso seria o Edson, eu acho...

Espero ter esclarecido alguma coisa... Estamos sempre aí, e de volta com esse tópico a todo vapor! up


Última edição por Sá Reston em Ter Fev 02, 2010 6:52 pm, editado 2 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Convidado Ter Fev 02, 2010 6:49 pm

EDSON SOUSA escreveu:Sá Reston,

Parabéns pelo tópico! Conteúdo de primeira, muito didático, escreve com propriedade, admirável mesmo!

Gostei muito da tua música, a que colocou como exemplo, realmente além de um músico de primeira (linhas precisas, conscientes, timbre claro e com peso...) tens facilidade em transmitir o conhecimento...pode me adicionar na lista de fãs! Mais uma vez, parabéns e obrigado por nos presentear com todo esse material (Nessa parte de compassos ímpares, me ajudou um bocado, preciso aprender mais sobre isso). Abraços

Bicho, se vcs imaginassem minha alegria em ler essa mensagem desse grande músico, meu conterrâneo, contemporâneo e ídolo, certamente um dos talentos que está despontando entre os muitos baixistas do Rio de Janeiro.

Meu camarada Edson, eu só tento falar a partir da minha própria humilde experiência, e espero aprender muito com vc ainda, professor... Pra quem não sabe, já "aluguei" o Edson depois de assistir um video dele e curtir demais a forma dele improvisar, e tenho certeza que aos poucos o pessoal do Forum vai conhecer o som desse grande músico. Aguardamos suas lições!

Abração,

S@Reston

Um abraço e muito obrigado pelas palavras meu querido, como disse antes,

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por dibass Ter Fev 02, 2010 8:30 pm

Sa valeu o toque

eu tinha que ter colocado que p os acordes maiores nao se usam tais notas
e p os acordes menores nao se usam outras tais notas

ficou mal explicado mesmo sorry
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por gobatto Qua Fev 03, 2010 12:15 am

^Valeu pelas explicações Sá e Dibass!

Esse assunto é realmente polemico...
Já ouvi algumas pessoas dizendo várias coisas sobre o assunto e acho legal mais alguns pontos de vista sobre o tópico!

E continuem com o ótimo trabalho!

Abraços!
gobatto
gobatto
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 2614
Localização : Santo André - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por lcalazans Seg Fev 22, 2010 4:42 pm

Sá Reston escreveu:Com isso vem o outro aprendizado: de o quanto é difícil tocar simples! Não se trata de tocar menos notas apenas. Se trata de ocupar o seu espaço dentro da música com pouca coisa, o que faz com que o que vc toca tenha que funcionar, e funcionar e bem. Isso te força a buscar coisas mais interessantes, com mais personalidade.
...

S@Reston

Entre muitas palavras interessantes que tenho lido nesse fórum, essa fala me impressiona pela humildade, seriedade e honestidade musical; muito obrigado ! claps

Sá, uma dúvida que me acode, é o que tocar além da tônica qdo estamos acompanhando lendo acordes, isto é, na passagem de um acorde p outro, deveser tocada nota do acorde atual ou do acorde que estáchegando ?
é possível aprender isso estudando tríades, tétraes, etc, ou só aprende isso na prática mesmo ?

Muito obrigado p td !
up

____________________________
Round's the bests !
lcalazans
lcalazans
Membro

Mensagens : 456
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Convidado Dom Abr 18, 2010 6:33 pm

Luiz, depois de uma eternidade, aqui estou pra tentar responder a sua pergunta... Embarassed

Com relação ao que tocar além da tônica, várias coisas direcionam o que tocar:

O estilo em questão é o que primeiro vem em mente, já que isso direciona qual a "postura" adequada pra se colocar na música.

Além disso, a própia harmonia também dá uma série de indicações, não digo a cifra, mas a sonoridade de cada acorde dentro do contexto, da história harmônica.

Claro que a música como um todo também... O arranjo, a melodia, a instrumentação, o andamento, tudo isso influencia muito o que o baixista vai tocar.

Portanto, acho que se desenvolve isso de algumas formas, não necessariamente nessa ordem:

- Aprendendo levadas e linhas de baixo dos mais variados estilos, pelo menos daqueles ou daquele estilo que se quer tocar. Isso ajuda a criar um vocabulário de acompanhamento, que certamente já resolve muita coisa. Como fazer isso? Botar o ouvido pra trabalhar e tirar muita coisa dos baixistas que vc curte ouvir tocando esses mesmo estilos. playing

- Estudando os arpejos que vc citou, isso é muito importante. Como sempre dou preferência aos estudos desses em relação às escalas, e devemos dominar pelo menos as 4 posições dos arpejos mais importantes, sem ter que pensar pra executá-los (assunto pra outro tópico). Esse estudo deve ser acompanhado de uma prática auditiva desses mesmos arpejos. playing

- Conhecer harmonia, ter intimidade com os acordes. Se o cara fica em dúvida toda vez que vê um acorde C7(#5) na cifra, tem que pegar esse bicho e ficar amigo dele, passar o som pra cabeça, tentar reconhecer quando ele aparece em alguma música. playing

- Tocando muito, aos poucos a gente vai descobrindo o que funciona melhor e passa a insistir menos naquilo que não dá certo. Começa a "resolver" as coisas de uma forma mais tranquila. playing

Pelo menos é isso que eu penso, comigo funciona dessa forma... Espero ajudar em algo.

Abração,

Sá Reston

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por lcalazans Ter Abr 20, 2010 8:44 pm

Excelente explicação, vem ao encontro do que tenho buscado nos meus estudos. Obrigado. Arrisco, no entanto, uma pergunta (e sei que a reposta pode demorar mais 3 meses hehehehe ;-)
quais são as "4 posições dos arpejos" ? seriam os acordes ou arpejos dos campos harmônicos ? ou nada disso ?
Abraço forte!

up

____________________________
Round's the bests !
lcalazans
lcalazans
Membro

Mensagens : 456
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Convidado Ter Abr 20, 2010 10:45 pm

Fala Luiz!

Então, as 4 posições nada mais são do que as inversões dos arpejos ou acordes... Isso significa que a nota mais grave (no caso de uma inversão) é a 3a, 5a ou 7a do acorde/arpejo, e não a tônica.

Então, em arpejos de 4 sons (tétrades), temos 4 posições.

Estado fundamental - 1 3 5 7
1a inversão - 3 5 7 1
2a inversão - 5 7 1 3
3a inversão - 7 1 3 5

As inversões podem ser aplicadas a qualquer tipo de acorde, seja de 3 ou mais sons.

Veja uma ótima aula do Adam Nitti sobre o estudo de arpejos e suas inversões no braço do instrumento AQUI. Pzra um estudo aprofundado sobre o tema, recomendo o método do Jeff Berlin - A Compreensive Chord Tone System for Mastering the Bass.

Mais uma vez espero que ajude! playing

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por lcalazans Qua Abr 21, 2010 12:13 pm

MUCHAS GRACIAS S@ Reston ! up

____________________________
Round's the bests !
lcalazans
lcalazans
Membro

Mensagens : 456
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Filipe Castro Ter Jun 08, 2010 8:35 pm

Acho que não rola link pra download de livro aqui no forum.
De qualquer forma esse tópico tá ótimo.


Sá Reston escreveu:Fala Luiz!

Então, as 4 posições nada mais são do que as inversões dos arpejos ou acordes... Isso significa que a nota mais grave (no caso de uma inversão) é a 3a, 5a ou 7a do acorde/arpejo, e não a tônica.

Então, em arpejos de 4 sons (tétrades), temos 4 posições.

Estado fundamental - 1 3 5 7
1a inversão - 3 5 7 1
2a inversão - 5 7 1 3
3a inversão - 7 1 3 5

As inversões podem ser aplicadas a qualquer tipo de acorde, seja de 3 ou mais sons.

Veja uma ótima aula do Adam Nitti sobre o estudo de arpejos e suas inversões no braço do instrumento AQUI. Pzra um estudo aprofundado sobre o tema, recomendo o método do Jeff Berlin - A Compreensive Chord Tone System for Mastering the Bass.

Mais uma vez espero que ajude! playing
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Convidado Ter Jun 08, 2010 8:39 pm

Fala Filipe!!

Então, só postei esse link porque o livro já está fora de catálogo e não é mais vendido comercialmente... Acho que nesse caso não haveria problema, né?

Abraços!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Filipe Castro Ter Jun 08, 2010 9:56 pm

É verdade. Eu baixei aqui, bem interessante.
Vi que vc cita o Mick Goodrick. Eu acho aquele livro do c******! Muito bom mesmo!

Pra quem não conhece chama-se Advancing Guitarrist, e eu tenho até um pdf melhor que esse que rola na net, se alguém tiver interesse MP.
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Filipe Castro Ter Jun 08, 2010 9:58 pm

Uma coisa que eu indico pra estudar é os Play along do Jamey Aebersold e também o Band-in-a-box, ambos facilmente encontraveis nos torrents da vida.
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Convidado Sáb Out 09, 2010 11:13 pm

Galera, tirando poeira do nosso tópico num sábado chuvoso no Rio de Janeiro!!

Hoje vou passar um exercício muito simples, mas ao mesmo tempo musical e eficiente.

Trata-se de pegar um ciclo curto, de 2 ou 4 acordes por exemplo, e tocar uma nota sobre cada um deles. Além disso, devemos seguir a seguinte regra: temos que subir ou descer continuamente até o final do braço em graus conjuntos (1/2 tom ou 1 tom), em cada corda do instrumento separadamente, uma de cada vez (dando a sequencia aos "single string studies" inspirados por Mick Goodrick). Chegando em um dos dois pontos, voltamos na direção contrária.

Estava conversando sobre trompete em tópico aqui do Forum com o Claudio Bass e lembrei desse tipo de estudo. Esse foi o exemplo que postei por lá:

Acordes ||: Dm7 | G7(b9) | C7 | A7(b9) || em loop

Notas A | Ab | G | F# | F | E | D | C# | C | C# | D | D# | etc...

Vale muito a pena fazer com progressões de dois acordes, como

||Gm7 | Bbm7 ||

Grave as harmonias e vá curtindo cada nota. Além de abrir portas incríveis pra vizualização do braço, esse exercício mostra uma série de caminhos até então ocultos dentro da harmonia, além abrir a sensibilidade harmônica. Â gente vai sentindo o "gostinho" e o "efeito" de cada nota. E pode ser feito em cima de qualquer harmonia... Desde ciclos curtos até harmonias longas de temas inteiros.

Depois, vc começa a enxergar arpejos e outros desenhos começando a partir de cada uma dessas notas, e aí a diversão aumenta!

Abraço!!


Última edição por Sá Reston em Sáb Out 09, 2010 11:25 pm, editado 2 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Filipe Castro Sáb Out 09, 2010 11:16 pm

du c****** vou tentar aqui!

____________________________
Clube Zaganin #014 - Clube Hartke #039 - Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #008
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Convidado Sáb Out 09, 2010 11:21 pm

Manda ver!!! playing

Aproveita e já vai brincando ritmicamente com as notas, esqueci de dizer isso no post anterior... De preferência dentro da linguagem rítmica do estilo que vc estiver estudando... Se for samba, pensa que vc é um tamborim, por exemplo.

Serve também pra praticar afinação no fretless, aí é bacana fazer com as notas longas mesmo.

Outra utilidade ótima - gravar ou tocar os acordes em um instrumento e cantar essas notas. Esse é o melhor jeito de passar "aquela" nota que vc tem dificuldade de ouvir sobre determinado acorde pra dentro da cabeça. Vc fica com a melodia de uma nota por acorde na cabeça, como se fosse um arranjo de cordas em nota longa, ou a ponta (nota mais aguda) de um naipe.

Pianistas e guitarristas estudam muito isso, ir executando uma harmonia seguindo uma melodia pré determinada como nota mais aguda... Aí o cara tem que montar o acorde ali onde está, e não pode voltar pra aquelas montagens que ele é mais acostumado.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Filipe Castro Sáb Out 09, 2010 11:31 pm

Sá, tem que pensar na escala do acorde ou não necessariamente, sobe semi-tom ou tom sacando somente a sonoridade, abrindo possibilidades pra por exemplo, no acorde menor rolar eolio, dorico e frigio?

____________________________
Clube Zaganin #014 - Clube Hartke #039 - Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #008
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Convidado Sáb Out 09, 2010 11:36 pm

A idéia é ir tocando "dentro" de cada acorde, e não simplesmente experimentando...

Por exemplo, no cado de Gm7 | Bbm | eu penso no modo dório (escala menor com 6a maior) dos dois acordes... Pros que não sabem, seríam essas notas:

Gm7 - G A Bb C D E F
Bbm - Bb C Db Eb F G Ab

Então em cada acorde só "valem" as notas de cada escala correspondente.

Essa experimentação de outras opções, prefiro pegar progressões que possam sugerir essas opções de escalas diferentes... Se for pra estudar o som do Frígio, prefiro tocar uma progressão que tenha ele, sacou? Nesse tipo de exercício... Senão (pelo menos pra mim), vira muito assunto duma vez hehehehe

No caso dos acordes dominantes, vc escolhe já qual que vc vai usar, e qual tipo de escala ele vai te sugerir. Mas define antes de começar a estudar, essa é a minha sugestão.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Filipe Castro Sáb Out 09, 2010 11:40 pm

Ah pode crer, então aí o lance é pensar na escala mesmo. Manjei. Fiquei na duvida aqui. Mas nesse caso por exemplo vc pensou em uma escala pra cada acorde certo? Tem um motivo pra ser escolhido o dórico? E não o eólio ou frígio, já que os 3 são menores.

Seria simplesmente pra não rolar o choque de nona menor no frígio e o choque de sexta menor no eólio?
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Convidado Sáb Out 09, 2010 11:45 pm

Sim, uma escala por acorde!!!

É porque eu já penso assim, cada acorde com as tensões, explicadinho, aí é cada um com uma escala mesmo hehe

Na verdade só uso escalas dessa forma, pra criar exercícios e pensando como tonalidade, não recomendo a ninguém praticar subir e descer escalas.

No caso do Dórico, acho que é uma escolha "padrão" principalmente no caso de músicas que tem muitos acordes menores que não são ligados a uma tonalidade em comum... Como o lídio (escala maior com 4a aumentada) pros acordes maiores...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Filipe Castro Sáb Out 09, 2010 11:52 pm

manjei. saca se eu to viajando, um acorde menor com sétima menor pode ser todos esses três, frígio, dórico e eólio, sem acrescentar tensões, acrescentando restringe, exemplo:
Xm7(9)(b13)-eólio
Xm7(b9)- frígio
Xm7(9)(13)- dórico
é isso mesmo?
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Convidado Sáb Out 09, 2010 11:55 pm

Isso, acrescentando "restringe"!

Mas não estando lá as tensões, não deixa de restringir... A melodia da música, as notas que os músicos que estão tocando estiverem usando, o que vc tem na cabeça no dia etc... :-) Tudo isso vai direcionar as coisas.

Mas pra pensar de forma teórica, esclarecendo e clareando as coisas pra estudar, mapear o braço e as sonoridades, é isso aí mesmo, é exatamente dessa forma que eu penso.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Filipe Castro Sáb Out 09, 2010 11:57 pm

muito doido, comecei a fazer aki com band in a box, no começo é meio f***, tem q ficar racionalizando se ta dentro ou nao, mas começa a fluir com a sonoridade... mto doido, comecei com esses dois acordes só dpoisa aumento a progressao.

____________________________
Clube Zaganin #014 - Clube Hartke #039 - Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #008
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por LuCaSbass Dom Out 10, 2010 12:01 am

Bom exercicio! Se não tivesse caindo de sono eu ia testar, mas vou deixar pra amanha euheuhe

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Filipe Castro Dom Out 10, 2010 12:04 am

Cara eu baixei um DVD do Brad Mehldau aqui q tá me tirando o sono fácil! O Larry Grenadier é o cara!

____________________________
Clube Zaganin #014 - Clube Hartke #039 - Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #008
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Convidado Dom Out 10, 2010 12:12 am

Filipe Castro escreveu:muito doido, comecei a fazer aki com band in a box, no começo é meio f***, tem q ficar racionalizando se ta dentro ou nao, mas começa a fluir com a sonoridade... mto doido, comecei com esses dois acordes só dpoisa aumento a progressao.

Isso, vai com calma, vai ficar tão fácil depois que vc não vai acreditar hehe

Se tiver oportunidade, assite a video aula do Scott Henderson "Melodic Phrasing", ele mostra esse exercício lá exatamente com essa progressão de 2 acordes menores (Gm7 e Bbm7)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Convidado Seg Mar 28, 2011 5:10 pm

Caramba, tirando poeira do nosso tópico!!

Venho hoje apenas com um pensamento... Vejo que muitas vezes, com toda a quantidade de informação e a facilidade de acesso à mesma, muita gente acaba ficando meio "perdido" em meio a enxurrada que cai sobre a gente quando apertamos o botão "download" mais uma vez hehe

A música boa está por todos os lados. Mas acho que se tentamos acompanhar tudo que acontece, perdemos uma coisa muito importante pra nossa formação musical, que é conhecer muito a respeito de um volume menor de informação. Mal a gente descobre um disco bacana, um som novo, já vem outra coisa legal em seguida, e a gente nem se dá o tempo necessário pra absorver, escutar realmente o anterior.

Nossa personalidade musical/artística é formada tanto por aquilo que ouvimos quanto por aquilo que deixamos de ouvir. Tem muita coisa boa, feita por grandes músicos, que infelizmente a gente precisa deixar de ouvir... Pode parecer esquisito o que estou dizendo, mas se alguém parar pra pensar a respeito já me dou por satisfeito...

Abraço!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Filipe Castro Seg Mar 28, 2011 5:48 pm

O André "Limão" Queiróz, falou justamente isso numa aula outro dia. Que quando ele começou a tocar existiam, sei lá, 4 métodos que eram "os caras", você tinha que comprar os discos, então já ia no que interessava e tals. Hoje existem 250 métodos, de graça, comprando, video-aula, youtube, etc... Você pode ter milhares de discos com apenas um clique, enfim... Ganhamos muita informação, é verdade e perdemos uma das coisas principais: O FOCO!
Eu sou vítma disso, sou muito disperso nos meus estudos.

____________________________
Clube Zaganin #014 - Clube Hartke #039 - Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #008
Filipe Castro
Filipe Castro
Membro

Mensagens : 711
Localização : Belo Horizonte/Itabirito

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Rodrigo.Bass Seg Abr 18, 2011 12:19 am

Que Bacana Very Happy
Pois estou estudando istoo agora , e nada melhor que um post sobre isto.
Rodrigo.Bass
Rodrigo.Bass
Membro

Mensagens : 408
Localização : Grooveland

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Buticão Sáb Abr 23, 2011 3:33 pm

Sá, parabéns e muito obrigado pelo contúdo gratuito que voce disponibiliza aqui no forum, muito legal.

Buticão
Membro

Mensagens : 9
Localização : Campinas SP

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por André Souza Sáb Abr 23, 2011 6:23 pm

Punto e basta...

____________________________
"Que minhas palavras sejam breves e minhas ações eternas."
André Souza
André Souza
Membro

Mensagens : 2168
Localização : Salvador; Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Edu Fettermann Sáb Jun 25, 2011 1:39 pm

Sá, minha dúvida não chega a ser tão profunda quanto as dos colegas, mas é algo que me atrapalha por não ter uma maneira mais acertada de estudar: existe algum jeito "padrão" de estudar pausas de semicolcheias?
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Convidado Sáb Jun 25, 2011 1:59 pm

Cara, tem sim.

A primeira coisa, é com o metrônomo lento, vc executar cada uma das 4 semi-colcheias de cada tempo. Ou seja vc terá 3 pausas de semi-colcheia por tempo. Primeiro só a primeira, depois só a segunda, etc...

Após isso, pratique as combinações tocando 2 semicolcheias por tempo (todas as possibilidades - 1 e 2, 1 e 3, 1 e 4, 2 e 3, 2 e 4, 3 e 4)

Depois, as opções tocando 3 semicolcheias por tempo, com a pausa cada hora em uma delas (pausa no 1, toque 2, 3 e 4, etc).

Tudo isso com o metrônomo marcando o chão.

A "chave" é decorar o som de cada combinação de pausas/acentos dessas, assim vc se preocupa mais em executar aquele som com precisão do que em cravar essa ou aquela semi-colcheia.

Uma outra estratégia é tocar 3 semicolcheias de cada tempo, com o metrônomo tocando a semicolcheia que falta.

Preciso falar mais detalhadamente sobre como posicionar o metrônomo em outros pontos do compasso que não o "1", estou devendo isso por aqui há anos.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Jun 25, 2011 2:02 pm

Opa!
Aproveita e manda ver no assunto do metronomo.
Tai uma lance que ajuda muito!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Fá Mendonça Ter Jun 28, 2011 1:21 pm

Edu Fettermann escreveu:Sá, minha dúvida não chega a ser tão profunda quanto as dos colegas, mas é algo que me atrapalha por não ter uma maneira mais acertada de estudar: existe algum jeito "padrão" de estudar pausas de semicolcheias?

Outra coisa legal de se fazer é gravar uma sequencia de figuras, pode ser com o baixo ou com a voz (tá-tá-tá) e depois ir transcrevendo.

Você precisa conseguir subdividir bem cada batida do metrônomo para saber onde está a pausa quando escuta. Para isso é legal, no começo, você transcrever (apenas o ritmo) com o auxilio dos dedos mínimo, anular, médio e indicador para fazer as subdivisões. Cada dedo corresponde a uma semicolcheia.

Escreva na pauta, aleatoriamente, diversas células com semicolcheias e vai executando, sempre subdividindo cada tempo do compasso em 4. No começo você vai ficar mentalizando as subdivisões, tipo: 1(1234)-2(1234)-3(1234)-4(1234).

Esse esquema também serve para o estudo de quialteras.

Como na leitura - lemos as palavras e não cada letra- leia as células e não cada nota separadamente.

____________________________
http://www.baixobrasil.com - Nenhum músico é um advogado frustrado! - alce Mendonça by Renato - Fastorius!! by Pagode Alto Astral - #011 - Condor Club - #011 - Fretless Club - #018 - Custom Basses Club
Fá Mendonça
Fá Mendonça
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

Mensagens : 958
Localização : Brasília-DF

http://www.youjammer.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Convidado Ter Jun 28, 2011 1:49 pm

Complementando a idéia do Fá (obrigado camarada) é legal sempre comparar as figuras derivadas da semicolcheia em comparação com a "grade" completa das 4 semicolcheias de cada tempo.

Tanto visualmente (com os dedos como sugeriu o Fá ou na pauta) quando internamente - sempre que for executar alguma subdivisão, tente "escutar" internamente o fluxo constante das semicolcheias, vc cravando a sua figura com as semicolcheias da "grade", estará tocando preciso.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Edu Fettermann Ter Jun 28, 2011 2:30 pm

Obrigado pelas dicas, amigos, já as estou colocando em prática. Ainda me perco um pouco nas pausas, volto antes (ou depois) da hora, essas coisas. Me perco também quando tem uma semicolcheia, uma colcheia e outra semicolcheia... essa colcheia do meio sempre sai meio "acelerada". Mas é prática, né?

Passa os macetes do metrônomo aí, Sá Very Happy
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Fá Mendonça Ter Jun 28, 2011 2:46 pm

Essa figura é típica de música brasileira e pensando em semicolcheias vc consegue internalizar melhor essa célula rítmica.

Tipo: tá-taaa-tá tá-taaa-tá (1-2--4, 1-2--4)

Não sei se ficou claro

[edit]

Nesse mesmo pensamento vc usa, por exemplo, para a principal figura de levadas de samba: colcheia pontuada e uma semicolcheia.

Táaaaa-tá Táaaaa-tá (1-----4, 1-----4,...)

____________________________
http://www.baixobrasil.com - Nenhum músico é um advogado frustrado! - alce Mendonça by Renato - Fastorius!! by Pagode Alto Astral - #011 - Condor Club - #011 - Fretless Club - #018 - Custom Basses Club
Fá Mendonça
Fá Mendonça
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

Mensagens : 958
Localização : Brasília-DF

http://www.youjammer.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por malka_aff Ter Jun 28, 2011 3:02 pm

Pessoal, é exatamente isso que estou estudando no curso agora, estamos tentando solfejar o samba d eorly, e eu sou péssimo nisso. Vou seguir os exercicios dos colegas \o

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Edu Fettermann Ter Jun 28, 2011 6:48 pm

Valeu pela dica, Fá!
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Gomesbass Qua Jul 13, 2011 11:40 am

Voltando a estudar bass tenho me impressionado muito com o conhecimento de vocês, parabéns por compartilhar conosco...

____________________________
Porque sem o grave o mundo seria agudo! Yeah

Clube do Funk #002 || Clube Peavey #003 || Gospel Clube #066
Gear: Fender Jazz Bass 92 Plus, Rockbass Corvette, Peavey TNT115s, BassPOD Xt Live
Gomesbass
Gomesbass
Membro

Mensagens : 57
Localização : Feira de Santana

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por maquiro Qua Jul 13, 2011 4:29 pm

Excelentes dicas. É por isso que não largo este fórum!

____________________________
Clube SX: #5 - Clube Yamaha: #3 - Clube Staner Bass Amplifier: #21 - Clube Baixolão: #51 - Clube Strinberg: #34
maquiro
maquiro
Membro

Mensagens : 156
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por PauloBass Sex Ago 26, 2011 12:36 am

Olá Sá Reston!
Não sei se já abordaram este assunto aqui, não achei nada, mas vou fazer uma pergunta simples: Meu metrônomo é digital e utilizo o click de duas maneiras, ou seja, um é constante e o outro divide em tempos, ou seja, acentua o primeiro tempo como se fosse em compassos, qual dos dois é a melhor opção para estudo scratch ?
Abraço!
PauloBass
PauloBass
Membro

Mensagens : 686
Localização : Taboão da Serra /SP

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 2 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos