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Repolarização Harmonica

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Repolarização Harmonica Empty Repolarização Harmonica

Mensagem por Sol Grosso Qua Jul 04, 2012 7:59 pm

Estes 04 videos irão ensinar os músicos mesmo sem conhecimento de teoria musical a comporem musica propria dentro dos padroes profissionais, atraves de um metodo facilitado e ilustrado, chamado repolarizacao harmonica.

Repolarização harmonica Parte 1
https://www.youtube.com/watch?v=KP5a4FvM6Hg

Repolarização harmonica Parte 2
https://www.youtube.com/watch?v=eii7QkBlHe0

Repolarização harmonica Parte 3
https://www.youtube.com/watch?v=dkasCwemhwE

Repolarização harmonica Parte 4
https://www.youtube.com/watch?v=w1abfxWXpC4


Mais detalhes sobre o assunto:

Com certeza, voce nunca ouviu falar sobre o assunto, muito menos saber oque significa. Mas aqui está tudo muito bem explicadinho, para que este conceito faça parte da sua carreira do musico
ajudando voce a passar para um proximo nivel de uma forma rapida e facil.

Existem 02 tipos de musicos:

Tipo "1" Um simples executor de musicas dos outros, com notas decoradas do começo ao fim ou lidas por cifras no momento da execução.

Tipo "2" É quando o musico passa a ter a mente aberta e clara e enxergar inumeras possiblidades dentro da musica. Somente nesta fase é possivel usufruir do que o mundo da musica tem a oferecer:
melhorando a execucao, tocando com mais segurança e mais liberdade nas suas apresentacoes, gastando menos tempo ao aprender qualquer musica nova , ou acompanhar alguem, improvisar com mais seguranca, re-arranjar uma musica já pronta, tirar musica de ouvido com mais facilidade, tocar com total liberdade para imbutir sua criatividade arriscando tudo mesmo ao vivo sem medo de soar errado, sem ensaio e ter espaço de sobra pra usar sua criativiade ate mesmo , tocar uma musica usando notas diferentes das comuns adicionando acordes e notas mudando a forma de tocar, fazendo a musica soar mais profissionalmente, criando musicas brincando a cada vez que pega no instrumento, assim como aumentar o leque de ideias para compor sua próprias musicas dentro dos padroes musicais, e tocar ate um instrumento diferente. É desnecessario dizer o quanto isto aumenta a auto-estima e bem estar pessoal antes mesmo do ego e orgulho de ser musico alem do prestigio, reconhecimento etc.

Se voce se interessou então mergulhe neste assunto com dedicação e atenção, pois aprender o conceito de Repolarização Harmonica é ganhar o passaport gratuito para entrar no mundo do musico
tipo 2 de uma forma simples, descomplicada e rapida.

Sao inumeros os beneficios de aplicar o conceito de Repolarização Harmonica nas suas musicas:

Criando musica própria:
Um musico iniciante que ainda não conhece a Repolarização Harmonica, mantém o mesmo habito ao criar uma musica: Ou seja: Vai no google imagens, e consulta 'campo harmonico maior ', e entao escolhe
qualquer um daqueles grupinhos de 07 acordes que se combinam entre si, para montar sua musica.

Mesmo que voce nunca tenha criado sua propria musica voce deve concordar que não dá pra ser feliz sabendo que voce tem apenas 07 acordes disponiveis para criar suas musicas. Isto pode até ser gostoso no começo, mas depois ninguem aguenta, todo musico sente falta de sair destes do limite deste 07 acordes padrões .

Mas por outro lado, sabe-se que pra ser mais ousado e usar mais acordes na musica alem deste 7, a principio só seria possivel atraves de muito estudo teorico que levariam anos de aula e muitos gastos.

O conceito de Repolarização Harmonica é justamente para resolver isto. É um 'artifício' pratico e rápido para que o musico (mesmo sem estudo) saiba quais acordes 'extras' podem ser usado alem dos
07 tradicionais fornecido pelo campo harmonico aumentando assim o leque de opções de acordes e tambem as possibilidades de ideias que muitas vezes resultam em combinações brilhantes.

Vamos lá:
Re-polarização vem da palavra polarização. Repolarizar quer dizer: polarizar novamente algo que já esta polarizado.

Para entender melhor o conceito de repolarizacao. Imagine uma pilha alcalina: Ela tem um lado positivo e um negativo, correto? ou seja: A pilha é um elemento polarizado..

Imagine esta mesma pilha sofrendo uma Repolarizacao: ou seja: Onde é (positivo) ficaria (negativo) e onde é (negativo) ficar (positivo). Claro que no caso da pilha alcalina seria impossivel fazer isso na pratica
( isso foi apenas para dar uma nocao do que é repolarizar ) que seria na verdade inverter a polarizacao atual pelo seu oposto.

Nós vamos usar este conceito no mundo da musica, pois apesar de nao existir positivo e negativo, existem o 'maior' e 'menor'

Por padrao mundial, os 7 graus do campo harmonico maior já sao por natureza polarizados desta forma:

I maior
IV maior
V maior

(vi) menor
(ii) menor
(iii) menor
(vii) menor

Como já dito repolarizar quer dizer: Fazer algo que é (maior) virar (menor) ou vice-versa.

Antes de aplicarmos a repolarizacao vamos rever os graus porem desta vez excluindo o setimo grau (vii) pois este nao é necessario participar deste conceito.

I maior
IV maior
V maior

(vi) menor
(ii) menor
(iii) menor

Como voce vê acima temos 03 graus maiores e 03 graus menores:

Cada grupinho acima se chama "Celula L" , entao temos:

"Celula L maior"
I maior
IV maior
V maior

"Celula L menor"
II, menor
III menor
VI menor

Vamos agora encontrar cada uma destas Celulas L no braço do contra-baixo. Exemplo no tom: D

"Celula maior"
g--------------------------
d-----------5( IV)----7(V)--
a---5( I )------------------
e--------------------------

Agora incline sua cabeça para o lado direito e olhe o desenho abaixo, perceba que estas 03 notas ou 03 graus da Celula maior formam uma 'imaginaria' letra "L" tombada. Por isso tem o nome de celula L .

g----------------------
d---(IV)---- ( V )------
a- -( I ) ---------------
e----------------------


Faca o mesmo localizando agora a outra parte: ou seja: A celula menor

"Celula menor"
g--------------------------
d------------------9(vi)---
a---7( ii )-- 9(iii) ----------
e--------------------------

Agora incline sua cabeça para o lado esquerdo e olhe o desenho abaixo, perceba que estas 03 notas ou 03 graus da Celula maior formam uma 'imaginaria' letra "L" deitada. Por isso tem o nome de celula L .

g--------------------------
d--------------( vi )-------
a----( ii )----- ( iii ) -------
e--------------------------


Agora juntando as duas celulas L temos algo assim:

g--------------------------
d--(IV) ----( V)-----( vi )---
a--( I )----( ii )---- ( iii )----
a---------------------------

È como se fosse duas letras 'L' juntas uma oposta a outra;

Toque agora todos os 06 graus: nesta sequencia I ,ii, iii, IV, V ,vi usando 03 dedos por corda: ou seja:
Dica: Fale em voz alta o grau que voce esta tocando:

d--------------------------
g--5(IV)--7(V)-----9(vi)---
a- 5(I)----7(ii) ---9(iii)-----
e---------------------------

Talves isto acima nao seja novidade para voce, pois na verdade isto é simplesmente tocar a escala maior de D, porem sem a setima:

Porem o objetivo aqui é: Voce olhar para o braço do contra-baixo e visualizar as duas celulas assim como a localizacao dos 03 graus contido em cada uma delas:

Vamos ver se voce entendeu ate aqui:

O sexto grau(vi) está em qual das celulas?
Se voce disse Celular menor, acertou.

O quarto grau(IV) esta em qual das celulas ?
Se voce disse Celular maior, acertou.

Dica: Nunca perca seu tempo decorando numero das casas. Isto é atraso de vida. Jamais voce deve decorar os graus pensando "casa numero tal"

O otimo musico pensa assim: Exemplo:

O segundo grau ( ii ) fica uma corda acima do quinto Grau (V) na mesma casa
O terceiro grau ( iii ) fica uma corda acima do sexto Grau ( vi ) na mesma casa
O sexto grau ( vi ) fica uma corda abaixo do terceiro Grau ( iii ) na mesma casa
etc...

Ou seja: Decore o passeio dos dedos, decore os espacos (quantidade de casas que nao sao tocadas) entre um dedo e outro. Isto sim funciona perfeitamente bem!

Esta visualizacao das celulas e graus deve acontecer de uma forma bem natural, ate mesmo sem ter o baixo no colo. Voce nao precisa do baixo pra saber onde fica a nota SOL na corda mais grossa, certo? Entao, extenda esta capacidade para visualizar as celulas e graus..

Vamos agora falar sobre a repolarizacao:

A repolarização acontece somente em um unico lugar (acontece dentro da cabeca do musico).Depois ele passar para o papel.

A repolarizacao pode acontecer de 03 maneiras:
Rep(1)
Rep(6 )
HyperRep.

Pergunta: Mas pra que fazer isso?

Resposta: Cada vez que o musico aplica uma das 03 opçoes ( Rep1, ou Rep6 ou HyperRep) surgem acordes 'adicionais' que podem ser usados junto com aqueles 07 acordes que saem do
campo harmonico . O musico tera entao mais opçoes de acordes para fazer mais combinacoes, e o incrivel é que todas elas se encaixam , voce pode formar combinações espetaculares!

Aplicando o Rep(1)
Use apenas um dedo esquerdo para fazer este estudo.
-Olhe para o braco do baixo,e aperteo somente uma notano baixo que é o primeiro grau ( I ) Exemplo nota D fica na corda Lá na 5ª casa
-Agora visualize a "Celula L maior" completa e voce ira enxergar os graus I IV e V
-Olhe agora as notas referentes a cada grau I IV e V , (pra isso voce tem que conhecer bem as notas do braco do baixo)
Vou te ajudar:
O primeiro grau vc tem a nota "D" ,
O quarto grau a nota "G"
O quinto grau a nota "A"

-Isso significa que dai saem 03 acordes. um saindo de cada grau: ou seja: 03 acordes maiores: D, G, A
- Depois disto voce vai imaginar o primeiro grau ( I ) "aquele que voce esta ainda segurando" sendo repolarizado.
Neste momento ja ocorreu uma mudança, vou descreve-la:
O primeiro grau de maior vai passar para menor e assim aquela casa do baixo que voce esta segurando referente ao primeiro grau que é a nota (D) alem de gerar aquele acorde de D maior dito acima
vai tambem gerar um acorde de Dm .
- Isto vai acontecer tambem para os demais graus da mesma celula
Neste caso voce tera, D Dm G Gm A Am

- O grande detalhe é: A forma que voce vai passar olhar a nota que voce esta apertando que é o primeiro grau ( I ) .
- voce deve continuar olhando ele como sendo primeiro grau ( I ) e imaginando ele sendo tambem um sexto grau (iv)
- Parabens! voce acabou de fazer a grande magica que é fazer o primeiro grau ser tambem um sexto grau (vi) ao mesmo. Uma pessoa com duas identidades:

O Rep1 esta quase pronto.
Esta magica fez surgir uma nova celula menor , basta vc imagina-la esta nova celula completa
Sendo assim vc ja tem 9 acordes.
( Resumindo voce ira terá 03 celulas : Que sao as duas celulas que voce ja tinha inicialmente(maior e menor) + uma terceira
celula que surgiu do Rep1, a qual vc deve visualiza-la por completo, pois uma vez que voce ja tem um ponto da celula facilmente vc encontra
os outros dois devido o desenho da celula. Alem disto, uma quarta celula maior tambem surgiu com tudo isso ( que é a celula que faz o "par" com esta nova celula menor que surgiu do Rep1. O Rep1, fez com que voce tenha agora 12 à 14 acordes para compor sua musica:
Aplicando o Rep1 numa escala de D : O musico "ganha" mais acordes para usar na musica . Os novos acordes sao :Dm, Gm, Am, C, Bb, F. Totalizando entao:
D Em F#m G A Bm C#mº + Dm, Gm, Am, C, Bb, F , Emº

Veja alguns exemplos:

Rep1:
Another brick in the wall
Smoking in the water
Meu erro Paralamas


OBS: Para aplicar o Rep(6) voce nao pode estar com o Rep(1) aplicado.
Sendo assim, somente aplique o Rep(6) se a celula maior original estiver intacta. ou seja: Na sua identidade e original.


Aplicando o Rep(6)
Use apenas um dedo esquerdo para fazer este estudo.
-Olhe para o braco do baixo,e aperte somente uma nota no baixo que é o sexto grau ( vi ) da escala de D que seria entao a nota B que fica na corda Re na 9ª casa
-Agora visualize a "Celula L menor" completa e voce ira enxergar os graus ii iii e vi
-Olhe agora as notas referentes a cada grau ii iii e iv , (pra isso voce tem que conhecer bem as notas do braco do baixo)
Vou te ajudar:
O segundo grau vc tem a nota "E" ,
O terceiro grau a nota "F#"
O sexto grau a nota "B"

-Isso significa que dai saem 03 acordes. um saindo de cada grau: ou seja: 03 acordes menores: Em F#m, B
- Depois disto voce vai imaginar o sexto grau ( vi ) "aquele que voce esta ainda segurando" sendo repolarizado.
Neste momento ja ocorreu uma mudança, vou descreve-la:
O sexto grau de menor vai passar para maiorr e assim aquela casa do baixo que voce esta segurando referente ao sexto grau que é a nota (B) alem de gerar aquele acorde de Bm maior dito acima
vai tambem gerar um acorde B .
- Isto vai acontecer tambem para os demais graus da mesma celula
Neste caso voce tera, Em, E , F#m, F# , Bm , B

- O grande detalhe é: A forma que voce vai passar olhar a nota que voce esta apertando que é o sexto grau ( vi ) .
- voce deve continuar olhando ele como sendo sexto grau ( vi ) e imaginando ele sendo tambem um primeiro grau (I)
- Parabens! voce acabou de fazer a grande magica que é fazer o sexto grau ser tambem um primeiro grau (vi) ao mesmo. Uma pessoa com duas identidades:

O Rep6 esta quase pronto.
Esta magica fez surgir uma nova celula L maior - vc deve apenas terminar de visualizar este celula nova por completo.
( Sendo assim voce ira terá 03 celulas : Que sao as duas celulas que voce ja tinha inicialmente + uma terceira que surgiu) ou seja: ja tem
9 acordes. Alem disto, uma quarta celula menor tambem surgiu com tudo isso ( que é a celula que faz o "par" com esta nova celula maior que surgiu do Rep6. O Rep6, fez com que voce tenha
agora 12 à 14 acordes para compor sua musica:

D Em F#m G A Bm C#mº + Em, E , F#m, F# , Bm , B

Veja alguns exemplos:

Musicas em Rep1:
Another brick in the wall
Smoking in the water
Meu erro Paralamas


Musicas em Rep6:
I wish you were here
Hotel California

Musica em HyperRep: ( Sao Rep1 e Rep1 ) aplicados juntos.
Africa - Toto
Lulu Santos - varias musicas.


Última edição por Sol Grosso em Seg Jul 09, 2012 7:26 pm, editado 2 vez(es)
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Mensagem por Fernando Zadá Qui Jul 05, 2012 6:44 pm

Cara que troço complicado de enxergar dessa forma!! Rsss
Isso pode ser visto de outras formas e com outros nomes.
De onde ouviu dessa forma?
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Mensagem por malka_aff Qui Jul 05, 2012 8:01 pm

Maluco, que bagulho doido, não acho necessário essa maçaroca ae pra adicionar acordes.

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Mensagem por inibass Qui Jul 05, 2012 10:15 pm

Kra, que doideira, mas curti boa parte.
Primeiramente gostaria de saber de onde tu tirou isso tudo, se foi criação sua mesmo. Pelo comercial super hiper mega extraordinário que vc fez no início acho que é seu mesmo rsrsrrs

Deixa eu ver se entendi....por favor me corrija.

Sobre a tais "Célula L" eu comecei a enxergar dessa forma depois que comecei a praticar escala pelo método do Nico onde ele recomenda fazer escala com 3 notas por corda, até a 9ª.

Sobre os "Rep" aí acho que são uma explicação(se é que isso existe musicalmente) para o uso de certos acordes totalmente dissonantes e fora de tudo da base harmonica simples do tom.

Vou fazer um pequeno resumo e gostaria que confirmasse.

Tomando como base o seu tom D maior, vou listar os acordes que compõe o tom, sem considerar sétimas.

Tom D maior:
Campo Original: I-D II-Em III-F#m IV-G V-A VI-Bm

>>>>> Pelo Rep1 entendi que consideramos o acorde do grau I-D como sendo o grau VI de um outro tom X. Que tom é este?...no caso de D ele é um sexto grau de F. Então daí formamos toda uma nova lista de acordes baseados nesse novo tom (maior).

Tom F maior:
Campo Rep1: I-F II-Gm III-Am IV-Bb V-C VI-Dm

Então, comparando a Escala Rep1 na escala original, temos os novos acordes:
Dm(I menor) , F , Gm (IV menor) , Am(V menor), Bb , C

Então, fora o seu tal "L" se tornar menor, temos os acordes inéditos: F, Bb, C.

Até aí blz...encontramos os acordes de passagem do II para III(F) e de V para VI(Bb), da escala original(D);


>>>>> Seguindo a mesma lógica vamos trabalhar com o seu padrão Rep6:

Rep6 = Pensar que o grau VI é o I de outro tom maior.

Continuando no tom de D, temos que a sua sexta (B) será o grau I de um novo tom maior, temos:

Tom B maior:
Campo Rep6: I-B II-C#m III-D#m IV-E V-F# VI-G#m

Então, comparando a Escala Rep6 na escala original, temos os novos acordes:
B(VI maior), C#m (VII menor com sua 5º na quarta aumentada do tom original), D#m, E(II maior), F#(III maior), G#m

De novidade mesmo temos: D#m, G#m
Aí ganhamos os acordes pra dissonantes entre o I e II (D#m) e o IV para o V (G#m).

Note que o resultado da Rep6, chamado aí Campo Rep6, saiu bem diferente do seu. Ou eu não entendi sua lógica ou vc se confundiu no exemplo.


>>>> Resumão:
-- pelo Rep1 , além dos acordes basicos(I,IV e V) se tornarem menor, vc ganha acordes ponte do grau 2 para 3 e do 5 para 6 (ambos maiores), e mais o 7º (C) definido como maior.
-- pelo Rep6 , vc ganha uma salada louca, ganha acordes ponte do grau 1 para 2 e do 4 para 5 (ambos menores).
--- Loucura que pelo Rep6 os acordes basicos de I, IV e V simplesmente não existe, nem menor nem maior.


Bem, isto foi o que entendi, por favor me corrija aí ou complemente.

Sobre a utilidade: ainda não dá pra se comprovar, mas parece interessante para criação de composições,com certeza a partir de hoje vou enxergar as coisas tendendo a essa perspectiva....o que vai abrir novas possibilidades para tentativas/erros/acertos para tirar musica de ouvido.

Investi tempo observando isso apenas pq, infelizmente, gosto dessa coisa de desenhos de posições de intervalos no braço.

Fui analisar Hotel California e realmente bate...as outras não olhei.
Talvez essas coisas explique as harmonias de Djavan, Caetano e companhia. Explicar João Bosco acho que nem com Rep1+Rep6 kkkkkk

Gostaria muito do seu comentário aí.


aBASSo

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Mensagem por Fernando Zadá Sex Jul 06, 2012 10:13 am

Já começa que o campo harmônico com seus 7 acordes é só o arroz com feijão pra começar a harmonizar. Na sequência vem dominantes secundários, sub-quintos, empréstimo modal e mais uma série de artifícios que não são tão mirabolantes assim.
Também fiquei curioso de onde tirou isso.
Um livro bacana e básico é
How to create jazz chord progressions

http://www.sheetmusicplus.com/title/How-to-Create-Jazz-Chord-Progressions/1506210

Aqui tem um sample dele interessante


http://books.google.com.br/books?id=CtPVgLV7f94C&printsec=frontcover&dq=how+to+create+jazz+chord+progressions&source=bl&ots=GnK54x3-Nc&sig=dONIKMneBHrkvEgyJKG_ZUTzkMo&hl=en&ei=uwbiS7uyLYvMNayk1YQD&sa=X&oi=book_result&ct=result&redir_esc=y#v=onepage&q=how%20to%20create%20jazz%20chord%20progressions&f=false

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Mensagem por Sol Grosso Sex Jul 06, 2012 3:47 pm

Amigos:

Eu já estou muito feliz por ter 4 respostas no meu tópico: Foi uma grande surpresa.

Este conceito foi sim criado (por mim) para suprir uma coisa que até então não existia no campo da musica ate hoje: Um método de imediatismo para atender a nova geração a compor (estamos na era em que todo mundo quer ver resultado rápido em tudo) . A primeira pergunta tanto de um aluno ou pais de aluno ao entrar na aula de musica é :

"Quanto tempo demora pra eu aprender?"

Este conceito de repolarização harmônica faz um musico novato ou leigo em teoria musical enxergar de imediato (no mesmo dia na mesma hora) os mesmos elementos musicais usados por musico já estudado porem através de um sistema visual que é visualizado em figuras em "L" no braco: É como se fosse um brinquedo de encaixar pecinhas em formado de L invertidas:

Inclusive nas minhas futuras ilustracoes estas celulas em L terao cores distintas: Azul para (celula maior) e Verde (para celula menor) e quando qualquer uma delas forem repolarizadas serão listradas mantendo a cor.

- Eu mesmo que tenho um considerável conhecimento em harmonia , uso este método criado por mim para compor em qualquer tom em qualquer momento assim como analisar uma musica de alguém. E fico surpreso com oque sai.

A partir daí vai depender do musico querer passar a vida usando métodos de imediatismo ou querer aprender harmonia de verdade.

Abraco a todos,
Sol Grosso
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Mensagem por Sol Grosso Sex Jul 06, 2012 3:53 pm

Fernando Zadá escreveu:Cara que troço complicado de enxergar dessa forma!! Rsss
Isso pode ser visto de outras formas e com outros nomes.
De onde ouviu dessa forma?


Amigo, você tem toda razão. Porem, gostaria que voce lesse minha segunda mensagem do topico
e vai entender que este método como eu disse, é para musicos do tipo 1. ( que nao é seu caso , pelo que percebi hehe)

Para voce que conhece harmonia é facil chegar ao mesmo ponto por outro caminhos, concordo.

Abracao


Sol Grosso
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Mensagem por Sol Grosso Sex Jul 06, 2012 3:59 pm

Fernando Zadá escreveu:Já começa que o campo harmônico com seus 7 acordes é só o arroz com feijão pra começar a harmonizar. Na sequência vem dominantes secundários, sub-quintos, empréstimo modal e mais uma série de artifícios que não são tão mirabolantes assim.
Também fiquei curioso de onde tirou isso.
Um livro bacana e básico é
How to create jazz chord progressions

http://www.sheetmusicplus.com/title/How-to-Create-Jazz-Chord-Progressions/1506210

Aqui tem um sample dele interessante


http://books.google.com.br/books?id=CtPVgLV7f94C&printsec=frontcover&dq=how+to+create+jazz+chord+progressions&source=bl&ots=GnK54x3-Nc&sig=dONIKMneBHrkvEgyJKG_ZUTzkMo&hl=en&ei=uwbiS7uyLYvMNayk1YQD&sa=X&oi=book_result&ct=result&redir_esc=y#v=onepage&q=how%20to%20create%20jazz%20chord%20progressions&f=false


Amigao!" Obrigado por ler minha mensagem e mandar estes links interessantes:

Minha intensão com este metodo de imediatismo é trazer leigos em harmonia e composicao para o mundo da musica de uma forma leve e desestressante, apenas como um empurrao inicial , e naturalmente isso fará com que eles se interessem em estudar musica, que atualmente está longe do mundo deles falar em:
campo harmonico, intervalos, triades , bla bla que so de ler isso ja assusta pra quem nao conhece.

Abraco!
Sol Grosso
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Mensagem por Sol Grosso Sex Jul 06, 2012 4:52 pm

inibass escreveu: Kra, que doideira, mas curti boa parte.
Primeiramente gostaria de saber de onde tu tirou isso tudo, se foi criação sua mesmo. Pelo comercial super hiper mega extraordinário que vc fez no início acho que é seu mesmo rsrsrrs

Deixa eu ver se entendi....por favor me corrija.

Sobre a tais "Célula L" eu comecei a enxergar dessa forma depois que comecei a praticar escala pelo método do Nico onde ele recomenda fazer escala com 3 notas por corda, até a 9ª.

Sobre os "Rep" aí acho que são uma explicação(se é que isso existe musicalmente) para o uso de certos acordes totalmente dissonantes e fora de tudo da base harmonica simples do tom.

Vou fazer um pequeno resumo e gostaria que confirmasse.

Tomando como base o seu tom D maior, vou listar os acordes que compõe o tom, sem considerar sétimas.

Tom D maior:
Campo Original: I-D II-Em III-F#m IV-G V-A VI-Bm

>>>>> Pelo Rep1 entendi que consideramos o acorde do grau I-D como sendo o grau VI de um outro tom X. Que tom é este?...no caso de D ele é um sexto grau de F. Então daí formamos toda uma nova lista de acordes baseados nesse novo tom (maior).

Tom F maior:
Campo Rep1: I-F II-Gm III-Am IV-Bb V-C VI-Dm

Então, comparando a Escala Rep1 na escala original, temos os novos acordes:
Dm(I menor) , F , Gm (IV menor) , Am(V menor), Bb , C

Então, fora o seu tal "L" se tornar menor, temos os acordes inéditos: F, Bb, C.

Até aí blz...encontramos os acordes de passagem do II para III(F) e de V para VI(Bb), da escala original(D);


>>>>> Seguindo a mesma lógica vamos trabalhar com o seu padrão Rep6:

Rep6 = Pensar que o grau VI é o I de outro tom maior.

Continuando no tom de D, temos que a sua sexta (B) será o grau I de um novo tom maior, temos:

Tom B maior:
Campo Rep6: I-B II-C#m III-D#m IV-E V-F# VI-G#m

Então, comparando a Escala Rep6 na escala original, temos os novos acordes:
B(VI maior), C#m (VII menor com sua 5º na quarta aumentada do tom original), D#m, E(II maior), F#(III maior), G#m

De novidade mesmo temos: D#m, G#m
Aí ganhamos os acordes pra dissonantes entre o I e II (D#m) e o IV para o V (G#m).

Note que o resultado da Rep6, chamado aí Campo Rep6, saiu bem diferente do seu. Ou eu não entendi sua lógica ou vc se confundiu no exemplo.


>>>> Resumão:
-- pelo Rep1 , além dos acordes basicos(I,IV e V) se tornarem menor, vc ganha acordes ponte do grau 2 para 3 e do 5 para 6 (ambos maiores), e mais o 7º (C) definido como maior.
-- pelo Rep6 , vc ganha uma salada louca, ganha acordes ponte do grau 1 para 2 e do 4 para 5 (ambos menores).
--- Loucura que pelo Rep6 os acordes basicos de I, IV e V simplesmente não existe, nem menor nem maior.


Bem, isto foi o que entendi, por favor me corrija aí ou complemente.

Sobre a utilidade: ainda não dá pra se comprovar, mas parece interessante para criação de composições,com certeza a partir de hoje vou enxergar as coisas tendendo a essa perspectiva....o que vai abrir novas possibilidades para tentativas/erros/acertos para tirar musica de ouvido.

Investi tempo observando isso apenas pq, infelizmente, gosto dessa coisa de desenhos de posições de intervalos no braço.

Fui analisar Hotel California e realmente bate...as outras não olhei.
Talvez essas coisas explique as harmonias de Djavan, Caetano e companhia. Explicar João Bosco acho que nem com Rep1+Rep6 kkkkkk

Gostaria muito do seu comentário aí.


aBASSo


Amigao! Como voce viu na minha segunda mensagem geral acima: Isto foi criado por mim como um metodo de imediatismo para musicos tipo 1


Sobre sua perguntas:
- Pelo Rep1 entendi que consideramos o acorde do grau I-D como sendo o grau VI de um outro tom X. Que tom é este?...no caso de D ele é um sexto grau de F. Então daí formamos toda uma nova lista de acordes baseados nesse novo tom (maior).

Reposta:

Sim: A ideia é exatamente esta:
O musico enxerga os 6 graus separado por dois "L" invertidos. ( Celula maior e Celula Menor)
A celula maior (é aquele "L" tombado pra tras) no formato de uma pessoa deitada.
A celula menor (é aquele "L" tombado pra frente)

O musico precisa saber que cada celula possui uma nota que é mais importante da celula.
celula maior (a nota mais importante é (I)
celula menor (a nota mais importante é (VI)

Note que ambas notas principais de cada celula fica no pézinho do "L"

Entao se o musico aplicou o Rep1, quer dizer que ele "mexeu" apenas na celula maior
O proximo passo apos aplicar qualquer Rep, é excaixar uma nova celula L oposta à esta que acabou de ser repolarizada,
Entao como O Rep1 é por natureza a repolarizacao da celular maior, entao o proximo passo é agora encaixar uma celula menor
de forma que a nota mais importante de cada celula se unam na mesma casa. Sendo assim, esta nova celula menor vai ter a nota D do baixo comum para a emende da celula atual (que sofreu o Rep1) e a nova celula menor.

O terceiro passo é: Ele vai tambem precisar completa-la com seu "par" pois esta celula menor nova que surgiu nao pode ficar faltando a outra parte dela, que seria sua respectiva celula L maior e ai ele vai achar entao o campo de "F" inteiro que pode ser usado intercalado com oque ja tinha antes. A organizacao do parzinho destas 02 nova celulas L e a parte mais simples, pois é sempre padrao, uma oposta a outra.



Sobre sua perguntas:
Rep6 = Pensar que o grau VI é o I de outro tom maior.
Continuando no tom de D, temos que a sua sexta (B) será o grau I de um novo tom maior, temos:
Tom B maior:
Campo Rep6: I-B II-C#m III-D#m IV-E V-F# VI-G#m
Então, comparando a Escala Rep6 na escala original, temos os novos acordes:

Resposta: O setimo grau nao participa de nada disto:

Se o musico aplicou o Rep6, quer dizer que ele "mexeu" apenas na celula menor. A outra tem que estar original.

O Rep6 é por natureza a repolarizacao da celular menor, entao o proximo passo é agora encaixar uma celula maior
de forma que a nota mais importante de cada celula se unam na mesma casa.
Sendo assim, esta nova celula maior vai nascer da nota B do baixo , esta casa sera comum para emendar a celula atual
(que sofreu o Rep6) e a nova celula maior.

O terceiro passo é: Completa-la com seu "par" pois esta celula maior nova que surgiu nao pode ficar faltando a outra parte dela, que seria sua respectiva celula L menor e ai ele vai achar entao o campo de "B" inteiro que pode ser usado intercalado com oque ja tinha antes.
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Mensagem por Sol Grosso Sex Jul 06, 2012 4:56 pm

malka_aff escreveu:Maluco, que bagulho doido, não acho necessário essa maçaroca ae pra adicionar acordes.

Amigo! Obrigadao por ler e comentar..e gostei do seu comentario engracado..rs
porem para um leigo em harmonia, isto é um pote de ouro!

Abracao
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Mensagem por inibass Sex Jul 06, 2012 5:36 pm


O terceiro passo é: Completa-la com seu "par" pois esta celula maior nova que surgiu nao pode ficar faltando a outra parte dela, que seria sua respectiva celula L menor e ai ele vai achar entao o campo de "B" inteiro que pode ser usado intercalado com oque ja tinha antes.

Então o que escrevi acima está certo?....sendo a "B" o novo campo teremos B, C#m, D#m, E, F#, G#m , ou seja , não teremos um D correspondente (que é o tom original).

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Mensagem por malka_aff Sex Jul 06, 2012 5:42 pm

Acho que nada mais é que o conceito de tons homônimos abordado de outra maneira
Se o D vira Dm e você usar o campo harmônico de ré menor, fez isso ae que você falou sem precisar queimar tanto a cabeça. IMHO

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Mensagem por Fernando Zadá Sex Jul 06, 2012 5:43 pm

^ Ou empréstimo modal como alguns preferem onde se importam acordes do tom menor quando se esta no maior.

Cara pra ser sincero meu medo em usar isso é que o cara fique sempre músico do tipo 1 como você comentou.
Não sou muito fã de atalhos desse tipo assim como não sou de tablaturas (salvo raros casos) e de outros macetes que pulem etapas que não são tão complicadas.
mas vai de cada um....
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Mensagem por malka_aff Sex Jul 06, 2012 5:47 pm

eu acho mais fácil e interessante usar tons vizinhos na composição

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Mensagem por mum Sex Jul 06, 2012 7:30 pm

Sempre conheci isso como empréstimos modais e tonais, mas com outras explicações
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Mensagem por Lucas94 Sex Jul 06, 2012 7:37 pm

Não consegui entender muito bem o texto, sou iniciante ainda, mas não sou "fã" desse imediatismo que vivemos hoje, acho que quando se quer aprender muito rápido as pessoas pulam algumas etapas que fazem falta na vida de um músico. Muita prática e paciência são o melhor caminho na minha opinião.

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Mensagem por Sol Grosso Sex Jul 06, 2012 8:49 pm

Sim, eu concordo com as criticas de todos, porem prefiro aguardar o retorno dos musicos do tipo 1 para saber quais os beneficios eles tiveram usando o método de "Repolarizacao Harmonica" em suas composicoes e musica propria

Estarei em breve postando um video ilustrativo sobre o assunto:

Pelo que senti acima, cada um de voces chega no mesmo objetivo por meios diferentes: uns pensando em emprestimo modal, tons homônimos, tons vizinhos, e talvez outras pessoas por outros metodos:

Este é mais um motivo da necessidade de criar métodos de imediatismos,
para salvar a musica brasileira. Os nosso mestres vão envelhecer e nos deixar , e se nada for feito , vamos ouvir brasileiros compondo funk carioca , daí pra pior durantes os próximos anos..
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Mensagem por Sol Grosso Sex Jul 06, 2012 8:52 pm

inibass escreveu:
O terceiro passo é: Completa-la com seu "par" pois esta celula maior nova que surgiu nao pode ficar faltando a outra parte dela, que seria sua respectiva celula L menor e ai ele vai achar entao o campo de "B" inteiro que pode ser usado intercalado com oque ja tinha antes.

Então o que escrevi acima está certo?....sendo a "B" o novo campo teremos B, C#m, D#m, E, F#, G#m , ou seja , não teremos um D correspondente (que é o tom original).

aBASSo

A ideia é no caso de "D" é:
usar os 02 campos "D" e tambem o "F" via Rep1
usar os 02 campos "D" e tambem o "B" via Rep6
ou HyperRep que sao os 03 campos "D" "B" e "F"

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Mensagem por malka_aff Sex Jul 06, 2012 9:04 pm

até sobre existir dois tipos de músicos acho que é errado de classificar.

O tipo 1 se chama iniciante, e ele vai chegar ao tipo 2 estudando. O que você propõe é um mega atalho. Seria a mesma coisa que um professor ensinar os macetes sem explicar o por que daquilo, e na minha concepção, isso continua sendo um mero repetidor de notas. Sem embasamento teórico não há compreensão do que se está fazendo.

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Mensagem por Lucas94 Sáb Jul 07, 2012 2:27 pm

Concordo com o que o malka disse. Não adianta querer aprender rápido e não aprender direito. O aprendizado musical não é uma coisa que acontece da noite para o dia, é um processo de muita prática e paciência. E sobre salvar a música brasileira, é só procurar que existe muita coisa boa na música brasileira sendo feita hoje em dia.

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Mensagem por fma Dom Jul 08, 2012 11:31 pm

Essas questões de reharm são complicadas... mais ou menos na época que surgiu a harmonia tonal, foram estudadas e esgotadas todas as possibilidades de harmonização de melodias, desde então estamos repetindo o que foi feito lá na época do J. S. Bach, embora não com a mesma profundidade.
As opções que você apresenta são possíveis, embora não sejam novas.
Uma colocação que quero apresentar em paralelo ao seu raciocínio é: qualquer nota pode ser harmonizada com qualquer acorde, só depende do quão longe e do nível de tensão que você está disposto a chegar. Acredito que estamos deixando muito de lado nossa sensibilidade em nome do raciocínio lógico e de estarmos de acordo com o senso comum formulado duzentos anos atrás.
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Mensagem por inibass Seg Jul 09, 2012 8:32 am

fma escreveu:(...) qualquer nota pode ser harmonizada com qualquer acorde, só depende do quão longe e do nível de tensão que você está disposto a chegar. Acredito que estamos deixando muito de lado nossa sensibilidade em nome do raciocínio lógico(...)

:curti:

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Mensagem por Nelson Bass Seg Jul 09, 2012 10:17 am

Na época de J.S. Bach, como bem observado pelo fma, as regras eram bem restritas e vistas de forma bem matemática:

C (tom) Campo harmônico: C Dm Em F G Am Bm(5b)
Mais tons vizinhos
F: F Gm Am Bb C Dm Em(5b)
G:G Am Bm C D Em F#m(5b)
é o homônimo Cm : Cm Dm(5b) Eb Fm Gm Ab Bb

Eu penso a harmonia por essa lógica, isso ´o que Schoenberg chamava de "prisão tonal", vale ressaltar que ainda temos os mesmo campos em tétrades, temos as relativas de todas esses tons, consequentemente escalas harmônicas e melódicas que geram outros acordes, inversões etc, fora as funções harmônicas ainda.

Mas achei valido esse método geométrico da repolarização, é bem interessante.
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Mensagem por allexcosta Seg Jul 09, 2012 10:20 am

inibass escreveu:Talvez essas coisas explique as harmonias de Djavan, Caetano e companhia. Explicar João Bosco acho que nem com Rep1+Rep6 kkkkkk

O trabalho desses artistas é baseado mais em erro/acerto do que em teorias.

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Mensagem por inibass Seg Jul 09, 2012 10:55 am

allexcosta escreveu:
inibass escreveu:Talvez essas coisas explique as harmonias de Djavan, Caetano e companhia. Explicar João Bosco acho que nem com Rep1+Rep6 kkkkkk

O trabalho desses artistas é baseado mais em erro/acerto do que em teorias.

Concordo em número e grau.

Recentemente assisti um pedaço de um docuemntário sobrer um guitarrista inglês, desses grandes do rock, nao lembro o nome, e dizia que ele viajou e morou algum tempo em um local diferente (não lembro se Índia ou algum local na áfrica)... segundo a entrevista, ele queria se aproximar das características sonoras da música da região, após alguns meses ele lançou um álbum de sucesso, a afinação da guitarra totalmente diferente , misturando influências nada ocidentais com o seu conhecimento anterior. No fim é dificílimo tentar explicar as harmonias que vem da alma de um kra desse, sendo ele influenciado por uma cultura sem vestígio de ocidentalismo e harmonias quadradas que se vê por aqui.
De fora vc pode sacar tb o som de Marcus Miller na musica Blast....as harmonias não são convencionais.
E o que diria de acompanhar a velha rabeca e pífaro aqui no nordeste....muitos dos grandes mestres dessa área nem sabem escrever e não tiveram sua formação musical(ouvido) baseada em escalas ocidentais, o som é outra viajem.
A lógica ainda não consegue explicar a arte.


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Mensagem por fma Seg Jul 09, 2012 12:57 pm

Nelson Bass escreveu:Na época de J.S. Bach, como bem observado pelo fma, as regras eram bem restritas e vistas de forma bem matemática:
Mais ou menos... essas regras eram só observações da prática que acontecia. Bach expandiu em muito o campo harmônico, as modulações aconteciam o tempo todo e os caminhos harmônicos iam por todos os lados. Os grandes compositores levaram essa linguagem adiante, expandindo cada vez mais.
Beethoven fez muita coisa em harmonia, Schumann, Wagner, Lizst, etc... a música dessa galera não via restrição a sete acordes. Até mais ou menos na época pós-Debussy, quando o procedimento tonal, depois de ter todas as possibilidades esgotadas, deu o último suspiro rsrs
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Mensagem por Sol Grosso Seg Jul 09, 2012 5:56 pm

Amigos: Seguem os videos...abraco

Repolarização harmonica Parte 1
https://www.youtube.com/watch?v=KP5a4FvM6Hg

Repolarização harmonica Parte 2
https://www.youtube.com/watch?v=eii7QkBlHe0

Repolarização harmonica Parte 3
https://www.youtube.com/watch?v=dkasCwemhwE

Repolarização harmonica Parte 4
https://www.youtube.com/watch?v=w1abfxWXpC4
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Mensagem por Nelson Bass Seg Jul 09, 2012 8:14 pm

Legal fma! acho a coisa descambou de vez com Wagner.
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Mensagem por regis Seg Jul 09, 2012 9:38 pm

gostei muito ,todos tem que ter uma base de algo certo para errar a assim acertar muito mais.
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