Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EMG x Seymour - Diferenças de potenciometros

+3
Guga Bass
Rick Charles
inibass
7 participantes

Ir para baixo

EMG x Seymour -  Diferenças de potenciometros Empty EMG x Seymour - Diferenças de potenciometros

Mensagem por inibass Ter Jul 10, 2012 11:40 pm

Olá pessoal,
sempre li que é legal usar caps e prés casados, do mesmo fabricante, principalmente EMG. E li algo também sobre diferenças de potenciometros e particularidades dos EMG.

Pois bem, meu bass tem caps EMG 45J e pré Seymour STC-3A, e por conta da minha eterna busca pelo "timbre interior" sempre fui meio desconfiado dessa junção.
Me deparei com uma situação de diferenças do valores dos potenciometros:


Sobre circuitos EMG: [aula sobre modelos on]
o que pude constatar:
- diferenças BQC x BQS : os BQC deve ter o "C" de concentrico. possui potenciometros concentricos pra alguns recursos. (BAss/trble ou mid...)
- diferenças Control x System : System acompanha potenciometro de volume, ao contrário dos controls que devem ser adquiridos separadamente.
[aula sobre modelos off]

Sobre Potenciometros:
- BQC ou BQS System: 50k (acompanham)
- BQC ou BQS Control: Não acompanham... recomendado 25K para EMG e 250 ou 500K para caps passivos.
- Bartonilines TC : 50 a 500K dependendo do tipo de ligação e resultado esperado.
- Seymour Duncan STC-3A: 10K apenas!!


Pergunta 1: O que esse numero tão pequeno implica pra meu som? muito filtro pra o captador? ele poderia falar mais se tivesse um numero maior? E pq será que a EMG usa 50K no system mas recomenda 25K no control?
Pergunta 2: O que seria esse tal de "headroom" conseguido com mais baterias, no caso 18V, que existe no manual do EMG? Seria puxar o som mais pro lado do Precision ou do Ney Conceição? ou estou falando besteira? vi que tem algo haver com ter mais saída com menor risco de distorção.

aBASSo


dona edit: (links dos esquemas)
EMG: http://www.emgpickups.com/content/wiringdiagrams/BQseries.pdf
Bartolini: http://www.bartolini.net/instructions/electronics/tc/tc_1-6web.htm
Seymour: http://www.seymourduncan.com/images/products/basslines/501060-105.pdf



____________________________
"A culpa é minha e eu ponho em quem eu quiser !" (Homer Simpson)
Gospel Club #151; Clube do Apego #40; Fretless Club #77; Clube Seymour Duncan #13; EMG Clube #???? Clube dos que sofrem de G.A.S. constante #37
inibass
inibass
Membro

Mensagens : 807
Localização : Aracaju-SE

Ir para o topo Ir para baixo

EMG x Seymour -  Diferenças de potenciometros Empty Re: EMG x Seymour - Diferenças de potenciometros

Mensagem por inibass Qua Jul 11, 2012 12:07 pm

up, please

____________________________
"A culpa é minha e eu ponho em quem eu quiser !" (Homer Simpson)
Gospel Club #151; Clube do Apego #40; Fretless Club #77; Clube Seymour Duncan #13; EMG Clube #???? Clube dos que sofrem de G.A.S. constante #37
inibass
inibass
Membro

Mensagens : 807
Localização : Aracaju-SE

Ir para o topo Ir para baixo

EMG x Seymour -  Diferenças de potenciometros Empty Re: EMG x Seymour - Diferenças de potenciometros

Mensagem por inibass Qua Jul 11, 2012 8:30 pm

Ninguem....nem o Thales ??? rsrsr

____________________________
"A culpa é minha e eu ponho em quem eu quiser !" (Homer Simpson)
Gospel Club #151; Clube do Apego #40; Fretless Club #77; Clube Seymour Duncan #13; EMG Clube #???? Clube dos que sofrem de G.A.S. constante #37
inibass
inibass
Membro

Mensagens : 807
Localização : Aracaju-SE

Ir para o topo Ir para baixo

EMG x Seymour -  Diferenças de potenciometros Empty Re: EMG x Seymour - Diferenças de potenciometros

Mensagem por Rick Charles Qua Jul 11, 2012 9:53 pm

Boa sorte com sua busca Laughing
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

EMG x Seymour -  Diferenças de potenciometros Empty Re: EMG x Seymour - Diferenças de potenciometros

Mensagem por Guga Bass Sex Jul 13, 2012 10:23 am

Velho, esses valores variam de captador para captador, por exemplo eu uso basslines com pot de balanco de 250k informado pelo fabricante, pelo que sei os circuitos emg System são desenvolvidos especificamente para captadores emg ativos, em relação ao circuito 18v vc ganha mais 9db de ganho e uma expansão nas frequências pelo que andei lendo, tipo dando mais uma melhorada nas frequências e senti diferençade 9 pra 18v, tipo o grave ficou mais pesado e o médio definiu melhor agora no meu caso que estou usando um circuito fender deluxe senti muito brilho mais creio que seja por conta dos captadores e os pots de grave, médio e agudo variam de circuito para circuito, eu usava no meu circuito antigo o Ibanez eqIII pots de 50k mais esse fender já usa pots de 100k isso em todos as bandas.
Guga Bass
Guga Bass
Membro

Mensagens : 87
Localização : Feira de Santana BA

Ir para o topo Ir para baixo

EMG x Seymour -  Diferenças de potenciometros Empty Re: EMG x Seymour - Diferenças de potenciometros

Mensagem por Guga Bass Sex Jul 13, 2012 10:25 am

Outra coisa acho interessante vc usar captação EMG com circuito EMG, não tem erro What a Face
Guga Bass
Guga Bass
Membro

Mensagens : 87
Localização : Feira de Santana BA

Ir para o topo Ir para baixo

EMG x Seymour -  Diferenças de potenciometros Empty Re: EMG x Seymour - Diferenças de potenciometros

Mensagem por Thales_Sr Sex Jul 13, 2012 12:27 pm

Pergunta 1: O que esse numero tão pequeno implica pra meu som? muito filtro pra o captador? ele poderia falar mais se tivesse um numero maior? E pq será que a EMG usa 50K no system mas recomenda 25K no control?
Não conheço o esquema desses prés, então não dá pra eu falar com certeza o motivo da diferença. Mas o valor baixo de pots interfere muito em caps passivos, que ficam "carregados" pelo pot. Captadores ativos não sofrem desse mal.

Pergunta 2: O que seria esse tal de "headroom" conseguido com mais baterias, no caso 18V, que existe no manual do EMG? Seria puxar o som mais pro lado do Precision ou do Ney Conceição? ou estou falando besteira? vi que tem algo haver com ter mais saída com menor risco de distorção.
Headroom é só um termo que indica o quanto o sinal pode excursionar antes de saturar o circuito. Com 9v, teoricamente o sinal pode excursionar 4,5v pra cima e 4,5v pra baixo. Com 18v, 9v pra cima e 9v pra baixo.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

EMG x Seymour -  Diferenças de potenciometros Empty up grade

Mensagem por Jorge Gunela Sáb Jul 28, 2012 3:19 pm

Olá.
Tenho um baixo tagima b5 special.
quero fazer um upgrade.
Gostaria de trocar a captação.
Será que o captador da EMG seria uma boa?
Qual modelo?
Um abraço
Paz e Bem
Jorge

Jorge Gunela
Membro

Mensagens : 7
Localização : ribeirao preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

EMG x Seymour -  Diferenças de potenciometros Empty Re: EMG x Seymour - Diferenças de potenciometros

Mensagem por Thales_Sr Dom Jul 29, 2012 10:28 pm

EMG é bom, Seymour Duncan é bom, Dimarzio é bom... Mas você tem que analisar e ver pra qual lado você quer levar seu timbre.
Eu aconselharia você tocar em mais baixos antes de decidir. Às vezes, nessa procura você encontra um baixo que é do jeito que você quer, e aí você não precisa arriscar numa troca de captação.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

EMG x Seymour -  Diferenças de potenciometros Empty Re: EMG x Seymour - Diferenças de potenciometros

Mensagem por Jorge Gunela Seg Jul 30, 2012 10:01 pm

Thales_Sr escreveu:EMG é bom, Seymour Duncan é bom, Dimarzio é bom... Mas você tem que analisar e ver pra qual lado você quer levar seu timbre.
Eu aconselharia você tocar em mais baixos antes de decidir. Às vezes, nessa procura você encontra um baixo que é do jeito que você quer, e aí você não precisa arriscar numa troca de captação.

obrigado pela dica!!!

Me indicaram o EMG por causa da caracteristica do grave e do agudo.
me falaram do EMG Dual, algo assim
Pensei no EMG HZ, porém me falaram também que , dependendo do circuito, nao fica muito legal

Jorge Gunela
Membro

Mensagens : 7
Localização : ribeirao preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

EMG x Seymour -  Diferenças de potenciometros Empty Re: EMG x Seymour - Diferenças de potenciometros

Mensagem por CG Seg Jul 30, 2012 10:07 pm

Jorge Gunela escreveu:
obrigado pela dica!!!

Me indicaram o EMG por causa da caracteristica do grave e do agudo.
me falaram do EMG Dual, algo assim
Pensei no EMG HZ, porém me falaram também que , dependendo do circuito, nao fica muito legal

Troca de captador é uma caixinha de surpresa, o que ficou legal no baixo de seu amigo pode não ficar legal no seu. A primeira pergunta que se deve fazer, do que você sente falta no seu baixo?

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

EMG x Seymour -  Diferenças de potenciometros Empty Re: EMG x Seymour - Diferenças de potenciometros

Mensagem por Jorge Gunela Seg Jul 30, 2012 10:13 pm

CG escreveu:
Jorge Gunela escreveu:
obrigado pela dica!!!

Me indicaram o EMG por causa da caracteristica do grave e do agudo.
me falaram do EMG Dual, algo assim
Pensei no EMG HZ, porém me falaram também que , dependendo do circuito, nao fica muito legal

Troca de captador é uma caixinha de surpresa, o que ficou legal no baixo de seu amigo pode não ficar legal no seu. A primeira pergunta que se deve fazer, do que você sente falta no seu baixo?

sei lá, viu...
falta um pouco de peso, o BASS V-Amp até que dá uma modelada nisso, mas o cubo também não é muito bom (Combo 500 Cicloton).
na verdade eu tenho um case parado, eu ganhei de presente há um ano, e como não uso, pela falta de praticidade, é um Case da Gator, parecido com case de teclado, ele ocupa muito espaco no carro, eu prefiro usar um bag. Então resolvi vendê-lo e com uma graninha a mais eu trocaria a captacao. mas nao sei se vai rolar. talvez ao trocar as cordas, fato que ocorrerá neste mes de agosto, o timbre melhore. bom vai melhorar...

Jorge Gunela
Membro

Mensagens : 7
Localização : ribeirao preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

EMG x Seymour -  Diferenças de potenciometros Empty Re: EMG x Seymour - Diferenças de potenciometros

Mensagem por CG Seg Jul 30, 2012 10:25 pm

Jorge Gunela escreveu:
sei lá, viu...
falta um pouco de peso, o BASS V-Amp até que dá uma modelada nisso, mas o cubo também não é muito bom (Combo 500 Cicloton).
na verdade eu tenho um case parado, eu ganhei de presente há um ano, e como não uso, pela falta de praticidade, é um Case da Gator, parecido com case de teclado, ele ocupa muito espaco no carro, eu prefiro usar um bag. Então resolvi vendê-lo e com uma graninha a mais eu trocaria a captacao. mas nao sei se vai rolar. talvez ao trocar as cordas, fato que ocorrerá neste mes de agosto, o timbre melhore. bom vai melhorar...

Com esse cubo não adianta ter um bom captador, eu venderia o cubo e o case e compraria um ampli novo.

Há quanto tempo você não troca as cordas?

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

EMG x Seymour -  Diferenças de potenciometros Empty Re: EMG x Seymour - Diferenças de potenciometros

Mensagem por Jorge Gunela Seg Jul 30, 2012 10:45 pm

CG escreveu:
Jorge Gunela escreveu:
sei lá, viu...
falta um pouco de peso, o BASS V-Amp até que dá uma modelada nisso, mas o cubo também não é muito bom (Combo 500 Cicloton).
na verdade eu tenho um case parado, eu ganhei de presente há um ano, e como não uso, pela falta de praticidade, é um Case da Gator, parecido com case de teclado, ele ocupa muito espaco no carro, eu prefiro usar um bag. Então resolvi vendê-lo e com uma graninha a mais eu trocaria a captacao. mas nao sei se vai rolar. talvez ao trocar as cordas, fato que ocorrerá neste mes de agosto, o timbre melhore. bom vai melhorar...

Com esse cubo não adianta ter um bom captador, eu venderia o cubo e o case e compraria um ampli novo.

Há quanto tempo você não troca as cordas?

Vixe
Faz um ano.
mais ou menos
mas como eu só toco nos fins de semana, sabado e domingo na igreja, e de vez em quando à noite em casa, o timbre até que durou um tempo legal.
mas a corda é muito ruim...
nunca mais compro dessa.
Uma corda americana "Original".
Quero colocar Dadario ou GHS.
tem alguma corda mais barata mas com uma durabilidade maior do timbre, ou é tudo farinha do mesmo saco?

Jorge Gunela
Membro

Mensagens : 7
Localização : ribeirao preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

EMG x Seymour -  Diferenças de potenciometros Empty Re: EMG x Seymour - Diferenças de potenciometros

Mensagem por Jorge Gunela Seg Jul 30, 2012 10:50 pm

quanto ao cubo, ele não é meu.

em casa eu uso fone da KOSS na entrada phone do VAMP da behringer.

na verdade não tenho cubo...

mas como este é que temos disponível para tocar...

o timbre dele é horrivel, dá medo de fazer slap...

pelo menos o V-AMP ajuda um pouco...

Jorge Gunela
Membro

Mensagens : 7
Localização : ribeirao preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

EMG x Seymour -  Diferenças de potenciometros Empty Re: EMG x Seymour - Diferenças de potenciometros

Mensagem por CG Seg Jul 30, 2012 10:56 pm

Antes de pensar em trocar de captador eu te aconselho a trocar o encordoamento e testar o baixo em um ampli decente. Com certeza esse problema de falta de peso sumirá.

Trocar captador não vai resolver o seu problema, vais gastar dinheiro a toa.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

EMG x Seymour -  Diferenças de potenciometros Empty Re: EMG x Seymour - Diferenças de potenciometros

Mensagem por Jorge Gunela Seg Jul 30, 2012 11:06 pm

CG escreveu:Antes de pensar em trocar de captador eu te aconselho a trocar o encordoamento e testar o baixo em um ampli decente. Com certeza esse problema de falta de peso sumirá.

Trocar captador não vai resolver o seu problema, vais gastar dinheiro a toa.

cara muito obrigado pela dica.

quanto a corda, eu prentendo colocar dadario ou ghs.

tem alguma um pouco mais barata com o mesmo custo beneficio?

Jorge Gunela
Membro

Mensagens : 7
Localização : ribeirao preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

EMG x Seymour -  Diferenças de potenciometros Empty Re: EMG x Seymour - Diferenças de potenciometros

Mensagem por CG Seg Jul 30, 2012 11:08 pm

Jorge Gunela escreveu:

tem alguma um pouco mais barata com o mesmo custo beneficio?

Corda é um lance meio pessoal, eu prefiro as Rotosounds (RB45) ou Ernie Ball.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

EMG x Seymour -  Diferenças de potenciometros Empty Re: EMG x Seymour - Diferenças de potenciometros

Mensagem por Jorge Gunela Seg Jul 30, 2012 11:18 pm

beleza, CG.
Muito obrigado pelas dicas.
vou verificar se consigo vender o cubo e adquiri um novo tipo staner, quanto ao case, vou ver se o vendo e compro algum pedal, sei lá...
Obrigado, fica com Deus.
Vamo continua trocando ideia

Jorge Gunela
Membro

Mensagens : 7
Localização : ribeirao preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

EMG x Seymour -  Diferenças de potenciometros Empty Re: EMG x Seymour - Diferenças de potenciometros

Mensagem por Diego bazz Qui Jun 04, 2020 12:49 pm

EMG x Seymour -  Diferenças de potenciometros Screen10
EMG x Seymour -  Diferenças de potenciometros Img-2010
EMG x Seymour -  Diferenças de potenciometros 2asb_s10EMG x Seymour -  Diferenças de potenciometros Screen10
EMG x Seymour -  Diferenças de potenciometros Img-2010
EMG x Seymour -  Diferenças de potenciometros 2asb_s10EMG x Seymour -  Diferenças de potenciometros Screen10

Diego bazz
Membro

Mensagens : 2
Localização : São Bento do una - pe

Ir para o topo Ir para baixo

EMG x Seymour -  Diferenças de potenciometros Empty Re: EMG x Seymour - Diferenças de potenciometros

Mensagem por Diego bazz Qui Jun 04, 2020 12:54 pm

Boa tarde gente apanhei esse baixo mais o circuito está um pouco alteradoespecificamente os potenciometros gostaria de referências de músicos que tocam forro pois procuro um médio estilo de Xand avião quero restaurar e saber se vale a pena?

Diego bazz
Membro

Mensagens : 2
Localização : São Bento do una - pe

Ir para o topo Ir para baixo

EMG x Seymour -  Diferenças de potenciometros Empty Re: EMG x Seymour - Diferenças de potenciometros

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos