Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Review - Essential Elements 2000 - Electric Bass Book 1

+2
Claudio
Fernando Zadá
6 participantes

Ir para baixo

Review - Essential Elements 2000 - Electric Bass Book 1 Empty Review - Essential Elements 2000 - Electric Bass Book 1

Mensagem por Fernando Zadá Qui Jan 10, 2013 11:08 am

Vou inaugurar a coluna com um review que tinha preparado no final do ano e depois vou postar uma lista de títulos para que possam sugerir os próximos reviews. Fiquem a vontade para fazer sugestões de livros, métodos e vídeo aulas a serem analisadas.
Vou procurar mesclara causos e reviews para tornar a coluna mais agradável.
Abraços

Titulo: Essential Elements 2000 – Electric Bass Book 1

[img]Review - Essential Elements 2000 - Electric Bass Book 1 Essentialbook01 [/img]

http://www.freenote.com.br/produto.asp?shw_ukey=38834165055OKMM1OH

Nesse link da Amazon é possível ver algumas páginas:

http://www.amazon.com/Essential-Elements-2000-CD-ROM-Electric/dp/0634003267/ref=sr_1_2?ie=UTF8&qid=1357750756&sr=8-2&keywords=essential+elements+bass

Autor: Vários
Editora: Hal Leonard
Páginas: 48 páginas
Material complementar: vem acompanhado de 1 DVD e um CD.
Pré-requisitos: vontade de aprender a ler notas e ritmo. É interessante já ter alguma noção das figuras e da localização das notas no pentagrama. Se souber o básico, melhor; se não souber, dá para aprender pelo método, pois ele não utiliza tablaturas e tem muitos exemplos e pequenos exercícios que te levam a ler "meio que na marra".
Descrição geral: método bem agradável e confesso que, apesar de ficar um bom tempo nas mesmas notas e região, me diverti lendo os exemplos e tocando junto com os áudios. Não espere encontrar um método de levadas e ritmos; ele trabalha o contrabaixo de forma melódica, inclusive mostrando melodias conhecidas. É bem didático e avança com a parte rítmica e melódica passo-a-passo e em andamentos tranquilos e variados. A cada leva de exercícios, os autores vão adicionando informações teóricas (como sinais de escrita, acidentes musicais, casa 1 e casa 2 etc.), sempre aplicadas ao próximo exercício, o que torna o aprendizado dinâmico, bem interessante e fácil. Uma sugestão de melhoria no método seria os exemplos virem com a harmonia escrita, pois isso facilitaria o estudo de análise posterior. Esse é um ponto em comum entre muitos métodos que encontro: o de não terem a cifra escrita. Tê-la facilitaria, e muito, a vida dos alunos menos experientes.
Qualidade do áudio/DVD
DVD: bem gravado e produzido, mas muito curto (cerca de 15 minutos) e básico. Parte bem do início, bem mesmo, tipo como retirar o instrumento do case, e mostra como segurar e posicionar o baixo, ligar o amplificador e limpar para guardar. Parece mais uma amostra grátis do que um vídeo técnico. Como sou adepto do polegar flutuante e acho mais ergonômico, não curto o fato dele ensinar a apoiar nas cordas ou no captador, como ele propõe, mas, por outro lado, acho que num primeiro momento o polegar flutuante não é tão simples de se ensinar sem nenhum contato com o instrumento.
CD: possui softwares para instalação, inclusive um em que se pode alterar o andamento dos áudios, mas, como já utilizo, com sucesso, um semelhante não testei. A parte de áudio eu já tinha copiado dos extras do DVD. Vem com Finale pad note (para ler arquivos Finale, pelo que entendi).
Playalong: todos os exercícios possuem áudio gravado e alguns (na verdade, muitos) com o baixo e depois sem o baixo na mesma faixa; e já vem em formato mp3. Bem prático. Uns bons outros médios, mas, no geral, cumprem muito bem sua função e tornam a leitura e execução agradáveis. Muitas melodias conhecidas e algumas com exercícios para contar compassos, ou ouvir os outros instrumentos. Além de algumas que possuem arranjos para as duas vozes, escritas tanto em harmonia como em contraponto, além de cânones. Algumas melodias apresentam variações escritas, o que torna a leitura bem agradável.
Conclusão
É um método interessante e voltado pra quem quer aprender de forma mais séria e formal, pois não apresenta grooves nem tablaturas. Não aborda a parte mais simples, para aqueles que só querem tocar umas músicas e fazer um som com os amigos. Serve como um introdutório para começar um estudo mais formal com leitura e teoria. Possui outros volumes e uma série voltada para o contrabaixo acústico, que também é bem escrito e planejado. Funciona melhor pra quem já tem uma noção de leitura, mesmo que muito básica. Quem nunca se interessou pelo assunto, pode encontrar nele um bom estimulante, mas talvez necessite de uma orientação básica para começar.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Review - Essential Elements 2000 - Electric Bass Book 1 Empty Re: Review - Essential Elements 2000 - Electric Bass Book 1

Mensagem por Claudio Qui Jan 10, 2013 11:23 am

Para dar aulas, entre outros métodos, eu utilizo os 3 volumes da série Essential Elements Double Bass, é um método excelente, altamente recomendável. Vale cada centavo do investimento!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Review - Essential Elements 2000 - Electric Bass Book 1 Empty Re: Review - Essential Elements 2000 - Electric Bass Book 1

Mensagem por fheliojr Sáb Jan 12, 2013 4:23 pm

vcs gostam do Billè?

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Review - Essential Elements 2000 - Electric Bass Book 1 Empty Re: Review - Essential Elements 2000 - Electric Bass Book 1

Mensagem por Fernando Zadá Seg Jan 14, 2013 9:17 am

Eu estudei um pouco pelo Simandl por isso não posso opinar muito no acústico.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Review - Essential Elements 2000 - Electric Bass Book 1 Empty Re: Review - Essential Elements 2000 - Electric Bass Book 1

Mensagem por afonsodecampos Seg Jan 14, 2013 12:20 pm

Não conhecia esta série Essencial Elements. Acho que nenhum bom método anula a necessidade de um bom professor, pelo contrário, a orientação didática e consequentemente a resposta do aluno tende a ser muito mais eficaz quando o professor mescla o conteúdo abordado com a realidade do aluno, e isso pode exigir seguir um método ou uma coletânea deles, em recortes.

De qualquer forma, acho o "Harmonia e Improvisação Vol. I" de Almir Chediak" imbatível e muito completo apesar de não ser específico para nosso instrumento.

Bacana o review Zadá, parabéns!

____________________________
23 de junho - Dia do Contrabaixista - Apoie esta ideia!!!
http://monovox2010.wix.com/ooutro
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Review - Essential Elements 2000 - Electric Bass Book 1 Empty Re: Review - Essential Elements 2000 - Electric Bass Book 1

Mensagem por Fernando Zadá Ter Jan 15, 2013 3:38 pm

afonsodecampos escreveu:Não conhecia esta série Essencial Elements. Acho que nenhum bom método anula a necessidade de um bom professor, pelo contrário, a orientação didática e consequentemente a resposta do aluno tende a ser muito mais eficaz quando o professor mescla o conteúdo abordado com a realidade do aluno, e isso pode exigir seguir um método ou uma coletânea deles, em recortes.

De qualquer forma, acho o "Harmonia e Improvisação Vol. I" de Almir Chediak" imbatível e muito completo apesar de não ser específico para nosso instrumento.

Bacana o review Zadá, parabéns!

Concordo com a primeira parte mas tem casos, como foi o meu, onde por ter conhecimento anterior de música, um bom método supre o professor, mas como professor também acho que o ideal é juntar ambos. Pena que quem busca aulas dificilmente tem essa iniciativa de buscar mais por fora. Eu sempre quando tinha aulas de violão e guitarra buscava mais por métodos e informações extras no geral e hoje não vejo um aluno assim.

O do Chediak pra ser sincero acho bacana a parte dele padronizar as cifras e nesse ponto prefiro o dicionário de cifras. Não sou muito fã desse método dele não. Prefiro mil vezes o do Ian Guest.

http://freenote.com.br/produto.asp?shw_ukey=38832172647DET0GQK
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Review - Essential Elements 2000 - Electric Bass Book 1 Empty Re: Review - Essential Elements 2000 - Electric Bass Book 1

Mensagem por afonsodecampos Ter Jan 15, 2013 6:09 pm

Esse do Chediak me tirou do zero quando era mais jovem e busquei pela primeira vez um método de estudo. Me ajudou muito no lance de leitura, noção de escalas e acordes, achei bem didático e de fácil entendimento, coisa que não encontro nesses métodos para nosso instrumento.

Você, com sua experiência deve saber que está falando. Vou procurar conhecer o do Ian Guest. Valeu a dica...

____________________________
23 de junho - Dia do Contrabaixista - Apoie esta ideia!!!
http://monovox2010.wix.com/ooutro
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Review - Essential Elements 2000 - Electric Bass Book 1 Empty Re: Review - Essential Elements 2000 - Electric Bass Book 1

Mensagem por Fernando Zadá Sex Jan 18, 2013 9:51 am

Sim como livro teórico tem informações importantes mas nunca enxerguei ele como um método de harmonia e improvisação mais como um livro teórico e nisso ele resolve bem. Deviam só trocar o titulo por que ruim não é mas você acha que vai encontrar uma coisa e encontra outra.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Review - Essential Elements 2000 - Electric Bass Book 1 Empty Re: Review - Essential Elements 2000 - Electric Bass Book 1

Mensagem por Cantão Qua Fev 06, 2013 5:51 pm

Excelente review...valeu Zadá.

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21766
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Review - Essential Elements 2000 - Electric Bass Book 1 Empty Re: Review - Essential Elements 2000 - Electric Bass Book 1

Mensagem por rassan Ter Mar 26, 2013 5:22 pm

Gostei do review. Gosto bastante dos livros citados, principalmente os do Chediak e do HAl Leonard.

Já tinha falado no Ian, mas, pensei que fosse mais voltado pra piano... Vou pesquisar melhor.

Outra dica são os livros do Nelson Faria. Eu gostei muito do Arte da Improvisação e o de Escalas. São muito bons e de vez em quando, uso como material de consulta ainda.
rassan
rassan
Membro

Mensagens : 167
Localização : RJ - Rio de Janeiro - Santa Cruz

Ir para o topo Ir para baixo

Review - Essential Elements 2000 - Electric Bass Book 1 Empty Re: Review - Essential Elements 2000 - Electric Bass Book 1

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos