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Mensagem por allexcosta em Sex Jul 24, 2009 6:12 pm

A quem interessar possa, aqui estah o link da Ken Smith sobre madeiras. Estah em ingles mas vale a pena o esforco de traduzir.

http://www.kensmithbasses.com/woodpages/woodpagecontents.html
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Mensagem por Rdg Bass em Seg Jul 27, 2009 12:47 pm

Legal Alex estou vendo aqui..
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Mensagem por heitor_pg em Seg Jul 27, 2009 1:22 pm

Muito legal Allex.
Uma dissertação para complementar as informações:

http://www.funtecg.org.br/arquivos/guitarra_final.pdf
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Mensagem por Cris Simões em Qui Jul 30, 2009 9:42 pm

Aê galera!
Seria interessante uma descirção de maderias brasileiras como Gonçalo Alves, Pau Marfim, Jacarandá, Pau amarelo etc... pois quando recorremos à luthiers do Brasil eles geralmente usam madeiras brasileiras não?
Quem puder contribuir descrevendo pra que cada uma serve: mais indicadas para corpo, braço, escala, tampo etc.
Abraços povo!
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Mensagem por adanalabarce em Sex Jul 31, 2009 4:50 am

Um site legal também é este...
é em inglês mas ajuda a ter uma noção legal.

http://www.warmoth.com/Bass/Options/WoodDescriptions.aspx

No site do D'Alegria achei sobre algumas madeiras brasileiras...

http://www.dalegria.com/pt/products_woods.html

e tem esse "m&p instrumentos", Achei no google e fala um pouco mais sobre madeiras brasileiras.

http://www.mpinstrumentos.com.br/madeiras.htm

Espero ter ajudado.

Abraços.

uma dúvida minha... Qual diferença além de estética na madeiras, que chamam de " flamed","burl","spalted"... e quais tipos existem além desses?
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Mensagem por allexcosta em Sex Jul 31, 2009 7:56 am

adanalabarce escreveu:uma dúvida minha... Qual diferença além de estética na madeiras, que chamam de " flamed","burl","spalted"... e quais tipos existem além desses?

Dependendo do tipo de anomalia pode variar a densidade ou dureza da madeira. O "maple burl" por exemplo, eh menos resistente q o maple normal, portanto acho q vc dificilmente vai ver um braco de burl.

Alem das q vc citou existem: "quilted", "tiger", "birdseye", "curly" e cada tipo de figura varia numa escala de "A" ateh "AAAAA", o q tambem define o preco.

Exemplo de burl:

Descricao de madeiras Hard_maple_burl_3_sm
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Mensagem por Rdg Bass em Ter Ago 11, 2009 8:43 pm

Imagens de madeiras brasileiras.

http://www.wmrepresentacoes.com.br/?pag=det_produto&id=44
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Mensagem por Eduardo Chaves em Ter Ago 11, 2009 9:40 pm

Allex, essas anomalias das arvores que geram aqueles tops fantasticos com os veios?
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http://www.eduardochaves.kinghost.net

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Mensagem por erick.rito em Qui Mar 01, 2012 4:00 pm

Esta é uma madeira mais leve normalmente usada para produzir corpos Strato sob 4 libras. A cor é branca ou amarela-acinzentada, mas tem muitas vezes desagradáveis ​​riscas verdes minerais na mesma. Esta é uma madeira de grão fechado, mas pode absorver um monte de acabamentos diferentes dependendo do corte. Esta não é uma madeira boa para acabamentos claros uma vez que não é de pequenas figuras. É bastante suave, não tem muito agudo. Som-sábio, Basswood tem uma boa progressão de tom morno, com medios bons. A madeira de tom favorito para retalhamento na década de 80, desde os seus cortes melhor trabalhados e com boas misturas de som.
tradução "não literal do link da warmoth!
segue um video que achei que da pra ver uma strato de basswood na fabrica da fender antiguinho Shocked

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=nswcAPvH0P8#!
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Mensagem por Lael Sousa em Qui Abr 26, 2012 11:19 am

Allex, eu curto o baixo com mais pegada, com mais timbre e estou tentando fazer um, so que nao sei qual madeira usar, o cara que vai cortar e entalhar os encaixes dos caps me mostrou as madeiras que ele tem, eu fiquei em duvida sobre pau-marfim que no caso é uma arvore fina e raramente passa dos 25cm de largura ai ele teria que emendar* e eu nao queria isso; ele tbm me mostrou a peroba mica, que tem mais ou menos 2 anos que estava no deposito, ou seja ja estava climatizada e pronta pro uso. o que voce acha, é uma madeira pesada e "densa" sera que daria um bom timbre e um bom baixo ? Abraço
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Mensagem por allexcosta em Qui Abr 26, 2012 6:49 pm

Eduardo Chaves escreveu:Allex, essas anomalias das arvores que geram aqueles tops fantasticos com os veios?

Não necessariamente. Às vezes a própria espécie cresce figurada, como o louro-faia.

Lael Sousa escreveu:Allex, eu curto o baixo com mais pegada, com mais timbre e estou tentando fazer um, so que nao sei qual madeira usar, o cara que vai cortar e entalhar os encaixes dos caps me mostrou as madeiras que ele tem, eu fiquei em duvida sobre pau-marfim que no caso é uma arvore fina e raramente passa dos 25cm de largura ai ele teria que emendar* e eu nao queria isso; ele tbm me mostrou a peroba mica, que tem mais ou menos 2 anos que estava no deposito, ou seja ja estava climatizada e pronta pro uso. o que voce acha, é uma madeira pesada e "densa" sera que daria um bom timbre e um bom baixo ? Abraço

Se você vai fazer um baixo com luthier é melhor fazer essas perguntas a ele. Emendar por quê? Você quer fazer um corpo de marfim? Nunca vi, deve pesar igual chumbo. De qualquer forma não há problema algum em emendas. O Samuel me disse que usa peroba-do-campo para braços e nunca teve problema, mas não conheço essa "mica". Essas madeiras densas normalmente não servem pra corpo.
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Mensagem por Lael Sousa em Qui Abr 26, 2012 10:00 pm

Valeu Allex, eu ia tentar usar madeiras diferentes mas mudei de ideia, o "arroz com feijão" é a melhor opção Very Happy .. O braço ja esta quase pronto, agora estou definindo a madeira do corpo, to quase fazendo de cedro. Fica bom ?
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Mensagem por Mauronog em Sex Abr 27, 2012 11:51 am

Eu tenho um Baixo de 5 cordas feito por mim mesmo em 1989. O braço é de marfim inteiriço (neck through body) com 3 pedaços colados de forma invertidas.
O corpo é um sanduíche de Mogno no meio, com canela por trás e Marfim por cima. A camada de Mogno no meio é a mais grossa e a canela e o Marfim são mais finas. Ficou um peso moderado, mas com um timbre bem médio/grave, principalmente devido ao posicionamento dos captadores Ken Smith nele.
A escala é de Ipê.
Recentemente o Samuel deu uma ajeitada geral nele de primeira linha que ficou muito bom.
Marfim no corpo realmente adiciona um peso sim.
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Mensagem por GeTorres em Dom Jul 22, 2012 1:05 pm

Contribuindo:

http://www.lonewolfguitars.com/options_back_and_sides_wood.html

Tem várias amostras com cortes de fundos e laterais de violão
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Mensagem por Sá Reston em Ter Out 08, 2013 3:55 pm

Aqui na foto, Alder ou Ash?

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Mensagem por allexcosta em Ter Out 08, 2013 4:02 pm

^ Ash
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Mensagem por Sá Reston em Ter Out 08, 2013 4:04 pm

Obrigado, Allex!
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Mensagem por Caiov em Ter Set 09, 2014 3:08 am

.


Última edição por Caiov em Ter Set 09, 2014 3:10 am, editado 1 vez(es) (Razão : Formulei a pergunta errada)
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Mensagem por Caiov em Ter Set 09, 2014 3:11 am

Allex, gostaria saber qual o melhor tipo de madeira pra um corpo de um Music Man StringRay de 4 cordas? Abração!
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Mensagem por bassfuria em Ter Set 09, 2014 4:13 am

Caiov escreveu:Allex, gostaria saber qual o melhor tipo de madeira pra um corpo de um Music Man StringRay de 4 cordas? Abração!

Não sou a Alex mas...;

- O padrão e o melhor é "Ash"...!!! Very Happy
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Ter Set 09, 2014 8:54 am

Caiov escreveu:Allex, gostaria saber qual o melhor tipo de madeira pra um corpo de um Music Man StringRay de 4 cordas? Abração!
Não existe "melhor"... Cada uma tem uma resposta tonal diversa, embora essas diferenças sejam sutís...
Para um MM, baixo que, para mim, tem excesso de médios (com captação passiva), sugiro o cedro-rosa; que te "proporcionará" um pouco mais de graves
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Mensagem por allexcosta em Ter Set 09, 2014 8:56 am

Caiov escreveu:Allex, gostaria saber qual o melhor tipo de madeira pra um corpo de um Music Man StringRay de 4 cordas? Abração!

Não entendi a pergunta. A MusicMan aceita encomenda onde você define o tipo de madeira? Não sabia disso.

bassfuria escreveu:- O padrão e o melhor é "Ash"...!!! Very Happy

Padrão não é, pois a MusicMan usa/usou pouco ash nos seus baixos e hoje usa praticamente qualquer madeira mais barata.

Se é melhor, discutível... Eu não acho nenhuma madeira melhor que outra.


Última edição por allexcosta em Ter Set 09, 2014 8:59 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola em Ter Set 09, 2014 8:58 am

allexcosta escreveu:
Caiov escreveu:Allex, gostaria saber qual o melhor tipo de madeira pra um corpo de um Music Man StringRay de 4 cordas? Abração!

Não entendi a pergunta. A MusicMan aceita encomenda onde você define o tipo de madeira? Não sabia disso.

Aparentemente ele quer construir um baixo com esse design em um luthier... Foi o que entendi...
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Mensagem por pedrohenrique.astronauta em Ter Set 09, 2014 9:03 am

allexcosta escreveu:
Caiov escreveu:Allex, gostaria saber qual o melhor tipo de madeira pra um corpo de um Music Man StringRay de 4 cordas? Abração!

Não entendi a pergunta. A MusicMan aceita encomenda onde você define o tipo de madeira? Não sabia disso.

bassfuria escreveu:- O padrão e o melhor é "Ash"...!!! Very Happy

Padrão não é, pois a MusicMan usa/usou pouco ash nos seus baixos e hoje usa praticamente qualquer madeira mais barata.

Se é melhor, discutível... Eu não acho nenhuma madeira melhor que outra.

Se não estou enganado apenas a linha Classic é declarada como sendo feita em Ash. Se realmente é Ash eu não sei. Nas outras linhas não costumam dar nome aos bois
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Mensagem por allexcosta em Ter Set 09, 2014 9:08 am

^ As outras linhas são feitas com a madeira mais barata que eles acham. Basswood, poplar ou alguma madeira sem nome vinda da Ásia.
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Mensagem por Caiov em Ter Set 09, 2014 9:12 pm

A minha pergunta foi querendo saber exatamente o que o Mauricio Bertola entendeu...
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Mensagem por CG em Ter Set 09, 2014 11:04 pm

Em minha opinião a madeira do corpo influencia muito pouco no som. Cedro é uma boa pedida, é facil de achar e dá um bom resultado final.
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Mensagem por allexcosta em Ter Set 09, 2014 11:13 pm

Caiov escreveu:A minha pergunta foi querendo saber exatamente o que o Mauricio Bertola entendeu...

Ah tá...
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Mensagem por WHead em Sab Dez 28, 2019 3:38 pm

MADEIRAS UTILIZADAS PARA A FABRICAÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS

Trabalho realizado por: Maria Helena de Souza
maria-helena.souza@florestal.gov.br
Engenheira florestal / analista ambiental
Laboratório de Produtos Florestais
Serviço Florestal Brasileiro – MMA
Brasília, 2009 - Versão 1.0.

Madeiras utilizadas para a fabricação de instrumentos musicais.

Saudações.
Eis uma compilação (em português) de dados encontrados na internet, reunidos para facilitar aos interessados, a identificação e compreensão dos termos usados (principalmente para leigos e sem muita afinidade com o inglês, como eu).

Ou, como destaca a autora, "para esclarecer que nem toda madeira preta é ébano; que rosewood não é pau-rosa (pelo menos não no Brasil); que várias madeiras que ocorrem no Brasil e que são comercializadas no mercado internacional não são provenientes só do Brasil; que uma madeira que é utilizada para a fabricação de palitos de fósforos ou mesmo para carvão pode ser também utilizada para a fabricação de instrumentos musicais; que hardwood não deve ser traduzida como madeira dura e que softwood não deve ser traduzida como madeira macia etc.".

Achei muito interessante, prático e útil. Espero que ajude outros colegas também.

Abraço.
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Mensagem por Ivanov_br em Sab Dez 28, 2019 3:49 pm

Excelente contribuição, WHead!!!!
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Mensagem por WHead em Sab Dez 28, 2019 10:13 pm

^Muito obrigado, Ivanov.
A pesquisadora Maria Helena de Souza trabalhou no projeto "Avaliação de Madeiras Amazônicas para Utilização em Instrumentos Musicais", coordenado pelo físico do Laboratório de Produtos Florestais do Ibama, Mário Rabelo de Souza, em 2003. Muito dessa pesquisa, com certeza, veio de lá.

A idéia original vem lá dos anos 80 (em 83 o professor Mário Rabelo, então no extinto Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), foi incumbido de comparar a potencialidade acústica das madeiras brasileira frente às madeiras estrangeiras e em 89, já pelo IBAMA, e em parceria com Funarte, Inpa e IPT, ele ajudou a elaborar o projeto "Avaliação das Espécies Madeireiras da Amazônia Selecionadas para a Manufatura de Instrumentos Musicais") e todo mérito vai pra dedicação - quase que de toda uma vida - desses profissionais.

Abraço.
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