Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre segundo instrumento.

+5
flauius
BrenoBassist
lcs.
inibass
Lucas94
9 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre segundo instrumento. Empty Dúvida sobre segundo instrumento.

Mensagem por Lucas94 Ter Jul 03, 2012 7:47 pm

Queria a opinião dos amigos foristas sobre uma dúvida que tenho no momento. Surgiu uma oportunidade de comprar um violão e também a de ter um teclado. Queria saber qual instrumento vocês indicariam pra eu estudar em paralelo ao contrabaixo. Ou então seria melhor eu me dedicar só ao contrabaixo ? Agradeço desde já a participação dos amigos foristas nesse tópico.

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre segundo instrumento. Empty Re: Dúvida sobre segundo instrumento.

Mensagem por inibass Ter Jul 03, 2012 8:24 pm

Como pediu opinião, então te concedo enquanto é de graça rsrsrs

Ou então seria melhor eu me dedicar só ao contrabaixo ?

Se ainda não possuir um nível técnico bem definido pra o que vc busca tocar, então seria melhor continuar estudando contra-baixo.

Sobre os 2 instrumentos:
Violão: Pró: continuidade de coordenação e pegada da mão esquerda na mesma filosofia entre os instrumentos. Vai te proporcionar enxergar onde encontrar determinadas harmonias no braço do instrumento, nas escalas, conhecimento transportável para o contra-baixo.
Teclado: Forma diferente, horizontal, de enxergar as escalas e intervalos. Visão ampla de harmonias e toda a musicalidade em si. Acredito, que ajuda muito, pela pluralidade de formas de enxergar as harmonias.
EU iria no teclado....acho que o piano ajuda qualquer musico, seja qual for o instrumento.

aBASSo


____________________________
"A culpa é minha e eu ponho em quem eu quiser !" (Homer Simpson)
Gospel Club #151; Clube do Apego #40; Fretless Club #77; Clube Seymour Duncan #13; EMG Clube #???? Clube dos que sofrem de G.A.S. constante #37
inibass
inibass
Membro

Mensagens : 807
Localização : Aracaju-SE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre segundo instrumento. Empty Re: Dúvida sobre segundo instrumento.

Mensagem por lcs. Ter Jul 03, 2012 8:29 pm

Se você já toca baixo, vai arranhar alguma coisa no violão e na guitarra também. Comigo foi assim, mas o contrário. Já tinha uma noção. Praticando um, pode-se dizer que você está (meio que) treinando pro outro, respeitadas as diferenças.

Mas o negócio é ir no instrumento que você gosta mais, ou que ache o som mais agradável. Isso dá uma força a mais pra continuar praticando sempre!
lcs.
lcs.
Membro

Mensagens : 354
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre segundo instrumento. Empty Re: Dúvida sobre segundo instrumento.

Mensagem por Lucas94 Ter Jul 03, 2012 8:52 pm

Eu estudo há 8 meses aproximadamente e com certeza ainda não tenho um bom nível técnico. O teclado seria mais fácil de conseguir já que é da minha irmã que não toca mais, já o violão eu iria ter que comprar.

____________________________
"In the end it is all about music, the instrument we play is secondary." - Andres Rotmistrovsky

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre segundo instrumento. Empty Re: Dúvida sobre segundo instrumento.

Mensagem por BrenoBassist Ter Jul 03, 2012 9:16 pm

Eu toco baixo a mais de 1 ano e tenho uma "banda" mas como ela ta parada resolvi formar uma outra "banda" de músicas engraçadas próprias mas só com violão e como eu já tinha uma noção de guitarra e violão (fiz aula 4 meses),resolvi montar essa banda paralela. Very Happy

E eu iria de teclado já que não vai precisar comprar,eu só usaria pra descontrair e ter mais conhecimentos sobre o instrumento hide

____________________________
"Não somos bonitos, mas somos honestos!" (Lemmy Kilmister)
Clube Strinberg #061 / Clube Precision Bass #079 / Clube dos não somente baixistas #041 / Clube Do Rock Progressivo #018
BrenoBassist
BrenoBassist
Membro

Mensagens : 154
Localização : Nem eu sei

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre segundo instrumento. Empty Re: Dúvida sobre segundo instrumento.

Mensagem por Lucas94 Ter Jul 03, 2012 9:31 pm

O principal motivo em adquirir um desses dois instrumentos seria aprender mais sobre harmonia. Mas não sei se não seria melhor pensar nisso mais pra frente.

____________________________
"In the end it is all about music, the instrument we play is secondary." - Andres Rotmistrovsky

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre segundo instrumento. Empty Re: Dúvida sobre segundo instrumento.

Mensagem por flauius Ter Jul 03, 2012 9:41 pm

Lucas94 escreveu:O principal motivo em adquirir um desses dois instrumentos seria aprender mais sobre harmonia. Mas não sei se não seria melhor pensar nisso mais pra frente.

Aprendi tudo que sei de harmonia no braço do baixo mesmo... e não, quanto antes aprender harmonia melhor, vai precisar dela para acompanhar, mesmo que toque apenas uma nota e não acordes...
Embora existam diferenças e particularidades do instrumento, você pode montar acordes e aprender sem maiores empecilhos...

Eu ficava só com o baixo mesmo...

____________________________
Flávio FM
Oitava Abaixo (um dia fica pronto!)

flauius
Membro

Mensagens : 765
Localização : Belo Horizonte

http://8abaixo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre segundo instrumento. Empty Re: Dúvida sobre segundo instrumento.

Mensagem por Lucas94 Ter Jul 03, 2012 9:47 pm

Então flauius eu estudo harmonia no contrabaixo e teoricamente, sei montar alguns acordes no baixo. Mas será que o violão ou teclado não daria uma visão mais ampla sobre harmonia ?

____________________________
"In the end it is all about music, the instrument we play is secondary." - Andres Rotmistrovsky

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre segundo instrumento. Empty Re: Dúvida sobre segundo instrumento.

Mensagem por inibass Ter Jul 03, 2012 9:57 pm

/\ Daria sim...principalmente o teclado...a questão é a nova abordagem da harmonia, isso estimula o aprendizado da essência do assunto...seja qual for.
mas....por enquanto eu continuaria apenas no baixo.
Nunca me aproximei de outro instrumento, não por falta de oportunidade, tenho irmãos tb músicos(piano, sax, trombone), ainda tentei ir no trombone mas desisti....tenho 28, lia partitura com 9, conheci contra-baixo aos 13 e entrei numa escola de musica. Nunca senti real de necessidade de aprender harmonia por outro instrumento. e olha que sempre fui meio fissurado em acordes, campos harmonicos e talz, hoje em dia nem lembro mais os nomes dos modos....mas sei que executo-os nas improvisações.

aBASSo


____________________________
"A culpa é minha e eu ponho em quem eu quiser !" (Homer Simpson)
Gospel Club #151; Clube do Apego #40; Fretless Club #77; Clube Seymour Duncan #13; EMG Clube #???? Clube dos que sofrem de G.A.S. constante #37
inibass
inibass
Membro

Mensagens : 807
Localização : Aracaju-SE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre segundo instrumento. Empty Re: Dúvida sobre segundo instrumento.

Mensagem por flauius Ter Jul 03, 2012 11:39 pm

Claro que estes instrumentos são melhores para visualizar e executar harmonia. Principalmente, porque enxergará de outra maneira, como no caso do teclado, a coisa é bem mais ampla.

Agora, harmonia é teoria, a meu ver... em tese, poderá ter uma visão ampla sem ter habilidade em nenhum instrumento...

Tudo depende de sua motivação. Se a motivação é aprender só porque surgiu a oportunidade, acho que não vale, por outro lado, se quer ir a fundo mesmo, por que não?

____________________________
Flávio FM
Oitava Abaixo (um dia fica pronto!)

flauius
Membro

Mensagens : 765
Localização : Belo Horizonte

http://8abaixo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre segundo instrumento. Empty Re: Dúvida sobre segundo instrumento.

Mensagem por Zubrycky Qua Jul 04, 2012 12:35 am

Para o aprendizado de harmonia sugiro o teclado, pois a própria disposição das notas neste instrumento mostra a harmonia de forma muito melhor do que o baixo, uma vez que no teclado pode-se tocar a melodia e o baixo de forma simultânea, ou seja, pode-se ver a música de um ponto de vista mais amplo do que apenas a linha de baixo.


____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18987
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre segundo instrumento. Empty Re: Dúvida sobre segundo instrumento.

Mensagem por Voila Marques Qua Jul 04, 2012 2:36 am

Lucas, por que você não experimenta primeiro o teclado, que está mais à mão, já que é da sua irmã?

Depois, com mais calma, quem sabe você não arranja um violão emprestado por um tempo para testar?

Acho que o importante é experimentar, e ver se você se adapta a um ou aos dois instrumentos, até porque isso é muito subjetivo: o que um gosta, pode não ser o que te agrade, ou mesmo o que é difícil para um, pode não o ser para você, etc.

Penso num segundo ou num terceiro instrumento (ou mais) como um idioma: quanto mais idiomas você fala, maior é a sua oportunidade de se expressar.
E como a Música é a expressão à flor dos ouvidos, que brota dos pensamentos, cresce pelas mãos e pela voz, e se enraiza na alma, deixe florescer a arte que existe em você através dos instrumentos, que são as folhas, que captam as luzes e as suas luzes, para que venham mais luzes...
A Música é como se fosse um ciclo de vidas...

E continue com o contrabaixo em paralelo.
No início, pode ser que você tenha alguma dificuldade para encarar dois instrumentos, mas depois você vai ver que um complementa o outro.

E boa sorte!

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre segundo instrumento. Empty Re: Dúvida sobre segundo instrumento.

Mensagem por inibass Qua Jul 04, 2012 8:00 am

Voila Marques escreveu:
E como a Música é a expressão à flor dos ouvidos, que brota dos pensamentos, cresce pelas mãos e pela voz, e se enraiza na alma, deixe florescer a arte que existe em você através dos instrumentos, que são as folhas, que captam as luzes e as suas luzes, para que venham mais luzes...
A Música é como se fosse um ciclo de vidas...

Meu Deus, isso foi lindo tears
essa Voila não perde tempo em mostrar sua genialidade. rsrs


aBASSo

____________________________
"A culpa é minha e eu ponho em quem eu quiser !" (Homer Simpson)
Gospel Club #151; Clube do Apego #40; Fretless Club #77; Clube Seymour Duncan #13; EMG Clube #???? Clube dos que sofrem de G.A.S. constante #37
inibass
inibass
Membro

Mensagens : 807
Localização : Aracaju-SE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre segundo instrumento. Empty Re: Dúvida sobre segundo instrumento.

Mensagem por Lucas94 Qua Jul 04, 2012 10:49 am

Muito obrigado pela ajuda de todos, inibass, Ics., Breno Bassist, flauius, Voila e Zubrycky. Realmente belas palavras Voila e acho que vou seguir o seu conselho de tentar experimentar o teclado primeiro. Acho que vai ser mais difícil de aprender do que o violão, mas pretendo disponibilizar parte do meu tempo para praticar regularmente.

____________________________
"In the end it is all about music, the instrument we play is secondary." - Andres Rotmistrovsky

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre segundo instrumento. Empty Re: Dúvida sobre segundo instrumento.

Mensagem por Leo Limabass Qui Jul 05, 2012 11:59 am

Zubrycky escreveu:Para o aprendizado de harmonia sugiro o teclado, pois a própria disposição das notas neste instrumento mostra a harmonia de forma muito melhor do que o baixo, uma vez que no teclado pode-se tocar a melodia e o baixo de forma simultânea, ou seja, pode-se ver a música de um ponto de vista mais amplo do que apenas a linha de baixo.


concordo com o que o nosso amigo falou, o teclado vai te ajudar bem a entender profundamente a relação que o baixo tem com a harmonia, sendo possível fazer os dois no mesmo instrumento. Eu toco um pouco violão também, mas quero estudar teclado para aprimorar mais a harmonia, ele proporciona isso muito bem e melhor do que qualquer outro instrumento.
Leo Limabass
Leo Limabass
Membro

Mensagens : 170
Localização : Mauá, São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre segundo instrumento. Empty Re: Dúvida sobre segundo instrumento.

Mensagem por Sonikado Qui Jul 05, 2012 2:11 pm

O teclado proporciona uma boa dose de teoria junto com a prática, é um exelente instrumento pra aprimorar a harmonia.
Infelizmente o aprendizado no violão -quase sempre- é baseado no decoreba, e a teoria fica pra depois que o cara já cansou de decorar N situações e acordes.... =/

____________________________
Meu nome é GUILHERME. #54 - Clube dos Nerd/Geeks e afins...
Hint: Não toco baixo. Ainda. // O único ser vivente deste fórum que com 2 meses de cadastro inventa um meme. // Gordo Fofura

Sonikado
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre segundo instrumento. Empty Re: Dúvida sobre segundo instrumento.

Mensagem por Lucas94 Qui Jul 05, 2012 2:15 pm

Obrigado pela contribuição Leo e Sonikado, acho que vou optar pelo teclado, mas vou continuar me dedicando ao contrabaixo. Valeu pela ajuda pessoal. up

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre segundo instrumento. Empty Re: Dúvida sobre segundo instrumento.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos