Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uso de pirotecnia em shows

+24
Claudio Jardim
Edu Fettermann
joaoortiz
subgrave
CaQuinhO
edumerino
Masteles
nevluker
Mauricio Luiz Bertola
Andremoura
allexcosta
LINEU
Zubrycky
luiztebet
CG
flauius
afonsodecampos
Rick Charles
Sonikado
JORGERA
NeyBass
pedrohenrique.astronauta
edumoraes
Ivanov_br
28 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por Ivanov_br Dom Jan 27, 2013 5:21 pm

Após a tragédia em uma casa de shows em Santa Maria hoje, onde 236 (aprox) morreram devido a um incéndio. Supostamente, a pirotecnia ateou fogo no isolamento acústico do teto da casa, causando muita fumaça. Sad
Pergunto neste tópico se algum de vocês têm experiência com o uso deste recurso em shows, quais são os critérios de segurança, empresas autorizadas, e se já testemunharam incidentes deste tipo.
Acredito que após este evento, o uso de pirotecnia em shows em lugares fechados.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7023
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por edumoraes Dom Jan 27, 2013 5:28 pm

No finalzinho dos anos 90 e início dos anos 2000 eu toquei várias vezes em um bar em Vinhedo que chamava Açúcar, algumas vezes nos intervalos do show tinha um carinha que fazia show pirotécnico com duas tochas na mão, passava o fogo pelo corpo todo e num determinado momento ele cuspia querosene na tocha e fazia aquela labareda enorme de fogo dentro do bar, a gente sentia até um calor forte no rosto na hora que ele fazia isso.

Vendo essa tragédia pensei que passamos por perigo assistindo uma apresentação dessa dentro de um ambiente fechado.


____________________________
Com Jesus sou vencedor!!!
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Dom Jan 27, 2013 5:38 pm

Eu já testemunhei algo em um casamento e que por um milagre de Deus não virou tragédia. A equipe contratada pelos noivos montou um daqueles aparelhos que soltam faísca e papel picado dentro da igreja. A questão é que na igreja havia sido feito um rebaixamento de teto a pouco tempo e pelo que eu sei, esses rebaixamentos usam material inflamável(gesso, isopor e afins). Aconteceu que pela intensidade que ligaram o aparelho a faísca chegou a chamuscar o teto e aí que entra o milagre, acreditem se quiser, um incêndio não começou, apesar do casamento ter ficado todo enfumaçado com um clima de que eu estava no meio de uma neblina e o isopor acabou ficando todo preto chamuscado. A festa ficou taxada de estranha e irresponsável. Acho que para realizar estas coisas tem que ter todo cuidado, ainda mais em lugares fechados que possuem componente inflamáveis. Tem que haver um acompanhamento profissional, inspeção para verificar se é possível fazer tais efeitos dentro do estabalecimento, ou se deverá ser transferido para o lado de fora. É a irresponsabilidade que causou em mortes...
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9105
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por NeyBass Dom Jan 27, 2013 5:44 pm

Outro dia tocamos com mais 3 bandas em um festival aqui onde moro, e uma das bandas usava na abertura do show um sistema que achei até interessante. Nos dois cantos frontais do palco na musica de abertura da banda, saía tipo esses fogos como se fosse uma mangueira d'agua jogando agua pra cima por alguns instantes, até a galera da nossa banda curtiu, mas antes que se animassem eu ja disse, por mim está fora de cogitação, imagina um pingo de fogo desse queimar uma pessoa, uma criança, nós estaremos lascados, ainda por cima somos uma banda amadora, sem registro sem nada.

Com fogo não se brinca, ja dizia minha avó.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por JORGERA Dom Jan 27, 2013 5:44 pm

ja ta mais do que na hora de proibirem, depois de exemplos como a casa de show em NY, e em Providence RI, que sim foi repercusao internacional, e todos no Brasil ficaram sabendo, se nao me engano na de NY eu ainda estava no Brasil, e um PERIGO imenso o uso de qualquer tipo de fogo em lugar fechado, eu quase fui preso juntamente com a banda que tocava a uns 5 anos atraz em Boston, estavamos abrindo um Show nacional, o namorado da cantora Mara Marciano, ( a mesma que esteve no caldeirao do Huck a umas 2 semanas ) usou de um efeito pirotecnico, quando vimos estava bombeiro policia, e todo mundo que vc possa imaginar no palco, isso em um clube para 3.000 pessoas o que sempre tem os show de bandas renomadas em Boston.
JORGERA
JORGERA
Membro

Mensagens : 2030
Localização : IMBITUBA SC/ BOSTON USA.

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por Sonikado Dom Jan 27, 2013 5:48 pm

Hoje em dia é obrigatorio(pelo bom senso) para locais publicos o uso de tratamento acústico com componente ou proteção anti-chamas. É raro encontrar material não-tratado por aí, virou padrão de venda.

Espumas acústicas e até alguns tipos de madeira usados pra acústica, se não tratados, tem uma facilidade incrível em espalhar chamas... algumas espumas chegam a lembrar a gasolina.

O negócio é que pirotecnia já é perigoso por si só. Em local fechado é quase certo que mais cedo ou mais tarde vai acabar dando problema.

____________________________
Meu nome é GUILHERME. #54 - Clube dos Nerd/Geeks e afins...
Hint: Não toco baixo. Ainda. // O único ser vivente deste fórum que com 2 meses de cadastro inventa um meme. // Gordo Fofura

Sonikado
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por Rick Charles Dom Jan 27, 2013 5:51 pm

Eu sempre tive vontade de tocar com efeitos pirotecnicos, inclusive um baixo lança chamas estilo Nikki Sixx, mas tenho um pouco de receio, pois nos anos noventa, James Hatfield do Metallica, sofreu graves queimaduras e teve inclusive que abandonar uma turnê, ou seja, se acidentes acontecem com uma banda milionária, com técnicos e engenheiros a disposição, imagina então com um bandinha amadora.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por afonsodecampos Dom Jan 27, 2013 5:53 pm

Essa história de os seguranças barrarem a saída dos jovens mediante ao pagamento da comanda me fez lembrar os sobrados da Lapa no RJ e muitas outras casas noturnas em que essa prática é normal. É difícil digerir uma fatalidade dessas mas se houvesse bom senso das pessoas que fecharam as portas a tragédia jamais chegaria a proporções tão elevadas.

____________________________
23 de junho - Dia do Contrabaixista - Apoie esta ideia!!!
http://monovox2010.wix.com/ooutro
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por flauius Dom Jan 27, 2013 5:55 pm

O povo de BH não esquece o Canecão Mineiro... e olha que não passou de uma dezena...

____________________________
Flávio FM
Oitava Abaixo (um dia fica pronto!)

flauius
Membro

Mensagens : 765
Localização : Belo Horizonte

http://8abaixo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por CG Dom Jan 27, 2013 6:29 pm

A questão de se tocar com pirotecnia em ambiente fechado é simples, é só proibir.

Sinceramente, até hoje acho que demos sorte, não lembro de nenhuma casa noturna com bombeiro civil e com portas de emergência que permitiriam uma evacuação rápida do local.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por luiztebet Dom Jan 27, 2013 6:42 pm

CG escreveu:A questão de se tocar com pirotecnia em ambiente fechado é simples, é só proibir.

Que eu saiba,qualquer recurso pirotecnico tem que ser aprovado antes de seu uso. Voltando a realidade estamos no Brasil,qualquer estabelecimento,tem que ter autorização do copo de bombeiros,existe um imposto pago para isso. Isso é norma,regra,lei,mas claro que o jeitinho brasileiro impera.
luiztebet
luiztebet
Membro

Mensagens : 566
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por CG Dom Jan 27, 2013 7:02 pm

luiztebet escreveu:
Que eu saiba,qualquer recurso pirotecnico tem que ser aprovado antes de seu uso. Voltando a realidade estamos no Brasil,qualquer estabelecimento,tem que ter autorização do copo de bombeiros,existe um imposto pago para isso. Isso é norma,regra,lei,mas claro que o jeitinho brasileiro impera.

Se há jeitinho as "autoridades" são incompetentes. Deve haver proibição total, não acho inteligente fazer um apresentação pirotécnica em lugar fechado, vai ter gente que vai postar aqui falando que é controlado, que é seguro e coisa e tal, mas sempre há chance das coisas sairem do controle, principalmente quando se trata de fogo.

No fundo vão apurar as responsabilidades, verificar o que aconteceu, talvez pegar um ou dois bodes expiatórios e não vai acontecer mais nada.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por Zubrycky Dom Jan 27, 2013 8:38 pm

A tragédia de Santa Maria me lembra este episódio lamentável que aconteceu, há alguns anos atrás, lá na Argentina.

Eu estava naquele país, visitando a minha família, quando esta situação aconteceu e o dia de hoje me fez recordar daqueles dias tristes.

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18987
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por Sonikado Dom Jan 27, 2013 9:51 pm

afonsodecampos escreveu:Essa história de os seguranças barrarem a saída dos jovens mediante ao pagamento da comanda me fez lembrar os sobrados da Lapa no RJ e muitas outras casas noturnas em que essa prática é normal. É difícil digerir uma fatalidade dessas mas se houvesse bom senso das pessoas que fecharam as portas a tragédia jamais chegaria a proporções tão elevadas.

Se coloque no lugar dos seguranças.
Eles não estavam errados, no entendimento deles era só um amontoado de gente querendo fugir de sabe-se-lá o quê. Até que a fumaça e os indícios de um incêndio chegassem até o conhecimento deles, eles simplesmente estavam fazendo seu trabalho...

____________________________
Meu nome é GUILHERME. #54 - Clube dos Nerd/Geeks e afins...
Hint: Não toco baixo. Ainda. // O único ser vivente deste fórum que com 2 meses de cadastro inventa um meme. // Gordo Fofura

Sonikado
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por afonsodecampos Dom Jan 27, 2013 10:00 pm

Entendo! Não quis dizer que são culpados, reafirmo que foi uma fatalidade.

____________________________
23 de junho - Dia do Contrabaixista - Apoie esta ideia!!!
http://monovox2010.wix.com/ooutro
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por LINEU Dom Jan 27, 2013 10:01 pm

Se até o Michael Jackson já se acidentou com pirotecnia... imagina no brasil

LINEU
Banido

Mensagens : 21
Localização : ACRE

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por allexcosta Dom Jan 27, 2013 10:02 pm

Tem que proibir fogos em lugar fechado e ponto final...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por luiztebet Dom Jan 27, 2013 10:02 pm

Seguranças que fizeram seu trabalho de maneira errada. Como não tem nenhuma forma de comunicação e visão da parte interna e externa? Erros acontecem em toda profissão,mas esse erro foi de uma estupidez brutal. Daí pra impunidade,é meio passo.
luiztebet
luiztebet
Membro

Mensagens : 566
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por allexcosta Dom Jan 27, 2013 10:04 pm

Sonikado escreveu:Se coloque no lugar dos seguranças.
Eles não estavam errados, no entendimento deles era só um amontoado de gente querendo fugir de sabe-se-lá o quê. Até que a fumaça e os indícios de um incêndio chegassem até o conhecimento deles, eles simplesmente estavam fazendo seu trabalho...

É difícil acreditar que nenhuma das pessoas que estava tentando sair gritou "fogo".

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Zubrycky gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por luiztebet Dom Jan 27, 2013 10:08 pm

É fato que existe gente burra no mundo,sem nenhuma capacidade de discernimento,não da pra passar a mão na cabeça e se colocar no lugar da pessoa sempre,existe responsabilidade e enquanto houver meios de não assumi-la vai ficar cada vez pior esse brasil,com b minusculo mesmo.
luiztebet
luiztebet
Membro

Mensagens : 566
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por edumoraes Dom Jan 27, 2013 10:16 pm

Pirotecnia realmente tem que ser proibido em lugares fechados, mas as atitudes não podem parar por aí, a causa do incêndio poderia ter sido outra, um curto circuito por exemplo, e a tragédia seria a mesma, o que precisa é mudar as leis ou cumprir as que já existem à respeito de segurança para que esses ambientes tenham várias saídas de emergência e que a evacuação das pessoas seja o mais rápido possível, acho também que todos os funcionários e seguranças tem que ter cursos de combate a incêndios e emergências, o ambiente equipado com equipamentos melhores de combate ao fogo, mas enfim, estamos falando de Brasil, e isso por aqui é uma utopia ainda, muita gente vai ter que morrer ainda para que comecem a tomar algumas providências.

____________________________
Com Jesus sou vencedor!!!
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por Andremoura Dom Jan 27, 2013 10:34 pm

Estava pensando agora, a música Smoke on the Water não foi feita em função de um acidente com um sinalizador em um local fechado? Um cassino de Montreaux, se eu não me engano.

____________________________
Musco lapis volutus non abducitur
Andremoura
Andremoura
Membro

Mensagens : 1231
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por Zubrycky Dom Jan 27, 2013 10:40 pm

Andremoura escreveu:Estava pensando agora, a música Smoke on the Water não foi feita em função de um acidente com um sinalizador em um local fechado? Um cassino de Montreaux, se eu não me engano.

Isso é verdade.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Smoke_on_the_Water

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18987
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por CG Dom Jan 27, 2013 11:07 pm

Espero que os companheiros de fórum e seus familiares que moram em Santa Maria estejam bem.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Jan 27, 2013 11:35 pm

Andremoura escreveu:Estava pensando agora, a música Smoke on the Water não foi feita em função de um acidente com um sinalizador em um local fechado? Um cassino de Montreaux, se eu não me engano.
É isso mesmo. E a letra da música chama o cara que disparou o tal sinalizador de "estúpido"...
Esse episódio é lamentável. Só espero que os culpados sejam punidos severamente.
Quantos às famílias.... Só posso dizer que espero que essa dôr, por mais violenta que seja (e quem é pai aqui sabe do que estou falando), seja de alguma forma aplacada.
Sad
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por nevluker Seg Jan 28, 2013 9:12 am

é pessoal é com muito pesar que informo o falecimento de um camarada baixista e outro baterista que tocaram na primeira banda na noite da tragedia la em Santa Maria.


Última edição por nevluker em Seg Jan 28, 2013 9:32 am, editado 2 vez(es)
nevluker
nevluker
Membro

Mensagens : 103
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por NeyBass Seg Jan 28, 2013 9:21 am

nevluker escreveu:é pessoal é com muito pesar que informo o falecimento de um camarada baixista e outro baterista que tocava presente na primeira banda que na noite la em Santa Maria.
??
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por nevluker Seg Jan 28, 2013 9:29 am

Agora confirmado: Falecimento do camarada baixista aqui do fórum: https://www.facebook.com/robson.vanderham?group_id=0
Usuario: Robson.Van
Sem mais fica o som, apos um minuto de silêncio.
http://www.excellencerock.com/
nevluker
nevluker
Membro

Mensagens : 103
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por Masteles Seg Jan 28, 2013 9:36 am

nevluker escreveu:é pessoal é com muito pesar que informo o falecimento de um camarada baixista e outro baterista que tocava presente na primeira banda que na noite la em Santa Maria.

Sad

É uma pena!

Respondendo ao tópico:

Sou à favor da pirotecnia, desde que manuseada por um TÉCNICO HABILITADO, seguindo as regras de segurança!

____________________________
Moacir Teles - Vocal, Contrabaixo e Gaita Diatônica - SALLADINE
Masteles
Masteles
Membro

Mensagens : 646
Localização : São Paulo

https://www.facebook.com/Arenatheband

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por edumerino Seg Jan 28, 2013 10:13 am

Que descanse em paz o colega e todos os outros. E que as famílias sejam fortes!

Além da questão da pirotecnia, acho importante levantar a questão da falta de estrutura dos locais. Com ou sem fogos incêncdios acontecem. E eu noto que a GIGANTESCA maioria das casas noturnas (de todos os tipos) não tem estrutura para evacuação. Pensando nos bares da vida, em que costumamos tocar, geralmente apenas uma porta, muitas vezes pequenas. Sinalização inexistente. Às vezes mezaninos com escadas pequenas, sem saídas. Profissionais improvisados.... Infelizmente, estamos todos sujeitos a isso até que se tome providências.


____________________________
Non estabilished since 1985
edumerino
edumerino
Membro

Mensagens : 3369
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por CaQuinhO Seg Jan 28, 2013 1:44 pm

(SE VOCÊ FOR SENSÍVEL, NAO VEJA ESSE VIDEO)

Vejam como a coisa toda acontece com uma rapidez absurda. Isso foi em Rhode Island, em 2003. Morreram 100 pessoas nesse dia, mesmo com alarme, várias saídas, etc.
A semelhança com o caso de Santa Maria é chocante.



Última edição por CaQuinhO em Seg Jan 28, 2013 1:52 pm, editado 1 vez(es)
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por subgrave Seg Jan 28, 2013 1:50 pm

Foi decretada a prisão de 02 (dois) donos da boate de Santa Maria (Elissandro Callegaro Spohr e Mauro Hoffman), e 02 (dois) integrantes da banda Gurizada Fandangueira (Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Augusto Bonilha Leão).

Estranhamente nada contra os funcionários públicos da Prefeitura que deram o alvará de funcionamento...

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por CaQuinhO Seg Jan 28, 2013 1:53 pm

Prisões por pressão da opinião pública... pffff...
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por edumerino Seg Jan 28, 2013 2:01 pm

Mas peraí, a responsabilidade é da banda que usou os efeitos ou da casa/bombeiros/sei-lá-quem que não proibiu a utilização?

____________________________
Non estabilished since 1985
edumerino
edumerino
Membro

Mensagens : 3369
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jan 28, 2013 2:15 pm

Em 1º lugar é muito temerário usar esse tipo de efeitos num ambiente fechado e sem condições como daquela boate. Nesse caso, quem usou (membros da banda) devem ser responsabilizados; dois já foram presos.
Em 2º lugar, a casa estava com alvará vencido, e, no mesmo, constava que a capacidade máxima era em torno de 600 pessoas; havia bem mais que o dobro! Nesse caso, os donos devem ser responsabilizados; um já está preso.
Em 3º lugar, conceder alvará para uma casa que não possuía saídas de emergência (e nem mesmo janelas!), está errado. Nesse caso, o órgão responsável deverá ser responsabilizado (por incúria).
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por allexcosta Seg Jan 28, 2013 2:37 pm

edumerino escreveu:Mas peraí, a responsabilidade é da banda que usou os efeitos ou da casa/bombeiros/sei-lá-quem que não proibiu a utilização?

Só o inquérito e investigação dirão quem são os culpados.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por subgrave Seg Jan 28, 2013 2:48 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Em 3º lugar, conceder alvará para uma casa que não possuía saídas de emergência (e nem mesmo janelas!), está errado. Nesse caso, o órgão responsável deverá ser responsabilizado (por incúria).

Tem pessoas que trabalham no órgão, é muito bonito o órgão responder e os funcionários públicos que fazem bobagem no órgão não!

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por Zubrycky Seg Jan 28, 2013 2:57 pm

Se o alvará da casa estava vencido desde agosto do ano passado, nenhum evento poderia acontecer no local desde agosto do ano passado.

Dizer algo como "ah, mas já estávamos providenciando a renovação do alvará" não é desculpa.

Sem alvará, sem evento de nenhum tipo.

Agora, como a casa estava funcionando normalmente, das duas uma: Ou a fiscalização foi omissa ou os fiscais foram subornados.

Espero que tais coisas sejam devidamente averiguadas.

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18987
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por subgrave Seg Jan 28, 2013 3:20 pm

Zubrycky escreveu:
Espero que tais coisas sejam devidamente averiguadas.
:curti:

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por joaoortiz Seg Jan 28, 2013 4:07 pm

A questão é muito delicada, realmente.
Minha banda utiliza fogos INDOOR. Pagamos muito mais caro por eles em comparação a fogos comuns. Ao observar esses fogos sendo acionados, notamos uma gritante diferença.
Fogos indoor (feitos para ambientes fechados) não soltam fumaça. Os fogos comuns soltam muita fumaça. Se observarem vídeos da banda em questão (do acidente), verão a quantidade de fumaça quando acionam esses fogos.
Mesmo os fogos indoor merecem atenção. Fornecem calor (apesar desse se dissipar muito mais rapidamente) e não devem ser soltos em locais com teto muito baixo ou com componentes inflamáveis (como era o caso do teto de espuma e isopor).
A utilização desse ou de qualquer tipo de efeito pirotécnico é totalmente dependente de pessoas qualificadas para manuseá-los, instalá-los e acioná-los.
Além desse fator, havia a questão da estrutura da casa, que não era adequada para lidar com uma situação crítica como essa.
joaoortiz
joaoortiz
Membro

Mensagens : 246
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por Zubrycky Seg Jan 28, 2013 4:16 pm

Bom, outra questão a ser levada em consideração é que provavelmente a banda Gurizada Fandangueira fez um contrato com a Kiss e, se tal contrato existe, muito provavelmente a banda forneceu à casa um mapa de palco e neste mapa de palco muito provavelmente havia a menção de uso de efeitos pirotécnicos (O que seria muito natural, já que o próprio perfil do Facebook da banda diz "Com a grande experiência comprovada em bailes e shows, demonstra além de todo seu talento, muita inovação em estrutura, efeitos visuais e pirotécnicos, os quais fazem toda a diferença na identidade exclusiva da banda").

Se esse é o caso, tudo poderia ser evitado com uma simples conversa entre o responsável pela casa e o pessoal da banda, dizendo para eles não usarem fogos dentro da casa, já que o sonex (Material usado como isolante acústico no teto da boate) é um material altamente inflamável e que gera uma fumaça extremamente tóxica...



Última edição por Zubrycky em Seg Jan 28, 2013 4:27 pm, editado 2 vez(es)

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18987
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por joaoortiz Seg Jan 28, 2013 4:19 pm

Zubrycky escreveu:Bom, outra questão a ser levada em consideração é que provavelmente a banda Gurizada Fandangueira fez um contrato com a Kiss e, se tal contrato existe, muito provavelmente a banda forneceu à casa um mapa de palco e neste mapa de palco muito provavelmente havia a menção de uso de efeitos pirotécnicos.

Se esse é o caso, tudo poderia ser evitado com uma simples conversa entre o responsável pela casa e o pessoal da banda, dizendo para eles não usarem fogos dentro da casa, já que o sonex (Material usado como isolante acústico no teto da boate) é um material altamente inflamável e que gera uma fumaça extremamente tóxica...


Falou tudo... a combinação de vários fatores que, provavelmente, não foram levados em consideração, resultou nisso... infelizmente...
joaoortiz
joaoortiz
Membro

Mensagens : 246
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jan 28, 2013 4:35 pm

subgrave escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Em 3º lugar, conceder alvará para uma casa que não possuía saídas de emergência (e nem mesmo janelas!), está errado. Nesse caso, o órgão responsável deverá ser responsabilizado (por incúria).

Tem pessoas que trabalham no órgão, é muito bonito o órgão responder e os funcionários públicos que fazem bobagem no órgão não!

Quando eu me referí ao órgão público responsável, referí-me também aos funcionários que o compõe, a responsabilidade do órgão é a de seus funcionários (o chefe do mesmo e o que fez a dita fiscalização). Entendeu?
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por Edu Fettermann Seg Jan 28, 2013 4:40 pm

Usar pirotecnia em lugar fechado é uma questão de bom senso. É melhor não usar.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por edumerino Seg Jan 28, 2013 4:41 pm

Zubrycky escreveu:Bom, outra questão a ser levada em consideração é que provavelmente a banda Gurizada Fandangueira fez um contrato com a Kiss e, se tal contrato existe, muito provavelmente a banda forneceu à casa um mapa de palco e neste mapa de palco muito provavelmente havia a menção de uso de efeitos pirotécnicos (O que seria muito natural, já que o próprio perfil do Facebook da banda diz "Com a grande experiência comprovada em bailes e shows, demonstra além de todo seu talento, muita inovação em estrutura, efeitos visuais e pirotécnicos, os quais fazem toda a diferença na identidade exclusiva da banda").

Se esse é o caso, tudo poderia ser evitado com uma simples conversa entre o responsável pela casa e o pessoal da banda, dizendo para eles não usarem fogos dentro da casa, já que o sonex (Material usado como isolante acústico no teto da boate) é um material altamente inflamável e que gera uma fumaça extremamente tóxica...


Por isso questiono a penalização "sumária" da banda.

____________________________
Non estabilished since 1985
edumerino
edumerino
Membro

Mensagens : 3369
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por Zubrycky Seg Jan 28, 2013 4:44 pm

Voltando ao assunto piroctenia, existem soluções alternativas para simular o efeito de fogos sem ter que usar fogos de nenhuma espécie.

Exemplificando o que quero dizer, o Heaven & Hell (Para quem não sabe, o Black Sabbath com o saudoso Ronnie James Dio nos vocais), usava, para fins teatrais, em um determinado momento da música Heaven & Hell, luzes e fumaça (Provavelmente oriunda de gelo seco, não tenho certeza) para simular chamas.

Radio City Music Hall, 2007 (O efeito começa em 9:18, aproximadamente).



Rockpalast, 2009 (O efeito começa em 8:46)



No Festival Wacken, em 2009 (O efeito começa em 7:46)



Última edição por Zubrycky em Seg Jan 28, 2013 4:48 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18987
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por joaoortiz Seg Jan 28, 2013 4:47 pm

Pois é... a minha banda decidiu, a partir do acontecido, não utilizar mais esse tipo de efeito.
Apesar de termos toda a infra-estrutura e equipe responsável por fazer com que seja feito tudo dentro de uma margem segura, sabemos que ainda assim, há um risco mínimo. Mesmo que ele esteja sob controle, sabemos que a imagem dessa tragédia é muito ruim e tanto público quanto contratantes não verão mais com bons olhos os efeitos pirotécnicos.
joaoortiz
joaoortiz
Membro

Mensagens : 246
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por Zubrycky Qua Jan 30, 2013 12:49 am

Se o uso de pirotecnia em shows já é perigoso quando se usa os equipamentos adequados, quando estes não são utilizados o perigo é ainda maior, como infelizmente foi comprovado no domingo passado...

Eis o que acabei de ler.

"O sinalizador que causou o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, era de uso externo e custou R$ 2,50, concluiu a polícia da cidade gaúcha, que conseguiu provas de que os integrantes da banda que se apresentava na casa optaram pelo artefato mais barato ao invés do fabricado para interiores, que custa R$ 70".

facepalm

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,sinalizador-de-r250-causou-incendio-em-boate-de-santa-maria-diz-delegado,990499,0.htm

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18987
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por Sonikado Qua Jan 30, 2013 12:58 am

Mas R$70 também né, assalto a mão armada... não é ilógico pensar que eles pensaram no mais barato.
Provavelmente com os R$70 de um artefato para interiores eles perderiam praticamente todo o pagamento de algum membro da banda.

Não que eu esteja apoiando, mas né.

____________________________
Meu nome é GUILHERME. #54 - Clube dos Nerd/Geeks e afins...
Hint: Não toco baixo. Ainda. // O único ser vivente deste fórum que com 2 meses de cadastro inventa um meme. // Gordo Fofura

Sonikado
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por luiztebet Qua Jan 30, 2013 1:02 am

Sonikado escreveu:Mas R$70 também né, assalto a mão armada... não é ilógico pensar que eles pensaram no mais barato.
Provavelmente com os R$70 de um artefato para interiores eles perderiam praticamente todo o pagamento de algum membro da banda.

Não que eu esteja apoiando, mas né.

Lógico é ver que ninguem aí pensou.
luiztebet
luiztebet
Membro

Mensagens : 566
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de pirotecnia em shows Empty Re: Uso de pirotecnia em shows

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos