Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Iniciando no metal

+15
fgbass
Eliseumohr
SirGalahad
CaQuinhO
FabioM
webercar
subgrave
Edu Fettermann
greengo
Eduardo Tob
malka_aff
flauius
CG
allexcosta
Cayo Castro
19 participantes

Ir para baixo

Iniciando no metal Empty Iniciando no metal

Mensagem por Cayo Castro Ter maio 29, 2012 8:49 am

Na sede de desafios e de "profissionalismo", encarei entrar numa banda de metal. Mas galera, não sei nada sobre o estilo. Nada mesmo. Leigo total. A única coisa que conhecia era Iron Maiden e não tem nada a ver com esse estilo. Não sei nem definir o estilo, na verdade. Eles ouvem Lamb of god, As lay is dying mas a banda é autoral e tem muio gutural. Os guitarristas são excepcionais. Sincronia perfeita e muito técnicos. Fazem conversão, dobram, solam, "riffam" com uma facilidade que só vendo.

E realmente preciso de ajuda pois estou perdido. Então peço que tudo que vocês puderem me indicar pra começar ouvir, estudar, dicas, prestar atenções em coisas, sets, pedais... enfm o que for, façam.

O que um baixista de metal desse gênero precisa entender? Qual o papel dele na banda? Como posso melhorar/adaptar minha técnica a esse estilo? Existe estudos definidos pra esse estilo? Quais os baixistas ais respeitados nesse estilo? Ou seja, qualquer informação é muito bem vinda.

OBG...

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no metal Empty Re: Iniciando no metal

Mensagem por allexcosta Ter maio 29, 2012 8:55 am

Ouvir é fundamental...

Eu tentaria descobrir o estilo que eles tocam e ouvir bastante os clássicos do estilo. Pra o ouvido destreinado todo metal parece igual, mas existem diferenças fundamentais entre as vertentes.

Habilidade de tocar rápido geralmente é bem-vinda. Eu começaria treinando isso em termos de técnica.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54499
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no metal Empty Re: Iniciando no metal

Mensagem por Cayo Castro Ter maio 29, 2012 9:22 am

Anotado, tio. To recomeçando com aqueles exercícios de cromatismos que a gente para de fazer quando começa tocar direitinho. To fazendo com o metrônomo... começo leve e vou aumentando a velocidade. E descobri... não sou rápido. Crying or Very sad

Sobre ouvir... concordo com você. Tudo me parece igual nas composições autorais. haha

E tentei conversar com eles sobre o estilo. Mas nem eles chegaram a uma conclusão apesar deles se entenderem, musicalmente falando.

Até tentei desistir mas ele me "compraram". E estão me ajudando mandando clássicos do metal. Sepultura, Mettalica, Lamb of God, all that remains, as lay is dying. E como a parada é meio séria com dinheiro investido, contatos fortes no Brasil e gravação de CD lá em Curitiba em Setembro. Quero trabalhar nisso. To na fase de ouvir e voltar minha técnica a isso. Preciso de próximos passos. Embarassed

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no metal Empty Re: Iniciando no metal

Mensagem por CG Ter maio 29, 2012 9:40 am

As vairiações do Metal rolam em cima do modo Frígio (usando T - 2m - 3m - 4J - 5J - 6m - 7m), geralmente em E maior ou G maior. tocar rápido e geralmente com palheta é interessante e característico do estilo.

Frank Bello (Anthrax) e David Ellefson (Megadeth) são duas boas referências do estilo.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no metal Empty Re: Iniciando no metal

Mensagem por flauius Ter maio 29, 2012 10:23 am

O Alex Webster do Cannibal Corpse lançou um método recentemente "Extreme Metal Bass" (acho), se encontrar, pode ser útil.

Eu descartaria a palheta e ia no dedo mesmo. Aliás, nos dedos... os três, de preferência. É meio que aprender de novo, mas depois que se pega, faz uma diferença.
O início pode ser visto aqui. Dicas dadas pelo Steve DiGiorgio. Um dos bons nomes do baixo neste estilo death/thrash/speed/etc...

Em muitos dos casos, vai ter que "só" que acompanhar os guitarristas... Mas isso não é regra. Particularmente, não gostava muito de fazer isso, mas é o que o pessoal curte: baixo com técnica de guitarra - uma merda, porque sabemos que são instrumentos diferentes, com funções e tocabilidade distintas... mas é assim... você é tão bom quanto mais próximo de um guitarrista consegue ficar...
Lembro que quando me chamaram para uma banda o pessoal que indicou (banda antiga) disse que o pessoal novo tinha que acostumar com as coisas porque tinha um estilo muito particular de não acompanhar as guitarras. Sempre procurava criar harmonias fazendo contrapontos no baixo, claro, mantendo o ritmo e velocidade.
Metal é meio pobre em harmonia, aí ficar só com quintas e oitavas enchia o saco (queria aplicar o que estudava de harmonia). Sempre que possível olhava a música verticalmente para ver o que podia usar. Ninguém entendia quando colocava sextas ou sétimas no meio, mas ficava bom. Como havia teclados, com frequência eu não segurava a fundamental, então podia variar sem inversões indesejáveis.
De resto, quartas, quintas e oitavas justas mesmo.

Não tenho estatística certas, mas além do Frígio, Eólio ou Lócrio também apareciam. São todas com terças menores. A segunda menor como no Lócrio e Frígio são bem características também.
Muitas músicas de fritação ficavam apenas com fundamental + semitom + tom + semitom.

Se chegar com um metrônomo a 180 com semicolcheias, não vai ter problemas. O negócio é manter a mão esquerda precisa. Até que um som 100% limpo não é mandatório, embora desejável. A coisa é tão rápida que costuma passar batido. Inclusive, muitos destes baixistas jogam os médios lá no alto para poder ter um ruido de corda nos trastes. Há quem curta, embora não seja regra também.

Também vai identificar um padrão de duas semicolcheias e uma colcheia (ou vice versa).

Ainda, se tiver técnicas de two hands... vai ter posto garantido na banda e depois do show, meia dúzia de machos vão dizer que você toca pra caramba...

____________________________
Flávio FM
Oitava Abaixo (um dia fica pronto!)

flauius
Membro

Mensagens : 765
Localização : Belo Horizonte

http://8abaixo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no metal Empty Re: Iniciando no metal

Mensagem por CG Ter maio 29, 2012 11:26 pm

Só para ilustrar, da para ter uma boa noção:

<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/QouohWDrgPc" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no metal Empty Re: Iniciando no metal

Mensagem por malka_aff Ter maio 29, 2012 11:58 pm

Cayo, não toco metal ma smeu professor toca. Dica, chegue a pelo menos 120 BPM a semicolcheias, o que vier depois disso é Lucro, e você vai pegando com o tempo. Pode usar palheta, assim fica rapido mais rapido. E de boa, nem te grila com composição no inicio, imita o guitarrista base na oitava mais baixa possivel que vai ficar legal.


Óbvio que essa dica é pra emergencia, como você falou, só pra curto prazo. Na real depois você vai escutando varios baixistas de metal e vai vendo qual a ideia pra você compor também.

Quanto a timbre. Medio grave, pense num timbre a la ampeg saturando. E bem grave e com bastante punch, com agudos pra dar a sujeira do traste.


E antes que digam, sim, eu generalizei, se formos falar dos inumeros timbres do metal. vai um topico de 100 paginas. Ele pediu um help e não uma vida de exercicios pra fazer.

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no metal Empty Re: Iniciando no metal

Mensagem por Eduardo Tob Qua maio 30, 2012 12:21 am

Eles estão com muita influência de metal moderno (Lamb of... As i lay...) então talvez usem afinação mais grave. Se os guitars fazem muitas coisas segure a onda pois mais coisa ainda no bass pode gerar muita embolação e perder o peso. Se vc usa baixos passivos, dependendo dos caps, talvez vale a pena algum pedal EQ para dar punch/vol. Eu tenho ouvido alguns desses sons que vc falou e metal tradicional realmente não tem nada a ver (maiden, judas, essas coisas). Dê uma olhada no Arch Enemy, onde o baixista é criativo e tem uma pegada muito legal (e é metal mais moderno tb). Steve di Giorgio (Death) e Alex Webster (Cannibal Corpse) são espetaculares, mas saem da proposta que sua banda parece buscar... dê uma olhada em coisas com groove, tipo Pantera, Down e Corrosion of Conformity. Eu também indicaria In Flames e Soilwork (modernos com mais variações, uma tem muitos solos, a outra teclados e vozes limpas). Se depois de ouvir tudo isso vc ficar de saco cheio e querer algo diferente mais ainda metal, ouça Opeth. Mas sempre enfatize as inflluências dos caras primeiro. No metal tem muita coisa bacana, mas tem de garimpar um pouco, se ficar só nos "clássicos" na verdade perde-se muita oportunidade de ouvir coisas diferentes. Boa sorte e se der certo com os caras divulga aê a banda pra eu espalhar pro povo aqui. Abração

____________________________
Squier club n.40
Precision club n.29
Eduardo Tob
Eduardo Tob
Membro

Mensagens : 521
Localização : Serra/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no metal Empty Re: Iniciando no metal

Mensagem por greengo Qua maio 30, 2012 9:55 am

Uma banda boa, desse gênero que eles se influenciam, é o Project 46. www.project46.com.br/
Metalcore pesadão, brasileiro e BOM. O baixo consegue se destacar bem e tem até uns Slaps em algumas músicas.
Outra brasileira muito boa é o Last Sigh (aqui de Curitiba) https://www.facebook.com/lastsigh.
Eu ia falar de In Flames, mas o Eduardo Tob já mandou a dica, dá uma procurada por Parkway Drive também, banda Australiana muito boa.
Dá pra tirar ÓTIMAS referências com as bandas que o pessoal tem passado.
Eu toco em uma Banda de Metalcore também e te digo, a maioria dos riffs é acompanhar a guita mesmo, pra não embolar. Mas em algumas brechas dá pra encaixar algo mais trabalhado sim.
Se você curte se divertir durante o show e gastar uma boa energia, é uma ótima oportunidade, porque o público geralmente reage muito bem e é participativo.

____________________________
Green Go
www.twitter.com/_greengo - www.myspace.com/childoflames - http://www.myspace.com/thrashtrue
greengo
greengo
Membro

Mensagens : 281
Localização : Curitiba - PR

https://www.facebook.com/felipe.gusinski

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no metal Empty Re: Iniciando no metal

Mensagem por Cayo Castro Qua maio 30, 2012 10:00 am

flauius escreveu:.
Em muitos dos casos, vai ter que "só" que acompanhar os guitarristas...

Curti muito o seu post, cara. Primeira coisa que eu falei no ensaio foi que não queria ser guitarrista e os caras se amarraram. Disseram que podiam chamar um guitarrista pra fazer o baixo mas queriam um baixista e tal. Então, realmente não quero seguir a guitarra ( apesar de tá fazendo isso por enquanto ). Eu até pensei que se eu embolasse, ninguém ia notar. Na primeira dobra que embolei, os caras olharam pra mim. Soltei um sorrisinho como : "foi mal" e continuei tocando. To curtindo a coisa pelo desafio e pela esperança de uma cena musical mais forte e mais consolidada. Mas confesso que to apanhando. Mas veremos, ainda to ouvindo e estudando.

malka_aff escreveu:Cayo, não toco metal ma smeu professor toca. Dica, chegue a pelo menos 120 BPM a semicolcheias, o que vier depois disso é Lucro, e você vai pegando com o tempo. Pode usar palheta, assim fica rapido mais rapido. E de boa, nem te grila com composição no inicio, imita o guitarrista base na oitava mais baixa possivel que vai ficar legal.

Óbvio que essa dica é pra emergencia, como você falou, só pra curto prazo. Na real depois você vai escutando varios baixistas de metal e vai vendo qual a ideia pra você compor também....

Vlw, Malka... segui inconsciente o guitarrista que se guia mais na base. Apesar de eles não serem base o tempo todo. E sobre o timbre... tava pensando em usar o meu precision mas não ficou legal. Ficou muito abafado. Vou usar um Ibanez emprestado que tem esse timbre moderno, médio grave e essa sujeira. =/

Eduardo Tob escreveu:Eles estão com muita influência de metal moderno (Lamb of... As i lay...) então talvez usem afinação mais grave. Se os guitars fazem muitas coisas segure a onda pois mais coisa ainda no bass pode gerar muita embolação e perder o peso. Se vc usa baixos passivos, dependendo dos caps, talvez vale a pena algum pedal EQ para dar punch/vol...

Poxa, cara... Realmente, dá pra ver que vocês sabem do que estão falando. Tocamos mesmo com uma afinação mais grave ( D ). Acertaram muitos detalhes que eu não tinha dito. Me passaram como "dever de casa" essas bandas mesmo. Vlw pelo suporte e continuem mandando essas dicas do estilo aí. To começando a reparar bastante coisa depois das explicações de vocês... VLW

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no metal Empty Re: Iniciando no metal

Mensagem por Edu Fettermann Qua maio 30, 2012 10:57 am

Não esqueça de que o baixo continua sendo o baixo, e que apesar de fazer dobras com a guitarra, também precisa seguir a batera para dar peso. Estou na mesma enrascada do Cayo, fui chamado para fazer umas gigs com uma banda de metalcore que toca August Burns Red, Becoming the Archetype, Haste the Day, etc. Tô apanhando um pouco também, porque é tudo muito grave, às vezes fica difícil separar o que é a linha de baixo, mas tenho me guiado muito pelos bumbos, para dar coesão e peso. E cdmo podem ver pelo avatar, toco com um Precision, o que também não é a sonoridade ideal para o estilo. Minha saída está sendo afinação em drop D com o Catalinbread SFT ligado full-time.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no metal Empty Re: Iniciando no metal

Mensagem por Cayo Castro Qua maio 30, 2012 11:07 am

^ Pow, Edu...
Então estamos juntos. Não consegui pensar em efeito ainda. Uso apenas um GEB-7 pra colocar um pouco mais de médio e o baixo aparecer um pouco mais.

Se tudo der certo, semana que vem aumento meu set com um OLP. Vi coisas legais sobre o uso de "MM" no metal. Curto o timbre do baixista do Avenged Sevenfold. Sem contar que já tem aquela "sujeira" natural de agudo. Saturando um pouco deve ficar perfeito.

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no metal Empty Re: Iniciando no metal

Mensagem por subgrave Qua maio 30, 2012 11:46 am

Acho vai lhe ajudar bastante o uso de palheta, pizicato de 03 dedos, baixo de 5 cordas, encordoamento mais pesado, compressor, e por aí vai...

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no metal Empty Re: Iniciando no metal

Mensagem por webercar Qua maio 30, 2012 11:59 am

^ não sei qual é o estilo de metal q vcs estão tocando, mas sugiro escutar baixistas consagrados neste estilo. Billy Sheehan - Mr big, Felipe Andreolli - Angra, Cliff Burton (falecido) e Robert Trujillo (atual) - Metallica, John Myung - Dream Theater, Steve Harris - Iron Maiden, Geezer Butler - Black Sabbath. São os q lembro no momento, de resto o pessoal já falou acima, então não vou ser redundante.

Parabéns e sucesso no seu novo projeto. abraços...
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no metal Empty Re: Iniciando no metal

Mensagem por Edu Fettermann Qua maio 30, 2012 12:28 pm

Cayo Castro escreveu:^ Pow, Edu...
Então estamos juntos. Não consegui pensar em efeito ainda. Uso apenas um GEB-7 pra colocar um pouco mais de médio e o baixo aparecer um pouco mais.

Se tudo der certo, semana que vem aumento meu set com um OLP. Vi coisas legais sobre o uso de "MM" no metal. Curto o timbre do baixista do Avenged Sevenfold. Sem contar que já tem aquela "sujeira" natural de agudo. Saturando um pouco deve ficar perfeito.
,,

Pois é, cara. Meu antigo Sting Ray ia cair como uma luva, com o grave cheio e o agudo dando aquela "rasgada", ainda mais com o overdrive. De qualquer maneira, meu Precision é tunado com Seymour Duncan SPB-3, o som fica mais porrada. O overdrive dá uma sujada e tem ficado maneiro pro estilo. Mas não é a mesma coisa que usar um Ibanez ou um ESP, que têm tradição nessas vertentes mais pesadas.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no metal Empty Re: Iniciando no metal

Mensagem por FabioM Qua maio 30, 2012 1:20 pm

Outro baixista que é legal conhecer tb para referencia é o James Lomenzo

E sobre pedais....eu tenho um MXR Bass DI, é um boa pedida, um pre amp e distorção, que acabo usando só para dar um ganho a mais no baixo...mas se precisar de uma distorção bem pesada, tb serve
FabioM
FabioM
Membro

Mensagens : 51
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no metal Empty Re: Iniciando no metal

Mensagem por CG Qua maio 30, 2012 1:51 pm

Estou vendo muita mística aqui... Toco metal com frequencia, estou usando um SX e um precision com SPB3, sem distorção e nunca tive problemas. Só é necessário um bom amp, o resto é perfumaria. Quanto a rapidez isso é relativo também. Para as bandas que o Cayo citou, um 5 cordas é util pois essas bandas adoram um Bzão.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no metal Empty Re: Iniciando no metal

Mensagem por malka_aff Qua maio 30, 2012 2:10 pm

tambem acho CG, e tecnicamente falando, eh bom chegar na mesma velocidade que o bumbo do baterista, só isso

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no metal Empty Re: Iniciando no metal

Mensagem por Cayo Castro Qua maio 30, 2012 2:48 pm

Só quero entender como os baixistas se comportam ( musicalmente ) dentro do estilo em relação a tudo.
Quero fazer um trampo bem feito. E não só quebrar galho, entende?!
Por isso, to curtindo o que a galera tá falando sobre qualquer coisa do estilo.

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no metal Empty Re: Iniciando no metal

Mensagem por CaQuinhO Qua maio 30, 2012 3:01 pm

Um pequeno offtopic:

Eu não sou muito fã desse estilo de metal, mas Soilwork eu acho fantástico.
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no metal Empty Re: Iniciando no metal

Mensagem por SirGalahad Qua maio 30, 2012 6:35 pm

Tô numa situação bem parecida e eu queria aproveitar e tirar uma duvida com quem entende.
Eu tô numa banda que usa afinação bem baixa, a guitarra é afinada em D com Drop C.
Até então eu tô usando um sr 406 afinado meio tom a cima (sizona fica dó; Mi fica Fá e assim por diante).
Mas tô querendo trocar de baixo (não quero mais 6 cordas) e ai queria saber o que a galera costuma fazer, usar um 5 cordas meio tom a cima ou um 4 cordas afinado em D Drop C?
Num 4 cordas com afinação baixa usaria encordamento mais grosso?
Quem puder ajudar eu agradeço.

SirGalahad
Membro

Mensagens : 100
Localização : Sorocaba, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no metal Empty Re: Iniciando no metal

Mensagem por SirGalahad Qua maio 30, 2012 6:46 pm

Cayo Castro escreveu:Só quero entender como os baixistas se comportam ( musicalmente ) dentro do estilo em relação a tudo.
Quero fazer um trampo bem feito. E não só quebrar galho, entende?!
Por isso, to curtindo o que a galera tá falando sobre qualquer coisa do estilo.

Como falei no outro post, tô numa situação bem parecida. Banda de som proprio que toca metal moderno, a diferença é que a banda tem só um guitarrista.
No metal o baixo tem que dar mais a sustentação pro som (tonica) e as vezes não tem muito como fugir do que a guitarra tá fazendo. Eu consigo soltar o baixo mais nas partes melodicas ou nas pontes, ae consigo trabalhar uma linha com mais liberdade.
As vezes eu tenho a impressão que o baixo é mais limitado no metal do que nos outros estilos de musica.

SirGalahad
Membro

Mensagens : 100
Localização : Sorocaba, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no metal Empty Re: Iniciando no metal

Mensagem por Eliseumohr Qua maio 30, 2012 8:11 pm

Cayo para tocar metal com velocidade é preciso estudar bem a técnica da mão direita!

Tinha uma video aula muito boa do Felipe Andreoli! eu aprendi a tocar com três dedos com essa video aula!
Lá ele explica a importância do volume das notas a serem tocadas , pois não basta ser rápido , também é preciso ter constância no volume e no ritimo!
Eliseumohr
Eliseumohr
Membro

Mensagens : 1314
Localização : pva do leste MT

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no metal Empty Re: Iniciando no metal

Mensagem por fgbass Qui maio 31, 2012 12:03 am

Cara, IMHO, a velocidade é sempre bem vinda, mas se voce nao a tem bem definida, acho que voce ganha pontos por tocar com uma pegada mais agressiva, lembro que logo que comecei a tocar formei uma banda com colegas que tocavam a mais tempo, e bem mais rapido que eu, me contentava em marcar os acordes, fazer uns intervalos, sempre descendo a mão, até desenvolver bem a velocidade. Twisted Evil

____________________________
mais uma vez, perdoem a falta de acentos.
fgbass
fgbass
Membro

Mensagens : 617
Localização : Caxias do Sul/ East Lansing (EUA)

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no metal Empty Re: Iniciando no metal

Mensagem por flauius Qui maio 31, 2012 12:16 am

SirGalahad escreveu:Tô numa situação bem parecida e eu queria aproveitar e tirar uma duvida com quem entende.
Eu tô numa banda que usa afinação bem baixa, a guitarra é afinada em D com Drop C.
Até então eu tô usando um sr 406 afinado meio tom a cima (sizona fica dó; Mi fica Fá e assim por diante).
Mas tô querendo trocar de baixo (não quero mais 6 cordas) e ai queria saber o que a galera costuma fazer, usar um 5 cordas meio tom a cima ou um 4 cordas afinado em D Drop C?
Num 4 cordas com afinação baixa usaria encordamento mais grosso?
Quem puder ajudar eu agradeço.

Esse negócio das cordas é preferência. Sugiro que faça testes mesmo e veja o que mais lhe agrada.
Para baixar a afinação, cordas mais pesadas ajudarão a manter a tensão, sem dúvidas, então começa já com os .45.

Particularmente, acho sua solução de meio tom acima mais viável. Não gosto de cordas frouxas e encordoamentos muito pesados (uso .40). Na minha opinião perde-se na definição timbre e a tocabilidade também fica um pouco mais comprometida na parte grave, principalmente.

Quando tocava metal, cheguei a usar 5 cordas afinado normal, transpunha tudo. Ralava pra caramba pois não tinha cordas soltas que os guitarrista tanto se apoiam para os riffs rápidos.

Outra alternativa, é usar uma Xtender. Você afina tudo um tom abaixo e, quando realmente precisar do C1, solta a tensão da tarraxa. Não precisa, volta par ao D1 e vai ficar mais confortável para tocar.

Interessante observar o baixista do Meshuggah - imagino que venha ao caso - , o cara usa a região média do baixo quase o tempo todo.

____________________________
Flávio FM
Oitava Abaixo (um dia fica pronto!)

flauius
Membro

Mensagens : 765
Localização : Belo Horizonte

http://8abaixo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no metal Empty Re: Iniciando no metal

Mensagem por Eduardo Tob Qui maio 31, 2012 1:17 am

Eu to com o flauius: toco em cinco cordas e transponho, minhas bandas tocam em D ou Db. Agora, ouça (e veja) isto:

https://www.youtube.com/watch?v=Ja_hDxivKrI

Vai te fazer um bem danado... acredite.

____________________________
Squier club n.40
Precision club n.29
Eduardo Tob
Eduardo Tob
Membro

Mensagens : 521
Localização : Serra/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no metal Empty Re: Iniciando no metal

Mensagem por SirGalahad Qui maio 31, 2012 9:05 am

Obrigado flauius e Eduardo Tob!
Quando entrei na banda tentei transpor e tocar com a afinação normal, mas o guitarrista usava bastante corda solta e eu acabava precisando fazer uma baita abertura para conseguir tocar. Somando isso a mão pequena + braço de 6 cordas + correia baixa pra ficar bunitão, não tava dando uma combinação legal. rs. Acabei sentindo falta de peso tambem.

Eu tava bem inclinado a comprar um 4 cordas pois eu acho mais confortavel e tambem me dou melhor no slap. E tinha pensando sobre o Xtender, mas depois que vi o preço (R$ 330,00) achei que compensava mais girar a tarraxa mesmo. rs

Pintou outra duvida agora, o Xtender quando desce o tom ele mantem a tensão na corda ou é a mesma coisa do que afrouxar a tarraxa?

Obrigado!

SirGalahad
Membro

Mensagens : 100
Localização : Sorocaba, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no metal Empty Re: Iniciando no metal

Mensagem por flauius Qui maio 31, 2012 9:23 am

SirGalahad escreveu:Obrigado flauius e Eduardo Tob!
Disponha

SirGalahad escreveu:Quando entrei na banda tentei transpor e tocar com a afinação normal, mas o guitarrista usava bastante corda solta e eu acabava precisando fazer uma baita abertura para conseguir tocar.

É um preço a se pagar... mas te digo, achava mais divertido e posudo... =p

SirGalahad escreveu:correia baixa pra ficar bunitão, não tava dando uma combinação legal. rs.

Quanto a correia, sofria desse mal. Só consigo tocar com o baixo lá em cima: sento numa cadeira em boa postura e regulo a correia, então, levanto. Para resolver a estética, jogava o braço para cima, quase um upright.

SirGalahad escreveu:Eu tava bem inclinado a comprar um 4 cordas pois eu acho mais confortavel e tambem me dou melhor no slap. E tinha pensando sobre o Xtender, mas depois que vi o preço (R$ 330,00) achei que compensava mais girar a tarraxa mesmo. rs
Se está falando do espaçamento de cordas, existe opções interessantes de 5 cordas também...

SirGalahad escreveu:
Pintou outra duvida agora, o Xtender quando desce o tom ele mantem a tensão na corda ou é a mesma coisa do que afrouxar a tarraxa?

Eu acho que vale a praticidade. Não tenho, mas devo arrumar uma em breve porque o baixo que mais uso é de 5 cordas afinado EADGC. Às vezes sito falta do D1.

Quando você solta a afinação, a corda fica mais frouxa. É como tivesse desafinado o baixo normalmente. A diferença é que ele já cai direto nas duas afinações trocando a alavanca, não tem que se preocupar. Solta a tarraxa, afina o D1, trava a tarraxa e afina o E1.

Outra alternativa: Não sei quanto está disposto a gastar e se vai encontrar. Existem uns baixos (consigo lembrar só dos Factros agora) que tem um sistema de um tom abaixo integrado na escala. A escala no E1 é dois tons maior para cima do headstock. Assim você tem o Drop D sem ter que mexer em afinação. Só vira a alavanquinha para liberar o nut: bonito demais...

____________________________
Flávio FM
Oitava Abaixo (um dia fica pronto!)

flauius
Membro

Mensagens : 765
Localização : Belo Horizonte

http://8abaixo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no metal Empty Re: Iniciando no metal

Mensagem por SirGalahad Qui maio 31, 2012 9:53 am

Vlw!

As duvidas que eu tinha ate agora eram essas, vou pensar um pouco e resolver o que eu faço.

SirGalahad
Membro

Mensagens : 100
Localização : Sorocaba, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no metal Empty Re: Iniciando no metal

Mensagem por Zubrycky Qui maio 31, 2012 10:12 pm

SirGalahad escreveu:.
As vezes eu tenho a impressão que o baixo é mais limitado no metal do que nos outros estilos de musica.

Antigamente eu pensava assim, mas hoje vejo a questão de modo diferente.

Cada estilo de música pode ser comparado com um idioma. Assim como cada língua tem as suas palavras e sonoridades, cada gênero musical também possui as suas particularidades sonoras próprias.

Todo gênero de música possui, em sua forma mais tradicional, células rítmicas que lhe são peculiares e que diferenciam dos demais ( Lembrando que isso não impede o diálogo entre os estilos )

Sobre o papel muitas vezes mais limitado do baixo no metal: Bom, na minha humilde opinião, esse tipo de coisa deve ser visto não como a linha de baixo em si, mas como um elemento cumprindo uma função específica dentro do arranjo. Em outras palavras, quando o baixo fica apenas nas tônicas (Algumas vezes sem nem mesmo mudar de tom) ele serve de sustentação para os demais instrumentos... E este é o ângulo que, ao meu ver, é preciso ser adotado para se entender o porquê da existência desse tipo de abordagem contrabaixística.

Usando uma analogia algo simplista, é como se o metal fosse, em alguns casos, o oposto do reggae. Enquanto o metal é voltado para a guitarra, o reggae é voltado para o baixo. Enquanto o baixo faz a melodia e a guitarra marca os contratempos de forma minimalista no reggae, no metal a guitarra faz a melodia e o baixo assume um papel de sustentação harmônica.

Em suma, gêneros diferentes possuem as suas próprias características, o que, no caso do metal, torna o que pode ser visto como limitação em algo que é próprio da sonoridade tradicionalista do gênero, como a audição de grandes clássicos do gênero muito bem demonstra.

Reitero que nada do que disse inviabiliza outras abordagens contrabaixísticas dentro do gênero. Aqui, apenas aponto alguns fatos a respeito de um modo de se tocar metal.


Última edição por Zubrycky em Qui maio 31, 2012 10:20 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19040
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no metal Empty Re: Iniciando no metal

Mensagem por CG Qui maio 31, 2012 10:17 pm

SirGalahad escreveu:.
As vezes eu tenho a impressão que o baixo é mais limitado no metal do que nos outros estilos de musica.

Tudo depende, há casos e casos. Um exemplo de baixo não limitado:

<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/_uAmjct_yQU" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

E um baixo mais simples:

<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/wEBv9VzRcbE" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no metal Empty Re: Iniciando no metal

Mensagem por flauius Qui maio 31, 2012 11:08 pm

CG escreveu:As vezes eu tenho a impressão que o baixo é mais limitado no metal do que nos outros estilos de musica.

Acho que vale ouvir o Defiant Imagination do Quo Vadis. É um death meio prog, mais com técnica, mas as linhas de baixos são fantásticas. Steve DiGiorgio estava muito inspirado para gravar a coisa toda...
Timbre lindo...

A que mais me agrada a Fates Descent.



Silent Calls the Storm é das mais pops



Vale projetos paralelos de baixista de metal?
Vale a pena ouvir o Ensemble Salazhar (Jeroen Paul Thesseling) e o Portal Demo, do Cynic.

____________________________
Flávio FM
Oitava Abaixo (um dia fica pronto!)

flauius
Membro

Mensagens : 765
Localização : Belo Horizonte

http://8abaixo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no metal Empty Re: Iniciando no metal

Mensagem por Cayo Castro Sex Jun 01, 2012 8:50 am

Realmente, o baixo não aparece tanto. Mas pra quem nunca tocou/ouviu metal é bem difícil tocar algo que preste. Razz

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no metal Empty Re: Iniciando no metal

Mensagem por Sommerlatte Qui Jun 27, 2013 7:25 am

https://www.youtube.com/watch?v=6d-yhVv-yvQ&feature=youtube_gdata


eu consigo ouvir o baixo nessa banda... kkkk

____________________________
***bpm "Não existem limites..." Rickenbacker Club #11 - "Eu participo de clubes por números" #1 - "Meu clubes estão abandonados" #0
Sommerlatte
Sommerlatte
Membro

Mensagens : 215
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no metal Empty Re: Iniciando no metal

Mensagem por Ferium Sex Jun 28, 2013 8:45 am

Cayo Castro escreveu:Mas pra quem nunca tocou/ouviu metal é bem difícil tocar algo que preste.  Razz
 
Independentemente do estilo, se o cara não tem intimidade com ele, vai sentir dificuldade pra tocar. Alguns pegam mais rápido, em questão de minutos, outros demoram mais, mas acredito que todo mundo esbarra numa dificuldade inicial.
Ferium
Ferium
Membro

Mensagens : 774
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no metal Empty Re: Iniciando no metal

Mensagem por Kobeh Ter Set 17, 2013 11:45 am

Cayo Castro escreveu:Realmente, o baixo não aparece tanto. Mas pra quem nunca tocou/ouviu metal é bem difícil tocar algo que preste.  Razz
Ás vezes ele aparece bastante.... hehe


Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no metal Empty Re: Iniciando no metal

Mensagem por webercar Ter Set 17, 2013 12:38 pm

Pessoal, prestem atenção nas datas dos post's. O Cayo Castro pediu esta ajuda no ano passado, se bobear nem está mais na banda. Não faz sentido comentar aqui mais. A não ser q outro baixista pergunte algo similar e vcs indicarem lá no post dele este post do Cayo Castro. Abraços a todos, é só um toque.
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando no metal Empty Re: Iniciando no metal

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos