Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bass Fitness - Como estudar?

+5
Fernando Zadá
CG
Christian
luiztebet
NandoRondelli
9 participantes

Ir para baixo

Bass Fitness - Como estudar? Empty Bass Fitness - Como estudar?

Mensagem por NandoRondelli Qua Jul 25, 2012 5:37 pm

Olá, pessoal

O Bass Fitness é provavelmente um dos mais conhecidos métodos para exercitar a técnica pura - agilidade, força e precisão nos dedos.

Bom, no livro existem sugestões sobre como realizar os exercícios, mas acredito que esse tipo de exercício (puramente técnico) pode ser feito de diversas maneiras.

- Estudar cada exercício separadamente, percorrendo todo o braço e voltando à posição inicial. Fazer isso em um andamento e depois repetir todo o processo em um andamento mais rápido (e depois, mais, e mais, e mais rápido...)
- Estudar todos os exercícios em sequência,percorrendo o braço, em um mesmo andamento, e depois refazer todos em um andamento mais rápido (e mais...)
-Estudar todos os exercícios em uma região fiza do braço, aumentando o andamento, para depois mudar a região do braço

Enfim, dá para pensar em muitas maneiras de fazer os exercícios.
A minha dificuldade sempre foi muito mais com a velocidade e precisão do que com a compreensão teórica em geral.

Ciente de que não existe uma resposta definitiva e que cada maneira de estudar será mais ou menos eficiente de acordo com o objetivo, pergunto: como vocês estudam esse método e o quão eficiente ele foi/tem sido para vocês?

____________________________
Blog: O Devaneio Nú
“Os músicos não se aposentam, param quando não há mais música em seu interior.” (Louis Armstrong)
NandoRondelli
NandoRondelli
Membro

Mensagens : 204
Localização : São Paulo

http://devaneionu.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Bass Fitness - Como estudar? Empty Re: Bass Fitness - Como estudar?

Mensagem por luiztebet Qua Jul 25, 2012 6:06 pm

Para não ficar chato,coloca um cd que vc goste e vá fazendo os exercicios no andamento,o principal é que cada nota tocada seja audivel com clareza,quanto mais você"andar"pelo braço melhor.
luiztebet
luiztebet
Membro

Mensagens : 567
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Bass Fitness - Como estudar? Empty Re: Bass Fitness - Como estudar?

Mensagem por Christian Qua Jul 25, 2012 9:34 pm

é um livro bacana, mas sempre focado no ritmo, acredito que todos devam estudar sempre, já que o baixo é um instrumento muito mecânico, quando fica uns dias sem tocar você sente a dificuldade, não seria melhor estudar temas melódicos como o real book ir pegando temas mais rápidos para aprimorar outros fatores. Uma questão, já ouvi o Yamandu Costa dizer que adora sentir saudade do seu violão diz que até rende mais, só que o cara esta em um nível anormal.

Como sempre. Estude com metronomo
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3778
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Bass Fitness - Como estudar? Empty Re: Bass Fitness - Como estudar?

Mensagem por CG Qua Jul 25, 2012 9:39 pm

Christian escreveu:
Como sempre. Estude com metronomo

(2)

Focando na parte ritimica é legal estuda-lo, eu costumo estudar com o Pozoli do lado.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Bass Fitness - Como estudar? Empty Re: Bass Fitness - Como estudar?

Mensagem por Fernando Zadá Qui Jul 26, 2012 4:52 pm

Cara não gaste mais que 10 15 minutos nele por vez que não vale a pena.
Bacana mas se não aplicar em situações musicais vira um porre.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

Ir para o topo Ir para baixo

Bass Fitness - Como estudar? Empty Re: Bass Fitness - Como estudar?

Mensagem por Sol Grosso Qui Jul 26, 2012 5:23 pm

O baixo é um instrumento interessante demais
pq o timbre voce faz com os dedos, sem depender de pedal
Entao faca o fitness mas focando nas diferente equalizações organicas que surgem a cada
pequena mudanças de força e pegada dos dedos.
Sol Grosso
Sol Grosso
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Bass Fitness - Como estudar? Empty Re: Bass Fitness - Como estudar?

Mensagem por Christian Qui Jul 26, 2012 5:36 pm

equalizações organicas
o que seria isto, desculpe minha ignorância
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3778
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Bass Fitness - Como estudar? Empty Re: Bass Fitness - Como estudar?

Mensagem por Zubrycky Qui Jul 26, 2012 6:31 pm

Esse livro é ótimo para desenvolver e manter a agilidade dos dedos. O que eu recomendo é selecionar alguns exercícios e fazê-los, reiterando a afirmação do Fernando Zadá, por 10/15 minutos.

Durante a prática deste método, recomendo o uso do metrônomo e a adoção de andamentos lentos a princípio pois tocar lentamente exige mais atenção nos detalhes e mais precisão nos movimentos por parte do executante para que o exercício seja feito corretamente. À medida em que a parte mecânica do exercício for assimilada, andamentos mais rápidos podem ser adotados.

Nas primeiras práticas dos exercícios propostos, não recomendo mudar as células rítmicas escritas no livro. O ideal é seguir os exercícios do modo que eles estão escritos.

Talvez estes exercícios soem maçantes e desinteressantes, mas eles são importantes para desenvolver a coordenação motora necessária para tocar o contrabaixo.

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19049
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Bass Fitness - Como estudar? Empty Re: Bass Fitness - Como estudar?

Mensagem por timãobass Qui Jul 26, 2012 7:14 pm

Christian escreveu:
equalizações organicas
o que seria isto, desculpe minha ignorância
2
timãobass
timãobass
Membro

Mensagens : 95
Localização : Itaguaí-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Bass Fitness - Como estudar? Empty Re: Bass Fitness - Como estudar?

Mensagem por brucce Sex Jul 27, 2012 7:26 am

^
Mais uma criação filosófica do nosso amigo rs

____________________________
Finou ta bão, o resto é dedo! by trolela
Aprender a escrever, as vezes é legal!
Regras do Fórum | Leitura Obrigatória!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Bass Fitness - Como estudar? Empty Re: Bass Fitness - Como estudar?

Mensagem por NandoRondelli Sex Jul 27, 2012 9:39 am

timãobass escreveu:
Christian escreveu:
equalizações organicas
o que seria isto, desculpe minha ignorância
2


Eu acho que ele estava falando das diferenças de timbre que a gente consegue no dedo mesmo, sem modificar a equalização do instrumento, ampli etc.

Mas, voltando:

O Bass Fitness é aquele tipo de coisa bem chata, porém bem útil.
Eu já acho que é justamente a falta de contexto musical dos exercícios que acaba fazendo com que a gente se concentre puramente na técnica - que é a proposta desse método específico.
É claro que não adianta estudar apenas por este método e não tocar músicas de verdade. Aliás, se for para fazer só uma das coisas, que se toque música e deixe o fitness de lado, mas como a minha maior dificuldade sempre foi mesmo essa (a técnica pura), estou focando mais nele agora.

Essa ideia de combinar com um Pozzoli é boa Smile

Uma forma que parece funcionar bem para frases rápidas e mais curtas é estudar em um andamento fixo em que as colcheias fiquem confortáveis de tocar, mas alternando: mínima-colcheia-semicolcheia-colcheia, e assim sucessivamente

____________________________
Blog: O Devaneio Nú
“Os músicos não se aposentam, param quando não há mais música em seu interior.” (Louis Armstrong)
NandoRondelli
NandoRondelli
Membro

Mensagens : 204
Localização : São Paulo

http://devaneionu.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Bass Fitness - Como estudar? Empty Re: Bass Fitness - Como estudar?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos