Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Captação para Baixolão (rastilho x mic)

+7
Bruno Alcântara
Claudio
gpraxedes
joabi
allexcosta
Cantão
miguelmendes
11 participantes

Ir para baixo

Captação para Baixolão (rastilho x mic) Empty Captação para Baixolão (rastilho x mic)

Mensagem por miguelmendes Qua Set 05, 2012 5:23 pm

Pessoal,

acabei de comprar um baixolão Cort SJB5F. Estou satisfeito com o som dele, contudo percebi que o instrumento não serve para ser usado acusticamente, a não ser para estudo. Em qualquer gig, independente do tamanho, é necessário que o instrumento seja amplificado. Esse Cort que comprei vem com um captador Fishman Isys+ de rastilho. O som dele em alguns amps que já testei é bem ativão, com agudos que precisam ser controlados. Como gosto do som dele acústico mais aveludado, pensei em algo para deixar o som mais encorpado e menos elétrico/ardido (em algumas equalizações cheguei a timbres com o captador de rastilho bem próximos aos de um baixo elétrico).

Vi alguns modelos de captação e captadores que usavam a captação de rastilho e de mic ao mesmo tempo como esse Fishman Presys ( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-436939840-equalizador-fishman-presys-c-microfone-violo-frete-gratis-_JM - http://www.fishman.com/files/presys_blend_user_guide.PDF). Li alguns tópicos falando que a captação com mic dá muito feedback, por isso que estes instrumentos costumam vir de fábrica somente com captação de rastilho que é mais prática por um lado, mas que perde em timbre de outro. Queria saber a opinião de vocês, se alguém conhece esse captador e se existem alternativas para conseguir mais nuances acústicas com o baixolão. E outra coisa, existem captadores legais específicos para baixolão? Percebi que todos estes são utilizados indistintamente em diversos instrumentos acústicos.

Olhei no fórum e não achei nada específico. Achei somente comentários em fóruns de violão. Grande abraço.
miguelmendes
miguelmendes
Membro

Mensagens : 10
Localização : Recife

https://www.facebook.com/mmsmiguel

Ir para o topo Ir para baixo

Captação para Baixolão (rastilho x mic) Empty Re: Captação para Baixolão (rastilho x mic)

Mensagem por Cantão Qua Set 05, 2012 5:33 pm

Já experimentou usar outro tipo de corda ?

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21954
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Captação para Baixolão (rastilho x mic) Empty Re: Captação para Baixolão (rastilho x mic)

Mensagem por allexcosta Qua Set 05, 2012 5:36 pm

Pelo que sei o mic vai te levar mais na direção que você busca.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54787
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Captação para Baixolão (rastilho x mic) Empty Re: Captação para Baixolão (rastilho x mic)

Mensagem por miguelmendes Qua Set 05, 2012 5:36 pm

Só usei até então as de bronze mesmo que vieram com ele. Ouvi falar que as flatwound funcionam bem. Um amigo meu também me recomendou umas cordas Hannabach Doublebass.


Última edição por miguelmendes em Qua Set 05, 2012 5:37 pm, editado 1 vez(es)
miguelmendes
miguelmendes
Membro

Mensagens : 10
Localização : Recife

https://www.facebook.com/mmsmiguel

Ir para o topo Ir para baixo

Captação para Baixolão (rastilho x mic) Empty Re: Captação para Baixolão (rastilho x mic)

Mensagem por joabi Qua Set 05, 2012 5:36 pm

Procure um preamp com a maior impedância de entrada possível, em torno de 10 Mega Ohms é um valor adequado. Captadores piezo dependem muito disso, já que funcionam de forma diferente dos captadores magnéticos (no piezo, quanto menor a impedância de entrada do preamp, mais agudos e menos graves). Amp de baixo em geral tem impedância em torno de 1 Mega Ohm, que costuma ser pouco para esse tipo de captação.

Já vi alguns esquema na net de circuitos simples que podem ser construídos facilmente (são basicamente buffers). Talvez o FabioDMT, que é membro do fórum e fabricante de pedais, possa te ajudar com isso também, caso prefira. Boa sorte.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Captação para Baixolão (rastilho x mic) Empty Re: Captação para Baixolão (rastilho x mic)

Mensagem por miguelmendes Qua Set 05, 2012 5:39 pm

joabi escreveu:Procure um preamp com a maior impedância de entrada possível, em torno de 10 Mega Ohms é um valor adequado. Captadores piezo dependem muito disso, já que funcionam de forma diferente dos captadores magnéticos (no piezo, quanto menor a impedância de entrada do preamp, mais agudos e menos graves). Amp de baixo em geral tem impedância em torno de 1 Mega Ohm, que costuma ser pouco para esse tipo de captação.

Já vi alguns esquema na net de circuitos simples que podem ser construídos facilmente (são basicamente buffers). Talvez o FabioDMT, que é membro do fórum e fabricante de pedais, possa te ajudar com isso também, caso prefira. Boa sorte.


Valeu joabi, vou dar uma pesquisada melhor nisso.
miguelmendes
miguelmendes
Membro

Mensagens : 10
Localização : Recife

https://www.facebook.com/mmsmiguel

Ir para o topo Ir para baixo

Captação para Baixolão (rastilho x mic) Empty Re: Captação para Baixolão (rastilho x mic)

Mensagem por gpraxedes Qui Set 06, 2012 12:09 am

allexcosta escreveu:Pelo que sei o mic vai te levar mais na direção que você busca.

O mic a que se refere é o interno que acompanha esses prés ou fala de mic externo mesmo?

____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Captação para Baixolão (rastilho x mic) Empty Re: Captação para Baixolão (rastilho x mic)

Mensagem por miguelmendes Qui Set 06, 2012 1:36 am

gpraxedes escreveu:
allexcosta escreveu:Pelo que sei o mic vai te levar mais na direção que você busca.

O mic a que se refere é o interno que acompanha esses prés ou fala de mic externo mesmo?

Eu estava pensando no mic que acompanha os prés. Acho que mic externo em baixolão ao vivo deve ser bem complicado, ele tem pouco volume, deve captar muito ruido.
miguelmendes
miguelmendes
Membro

Mensagens : 10
Localização : Recife

https://www.facebook.com/mmsmiguel

Ir para o topo Ir para baixo

Captação para Baixolão (rastilho x mic) Empty Re: Captação para Baixolão (rastilho x mic)

Mensagem por gpraxedes Qui Set 06, 2012 1:55 am

Isso! Entendi ao que você estava se referindo, a pergunta era só para ter certeza de que o Allex também estava falando sobre o mic on board. Há tempos que estou brigando com minhas idéias para revitalizar meu baixolão, um Fender pequeno, confortável, com um som bem legal, mas que tem um problema terrível com feedback, então, há tempos penso em trocar o seu pré (por um que possua notch filter), por isso aproveito esses tópicos para reunir mais informações up

Aproveitando, vi um baixolão que tinha um preamp fishman e nele tinha a inscrição:" bass preamp", mas os comerciais são todos para "acoustic guitar" (violão), então pergunto, esses prés que são comercializados vão ficar legal num baixolão? quais são os centros de frequências?

____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Captação para Baixolão (rastilho x mic) Empty Re: Captação para Baixolão (rastilho x mic)

Mensagem por gpraxedes Qui Set 06, 2012 2:00 am

miguelmendes escreveu:Só usei até então as de bronze mesmo que vieram com ele. Ouvi falar que as flatwound funcionam bem. Um amigo meu também me recomendou umas cordas Hannabach Doublebass.

No meu baixo, só as de bronze ficaram legais, mas quando o comprei estava com round mas não sei qual marca (o som desplugado era ótimo, mas amplificado ficava horrível), ainda penso em testar com um set de qualidade para confirmar isso. Usei as flats da daddario e não rolou de forma alguma, já as de bronze (com fósforo) sempre soam bem.

Edit: ainda tenho que experimentar as cordas de nylon, quem sabe não seja uma boa alternativa para você? Essas cordas tem uma vibe mais puxada para o acústico.

____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Captação para Baixolão (rastilho x mic) Empty Re: Captação para Baixolão (rastilho x mic)

Mensagem por Claudio Qui Set 06, 2012 7:17 am

miguelmendes escreveu:
acabei de comprar um baixolão Cort SJB5F. Estou satisfeito com o som dele, contudo percebi que o instrumento não serve para ser usado acusticamente, a não ser para estudo. Em qualquer gig, independente do tamanho, é necessário que o instrumento seja amplificado.

Qualquer baixolão inserido numa gig, precisa ser amplificado. Isso não é exclusividade do Cort. Eu tive um Takamine japonês top de linha, e precisava ser amplificado.

Se você captar de um baixolão através de um microfone comum cardióide, não vai conseguir volume suficiente pra te dar o resultado desejado. Se utilizar um condenser mini, vai ter sérios problemas com microfonia. Na minha opinião, uma das melhores soluções é a adoção de um bom pré com controle de volume e ganho. Nele você poderá encorpar o som, e ao mesmo tempo timbrar da forma que mais te agradar. Um Aguilar Tone Hammer ou um David Eden WTDI conseguem resolver bem seu problema. Minha opinião está baseada em vários testes que fiz na época que tive o Takamine.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Captação para Baixolão (rastilho x mic) Empty Re: Captação para Baixolão (rastilho x mic)

Mensagem por Bruno Alcântara Qui Set 06, 2012 10:37 am

Cara, a pouco tempo atras eu estava com a mesma pretensão que você. Apesar da ideia ser ótima, na pratica não da certo. Se for Mic externo, só em estúdio. Misturar Mic e Rastilho fica interessante.
Já ao vivo tem de ser rastilho mesmo. Eu sou usuário de Fishman Presys nos violões e o Mic acaba sempre desligado por conta do feedback que é muito forte. Se você quiser se aprofundar mais nesse assunto de captação de instrumento acústico, busque em fóruns de violão clássico que o pessoal já tentou de tudo e pode lhe dar uma direção maior. Lembrando que pro baixolão vai ser ainda mais difícil captar, sempre.

Se você quiser mais aveludado use cordas lisas ou de nylon, ou chuta a barraca e deixa logo fretless. O meu é fretless e tenho usado cordas lisas, mais aveludado que aquilo não fica. Cortando um pouco de médio e agudo como faço, fica bem próximo do som acústico.
Bruno Alcântara
Bruno Alcântara
Membro

Mensagens : 280
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Captação para Baixolão (rastilho x mic) Empty Re: Captação para Baixolão (rastilho x mic)

Mensagem por gpraxedes Qui Set 06, 2012 10:49 am

^ e esses prés com notch, não resolvem?

____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Captação para Baixolão (rastilho x mic) Empty Re: Captação para Baixolão (rastilho x mic)

Mensagem por Bruno Alcântara Qui Set 06, 2012 10:56 am

nos meus violões clássicos não, falando de fishman...
Bruno Alcântara
Bruno Alcântara
Membro

Mensagens : 280
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Captação para Baixolão (rastilho x mic) Empty Re: Captação para Baixolão (rastilho x mic)

Mensagem por gpraxedes Qui Set 06, 2012 11:24 am

^ essa informação foi desanimadora

____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Captação para Baixolão (rastilho x mic) Empty Re: Captação para Baixolão (rastilho x mic)

Mensagem por Bruno Alcântara Qui Set 06, 2012 11:50 am

Sinto muito brother, mas pensa pelo lado bom pra você. Eu tive de comprar e usar pra descobrir Neutral
O que falta é testar o audio technica pro 70, mas tá difícil de achar...
Bruno Alcântara
Bruno Alcântara
Membro

Mensagens : 280
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Captação para Baixolão (rastilho x mic) Empty Re: Captação para Baixolão (rastilho x mic)

Mensagem por joabi Qui Set 06, 2012 12:10 pm


O pré acústico que mais me agradou até hoje foi o ParaDI, da L.R. Baggs. Mas é carinho...

http://www.lrbaggs.com/paradi.htm#details

Captação para Baixolão (rastilho x mic) Paradi-new-sm-1300682818.png.450x450_q85

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Captação para Baixolão (rastilho x mic) Empty Re: Captação para Baixolão (rastilho x mic)

Mensagem por gpraxedes Qui Set 06, 2012 12:21 pm

Um LR Baggs é GAS total! mas queria algo on board, se bem que tocando baixolao eu sossego de ficar mudando a voz do instrumento, derrepente esse sirva.

____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Captação para Baixolão (rastilho x mic) Empty Re: Captação para Baixolão (rastilho x mic)

Mensagem por gpraxedes Qui Set 06, 2012 12:23 pm

será que o Fábio DMT não tem um clone desse acoustic DI(nunca ouvi falar de algo que ele não conheça)? humm, vou mandar outro e-mail para ele.

____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Captação para Baixolão (rastilho x mic) Empty Re: Captação para Baixolão (rastilho x mic)

Mensagem por miguelmendes Qui Set 06, 2012 2:06 pm

Pessoal, valeu mesmo pelas respostas. Tô lendo um monte de coisa sobre captadores piezo e a impedância. No final das contas o que vai resolver o problema é um pré legal. Não querendo sair do tema, mas vi muita coisa legal do pré EBS Microbass II, ele inclusive tem uma entrada com impedância de 10 MOhms. Talvez seja uma solução legal e versátil num só equipamento para quem quer usar baixolão e elétrico ao vivo. E aí, o que me dizem?
miguelmendes
miguelmendes
Membro

Mensagens : 10
Localização : Recife

https://www.facebook.com/mmsmiguel

Ir para o topo Ir para baixo

Captação para Baixolão (rastilho x mic) Empty Re: Captação para Baixolão (rastilho x mic)

Mensagem por Leandro Gome'S Qui Set 06, 2012 2:59 pm

Esse tópico me intersera e muito saber sobre captação para Baixolão

____________________________
www.sierrahandmade.com.br
Instrumentos Custom Shop
Leandro Gome'S
Leandro Gome'S
Membro

Mensagens : 52
Localização : Serra/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Captação para Baixolão (rastilho x mic) Empty Re: Captação para Baixolão (rastilho x mic)

Mensagem por joabi Qui Set 06, 2012 3:09 pm

gpraxedes escreveu:será que o Fábio DMT não tem um clone desse acoustic DI(nunca ouvi falar de algo que ele não conheça)? humm, vou mandar outro e-mail para ele.

Se tiver, já encomende dois! Quero o meu!! Very Happy

miguelmendes escreveu:Pessoal, valeu mesmo pelas respostas. Tô lendo um monte de coisa sobre captadores piezo e a impedância. No final das contas o que vai resolver o problema é um pré legal. Não querendo sair do tema, mas vi muita coisa legal do pré EBS Microbass II, ele inclusive tem uma entrada com impedância de 10 MOhms. Talvez seja uma solução legal e versátil num só equipamento para quem quer usar baixolão e elétrico ao vivo. E aí, o que me dizem?

Miguel, veja a impedância como um facilitador pra chegar num timbre mais macio. Do que tive oportunidade de experimentar, alguns (bons) captadores piezo já se viram bem mesmo em impedância mais baixa, com um pouco de equalização (acho que o fabricante já prevê que será usado em amp convencional...). Já um captador barato que tenho no meu baixo vertical não soou bem nem com reza brava... rsrs O timbre enlatado continuou praticamente igual trabalhando em alta impedância.
Mesmo assim, acho que tendo um bom captador e um pré adequado pra ele você consegue um som mais interessante já sem EQ.

A Fishman tem um boa reputação nessa área (inclusive nos prés), mas não conheço o modelo que você citou.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Captação para Baixolão (rastilho x mic) Empty Re: Captação para Baixolão (rastilho x mic)

Mensagem por Márcio Sex Set 07, 2012 12:36 am

[quote="miguelmendes"]Pessoal,

acabei de comprar um baixolão Cort SJB5F. Estou satisfeito com o som dele, contudo percebi que o instrumento não serve para ser usado acusticamente, a não ser para estudo. Em qualquer gig, independente do tamanho, é necessário que o instrumento seja amplificado. Esse Cort que comprei vem com um captador Fishman Isys+ de rastilho. O som dele em alguns amps que já testei é bem ativão, com agudos que precisam ser controlados. Como gosto do som dele acústico mais aveludado, pensei em algo para deixar o som mais encorpado e menos elétrico/ardido (em algumas equalizações cheguei a timbres com o captador de rastilho bem próximos aos de um baixo elétrico).


Miguel, tenho um Crafter fretless. Uso nele cordas La Bella de nylon, o que já ajuda muito prum timbre mais fechado. Além disso, há algum tempo tenho usado um abafador nas cordas, próximo ao cavalete (uso espuma). E mais recentemente, depois de muito brigar com equalizações, tenho usado uma equalização que a meu ver deixou o baixolao com som mais prixmo do som natural dele: tiro todo agudo e praticamente todo médio tanto do eq. do baixo quanto do amplificador. Tb tiro um pouco de grave. no fim das contas, o som fica aveludadíssimo e, no meu caso, mais próximo do som desplugado.
espero ter ajudar. Sorte aí!
Márcio
Márcio
Membro

Mensagens : 527
Localização : Belo Horizonte

https://www.youtube.com/channel/UCABA9P4KJllc2ZrQ68wg18Q

Ir para o topo Ir para baixo

Captação para Baixolão (rastilho x mic) Empty Re: Captação para Baixolão (rastilho x mic)

Mensagem por miguelmendes Seg Set 10, 2012 12:44 am

[quote="Márcio"]
miguelmendes escreveu:Pessoal,

acabei de comprar um baixolão Cort SJB5F. Estou satisfeito com o som dele, contudo percebi que o instrumento não serve para ser usado acusticamente, a não ser para estudo. Em qualquer gig, independente do tamanho, é necessário que o instrumento seja amplificado. Esse Cort que comprei vem com um captador Fishman Isys+ de rastilho. O som dele em alguns amps que já testei é bem ativão, com agudos que precisam ser controlados. Como gosto do som dele acústico mais aveludado, pensei em algo para deixar o som mais encorpado e menos elétrico/ardido (em algumas equalizações cheguei a timbres com o captador de rastilho bem próximos aos de um baixo elétrico).


Miguel, tenho um Crafter fretless. Uso nele cordas La Bella de nylon, o que já ajuda muito prum timbre mais fechado. Além disso, há algum tempo tenho usado um abafador nas cordas, próximo ao cavalete (uso espuma). E mais recentemente, depois de muito brigar com equalizações, tenho usado uma equalização que a meu ver deixou o baixolao com som mais prixmo do som natural dele: tiro todo agudo e praticamente todo médio tanto do eq. do baixo quanto do amplificador. Tb tiro um pouco de grave. no fim das contas, o som fica aveludadíssimo e, no meu caso, mais próximo do som desplugado.
espero ter ajudar. Sorte aí!

Márcio, estou decidido a testar as cordas de Nylon. Já estou me acostumando com o instrumento e tirando timbres melhores, de equalização e principalmente de dedo. Acho que com as cordas chegarei onde quero. Quanto à espuma próxima ao cavalete, não sei direito que material usar. Gravei uma vez com uma espuma no meu JazzBass Fender perto da ponte, o som ficou com pouco sustain e deu uma vida inclusive com paletada em algumas partes da música (http://soundcloud.com/magriffe/desilus-o). Contudo a espuma que usei era dura (era uma espuma que o estúdio usava para isolamento acústico) e ficou por pouco tempo, acho que, se deixasse mais, alteraria a tensão do braço. Esta espuma que vc fala é mais macia? Preciso de uma regulagem especial para usá-la? Tenho curiosidade mesmo com estas coisas, inclusive se talvez um nut melhor daria um gás no som.
miguelmendes
miguelmendes
Membro

Mensagens : 10
Localização : Recife

https://www.facebook.com/mmsmiguel

Ir para o topo Ir para baixo

Captação para Baixolão (rastilho x mic) Empty Re: Captação para Baixolão (rastilho x mic)

Mensagem por gpraxedes Ter Mar 12, 2013 11:37 pm

Pessoal, em especial Joabi. Estou para fechar um negócio num LR Baggs Para DI, na verdade queria um DI que pudesse ser usado no baixolão, Violão e no elétrico (poque não?), sei que esse LR Baggs vai servir como uma luva nos primeiros casos, mas no elétrico com captação magnética como ele se comportaria? fiquei tentado pois seu pré parece muito interessante com médios paramétricos e tal. Ele pode ser alimentado por fonte normal ou apenas por phatom ou bateria?

____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Captação para Baixolão (rastilho x mic) Empty Re: Captação para Baixolão (rastilho x mic)

Mensagem por gpraxedes Ter Mar 12, 2013 11:44 pm

Outra dúvida, com esse DI poderia eliminar o preamp do meu baixolão e ficar apenas com o rastilho?

Na mesma onda, posso usar captadores passivos no violão? (aqueles de "soundhole" tipo o LR baggs m1 element)?

____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Captação para Baixolão (rastilho x mic) Empty Re: Captação para Baixolão (rastilho x mic)

Mensagem por Chryspvss Qui Mar 21, 2013 9:36 pm

[quote="Márcio"]
miguelmendes escreveu:Pessoal,

acabei de comprar um baixolão Cort SJB5F. Estou satisfeito com o som dele, contudo percebi que o instrumento não serve para ser usado acusticamente, a não ser para estudo. Em qualquer gig, independente do tamanho, é necessário que o instrumento seja amplificado. Esse Cort que comprei vem com um captador Fishman Isys+ de rastilho. O som dele em alguns amps que já testei é bem ativão, com agudos que precisam ser controlados. Como gosto do som dele acústico mais aveludado, pensei em algo para deixar o som mais encorpado e menos elétrico/ardido (em algumas equalizações cheguei a timbres com o captador de rastilho bem próximos aos de um baixo elétrico).


Miguel, tenho um Crafter fretless. Uso nele cordas La Bella de nylon, o que já ajuda muito prum timbre mais fechado. Além disso, há algum tempo tenho usado um abafador nas cordas, próximo ao cavalete (uso espuma). E mais recentemente, depois de muito brigar com equalizações, tenho usado uma equalização que a meu ver deixou o baixolao com som mais prixmo do som natural dele: tiro todo agudo e praticamente todo médio tanto do eq. do baixo quanto do amplificador. Tb tiro um pouco de grave. no fim das contas, o som fica aveludadíssimo e, no meu caso, mais próximo do som desplugado.
espero ter ajudar. Sorte aí!

Caraca... sempre quando pinta algum problema é aqui que minha vida é salva... Tenho um baixolão Strinberg e vinha brigando com ele no amp a muito tempo... seguindo essa dica do Marcio acabei fazendo o seguinte... pluguei o baixolão num ADI-21 e tirei todo o agudo e uma boa parte dos médios, joguei do ADI para um ABC Box da Black Snake e na outra entrada do ABC pluguei meu elétrico Eagle EGB5000 junto com a Zoom B21u do jeito que sempre usei... isso tudo jogando pra um Fender Rumble 350 que pude manter a equalização que gosto de usar... acabaram meus problemas... estou muito satisfeito com os resultados!!! Obrigado Marcio!!!!!
Chryspvss
Chryspvss
Membro

Mensagens : 15

Ir para o topo Ir para baixo

Captação para Baixolão (rastilho x mic) Empty Re: Captação para Baixolão (rastilho x mic)

Mensagem por ottoni.deleon Qui Mar 21, 2013 11:27 pm

eu tenho um baixolão ibanez 5 cordas fretless. ao vivo não curto muito, consigo timbrar bem ele no palco mas o timbre pra frente nunca fica bom, ele só tem grave e agudo no pré.
mas já pra gravação uso o captador somado a um mic condensador e fica muito bom, muito mesmo.
ottoni.deleon
ottoni.deleon
Membro

Mensagens : 54
Localização : Pelotas rs

Ir para o topo Ir para baixo

Captação para Baixolão (rastilho x mic) Empty Re: Captação para Baixolão (rastilho x mic)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos