Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica

+9
pluís
Cayo Castro
M4RC0S
inibass
allexcosta
Ruds
Carlos Cmz
Carlos Diego
Lucas94
13 participantes

Ir para baixo

Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica  Empty Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica

Mensagem por Lucas94 Qua Dez 05, 2012 12:15 pm

Matéria interessante sobre o presidente do Uruguai, que passou nesse último domingo no Fantástico:http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1682109-15605,00-PRESIDENTE+MAIS+POBRE+DO+MUNDO+VIVE+EM+CHACARA+E+DOA+DO+SALARIO.html

Ele recebe aproximadamente 12.500 doláres e doa 90%¨para ONG's e vive apenas com os 10% que sobram.

"Este dinheiro me basta, e tem que bastar porque há outros uruguaios que vivem com bem menos”. Palavras do próprio presidente.


Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica  Empty Re: Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica

Mensagem por Carlos Diego Qua Dez 05, 2012 1:51 pm

Achei legal a postura dele, mas o problema que ví alí é que ele tá deixando o país mais pobre também, é a impressão que a matéria passou.

Triste devem ficar os herdeiros dele, se é que ele tem.

____________________________
Clube Squier #055 / Clube do Apego #044 / Clube dos Baixistas de Peso #005
Carlos Diego
Carlos Diego
Membro

Mensagens : 491
Localização : Botucatu

Ir para o topo Ir para baixo

Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica  Empty Re: Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica

Mensagem por Carlos Cmz Qua Dez 05, 2012 2:38 pm

O Brasil precisa de polítcos como Pepe Mujica.

____________________________
Aquele que aprisiona-se dentro dos próprios conhecimentos perde a sensiblidade do raciocínio, a coerência da lógica e o crivo da razão.
Carlos Cmz
Carlos Cmz
Membro

Mensagens : 604
Localização : ES - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica  Empty Re: Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica

Mensagem por Carlos Diego Qua Dez 05, 2012 3:34 pm

^Na verdade o trabalho político deveria ser voluntário, mas mesmo assim acredito que roubariam o dinheiro público ....

Mas os sálarios e benefícios de um político no Brasil é absurdo!

Mas que casinha simpática aquela do Mujica hein ... eu quero uma naquele naipe quando ficar velhinho ... hehe

____________________________
Clube Squier #055 / Clube do Apego #044 / Clube dos Baixistas de Peso #005
Carlos Diego
Carlos Diego
Membro

Mensagens : 491
Localização : Botucatu

Ir para o topo Ir para baixo

Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica  Empty Re: Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica

Mensagem por Ruds Qua Dez 05, 2012 3:51 pm

Sou indiferente a se o cara quer viver assim, doar a grana dele pra ONGs, ou o que for.

Só acho que ser presidente é uma responsabilidade enorme. Pra sociedade vai importar (ou deveria importar) apenas se ele desempenha bem essa função. Não adianta ele ser um "exemplo de simplicidade" se ele não for um "exemplo de governante".

Inclusive, por ser um cargo de grande responsabilidade, eu não vejo problema em o salário ser alto. Até acho que deve ser. Eu vejo isso como uma recompensa que a sociedade dá àquele que se dispõe a governar. Mas claro que isso é bonito em um mundo ond as coisas funcionam do jeito que deveriam funcionar.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica  Empty Re: Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica

Mensagem por allexcosta Qua Dez 05, 2012 3:56 pm

Herbert Hoover e John Kennedy doavam 100% do salário de presidente.

Isso é relativamente comum.

Como disse o Ruds, quanto o cara ganha, quanto doa ou onde mora não faz a mínima diferença pra o país.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica  Empty Re: Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica

Mensagem por Lucas94 Qua Dez 05, 2012 4:07 pm

Pode até não fazer diferença significativa para o país, mas acho uma atitude positiva e deixa ele mais "pròximo" do povo.

____________________________
"In the end it is all about music, the instrument we play is secondary." - Andres Rotmistrovsky

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica  Empty Re: Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica

Mensagem por allexcosta Qua Dez 05, 2012 4:09 pm

Eita nossa criação latina onde "o bonito é ser pobre"...

facepalm

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica  Empty Re: Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica

Mensagem por Lucas94 Qua Dez 05, 2012 4:14 pm

Mas o Pepe Mujica não é pobre nem diz para o povo que o ideal é ser pobre. Ele apenas vive com o que precisa.

____________________________
"In the end it is all about music, the instrument we play is secondary." - Andres Rotmistrovsky

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica  Empty Re: Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica

Mensagem por allexcosta Qua Dez 05, 2012 4:16 pm

Lucas94 escreveu:Mas o Pepe Mujica não é pobre nem diz para o povo que o ideal é ser pobre. Ele apenas vive com o que precisa.

Um governante precisa melhorar a economia, a saúde do povo, dar empregos, manter estradas e coisas assim...

Ele não precisa estar perto do povo ou ser do povo pra fazer nada disso. Você não precisa ganhar salário mínimo pra saber que é impossível ter uma vida digna com 600 Reais por mês.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica  Empty Re: Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica

Mensagem por Lucas94 Qua Dez 05, 2012 4:21 pm

Concordo, não podemos dizer que ele é um bom presidente apenas por que fez isso, mas ainda sim acho a atitude de doar parte do salário para ONG's uma atitude positiva. Mas Allex e Ruds, só uma curiosidade, vocês não acham a atitude dele positiva ?

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica  Empty Re: Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica

Mensagem por inibass Qua Dez 05, 2012 5:03 pm

Eu acho a atitude dele positiva para os outros políticos, para que dessa forma não estipulem salários exorbitantes criando rombo nos cofres públicos.

Uma senhora, cliente minha, que morava em MG, disse que próximo a cidade dela tem uma cidadezinha onde o prefeito terminou o mandato com menos patrimônio do que quando começou. Ficou no poder 8 anos. Ao fim não tinha nem carro. A população fez uma campanha, juntou dinheiro e o presenteou com um chevetinho.

Um deputado de Alagoas brigou na câmara contra um determinado benefício extra que os deputados e acessores recebia fora do contra-cheque. Ao fim de um ano ele devolveu aos cofres do estado o valor dito injusto que fora depositado para ele e para os seus acessores. Deu mais de 400 mil em um ano. Esse tipo de coisa só apareceu uma unica vez perdida na mídia.

____________________________
"A culpa é minha e eu ponho em quem eu quiser !" (Homer Simpson)
Gospel Club #151; Clube do Apego #40; Fretless Club #77; Clube Seymour Duncan #13; EMG Clube #???? Clube dos que sofrem de G.A.S. constante #37
inibass
inibass
Membro

Mensagens : 807
Localização : Aracaju-SE

Ir para o topo Ir para baixo

Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica  Empty Re: Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica

Mensagem por Ruds Qua Dez 05, 2012 5:07 pm

Lucas94 escreveu:Concordo, não podemos dizer que ele é um bom presidente apenas por que fez isso, mas ainda sim acho a atitude de doar parte do salário para ONG's uma atitude positiva. Mas Allex e Ruds, só uma curiosidade, vocês não acham a atitude dele positiva ?

Eu, como já falei, sou indiferente. O que ele faz com o dinheiro dele é assunto dele (contanto que ele não esteja prejudicando ninguém com isso).

E eu concordo com o Allex que é uma besteira esse negócio de o governante ser "do povo".
Veja, eu não quero um governante que seja "igual a mim". Eu não acho que eu seria um bom governante. Não tenho esse tipo de habilidade. Eu quero um cara no poder que seja muito melhor do que eu nesse sentido. Que seja mais inteligente e com mais competência do que eu para governar essa nação.

E, como eu ja falei, eu acho que isso é um cargo de muita responsabilidade. Então, num mundo onde as coisas funcionam bem, seria bom ele ter um bom salário, tanto como forma de recompensar essa disposição, como inclusive pra que ele não precise ficar se preocupando com o pé de meia dele e possa se ocupar de governar a nação de forma satisfatória.

Como ele governa me importa. O que ele faz com o dinheiro dele, não.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica  Empty Re: Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica

Mensagem por allexcosta Qua Dez 05, 2012 5:08 pm

Lucas94 escreveu:Mas Allex e Ruds, só uma curiosidade, vocês não acham a atitude dele positiva ?

Pra mim não fede nem cheira... Aliás, não gosto de quem dá esmola e sai falando... Há muitas maneiras de se ajudar os necessitados de forma anônima.

Como vai o país? É isso que importa.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica  Empty Re: Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica

Mensagem por Lucas94 Qua Dez 05, 2012 5:27 pm

Compreendo a opinião de vocês, concordo que o realmente importa é como ele governa o país.
A atitude dele acaba sendo elogiada pois estamos acostumados a sempre ver notícias de políticos relacionados com a corrupção, então quando aparece um que age de um modo diferente acaba se destacando.

____________________________
"In the end it is all about music, the instrument we play is secondary." - Andres Rotmistrovsky

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica  Empty Re: Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica

Mensagem por Lucas94 Qua Dez 05, 2012 5:42 pm

Consegui encontrar algumas coisas que mudaram no governo do Mujica, mas nada relacionado a economia ou a qualidade de vida do país. As principais coisas citadas são relacionadas a liberação da maconha, legalização do casamento homoafetivo, legalização do aborto e etc.

____________________________
"In the end it is all about music, the instrument we play is secondary." - Andres Rotmistrovsky

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica  Empty Re: Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica

Mensagem por M4RC0S Qua Dez 05, 2012 8:42 pm

bom, se ele doa grande parte do salário, supõe-se que não rouba(ou roubou), bem diferente dos exemplos que temos tido no nosso país, onde 99,9% dos políticos, ou dos que se candidatam a político tem em mente que entrar para a política é para garantir uma gorda conta bancária
M4RC0S
M4RC0S
Membro

Mensagens : 199
Localização : sãovicelva

Ir para o topo Ir para baixo

Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica  Empty Re: Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica

Mensagem por Ruds Qua Dez 05, 2012 9:18 pm

Lucas94 escreveu:Consegui encontrar algumas coisas que mudaram no governo do Mujica, mas nada relacionado a economia ou a qualidade de vida do país. As principais coisas citadas são relacionadas a liberação da maconha, legalização do casamento homoafetivo, legalização do aborto e etc.

Olha, já essas atitudes dele eu acho que importam. Isso é o trabalho dele. E, nesse caso, achei que todas as atitudes que vc citou foram acertadas.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica  Empty Re: Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica

Mensagem por allexcosta Qua Dez 05, 2012 9:32 pm

M4RC0S escreveu:bom, se ele doa grande parte do salário, supõe-se que não rouba(ou roubou)

Não vejo a ligação...

Os roubos de políticos da América Latina são da ordem de centenas de milhões de dólares. Quem ganha isso não precisa de 12.000 por mês.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica  Empty Re: Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica

Mensagem por Cayo Castro Qua Dez 05, 2012 10:35 pm

allexcosta escreveu:Eita nossa criação latina onde "o bonito é ser pobre"...

facepalm

Eu colocaria algo a mais...

Eita nossa civilização onde presidente é sinônimo de riqueza...

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica  Empty Re: Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica

Mensagem por Lucas94 Qui Dez 06, 2012 8:47 am

Ruds escreveu:
Lucas94 escreveu:Consegui encontrar algumas coisas que mudaram no governo do Mujica, mas nada relacionado a economia ou a qualidade de vida do país. As principais coisas citadas são relacionadas a liberação da maconha, legalização do casamento homoafetivo, legalização do aborto e etc.

Olha, já essas atitudes dele eu acho que importam. Isso é o trabalho dele. E, nesse caso, achei que todas as atitudes que vc citou foram acertadas.

Nem todos esses projetos foram concretizados, mas parece que a maioria já está em andamento. E mérito também dos políticos que votaram a favor dos projetos concretizados. E parece que apesar de uma parte da população ser contra essas mudanças a maioria é a favor e as coisas vão continuar mudando por lá.

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica  Empty Re: Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica

Mensagem por Carlos Cmz Qui Dez 06, 2012 9:11 am

^ São poucos políticos que expõe esses assuntos abertamente. A maioria tem medo de perder votos com mudanças nas leis que tratam de temas tidos como polêmicos.
Por isso que eu acredito que ele seja um presidente que trabalha para o povo, pois não tem medo de perder votos, encara esses assunto de frente e está sendo pioneiro em alguns projetos.

____________________________
Aquele que aprisiona-se dentro dos próprios conhecimentos perde a sensiblidade do raciocínio, a coerência da lógica e o crivo da razão.
Carlos Cmz
Carlos Cmz
Membro

Mensagens : 604
Localização : ES - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica  Empty Re: Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica

Mensagem por pluís Qui Dez 06, 2012 9:56 am

Carlos Cmz escreveu:^ São poucos políticos que expõe esses assuntos abertamente. A maioria tem medo de perder votos com mudanças nas leis que tratam de temas tidos como polêmicos.
Por isso que eu acredito que ele seja um presidente que trabalha para o povo, pois não tem medo de perder votos, encara esses assunto de frente e está sendo pioneiro em alguns projetos.

Se o "ele" for o Mujica,eu fiquei achando estranho uma coisa: Disseram que sua popularidade vem caindo. Será que ele não é tão bom presidente assim? Lógico,que necessariamente não depende uma coisa da outra,mas pensando bem,chega a ser meio controverso...
pluís
pluís
Membro

Mensagens : 1042
Localização : Uberlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica  Empty Re: Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica

Mensagem por M4RC0S Qui Dez 06, 2012 1:02 pm

allexcosta escreveu:
M4RC0S escreveu:bom, se ele doa grande parte do salário, supõe-se que não rouba(ou roubou)

Não vejo a ligação...

Os roubos de políticos da América Latina são da ordem de centenas de milhões de dólares. Quem ganha isso não precisa de 12.000 por mês.

concordo plenamente, mas o cara leva uma vida simplória demais, para ter milhões roubados escondidos. e não é nenhum jovem, que vá aproveitar a grana depois. ele já está na velhice.

ele poderia levar uma vida "normal", com a pompa e circunstância que o cargo lhe proporciona e doar o salário, por pura demagogia. posso estar enganado, mas este parece ser realmente uma exceção no universo político da américa latrina.
M4RC0S
M4RC0S
Membro

Mensagens : 199
Localização : sãovicelva

Ir para o topo Ir para baixo

Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica  Empty Re: Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica

Mensagem por Carlos Cmz Qui Dez 06, 2012 1:21 pm

pluís escreveu:Se o "ele" for o Mujica,eu fiquei achando estranho uma coisa: Disseram que sua popularidade vem caindo. Será que ele não é tão bom presidente assim? Lógico,que necessariamente não depende uma coisa da outra,mas pensando bem,chega a ser meio controverso...

A população em geral é bastante manipulada e quando surgem temas polêmicos a maioria fica cega e se prende em ideologias pessoais e preconceitos.
Pode ser que a popularidade dele esteje caindo justamente por encarar temas tidos como polêmicos de frente.

____________________________
Aquele que aprisiona-se dentro dos próprios conhecimentos perde a sensiblidade do raciocínio, a coerência da lógica e o crivo da razão.
Carlos Cmz
Carlos Cmz
Membro

Mensagens : 604
Localização : ES - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica  Empty Re: Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica

Mensagem por Claudio Qui Dez 06, 2012 1:37 pm

Velho, na boa... não é trollagem não, mas eu acho esse papo do Mujica puro caô, história pra boi dormir!

Todo presidente da república, principalmente os da América Latina, sabem muito bem que é impossível governar um país sem o apoio do empresariado e seus "acordos". Se os grandes empresários resolverem sair de cena, o país quebra.

Eu duvido que esse Mujica não tenha uma bela de uma gorda bolada de dinheiro debaixo do colchão. Isso me lembra o Bhagwan Shree Rajneesh, também conhecido como "Osho", que pregava para os pobres e humildes, mas na hora de ir embora entrava em sua luxuosa Limousine, rumo a sua mansão!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica  Empty Re: Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica

Mensagem por Ferium Sáb Dez 08, 2012 12:50 am

Ter apoio do empresariado não significa, necessariamente, enriquecer ilicitamente. O cara necessita de apoio financeiro para se eleger. Devolvendo depois, a balança se ajeita. Essa devolução, em geral, se dá por meio de incentivos fiscais (lícitos, embora moralmente criticáveis), licenças para construir (idem), melhoria da infraestrutura de modo a favorecer este ou aquele empreendimento (tudo lícito) e, por fim, facilitação em licitações (ilícita).

No saldo geral, a retribuição reveste-se muito mais de aspectos lícitos (embora moralmente absurdos) do que de aspectos ilícitos. A ilicitude pode se constituir em mera omissão, sem implicar necessariamente em um enriquecimento ilícito.

Acredito que Mujica não tenha dinheiro embaixo do colchão, embora não seja louco de acreditar que é completamente neutro, imparcial e isento de ilicitudes. A governabilidade depende de ilicitudes, em países cuja própria cultura prega a ilicitude como uma vantagem.
Ferium
Ferium
Membro

Mensagens : 774
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica  Empty Re: Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica

Mensagem por Claudio Sáb Dez 08, 2012 11:35 am

Não entendi. Quando começa o texto você diz:

Ferium escreveu:Ter apoio do empresariado não significa, necessariamente, enriquecer ilicitamente.

Quando termina o texto você diz:

Ferium escreveu:
A governabilidade depende de ilicitudes

scratch


Pra mim, Governabilidade é necessariamente contar com o apoio do empresariado!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica  Empty Re: Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica

Mensagem por Tarcísio Caetano Sáb Dez 08, 2012 1:59 pm

A título de curiosidade:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Uruguai

e um possível comparativo:

http://www.indexmundi.com/pt/uruguai/

http://www.indexmundi.com/pt/brasil/

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica  Empty Re: Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica

Mensagem por Ferium Dom Dez 09, 2012 11:19 am

Claudio, quote a frase completa, não apenas um pedaço: "A governabilidade depende de ilicitudes em países cuja própria cultura prega ilicitude como uma vantagem". Essa frase foi um arremate para o pensamento, generalizando com a ideia. E não uma referência específica ao Uruguai.

E, de fato, ter o apoio do empresariado não significa enriquecer ilicitamente. Pode-se simplesmente devolver o favor favorecendo em licitações (apenas um exemplo), o que não necessariamente acarretará enriquecimento ilícito do chefe do executivo. Omissão ilícita, meu caro, simplesmente um "fechar de olhos".

Isso devolve o favor do financiamento de campanha e, de certa forma, não envolve o chefe do governo. A minha monografia fala exatamente sobre o financiamento de campanhas eleitorais como forma de o empresariado controlar ações do governo. E pesquisando eu observei vários exemplos de países em que o chefe do executivo simplesmente fecha os olhos. Se os titulares de suas pastas de governo vão aproveitar a omissão do chefe máximo para encher a conta bancária, aí já é outra história.

Mas, para todos os efeitos, mesmo cometendo uma omissão ilícita, o chefe do executivo não enriqueceu ilicitamente. E é MUITO mais difícil provar uma omissão ilícita do que uma ação ilícita. No fim de tudo o cara simplesmente faz como o Lula: diz que não sabia. Quem vai provar? Que conseguiu provar até hoje que Lula teve algo a ver com o mensalão?
Ferium
Ferium
Membro

Mensagens : 774
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica  Empty Re: Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica

Mensagem por Tarcísio Caetano Dom Dez 09, 2012 4:01 pm

A título de curiosidade 2:

http://processual.trf1.jus.br/consultaProcessual/processo.php?secao=DF&proc=78070820114013400

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/internacional/mundo/ministerio-publico-pede-bloqueio-de-bens-de-lula

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica  Empty Re: Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica

Mensagem por flipe Dom Dez 09, 2012 4:52 pm

Infelicidade é, acreditar que são políticos (na qual se encaixa a figura do presidente) que devem guiar uma nação, enquanto o povo não largar a "¿democracia?" representativa e estar de forma direta ligada à política, liberdade e democracia serão meras palavras usadas para continuar adestrando aos escravos voluntários.


Sobre Mujica, creio ser impossível tecer críticas sobre o político somente pelo fato dele realizar tal ato, porém, ele já demonstrou em outras situações que se não é uma pessoa honesta, é no mínimo menos corrupta que os demais, apesar de não fazer muita diferença, afinal, corrupto é corrupto, assassino é assassino, mas e o povo?, cada um prática a corrupção no limite que pode, políticos, por terem acesso a máquina do estado, desviam verbas, já os cidadãos ditos civis, estacionam seus carros em faixas de pedestres e vagas reservadas para deficientes, por exemplo.

____________________________
Estas en la diabla metiejo kien mi ŝatas labori.
flipe
flipe
Membro

Mensagens : 66
Localização : Belo Horizonte/VN - MG - Brasil

http://flipe.multiply.com

Ir para o topo Ir para baixo

Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica  Empty Re: Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica

Mensagem por flipe Dom Dez 09, 2012 5:00 pm

Tarcísio Caetano escreveu:A título de curiosidade 2:

http://processual.trf1.jus.br/consultaProcessual/processo.php?secao=DF&proc=78070820114013400

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/internacional/mundo/ministerio-publico-pede-bloqueio-de-bens-de-lula
A título de curiosidade 3:

http://amp-mg.jusbrasil.com.br/noticias/100196469/acao-contra-lula-e-extinta-mas-mp-diz-que-vai-recorrer

Uma coisa interessante dessa atual situação no Brasil é que, hoje, vemos que pessoas ligadas ao poder podem ser condenadas (menos o Dantas e o Gilmar farao ) por seus atos ilegais, porém, até a época de FHC, isso só ocorria se fosse do interesse da Globo, que nos diga o "Engavetador Geral da República" e os atores das privatarias, de longe, o maior esquema de corrupção (que no mínimo a América do Sul) já viu.

____________________________
Estas en la diabla metiejo kien mi ŝatas labori.
flipe
flipe
Membro

Mensagens : 66
Localização : Belo Horizonte/VN - MG - Brasil

http://flipe.multiply.com

Ir para o topo Ir para baixo

Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica  Empty Re: Presidente mais pobre do mundo: Pepe Mujica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos