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Mensagem por DON KLANGO Seg Fev 04, 2013 11:42 pm

Boa noite, amigos

Estou estudando e no final dos estudos, sem tento tirar uma musica, consegui tirar a musica lonely day do system of a down, mais noto que sempre sigo mais rapido que a musica. A outra e a paranoid do black sabath, nao consigo acompanhar o pizzacato, gostaria de algum orientacao de exercicio para vencer esses obstaculos.

Gostei muito desse video foi muito exclarecedor


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Mensagem por allexcosta Seg Fev 04, 2013 11:49 pm

Pratique com metrônomo em um andamento bem lento. Com o tempo, isso corrigirá o problema.

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Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg Fev 04, 2013 11:52 pm

Eu costumo fazer também aqueles exercícios de mão direita e mão esquerda com metrônomo...ajuda a uniformizar o pizzicato, limpar o som, adquirir velocidade e outros...Dá bastante firmeza na execução do instrumento também
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Mensagem por DON KLANGO Ter Fev 05, 2013 12:07 am

pedrohenrique.astronauta escreveu:Eu costumo fazer também aqueles exercícios de mão direita e mão esquerda com metrônomo...ajuda a uniformizar o pizzicato, limpar o som, adquirir velocidade e outros...Dá bastante firmeza na execução do instrumento também


Salve,

Vc se refere ao exercicio no video?

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Mensagem por DON KLANGO Ter Fev 05, 2013 12:08 am

allexcosta escreveu:Pratique com metrônomo em um andamento bem lento. Com o tempo, isso corrigirá o problema.

alex

pq mais lento se a intencao e ser mais rapido?

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Mensagem por CG Ter Fev 05, 2013 12:09 am

DON KLANGO escreveu:

pq mais lento se a intencao e ser mais rapido?

Já fiz a mesma pergunta e me responderam:

Gafanhoto, para saber correr é necessário aprender a andar corrtamente.

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Mensagem por Zubrycky Ter Fev 05, 2013 12:15 am

DON KLANGO escreveu:
allexcosta escreveu:Pratique com metrônomo em um andamento bem lento. Com o tempo, isso corrigirá o problema.

alex

pq mais lento se a intencao e ser mais rapido?

(Tomando a liberdade de responder enquanto o Allex não se pronuncia a respeito)

Tocar mais lento cria, paulatinamente, o tônus muscular necessário para tocar mais rápido por mais tempo e também garante, no final do processo, que o tocar mais rápido seja feita feito de modo limpo (Leia-se "dentro do tempo e com o ritmo devidamente acentuado").

O uso de um andamento lento faz com que o músico preste atenção a cada detalhe na execução musical. E prestar atenção em cada detalhe é algo primordial ao se aprender algo novo.

Tocar lentamente também é algo extremamente instrutivo porque tocar lentamente é bem mais difícil do que tocar rápido, pois a rapidez mascara muitos erros de execução.

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Mensagem por DON KLANGO Ter Fev 05, 2013 12:57 am

Zubrycky escreveu:
DON KLANGO escreveu:
allexcosta escreveu:Pratique com metrônomo em um andamento bem lento. Com o tempo, isso corrigirá o problema.

alex

pq mais lento se a intencao e ser mais rapido?

(Tomando a liberdade de responder enquanto o Allex não se pronuncia a respeito)

Tocar mais lento cria, paulatinamente, o tônus muscular necessário para tocar mais rápido por mais tempo e também garante, no final do processo, que o tocar mais rápido seja feita feito de modo limpo (Leia-se "dentro do tempo e com o ritmo devidamente acentuado").

O uso de um andamento lento faz com que o músico preste atenção a cada detalhe na execução musical. E prestar atenção em cada detalhe é algo primordial ao se aprender algo novo.

Tocar lentamente também é algo extremamente instrutivo porque tocar lentamente é bem mais difícil do que tocar rápido, pois a rapidez mascara muitos erros de execução.

cara, muito bacana isso. Vivendo e aprendendo. Qual o BPM ideial para estudar entao.....estava estudando em 100 bpm, com sua explicacao creio que esta rapido! Concorda?

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Mensagem por NandoRondelli Ter Fev 05, 2013 1:02 am

DON KLANGO escreveu: lonely day do system of a down, mais noto que sempre sigo mais rapido que a musica. A outra e a paranoid do black sabath, nao consigo acompanhar o pizzacato, gostaria de algum orientacao de exercicio para vencer esses obstaculos.

Complementando o que foi dito aí em cima, repare como você mesmo já respondeu a sua pergunta sobre os benefícios de tocar mais lento.
Muito da velocidade não tem tanto a ver apenas com a capacidade de "mexer os dedos rapidamente", mas sim com precisão rítmica, ou seja, tocar as notas exatamente no momento em que devem ser tocadas.
Tocar em andamentos bem mais lentos, observando atentamente coisas a divisão rítmica, o movimento dos dedos, a uniformidade do som de cada nota, fará com que o seu cérebro entenda o que fazer.


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Mensagem por NandoRondelli Ter Fev 05, 2013 1:05 am

DON KLANGO escreveu: lonely day do system of a down, mais noto que sempre sigo mais rapido que a musica. A outra e a paranoid do black sabath, nao consigo acompanhar o pizzacato, gostaria de algum orientacao de exercicio para vencer esses obstaculos.

Complementando o que foi dito aí em cima, repare como você mesmo já respondeu a sua pergunta sobre os benefícios de tocar mais lento.
Muito da velocidade não tem tanto a ver apenas com a capacidade de "mexer os dedos rapidamente", mas sim com precisão rítmica, ou seja, tocar as notas exatamente no momento em que devem ser tocadas.
Tocar em andamentos bem mais lentos, observando atentamente coisas a divisão rítmica, o movimento dos dedos, a uniformidade do som de cada nota, fará com que o seu cérebro entenda o que fazer.


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Mensagem por Zubrycky Ter Fev 05, 2013 1:35 am

Bom, não penso que haja um BPM ideal para estudar.

Depende da situação.

Estipular um número como sendo o ideal é a mesma coisa, ao meu ver, que dizer que o metrônomo só é útil em um determinado andamento.

Acredito que cada situação de estudo pede um determinado BPM que é determinado pela situação de estudo em si.

Não posso opinar pela música do System of a Down (Pois não a conheço), mas, no caso de Paranoid (Música que conheço bem What a Face notme ), peguei o meu metrônomo aqui para ver lhe sugerir um tempo e penso que um bom andamento para estudar esta música é 80 BPM (Mas para tornar o exercício mais desafiador, sugiro que você comece em 60 BPM).

Note que tocar mais lento não é exatamente a mesma coisa que tirar a linha de baixo no sentido em que o objetivo primordial de tocar mais lento não é, ao meu ver, fazer algo musical, mas sim trabalhar e refinar a técnica de execução, de forma a garantir que cada nota seja feita do modo correto.

Além disso, reduzir a velocidade é algo que julgo necessário para construir o tônus muscular para a prática do instrumento.

Via de regra, o que sugiro é: Encontre um tempo no qual você consiga tocar cada nota corretamente (Leia-se "com afinação, duração e timbre corretos").

Nesse momento, não importa o quão lento este tempo possa vir a ser. O importante é encontrar este andamento.

Se você conseguir tocar corretamente por várias vezes sem erros de execução, aí o andamento pode ser aumentado. Sugiro que o andamento seja aumentado aos poucos (E que cada aumento seja acompanhado por vários treinos do trecho a ser estudado) até que chegar ao BPM original do objeto de estudo.

Importante: Sempre faça alongamentos antes (E depois) de tocar e, se doer, pare imediatamente.

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Mensagem por allexcosta Ter Fev 05, 2013 1:43 am

40 bpm

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Mensagem por malka_aff Ter Fev 05, 2013 7:32 am

eu costumo treinar na metade do andamento original da música ou exercicio proposto.
É um saco, mas é necessário

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Mensagem por Fernando Zadá Ter Fev 05, 2013 8:05 am

Uma coisa interessante é baixar o andamento da música e hoje a maioria dos players tem esse recurso ai toca devagar com atenção sentindo o pulso.
É comum ver estudante afobado tocando um trecho e se preocupando mais com as notas do que com o pulso da música.
Tente cantar o que vai tocar marcando o ritmo com palmas ou batendo o pé que ajuda a sentir o pulso que eu acredito seja o primeiro detalhe pra entender como estudar técnica.
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Mensagem por Edão Ter Fev 05, 2013 9:25 am

É isso que o Zadá falou DON KLANGO, é preciso se acostumar a tocar nos andamentos (velocidades de compasso) tanto lentos, quanto moderados e rápidos e isso é parte do exercício relacionado à ritmica, veja neste link a explicação: http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Andamento#section_1

Outra coisa são as acentuações que dependem da fórmula do compasso, por exemplo: http://filipelessamusica.blogspot.com.br/2011/10/acentuacao-metrica-dos-compassos.html?m=1

Sobre a fórmula de compasso: http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Compasso_(música)#section_2

Estuda e exercita que as coisas melhoram...


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Mensagem por malka_aff Ter Fev 05, 2013 9:30 am

a acentuação não depende Apenas da fórmula de compasso. Ela pode ser diferente do padrão. Mas começa treinando a acentuação padrão no primeiro tempo. Depois vai pra acentuação por tempo e depois vai acabar aprendendo sotaque na música.

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Mensagem por Edão Ter Fev 05, 2013 9:54 am

^Isso!

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Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Fev 05, 2013 10:31 am

DON KLANGO escreveu:
pedrohenrique.astronauta escreveu:Eu costumo fazer também aqueles exercícios de mão direita e mão esquerda com metrônomo...ajuda a uniformizar o pizzicato, limpar o som, adquirir velocidade e outros...Dá bastante firmeza na execução do instrumento também


Salve,

Vc se refere ao exercicio no video?

Estava pensando em exercícios de rudimentos para a mão esquerda e direita para você malhar seus dedos e deixá-los independentes e rápidos, sem abrir mão de uma execução precisa e limpa obedecendo o tempo. São exercícios que trabalham com os quatro dedos da mão esquerda e com os três, quatro e até mesmo com os cinco(!!!!) da mão direita. Como dizia meu primeiro professor, o Enéas, " dos rudimentos dependem tudo aquilo que você irá aprender e fazer no estudo do contrabaixo". Quanto ao vídeo vou assistir quando chegar em casa. Valeu e bons estudos!!!!
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Mensagem por Edão Ter Fev 05, 2013 10:43 am

O vídeo ensina exercícios de aquecimento... Aquele do cromatismo com os dedos 1, 2, 3 e 4 nas primeiras casas do baixo e hammer on e pull off.
Esse exercício do cromatismo faço quase sempre pra aquecimento da musculatura, realmente serve pra mão esquerda e pra direita, claro, com metrônomo.


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Mensagem por DON KLANGO Ter Fev 05, 2013 10:50 am

Fernando Zadá escreveu:Uma coisa interessante é baixar o andamento da música e hoje a maioria dos players tem esse recurso ai toca devagar com atenção sentindo o pulso.
É comum ver estudante afobado tocando um trecho e se preocupando mais com as notas do que com o pulso da música.
Tente cantar o que vai tocar marcando o ritmo com palmas ou batendo o pé que ajuda a sentir o pulso que eu acredito seja o primeiro detalhe pra entender como estudar técnica.


Salve, meu Chapa

É exatamente isso que acontece comigo!

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Mensagem por pluís Ter Fev 05, 2013 2:23 pm

A galera deu boas orientações. Valem demais pra gente!

Gostei da expressão "para saber correr é necessário aprender a andar corretamente." O metronômo é essencial nos estudos de qualquer instrumento. Depois que vc pega um Pozzoli então...
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Mensagem por DON KLANGO Ter Fev 05, 2013 3:42 pm

Boa tarde, Amigos

Dei uma lida em alguns post, e vi um amigo que indicava esse metodo - Bass Fitness de Josquin Des Pre. Alguem já estudou ele? e achei muito bom pra iniciante!

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Mensagem por Fernando Zadá Ter Fev 05, 2013 3:52 pm

Não pra sua dúvida de pulso mas é bacana sim.
Acho meio exagerado que combina tudo mas é interessante e útil sim. Eu acredito muito na técnica aplicada e tem coisas ali meio a mais ....
mas mal não faz!! Rssss
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Mensagem por Zubrycky Qua Fev 13, 2013 11:11 pm

DON KLANGO escreveu:Boa tarde, Amigos

Dei uma lida em alguns post, e vi um amigo que indicava esse metodo - Bass Fitness de Josquin Des Pre. Alguem já estudou ele? e achei muito bom pra iniciante!

É um ótimo método, na minha opinião. What a Face

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Mensagem por fma Qui Fev 14, 2013 9:12 am

DON KLANGO escreveu:
Dei uma lida em alguns post, e vi um amigo que indicava esse metodo - Bass Fitness de Josquin Des Pre. Alguem já estudou ele? e achei muito bom pra iniciante!

Sei la, sou um pouco reticente com exercícios tipo fitness, aerobics, warm-up, etc... Vale mais a pena aprender algumas melodias e tocá-las num andamento tranquilo, procurando digitações diferentes, de forma que sua mão inteira trabalhe.
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Mensagem por Edão Qui Fev 14, 2013 11:28 am

DON KLANGO, estuda divisão rítmica dentro do compasso aumentando, gradativamente, a velocidade do metrônomo.

Começa tocando o compasso com uma semínima por tempo de compasso, depois duas colcheia por tempo de compasso e depois quatro semicolcheias por tempo de compasso. Começa com 40 bpm e vai aumentando o tempo de 5 em 5 bpm.

Ah sim! Pelo menos uns 8 ou 16 compassos em cada divisão.

Isso fortalece a digitação e doutrina a tua memória rítmica e daqui a pouco tú tá tocando mais rápido que o Steve Haris king !

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Mensagem por DON KLANGO Qui Fev 14, 2013 12:39 pm

Edão escreveu:DON KLANGO, estuda divisão rítmica dentro do compasso aumentando, gradativamente, a velocidade do metrônomo.

Começa tocando o compasso com uma semínima por tempo de compasso, depois duas colcheia por tempo de compasso e depois quatro semicolcheias por tempo de compasso. Começa com 40 bpm e vai aumentando o tempo de 5 em 5 bpm.

Ah sim! Pelo menos uns 8 ou 16 compassos em cada divisão.

Isso fortalece a digitação e doutrina a tua memória rítmica e daqui a pouco tú tá tocando mais rápido que o Steve Haris king !

Camarada, Edão

Obrigado pela orientação! vou seguir seus ensinamentos..mais tenho primeiramente que saber o que é divisão ritmica dentro do compasso...pois nao sei nem como começar! esta estudando exercicios de dedos! vi um video do arthur maia que ele ensina maior, menor, diminuta, etc.


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Mensagem por DON KLANGO Qui Fev 14, 2013 2:54 pm

Edão

Tem algum livro de divisão ritmica com exercicio, que possa me indicar? ou alguns exercicios em pdf. Grato

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Mensagem por Breno_Barnabe Qui Fev 14, 2013 3:02 pm

Me lembrei de uma frase que vi numa coluna do Frank Gambale: "Se entra lixo, sai lixo, não importa a velocidade".
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Mensagem por Edão Qui Fev 14, 2013 3:10 pm

DON KLANGO, vou procurar alguma coisa e em breve posto aqui!

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Mensagem por Fernando Zadá Qui Fev 14, 2013 4:33 pm

Cara não precisa ler figura. Entenda o pulso.
Marque um pulso numa velocidade confortável.
Comece tocando uma nota junto com esse pulso (se possível marque com o pé em velocidade constante) depois divida ele em dois tocando duas notas sem alterar a marcação do pé, uma na parte forte quando o pé bate no chão depois outra na parte fraca quando o pé sobe pra bater de novo. Depois 4 duas na parte forte e duas na parte fraca. Depois pode dividir em 3 e fazer permutações com a divisão em 4 partes.
Acho isso mais importante de entender e sentir do que ler ou dar nome as notas. Sentir o pulso e brincar com suas subdivisões básicas já vai te ajudar muito.
Depois separo que tenho coisas aqui pra compartilhar.
O compasso vai ser essencialmente agrupamentos variados de quantidades de pulsos.
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Mensagem por Edão Qui Fev 14, 2013 4:56 pm

DON KLANGO, essa é a primeira aula ^

Depois tú aprende como é que é isso escrito, o Prof. Zadá já tá dando o norte.

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Mensagem por DON KLANGO Qui Fev 14, 2013 5:07 pm

Salve,

Agora entendi, já faço um exercicio com duas notas, ja tem uns 15 dias que estou treinando, começando com 85 bpm e aumentando em 5 em 5 até chegar e 100 bpm. Estou indo bem, dessa forma?

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Mensagem por CG Qui Fev 14, 2013 6:05 pm

DON KLANGO escreveu:Salve,

Agora entendi, já faço um exercicio com duas notas, ja tem uns 15 dias que estou treinando, começando com 85 bpm e aumentando em 5 em 5 até chegar e 100 bpm. Estou indo bem, dessa forma?


Começa com 50, 85 é muito rápido.

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Mensagem por afonsodecampos Qui Fev 14, 2013 6:06 pm

Uma curiosidade sobre o exercício de aquecimento 1 2 3 4 feito pelo Felipe Andreoli. Pela primeira vez estou estudando (com professor) contrabaixo. E apesar de não estar em um nível de iniciante sugeri que ele começasse as aulas do zero, justamente para "zerar" qualquer tipo de vício que criei nesse tempo e que pode prejudicar o desenvolvimento de meus estudos. Ele pediu pra que eu demonstrasse justamente este exercício e o fiz, exatamente como o Felipe (a parte lenta, é claro) e então o professor sugeriu uma mudança no posicionamento dos dedos da mão esquerda.

Começamos o exercício com o dedo 1 na primeira casa da corda SOL, ao tocar como dedo 2 na segunda casa, o dedo 1 continuava levemente pressionado. Ao tocar com o dedo 3 na terceira casa, o dedo 2 também continuava no mesmo lugar, assim acontecendo para o dedo 4 (exatamente como o Felipe também falou), deixando todos os dedos "pressionados" nas casas 1 2 3 e 4.

Orientacoes sobre  estudo Ex01a

No exemplo do Felipe, quando ele troca de corda e toca o dedo 1 os demais ficam flutuando.

Na passagem para a corda Ré o dedo 1 vai para a primeira casa mas os dedos 2 3 4 continuam pressionados na corda Sol, depois o dedo 2 sai para a segunda casa da corda Ré e os dedos 3 e 4 continuam na corda Sol. Este mesmo procedimento segue para os dedos 3 e 4. E até que se chegue a corda Mi.

Na volta seguimos com o mesmo procedimento, iniciando da corda Mi. Nesse momento tive muitas dificuldades pra fazer soar as notas sem que meus dedos 2 3 4 ainda pressionados na corda superior abafassem o som das casas da corda inferior. Outra dificuldade foi conseguir descer o dedo 4 da corda superior com os demais dedos já pressionados na corda de baixo.

No início não consegui fazer corretamente o exercício, me senti mesmo um iniciante. Cheguei a sentir dores na mão esquerda mas depois de uns dias passados já consigo fazer o exercício perfeitamente e com todas as notas soando uniformes, sem dores e com leveza.

Procurei no Youtube mas não achei nenhum vídeo que mostrasse este exercício feito dessa forma. Achei muito interessante, minha digitação está mais "consciente" e precisa e os dedos não estão fazendo movimentos a toa, involuntários. Junto com este fiz outro exercício com o mesmo procedimento (com os dedo 1 2 3 sempre permanecendo nas casas) em todas as cordas, começando de baixo para cima e voltando.

Orientacoes sobre  estudo Ex02k

Claro que não é não nada demais mas fazê-lo dessa forma me ajudou muito, a adaptação anatômica da minha mão parece melhor no instrumento, a articulação dos dedos melhorou e sinto músculos e tendões mais fortes. Me ajudou também a conseguir armar algumas tríades que tinha dificuldade no contrabaixo.

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Mensagem por Fernando Zadá Qui Fev 14, 2013 6:18 pm

Cara nunca faço isso pra aluno iniciante no inicio do braço, sempre pro meio onde fica mais fácil trabalhar um dedo por casa.
São dois movimentos diferentes e cada um tem quando ser treinado. É ótimo para controlar os dedos mas começar assim é bem complicado e mata a fluência natural dos dedos.
Depois de umas semanas já dá para propor treinar assim e ajuda bastante mas de cara não ensino nem ensinaria assim não.
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Mensagem por Edão Qui Fev 14, 2013 6:48 pm

Prof. Zadá, dá uma olhada nesse material sobre teoria musical, que é público, pois é da Secretaria de Cultura do Ceará e avalia vê se ele pode fornecer os "rudimentos" necessários a iniciação musical autodidática (bonito isso hein?) do nosso Forumeiro DON KLANGO?

É por isso que eu digo: ser autodidata é bom, mas estudar com um Maestro ou algo que o valha é muito melhor! A gente aqui querendo auxiliar, mas tomando peia pela pouca, ou nenhuma, substância didática de nossas informações, hein Maestro Zadá! Hehehehehehe Wink

Mas, como sou insistente e bom de peia, segue o link com a apostila que citei acima:

http://www2.secult.ce.gov.br/Recursos/PublicWebBanco/Partituraacervo/Apt000002.pdf

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Mensagem por Fernando Zadá Qui Fev 14, 2013 7:22 pm

^ Longe de mim ser maestro!! Rsss
A apostila do link parece ser legal mas acho meio complicado absorver alguns conceitos só lendo ou vendo a parte teórica. Penso na música mais como uma linguagem a ser aprendida pela repetição e imitação do que algo tão teórico e fechado. Sem exemplos práticos toda teoria ai não serve pra muita coisa além de estabelecer conceitos e não comprovar. Gosto de trabalhar com exemplos e exercícios para que a teoria possa se transformar em algo concreto e utilizável.
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Mensagem por Edão Qui Fev 14, 2013 7:26 pm

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Mensagem por afonsodecampos Qui Fev 14, 2013 7:53 pm

Fernando Zadá escreveu:Cara nunca faço isso pra aluno iniciante no inicio do braço, sempre pro meio onde fica mais fácil trabalhar um dedo por casa.
São dois movimentos diferentes e cada um tem quando ser treinado. É ótimo para controlar os dedos mas começar assim é bem complicado e mata a fluência natural dos dedos.
Depois de umas semanas já dá para propor treinar assim e ajuda bastante mas de cara não ensino nem ensinaria assim não.

Por isso mesmo Zadá, por eu não ser iniciante que ele propôs o exercício dessa forma. Já estudei violão clássico (mas abandonei) e na época fazia muito desses exercício e arpejos. Realmente no começo do braço é um tanto complicado. Pra mim o resultado está sendo satisfatório e ajuda mesmo a controlar os dedos, como você falou.

De qualquer forma, sempre que rolar algo assim vou postar aqui e pedir sua opinião ok!

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Mensagem por Fernando Zadá Sex Fev 15, 2013 11:22 am

No que puder ajudar...

Vou me organizar aqui pra fazer um videozinho falando do pulso e das subdivisões.
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Mensagem por afonsodecampos Sex Fev 15, 2013 3:46 pm

Seria ótimo Zadá! facepalm

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