Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Notas diferentes que as vezes dão certo?

+5
williamfernandes
Maurício_Expressão
joabi
allexcosta
energy.bass
9 participantes

Ir para baixo

Notas diferentes que as vezes dão certo? Empty Notas diferentes que as vezes dão certo?

Mensagem por energy.bass Ter Ago 07, 2012 7:18 pm

Olá. Depois de muita insistência, pesquisa, raiva e estudo (campo harmônico, escala etc...) finalmente estou conseguindo tirar algumas músicas de ouvido Very Happy ! Acontece que em alguns momentos eu toco a musica diferente de algumas cifras que eu encontro na net confused . Como não acredito que eu estou certo e as cifras estão erradas, gostaria que alguém sanasse a minha dúvida: Por exemplo, na música "The Calling - Wherever You Will Go" a cifra que encontrei mostra que no refrão fica: D-A-B-G, porém eu estava todo feliz tocando D-E-F#-G. Os dois modos estão certos ou eu estou precisando treinar mais, digo muiiito mais ainda Razz ??? Obrigado!!!

Wherever You Will Go (versão 1)

(refrão) D
--------A--------------B
If I could, then I would
--------G--------------D
I'll go wherever you will go
--------A--------------B
Way up high or down low,
--------G--------------D
I'll go wherever you will go

----------------------------------------------------------------------------------------
Wherever You Will Go (minha versão)

(refrão) D
--------E--------------F#
If I could, then I would
--------G--------------D
I'll go wherever you will go
--------E--------------F#
Way up high or down low,
--------G--------------D
I'll go wherever you will go
energy.bass
energy.bass
Membro

Mensagens : 9
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Notas diferentes que as vezes dão certo? Empty Re: Notas diferentes que as vezes dão certo?

Mensagem por allexcosta Ter Ago 07, 2012 7:23 pm

Isso tá errado, cara...

Essa música não é uma daquelas 2 milhões de músicas pop com harmonia I - V - VIm - IV ?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Notas diferentes que as vezes dão certo? Empty Re: Notas diferentes que as vezes dão certo?

Mensagem por energy.bass Ter Ago 07, 2012 7:45 pm

Isso mesmo!! No tom de D fica D - A - Bm - G. Porém tocando I - II - III - IV pareceu soar certo. Acho que preciso treinar mais o ouvido. Valeu!!!
energy.bass
energy.bass
Membro

Mensagens : 9
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Notas diferentes que as vezes dão certo? Empty Re: Notas diferentes que as vezes dão certo?

Mensagem por allexcosta Ter Ago 07, 2012 7:55 pm

^ Não vi os acordes menores na sua primeira mensagem.

A melodia é tão simples que casa com vários acordes.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Notas diferentes que as vezes dão certo? Empty Re: Notas diferentes que as vezes dão certo?

Mensagem por joabi Ter Ago 07, 2012 9:28 pm


O F# que você toca é a quinta do acorde Bm, por isso te deu a impressão de funcionar bem, mas na música é Bm mesmo...

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Notas diferentes que as vezes dão certo? Empty Re: Notas diferentes que as vezes dão certo?

Mensagem por Maurício_Expressão Ter Ago 07, 2012 9:34 pm

Energy, o legal é que você já está chegando lá!!! E isso é que é o bacana! Deixa um pouco a teoria de lado e vai no ouvidão mesmo. Depois você usa a teoria para ajustar. Mas no começo, colocar a quinta no lugar do acorde como o Joabi falou é comum. Mas fique seguro que você está no caminho certo.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Notas diferentes que as vezes dão certo? Empty Re: Notas diferentes que as vezes dão certo?

Mensagem por williamfernandes Ter Ago 07, 2012 9:48 pm

allexcosta escreveu:Isso tá errado, cara...

Essa música não é uma daquelas 2 milhões de músicas pop com harmonia I - V - VIm - IV ?

E bota 2 milhões nisso!!!

williamfernandes
Membro

Mensagens : 257
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Notas diferentes que as vezes dão certo? Empty Re: Notas diferentes que as vezes dão certo?

Mensagem por inibass Ter Ago 07, 2012 10:34 pm

allexcosta escreveu:Isso tá errado, cara...

Essa música não é uma daquelas 2 milhões de músicas pop com harmonia I - V - VIm - IV ?
point point point point

Percebi muito sarcasmo nesta afirmação kkkk

Acho que realmente é do tipo reta que cabe zilhoes de sequencias diferentes....desde que combinadas com a banda neh.
Costumo tentar variar: uma frase em uma harmonia e outra frase com outra harmonia....as vezes dá certo.
Nos momentos mais lentos ou vazios da musica tb é legal mudar a sequencia harmonica...geralmente aí os outros tb metem uns acordes compostos pra mudar junto.

Li uma vez que não existem notas erradas e sim harmonias pobres...(algo assim, não lembro direito, mas tá valendo isso tb kkkk weed )



____________________________
"A culpa é minha e eu ponho em quem eu quiser !" (Homer Simpson)
Gospel Club #151; Clube do Apego #40; Fretless Club #77; Clube Seymour Duncan #13; EMG Clube #???? Clube dos que sofrem de G.A.S. constante #37
inibass
inibass
Membro

Mensagens : 807
Localização : Aracaju-SE

Ir para o topo Ir para baixo

Notas diferentes que as vezes dão certo? Empty Re: Notas diferentes que as vezes dão certo?

Mensagem por williamfernandes Ter Ago 07, 2012 10:40 pm

Pior quando é I - VIm - IV - V facepalm até enjôa Tonto
A não ser que seja naqueles rockabilly bem das antigas!

williamfernandes
Membro

Mensagens : 257
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Notas diferentes que as vezes dão certo? Empty Re: Notas diferentes que as vezes dão certo?

Mensagem por energy.bass Qua Ago 08, 2012 1:56 pm

Maurício_Expressão escreveu:Energy, o legal é que você já está chegando lá!!! E isso é que é o bacana! Deixa um pouco a teoria de lado e vai no ouvidão mesmo. Depois você usa a teoria para ajustar. Mas no começo, colocar a quinta no lugar do acorde como o Joabi falou é comum. Mas fique seguro que você está no caminho certo.
Obrigado Maurício! Você ter falado que estou no caminho certo me deu mais segurança. cheers
Vou aproveitar e da umas treinadas ali hehehe. Abcs!!!
energy.bass
energy.bass
Membro

Mensagens : 9
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Notas diferentes que as vezes dão certo? Empty Re: Notas diferentes que as vezes dão certo?

Mensagem por energy.bass Qua Ago 08, 2012 2:03 pm

joabi escreveu:
O F# que você toca é a quinta do acorde Bm, por isso te deu a impressão de funcionar bem, mas na música é Bm mesmo...

Ah sim, entendi. São as quintas perfeitas né! Depois de fazer uma pesquisa encontrei isso:
"A memorização do ciclo de quintas, e consequentemente as notas ou graus que estão perto uns dos outros, permite que se possa harmonizar, improvisar e analisar melhor os trechos de uma música. Por exemplo, uma cadência típica na harmonia tradicional seria: Dó maior - Dó menor 7 - Sol 7 - Dó maior: repare-se como as notas ou graus dos acordes seguem o ciclo de quintas no sentido anti-horário O ciclo de quinta nos mostra quais notas são mais próximas ou que soam mais consonantes com a nota em que estamos. Um acorde de dó (C) maior se parece muito com um acorde de Fá ou de Sol, sendo assim em alguns casos podemos substituir um pelo outro."
Agora ter decorado aquele circulo começa a fazer sentido pra mim hehehe. Obrigado Joabi, abcs!!!
energy.bass
energy.bass
Membro

Mensagens : 9
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Notas diferentes que as vezes dão certo? Empty Re: Notas diferentes que as vezes dão certo?

Mensagem por NandoRondelli Qua Ago 15, 2012 12:33 am

Cara, a questão é pensar em acordes ao invés de pensar só nas notas. Se você tocar as notas E e F# em cima dos acordes de A e Bm, vai ter mesmo a sensação de que não está errado, já que essas notas estão dentro dos acordes da música.
Mas se você pensar nos acordes completos, vai ficar mais fácil perceber a harmonia correta.

Isso e, claro, o ouvido. É interessante pegar umas músicas que você conheça e tocar com os baixos invertidos, para ver como soa um acorde com o baixo na tônica, na terça, na quinta etc.
É bom também porque acaba te forçando a conhecer melhor os acordes.

____________________________
Blog: O Devaneio Nú
“Os músicos não se aposentam, param quando não há mais música em seu interior.” (Louis Armstrong)
NandoRondelli
NandoRondelli
Membro

Mensagens : 204
Localização : São Paulo

http://devaneionu.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Notas diferentes que as vezes dão certo? Empty Re: Notas diferentes que as vezes dão certo?

Mensagem por malka_aff Qua Ago 15, 2012 12:57 am

Se a cifra te diz D, você não é obrigado a usar só o ré, o ré é a tônica de uma tríade, e qualquer nota desta tríade estará "certa".

Por exemplo nessa sua música ae que usa D A Bm G ou I V VIm IV

Você pode usar:

D A Bm G
Ré Lá Si Sol
Fá# Dó# Ré Si
Lá Mi Fá# Ré

Lembre-se, D não significa ré, D significa Ré, Fá# e Lá juntos(não necessariamente ao mesmo tempo, juntos que eu digo é as opções que você tem, e isto ainda não te impede de ter D e você adicionar um Mi ou um Mib, fazendo assim um acorde com baixo na nona (maior ou menor). As possibilidades são inúmeras. Ja dizia o Sting: "O acorde ainda não está definido enquanto o baixista não decidir qual nota usar." Ou algo assim Laughing

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Notas diferentes que as vezes dão certo? Empty Re: Notas diferentes que as vezes dão certo?

Mensagem por Leo Limabass Qua Ago 15, 2012 2:28 am

malka_aff escreveu:Se a cifra te diz D, você não é obrigado a usar só o ré, o ré é a tônica de uma tríade, e qualquer nota desta tríade estará "certa".

Por exemplo nessa sua música ae que usa D A Bm G ou I V VIm IV

Você pode usar:

D A Bm G
Ré Lá Si Sol
Fá# Dó# Ré Si
Lá Mi Fá# Ré

Lembre-se, D não significa ré, D significa Ré, Fá# e Lá juntos(não necessariamente ao mesmo tempo, juntos que eu digo é as opções que você tem, e isto ainda não te impede de ter D e você adicionar um Mi ou um Mib, fazendo assim um acorde com baixo na nona (maior ou menor). As possibilidades são inúmeras. Ja dizia o Sting: "O acorde ainda não está definido enquanto o baixista não decidir qual nota usar." Ou algo assim Laughing

[2]
Leo Limabass
Leo Limabass
Membro

Mensagens : 170
Localização : Mauá, São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Notas diferentes que as vezes dão certo? Empty Re: Notas diferentes que as vezes dão certo?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos