Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora)

+6
Wilton César
flauius
subgrave
Boss2K
Christian
Nando Soares
10 participantes

Ir para baixo

Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora) Empty Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora)

Mensagem por Nando Soares Seg maio 13, 2013 3:21 pm

Olá meus caros...
Estou com um problema em meu Fender e venho solicitar a ajuda dos nobres baixistas, segue o acontecido. Tenho um Jazz Bass Special (Japan) e o potenciômetro do tone não quer funcionar, por favor, se alguém tem
um baixo como este e puder me enviar fotos e detalhe de sua parte elétrica ficarei extremamente grato, pois já levei em um luthier da cidade e o cara não deu jeito no problema, busquei na net diagramas e só encontrei dois, (um é de outra série q naum me ajuda,e o outro não tem a ligação do potenciômetro do TONE)... Fico no aguardo e desde já obrigado a todos!!!!!!

Nando Soares
Membro

Mensagens : 5
Localização : Anápolis - GO

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora) Empty Re: Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora)

Mensagem por Christian Seg maio 13, 2013 5:33 pm

converse com alguns luthiers daqui, o Samuel, o Bertola, eles te ajudam.
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3775
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora) Empty Re: Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora)

Mensagem por Boss2K Seg maio 13, 2013 5:44 pm

Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora) Jbswiring_www.kepfeltoltes.hu_

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora) Empty Re: Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora)

Mensagem por Nando Soares Seg maio 13, 2013 6:13 pm

Boss2K Grato pela resposta, este esquema eu tenho, o negocio é o seguinte...
No potenciômetro TBX, tem alguns resistores de 84k e outro de 4.7, o meu nunca teve estes resistores, o que vc vendeu tinha este resistores??

Nando Soares
Membro

Mensagens : 5
Localização : Anápolis - GO

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora) Empty Re: Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora)

Mensagem por Boss2K Seg maio 13, 2013 7:14 pm

Infelizmente, não vou lembrar disso ...

Talvez este cara aqui, saiba:

http://www.dave120.net23.net/index.php?p=1_30

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora) Empty Re: Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora)

Mensagem por subgrave Seg maio 13, 2013 9:18 pm

Tá ai o TBX (Treble/Bass eXpander):

Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora) Tbxr



Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora) Tbx2


subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora) Empty Re: Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora)

Mensagem por Nando Soares Ter maio 14, 2013 3:30 am

Obrigado pessoal! Farei as mudanças hoje, e postarei o resultado final para todos, o complicado e que eu não tenho referencia se esta certou ou errado, pq não tem nenhum deste baixo por perto.... heheheh

Nando Soares
Membro

Mensagens : 5
Localização : Anápolis - GO

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora) Empty Re: Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora)

Mensagem por flauius Ter maio 14, 2013 10:38 am

O TBX postado pelo subgrave é o usado por guitarristas (inclusive, é com ele que o TBX novo é enviado).
No JB Special tem, realmente, um resistor extra. O esquema peguei de algum manual da própria Fender. Encontrá-lo completo agora é um problema mas extraí a parte da eletrônica e postei em um blog que tento manter sobre baixos... Na ocasião, havia comprado um baixoque o tone foi substituído e tive que retorná-lo ao original.

http://8abaixo.com/manutencao/jazz-bass-special-eletronica/

____________________________
Flávio FM
Oitava Abaixo (um dia fica pronto!)

flauius
Membro

Mensagens : 765
Localização : Belo Horizonte

http://8abaixo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora) Empty Re: Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora)

Mensagem por Nando Soares Ter maio 14, 2013 3:44 pm

Caro Flauius... Estou neste momento quebrando a cabeça justamente com o seu diagrama, vou te falar o que esta acontecendo depois de obedecer fielmente o seu diagrama. Comprei todo os resistores e capacitores, o potenciômetro Dual Pot e iniciei as soldagens, o resultado foi:
Quando fecho todo o primeiro potenciômetro do captador do braço ele fecha totalmente o som tbm do captador da ponte. sendo assim virse e versa (fecho o da ponte zera o som do cap. do braço, e o tone, não deu NADA... Se puder me ajudar te agradeço DEMAIS!!

Nando Soares
Membro

Mensagens : 5
Localização : Anápolis - GO

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora) Empty Re: Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora)

Mensagem por Nando Soares Ter maio 14, 2013 3:50 pm

flauius escreveu:O TBX postado pelo subgrave é o usado por guitarristas (inclusive, é com ele que o TBX novo é enviado).
No JB Special tem, realmente, um resistor extra. O esquema peguei de algum manual da própria Fender. Encontrá-lo completo agora é um problema mas extraí a parte da eletrônica e postei em um blog que tento manter sobre baixos... Na ocasião, havia comprado um baixoque o tone foi substituído e tive que retorná-lo ao original.

http://8abaixo.com/manutencao/jazz-bass-special-eletronica/

Caro Flauius... Estou neste momento quebrando a cabeça justamente com o seu diagrama, vou te falar o que esta acontecendo depois de obedecer fielmente o seu diagrama. Comprei todo os resistores e capacitores, o potenciômetro Dual Pot e iniciei as soldagens, o resultado foi:
Quando fecho todo o primeiro potenciômetro do captador do braço ele fecha totalmente o som tbm do captador da ponte. sendo assim virse e versa (fecho o da ponte zera o som do cap. do braço, e o tone, não deu NADA... Se puder me ajudar te agradeço DEMAIS!!

Nando Soares
Membro

Mensagens : 5
Localização : Anápolis - GO

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora) Empty Re: Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora)

Mensagem por flauius Ter maio 14, 2013 4:17 pm

Nado, difícil saber.

Seu potenciômetro dual pot é um TBX, certo? Um TBX é diferente de um concêntrico normal.

Não está confundindo a posição dos potenciômetros? Estão todos virados para baixo. É comum a gente esquecer e ligar perna onde não devia. O resultado pode ser este.

____________________________
Flávio FM
Oitava Abaixo (um dia fica pronto!)

flauius
Membro

Mensagens : 765
Localização : Belo Horizonte

http://8abaixo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora) Empty Re: Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora)

Mensagem por Wilton César Sex Dez 25, 2015 4:56 pm

Galera, desculpa desenterrar o topico, mas tenho algumas duvidas:

*Porque o JBS precisa de dois pots de volume se ele tem a chave de seleção de caps??

*Essa ligação é a mesma do "Power JBS", so que acrescenta o A.T.E??

*Seria facil encontrar um circuito similar ao A.T.E (passive, Midrange boost, low frequency boost)

Muito obrigado...
Wilton César
Wilton César
Membro

Mensagens : 294
Localização : Natal/RN

Ciro Silveira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora) Empty Re: Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora)

Mensagem por Orla Bass Ter Nov 15, 2016 8:19 pm

Fala galera blz! eu estou pensando em instalar uma chave seletora de 3 posições em um dos meus baixos, no caso o com captadores Precision + Jazz Bass na ponte, até pelo fato de ser mais rápido de mudar de um captador pro outro.

Gostaria de tirar algumas dúvidas, o baixo é passivo, ele tem 3 botões, tone, cap ponte, cap braço, no caso da chave iria anular algum potenciômetro? como iria funcionar o esquema? a chave eu posso comprar daquelas de modelo Les Paul?

Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora) Empty Re: Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora)

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Nov 15, 2016 8:52 pm

O esquema com chave fica como o de P-Bass: 1 vol e um tone masters.
A chave é a de LP mesmo.
O esquema é esse, com potenciômetros de 250K e capacitor de 0.047uF:
https://www.google.com.br/search?q=Epiphone+Les+paul+Special+Schematics&client=firefox-b&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwjizK7n7KvQAhXCjZAKHfqUAtQQsAQIHA&biw=1600&bih=799#imgrc=OHGPUNRjHaR_5M%3A
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora) Empty Re: Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora)

Mensagem por Orla Bass Seg Nov 28, 2016 3:38 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:O esquema com chave fica como o de P-Bass: 1 vol e um tone masters.
A chave é a de LP mesmo.
O esquema é esse, com potenciômetros de 250K e capacitor de 0.047uF:
https://www.google.com.br/search?q=Epiphone+Les+paul+Special+Schematics&client=firefox-b&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwjizK7n7KvQAhXCjZAKHfqUAtQQsAQIHA&biw=1600&bih=799#imgrc=OHGPUNRjHaR_5M%3A

Eu gostaria muito de instalar essa chave mas to meio perdido nesse esquema ai, será que se eu levar o bass nessas eletrônicas comuns os caras saberiam fazer a ligação? porque luthier aqui fica a mais de 200km, além da chave de 3 posições eu iria precisar comprar mais o que pra fazer essa instalação?
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora) Empty Re: Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora)

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Nov 28, 2016 5:54 pm

^ Cara, se vc não sabe (e esse esquema é muito simples), procure que possa te ajudar...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora) Empty Re: Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora)

Mensagem por Orla Bass Seg Nov 28, 2016 7:52 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:^ Cara, se vc não sabe (e esse esquema é muito simples), procure que possa te ajudar...

Vou deixar quieto então por enquanto. Valeu!
Orla Bass
Orla Bass
Membro

Mensagens : 129
Localização : Santa Isabel Do Ivai

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora) Empty Re: Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora)

Mensagem por Helo bass Seg Nov 28, 2016 11:40 pm

Nando não sei se vc já resolveu o seu problema, mas caso não tenha resolvido me envie fotos do seu baixo e da parte elétrica que talvez eu possa te ajudar.
Helo bass
Helo bass
Membro

Mensagens : 461
Localização : Nagoya -Japan

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora) Empty Re: Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora)

Mensagem por Ciro Silveira Qui Out 14, 2021 11:52 pm

Wilton César escreveu:Galera, desculpa desenterrar o topico, mas tenho algumas duvidas:

*Porque o JBS precisa de dois pots de volume se ele tem a chave de seleção de caps??

*Essa ligação é a mesma do "Power JBS", so que acrescenta o A.T.E??

*Seria facil encontrar um circuito similar ao A.T.E (passive, Midrange boost, low frequency boost)

Muito obrigado...

Por acaso alguém tem o esquemático do TBX + o ATE do power bass? O meu tem aquela chave de ativo/passivo/boost. Minha placa morreu preciso de conserto. Se alguém tiver o esquema ou saiba consertar me chame por favor. Muito obrigado.

Ciro Silveira
Membro

Mensagens : 1
Localização : Betim

Ir para o topo Ir para baixo

Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora) Empty Re: Jazz Bass Special (c/ Chave Seletora)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos