Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

As partes do Contrabaixo Acústico (rabecão) e suas respectivas funções

+11
DigoPJBass
camilom
Boss2K
BigBoy
malka_aff
André Luga
Claudio
Voila Marques
PHLC
ottoni.deleon
andre.luiz.bass
15 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

As partes do Contrabaixo Acústico (rabecão) e suas respectivas funções - Página 2 Empty Re: As partes do Contrabaixo Acústico (rabecão) e suas respectivas funções

Mensagem por Voila Marques Sex Ago 30, 2013 9:35 am

De nadinha e obrigada, DigoPJBass! Smile 
Não se preocupe com o fato de que você não vai comprar um contrabaixo, porque eu mesma fiz uma lista de perguntas pro FAQ do Andrea, e muitas delas já estão respondidas por lá, sendo que comprar um contrabaixo dele é só um sonho de consumo meu.
De repente, ele também pode te indicar algum livro de cabeceira sobre o assunto, né?
Boa sorte e abraços contrabaixísticos procê!

____________________________
Divida a ideia e multiplique o resultado: perguntas e respostas técnicas se tornam solidárias, se postadas em fórum aberto!
voilamarques.com
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

As partes do Contrabaixo Acústico (rabecão) e suas respectivas funções - Página 2 Empty Re: As partes do Contrabaixo Acústico (rabecão) e suas respectivas funções

Mensagem por DigoPJBass Sex Ago 30, 2013 10:19 am

Valeu Voila, e Vamos groovar, rsrsrsrsrs.
DigoPJBass
DigoPJBass
Membro

Mensagens : 47
Localização : Guarulhos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

As partes do Contrabaixo Acústico (rabecão) e suas respectivas funções - Página 2 Empty Re: As partes do Contrabaixo Acústico (rabecão) e suas respectivas funções

Mensagem por ValterInacio Qui Out 24, 2013 3:11 am

Ola boa noite baixistico a todos...

É minha primeira semana aqui e desde já agradecendo a todos que tem paciência e disposição para responder.

Li vários tópicos e inúmeros comentários quero também comprar um contrabaixo-acústico (meu primeiro) estou com muitas duvidas ainda (na verdade pra começo de conversa sou pianista pop., multi-instrumentista, e produtor), porém é um sonho de criança sempre quis tocar ambos piano e contrabaixo, e em geral sou apaixonado por sons mais graves.

Não  pretendo ser concertista ou coisa assim nem necessariamente contrabaixista profissional ou tocar em bandas e tals, quero ter um bom instrumento em meu estúdio para mim estudar e gravar com ele e eventualmente caso algum contrabaixista venha a gravar aqui que ele possa usa-lo...

Pelo que vi aqui o 3/4 é um dos mais indicados mas tenho mãos de dinossauro como disse Voila Marques (a propósito adorei seus vídeos) e creio que não teria dificuldades quanto a distancia entre as posições em um 4/4 até por que amo sons mais encorpados.

Pretendo gastar uma média de 4k (mesmo que tenha que levar a um luthier posteriormente para melhora-lo de alguma forma)...
 
Agradeço imensamente as todas as dicas e aulas que aqui encontrei e espero colaborar bastante também daqui pra frente...

ValterInacio
Membro

Mensagens : 8
Localização : Sao Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

As partes do Contrabaixo Acústico (rabecão) e suas respectivas funções - Página 2 Empty Re: As partes do Contrabaixo Acústico (rabecão) e suas respectivas funções

Mensagem por Voila Marques Qui Out 24, 2013 10:03 am

Primeiramente, seja bem-vindo ao Fórum, ValterInacio! Smile 
"Segundamente", parabéns por ser um pianista que gosta de contrabaixo e, logicamente, ser um pianista de bom gosto, hahaha!
"Terceiramente", obrigada pelo elogio aos vídeos!

Quanto às suas mãos de dinossauro, se elas vierem acompanhadas de uma boa compleição física e baixíssima propensão a tensionamentos - acompanhadas ou não de uma boa estatura -, nada impede que o tamanho 4/4 seja indicado para você.
Só note que, para tocar contrabaixo com diapasão grande, não adianta você ter somente as mãos de dinossauro e ser frágil como um esquilo, nem ter mãos, braços e ombros de dinossauro estressado, ok?

Com 4 mil, talvez fosse interessante falar com algum luthier e ver se é possível dar essa grana como uma ótima entrada e, já que você não precisará melhorá-lo (espero), usar a grana da melhoria para pagar o restante do instrumento.
Só conheço o trabalho contrabaixístico - e indico - dos luthiers Andrea Spada (RJ), Paulo Ramos (Bragança Paulista), Paulo Gomes (São Paulo) e do Alberto Viegas (que era de Brasília e talvez esteja em São Paulo).
O Sandrino Santoro (RJ) não faz mais trabalhos grandes, mas sabe sempre de contrabaixos à venda, e o Rafael Sando (Bragança Paulista) não trabalha mais com contrabaixo.

Como não sei qual é a sua localização ("a treta é zica memo"), se você precisar de contato de luthiers, é só me enviar uma MP, certo?

Abraços contrabaixísticos procê

Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

As partes do Contrabaixo Acústico (rabecão) e suas respectivas funções - Página 2 Empty Re: As partes do Contrabaixo Acústico (rabecão) e suas respectivas funções

Mensagem por ValterInacio Sex Out 25, 2013 2:11 am

(A treta é zica mesmo) é que o blog quando cadastrei não aceitou a localização no lugar ele pedia um tipo de palavra secreta (com muitas letras) e esqueci de ajeitar depois essas coisas sobrenaturais acontecem comigo fazer o que rsrsr...
Mas resido em São Paulo (capital).

E sim sou baixo tenho 169cm (com cabelo 170cm kkk), porém tenho uma genética bem peculiar por assim dizer, e felizmente não sou o típico pianista com mãos delicadas, mas preciso ver de perto e tentar pelo menos manejar um 3/4 e o 4/4 para ver a qual realmente vou me dedicar. (minha ideia não é trocar o baixo futuramente) meus netos que briguem por ele depois que eu partir.
Entro em contato ok...

Abraços contrabaixísticos pra ti também.

ValterInacio
Membro

Mensagens : 8
Localização : Sao Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

As partes do Contrabaixo Acústico (rabecão) e suas respectivas funções - Página 2 Empty Re: As partes do Contrabaixo Acústico (rabecão) e suas respectivas funções

Mensagem por fheliojr Sex Out 25, 2013 5:22 pm

^ e um 5/8?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

As partes do Contrabaixo Acústico (rabecão) e suas respectivas funções - Página 2 Empty Re: As partes do Contrabaixo Acústico (rabecão) e suas respectivas funções

Mensagem por Voila Marques Sex Out 25, 2013 7:25 pm

ValterInacio escreveu:(A treta é zica mesmo) é que o blog quando cadastrei não aceitou a localização no lugar ele pedia um tipo de palavra secreta (com muitas letras) e esqueci de ajeitar depois essas coisas sobrenaturais acontecem comigo fazer o que rsrsr...
Mas resido em São Paulo (capital).

E sim sou baixo tenho 169cm (com cabelo 170cm kkk), porém tenho uma genética bem peculiar por assim dizer, e felizmente não sou o típico pianista com mãos delicadas, mas preciso ver de perto e tentar pelo menos manejar um 3/4 e o 4/4 para ver a qual realmente vou me dedicar. (minha ideia não é trocar o baixo futuramente) meus netos que briguem por ele depois que eu partir.
Entro em contato ok...

Abraços contrabaixísticos pra ti também.
Sim, e se você achar necessário mudar a localização, é só passar pelo seu perfil, ok? Wink 

Sobre o contrabaixo ser 3/4 ou 4/4, aconselho o 4/4 somente para os contrabaixistas que têm mãos grandes, boa compleição física, sem nenhuma tendência a tensionamentos e vou mais além: somente para quem vai estudar sobre a orientação de um bom professor de contrabaixo, por que muito estudante de contrabaixo autodidata acha que faz e acontece no contrabaixo, e o resultado é catastrófico, assim como já vi muito professor de contrabaixo sem a menor competência para o cargo.

Profissionalmente, aconselho o 4/4 para orquestra sinfônica e, mesmo assim, somente para contrabaixistas profissionais com boa formação.
Conheço vários e vários contrabaixistas maravilhosos de orquestra que tocam com contrabaixo 3/4.
Penso que a real diferença entre um bom contrabaixo 3/4 e um bom contrabaixo 4/4 é quem o toca.

Muitos contrabaixistas iniciantes optam pelo contrabaixo 4/4 por falta de informação, outros por falta de opção, e outros sabendo dos riscos.
Com o tempo, os danos físicos e musicais causados pelo uso inadequado de contrabaixos grandes podem ser irreversíveis.

Mas é aquele ditado: "se conselho fosse útil...", ninguém fumaria, ninguém beberia e a concorrência contrabaixística ainda aumentaria... Laughing 

Boa sorte e abraços contrabaixísticos procê!
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

As partes do Contrabaixo Acústico (rabecão) e suas respectivas funções - Página 2 Empty Sobre tamanhos de contrabaixo

Mensagem por Voila Marques Dom Out 27, 2013 5:23 pm

Acabo de achar coisitas interessantes para nós:

Tem um vídeo com o Tony Buffa, da Lemur Music, falando sobre os diferentes tamanhos de contrabaixo para estudantes:



Embora no vídeo da Lemur o tamanho 1/4 seja indicado para estudantes entre 1,37m a 1,68m, ele é um contrabaixo muito pequeno, e ainda não vi adultos o tocarem em orquestras ou escolas de música no Brasil.

Aqui vai uma tabela de conversão de altura, para quem (como eu) achar necessário:

As partes do Contrabaixo Acústico (rabecão) e suas respectivas funções - Página 2 PES


Nesse vídeo aqui, um contrabaixista de 8 anos toca em um contrabaixo 1/8:



E nesse vídeo aqui, sou euzinha falando:



Divirtam-se!
Abraços contrabaixísticos procês
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

As partes do Contrabaixo Acústico (rabecão) e suas respectivas funções - Página 2 Empty Re: As partes do Contrabaixo Acústico (rabecão) e suas respectivas funções

Mensagem por ValterInacio Qui Out 31, 2013 12:14 am

Bom estou aqui assistindo os vídeos e e pesquisando

Quero agradecer muito a atenção e a todas as respostas...

Vou pensar, pesquisar e tentar encontrar alguém que me deixe tocar em ambos o 3/4 e 4/4...

E principalmente um bom Luthier e um bom Professor pra me indicar o tamanho correto (gostaria muito do 4/4 mais não adianta forçar a barra) vou seguir seu conselho viu Voila...

Abraços contrabaixísticos a todos

ValterInacio
Membro

Mensagens : 8
Localização : Sao Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

As partes do Contrabaixo Acústico (rabecão) e suas respectivas funções - Página 2 Empty Re: As partes do Contrabaixo Acústico (rabecão) e suas respectivas funções

Mensagem por Claudio Qui Out 31, 2013 8:47 am

Valter, já que você é de São Paulo, ligue pro Atelier do Paulo Gomes, fale com a Edna e marque um horário para visita ao Atelier. Lá você poderá testar todas as variações de diapasão e várias combinações de madeiras, é um excelente lugar pra você chegar a uma conclusão!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

As partes do Contrabaixo Acústico (rabecão) e suas respectivas funções - Página 2 Empty Qual a sua desculpa para não assumir o contrabaixo?

Mensagem por Voila Marques Sáb Nov 16, 2013 7:13 pm

Gente,

Aproveitando o gancho do tamanho do contrabaixo, escrevi um texto informativo - no "Consultório Contrabaixístico" do meu blog - que aborda problemas como: transporte, preço e duração do contrabaixo e acessórios, preço de regulagem básica, dedos curtos, tamanho do contrabaixo, espaço para colocar o contrabaixo em casa, aprendizado, trastes, contrabaixo x violoncelo x contrabaixo elétrico, enfim, assuntos que terminam virando desculpa para desistir do contrabaixo, antes de começar com ele...

http://www.voilamarques.com/2013/11/qual-e-a-sua-desculpa-para-nao-assumir-o-contrabaixo/

Espero que gostem! up 
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Ir para o topo Ir para baixo

As partes do Contrabaixo Acústico (rabecão) e suas respectivas funções - Página 2 Empty não consegui visualizar nenhuma das imagens... sabe o pq??

Mensagem por marcaotraficoderock Qua Set 02, 2015 11:53 am

Voila Marques escreveu:Sobre as proporções das posições no contrabaixo acústico, estou postando umas fotos, para mostrar para vocês que as posições no contrabaixo diminuem de tamanho, conforme vão avançando no espelho.
Com isso, as posições mais graves são maiores que as posições mais agudas, mas numa mesma posição a diferença de espaço entre os dedos é proporcional, e a diferença entre as posições é gradativa.

Meu contrabaixo é 5/8, com diapasão (medida da pestana ao cavalete) de 101,5 cm.
Ele é menor que um contrabaixo 3/4, que costuma ter entre 106 e 107 cm.
Embora no Brasil não seja usada a medida em polegadas no acústico, no metro que utilizei, o diapasão do meu contrabaixo é de 40 polegadas.

1ª posição (1ª corda- Sol)- Notas lá - si bemol e si bequadro:
As partes do Contrabaixo Acústico (rabecão) e suas respectivas funções - Página 2 1posioa
As partes do Contrabaixo Acústico (rabecão) e suas respectivas funções - Página 2 1posioclosea

(...)


Última edição por ClaudioBass em Qua Set 02, 2015 4:19 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Não é necessário quotar um post inteiro pra fazer referência)
marcaotraficoderock
marcaotraficoderock
Membro

Mensagens : 1
Localização : Juiz de Fora

Ir para o topo Ir para baixo

As partes do Contrabaixo Acústico (rabecão) e suas respectivas funções - Página 2 Empty Re: As partes do Contrabaixo Acústico (rabecão) e suas respectivas funções

Mensagem por Claudio Qua Set 02, 2015 4:20 pm

As imagens foram suprimidas do Imageshack.us... é um risco que corremos!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

As partes do Contrabaixo Acústico (rabecão) e suas respectivas funções - Página 2 Empty Re: As partes do Contrabaixo Acústico (rabecão) e suas respectivas funções

Mensagem por elson.arcos Qui Ago 11, 2016 11:17 pm

Boa noite para todos! Alguém aí saberia me dizer as medidas de uma pestana/nut de um baixo 3/4? A altura, em geral, que as cordas devem estar do fingerboard assim que saem desta pestana bem como o distanciamento entre elas?
elson.arcos
elson.arcos
Membro

Mensagens : 254
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

As partes do Contrabaixo Acústico (rabecão) e suas respectivas funções - Página 2 Empty Re: As partes do Contrabaixo Acústico (rabecão) e suas respectivas funções

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos