Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entendendo uma réplica.

+16
Nandico
Fá Mendonça
Maurício_Expressão
villain
Jackson
Cantão
GANSO
nukebass
GusVCD
Eömer
Binão
Mauricio Luiz Bertola
Renato
Pagode Alto Astral
Guilé
allexcosta
20 participantes

Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Entendendo uma réplica.

Mensagem por allexcosta Sex Ago 07, 2009 11:26 am

Pergunta muito simples que aflige meus dias:

O que leva alguma pessoa a achar que uma réplica terá a mesma tocabilidade, som ou durabilidade de um instrumento famoso?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por Guilé Sex Ago 07, 2009 11:29 am

allexcosta escreveu:Pergunta muito simples que aflige meus dias:

O que leva alguma pessoa a achar que uma réplica terá a mesma tocabilidade, som ou durabilidade de um instrumento famoso?

Essa e outras respostas vc encontra aqui:

Entendendo uma réplica. Ignorancia-geral

lol!

____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por Pagode Alto Astral Sex Ago 07, 2009 11:39 am

ou então pergunte ao Neruda.

Entendendo uma réplica. 246398
Pagode Alto Astral
Pagode Alto Astral
Membro

Mensagens : 3297
Localização : Planeta dos Macacos

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por Renato Sex Ago 07, 2009 11:40 am

É a mesma coisa de um DVD pirata... Você consegue ver o filme, mas com uma qualidade de imagem e som bem inferiores às do original.

____________________________
Clube Michael #001 - Clube Tagima #001 - Clube SX#042 - Clube dos Perdidos #003 - Clube Behringer #001 - Clube dos Pedreiros #011 - Clube Voila Marques #007 - Clube da Luthieria Amadora #010 - Clube dos amantes só das 4 cordas #008 - Clube Adriano Engel #005
Siga nossas redes sociais:
https://facebook.com/doctor.froid
http://instagram.com/doctor.froid
Renato
Renato
Membro

Mensagens : 6224
Localização : Mogi Guaçu SP (Made in Recife PE)

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Ago 07, 2009 11:43 am

allexcosta
Isso se vc partir do pressuposto de que as réplicas são, intrínsecamente, de baixa qualidade, o que necessariamente não é verdade, podem até ser superiores.......
Abç
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por Binão Sex Ago 07, 2009 11:45 am

allexcosta escreveu:Pergunta muito simples que aflige meus dias:

O que leva alguma pessoa a achar que uma réplica terá a mesma tocabilidade, som ou durabilidade de um instrumento famoso?

Olha de um modo geral a maioria de instrumentos de luthieres são "inspirados" em modelos consagrados. Principalmente em modelos criados pela fender. E a maioria deles são verdadeiras replicas.
Se vc se refere a uma "replica" mal feita, faz sentido...

____________________________
BGM
Binão
Binão
Membro

Mensagens : 3302
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por Guilé Sex Ago 07, 2009 11:49 am

Renato escreveu:É a mesma coisa de um DVD pirata... Você consegue ver o filme, mas com uma qualidade de imagem e som bem inferiores às do original.

Nem sempre.....uma copia de um DVD será um DVD...isso vai depender se passou por algum processo de compressão, mas na maioria dos casos é a mesma coisa

O qua acontece é que alguns DVDs comercializados são filmagens feitas no cinama...por isso que nem lançou em DVD, ta ainda nom cinema e ja tem pra vender.

No caso de instrumentos, é como o Bertola falou...depende da réplica. Só considero réplica os intrumentos absolutamente fieis ao Original (dimensões, madeiras, hardware, etc), no mais são apenas cópias mal feitas.

____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por allexcosta Sex Ago 07, 2009 11:50 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Isso se vc partir do pressuposto de que as réplicas são, intrínsecamente, de baixa qualidade, o que necessariamente não é verdade, podem até ser superiores.......

Na verdade não estou partindo de pressuposto nenhum... Só queria entender o que passa na cabeça da pessoa quando encomenda uma réplica digamos, de um Ken Smith... Acredito sim, que pode ser feita uma réplica melhor, mas pra que fazer a réplica? Pq nao conversar com o luthier sobre as características que se busca num instrumento? Todo luthier (Ken Smith incluido) passou anos aprimorando os modelos, materiais e técnicas de construção pra oferecer um produto de qualidade. Muitas vezes o luthier local também faz isso, mas a pessoa perde toda essa pesquisa quando encomenda uma réplica. Além disso já existe o sentido pejorativo que a palavra "réplica" carrega...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por allexcosta Sex Ago 07, 2009 11:54 am

Binão escreveu:Olha de um modo geral a maioria de instrumentos de luthieres são "inspirados" em modelos consagrados. Principalmente em modelos criados pela fender. E a maioria deles são verdadeiras replicas.
Se vc se refere a uma "replica" mal feita, faz sentido...

Os Jazz e Precision seriam um caso a parte. São modelos que todo mundo conhece, já tocou, conhece o feeling. E são modelos bem simples. Mas o que me entrete são os "Modelo Fodera", "Modelo Alembic" que são tão populares no Brasil...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por Guilé Sex Ago 07, 2009 11:58 am

allexcosta escreveu:
Na verdade não estou partindo de pressuposto nenhum... Só queria entender o que passa na cabeça da pessoa quando encomenda uma réplica digamos, de um Ken Smith... Acredito sim, que pode ser feita uma réplica melhor, mas pra que fazer a réplica? Pq nao conversar com o luthier sobre as características que se busca num instrumento? Todo luthier (Ken Smith incluido) passou anos aprimorando os modelos, materiais e técnicas de construção pra oferecer um produto de qualidade. Muitas vezes o luthier local também faz isso, mas a pessoa perde toda essa pesquisa quando encomenda uma réplica. Além disso já existe o sentido pejorativo que a palavra "réplica" carrega...
.

O lance acho é, pelo menos no meu caso foi, a impossibilidade de ter o original naquele momento...Um KS mesmo como citou, não é facil de se encontrar por aqui, e muita gente tem ele como um sonho, um ideal de visual e sonoridade...creio que daí se de a busca por uma réplica.

Eu nao tenho 4 paus pra dar num fender MM, então o q fiz foi pegar um shelter ( q era o q eu podia pagar) q tivesse caracteristicas proximas ao baixo dele e aos poucos estou modificando e ja me sinto realizado com o visual, com a sonoridade, enfim, o resultado que atingi.

A primeira vez que vi o Miller na TV foi um lance mágico...pirei com o som, a banda, e tal , mas confesso que desde então aquele baixo ficou na minha mente como "O meu baixo dos sonhos" e enquanto a grana pra pegar um fender marcus miller signature não chega, vou me divertindo com meu cover...hehhe

____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por Eömer Sex Ago 07, 2009 11:58 am

acho que se for para encomendar um instrumento com o Luthier, pq não fazer algo mais "personalizado"?? afinal, tem gente que pago 6 mil no luthier pro cara fazer um Jazz Bass... com esse valor seria preferivel comprar logo um Fender JB
considero muito o fato de encomendar um instrumento, e quando isso me for possivel ($$$) quero projetar o instrumento de forma que o mesmo se adapte o melhor possivel a mim, principalmente no que tange a ergonomia

____________________________
"Amanhecer é uma lição do universo, que nos ensina que é preciso renascer"
Condor Club #007 - Pedreiro Bass #006 - Clube Ibanez #002 - Squier Club #011 - Clube dos Perdidos #006
Eömer
Eömer
Membro

Mensagens : 862
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por Pagode Alto Astral Sex Ago 07, 2009 11:59 am

Binão escreveu:
allexcosta escreveu:Pergunta muito simples que aflige meus dias:

O que leva alguma pessoa a achar que uma réplica terá a mesma tocabilidade, som ou durabilidade de um instrumento famoso?

Olha de um modo geral a maioria de instrumentos de luthieres são "inspirados" em modelos consagrados. Principalmente em modelos criados pela fender. E a maioria deles são verdadeiras replicas.
Se vc se refere a uma "replica" mal feita, faz sentido...

Isso já começa a remeter para a questão do 'vale a pena fazer um instrumento num luthier ou comprar o original da marca famosa'.
Vejam o caso do MM Sting Ray por ex: vcs já viram alguma réplica perfeita?Pode até ter excelentes cópias mas eu nunca vi alguém que casou felizão com a réplica e desistiu de comprar o MM original. Na minha opinião nao adianta ... se quer o baixo tal COMPRE ele pois por mais que satisfaça em som e qualidade ainda tem o fator psicológico na parada. Tem um tópico ZagaXFender por aí que tb me faz pensar nisso td. Complicada a questão.
Pagode Alto Astral
Pagode Alto Astral
Membro

Mensagens : 3297
Localização : Planeta dos Macacos

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por allexcosta Sex Ago 07, 2009 12:03 pm

Guilé Santos escreveu:O lance acho é, pelo menos no meu caso foi, a impossibilidade de ter o original naquele momento...Um KS mesmo como citou, não é facil de se encontrar por aqui, e muita gente tem ele como um sonho, um ideal de visual e sonoridade...creio que daí se de a busca por uma réplica.

Nesse caso eu entendo! Como disse, os modelos da Fender existem ha 60 anos e muitos fabricantes fazem baixos identicos de qualidade similar ou superior. Minha pergunta se refere a baixos com colagens intrincadas, como Fodera e outros. Outro dia vi uma réplica de Fodera single-cut com braço parafusado. Isso é ridículo, pois o single-cut existe pra trabalhar em função da colagem set-neck que a Fodera usa. Fazer por fazer sem conhecimento de causa é caçar problema...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por GusVCD Sex Ago 07, 2009 12:59 pm

Eu tenho (acabei de pegar) um Fodera de Luhier... No caso, eu não mandei fazer, simplismente estava vendendo um baixo no MercadoLivre e um cara ofereceu troca nele nesse baixo...

Como eu já tinha outros 2 baixos com som e caracteristicas bem especificas e diferentes, peguei ele pra completar um Set-de baixos definitivo em relação a versatilidade, fora q meus outros baixos são de 4 cordas e esse é de 5:

Entendendo uma réplica. 98043238

Caracteristicas:

Shape: single cut interisso modelo Emperor II - eu acho muito bonito e diferente em relação aos baixos mais tradicionais... não sou fissurado em Fodera, mas o Shape acho bem legal... nunca pagaria o q pedem num FOdera, mas curto muito o Shape e as madeiras q utilizam nos Tops por uma questão até mais estética do q de timbre...

Madeiras: Corpo com longarinas e tipo sanduiche, corpo em Cedro e traseira em Marfim e top em Bokeia (linda ao meu gosto peculiar...), escala em Marfim...

Captação: Seymour Duncan, single no braço e MM na ponte... achei legal tbm q o captador do braço tem uma capa de madeira, q eu pessoalmente curti muito o efeito q dá... sempre quis ter instrumento com captação da Seymour q eu curto bastante...

Elétrica: 1 volume com push-pull ativo/passivo, um blend dos caps, Circuito Ativo EMG B-64 3 bandas, chave defasadora do cap MM, compartimento de bateria Gotoh...

Ferragens: as tarrachas e a ponte são GOTOH, sendo q ponte mte várias possibilidades de regulagem, ta agora com espaçamento 18mm mas pela ponte pode ir até 19mm...

Assim, pra mim, eu peguei pelo instrumento em si, pelas madeiras, pelo Shape bonito, pelas ferragens da Gotoh, captação da Seymour e pre EMG... tudo coisa de qualidade...

Mas se eu fosse mandar fazer, provavelmente não madaria fazer nesse shape, faria algo diferente.. peguei numa negociação e fiquei muito feliz com ele...

Tenho q dar uma acertada em algumas miudezas pra ficar mais no meu esquema, mas estou muito satizfeito com o baixo....

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por nukebass Sex Ago 07, 2009 1:00 pm

Mandei fazer uma réplica de um camelo e ficou muito bom viu! mad

Entendendo uma réplica. Camelo-falsificado-3115

pirat notme

____________________________
↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A START
nukebass
nukebass
Membro

Mensagens : 1377
Localização : Fortaleza

https://www.instagram.com/bob_baixista

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por Binão Sex Ago 07, 2009 1:20 pm

hehehe ótima réplica... quero só ver se ele fica uma semana sem beber água.

____________________________
BGM
Binão
Binão
Membro

Mensagens : 3302
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por GusVCD Sex Ago 07, 2009 1:23 pm

HAHAHAHAHAHAAHAH

Essa sua r'eplica ta ocm o Headstock meio diferente.... KKKKKKKKKKKK

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por GANSO Sex Ago 07, 2009 1:56 pm

Eu acredito que as réplicas, inicialmente seriam para gastar-se menos.
Mas, temos aí Zaga JB por 4.5 K
Agora, Allex, essa réplica do Fodera que você citou, custa igual a um original? Se não custa, tá explicado.
GANSO
GANSO
Membro

Mensagens : 811
Localização : santa rita do passa quatro - sp

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por allexcosta Sex Ago 07, 2009 2:01 pm

ganso escreveu:Agora, Allex, essa réplica do Fodera que você citou, custa igual a um original? Se não custa, tá explicado.

Um instrumento não precisa custar igual a um Fodera pra ter uma qualidade similar. Precisa só ter bom design, engenharia, equilíbrio, coisas normais que um luthier competente faz.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por Cantão Sex Ago 07, 2009 2:22 pm

Penso em ter um Custom bass ...mas quando for mandar fazer , vou explicar para o Luthier o que eu quero , em relação a timbres , madeiras , acabamento.... um baixo de Luthier , mas com minha "signature "...hehehe.

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21766
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por Jackson Sex Ago 07, 2009 3:06 pm

a maioria das réplicas estão relacionadas com a estética e não com a tocabilidade ou com a durabilidade.

um exemplo é o baixo do GusVCD, pode não ser um fodera nem ter o timbre ou a tocabilidade de um fodera, mas é um baixo lindo e deve ter um som muito bom, e infinitamente mais barato.
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Ago 07, 2009 3:23 pm

allexcosta escreveu:
ganso escreveu:Agora, Allex, essa réplica do Fodera que você citou, custa igual a um original? Se não custa, tá explicado.

Um instrumento não precisa custar igual a um Fodera pra ter uma qualidade similar. Precisa só ter bom design, engenharia, equilíbrio, coisas normais que um luthier competente faz.

Creio que essa é a questão principal.
O mercado de luthiería tem algumas características interessantes. O que importa mesmo é o NOME (ou marca, se preferirem). O comprador paga muito por isso, sem que, comprar um instrumento de um luthier "desconhecido" seja sinônimo de falta de qualidade (pode ser ao contrario).
A partir do momento em que esse luthier (ou marca, fabrica)antes "desconhecido" estabelece-se no mercado, o preço do instrumento sobe, e, se ele desenvolveu um novo design ou uma nova técnica de construção, nem é tão importante assim (tem vários os exemplos de luthiers [marcas/fábricas] que desenvolveram isso e acabou não dando certo), mas sim a aceitação do mercado (modas inclusive).
Luthiers (que depois viraram "marcas"), como Sadowsky e mais recentemente Larkland conquistaram mercado copiando/desenvolvendo designs de Leo Fender, e hoje se pagam preços altos por esses instrumentos.
A que se considerar também duas coisas importantes: Qual é a "concepção" ou "filosofia" de trabalho do luthier, bem como seus "objetivos" do ponto-de-vista mercadológico
Abç
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por GANSO Sex Ago 07, 2009 3:48 pm

Bertola disse bem.
Agora, o que questionei sobre o preço é: Uma réplica bem ou mal feita justifica-se pelo preço (mas também existe a falta de noção de quem a faz, como disse o Allex).
Outro ponto: Creio que já não há mais muito o que se fazer em termos de design e tecnologia relevantes (tem um tópico falando sobre os Modullus que ilustra bem isso aí). Por isso aparecem esses modelos duvidosos e traquitanas que não servem pra muita coisa. O que é bom já foi feito e o resto (salvo raras exeções) é resto mesmo.
Eu, se tiver grana pra tanto, vou nos medalhões, nos originais.
Tenho um JB Hurricane e estou bem contente com ele mas se pudesse, e ainda vou poder, teria um Fender.
GANSO
GANSO
Membro

Mensagens : 811
Localização : santa rita do passa quatro - sp

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por Guilé Sex Ago 07, 2009 3:56 pm

ganso escreveu:Bertola disse bem.
Agora, o que questionei sobre o preço é: Uma réplica bem ou mal feita justifica-se pelo preço (mas também existe a falta de noção de quem a faz, como disse o Allex).
Outro ponto: Creio que já não há mais muito o que se fazer em termos de design e tecnologia relevantes (tem um tópico falando sobre os Modullus que ilustra bem isso aí). Por isso aparecem esses modelos duvidosos e traquitanas que não servem pra muita coisa. O que é bom já foi feito e o resto (salvo raras exeções) é resto mesmo.

Esse é outro fator relevante por demais na hora dessa escolha...é mais seguro copiar um modelo ja consagrado que te agrada pois vc tem maiores probabilidades de acertar. Aqui no Rio tem um cara q eh conhecido por suas inovações....e não são poucos os clientes insatisfeitos com as "obras de arte"....conheço um cara q gastou uma grana violenta com hardware e eletronica top e encomendou um baixo q havia "concebido"...depois de pronto viu que o baixo não funciona...tudo é ruim.

____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por Binão Sex Ago 07, 2009 3:58 pm

ganso escreveu:O que é bom já foi feito e o resto (salvo raras exeções) é resto mesmo.

Cada um com sua opinião, mas acho esta afirmativa muito forte.
Será então que em se tratando de instrumentos, jamais teremos outras inovações?
Realmente há muita porcaria no mercado atual, mas também há muita coisa boa (Principalmente de luthieres nacionais). Ademais não acho demérito nenhum copiar (bem feito...) aquilo que já provou ser bom...

____________________________
BGM
Binão
Binão
Membro

Mensagens : 3302
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por GusVCD Sex Ago 07, 2009 4:23 pm

A partir do momento em que esse luthier (ou marca, fabrica)antes "desconhecido" estabelece-se no mercado, o preço do instrumento sobe

Verdade... exemplo dos Zaganin, um amigo meu tem uma Telecaster dele de uns 2 ou 3 anos, q é replica perfeita em relação a madeira, hardware e captação de uma Teleco Fender das tops... ele pagou 2,500 na época nova, na TwoTone em Sampa... Num dias desses, perguntei se ainda tava com ela, e ele disse q não vendia nem a pau, por as novas q são praticamente iguaqis, com pequnas diferenças de shape, tão saindo quase 4.000 reais, q seria o preço de uma Teleco Fender USA das tops tbm...

O que é bom já foi feito e o resto (salvo raras exeções) é resto mesmo.

Relativo isso... vide o GAS do nosso amigo CID, q tava na vibe de pegar um MM Bongo, q tem o shape bem diferente e com parte elétrica bem sofisticada tbm, e q agora ta com mais GAS ainda pra pegar um MM Big AL, q saiu recentemente e q tem a parte elétrica e de captação novamente inovadas (3 singles e as possibilidades de regulagem) e com um shape diferente do proprio Bongo e dos Stings e Sterlings... e ele só não comprou porque ta esperando o modelo q só vai sair ano q vem, q seria o 5 cordas do Big Al...

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por GANSO Sex Ago 07, 2009 4:59 pm

Binão:
Será então que em se tratando de instrumentos, jamais teremos outras inovações?

Não creio que tivemos algo tão expressivo assim. Como eu disse, salvo raras exeções. De resto, é madeira, cordas e algo pra captar a vibração.

GusVCD:
Bongo, Big Al, e o que mais vier, sem ser muito agressivo, mas é mais do mesmo.

Tanto que, quando foi feito o primeiro PB? 1950? E aí? Será que sai som muito melhor que isso? É clara que existem gostos variados, e detalhes muito importantes em todos os instrumentos, mas como eu disse, detalhes.
GANSO
GANSO
Membro

Mensagens : 811
Localização : santa rita do passa quatro - sp

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por GusVCD Sex Ago 07, 2009 5:19 pm

"é madeira, cordas e algo pra captar a vibração."

Pô velho, ai vc definiu todos os instrumentos de corda do mundo... desde violinos e baixos acusticos, até guitarras e contrabaixos... HEHEHEHE

A diferença realmente vai ser o q vai agregar a tudo isso pra melhorar/diferenciar o som... isso sim pode mudar... com pres de maior qualidade, q praticamente são pedais imbutidos dentro dos baixos...

Fora q baixos como o Modulos possuem braços diferentes (de fibra se não me engano), há aqueles da Kramer com corpo feito de Acrilico... O Bass Variax com tantos timbres dentro dele (e não diga q é ruim, porque não é...)... cada coisa soando de modo diferente...

Tudo bem, vc pode ter razão no que diz, mas eu prefiro viver esperando q coisas novas e legais hão de vir... opinião pessoal...

Um futuro sem esperança de algo melhor não tem muita graça...

Rolling Eyes

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por Binão Sex Ago 07, 2009 6:04 pm

ganso escreveu:Não creio que tivemos algo tão expressivo assim. Como eu disse, salvo raras exeções. De resto, é madeira, cordas e algo pra captar a vibração.


Se fosse assim colocariamos uns captadores uma tábua de passar roupa e está valendo...
Acho que tem muito de ergonomia, tipo de captação, posição de captadores, estética, tipo de madeiras especificas, etc...
Não acho que a concepção de um instrumento seja algo tão banal assim...

____________________________
BGM
Binão
Binão
Membro

Mensagens : 3302
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por villain Sex Ago 07, 2009 7:03 pm

allexcosta escreveu:Pergunta muito simples que aflige meus dias:
O que leva alguma pessoa a achar que uma réplica terá a mesma tocabilidade, som ou durabilidade de um instrumento famoso?
O indivíduo pode simplesmente gostar de determinado design e não ter grana para bancar um instrumento de primeira linha. Mas isso não significa que as pessoas que compram réplicas "acham" que o instrumento terá a mesma tocabilidade, som ou durabilidade do original.

PS: Pega um tonante "réplica" feito por um ótimo luthier (que seja louco o suficiente para fazê-lo kkkk). Duvido que ele consiga obter a mesma tocabilidade, som ou durabilidade do tonante original kkkkkk. Até porque o original não tem tocabilidade, som e durabilidade (ops, tem uns aí "valentes" até hoje né? tongue )!

E viva a universalização do conhecimento (também conhecida como pirataria)! pirat

____________________________
Clubes Squier #019 | Condor #012 | Giannini #011 | Valvulados #005
------------------------------------------------------
http://myspace.com/alexandrevillain
villain
villain
Membro

Mensagens : 177
Localização : Brasília

http://myspace.com/alexandrevillain

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por Maurício_Expressão Sex Ago 07, 2009 7:31 pm

Lendo esses tópicos e suas conclusões sobre esse tema, concluo que não sei o que leva uma pessoa a comprar uma réplica.
Eu não entendo isso.
Pessoalmente eu tenho uma réplica de um Fender Jazz Bass: o Giannini Stratosonic. Mas o comprei pois era muito mais barato, além do que em 1976 a oferta de baixos Fenders no Brasil era praticamente inexistente. Esse baixo era uma das únicas opções que se podia comprar.
Mas hoje em dia... não sei mesmo !!!

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por Fá Mendonça Sex Ago 07, 2009 8:51 pm

Acho que um grande problema quando se vai ao luthier e pede uma réplica (cópia) de um instrumento consagrado a pessoa tira o direito de assinatura do luthier, que é um artista, um artesão.

Encomendei um baixo (um dia fica pronto...) e como gosto dos Ken Smith, mostrei um modelo pro luthier e disse: meu gosto é esse, não quero uma cópia, mas o estilo é esse, faço questão que você crie o instrumento para que possa assinar como criação sua, não quero cópia. Se ficar bom, quero mostrar para todos que foi você quem fez e criou o baixo, se ficar ruim, também faço questão de falar.

Vamos comparar o luthier a um pintor, imaginem um cliente pedindo a ele que faça um quadro réplica da Mona Lisa. Será que o pintor teria coragem de colocar o nome dele na "obra"??? Tem luthier por aí que coloca...

____________________________
http://www.baixobrasil.com - Nenhum músico é um advogado frustrado! - alce Mendonça by Renato - Fastorius!! by Pagode Alto Astral - #011 - Condor Club - #011 - Fretless Club - #018 - Custom Basses Club
Fá Mendonça
Fá Mendonça
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

Mensagens : 958
Localização : Brasília-DF

http://www.youjammer.com

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por Nandico Sex Ago 07, 2009 9:11 pm

Que belo tópico, discussão muito boa de acompanhar depois de uma semana onde eu não senti nem cheiro de contrabaixo.

Réplica para mim não é sinônimo de instrumento ruim. Alias, acho que cada instrumento, independente de ter marca ou não, de série ou luthier, deva ser avaliado individualmente.

E mesmo assim, acho que tem que ser avaliado em relação a um contexto - não acredito em instrumento ideal, mas em instrumento adequado a determinada situação, possibilidade financeira, estilo musical, etc...

Abraços, irmãos Smile

____________________________
Fender American Jazz Bass Deluxe
70's Grecco Violin "Beatle Bass"
Condor XB-250
Tech 21 SansAmp Bass Driver Deluxe
Dunlop Bass Wah
Electroharmonix Big Muff Pi
Boss Bass Overdrive ODB-3
Digitech Jamman 2 Stereo
----------------------------------------------------
Clube Fender #029
Nandico
Nandico
Membro

Mensagens : 22
Localização : Brasília/DF

http://www.nandico.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por nukebass Sex Ago 07, 2009 9:14 pm

O Carl Thompson não imita nem a si mesmo... se você pedir para ele fazer um Baixo assinado por ele, mas que foi para outra pessoa, ele não aceita... por exemplo, se eu chegar lá e pedir um Baixo igual o do Les Claypool, ele não faz... alguém confirma se essa lenda é verdadeira?

____________________________
↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A START
nukebass
nukebass
Membro

Mensagens : 1377
Localização : Fortaleza

https://www.instagram.com/bob_baixista

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Ago 07, 2009 10:49 pm

Fá Mendonça escreveu:Acho que um grande problema quando se vai ao luthier e pede uma réplica (cópia) de um instrumento consagrado a pessoa tira o direito de assinatura do luthier, que é um artista, um artesão.

Encomendei um baixo (um dia fica pronto...) e como gosto dos Ken Smith, mostrei um modelo pro luthier e disse: meu gosto é esse, não quero uma cópia, mas o estilo é esse, faço questão que você crie o instrumento para que possa assinar como criação sua, não quero cópia. Se ficar bom, quero mostrar para todos que foi você quem fez e criou o baixo, se ficar ruim, também faço questão de falar.

Vamos comparar o luthier a um pintor, imaginem um cliente pedindo a ele que faça um quadro réplica da Mona Lisa. Será que o pintor teria coragem de colocar o nome dele na "obra"??? Tem luthier por aí que coloca...

Eu concordo apenas em parte com suas afirmativas.
Eu tenho um design próprio, mas geralmente faço modelos "Fender" com variações. Não me considero um artista ou artesão, mas alguém que aprendeu a fazer algumas coisas, e optei pela simplicidade como concepção. Também não exito em assinar meu nome em um baixo que faço com um design copiado ou próximo (o que não aceito de modo algum é colocar decalque "Fender" na mão - Eu não sou falsário).
Creio que fazer cópias ou "versões" é parte de qualquer trabalho, seja na música, na luthiería, na engenharia, etc...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por lcalazans Sex Ago 07, 2009 11:24 pm

precisa pensar q tipo de profissional (luthier) está sendo contratado p fazer a "réplica"; se for sério e com bagagem técnica, o instrumento será produzido com a energia do cara de modo q, ainda q tenha a forma de um famoso, acarretará a 'mão' de quem lhe construiu.
Isso não é possível num instrumento de produção em escala industrial (mesmo q o fabricante diga q bota a mão em cada peça...) cujos elementos da arte de construir podem ter sido perdidos pela roda-viva dos prazos de pedidos.
Tbm tem a ver com o controle de qualidade do fabricante, é claro, mas IMVVVHO há uma presunção (relativa) de que uma cópia (mesmo q não fiel) de um famoso na mão de um Luthier (c letra maiúscula) pode ficar até melhor q um original.
Isso me faz lembrar de instrumentos antigos, cm violinos, cellos, violões, etc: o q torna especial um Stradivarius é o mesmo q torna especial um Alembic? Foi um Stan do violino q o tornou famoso ? é bem provável q sim, mas o capitalismo e a força da indústria cultural hj são bem diferentes...
Very Happy

____________________________
Round's the bests !
lcalazans
lcalazans
Membro

Mensagens : 456
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por DUDUBASS Sáb Ago 08, 2009 8:05 am

Cada pessoa tem a sua forma de ver as coisas.....quem acha legal faz uma réplica e quem não curte não a faz, é simples assim mesmo...... e todos devem ser respeitados..... tem quem goste e quem não goste.... não necessariamente se busca na réplica o som do original.... e por o som não ser igual ao original não quer dizer que é ruim.... a questão aqui nasce da interpretação pessoal que se dá ao gosto alheio e da crença de que tenhamos que pensar da mesma forma(ledo engano), todos nós temos nossos gostos e vontades diferentes, características tais que nos fazem distinguir uns dos outros.... P Ex. eu tenho uma réplica de um fodera emperor II, captação e circuito basslines, ferragens gotoh, muito bem construído, o som logicamente não é igual ao do fodera(eu sabia que isso não seria possível e nunca o cogitei), porém, o baixo é muito bom, do meu agrado e eu o adoro... estou feliz com o bass e é isso que importa... devemos ter em mente que, cada um de nós próprios deve saber das suas necessidades, vontades e condições e a partir daí concluiremos o que vai ou não nos agradar.... opiniões alheias são importantes para nos fazer enxergar melhor, porém as nossas vontades, gostos e decisões são nossas, pessoais e intransferíveis.... portanto, sejamos felizes com as cópias dos foderas, com os tonantes originais, com os fender's de onde que que sejam..... abraços.
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por Eduardo Chaves Dom Ago 09, 2009 11:05 am

DUDUBASS escreveu:Cada pessoa tem a sua forma de ver as coisas.....quem acha legal faz uma réplica e quem não curte não a faz, é simples assim mesmo...... e todos devem ser respeitados..... tem quem goste e quem não goste.... não necessariamente se busca na réplica o som do original.... e por o som não ser igual ao original não quer dizer que é ruim.... a questão aqui nasce da interpretação pessoal que se dá ao gosto alheio e da crença de que tenhamos que pensar da mesma forma(ledo engano), todos nós temos nossos gostos e vontades diferentes, características tais que nos fazem distinguir uns dos outros.... P Ex. eu tenho uma réplica de um fodera emperor II, captação e circuito basslines, ferragens gotoh, muito bem construído, o som logicamente não é igual ao do fodera(eu sabia que isso não seria possível e nunca o cogitei), porém, o baixo é muito bom, do meu agrado e eu o adoro... estou feliz com o bass e é isso que importa... devemos ter em mente que, cada um de nós próprios deve saber das suas necessidades, vontades e condições e a partir daí concluiremos o que vai ou não nos agradar.... opiniões alheias são importantes para nos fazer enxergar melhor, porém as nossas vontades, gostos e decisões são nossas, pessoais e intransferíveis.... portanto, sejamos felizes com as cópias dos foderas, com os tonantes originais, com os fender's de onde que que sejam..... abraços.

Concordo com o dudu... a gente não precisa querer q o som fique igual ao instrumento criado originalmente. Eu tenho uma pasta no meu pc com fotos de inumeros baixos. de todos os gostos e tipos. Um dia desses levei essas fotos para um luthier daqui da cidade pra ele ver o trablaho de outros (ele é um luthier novo, trabalha tem uns 5 anos). Ele se amarrou exatamente pra ele ter idéias de desenhos e de configurações de Caps. Eu tb não acho que seja justo com o trabalho do luthier de pedir uma copia. Eu pediria um desenho ou meu ou original dele. Acho que muitos acabam fazendo réplicas tb para não perder clientes, pelomenos os que estão começando.
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5520
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por heitor_pg Dom Ago 09, 2009 2:15 pm

Allex já citou pelo menos 20 itens que se deve conversar com um luthier na hora de encomendar um baixo/guitarra. Porém 90% das pessoas que mandam fazer um instrumento estão preocupados apenas com o visual...
heitor_pg
heitor_pg
Membro

Mensagens : 665
Localização : Natal/RN

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por GusVCD Seg Ago 10, 2009 12:20 pm

heitor_pg escreveu:Allex já citou pelo menos 20 itens que se deve conversar com um luthier na hora de encomendar um baixo/guitarra. Porém 90% das pessoas que mandam fazer um instrumento estão preocupados apenas com o visual...

Sem querer ser chato, mas tem algum tópico espeficio aqui onde se tenha listada alguns ou todos esses itens?? Ou vc comentou pelo q ele tem falado de picado em todos os tópicos?

Um abração.

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por heitor_pg Qua Ago 12, 2009 6:38 pm

no tópico http://bass.forumeiros.com/luthieria-f5/madeira-e-componentes-para-baixo-t776.htm foram citados alguns exemplos:

allexcosta escreveu:
Eh 5 cordas neh?
C mudou pra 35" entao?
C tem maos grandes?
Jah tocou num baixo de 35"?
Pq jacaranda?
Qual o tipo de acabamento q vc quer? Fosco, brilhante, pigmentado? Pq?
Vc quer o mesmo acabamento no braco e corpo?
Vc quer frisos? Aonde?
Pq mono-rail? Pq 18mm?
Parafusado? Inteiro? Colado? Pq?
Vc jah testou esses captadores? Eh o som q vc quer?
Qual a eletronica?
Qual o tipo de tensor? Fica perto do corpo ou na mao?
Qual o shape do braco? Espessura? Pq?
Qual o peso final estimado?
Usarah longarinas de outras madeiras no braco? Pq? Vc sabe em q isso afeta o som? O peso?
O braco terah fibra de carbono? Aonde? Pq?
Qual o angulo do braco em relacao a mao? Eh o angulo q vc prefere? Pq?
Qual baixo tem o som q vc tem na mente?
O q te leva a fazer um baixo personalizado?
O q vc espera desse baixo q nenhum baixo do mercado tem?
Ele pode usar abalone ao inves de madre-perola? Eh mais caro? Vc nao prefere? Nao acha mais bonito?
Vc quer escudo? Q cor? Pq?
Vc jah tocou em varios baixos feitos por esse luthier? Como era a tocabilidade? Acabamento? Peso?
Qual a garantia?

Isso soh um exemplo do q vc deve considerar no momento de encomendar um instrumento personalizado.

Boa sorte no processo...
heitor_pg
heitor_pg
Membro

Mensagens : 665
Localização : Natal/RN

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por GusVCD Qui Ago 13, 2009 12:11 am

Show... vou dar uma lida no tópico inteiro, mas curti muito as perguntas... pelomenos fiquei feliz em saber q pelomenos de uns 50% dessas perguntas eu tenho uma opinião bem formada... quem sabe daqui a mais uns 5 anos, eu tenha bagagem, suficiente pra poder pensar em mandar fazer um instrumento custom...

Mais uma vez obrigado!

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Entendendo uma réplica. Empty Re: Entendendo uma réplica.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos