Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Peço ajuda acerca do peso das madeiras (problema de saúde)

+4
galegonobaixo
inibass
Mauricio Luiz Bertola
Dloc
8 participantes

Ir para baixo

Peço ajuda acerca do peso das madeiras (problema de saúde) Empty Peço ajuda acerca do peso das madeiras (problema de saúde)

Mensagem por Dloc Dom Out 07, 2012 2:26 pm

Amigos,

Eu pretendo adquirir um contrabaixo de 6 cordas feito por luthier (ainda irei pesquisar sobre a possÍvel luthieria).

Ocorre que eu tenho um grave problema na coluna, e para minimizar as dores, eu quero pegar um instrumento o mais leve possível. Não sou profissional da música, toco apenas na minha Igreja. Então, consigo administrar a dor justamente por não tocar durante longos períodos.

Eu sei que dois pedaços de madeira do mesmo tipo e tamanho, muito provavelmente terão pesos diferentes. Mas eu preciso saber quais são as madeiras menos pesadas, na MÉDIA. A partir daí procurarei com ajuda do luthier, os pedaços mais leves das madeiras escolhidas.


Considerando que a escala será em JACARANDÁ e o top em IMBUIA, me resta definir as madeiras do corpo e braço/mão. Assim, vislumbro as seguintes possibilidades:

OPÇÃO 01
corpo: cedro
braço: marfim c/ 2 longarinas em roxinho

OPÇÃO 02
corpo: cedro
braço: cedro c/ 2 longarinas em roxinho

OPÇÃO 03
corpo: marfim
braço: marfim c/ 2 longarinas em roxinho

OPÇÃO 04
corpo: Louro faia
braço: marfim c/ 2 longarinas em roxinho

O que vocês têm a dizer? Ou será que devo procurar outras combinações (quais?) ?

Observação: na minha cidade as luthierias trabalham mais com: cedro, marfim, louro faia, roxinho, ipê, imbuia, jacarandá e gonçalo alves. por isso são madeiras da minha preferência.

Desde já agradeço.
Dloc
Dloc
Membro

Mensagens : 250
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Peço ajuda acerca do peso das madeiras (problema de saúde) Empty Re: Peço ajuda acerca do peso das madeiras (problema de saúde)

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Out 07, 2012 2:32 pm

Peça para fazer o corpo em marupá (madeira leve e ressonante) e tampo de imbúia, com câmaras, ficará bem leve (atenção ao "neck dive").
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Peço ajuda acerca do peso das madeiras (problema de saúde) Empty Re: Peço ajuda acerca do peso das madeiras (problema de saúde)

Mensagem por inibass Dom Out 07, 2012 2:35 pm

usa Tone chambers pra tirar parte do peso.

dona Edit: eu acho que Tone Chambers são as câmaras que o Bertola mencionou acima...foi mal.

____________________________
"A culpa é minha e eu ponho em quem eu quiser !" (Homer Simpson)
Gospel Club #151; Clube do Apego #40; Fretless Club #77; Clube Seymour Duncan #13; EMG Clube #???? Clube dos que sofrem de G.A.S. constante #37
inibass
inibass
Membro

Mensagens : 807
Localização : Aracaju-SE

Ir para o topo Ir para baixo

Peço ajuda acerca do peso das madeiras (problema de saúde) Empty Re: Peço ajuda acerca do peso das madeiras (problema de saúde)

Mensagem por galegonobaixo Dom Out 07, 2012 2:55 pm

Maple é mais leve que marfim.

Uma coisa que pesa muito mais quase ninguém comenta são as tarrachas (tarraxas?), pega um braço ou um baixo inteiro sem elas, fica bem mais leve.

A gotoh fabrica tarracha(x)as chamadas res-o-lite que são em média 30% mais leves...acho que ajudaria bastante também...
galegonobaixo
galegonobaixo
Membro

Mensagens : 1430
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Peço ajuda acerca do peso das madeiras (problema de saúde) Empty Re: Peço ajuda acerca do peso das madeiras (problema de saúde)

Mensagem por Dloc Dom Out 07, 2012 3:31 pm

Pessoal, boas sugestões.

Bertola, vou ver se por essas bandas acha-se marupá.

inibass, esse lance do tone chambers eu já tinha pensado. Até separei umas fotos aqui para mostrar ao luthier. Alguns fazem furos redondos, outros compridos.

galegonobaixo, eu já tinha em mente usar tarrachas gotoh. vou pesquisar sobre esse modelo. Realmente as tarrachas fazem diferença.

Agora falando em ESTÉTICA, minha predileção é:

corpo em cedro, top imbuia figurada no verniz, braço em marfim com 2 tiras de 2mm em imbuia, aparentes no top.

Será que essa configuração acima, usando as tarrachas mais leves e aplicando as câmaras (tone chambers), é viável um baixo leve de 6 cordas com menos de 4Kg?
Dloc
Dloc
Membro

Mensagens : 250
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Peço ajuda acerca do peso das madeiras (problema de saúde) Empty Re: Peço ajuda acerca do peso das madeiras (problema de saúde)

Mensagem por Dloc Dom Out 07, 2012 3:32 pm

A tarracha seria essa, mas o acabamento douro que prefiro:

http://www.g-gotoh.com/international/?btp_product=gb350
Dloc
Dloc
Membro

Mensagens : 250
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Peço ajuda acerca do peso das madeiras (problema de saúde) Empty Re: Peço ajuda acerca do peso das madeiras (problema de saúde)

Mensagem por Dloc Dom Out 07, 2012 3:52 pm

É... dei um giro na internet e pelo visto as tarrachas Gotoh são muito difícil de serem encontradas, pior ainda esse modelo dito acima..

Alguma idéia de onde conseguir?
Dloc
Dloc
Membro

Mensagens : 250
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Peço ajuda acerca do peso das madeiras (problema de saúde) Empty Re: Peço ajuda acerca do peso das madeiras (problema de saúde)

Mensagem por allexcosta Dom Out 07, 2012 4:25 pm

O equilíbrio do baixo é mais importante que o peso.

Eu iria por outro caminho. Tocar sentado, usar uma estante ou um colete de suporte para a coluna. E precisa ser 6 cordas?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Peço ajuda acerca do peso das madeiras (problema de saúde) Empty Re: Peço ajuda acerca do peso das madeiras (problema de saúde)

Mensagem por subgrave Dom Out 07, 2012 7:30 pm

Dloc escreveu:

Eu pretendo adquirir um contrabaixo de 6 cordas feito por luthier (ainda irei pesquisar sobre a possÍvel luthieria).

Ocorre que eu tenho um grave problema na coluna, e para minimizar as dores, eu quero pegar um instrumento o mais leve possível.

Ledur é a sua solução, os baixos deles são muitoooooo leves, mas muitoooo leves mesmo.

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Peço ajuda acerca do peso das madeiras (problema de saúde) Empty Re: Peço ajuda acerca do peso das madeiras (problema de saúde)

Mensagem por gpraxedes Dom Out 07, 2012 8:28 pm

allexcosta escreveu:O equilíbrio do baixo é mais importante que o peso.

Eu iria por outro caminho. Tocar sentado, usar uma estante ou um colete de suporte para a coluna. E precisa ser 6 cordas?

Allex, eu tenho notado isso no meu S.Martyn. Tem um JB 4 cordas que aparenta ser mais leve que o meu Smartyn (nunca pesei nenhum deles mas dá para notar uma diferença sim), mas que me cansa beeeemmm mais quando toco, parece-me que o Smartyn (singlecut) tem um equilíbrio melhor.

Agora, sobre esse colete, poderia falar mais sobre ele? eu também tenho sérios problemas na coluna e cheguei até cogitar parar de tocar em baixos de 5 cordas, tanto que estou com outro projeto em mente para um 4 cordas.

Acho que fazer um baixo com madeiras leves, equilibrado e esse tal colete seria uma ótima idéia.

P.S.: Tocar sentado, para mim, não rola. Perde boa parte da "emoção" rs.

____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Peço ajuda acerca do peso das madeiras (problema de saúde) Empty Re: Peço ajuda acerca do peso das madeiras (problema de saúde)

Mensagem por allexcosta Dom Out 07, 2012 9:10 pm

gpraxedes escreveu:Agora, sobre esse colete, poderia falar mais sobre ele?

http://bodysupport.yolasite.com/

http://www.supportsusa.com/arm/shoulder/

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Peço ajuda acerca do peso das madeiras (problema de saúde) Empty Re: Peço ajuda acerca do peso das madeiras (problema de saúde)

Mensagem por gpraxedes Dom Out 07, 2012 10:07 pm

^Obrigado!

____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Peço ajuda acerca do peso das madeiras (problema de saúde) Empty Re: Peço ajuda acerca do peso das madeiras (problema de saúde)

Mensagem por CleytonBass Seg Out 08, 2012 12:57 am

Toquei em um d'mark 6 cordas, que aqui no forum é chamado baleia.Era muito leve .Me supreendi!
CleytonBass
CleytonBass
Membro

Mensagens : 123
Localização : Paulo Afonso Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Peço ajuda acerca do peso das madeiras (problema de saúde) Empty Re: Peço ajuda acerca do peso das madeiras (problema de saúde)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos