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"Timbragem" isolada x "Timbragem" com banda

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Mensagem por Ixra Qui Abr 04, 2013 4:53 pm

Galera, venho novamente pedir uma ajuda antes de sair fazendo besteiras (essas eu faço depois...haha).
.
Ocorre o seguinte:
Nas gigs da banda, sempre arrumo meu set, 'timbro' o baixo do jeito que mais me agrada naquele local (como gosto de uma som mais aveludado, puxo menos os agudos e o médio). Chego +- no timbre e deixo equalizado desta forma.

Mas aí, quando junta batera+guita+voz, o baixo "some" (e não necessariamente a galera aqui toca alto). Se aumento o volume do ampli, a sensação que tenho é que aquele som que consegui inicialmente se perde.
O que mais dizem pra mim é: "cara, tá tocando legal, mas seu baixo tá sumido nas músicas, falta brilho, definição, sei lá..."

Eu também não sei! Então, além de mais conhecimento da minha parte, o que mais pode estar faltando pra trazer o bass mais pra frente no som? mais potência do ampli, para que eu exija menos dele? um pré... algo externo que possa me ajudar?
Tenho um GK MB200 e duas cxs com cone de celulose, falantes de 1x12 e 250w em 8 ohms cada.

Valeu, gente!

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Mensagem por Romano Qui Abr 04, 2013 5:01 pm

^

Isso é um assunto muito interessante. Vejo os baixista ,na hora de avaliar e ou equalizar um baixo,sempre equalizam muito grave. Sabe ,aquele sonzão de slap? E dizem.."Po,maior pressão esse baixo!" tsc tsc


Pra mim,o MM e o PBass,chegam a soar toscos ,quando tocados sozinhos. Mas adoro o resultado do som com a banda.

Acho que o som embola,some por isso. A galera pensa no grave,na "pressão" e esquece das outras frequÊncias!
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Mensagem por Victor matheus wooten Qui Abr 04, 2013 5:04 pm

^ Ixra, meu caro, ao meu ver esse é o maior dessafio da timbragem, pois com o som mais baixo, não se pode ter a definição de estalado, ou até mesmo aveludado como tu mencionou, mas IMHO, e também é o que faço a um bom tempo, é colocar o valume no "maximo", sabendo-se, que provavelmente tenha que baixar um pouquinho depois, ou não, pois assim, como o instrumento já está timbrado em um volume maior, tu sabe bem como é o timbre com maior pressão sonora, baixando um pouco creio que não irá "estragar" o teu timbre, mas vamos esperar pelo pessoal entendido no assunto. hide

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Mensagem por Victor matheus wooten Qui Abr 04, 2013 5:06 pm

^ Postei junto com o Romano, mas tem que levar muito em consideração isso que ele disse que é bem importante, pois eu tenho o dom de dixar o som embolado e sumir no meio da banda hahaha


Última edição por Victor matheus wooten em Qui Abr 04, 2013 5:10 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Burrice)

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Mensagem por J.Adalberto Qui Abr 04, 2013 5:07 pm

esse é o grande segredo do negocio kkkk

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Mensagem por Psycho Killer Qui Abr 04, 2013 5:19 pm

O que eu tenho utilizado é deixar todos os knobs em flat, só regulo o volume.
Aí quando a banda começa a passar o som eu vou alterando as frequências de graves, médios e agudos, porque através disso consigo sacar se preciso de mais grave, mais médios... Wink

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Mensagem por Gomba Qui Abr 04, 2013 5:20 pm

Cara, o sistema com falantes de 12" é ótimo pra retorno pessoal e/ou num palco pequeno, mas, pela minha experiência pessoal, nao funciona bem se seu amplificador for a única coisa empurrando o baixo na gig inteira. (uso um set idêntico ao seu. mb200 + 2 caixas com selenium 1x12 + horn e uma e tweeter na outra)

O problema do contra-baixo é que por ele ter o som grave, ele precisa deslocar mais ar pra fazer barulho e pra isso ele precisa de muuuito mais potência pra poder ter volume suficiente e 'aparecer'.
Dito isto, dependendo da situação que você utiliza o contra-baixo, seu problema não é equalização e sim dimensionamento do sistema.

Em que situações seu baixo tem sumido?
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Mensagem por Boss2K Qui Abr 04, 2013 5:27 pm

Ixra,

Quanto tempo voces já tocam junto?

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Mensagem por Ixra Qui Abr 04, 2013 7:53 pm

Boss2k,
estamos há 1 ano juntos nessa formação - e esse é quase o mesmo tempo do meu set (comprei td em junho.2012).
Aqui nóis -
[url=[url= https://www.youtube.com/watch?v=72Z3wvlKhTI]][url= https://www.youtube.com/watch?v=72Z3wvlKhTI][/url]
(só pra conhecer mesmo, não serve como parâmetro, pois está "semi ao vivo", com mix, master, etc.)

Gomba, o problema é no palco, o bass como retorno (pois para o público plug o P.A na saída direct do GK) e nas gigs menores, em q não coloco o baixo na mesa: os 3 - guita/voz/batera - sempre pedem pra eu aumentar, pois não estão me ouvindo. E é nessa que me timbre vai embora...

Mas pensando comigo, agora que fez essa pergunta, mesmo com o Bass no P.A - todos me ouvem - mas meu timbre ainda "não está lá", entende? fica opaco...





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Mensagem por Amagomes Qui Abr 04, 2013 8:17 pm

Você citou seu set de amplificação / monitoração mas e o baixo,qual é? Toca sempre com o mesmo? Será que sua regulagem está compatível com o tipo de instrumento? Já experimentou outros baixos com esse mesmo set ?
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Mensagem por Ixra Qui Abr 04, 2013 9:29 pm

Amagomes escreveu:Você citou seu set de amplificação / monitoração mas e o baixo,qual é? Toca sempre com o mesmo? Será que sua regulagem está compatível com o tipo de instrumento? Já experimentou outros baixos com esse mesmo set ?

É um Fender Urge I, ativo.
Não testei outros baixos ainda - já pensei isso e só adio a ideia. Assim como também penso em testar outras combinações - minhas cxs com outro head, meu head em outras cxs. Amanhã tem show. Vou pegar o Squier Vitage Modified do brother e fazer um som.

Até por isso pedi algumas sugestões de elementos externos: pra eu ir experimentando.

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Mensagem por José Carlos Qui Abr 04, 2013 10:26 pm

Eu curti o cover de vcs de verdade, ficou muito bom. Dá pra ouvir o baixo, mas até no vídeo te falta pressão. Sinceramente, te recomendaria um cabeçote mais robusto, e uma caixa 4x10, acho que você iria sentir uma bruta mudança.
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Mensagem por Amagomes Qui Abr 04, 2013 10:27 pm

Ixra escreveu:É um Fender Urge I, ativo.
Não testei outros baixos ainda - já pensei isso e só adio a ideia. Assim como também penso em testar outras combinações - minhas cxs com outro head, meu head em outras cxs. Amanhã tem show. Vou pegar o Squier Vitage Modified do brother e fazer um som.

Bem, você tem um bom baixo. Penso que o próximo passo deve ser justamente o que vai fazer agora... . O Squier tem características diferentes do seu mas se o set "falar" bem com ele, pode ser que com o Urge seja só questão de regulagem mesmo. Não me lembro...ele é só ativo ou tem como desligar o pré?
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Mensagem por André Souza Sex Abr 05, 2013 12:46 am

Eu timbro e ponho o volume só, depois ajusto com a banda. O PA fica a cargo do técnico e o palco comigo. Costumo só mexer o necessário pra o som chegar. Os M Laghus são f***, incrível com não precisa futucar muito...

Já fiz alguns testes em ensaios. Senti falta de pressão ou definição em regulagens de médios. Ou com o uso do captador da ponte. Uso os dois caps abertos, esse é meu som.

Ixra, testa outros baixos e outros AMPs. Se o problema persistir... É com você. Rs... Rs... Aí chama outro baixista amigo, que toque bem e você curta o timbre que ele tira do baixo e pede pra ele auxílio. Funciona.

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Mensagem por Ixra Sex Abr 05, 2013 10:40 am

Ele é apenas ativo, não tem chave de liga/desliga o pré.
.
Farei isso: testes.
Novas impressões coloco aqui.

Mas acho que um pouco mais de potência - para exigir menos do ampli, quanto ao que ele oferece de ganho/volume - já é necessária, não é não?

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Mensagem por Fernando Zadá Sex Abr 05, 2013 11:26 am

Pô vocês tem tocado direto aqui ao lado de casa.
Hoje se voltar cedo de SP dou uma passada lá no Barqueta.
Muito bacana o som e achei a cantora muito boa!!!
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Mensagem por Fernando Zadá Sex Abr 05, 2013 11:27 am

Um detalhe o som e definição vem em parte dos dedos. As vezes tocar com mais pressão e trabalhar mais a sonoridade da mão direita pode fazer alguma diferença.
Não vou afirmar que é isso nem que esta errado mas pelo video vi que mantém seu dedo mindinho tenso durante a execução. Eus e tocar assim trabalho com metade da pressão usual no dedos. Experimente ver se tocando com a mão relaxada não consegue mais som e pressão da mão direita. Muita gente toca colocando a pressão nas primeiras falanges dos dedos mas eu penso no dedo como um todo na hora de tocar que acaba definindo mais o som.
Vê ai se ajuda ou faz alguma diferença.
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Mensagem por Jhun Sex Abr 05, 2013 11:56 am

Tenho até vergonha de tocar meu Pbass sozinho... mas quando ta a banda toda é ai que ele brilha... =)

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Mensagem por Aldo MF Sex Abr 05, 2013 12:57 pm

Meu baixo principal é um Precision (passivo) e sempre tem o timbre muito elogiado pela banda e outros músicos.
É importante ter um conjunto de equipamentos equilibrado Bass+cordas+cabos+amp+falantes, etc.
Outro fator a considerar é o falante de suas caixas, se tem resposta de frequencia adequada ao timbre que você deseja obter.
Faça alguns testes, posicione as caixas em pontos diferentes, etc, talvez adicionar um drive nas caixas, pode até ser externo.


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Mensagem por Ixra Sex Abr 05, 2013 1:04 pm

Apareça lá, Zadá!
Sobre a pegada - modestia à parte - eu tenho alguma Very Happy
Mas vou me atendar ao que vc diz. Tb me incomoda o dedinho - mais visualmente que tocando ^^
Acho que a coisa é mais dos equipos/manha em timbrar.
.
Colocar cone de alumínio em uma delas, será que ajuda (sempre toco com o par)

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Mensagem por José Carlos Sex Abr 05, 2013 1:07 pm

Eu uso apenas 3 dedos pra tocar: médio, indicador e polegar... mas curto o som que tiro.
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Mensagem por Fernando Zadá Sex Abr 05, 2013 1:50 pm

Ixra escreveu:Apareça lá, Zadá!
Sobre a pegada - modestia à parte - eu tenho alguma Very Happy
Mas vou me atendar ao que vc diz. Tb me incomoda o dedinho - mais visualmente que tocando ^^
Acho que a coisa é mais dos equipos/manha em timbrar.
.
Colocar cone de alumínio em uma delas, será que ajuda (sempre toco com o par)

Pegada e sonoridade são semelhantes mas acho que o baixo é o instrumento com mais possibilidade de timbres só de dedo. Tem que ver se não esta influenciando mas também acho que é mais uma combinação de fatores.
Quanto a estética relaxa só precisa ver se sente algum tipo de dor no dedo depois de tocar muito ou a mão cansada ai sim tem que se preocupar.
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Mensagem por Gomba Sex Abr 05, 2013 3:19 pm

Ixra escreveu:Colocar cone de alumínio em uma delas, será que ajuda (sempre toco com o par)

Difícilmente. Você disse que reduzir os himid e high do mb200, né? Isso pode ser um dos problemas, porque o baixo perde definição...
Mas eu ainda vou naquela opiniao de que você tá usando um sistema que oferece muito volume na regiao entre 150~1khz, mas o graves mais baixos e os medios mais altos não sao favorecidos. Ai seu baixo acaba embolando com o resto da banda e sumindo.
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Mensagem por Fabio Linhares Sex Abr 05, 2013 5:41 pm

Usei muito um MB200 com uma Caixa PS 210 da Epifani 4 ommhs. Segurava legal em ambientes até grandes. Minha caixa tem 2 falantes de 10 e um twiiter com controle. As vezes caixas diferentes tenham melhor desempenho mesmo.
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Mensagem por rafaelos Sex Abr 05, 2013 6:25 pm

Uma coisa que muitos baixistas não percebem é a questão de equalização do bumbo da bateria. quando passamos o som da minha banda eu costumo timbrar o bumbo para o batera junto com o tecnico de som. um bumbo embolado não vai conseguir o efeito de "limpar" o som do baixo, ou seja, nas notas coladas de baixo e bumbo vai existir tanta reverberação de graves que os dois ficarão embolados e sem definição. um bom bumbo de batera tem que ter um certo "kick" de medios e agudos que dê a definição do som. quando o baixo e o bumbo soarem juntos, o bumbo com medios vai definir as notas do baixo, dando uma impressão de limpeza nos grooves. além disso, costumo usar bastante medios no baixo também para definir as notas e ficar com o fraseado mais destacado. cordas novas e uma tecnica em dia também ajudam bastante.
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Mensagem por Juninho_Bass Sex Abr 05, 2013 7:37 pm

Costumava equalizar da mesma forma que o autor do Tópico, só depois de alguns anos é que vi que embolava e o baixo morria em meio a banda.

Hoje uso um som com menos graves, e mais médios e agudos. Deixando um timbre mais equilibrado, a maioria dos bateristas que tocam deixam o bumbo bem grave. Se jogar o baixo no mesmo caminho é certeza que vai embolar.

Uma dica, é estudar a técnica, ela influencia e muito no timbre. E abrir de mão de tanto grave.
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Mensagem por Felp_Bass Sex Abr 05, 2013 8:43 pm

José Carlos escreveu:Eu curti o cover de vcs de verdade, ficou muito bom. Dá pra ouvir o baixo, mas até no vídeo te falta pressão. Sinceramente, te recomendaria um cabeçote mais robusto, e uma caixa 4x10, acho que você iria sentir uma bruta mudança.

https://www.youtube.com/watch?v=wTNTsZ5WUmA

Cara nesse video de vcs aqui pelo que consegui repara vc utiliza um set da Apeg , pelo menos oq deu pra ouvir e sentir foi um p..... som velho ,nao sei como estava ao vivo , mais pelo oque escutei no video Maluco

Sonzera cara parabens , acho q a sugestao do Jose Carlos vai te proporcionar o resultado esperado!

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Mensagem por Edão Sex Abr 05, 2013 10:36 pm

Quanto a equalização bumbo + baixo, prefiro o bumbo com pouco grave e mais agudo (seco) sem médio pra poder usar o grave no baixo, sem exagero, claro.
A equalização do baixo prefiro fazer com os demais instrumentos de corda, tirando ao máximo o grave de violões e guitarra pra poder o baixo mandar no grave.
O baixo mandar no grave não quer dizer botar grave na eq até embolar, mas privilegiar, dentre os instrumentos da banda, que as freqüências de grave estejam no baixo.

Também pra ter um bom som de baixo, vejo que um baixo com bom som de médio é legal, pois além de ter grave pra dar peso tem também boa freqüência de médio, até mais proeminentes que de grave, pra fazer o baixo aparecer.

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Mensagem por LeoSP Sex Abr 05, 2013 11:53 pm

Esse assunto me faz lembrar minha odisseia tentando ajustar os presets de uma pedaleira, quando a comprei. Eu, inocente de tudo, fiz o seguinte:

1) Coloquei fones e passei dois dias configurando os presets pra soarem do meu gosto. Ficou tudo uma maravilha!
2) Abandonei os fones e fui fazer um teste no ampli. Resultado: não saiu nada! Ficou um lixo! Refiz tudo.
3) Depois de tudo refeito, fui ensaiar com a banda. Resultado: não saiu porcaria nenhuma junto com os outros instrumentos.

Conclusão que cheguei: equalização depende de tudo, até do ambiente. Não existe equalização definitiva. O lance é ir batendo cabeça e adequando o som à situação do momento (sozinho em casa, com banda, em linha, no ampli, etc). Cada caso é um caso.

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Mensagem por Boss2K Sáb Abr 06, 2013 12:47 am

LeoSP escreveu:(...) equalização depende de tudo, até principalmente do ambiente (...)
LeoSP escreveu:Cada caso é um caso.
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Mensagem por Laysson Sáb Abr 06, 2013 1:13 pm

Eu sugiro puxar um pouco mais dos médios e agudos caso não troque o set de amplificação. Eles ajudam bastante a fazer o baixo cortar a mix e aparecer mais. As vezes o som aparenta estar brilhante demais sozinho, mas quando surgem bateria e outras cordas, o baixo se mantém um pouco mais presente. Não falo nem de ficar muito estridente, mas sim de achar um meio termo pra ganhar presença.
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Mensagem por Licas Dom Abr 07, 2013 2:01 pm

^Falou tudo!
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Mensagem por Ixra Dom Abr 07, 2013 7:42 pm

Felp_Bass escreveu:
José Carlos escreveu:Eu curti o cover de vcs de verdade, ficou muito bom. Dá pra ouvir o baixo, mas até no vídeo te falta pressão. Sinceramente, te recomendaria um cabeçote mais robusto, e uma caixa 4x10, acho que você iria sentir uma bruta mudança.

https://www.youtube.com/watch?v=wTNTsZ5WUmA

Cara nesse video de vcs aqui pelo que consegui repara vc utiliza um set da Apeg , pelo menos oq deu pra ouvir e sentir foi um p..... som velho ,nao sei como estava ao vivo , mais pelo oque escutei no video Maluco

Sonzera cara parabens , acho q a sugestao do Jose Carlos vai te proporcionar o resultado esperado!
.
José Carlos, também penso nisso - pelo menos qto ao cabeçote. Como disse anteriormente, tenho um GKzinho que manda 200W e cxs q suportam até 500w (as duas juntas).
Pressão: acho que essa é a palavra, tá faltando.
.
Felp_Bass - o set ampeg é do estudio - esse cover aí foi um registro de ensaio, sem mixagem/master. E, embora vc tenha curtido, eu não gosto da Ampeg - esse cabeçote é de 500w e parece q manda menos que meu Gkzinho.

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Mensagem por Ixra Dom Abr 07, 2013 7:46 pm

Laysson escreveu:Eu sugiro puxar um pouco mais dos médios e agudos caso não troque o set de amplificação. Eles ajudam bastante a fazer o baixo cortar a mix e aparecer mais. As vezes o som aparenta estar brilhante demais sozinho, mas quando surgem bateria e outras cordas, o baixo se mantém um pouco mais presente. Não falo nem de ficar muito estridente, mas sim de achar um meio termo pra ganhar presença.
.
Li essa mensagem hoje, mas seguindo as infos de vocês aqui, fiz isso ontem - além de usar o P.A da casa para o público e os retornos de palco (além do meu set). Melhorou. Funcionou bem.
Valeu, Laysson!

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Mensagem por Laysson Dom Abr 07, 2013 8:03 pm

Ixra escreveu:
Laysson escreveu:Eu sugiro puxar um pouco mais dos médios e agudos caso não troque o set de amplificação. Eles ajudam bastante a fazer o baixo cortar a mix e aparecer mais. As vezes o som aparenta estar brilhante demais sozinho, mas quando surgem bateria e outras cordas, o baixo se mantém um pouco mais presente. Não falo nem de ficar muito estridente, mas sim de achar um meio termo pra ganhar presença.
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Li essa mensagem hoje, mas seguindo as infos de vocês aqui, fiz isso ontem - além de usar o P.A da casa para o público e os retornos de palco (além do meu set). Melhorou. Funcionou bem.
Valeu, Laysson!

Isso é bom cara! Fico feliz que tenha conseguido progressos na timbragem! Abraços!
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