Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sobre faculdade de musica.

+7
diogodb91
malka_aff
Nelson Bass
Fernando Zadá
fheliojr
allexcosta
Rebah
11 participantes

Ir para baixo

Sobre faculdade de musica. Empty Sobre faculdade de musica.

Mensagem por Rebah Ter Jan 01, 2013 5:11 pm

Quais as melhores faculdade de musica no Brasil ?
Tem alguma no RS ?
Existe faculdade de contrabaixo ? Se sim quais.


Rebah
Rebah
Membro

Mensagens : 17
Localização : Crissiumal

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre faculdade de musica. Empty Re: Sobre faculdade de musica.

Mensagem por allexcosta Ter Jan 01, 2013 6:29 pm

Por favor responda mensagem privada. Obrigado.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre faculdade de musica. Empty Re: Sobre faculdade de musica.

Mensagem por fheliojr Ter Jan 01, 2013 7:27 pm

furico, por favor, nao deixe de participar deste topico: https://www.contrabaixobr.com/t4980-qual-o-significado-do-seu-nick

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre faculdade de musica. Empty Re: Sobre faculdade de musica.

Mensagem por Fernando Zadá Ter Jan 01, 2013 8:58 pm

Depende da área e se procura baixo elétrico ou contrabaixo acústico.
Popular tem a Unicamp e boas pelo que sei no Rio, em Vitória, Bahia.
Nos dê mais informações do que procura.
Foi muito ampla sua pergunta.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre faculdade de musica. Empty Re: Sobre faculdade de musica.

Mensagem por Nelson Bass Ter Jan 01, 2013 9:19 pm

No Rio Grande tem um faculdade de música em Pelotas, e na UFRGS tem talvez a melhor graduação do país.
Nelson Bass
Nelson Bass
Membro

Mensagens : 488
Localização : Montes Claros MG

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre faculdade de musica. Empty Re: Sobre faculdade de musica.

Mensagem por malka_aff Sáb Fev 16, 2013 6:09 pm

a ufrgs não tem enfase no instrumento, em São Leopoldo tem o técnico em baixo elétrico, eu fiz um pouco la e depois vim pra ufrgs

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre faculdade de musica. Empty Re: Sobre faculdade de musica.

Mensagem por diogodb91 Dom Fev 17, 2013 3:30 am

Qual o estado que você mora?
Eu desisti de Direito pra cursar música aqui na Paraíba, na UFPB. Tem baixo elétrico, abriu há pouco tempo, bem como guitarra, bateria, canto e piano popular, cavaquinho, sanfona, dentre outras áreas ligadas à música popular. O curso é excelente.
diogodb91
diogodb91
Membro

Mensagens : 49
Localização : João Pessoa - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre faculdade de musica. Empty Re: Sobre faculdade de musica.

Mensagem por Pedro de Mariz Sex Fev 22, 2013 5:40 pm

Olá Rebah,

Eu estudo na FAP aqui em Curitiba. Aqui temos Bacharelado em Musica Popular e Licenciatura.

Existem ainda mais 2 opções publicas, a UFPR-Produçao Musical e a EMBAP que é a escola de belas artes (vertente erudita ortodoxa).

Posso te dizer uma coisa que aprendi depois de entrar no curso:

- Se procura um lugar onde pretende estudar apenas seu instrumento (ou seja, nosso instrumento, o Baixo-Elétrico) procure um conservatorio, tipo Tatuí ou coisa parecida, pq na facul, estuda-se muitas coisas que NÃO SÃO EXCLUSIVAMENTE SOBRE UM INSTRUMENTO específico. Muitos colegas abandonam o curso por essa causa.
- Se tem vontade de conhecer um universo artístico, as pessoas que vivem de musica, do teatro, da dança e até o povo do cinema, aqui é um ótimo lugar.
- Se vc gosta de jazz, samba, choro, musica regional brasileira e claro Rock e Heavy Metal. Aqui também é um bom lugar.
- Se vc acredita que a faculdade vai te ensinar tudo isso, bom, sinto dizer que não. Você terá que se desenvolver de acordo ao seu interesse e esforço proprios.

De qualquer forma, vá em frente rapaz, experimente, veja se é isso mesmo que procura, converse com pessoas que ja cursaram, pergunte bastante.

Garanto uma coisa, independente de onde entrar, terá uma grande repaginada no seu conceito de ensino superior de musica.

Abraço.
Pedro de Mariz
Pedro de Mariz
Membro

Mensagens : 1
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre faculdade de musica. Empty Re: Sobre faculdade de musica.

Mensagem por malka_aff Qua Jun 19, 2013 3:49 pm

qual(is) faculdade(s) do Brasil tem a cadeira de "instrumento - baixo elétrico"?  Penso em fazer mobilidade acadêmica um dia e gostaria de ir pra uma faculdade que me oferecesse o que a UFRGS não pode me oferecer.

Não precisa ser necessáriamente aulas individuais, aceitaria até em grupo, mas que fosse uma aula focada no meu instrumento, com um professor baixista de verdade.

Valeu galera!

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre faculdade de musica. Empty Re: Sobre faculdade de musica.

Mensagem por fma Qui Jun 20, 2013 10:35 am

Até onde sei: todas as particulares, nenhuma das públicas.
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre faculdade de musica. Empty Re: Sobre faculdade de musica.

Mensagem por fma Qui Jun 20, 2013 10:37 am

Tem a Unicamp... esqueci dela
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre faculdade de musica. Empty Re: Sobre faculdade de musica.

Mensagem por malka_aff Qui Jun 20, 2013 12:53 pm

então das públicas só a unicamp tem o cadeira de instrumento? Será que eles aceitam mobilidade acadêmica vindo da ufrgs? eu li la no site deles e soh falavam em estudantes do exterior.

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre faculdade de musica. Empty Re: Sobre faculdade de musica.

Mensagem por fheliojr Qui Jun 20, 2013 6:32 pm

^ malka, veja se na federal da paraiba tem. lah, há algum tempo, tinha algumas cadeira direcionadas a acústico (mais q o de praxe, entre as federais)

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre faculdade de musica. Empty Re: Sobre faculdade de musica.

Mensagem por Fernando Zadá Qui Jun 20, 2013 7:38 pm

Conforme já disseram não se iluda que na FAAM e na FASM aqui em Sampa a carga horário de aula de instrumento não chega a 2hs por semana, talvez não chegue a 1h na verdade.
Tem kilos de aulas teóricas e conceituais e quase nada de instrumento é uma aulinha particular meia boca na maioria dos casos e mais uma de prática de conjunto.
Se quer estudar seu instrumento invista num bom professor e curse pedagogia ou licenciatura que são diplomas mais interessantes que bacharelado e afins.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre faculdade de musica. Empty Re: Sobre faculdade de musica.

Mensagem por malka_aff Qui Jun 20, 2013 8:15 pm

zadá, to bem satisfeito com o meu bacharelado na ufrgs. Única coisa que sinto falta é a aula de técnica de contrabaixo, mas isso eu ja sabia que aconteceria. Minha professora me explicou que o MEC não aprova mais professores com doutorado darem aulas particulares, "desperdicio de horas/aulas". O curso aqui é muito bom, muito puxado, poucas aulas conceituais, na verdade só uma. Tenho aula que preciso estudar MUITO!, meu ouvido e minha noção de ritmo ja melhorou 100%. Mas ainda me falta uma aula de baixo elétrico. Tenho ideia de estudar por fora, mas aqui em porto alegre e região, professores que me adicionariam alguma coisa cobram muito caro, e os que eu posso pagar eu poderia dar aula pra eles ou no máximo somos equivalentes.

Com a mobilidade acadêmica eu poderia aumentar a carta de contatos e fazer essas aulas como horas complementares.

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre faculdade de musica. Empty Re: Sobre faculdade de musica.

Mensagem por camilom Qui Jun 20, 2013 8:44 pm

.
Nelson Bass escreveu:No Rio Grande tem um faculdade de música em Pelotas, e na UFRGS tem talvez a melhor graduação do país.
Só pra lembrar que a UFSM (Santa Maria) tem faculdade de música, inclusive ela está comemorando 50 anos. Não tem graduação em contrabaixo elétrico, mas tem bacharelado em contrabaixo acústico (começou em 2009).
camilom
camilom
Membro

Mensagens : 112
Localização : Santa Maria -RS

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre faculdade de musica. Empty Re: Sobre faculdade de musica.

Mensagem por malka_aff Qui Jun 20, 2013 9:45 pm

no meu caso não serve, por que faço popular, não tenho interesse no erudito ainda. =)

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre faculdade de musica. Empty Re: Sobre faculdade de musica.

Mensagem por Ferium Sex Jun 21, 2013 7:19 am

Eu sempre tive muita curiosidade por fazer faculdade de música. Era o meu desejo na época de vestibular, mas por questões pessoais não pude fazer. Hoje, contudo, eu percebo que, para o que eu desejo, seria mais interessante um professor de contrabaixo, ao invés de uma faculdade.

Acho que vai pelas aspirações de cada um.
Ferium
Ferium
Membro

Mensagens : 774
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre faculdade de musica. Empty Re: Sobre faculdade de musica.

Mensagem por fma Sex Jun 21, 2013 8:20 am

.
Fernando Zadá escreveu:Tem kilos de aulas teóricas e conceituais e quase nada de instrumento é uma aulinha particular meia boca na maioria dos casos e mais uma de prática de conjunto.
.

Temos um ponto aqui... descubra quem são os professores da faculdade que você está interessado e pesquise o cara. Veja se você se identifica com o estilo que ele toca, porque é provavelmente isso que será trabalhado. Tente conversar com alunos do curso, que podem te passar uma imagem mais real, que pode ser bem diferente dos folhetos e sites de divulgação.
Eu acho que em carga horária, uma hora de aula de instrumento e uma de prática, se forem boas aulas, são o suficiente, o hard work é feito em casa, o professor acompanha os resultados e vai aumentando o nível.
As aulas "teóricas" são muitas vezes vistas pelos músicos como encheção de linguiça, mas você pode aproveitá-las a seu favor. Por exemplo, em um semestre de contraponto você pode decorar as regras de condução de vozes e passar, mas também pode melhorar muito sua leitura, piano, solfejo e ouvido...
Eu gostei bastante do curso que eu fiz, mas isso não é padrão entre os alunos de faculdade de música em São Paulo. Já ouvi histórias absurdas sobre o tratamento que o professor dá aos alunos em uma das faculdades que o Zadá citou.
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre faculdade de musica. Empty Re: Sobre faculdade de musica.

Mensagem por camilom Sex Jun 21, 2013 10:52 am

.
Ferium escreveu:Eu sempre tive muita curiosidade por fazer faculdade de música. Era o meu desejo na época de vestibular, mas por questões pessoais não pude fazer. Hoje, contudo, eu percebo que, para o que eu desejo, seria mais interessante um professor de contrabaixo, ao invés de uma faculdade.

Acho que vai pelas aspirações de cada um.
.
Atualmente eu faço curso de extensão em contrabaixo acústico na UFSM. Os cursos de extensão compreendem um aula coletiva de teoria de uma hora por semana  e uma aula de instrumento com o professor também de uma hora. 
Já pensei várias vezes em entrar para a graduação, mas eu vejo que demanda muito tempo de estudo e é um tempo que eu não tenho disponível atualmente. Os alunos de contrabaixo que eu conheço aqui tão sempre estudando e passam o dia praticando o contrabaixo, já que além das aulas de contrabaixo, tem que tocar também nas aulas de música de câmara, na orquestra...
camilom
camilom
Membro

Mensagens : 112
Localização : Santa Maria -RS

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre faculdade de musica. Empty Re: Sobre faculdade de musica.

Mensagem por Fernando Zadá Sex Jun 21, 2013 4:03 pm

Pra estudo são mesmo até que suficeintes fma mas é meio frustrante o quanto se respira de música e de convivio musical. Não é de todo descartável mas na minha forma de pensar muito fraco para um curso superior. cansei de ver formandos que nunca fizeram uma gig profissional ou ganharam um cachê na vida. Pra mim falta muito conteúdo em forma de vivência  e sobra teoria não aplicada.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre faculdade de musica. Empty Re: Sobre faculdade de musica.

Mensagem por fma Sex Jun 21, 2013 4:24 pm

.
Fernando Zadá escreveu:cansei de ver formandos que nunca fizeram uma gig profissional ou ganharam um cachê na vida. Pra mim falta muito conteúdo em forma de vivência  e sobra teoria não aplicada.
.

Totalmente entendo o que você está dizendo e também vi muito isso. Acho que parte é problema do nosso tempo, são poucos os conservatórios sérios e gratuitos para prepararem a pessoa para uma faculdade e nas faculdades particulares se eles forem levar a ferro e fogo o conteúdo do vestibular, vão passar coisa de um ou dois alunos ao ano rsrs
Seria ótimo se todo ingressante numa faculdade viesse com experiência da noite e gigs, mas aí temos a questão de que o jovem após terminar a escola é meio que obrigado a escolher uma carreira e ingressar numa faculdade, para não parecer um loser perante a sociedade.
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre faculdade de musica. Empty Re: Sobre faculdade de musica.

Mensagem por Fernando Zadá Sex Jun 21, 2013 4:50 pm

mas rola um excesso de atribulações pouco funcionais e reais na faculdade que obrigam o cara a ficar um bom tempo longe do instrumento e zero de informação sobre as realidades da profissão e suas oportunidades e opções.
Eu devo ano que vem voltar pra pegar diploma mas zero por cento pelo estudo....
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre faculdade de musica. Empty Re: Sobre faculdade de musica.

Mensagem por malka_aff Sáb Jun 22, 2013 4:59 pm

No meu curso, zadá, não sofro tanto disso que você falou. A UFRGS Música popular nós temos bastante oportunidades de tocar e de assistir, respiro bastante música aqui, e falamos bastante de não tocar de graça nas aulas, inclusive um professor nosso nos deu uma aula inteira sobre esse assunto e sobre se valorizar. Na realidade, numa turma de 65 alunos (entre erudito e popular) eu sou o único ali que tem uma profissão não ligada a música. E me sinto bem excluido por conta disso.

Tem, sim, aqueles que nao trabalham e nao fazem nada alem de estudar. Mas mesmo esses sao bem realistas quanto a sua profissão.

Tenho pelo menos duas cadeiras onde preciso tocar, unica coisa que sinto falta eh aula de tecnica no instrumento mesmo.

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre faculdade de musica. Empty Re: Sobre faculdade de musica.

Mensagem por diogodb91 Qua Jul 10, 2013 4:26 am

Aqui na UFPB, em João Pessoa, tem aula de baixo elétrico. Em média umas 2h por semana no curso superior.
diogodb91
diogodb91
Membro

Mensagens : 49
Localização : João Pessoa - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre faculdade de musica. Empty Re: Sobre faculdade de musica.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos