Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Captacao upright

+5
Edu
ManiacBiffs
dibass
Fernando Zadá
batatakustomtattoo
9 participantes

Ir para baixo

Captacao upright Empty Captacao upright

Mensagem por batatakustomtattoo Ter maio 14, 2013 10:16 am

Ola pessoal, recentemente adquiri um Upright Dicarmo mas achei os cap piezo dele muito fraquinho, quando eu sento o dedo tentde a rachar o som. Um amigo esta trazendo um cap de fora muito usado em rockabiliy mas o valor e muito alto quase 1000, gostaria da opiniao de voces sobre quais poderia usar para um som forte e com um preco mais em conta, achei esse no ML alguem conhece? ELes tem cordas de Nylon baratas tbm. Obrigado desde ja!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-484144718-captador-para-contrabaixo-acustico-rabeco-_JM#D[C:S,P:2,E:F,Q:3]

Captacao upright 54652634011702939108693

____________________________
"Quem tem personalidade segue a si própio, quem não tem segue a moda."
batatakustomtattoo
batatakustomtattoo
Membro

Mensagens : 150
Localização : Taubaté-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Captacao upright Empty Re: Captacao upright

Mensagem por Fernando Zadá Ter maio 14, 2013 12:59 pm

Cara que upright simpático.
É modelo recente dele?
Tem como colocar mais fotos?
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Captacao upright Empty Re: Captacao upright

Mensagem por batatakustomtattoo Ter maio 14, 2013 1:11 pm

Fernando acho que nao e muito recente nao, ele e o modelo profissional dele. COlocarei mais fotos depois ok?

____________________________
"Quem tem personalidade segue a si própio, quem não tem segue a moda."
batatakustomtattoo
batatakustomtattoo
Membro

Mensagens : 150
Localização : Taubaté-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Captacao upright Empty Re: Captacao upright

Mensagem por Fernando Zadá Ter maio 14, 2013 3:43 pm

Valeu. Tem idéia de preço dele?

Cara quanto a captação pra esse tipo de som sempre ouvi falar bem do K&K mas não sei se é barato. Talvez fosse interessante optar mesmo por um pré e deixar o volume da captação mais baixa. Ele tem controles ou algum tipo de pré ou é um piezo simples ligado direto no conector pra p10?
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Captacao upright Empty Re: Captacao upright

Mensagem por batatakustomtattoo Ter maio 14, 2013 4:08 pm

tem controle de agudo e grave, mas eles sao horriveis. Entao esses que estao para chegar para o antigo dono que e meu amigo sao os K&K. eu acho que custa uns 3500 pra cima Fernando. ENtra no site do DiCarmo

____________________________
"Quem tem personalidade segue a si própio, quem não tem segue a moda."
batatakustomtattoo
batatakustomtattoo
Membro

Mensagens : 150
Localização : Taubaté-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Captacao upright Empty Re: Captacao upright

Mensagem por batatakustomtattoo Ter maio 14, 2013 4:14 pm

ah o lance desse link que anexei no post e que ele vai um piezo atras do braco para captar o som da medira do braco.

____________________________
"Quem tem personalidade segue a si própio, quem não tem segue a moda."
batatakustomtattoo
batatakustomtattoo
Membro

Mensagens : 150
Localização : Taubaté-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Captacao upright Empty Re: Captacao upright

Mensagem por Fernando Zadá Ter maio 14, 2013 4:22 pm

Tive um K&K mas tocava bossa e afins e rolava bem com ele.
Piezo atrás do braço?? Será que não rola microfonia não? mas a idéia em si é interessante para slap e etc..mas ai seria legal se tiver controles independentes para cada captação.
Vê se deixando tudo flat e usando um pré não melhora. Ai você coloca ganho e timbra pelo pré. Tinha um Fishman à venda um tempo atrás por aqui que deve casar bem com upright.
Mandei e-mail pra ele pra saber. valeu!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Captacao upright Empty Re: Captacao upright

Mensagem por Fernando Zadá Ter maio 14, 2013 4:24 pm

Atras da escala/espelho e não do braço.
Pelo que vi pelo vídeo pro estilo é interessante mesmo essa captação. Vê se pela marca não acha mais informações no google.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Captacao upright Empty Re: Captacao upright

Mensagem por batatakustomtattoo Ter maio 14, 2013 4:35 pm

Sim os K&K tem controle independente para cada cap! FIshman achei um no ML por 300 pilas!

____________________________
"Quem tem personalidade segue a si própio, quem não tem segue a moda."
batatakustomtattoo
batatakustomtattoo
Membro

Mensagens : 150
Localização : Taubaté-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Captacao upright Empty Re: Captacao upright

Mensagem por Fernando Zadá Ter maio 14, 2013 5:39 pm

O Fishman que sugeri é o pré Platinum.
Esse do ML não tem volume independente para cada captação pelo que vi na foto!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Captacao upright Empty Re: Captacao upright

Mensagem por dibass Ter maio 14, 2013 6:40 pm

germano M é uma boas opçao de captador
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Captacao upright Empty Re: Captacao upright

Mensagem por ManiacBiffs Dom maio 19, 2013 8:55 pm

batatakustomtattoo, o K&K sai 250 dólares... Se você tiver alguém dos EUA para trazer ou te mandar declarado com um valor mais baixo, é de longe a minha recomendação. Se não tiver como, uma solução que eu usava antes de comprar o k&k era um underwood (ou qualquer outro do tipo) no cavalete e um trigger de batera atrás do espelho. O trigger geralmente eu plugava direto da mesa, e o underwood eu passava por um bass attack da hartke e jogava no amp. Se você for usar apenas o amplificador, daí é melhor você recorrer a um desses que vendem no ML e usar um EQ ou um preamp externo antes de chegar no amp... Mas sinceramente, com o dinheiro que você gastará com isso, vc compra um K&K e é feliz pelo resto da vida (o meu está comigo há 6 anos, uso 2~3x por semana e nunca pipocou).

____________________________
Clube Hartke #93
ManiacBiffs
ManiacBiffs
Membro

Mensagens : 184
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Captacao upright Empty Re: Captacao upright

Mensagem por Edu Sex Out 13, 2017 1:30 pm

desculpe a ignorância, mas só funciona captador Piezo elétrico em baixo upright com cordas de baixo de orquestra?
captador de baixo elétrico não rola?
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Captacao upright Empty Re: Captacao upright

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Sex Out 13, 2017 2:55 pm

Funciona magnético também. Geralmente é usado pra pizzicato. Nunca vi alguém usando com arco.

Captacao upright Pick5-saiter1_001

https://www.gollihurmusic.com/product_details.cfm?prodid=2435&
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Captacao upright Empty Re: Captacao upright

Mensagem por Claudio Sex Out 13, 2017 2:58 pm

^ Existem modelos de captadores magnéticos que são adaptados no final do espelho, que são utilizados em geral pela turma do Rockabilly.

Captacao upright Warwick-baixo-vertical-4c-triumph-e-upright-1354910501-honey-corpo_3
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Captacao upright Empty Re: Captacao upright

Mensagem por Edu Sex Out 13, 2017 7:48 pm

que massa, porque se for assim (usar captadores comuns de baixo elétrico de 4 ou 5 cordas) sai muito barato fazer um desses caseiro ou quem sabe até fazer um projeto com luthier

mas eu queria pra usar também com arco. Será que rola?

e o som fica quase idêntico ao acústico (arco se rolar/pizzicato)???
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Captacao upright Empty Re: Captacao upright

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Seg Out 16, 2017 7:58 am

Edu escreveu:que massa, porque se for assim (usar captadores comuns de baixo elétrico de 4 ou 5 cordas) sai muito barato fazer um desses caseiro ou quem sabe até fazer um projeto com luthier(...)
Tenha em mente que o braço de um baixo acústico não é reto como o de um elétrico. Inclusive os captadores acompanham essa circunferencia. Creio que - se você usar um par de caps para precision, deve solucionar.

Edu escreveu:(...)mas eu queria pra usar também com arco. Será que rola?(...)
Se por "Será que rola" você quer dizer "sair som"... deve dar.

Edu escreveu:(...)e o som fica quase idêntico ao acústico (arco se rolar/pizzicato)???
Não. Nem um pouco.

EDIT: Em tempo. Não quero te desencorajar (nem ninguém) a tentar. Me parece um projeto interessante de se fazer (até eu mesmo tenho pensado em algo nessa linha, pra umas gigs que permitiriam isso), só não espere que o resultado vai ser um baixo elétrico vertical com som de acústico. A única no mercado (até onde eu sei) que consegue isso é a Yamaha como o Silent Bass. E o bichinho é bemmm caro, porque tem processador interno e o escambal.

É um projeto interessa, mas não espere que o resultado vá ser o som de um baixo acústico.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Captacao upright Empty Re: Captacao upright

Mensagem por joabi Seg Out 16, 2017 9:34 am


Captador magnético no acústico faz ele soar bem parecido com um fretless elétrico. Não vejo ouço muita vantagem… e para arco costuma ser um desastre. É bom que não tem microfonia.

O piezo é mais próximo do som acústico, mas também é difícil achar algum que seja bom para arco.

O melhor acaba sendo microfonar, mas ao vivo isso complica as coisas.

O piezo acaba sendo a melhor opção para usar no palco, e tem baixo que permite combinar o magnético com o piezo, que é legal também. Para gravar, gosto de mic+piezo, se o captador for bom.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Captacao upright Empty Re: Captacao upright

Mensagem por Edu Seg Out 16, 2017 9:51 am

então qual é a lógica de usar um baixo que parece acústico e soa como elétrico? Eu me refiro ao upright com piezo mesmo. É só pelo lance de tocar na vertical? Porque se for assim bastaria usar um precision com cordas velhas mesmo weed

quer dizer que nem os piezo chega perto de um som decente com arco? Então já me desencorajei... ahn


outra coisa, só por curiosidade, o Piezo sempre exigirá um pré? Seria possível puxar um fio do piezo e ligá-lo num jack p10? E saindo desse jack p10 ligá-lo num preamp externo de contrabaixo elétrico, tipo um Tech21 Sansamp e daí pra um amp?
Obrigado pessoal!!
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Captacao upright Empty Re: Captacao upright

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Seg Out 16, 2017 1:17 pm

joabi escreveu:(...)O piezo é mais próximo do som acústico, mas também é difícil achar algum que seja bom para arco.
Não é só difícil, é muito difícil. E ainda tem muito da mão do baixista. Apesar de possuir um Underwood, só recentemente eu consegui tirar um som melhorzinho dele. E isso que ainda é muita briga com o som do pizzicato. Se fica bom pra um, fica uma porcaria pra outro e vice-versa.
To pensando em montar um esquema com uma ABC-Box... mas dá uma baita preguiça levar todo o equipamento necessário pra isso além do próprio baixo.

Daí eu quase sempre opto por mic.
joabi escreveu:O melhor acaba sendo microfonar, mas ao vivo isso complica as coisas.
quando a gig não tem bateria nem percurssão, vai tranquilo até. Eu uso o Nady Nady SCM-960 e vai bem.


Edu escreveu:então qual é a lógica de usar um baixo que parece acústico e soa como elétrico? Eu me refiro ao upright com piezo mesmo. É só pelo lance de tocar na vertical?
Pra estudo. Pra fazer um som diferente. Pela presença de palco. pra ser mala etc...
Falando de Arco: Era bem mais fácil achar um timbre aceitável no Stagg EDB do que no meu baixo com captador. E não tem problema de feedback num corpo sólido.

Edu escreveu:Porque se for assim bastaria usar um precision com cordas velhas mesmo weed
Se é só pra fazer mala, sim... para todo o resto essa comparação é inútil.

Edu escreveu:quer dizer que nem os piezo chega perto de um som decente com arco? Então já me desencorajei... ahn
Com um bom amp e equalizador, não é tão difícil, mas se quiser ficar trocando de arco pra pizzicato, vais ter um bom trabalho.

Edu escreveu:outra coisa, só por curiosidade, o Piezo sempre exigirá um pré? Seria possível puxar um fio do piezo e ligá-lo num jack p10? E saindo desse jack p10 ligá-lo num preamp externo de contrabaixo elétrico, tipo um Tech21 Sansamp e daí pra um amp?
Eu já usei diversas vezes sem preamp. Desde que o resto do teu setup compense isso. Até que dá. Do contrário ninguém vai te ouvir.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Captacao upright Empty Re: Captacao upright

Mensagem por Claudio Seg Out 16, 2017 1:19 pm

Edu escreveu:então qual é a lógica de usar um baixo que parece acústico e soa como elétrico? Eu me refiro ao upright com piezo mesmo. É só pelo lance de tocar na vertical? Porque se for assim bastaria usar um precision com cordas velhas mesmo weed

As "lógicas" são:

1 - Algumas pessoas curtem o som do baixo vertical como ele é.

2 - Verticais que possuem projetos de espelho baseados em acústicos, ajudam nos estudos e numa possível migração para o acústico, visto que as posições são idênticas.


Edu escreveu:
quer dizer que nem os piezo chega perto de um som decente com arco? Então já me desencorajei... ahn

Conheço músicos que utilizam Underwood e Realistic para tocar com arco, e estão satisfeitos com o resultado.

Edu escreveu:
outra coisa, só por curiosidade, o Piezo sempre exigirá um pré?

Sim, sempre!  
Existem alguns fabricantes que dizem "Meu captador não precisa de pré", mas isso é conversa pra boi dormir.

Tem gente que não utiliza pré, e puxa o ganho direto do P.A.  Esse som vem carregado de um monte de ruídos indesejados, fica uma bosta!


Edu escreveu:
Seria possível puxar um fio do piezo e ligá-lo num jack p10? E saindo desse jack p10 ligá-lo num preamp externo de contrabaixo elétrico, tipo um Tech21 Sansamp e daí pra um amp?

Mas é assim que funciona... você pluga uma ponta do cabo P10 na saída do pickup, e a outra ponta na entrada do pré. O line-out do pré você manda pro P.A. e o link você manda pro teu monitor de palco.

Só completando um comentário do Joabi... O captador magnético vai captar o som da vibração das cordas... apenas das cordas. O piezo vai captar o som da vibração da madeira (além das cordas).
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Captacao upright Empty Re: Captacao upright

Mensagem por Edu Seg Out 16, 2017 3:11 pm

valeu pessoal. Entendi que baixo acústico e upright são dois mundos diferentes e bastante caros. Os uprights mais baratos rondam os 3 mil reais e ainda tem a inconveniência de exigir bateria pra preamp onboard, além da maioria das escalas terem um raio muito plano, parecido com o baixo elétrico tornando complicado o uso do arco (além da diferença sonora com o arco) e se situando em um lugar que não é nem o do baixo elétrico convencional nem o de orquestra
Edu
Edu
Membro

Mensagens : 703
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Captacao upright Empty Re: Captacao upright

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Seg Out 16, 2017 4:51 pm

Claudio escreveu:Conheço músicos que utilizam Underwood e Realistic para tocar com arco, e estão satisfeitos com o resultado.
Ah, sim! Um detalhe importante que não mencionei: Meu baixo é um chinezão todo de compensado. Isso torna mais difícil.

Meu professor tem um baixo todo de madeira e não nem de perto tem o mesmo problema.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Captacao upright Empty Re: Captacao upright

Mensagem por arturbmallmann Ter Out 17, 2017 3:51 am

Não sou nem um pouco entendedor de baixos upright. Mas eu tentaria isto:

Você encontra diversos tamanhos de pastilhas piezo, restaria testar as combinações de tamanhos, posições no cavalete e ver o que sai de bom. Estas pastilhas são extremamente baratas e são iguais aquelas usadas em captações k&k, por exemplo.
Captacao upright TN500_PASTILHA_PIEZ_VARIAS_2
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Captacao upright Empty Re: Captacao upright

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos