Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um bom baixo passivo.

+11
matsegredo
Flavio Novaes
Licas
CG
gpraxedes
Zubrycky
flauius
Chico78
zanforlin
Rick Charles
GZÄS
15 participantes

Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Um bom baixo passivo.

Mensagem por GZÄS Seg maio 14, 2012 4:39 pm

Olá a todos!

Estou entrando nesse mundo de baixos ultimamente, sempre toquei guitarra mas aconteceu que a banda que me chamaram para tocar baixo tem crescido e feito diversos shows.

Hoje em dia tenho um Squier PB Vintage Modified, um baixo que pra mim, levando em conta o preço é extremamente bom, tem um timbre bem bacana e ao vivo sempre deu uma potência foda para o som que toco (hardcore 90', tipo Garage Fuzz, Hot Water Music e tal).

Infelizmente como a coisa tá ficando mais séria e para gravação preciso de um baixo mais responsa, qual vocês me indicam? Estou começando a garimpar e ver algum que seja o mais próximo do perfeito para mim, gostei bastante do Fender American Deluxe vi de comprar e tal, mas lendo por aí soube que por ele ter a chave Ativo/Passivo não teria um som muito bom no modo passivo (que é o modo que prefiro). E como ele não custa menos de R$5 mil, vieram as dúvidas.

Alguém pode me ajudar?

Abrass!!!

E valeu desde já.

GZÄS
Membro

Mensagens : 6
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por Rick Charles Seg maio 14, 2012 4:45 pm

Seja bem vindo GZAS, bom, nessa faixa de preço existem N opções de baixos pra você, vou deixar 2 sugestões, troque os caps do squier por um SPB3 (você vai gastar muito menos e terá um resultado excelente), outra sugestão compra um precision standard (que seja de 2008 pra cá).
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por zanforlin Seg maio 14, 2012 4:56 pm

Complementando o que foi dito aí em cima, se você gosta do seu precision, tente pegar outro precision.
zanforlin
zanforlin
Membro

Mensagens : 536
Localização : Belo Horizonte

http://www.planetagear.com.br - comunidade para músicos

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por Chico78 Seg maio 14, 2012 6:21 pm

Rick Charles escreveu:Seja bem vindo GZAS, bom, nessa faixa de preço existem N opções de baixos pra você, vou deixar 2 sugestões, troque os caps do squier por um SPB3 (você vai gastar muito menos e terá um resultado excelente), outra sugestão compra um precision standard (que seja de 2008 pra cá).
Pra mim essa e a melhor dica de custo beneficio. Coloquei um SPB3 no meu Condor PMaster Vintage e virou ouro baixo. Te garanto que bate qualquer desse Fender MIM. Pega um SPB3, instala no seu VM (que tem boas ferragens e madeira), e seja feliz sem gastar nem 400 pratas. Se quiser ainda instala uma ponte Badass Ii nele Smile
Abraços

____________________________
Precision Bass, pra mim esse é o "cara"!
Chico78
Chico78
Membro

Mensagens : 299
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por GZÄS Seg maio 14, 2012 6:27 pm

Chico78 escreveu:
Rick Charles escreveu:Seja bem vindo GZAS, bom, nessa faixa de preço existem N opções de baixos pra você, vou deixar 2 sugestões, troque os caps do squier por um SPB3 (você vai gastar muito menos e terá um resultado excelente), outra sugestão compra um precision standard (que seja de 2008 pra cá).
Pra mim essa e a melhor dica de custo beneficio. Coloquei um SPB3 no meu Condor PMaster Vintage e virou ouro baixo. Te garanto que bate qualquer desse Fender MIM. Pega um SPB3, instala no seu VM (que tem boas ferragens e madeira), e seja feliz sem gastar nem 400 pratas. Se quiser ainda instala uma ponte Badass Ii nele Smile
Abraços

Realmente gosto da madeira desse baixo.

Valeu muito a ajuda de todos, pela situação do momento ($$$), acho que vou fazer isso mesmo.

Abrass!

GZÄS
Membro

Mensagens : 6
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por flauius Seg maio 14, 2012 6:28 pm

Quanto estaria disposto a gastar?
De passivo, gosto muito do Fender Jazz Bass Special (Japan anos 80).

Um captador Precision e outro Jazz Bass na ponte. Pessoal costuma vender a 3mil no ML, mas já vi até de 2mil. Acho uma boa opção.

____________________________
Flávio FM
Oitava Abaixo (um dia fica pronto!)

flauius
Membro

Mensagens : 765
Localização : Belo Horizonte

http://8abaixo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por GZÄS Seg maio 14, 2012 6:34 pm

flauius escreveu:Quanto estaria disposto a gastar?
De passivo, gosto muito do Fender Jazz Bass Special (Japan anos 80).

Um captador Precision e outro Jazz Bass na ponte. Pessoal costuma vender a 3mil no ML, mas já vi até de 2mil. Acho uma boa opção.

Então, a curto prazo acho que vou ter que ir na dica que deram sobre trocar os caps.
Mas a longo prazo eu encararia uma grana pesada, até uns 4/5 conto. Mas aí teria que ser um baixo pra não me arrepender.

GZÄS
Membro

Mensagens : 6
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por Zubrycky Seg maio 14, 2012 6:36 pm

Sugiro um Yamaha BB 424.

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18986
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por gpraxedes Seg maio 14, 2012 7:05 pm

Zubrycky escreveu:Sugiro um Yamaha BB 424.

Bom e barato.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por CG Seg maio 14, 2012 8:09 pm

O Squier VM já é um baixo responsa, melhor inclusive que muito Fender MIM. Você sente falta do que no som do seu baixo?

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por GZÄS Ter maio 15, 2012 2:43 am

CG escreveu:O Squier VM já é um baixo responsa, melhor inclusive que muito Fender MIM. Você sente falta do que no som do seu baixo?

Ao vivo eu gosto muito do som dele, não tenho críticas. Mas gravado eu tenho um pouco de receio de não vir definido e prejudicar na hora da mix, do som não aparecer sabe?
Mas acho que essa troca de caps é uma boa saída.

GZÄS
Membro

Mensagens : 6
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por Licas Ter maio 15, 2012 8:52 am

Coloca SPB-3 nele que vc não vai se arrepender. Coloquei no meu Fender MIM e ficou animal.
Licas
Licas
Membro

Mensagens : 1689
Localização : Floripa

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por CG Ter maio 15, 2012 9:01 am

GZÄS escreveu:
CG escreveu:O Squier VM já é um baixo responsa, melhor inclusive que muito Fender MIM. Você sente falta do que no som do seu baixo?

Ao vivo eu gosto muito do som dele, não tenho críticas. Mas gravado eu tenho um pouco de receio de não vir definido e prejudicar na hora da mix, do som não aparecer sabe?

Isso não vai acontecer, Você tem um ótimo baixo nas mãos, não deve nada para nenhum Fender. Se quiser Gastar grana trocando de captadores, vai fundo.

Em tempo, eu gravei com um SX e garanto que não faltou som.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por Rick Charles Ter maio 15, 2012 9:10 am

CG escreveu:
GZÄS escreveu:
CG escreveu:O Squier VM já é um baixo responsa, melhor inclusive que muito Fender MIM. Você sente falta do que no som do seu baixo?

Ao vivo eu gosto muito do som dele, não tenho críticas. Mas gravado eu tenho um pouco de receio de não vir definido e prejudicar na hora da mix, do som não aparecer sabe?

Isso não vai acontecer, Você tem um ótimo baixo nas mãos, não deve nada para nenhum Fender. Se quiser Gastar grana trocando de captadores, vai fundo.

Em tempo, eu gravei com um SX e garanto que não faltou som.

Isso é verdade, um exemplo que nós temos, é o Nando do roupa nova, que gravou um álbum usando um strinberg CLB 11, que custa menos da metade do que um Squier VM, e o cara ganhou um Grammy com esse álbum.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por Chico78 Ter maio 15, 2012 11:43 am

Rick Charles escreveu:
CG escreveu:
GZÄS escreveu:
CG escreveu:O Squier VM já é um baixo responsa, melhor inclusive que muito Fender MIM. Você sente falta do que no som do seu baixo?

Ao vivo eu gosto muito do som dele, não tenho críticas. Mas gravado eu tenho um pouco de receio de não vir definido e prejudicar na hora da mix, do som não aparecer sabe?

Isso não vai acontecer, Você tem um ótimo baixo nas mãos, não deve nada para nenhum Fender. Se quiser Gastar grana trocando de captadores, vai fundo.

Em tempo, eu gravei com um SX e garanto que não faltou som.

Isso é verdade, um exemplo que nós temos, é o Nando do roupa nova, que gravou um álbum usando um strinberg CLB 11, que custa menos da metade do que um Squier VM, e o cara ganhou um Grammy com esse álbum.
Com certeza. O que ta escrito não mão do instrumento é o que menos conta, na verdade o que mais conta é o que vem das suas mãos;)
Na minha humilde opinião, baixo se resume a madeira boa, ferragens boas e boa parte elétrica. Isso vc consegue testando em lojas, e depois fazendo um upgrade ou outro, porque sempre tem algum desses itens que não agrada igualmente como aos outros, sem gastar muita grana, independente de marca, vc consegue um baita instrumento não gastando nem 1.400,00. Como o próprio Nando falou la no outro tópico: Pegou dois strinberg na mão, testou 1 e adorou, já o outro, de outra cor, mesmo modelo, não gostou.
Aconteceu isso com meu Condor PMaster. Testei um preto e um meio creme com escudo "tartaruga" (que era lindo), mas o som que prevaleceu foi o do preto, pareciam dois instrumentos diferentes, de marcas distintas, impressionante.
Então rapaz, no máximo troca os caps desse baixo e seja feliz (se bem que os caps que vem nele já são bons).
Abraços.

____________________________
Precision Bass, pra mim esse é o "cara"!
Chico78
Chico78
Membro

Mensagens : 299
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por GZÄS Ter maio 15, 2012 11:54 am

Chico78 escreveu:
Rick Charles escreveu:
CG escreveu:
GZÄS escreveu:
CG escreveu:O Squier VM já é um baixo responsa, melhor inclusive que muito Fender MIM. Você sente falta do que no som do seu baixo?

Ao vivo eu gosto muito do som dele, não tenho críticas. Mas gravado eu tenho um pouco de receio de não vir definido e prejudicar na hora da mix, do som não aparecer sabe?

Isso não vai acontecer, Você tem um ótimo baixo nas mãos, não deve nada para nenhum Fender. Se quiser Gastar grana trocando de captadores, vai fundo.

Em tempo, eu gravei com um SX e garanto que não faltou som.

Isso é verdade, um exemplo que nós temos, é o Nando do roupa nova, que gravou um álbum usando um strinberg CLB 11, que custa menos da metade do que um Squier VM, e o cara ganhou um Grammy com esse álbum.
Com certeza. O que ta escrito não mão do instrumento é o que menos conta, na verdade o que mais conta é o que vem das suas mãos;)
Na minha humilde opinião, baixo se resume a madeira boa, ferragens boas e boa parte elétrica. Isso vc consegue testando em lojas, e depois fazendo um upgrade ou outro, porque sempre tem algum desses itens que não agrada igualmente como aos outros, sem gastar muita grana, independente de marca, vc consegue um baita instrumento não gastando nem 1.400,00. Como o próprio Nando falou la no outro tópico: Pegou dois strinberg na mão, testou 1 e adorou, já o outro, de outra cor, mesmo modelo, não gostou.
Aconteceu isso com meu Condor PMaster. Testei um preto e um meio creme com escudo "tartaruga" (que era lindo), mas o som que prevaleceu foi o do preto, pareciam dois instrumentos diferentes, de marcas distintas, impressionante.
Então rapaz, no máximo troca os caps desse baixo e seja feliz (se bem que os caps que vem nele já são bons).
Abraços.

Valeu MESMO a ajuda de todos, me deram mais segurança em relação ao meu menino. Como disse, gosto muito do som dele, é realmente impressionante a qualidade desse baixo, pelo menos para o som que toco ele é perfeito. Só pecando em algumas coisas de captação mesmo, que acho que dá pra melhorar muito ainda, mas a madeira é de boa qualidade.

A captação dele é Duncan Design PB101, que é muito boa mesmo mas acho que falta definição e mais potência nela. Com a ajuda de vocês vi que uma troca de captação vai deixar meu baixo do jeito que desejo.

Obrigado a todos que dedicaram um tempo pra me ajudar.

GZÄS
Membro

Mensagens : 6
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por Rick Charles Ter maio 15, 2012 11:55 am

Beleza GZAS, vai lá troca a captação e seja feliz brother
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por CG Ter maio 15, 2012 12:05 pm

Eu não trocaria a captação desse baixo, dependendo da caso você pode até piorar o som dele fazendo isso.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por gpraxedes Ter maio 15, 2012 12:07 pm

Cara um colega meu tinha um squier VM com esses duncan designed (mas era jazz bass) e emprestou para um cara fazer uma gravação e que definição (o moleque da gravação toca pacas) e timbre. (um tanto aberto mais bonito mesmo), num momento de GAS ele trocou o VM num Fender MIM e ainda voltou uma grana, mas foi meio que perdido, pois o MIM é inferior e se for levado em conta a volta em $$, o negócio não foi dos melhores não.

____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por Rick Charles Ter maio 15, 2012 12:08 pm

CG escreveu:Eu não trocaria a captação desse baixo, dependendo da caso você pode até piorar o som dele fazendo isso.
Eu tenho um squier VM, a captação original é muito boa, mais creio que um SPB3 não vai piorar o som do baixo, muito pelo contrario, se não me engano o baixodoido aqui do forum, colocou no dele, e ficou escelente
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por gpraxedes Ter maio 15, 2012 12:10 pm

CG escreveu:Eu não trocaria a captação desse baixo, dependendo da caso você pode até piorar o som dele fazendo isso.

Eu trocaria, se não gostasse, voltava atrás, hehehe. Não trocaria, ainda, de baixo, comprava mais um lol!

____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por GZÄS Ter maio 15, 2012 12:14 pm

gpraxedes escreveu:
CG escreveu:Eu não trocaria a captação desse baixo, dependendo da caso você pode até piorar o som dele fazendo isso.

Eu trocaria, se não gostasse, voltava atrás, hehehe. Não trocaria, ainda, de baixo, comprava mais um lol!

É vou fazer isso mesmo, se não curtir volta ao que tinha antes, vale o teste.
E também vou tentar comprar algum outro pois estou tocando em outra banda que usa afinação mais baixa, aí quero regular cada um em uma afinação e ficar malandro hahaha.

GZÄS
Membro

Mensagens : 6
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por gpraxedes Ter maio 15, 2012 12:19 pm

Hipshot drop d ou D-tuner (não lembro o nome exato), para isso.

Eu assisti ao último show do Delirius em DVD e o baixista usa apenas um Precision durante todo o show, ele tira timbres maravilhosos, inclusive usando um drive leve. Em uma das músicas ele usa o D mais grave, sendo assim a E cai para D no restante ele usa afinação normal. Creio que ele tenha usado uma tarraxa dessas. Se quiser dois baixos, aconselho a pegar um Jazz bass, já que tens um precision, vais ficar com um set bem versátil.

____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por Rick Charles Ter maio 15, 2012 12:21 pm

Acho que o nome certo pra essas tarraxas são Xtender
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por gpraxedes Ter maio 15, 2012 12:23 pm

Rick Charles escreveu:Acho que o nome certo pra essas tarraxas são Xtender

sabia que tinha algo errado facepalm


Mas entenderam, hehehe...
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por CG Ter maio 15, 2012 12:27 pm

Rick Charles escreveu:
CG escreveu:Eu não trocaria a captação desse baixo, dependendo da caso você pode até piorar o som dele fazendo isso.
Eu tenho um squier VM, a captação original é muito boa, mais creio que um SPB3 não vai piorar o som do baixo, muito pelo contrario, se não me engano o baixodoido aqui do forum, colocou no dele, e ficou escelente

O SPB3 é um captador agressivo e com saida alta (eu curto), quem curte um som mais vintage não vai gostar dele.

Sobre a X-tender:

Um bom baixo passivo. S_MLB_v_O_f_201838157_1229

Eu tenho e recomendo.


Última edição por CG em Ter maio 15, 2012 12:30 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por Rick Charles Ter maio 15, 2012 12:27 pm

Eu queria saber se dá pra por todas as tarraxas assim, pq até hoje eu só vi na E.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por gpraxedes Ter maio 15, 2012 12:30 pm

CG escreveu:
O SPB3 é um captador agressivo e com saida alta (eu curto), quem curte um som mais vintage não vai gostar dele.

Para isso existe o SBP-1. Agora, CG já que o assunto veio a tona, o SBP-2 teria o timbre do 1 e uma saída próxima do 3, é isso? qual é a desse cap?
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por gpraxedes Ter maio 15, 2012 12:31 pm

Rick Charles escreveu:Eu queria saber se dá pra por todas as tarraxas assim, pq até hoje eu só vi na E.

Se for possível vai sair meio caro.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por CG Ter maio 15, 2012 12:32 pm

A Xtender só dá para colocar na E, não há espaço disponível para se colocar nas demais cordas.



gpraxedes, boa pergunta, eu nunca ouvi o SPB-2.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por gpraxedes Ter maio 15, 2012 12:36 pm

Pois é, eu tenho em mente bem definida a diferença entre o 1 e 3, mas o 2???

Uma tarraxa dessas me dá ânimo de ter um baixo de 4 cordas, eu me sinto estranho tocando em 4 cordas por sentir falta das notas mais graves, mas a ergonomia desses baixos estão me chamando atenção.


____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por Flavio Novaes Ter maio 15, 2012 1:17 pm

GZÄS escreveu:Olá a todos!

Estou entrando nesse mundo de baixos ultimamente, sempre toquei guitarra mas aconteceu que a banda que me chamaram para tocar baixo tem crescido e feito diversos shows.

Hoje em dia tenho um Squier PB Vintage Modified, um baixo que pra mim, levando em conta o preço é extremamente bom, tem um timbre bem bacana e ao vivo sempre deu uma potência foda para o som que toco (hardcore 90', tipo Garage Fuzz, Hot Water Music e tal).

Infelizmente como a coisa tá ficando mais séria e para gravação preciso de um baixo mais responsa, qual vocês me indicam? Estou começando a garimpar e ver algum que seja o mais próximo do perfeito para mim, gostei bastante do Fender American Deluxe vi de comprar e tal, mas lendo por aí soube que por ele ter a chave Ativo/Passivo não teria um som muito bom no modo passivo (que é o modo que prefiro). E como ele não custa menos de R$5 mil, vieram as dúvidas.

Alguém pode me ajudar?

Abrass!!!

E valeu desde já.



É cara, acho que Squier Vintage Modified é um excelente Bass, porém acho que pro som tu procuras vai faltar "peso", acredito que ele seja mais recomendado para sons tipo Soul, Jazz, no máximo um Rock Roll ...

Já viu o Music Man Sting Ray ? cara é um BASS com um timbre maravilhoso, além de ter um peso lascado nos graves, o que acho que ficaria bem legal pro teu som ... ou até um Warwick corvette ... porém é um invetimento ALTO patrão ... então pense bem ... pois estas duas crianças citadas acima vão te custar mais de R$ 5.000,00 novo, brincando ...


Flavio Novaes
Membro

Mensagens : 12
Localização : Mogi das Cruzes-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por CG Ter maio 15, 2012 1:45 pm

Flavio Novaes escreveu:
É cara, acho que Squier Vintage Modified é um excelente Bass, porém acho que pro som tu procuras vai faltar "peso", acredito que ele seja mais recomendado para sons tipo Soul, Jazz, no máximo um Rock Roll ...


Non ecziste essa história de "melhor baixo para o som tal". O que existe é quanto você estudou para tirar o som tal.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por Chico78 Ter maio 15, 2012 2:56 pm

CG escreveu:
Flavio Novaes escreveu:
É cara, acho que Squier Vintage Modified é um excelente Bass, porém acho que pro som tu procuras vai faltar "peso", acredito que ele seja mais recomendado para sons tipo Soul, Jazz, no máximo um Rock Roll ...


Non ecziste essa história de "melhor baixo para o som tal". O que existe é quanto você estudou para tirar o som tal.

Realmente, se eu dependesse de ter um baixo de mais ou menos 5 mil reais pra ter peso, eu iria continuar com meu som tipo "Olivia Palito" pra sempre, rss.
Pra ter peso no som mais "gordo", por exemplo em um Jazz Bass passivo, basta equalizar seu baixo nos controles de tonalidade (fecha quase tudo ou tudo) e joga o som pro captador do braço, fechando todo o da ponte, vai ver se o bicho não vai dar um som mais gordo Wink; não será um Precision, mas vai chegar mais ou menos perto, rss. Fora a equalização do ampli. Sabendo mexer mais ou menos nessas coisas, da pra fazer miséria, mesmo com baixo passivo Smile
É só ver que uma cacetada de banda de forró, tem seus baixistas usando Warwick Corvette e rockbass, podem procurar no youtube, se tivesse baixo pra isso ou aquilo, o Jazz bass só serviria pra jazz, o Rockbass pra rock o MM pra rock e assim por diante. Resumindo: musico que toca em banda de bailes, teria que ter no mínimo uns 5 baixos pra cada show, rss
Abraços

____________________________
Precision Bass, pra mim esse é o "cara"!
Chico78
Chico78
Membro

Mensagens : 299
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por Flavio Novaes Ter maio 15, 2012 4:21 pm

Em momento algum eu disse que teria que ser um Baixo de mais de 5 mil ...
Mas você viu o primeiro baixo que ele citou ? ( Fender American Deluxe ) ... ou seja, ele esta procurando um instrumento TOP ... por isso sugeri estes ... e com certeza todos os instrumentos da para tocar todos os ritmos, porém na minha opinião determinados se encaixam melhor com determinados estilos ...

Flavio Novaes
Membro

Mensagens : 12
Localização : Mogi das Cruzes-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por Rick Charles Ter maio 15, 2012 4:32 pm

Flavio Novaes escreveu:Em momento algum eu disse que teria que ser um Baixo de mais de 5 mil ...
Mas você viu o primeiro baixo que ele citou ? ( Fender American Deluxe ) ... ou seja, ele esta procurando um instrumento TOP ... por isso sugeri estes ... e com certeza todos os instrumentos da para tocar todos os ritmos, porém na minha opinião determinados se encaixam melhor com determinados estilos ...
Isso pra mim não existe, o Luizão Maia, tocava samba com precision, Geddy Lee toca rock com jazz bass, Felipe Andreoli toca heavy metal com baixo de 6 cordas. O que pode existir é um estranhamento quanto a aparencia, se um determinado baixo está ligado a um estilo musical especifico, vai ser estranho ve-lo em outro estilo, um exemplo vai ser no minimo estranho alguém tocar Iron num Viola bass. Mais quanto ao timbre isso não existe, pois o timbre sai mais das mãos do músico do que do instrumento
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por Chico78 Ter maio 15, 2012 4:43 pm

Rick Charles escreveu:
Flavio Novaes escreveu:Em momento algum eu disse que teria que ser um Baixo de mais de 5 mil ...
Mas você viu o primeiro baixo que ele citou ? ( Fender American Deluxe ) ... ou seja, ele esta procurando um instrumento TOP ... por isso sugeri estes ... e com certeza todos os instrumentos da para tocar todos os ritmos, porém na minha opinião determinados se encaixam melhor com determinados estilos ...
Isso pra mim não existe, o Luizão Maia, tocava samba com precision, Geddy Lee toca rock com jazz bass, Felipe Andreoli toca heavy metal com baixo de 6 cordas. O que pode existir é um estranhamento quanto a aparencia, se um determinado baixo está ligado a um estilo musical especifico, vai ser estranho ve-lo em outro estilo, um exemplo vai ser no minimo estranho alguém tocar Iron num Viola bass. Mais quanto ao timbre isso não existe, pois o timbre sai mais das mãos do músico do que do instrumento
É por ai mesmo. Mesmo se vc colocar o Steve Harris (Iron Maiden) com um Fodera usado pelo Victor Wooten, vai continuar soando como Iron Maiden, visual estranho, mas a tocada dele e o som será a mesma porrada. Da mesma forma se vc colocar um PBass na mão do Victor Wooten, vai continuar soando como Victor Wooten, o cara vai mexer la no cabeçote, abrir o tone todo, carregar nos médios e e um pouco nos agudos e tá lá, Victor Wooten.
Abraços
OBS.: Quanto ao American Deluxe que o amigo tinha citado, se percebermos ele diz que gostou, mas com o preço próximo a 5 mil....ai ele pede sugestões Smile

____________________________
Precision Bass, pra mim esse é o "cara"!
Chico78
Chico78
Membro

Mensagens : 299
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por matsegredo Ter maio 15, 2012 4:59 pm

Acho que com 5mil vc faz O BAIXO em um luthier muito bom (varios aqui no forum)

matsegredo
Membro

Mensagens : 238
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por zanforlin Ter maio 15, 2012 5:59 pm

com 5 mil dá pra comprar um bom baixo de 2500-3000 usado (até um american standard) e viajar com o resto hehehe
zanforlin
zanforlin
Membro

Mensagens : 536
Localização : Belo Horizonte

http://www.planetagear.com.br - comunidade para músicos

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por Rdg Bass Qua maio 16, 2012 1:20 am

CG escreveu:A Xtender só dá para colocar na E, não há espaço disponível para se colocar nas demais cordas.



gpraxedes, boa pergunta, eu nunca ouvi o SPB-2.

Nessas tarraxas do tipo Elephant Ear não mas as do tipo Mini Machine dá, vide Grant Stinnett e Michael Manring.

____________________________
Rodrigo
Rdg Bass
Rdg Bass
Membro

Mensagens : 1727
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por edumoraes Qua maio 16, 2012 1:35 am

Quanto à afirmação que não existe baixo determinado para um estilo de música eu concordo plenamente, mas dizer que é o dedo do cara que tira o som tal aí discordo em alguns aspectos, pra mim não tem dedo, regulagem de ampli, etc. que faça um precision ter um som de jazz bass, por exemplo.

____________________________
Com Jesus sou vencedor!!!
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por Chico78 Qua maio 16, 2012 10:10 am

edumoraes escreveu:Quanto à afirmação que não existe baixo determinado para um estilo de música eu concordo plenamente, mas dizer que é o dedo do cara que tira o som tal aí discordo em alguns aspectos, pra mim não tem dedo, regulagem de ampli, etc. que faça um precision ter um som de jazz bass, por exemplo.

Bom realmente um Precision sempre soara como um Precision, ele é realmente muito especifico. É como falavamos em outro tópico, ame-o ou deixe-o, rss (no meu caso eu amo, rss). O que eu tinha falado, e que eu já consegui, foi regulando o tone e o captador da ponte (fechando) e abrindo todo o do braço do meu Jazz bass, deixa-lo com o som próximo ao de um Precision.
Agora dedo influencia com certeza. Exemplo que o Steve Harris do Maiden, nos aureos tempos, final da década de 70, chegou a usar um jazz bass. E no início do sucesso do Maiden, era endorser de uma marca que só o Wally aqui do fórum sabe, e tinha a mesma pegada que tem hoje em dia com um Fender Pbass.
É aquela velha história: A pessoa pode ter um Fodera, mas se não souber usar os botões de equalização do baixo e do ampli, vai soar como um Tagima, e ainda vai reclamar que gastou dinheiro pra caramba e não viu nada demais no baixo, como ao contrário, vc vê o Nando do Roupa Nova, tirando maior sonzão com Strinberg com mudança de captação e parte elétrica.
Abração.
OBS.:Só pra ilustrar, o primeiro signature do Harris
Um bom baixo passivo. Steve_harris_with_lako

____________________________
Precision Bass, pra mim esse é o "cara"!
Chico78
Chico78
Membro

Mensagens : 299
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por warZ Sex Fev 08, 2013 10:01 am

gpraxedes escreveu:
CG escreveu:
O SPB3 é um captador agressivo e com saida alta (eu curto), quem curte um som mais vintage não vai gostar dele.

Para isso existe o SBP-1. Agora, CG já que o assunto veio a tona, o SBP-2 teria o timbre do 1 e uma saída próxima do 3, é isso? qual é a desse cap?

Experimentei SPB-1 num SX Precision, e achei o som vintage...

____________________________
"A arte começa onde a imitação acaba." (Oscar Wilde)
warZ
warZ
Membro

Mensagens : 831
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por warZ Sex Fev 08, 2013 10:15 am

CG escreveu:
Flavio Novaes escreveu:
É cara, acho que Squier Vintage Modified é um excelente Bass, porém acho que pro som tu procuras vai faltar "peso", acredito que ele seja mais recomendado para sons tipo Soul, Jazz, no máximo um Rock Roll ...


Non ecziste essa história de "melhor baixo para o som tal". O que existe é quanto você estudou para tirar o som tal.

[2]

____________________________
"A arte começa onde a imitação acaba." (Oscar Wilde)
warZ
warZ
Membro

Mensagens : 831
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por Giuliano Sex Fev 08, 2013 2:56 pm

Licas escreveu:Coloca SPB-3 nele que vc não vai se arrepender. Coloquei no meu Fender MIM e ficou animal.

Não vou só escrever "+1", vou dizer "faço minhas as palavras do Licas"
Giuliano
Giuliano
Membro

Mensagens : 1001
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Um bom baixo passivo. Empty Re: Um bom baixo passivo.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos