Segundo Contracanto:O Segredo da Propaganda é a Propaganda do Segredo.
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Segundo Contracanto:O Segredo da Propaganda é a Propaganda do Segredo.
Olá a todos!
Dando sequência à esta série dedicada a textos interessantes sobre assuntos diversos, que tal uma nova visão de como apreciar a programação televisiva?
Com vocês, o grande escritor brasileiro Leon Eliachar.
O Segredo da Propaganda é a Propaganda do Segredo
"Depois de tantos anos vendo televisão diariamente, chego a uma conclusão definitiva: é muito mais divertido e mais prático ver os anúncios. Enquanto as outras pessoas ficam aflitas tentando decorar os horários das novelas, das paradas de sucesso e dos chamados programas humorísticos, eu não tenho problema: ligo a televisão em qualquer canal e vejo os anúncios sem preocupação de horário. Vocês talvez achem que é loucura ver os mesmos anúncios diversas vezes, mas posso garantir que os anúncios variam muito mais que as piadas e as músicas que são servidas todos os dias. Pelo menos os anúncios são bem bolados, alguns até inteligentes. A técnica é chatear tanto até ficarem em nosso subconsciente — se é que alguém consegue ter subconsciente assistindo televisão.
Os refrigerantes, por exemplo: quase todos fazem as garrafas dançar na nossa frente e tocam uma musiquinha que chega a dar sede. Aí a gente não resiste: vai à geladeira e bebe um copo de água.
Mas bom mesmo é anúncio de sabonete: aparece cada moça bonita que vou te contar. E com uma grande vantagem, as moças não falam, só aparecem, ligam o chuveiro e ficam noivas dentro da espuma. Por mais que a gente saiba que aquilo é anúncio de sabonete, fica sempre aquela dúvida se um dia eles não vão resolver dar o nome daquele chuveiro ou, quem sabe, o telefone da moça.
Geniais mesmo são as geladeiras que duram toda a vida. Mas muito mais geniais são os textos garantindo que cabe tudinho dentro delas, mas acho que não têm tanta certeza, pois fazem questão de botar uma moça bem bonita pra mostrar a geladeira — e a gente tem é vontade de comprar a moça, mesmo sem o "certificado de garantia".
E as televisões, baratíssimas, cada vez mais vendidas, dentro dos novos planos de venda. Ao invés de bolarem uma televisão mais perfeita, ficam é bolando planos de venda. No dia em que inventarem uma televisão que focalize a cara de um sujeito com menos de três orelhas, não precisam nem fazer anúncio: é só exibir, que esgota no mesmo dia.
Existe anúncio de todo tipo: tecidos que não amarrotam, tecidos que dão prêmios, tecidos que dão desconto, tecidos coloridos que são apresentados em preto-e-branco, tecidos brancos que ficam cada vez mais brancos à medida que vai surgindo um novo sabão em pó. Mas é o que eles pensam: o branco deles, lá em casa, todo mundo tá vendo que é cinza.
O mais engraçado são os anúncios de inseticidas que matam todos os insetos, menos as moscas do estúdio.
Anuncia-se também muita banha, muito pneu, muito perfume, muito sapato, muito automóvel, muita calça, muita bebida e muita pílula pra dor de cabeça. Parece até que um anúncio depende do outro — é como se fosse uma novela, com a vantagem de a gente sempre saber qual o final de cada anúncio. E não pensem que sou o único a achar os anúncios mais interessantes que os programas: os donos das emissoras também acham — senão não ocupavam a maior parte do tempo com anúncios. Nos intervalos é que colocam alguns programinhas — por absoluta falta de mais anúncios.
Reparem só: os programas de humor mostram o lado negativo das pessoas, os personagens são quase todos fossilizados, gagos, surdos, cegos, velhos borocochôs ou sem sexo definido. As novelas exploram seres anormais dentro de um mundo de misérias e lágrimas. Já os anúncios apresentam um mundo de otimismo, onde tudo é bom e saudável, não quebra, dura toda a vida e qualquer um pode adquirir quase de graça, pagando como puder, no endereço mais próximo da sua casa. O único detalhe que nos deixa um pouco frustrados é que a moça que dá os endereços fala tão preocupada em não errar que a gente não consegue decorar nenhum endereço. Em compensação, sabe de cor a moça todinha".
(Texto extraído do livro “O Homem ao Zero”, Editora Expressão e Cultura – Rio de Janeiro, 1968, pág. 47)
Post Scriptum: Eis aqui uma pequena biografia do grande escritor Leon Eliachar.
Dando sequência à esta série dedicada a textos interessantes sobre assuntos diversos, que tal uma nova visão de como apreciar a programação televisiva?
Com vocês, o grande escritor brasileiro Leon Eliachar.
O Segredo da Propaganda é a Propaganda do Segredo
"Depois de tantos anos vendo televisão diariamente, chego a uma conclusão definitiva: é muito mais divertido e mais prático ver os anúncios. Enquanto as outras pessoas ficam aflitas tentando decorar os horários das novelas, das paradas de sucesso e dos chamados programas humorísticos, eu não tenho problema: ligo a televisão em qualquer canal e vejo os anúncios sem preocupação de horário. Vocês talvez achem que é loucura ver os mesmos anúncios diversas vezes, mas posso garantir que os anúncios variam muito mais que as piadas e as músicas que são servidas todos os dias. Pelo menos os anúncios são bem bolados, alguns até inteligentes. A técnica é chatear tanto até ficarem em nosso subconsciente — se é que alguém consegue ter subconsciente assistindo televisão.
Os refrigerantes, por exemplo: quase todos fazem as garrafas dançar na nossa frente e tocam uma musiquinha que chega a dar sede. Aí a gente não resiste: vai à geladeira e bebe um copo de água.
Mas bom mesmo é anúncio de sabonete: aparece cada moça bonita que vou te contar. E com uma grande vantagem, as moças não falam, só aparecem, ligam o chuveiro e ficam noivas dentro da espuma. Por mais que a gente saiba que aquilo é anúncio de sabonete, fica sempre aquela dúvida se um dia eles não vão resolver dar o nome daquele chuveiro ou, quem sabe, o telefone da moça.
Geniais mesmo são as geladeiras que duram toda a vida. Mas muito mais geniais são os textos garantindo que cabe tudinho dentro delas, mas acho que não têm tanta certeza, pois fazem questão de botar uma moça bem bonita pra mostrar a geladeira — e a gente tem é vontade de comprar a moça, mesmo sem o "certificado de garantia".
E as televisões, baratíssimas, cada vez mais vendidas, dentro dos novos planos de venda. Ao invés de bolarem uma televisão mais perfeita, ficam é bolando planos de venda. No dia em que inventarem uma televisão que focalize a cara de um sujeito com menos de três orelhas, não precisam nem fazer anúncio: é só exibir, que esgota no mesmo dia.
Existe anúncio de todo tipo: tecidos que não amarrotam, tecidos que dão prêmios, tecidos que dão desconto, tecidos coloridos que são apresentados em preto-e-branco, tecidos brancos que ficam cada vez mais brancos à medida que vai surgindo um novo sabão em pó. Mas é o que eles pensam: o branco deles, lá em casa, todo mundo tá vendo que é cinza.
O mais engraçado são os anúncios de inseticidas que matam todos os insetos, menos as moscas do estúdio.
Anuncia-se também muita banha, muito pneu, muito perfume, muito sapato, muito automóvel, muita calça, muita bebida e muita pílula pra dor de cabeça. Parece até que um anúncio depende do outro — é como se fosse uma novela, com a vantagem de a gente sempre saber qual o final de cada anúncio. E não pensem que sou o único a achar os anúncios mais interessantes que os programas: os donos das emissoras também acham — senão não ocupavam a maior parte do tempo com anúncios. Nos intervalos é que colocam alguns programinhas — por absoluta falta de mais anúncios.
Reparem só: os programas de humor mostram o lado negativo das pessoas, os personagens são quase todos fossilizados, gagos, surdos, cegos, velhos borocochôs ou sem sexo definido. As novelas exploram seres anormais dentro de um mundo de misérias e lágrimas. Já os anúncios apresentam um mundo de otimismo, onde tudo é bom e saudável, não quebra, dura toda a vida e qualquer um pode adquirir quase de graça, pagando como puder, no endereço mais próximo da sua casa. O único detalhe que nos deixa um pouco frustrados é que a moça que dá os endereços fala tão preocupada em não errar que a gente não consegue decorar nenhum endereço. Em compensação, sabe de cor a moça todinha".
(Texto extraído do livro “O Homem ao Zero”, Editora Expressão e Cultura – Rio de Janeiro, 1968, pág. 47)
Post Scriptum: Eis aqui uma pequena biografia do grande escritor Leon Eliachar.
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Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Re: Segundo Contracanto:O Segredo da Propaganda é a Propaganda do Segredo.
Interessante, um caso a se pensar! Mas na verdade nem tenho paciência com propagandas .... nem telejornais, novelas, Realitys, essas coisas todas!
Abraço
Abraço
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Clube Squier #055 / Clube do Apego #044 / Clube dos Baixistas de Peso #005
Carlos Diego- Membro
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Localização : Botucatu
Re: Segundo Contracanto:O Segredo da Propaganda é a Propaganda do Segredo.
Gosto muito de propagandas, mas o que mais me diverte mesmo são propagandas politicas.srsrsr
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Site:http://shiproomestudio.wordpress.com/ - Face:https://www.facebook.com/shiproomestudio
SHIP ROOM ESTUDIO- FCBR-Parceiro
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Localização : .
Re: Segundo Contracanto:O Segredo da Propaganda é a Propaganda do Segredo.
^Algumas políticas são bizarras ... mas a maioria não me agrada porque geralmente é de carro, produtos industrializados .... Sei lá, querem empurrar o produto de qualquer forma.
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Clube Squier #055 / Clube do Apego #044 / Clube dos Baixistas de Peso #005
Carlos Diego- Membro
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Localização : Botucatu
Re: Segundo Contracanto:O Segredo da Propaganda é a Propaganda do Segredo.
Cara, a propaganda política é um show a parte. Chega a ser cômico o que os caras falam/fazem naquele horário eleitoral gratuito. Um retrato da decadência de nossa política. Por mais que seja clichê falar isso: é o melhor programa de humor que existe.
Mas realmente, parando pra observar as propagandas é possível aprender e entender muita coisa acerca das estratégias de marketing utilizadas. É importante até pra não se deixar envolver, numa era em que consumismo virou quase uma doença, justamente pelo fato de a propaganda em torno dos sonhos de consumo ser tão massiva.
Mas realmente, parando pra observar as propagandas é possível aprender e entender muita coisa acerca das estratégias de marketing utilizadas. É importante até pra não se deixar envolver, numa era em que consumismo virou quase uma doença, justamente pelo fato de a propaganda em torno dos sonhos de consumo ser tão massiva.
Ferium- Membro
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Localização : Ceará
Re: Segundo Contracanto:O Segredo da Propaganda é a Propaganda do Segredo.
Cara, eu fico louco com propaganda de remédio. Eles repentem a mesma frase até você ficar doente...
Deu gripe? benegripe!
Atchim? Resprim!
Estou Apracurado!
Doril, a dor sumiu...
Deu gripe? benegripe!
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Estou Apracurado!
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Fighter by day, Lover by night, Bass Player for choice!!
Cabrerafael- Membro
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Localização : Valinhos-SP
Re: Segundo Contracanto:O Segredo da Propaganda é a Propaganda do Segredo.
^kkk é isso mesmo!
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Carlos Diego- Membro
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