Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Regulagem básica

+195
CSergio
Marvis
Diego Romano
mblacerda
Pz123
patriciofernandes
David.Marques
Uchoa
Diegobass
Frank_Krank
Adenilton Custódio
afonsodecampos
PH Benchmarker
heenrique_bass
Orla Bass
RNoronha
JAZZigo
Guga Ramone
Renato Nogueira
RBORCARI
shimatani
Franco_bass
Riff Raff
ParadoxDK
toni.santos.90475
Diogo Lima Barreto
arturbmallmann
gustavo.muniz.10
Mike_
Claudio
Juninho Sampaio
Guilé
joabi
Gabs07
brunoely50
klaus.coelho
Bastiao
DouglasAM
mayconbass
Boss2K
pedrohenrique.astronauta
Caiov
arthur.farias.96
Pierry
fabio887
Atomschlage
PauloBass
ursoouindio
Vitão
Geo Nascimento
cardozo
Wesley Azevedo
fheliojr
ademar junior
cleitonbassline1
ricardorony.boliveira
raonytimor
Rotiv
Fred Calhau
MayconGn'r22
Laysson
LuizFelipe.Jolo
pedrojohnson
Samu
Sapão¹³
Sommerlatte
augustomelito
danielferreiradz
rodbtv
edsonjunior70
zeponi
Rafael Sousa
Breno_Barnabe
Fabricio1ron
J.Adalberto
Alan Lazari
Lucas94
brucce
Groovin
Ferium
aleoliveira
paulo.parreira.967
guicastrol
Caio Pessoa
romulopenna
daniel.prr.azevedo
M4RC0S
ffc4852
abluesados
FelipeBass
pedro.marcos.100
Luiz_ribeiroSP
Ixra
TiagoAndrade
bass_noob
heverton souza
Alex Julio
Adriano Andrade
mickaelvitor
Cephey1
DUDUBASS
TbagBASS
hectmans
Rodrigo.Bass
Tucone
Luiz Bass
Nando Vasques
lsardeiro
CBass
filipinhow
Diego Psychokillers
Rafael Dal Alba
DDC
Henrique Alencar
allan christian
felix_sjc
Ricardo Petrone
Bass_shoW
Rogerio
NETOULTRA
GilRock96
galegonobaixo
wellrod
AntaoBassman
Anderson Sales
Raissa
Edu Fettermann
*JAPA* PICKER BASS
Victor Rojas
wander...
Quesadoc
Fabio Motta
tiagoak
gleissonjoaquin
Gomba
Luanmn
Filipe Castro
rodrigogomes
jiroumaru
ct.colela
leo.lsrd
LeonardoSalles
renanx
Daniel Magalhães
Alencar
Raul S.
magallanes
russiobli
fredao
Wotan
RenanB
Eduardo Chaves
solabass
Lapetina
guerra_luthier
patrickqueres
Andrezinho
Fernando Zadá
Thiago7800
César_RS
sergio jabass
VictorLuigi
liba
black_bass
Ricardo
Pedroswaldo
Bill wyman
JP
deco baixo
KIQ
benedettiluthier
Thales_Sr
Rafael FindanS
Lionbass
Pedro Henrique
eduardo takaaci
Pagode Alto Astral
denis lucas
Licas
lcalazans
GusVCD
steba
Anderson
AdrianoBSB
Eömer
LuCaSbass
Mr_Arthur
Cantão
Cid
MarcelBass
GANSO
heitor_pg
Daniel
Renato
allexcosta
199 participantes

Página 8 de 14 Anterior  1 ... 5 ... 7, 8, 9 ... 14  Seguinte

Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por guicastrol Sex Out 26, 2012 7:04 pm

allexcosta escreveu:
guicastrol escreveu:E tem como fazer isso em casa? Ou deveria levar num luthier?

Eu acho que você pode ser mais caprichoso na regulagem... Se não rolar, é melhor levar a um professional.

Rapaz eu caprichei bem, fiquei desde as 15h até agora há pouco mexendo com isto..e sempre fazendo a regulagem tensor/carrinhos/ponte a cada mexida que eu dava no tensor...fui até o limite de altura, regulei, aí experimentei ir um pouco mais e começou a trastejar daí voltei..
Vou te falar na real, levei meu baixo num cara aqui que se acha o fo*ao e ele não conseguiu colocar tão legal quanto ficou do jeito q eu fiz com a ajuda do tópico...fazer com calma no seu próprio instrumento eu acho melhor (quando se sabe fazer ne hehehe)
guicastrol
guicastrol
Membro

Mensagens : 32
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por allexcosta Sex Out 26, 2012 7:13 pm

O que dá pra fazer é isso:

Arrume um taco de lixar e um pedaço de lixa média.

O taco precisa estar bem reto. Se necessário, retifique o taco em um pedaço de lixa colado em uma superfície bem plana, tipo um vidro, checando com uma régua.

No taco reto, cole um pedaço de lixa. Tire as cordas, deixe o braço o mais reto possível.

Passe o taco nos trastes em movimentos suaves e longos. Nossa visão geralmente consegue acusar um traste alto olhando pelo ângulo correto. Lixe só o necessário para atingir isso. Não destrua o topo dos trastes.

Coloque as cordas, regule o baixo e veja se melhorou...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54490
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por guicastrol Sex Out 26, 2012 7:37 pm

Massa! vou tentar isso
os trastes tem que ficar totalmente paralelos às cordas? os meus estão meio "arqueados"..isto é, as cordas do meio estão mais perto do traste que as outras
guicastrol
guicastrol
Membro

Mensagens : 32
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por allexcosta Sex Out 26, 2012 7:41 pm

guicastrol escreveu:Massa! vou tentar isso
os trastes tem que ficar totalmente paralelos às cordas? os meus estão meio "arqueados"..isto é, as cordas do meio estão mais perto do traste que as outras

Na boa... Não faz nada antes de ler a primeira mensagem desse tópico, principalmente o ítem 2.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54490
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por paulo.parreira.967 Dom Out 28, 2012 9:46 am

tenho uma duvida... possuo um epiphone braço colado e algo me tira do serio! sei que a area de atuação do tensor dos modelos eb3 epiphone são da terceira casa em diante, porem percebi um empeno na primeira casa ( o que no entanto faz a corda trastejar), sendo assim acabei tento q levantar a ponte para amenizar o problema, porem o desconforto da altura das cordas nas ultimas casas do braço tira minha precisao e conforto! alguem sabe como realizar estre desempeno no inicio do braço?

vlw
paulo.parreira.967
paulo.parreira.967
Membro

Mensagens : 13
Localização : Ituiutaba

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por aleoliveira Seg Nov 05, 2012 10:59 pm

alguém sabe onde posso encontrar aqui em sampa capital um luthier p/ regulagem basica de um Squier Precison classic vibe 50's q cobre um preço legal por esse serviço..infelizmente fiz uma regulagem rápida logo q o instrumento chegou dos EUA , baixei as cordas, mexi no tensor ,mas ele precisa ser oitavado e acho q mais uma apertada no tensor..além q as cordas depois do 12º traste estão meio altas e perto do headstock estão legais..Valew galera

aleoliveira
Membro

Mensagens : 2
Localização : São Paulo

http://www.thebuttants.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por allexcosta Seg Nov 05, 2012 11:09 pm

paulo.parreira.967 escreveu:tenho uma duvida... possuo um epiphone braço colado e algo me tira do serio! sei que a area de atuação do tensor dos modelos eb3 epiphone são da terceira casa em diante, porem percebi um empeno na primeira casa ( o que no entanto faz a corda trastejar), sendo assim acabei tento q levantar a ponte para amenizar o problema, porem o desconforto da altura das cordas nas ultimas casas do braço tira minha precisao e conforto! alguem sabe como realizar estre desempeno no inicio do braço?

Empeno na primeira casa? Talvez seja o segundo traste alto. Uma retífica talvez ajude.

aleoliveira escreveu:alguém sabe onde posso encontrar aqui em sampa capital um luthier p/ regulagem basica de um Squier Precison classic vibe 50's q cobre um preço legal por esse serviço..infelizmente fiz uma regulagem rápida logo q o instrumento chegou dos EUA , baixei as cordas, mexi no tensor ,mas ele precisa ser oitavado e acho q mais uma apertada no tensor..além q as cordas depois do 12º traste estão meio altas e perto do headstock estão legais..Valew galera

Na Teodoro deve ter uns 20. Olhe a lista de luthiers fixa no sub-fórum de lutheria.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54490
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Ferium Ter Nov 06, 2012 11:01 pm

Bom, como o luthier mais próximo de mim está, digamos, a 500km, eu fui obrigado a fazer a regulagem (com o coração na mão). A princípio, depois de meia volta, ficou BEM mais confortável tocar.

Mas me deu a estranha impressão de que o braço do instrumento pareceu ficar mais "duro" e pesado. Não ficou pior, a pegada melhorou muito e as cordas ficaram mais macias de tocar. Só a sensibilidade no toque do polegar (no apoio do braço) é que mudou um pouco.

E mesmo isso talvez seja coisa da minha cabeça. Fato é que melhorou bastante em questão de conforto e trastejamentos (que reduziram).
Ferium
Ferium
Membro

Mensagens : 774
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por paulo.parreira.967 Qua Nov 28, 2012 10:36 am

allexcosta... a respeito da minha duvida, a corda E trasteja de forma absurda ate a quinta casa as restantes nem tanto, o pior de tudo é que o trastejamento ta saindo no amplificador +(, levei a 2 luthier e nada, comprei cordamento novo e nao ajudou em nada. meu bass provavelmente é um caso perdido com 3 meses de uso. agora me pergunto como ele foi empenar no inicio do braço? possuo outros baixos e eles geralmente empenam apos a 5ª casa formando a famosa barriguinha, que apos 1/4 de volta no tensor ta lindo de novo agora esse epiphone ta zuando com minha cara. Nunca mais compro bass na internet o transporte detona qualquer esperança de decencia no intrumento. Mais de qualquer modo muito obrigado pela atenção!
paulo.parreira.967
paulo.parreira.967
Membro

Mensagens : 13
Localização : Ituiutaba

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Groovin Qua Nov 28, 2012 10:54 am

paulo.parreira.967 escreveu:allexcosta... a respeito da minha duvida, a corda E trasteja de forma absurda ate a quinta casa as restantes nem tanto, o pior de tudo é que o trastejamento ta saindo no amplificador +(, levei a 2 luthier e nada, comprei cordamento novo e nao ajudou em nada. meu bass provavelmente é um caso perdido com 3 meses de uso. agora me pergunto como ele foi empenar no inicio do braço? possuo outros baixos e eles geralmente empenam apos a 5ª casa formando a famosa barriguinha, que apos 1/4 de volta no tensor ta lindo de novo agora esse epiphone ta zuando com minha cara. Nunca mais compro bass na internet o transporte detona qualquer esperança de decencia no intrumento. Mais de qualquer modo muito obrigado pela atenção!

O Braço dele está Convexo:
Ajustar - Regulagem básica - Página 8 M-4

vai soltando aos poucos o tensor que ele vai desempenando, tive o mesmo problema e com um epiphone tbm haha...
Groovin
Groovin
Membro

Mensagens : 1048
Localização : Paraná (43)

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Groovin Qua Nov 28, 2012 10:59 am

Ferium escreveu:Bom, como o luthier mais próximo de mim está, digamos, a 500km, eu fui obrigado a fazer a regulagem (com o coração na mão). A princípio, depois de meia volta, ficou BEM mais confortável tocar.

Mas me deu a estranha impressão de que o braço do instrumento pareceu ficar mais "duro" e pesado. Não ficou pior, a pegada melhorou muito e as cordas ficaram mais macias de tocar. Só a sensibilidade no toque do polegar (no apoio do braço) é que mudou um pouco.

E mesmo isso talvez seja coisa da minha cabeça. Fato é que melhorou bastante em questão de conforto e trastejamentos (que reduziram).

Não seria pelo fato de as cordas estarem mais altas e o polegar necessitar um pouco mais de força ao apoiar no braço???
Groovin
Groovin
Membro

Mensagens : 1048
Localização : Paraná (43)

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Ferium Qua Nov 28, 2012 11:02 am

/\

Creio que não. Eu ajustei o tensor para abaixar as cordas um pouco, que estavam altas. Acredito que foi coisa da minha cabeça mesmo, ou simplesmente o tempo de adaptação à nova configuração. Depois de acostumar, se tornou muito mais confortável e eu não sinto mais esse peso.

Delírios de um iniciante. Razz
Ferium
Ferium
Membro

Mensagens : 774
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Groovin Qua Nov 28, 2012 11:05 am

Ferium escreveu:/\

Creio que não. Eu ajustei o tensor para abaixar as cordas um pouco, que estavam altas. Acredito que foi coisa da minha cabeça mesmo, ou simplesmente o tempo de adaptação à nova configuração. Depois de acostumar, se tornou muito mais confortável e eu não sinto mais esse peso.

Delírios de um iniciante. Razz

Confesso que fiquei confuso, vc abaixou as cordas e parou de trastejar????
Groovin
Groovin
Membro

Mensagens : 1048
Localização : Paraná (43)

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Ferium Qua Nov 28, 2012 11:18 am

Sim. Eu não saco muito disso, mas a minha impressão é de que as cordas estavam meio "folgadas" demais. Quando aumentei a tensão elas ficaram mais "seguras" e o trastejamento diminuiu.

Talvez o trastejamento fosse fruto simplesmente da minha pouca prática no instrumento. Agora, depois de 40 e poucos dias tocando direto (e já tendo experiência com instrumento de cordas) a técnica melhorou.

Fato é que as cordas estavam muito altas e me incomodando bastante. Eu abaixei um pouco e melhorou up
Ferium
Ferium
Membro

Mensagens : 774
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por allexcosta Qua Nov 28, 2012 11:19 am

paulo.parreira.967 escreveu:allexcosta... a respeito da minha duvida, a corda E trasteja de forma absurda ate a quinta casa as restantes nem tanto, o pior de tudo é que o trastejamento ta saindo no amplificador +(, levei a 2 luthier e nada, comprei cordamento novo e nao ajudou em nada. meu bass provavelmente é um caso perdido com 3 meses de uso. agora me pergunto como ele foi empenar no inicio do braço? possuo outros baixos e eles geralmente empenam apos a 5ª casa formando a famosa barriguinha, que apos 1/4 de volta no tensor ta lindo de novo agora esse epiphone ta zuando com minha cara. Nunca mais compro bass na internet o transporte detona qualquer esperança de decencia no intrumento. Mais de qualquer modo muito obrigado pela atenção!

Nunca tive problema com um baixo enviado pelo correio, mas você precisa regular o instrumento, seja ele qual for...

Só se pode julgar a "decência" de um instrumento com cordas novas e uma regulagem bem feita.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54490
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Groovin Qua Nov 28, 2012 11:46 am

Ferium, é pq qdo se abaixa as cordas a tendencia é trastejar ainda mais, mas se ficou melhor pra ti então show de bola

________________________________________

allexcosta escreveu:
paulo.parreira.967 escreveu:allexcosta... a respeito da minha duvida, a corda E trasteja de forma absurda ate a quinta casa as restantes nem tanto, o pior de tudo é que o trastejamento ta saindo no amplificador +(, levei a 2 luthier e nada, comprei cordamento novo e nao ajudou em nada. meu bass provavelmente é um caso perdido com 3 meses de uso. agora me pergunto como ele foi empenar no inicio do braço? possuo outros baixos e eles geralmente empenam apos a 5ª casa formando a famosa barriguinha, que apos 1/4 de volta no tensor ta lindo de novo agora esse epiphone ta zuando com minha cara. Nunca mais compro bass na internet o transporte detona qualquer esperança de decencia no intrumento. Mais de qualquer modo muito obrigado pela atenção!

Nunca tive problema com um baixo enviado pelo correio, mas você precisa regular o instrumento, seja ele qual for...

Só se pode julgar a "decência" de um instrumento com cordas novas e uma regulagem bem feita.

Acho que todo instrumento quando é comprado deve ser feita a regulagem, raros os casos que não precise...

ps: preciso aprender a usar o multiquote hehehehe
Groovin
Groovin
Membro

Mensagens : 1048
Localização : Paraná (43)

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por brucce Qua Nov 28, 2012 11:51 am

Clique nos multi-quotes que vc quer e no final da página clique em POSTREPLY. Pronto, vai aparecer todas os posts que você quer responder.

____________________________
Finou ta bão, o resto é dedo! by trolela
Aprender a escrever, as vezes é legal!
Regras do Fórum | Leitura Obrigatória!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Thales_Sr Qua Nov 28, 2012 11:54 am


____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Groovin Qua Nov 28, 2012 2:17 pm

brucce escreveu:Clique nos multi-quotes que vc quer e no final da página clique em POSTREPLY. Pronto, vai aparecer todas os posts que você quer responder.


Acho que agora aprendi!!! cheers
Obrigado Rapazeada!!!
Groovin
Groovin
Membro

Mensagens : 1048
Localização : Paraná (43)

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Lucas94 Sex Dez 07, 2012 4:06 pm

Meu baixo está com as cordas muito duras, está até atrapalhando para tocar, então o que devo fazer ? Folgar o tensor ?

____________________________
"In the end it is all about music, the instrument we play is secondary." - Andres Rotmistrovsky

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Thales_Sr Sex Dez 07, 2012 4:23 pm

Tem que ver o arqueamento do braço e a altura das cordas. Os dois devem ser trabalhados em conjunto.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Lucas94 Sex Dez 07, 2012 4:26 pm

Certo vou verificar, obrigado Thales.

____________________________
"In the end it is all about music, the instrument we play is secondary." - Andres Rotmistrovsky

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Alan Lazari Sáb Jan 19, 2013 8:16 pm

Olá pessoal! Eu estava pesquisando na net sobre regulagens no baixo e acabei encontrando o Manual do Proprietario da Fender em pdf. Tem bastante informação útil sobre regulagens em geral nesse manual. Tudo ilustrado e em português! Então gostaria de sugerir para adicionar o link no primeiro post desse tópico, pois o que está lá é em inglês.

Desculpe se eu estiver postando informação duplicada!

Abraço!
Alan Lazari
Alan Lazari
Membro

Mensagens : 78
Localização : Santo André - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por allexcosta Dom Jan 20, 2013 1:49 pm

Valeu Alan. Feito...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54490
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por J.Adalberto Dom Jan 20, 2013 3:34 pm

Alan,

contribuição valiosa !!

____________________________
Abrçs, J.Adalberto
"…All men play on ten, never gonna turn down again..."
www.joaoadalberto.com.br
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Alan Lazari Ter Jan 22, 2013 8:00 pm

J.Adalberto escreveu:Alan,

contribuição valiosa !!

Opa! Estou tentando retribuir um pouquinho o que esse fórum já fez por mim! up
Alan Lazari
Alan Lazari
Membro

Mensagens : 78
Localização : Santo André - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Fabricio1ron Sáb Jan 26, 2013 7:30 pm

Aproveitando sobre a regulagem de tensor uma duvida,para cada medida de corda 0,40 45 50 e etc,tem que ser feita uma regulagem no tensor para não empenar o braço,o luthier regulou meu baixo para corda 0,45,posso voltar a usar 0,40 ja que a tensão dela é menor sem regular novamente o tensor?
Fabricio1ron
Fabricio1ron
Membro

Mensagens : 171
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Alan Lazari Sáb Jan 26, 2013 7:53 pm

Fabricio1ron escreveu:Aproveitando sobre a regulagem de tensor uma duvida,para cada medida de corda 0,40 45 50 e etc,tem que ser feita uma regulagem no tensor para não empenar o braço,o luthier regulou meu baixo para corda 0,45,posso voltar a usar 0,40 ja que a tensão dela é menor sem regular novamente o tensor?

O correto é regular o tensor devido a troca de calibre. No seu caso o tensor está com uma tensão mais alta para compensar a tensão mais alta das .045. Quando voce colocar as cordas .040 com a atual regulagem do tensor, teoricamente, começará a trastejar, pois as cordas .040 não terão tensão suficiente para "puxar" de volta o braço do instrumento.
Alan Lazari
Alan Lazari
Membro

Mensagens : 78
Localização : Santo André - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Fabricio1ron Seg Jan 28, 2013 9:59 pm

Obrigado Alan Sanou minha duvida Very Happy
Fabricio1ron
Fabricio1ron
Membro

Mensagens : 171
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Breno_Barnabe Seg Fev 11, 2013 11:10 pm

Pessoal, hoje voltei de viagem, e quando peguei meu baixo (Condor BX12) para brincar um pouco, percebi um trastejamento excessivo quanto toco qualquer nota a partir da sexta casa até a 22.

Eu acredito que uma mexida no tensor deva sanar isso, eu só não consegui entender uma coisa:

Primeiro, selecione a chave correta. Pressione a primeira e ultima casa do braco, o ideal eh ter uma folga minima na primeira e ultima corda (algo em torno da espessura de um cartao de credito). A corda nao pode estar totalmente colada nos trastes senao vai trastejar.
Onde é essa folga? Entre a "primeira e ultima corda", tem algo errado aí ou estou ficando louco? Como posso saber se preciso ir "pra frente" ou "pra tras" com o tensor?

Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5323
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por allexcosta Ter Fev 12, 2013 12:32 am

^ Algo errado. O texto deveria dizer "entre a primeira e última casa". Obrigado pela correção.

A folga deve ser medida bem no meio do braço, lá pela oitava casa.

Um cartão de crédito funciona, mas você pode comprar medidores de espessura de metal. Algo próximo de 0.3 a 0.5mm é ideal, que deve ser medido do topo do traste até a parte de baixo da corda, assim:

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Action_measure

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54490
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por galegonobaixo Ter Fev 12, 2013 1:32 am

A Fender, o Sadowsky, o Fodera...medem no traste da 7 casa notme
galegonobaixo
galegonobaixo
Membro

Mensagens : 1430
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Breno_Barnabe Seg Fev 18, 2013 5:42 pm

Obrigado Alex. Eu fiz a medida e aparentemente está certo. Toquei com o baixo e o trastejado não interfere no som quando plugado ao ampli, acho que eu que estou encucando demais com isso.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5323
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por galegonobaixo Ter Fev 19, 2013 12:31 am

^Metendo o bedelho, isso é chamado de "trastejamento positivo", se bem me lembro, quando o trastejamento permite uma ação mais baixa mas sem atrapalhar o som que sai do amplificador...
Já ví muitos instrumentos com isso...
galegonobaixo
galegonobaixo
Membro

Mensagens : 1430
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Fev 19, 2013 11:19 am

galegonobaixo escreveu:^Metendo o bedelho, isso é chamado de "trastejamento positivo", se bem me lembro, quando o trastejamento permite uma ação mais baixa mas sem atrapalhar o som que sai do amplificador...
Já ví muitos instrumentos com isso...
Opa, opniões sao sempre bem vindas!

Olha, eu sempre tive comigo que baixos trastejam "um pouco". Mas eu tinha ficado assustado com o meu, entretanto não houve nenhuma interferencia e a medida do traste até a corda ao meu ver está correta. Pode ser que estivesse assim antes e eu não tinha reparado. Enfim, está tudo ok!
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5323
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Regulagem Tensor Baixo Benson P-E82 Precision Bass

Mensagem por Rafael Sousa Seg Mar 11, 2013 5:16 pm

Tenho uma pequena dúvida sobre regulagem do Tensor desse baixo, não sei se para deixar as cordas mais altas eu devo girar o tensor para esquerda sentido horário ou para direita sentindo anti-horário

Se alguém puder me ajudar com isso fico muito grato.



Rafael Sousa
Membro

Mensagens : 4
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por galegonobaixo Seg Mar 11, 2013 7:02 pm

Rafael Sousa,

Então o tensor é para regular a curvatura do braço.

Você quer regular o braço ou somente aumentar a altura das cordas?
Se for só a altura das cordas seria melhor os carrinhos da ponte.
galegonobaixo
galegonobaixo
Membro

Mensagens : 1430
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por allexcosta Seg Mar 11, 2013 7:23 pm

Rafael Sousa escreveu:Tenho uma pequena dúvida sobre regulagem do Tensor desse baixo, não sei se para deixar as cordas mais altas eu devo girar o tensor para esquerda sentido horário ou para direita sentindo anti-horário

Se alguém puder me ajudar com isso fico muito grato.

Por favor leia as regras do fórum...

Não há porque regular a altura das cordas pelo tensor, mas é possível, e a resposta é anti-horário.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54490
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por zeponi Sáb Mar 16, 2013 7:29 pm

Após duas semanas de pesquisa e muita leitura, fiz a regulagem do meu baixo... sei que muitos falam aqui que isso pode ser considerado "economia burra", eu respeito a opinião, mas discordo em alguns casos.
Meu caso por exemplo, não questão de economia, claro que economizei, mas também acho que importante saber como seu contrabaixo realmente funciona, para que serve cada parafuso, acho que isso também é importante para um músico, realmente saber o que é o instrumento que usa e não apenas tocar.
Ressalto que não estou incentivando ninguém à fazer, mas acho importante também como forma de aprendizado, mas se tivesse um Yamaha, MM ou outro baixo da mesma linha, que são caros, talvez pensaria duas vezes.
Mas no meu Strinberg CAB16, acho que é legal para aprender fazer as regulagens, pois caso realmente ferre algo, não acredito que ficaria tão caro arrumar, até por que se ficasse compensaria comprar um novo....

____________________________
Lembre-se: "Se foi Deus que te desafiou, por que ele sabe que você tem capacidade de fazer, se foi você que procurou o desafio, procure em Deus como supera-lo."
zeponi
zeponi
Membro

Mensagens : 19
Localização : Londrina

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por edsonjunior70 Seg Abr 15, 2013 10:26 pm

desculpem minha ignoranciaa mas meu violão está com o braço côncavo em relação as cordas, ou seja, cordas altas, de acordo com leituras o correto para aproximar o braço das cordas seria girar o tensor no sentido horário, pouca coisa, 1/4 ou 1/2 de volta. realizei tal procedimento com o instrumento com as cordas afrouxadas, esperei por volta de 1 hora e o afinei, nada aconteceu, continuou com a "barriga para baixo" e cordas altas. dei mais um tempo e realizei o procedimento, mas enfim, giro esse tensor mas nada acontece, tenho que aguardar mais tempo para que surja efeito na madeira e o braço fique reto ? percebi que quando o aperto no sentido horário ele vai bem mole, quase frouxo, já no sentido horário ele encontra-se mais firme. o que poderia ser isso ? obrigado amigos ! abraços !!!
edsonjunior70
edsonjunior70
Membro

Mensagens : 16
Localização : Goiânia/GO

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por galegonobaixo Ter Abr 16, 2013 12:13 am

Edsonjunior70,
Pode ser que seu tensor estivesse "frouxo" ainda.

Já regulei baixos que precisaram de umas 2 voltas para o tensor fazer efeito.

Qual o lado que ele vai fácil ?
Se ele estiver mais "duro" para o sentido horário, isso é normal.
galegonobaixo
galegonobaixo
Membro

Mensagens : 1430
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por edsonjunior70 Ter Abr 16, 2013 8:25 am

Galego, na verdade ele está mais "duro" para o sentido anti-horário e bem frouxo para o horário, oque pode ser isso? qual a recomendação (que não seja para leva-lo ao luthier rsrsrsrs) ?
edsonjunior70
edsonjunior70
Membro

Mensagens : 16
Localização : Goiânia/GO

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por galegonobaixo Ter Abr 16, 2013 8:35 pm

Sinceramente, mais duro pro anti-horário, nunca tinha visto...

Eu, se fosse o meu baixo, continuaria tentando regular, no máximo 1 volta inteira por dia, sendo que no máximo 1/2 volta por hora...

As vezes é só falta de lubrificação mesmo...
galegonobaixo
galegonobaixo
Membro

Mensagens : 1430
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por rodbtv Sex maio 24, 2013 1:32 pm

Galera, peguei hoje meu SX na mão de um Luthier que pedi pra regular e colocar cordas novas, chegando em casa fui dar uma malhada nele quando percebi que na casa Lá na Corda Mi ficou trastejando.. seria uma falha do Luthier? Teria jeito parar de trastejar só nessa casa? Abçs.


Última edição por rodbtv em Sex maio 24, 2013 1:38 pm, editado 1 vez(es)
rodbtv
rodbtv
Membro

Mensagens : 33
Localização : Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por allexcosta Sex maio 24, 2013 1:36 pm

rodbtv escreveu:Galera, peguei hoje meu SX na mão de um Luthier que pedi pra regular e colocar cordas novas, chegando em casa fui dar uma malhada nele quando percebi que na casa Lá (só ela) ficou trastejando.. seria uma falha do Luthier? Teria jeito parar de trastejar só nessa casa? Abçs.

Leve de volta ao luthier que regulou. Ele dará uma solução.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54490
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por rodbtv Sex maio 24, 2013 1:46 pm

allexcosta escreveu:
rodbtv escreveu:Galera, peguei hoje meu SX na mão de um Luthier que pedi pra regular e colocar cordas novas, chegando em casa fui dar uma malhada nele quando percebi que na casa Lá (só ela) ficou trastejando.. seria uma falha do Luthier? Teria jeito parar de trastejar só nessa casa? Abçs.

Leve de volta ao luthier que regulou. Ele dará uma solução.


Irei fazer isso.. valeu!
rodbtv
rodbtv
Membro

Mensagens : 33
Localização : Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por danielferreiradz Sáb Jun 01, 2013 9:01 am

Antes de mais nada espero estar no tópico correto..

Bem, tenho uma dúvida que creio ser relativamente simples para os especialistas:

Aprendi - tocando e aqui, inclusive - que os captadores devem ficar mais próximos da corda G (por exemplo) - inclinados - pois segundo 'a teoria' essa corda precisa de mais 'punch', e o captador mais alto sob ela melhoraria ou resolveria tal "problema".

Porém, noto que com esse sistema o volume da corda G fica MUITO mais alto que as demais. Trabalhei em loja de instrumentos alguns anos e notei essa discrepância em VÁRIOS instrumentos (inclusive em regulagens de profissionais especializados que passaram por mim).

Então: Ora, a corda G é a mais aguda em um instrumento de 4 ou 5 cordas certo? Frequências agudas são melhor percebidas por nossos ouvidos e os graves o oposto, certo? Não seria então, o oposto disso? Os captadores pouco mais distantes da G não "compatiblilizariam" o som entre as cordas?

Vocês também percebem essa diferença de volume? Tá certo isso, pessoal? Dúvida besta, mas não sai de trás da minha orelha, hehe..

Agradeço a quem puder dar suas opiniões. Abraços!





____________________________
facebook.com/danielferreiradz | @dizioli
danielferreiradz
danielferreiradz
Membro

Mensagens : 101
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por allexcosta Sáb Jun 01, 2013 9:05 am

danielferreiradz escreveu:Agradeço a quem puder dar suas opiniões. Abraços!

Na minha experiência a corda que soa mais forte em um baixo é a E.
Ajustar o captador inclinado não é regra. Só se usa dessa artimanha quando há algum desequilíbrio nos volumes.
Sim, percebemos os agudos com mais clareza, mas as cordas agudas, por terem menos massa, muitas vezes soam de maneira mais tímida. Os baixos Warwick são um bom exemplo. A grande maioria tem a SOL magra. A dozinha então, nem se fala...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54490
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por danielferreiradz Sáb Jun 01, 2013 9:12 am

Entendi...

O ponto é 'PUNCH', não 'VOLUME' como eu estava analisando. Eu também estava levando a "regra" muito ao pé da letra, rs...

Tá certo, Alex! Obrigado! Em um fanned esse problema de volume entre as cordas é melhorado ou tem mais a ver com a captação mesmo?

____________________________
facebook.com/danielferreiradz | @dizioli
danielferreiradz
danielferreiradz
Membro

Mensagens : 101
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por allexcosta Sáb Jun 01, 2013 12:33 pm

danielferreiradz escreveu:Em um fanned esse problema de volume entre as cordas é melhorado ou tem mais a ver com a captação mesmo?

A grande influência do fanned é no timbre das cordas, que indiretamente influencia a inteligibilidade de cada nota de maneira positiva, fazendo com que todo o sistema fique mais equilibrado.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54490
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar - Regulagem básica - Página 8 Empty Re: Regulagem básica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 8 de 14 Anterior  1 ... 5 ... 7, 8, 9 ... 14  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos