Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedais & Design

+31
rodolphoal
Boss2K
AAlvares
B3ck1m2n
José Carlos
Aionius
Bosclima
Gabriel Luiz Carli
filipenses
bruno.be
Kennynp
Mauricio Luiz Bertola
matheusdmm
ct.colela
Rafa_el
Raissa
DigoPJBass
caionew
GusVCD
danielferreiradz
djmmaster
siodoni
JAZZigo
Psycho Killer
dudamir
fheliojr
jgs
afonsodecampos
Fernando Zadá
allexcosta
leonardo.buggy
35 participantes

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

Pedais & Design Empty Pedais & Design

Mensagem por leonardo.buggy Ter Jun 04, 2013 1:11 am

Caros colegas,

Comaçei este post no Talkbass e um amigo me pediu para colocá-lo também aqui. Justíssima reinvidicação pois, também já conversei com alguns de vocês sobre o design de algumas marcas nacionais e gringas neste fórum. Assim, lá vai:

Além de baixista também sou designer gráfico e tipógrafo. Então, quando eu vejo um pedal, um amplificador ou qualquer outro equipamento eu vejo além. Não só o seu som ou sua qualidade mas, o seu design me interssa bastante. O modo como botões, caixas e painéis são combinados com fontes e logotipos para nos atrair é incrível.

Portanto, neste post eu gostaria de comentar algumas coisas que chamam a atenção e propor, sempre que possível, a minha visão particular das melhorias que poderiam ser feitas em alguns pedais.

Contudo, antes de começar, eu gostaria de enfatizar que eu sou um profundo admirador das marcas e produtos sobre os quais falarei aqui e, acima de tudo, eu os respeito muito. O que farei é um mero exercício criativo que não contém qualquer caráter depreciativo. Ao contrário.

Isto posto, gostaria de começar por um produto de marca americana (já que comecei o post do outro fórum com um review de um pedal brasileiro).

A Badger é uma empresa texana que monta três modelos de pedais hadmade. Comentarei o seu Schism XV, um pedal de loop paralelo que ouvi e gostei bastante do som.

Trata-se de um grande desafio. Muitos knobs, chaves e footswitches reunídos um um box 1590BB. Nada fácil...

O arrajno porposto pela própria Badger coloca as informações textuais numa disposição de difícil compreensão. A tipografia empregada também não ajuda muito e a marca do fabricante se perde facilmente no console.

Ah¡ Vale destacar o jack DC na parte superior do console. Uma opção curiosa que dá muita personalidade ao produto mas, que foi um pesadelo para preservar nesse exercício de re-design.

Sobre a marca, pude observar que a empresa trabalha bastante sua expressão escrita em seus produtos e no seu site. Porém, o faz de modo diferente em cada aplicação, tornando difícil sua assimilação. Também no index do site podemos observar uma versão da marca onde pode-se ler claramente Radger e não Badger. Na mesma página o animal, que empresta seu nome a empresa, é explorado visualmente. Mais uma vez, uma representação que não é tão feliz já que não explora o melhor ângulo do animal, nem suas proncipais características para gerar um símbolo eficaz.

Conforme o site da Badger eu destaquei o animal, eu trabalhei sua principal característica física, o formato da cabeça e as marcas em sua pelagem. Com isso fiz uma marca simples e objetiva que pode ser utilizada em qualquer aplicação.

Como já disse antes, o Schism XV é um grande desafio. Para resolvê-lo eu tentei manter a configuração original dos knobs, chaves e footswitches. Mas, acho que o resultado não foi tão bom quanto a opção final proposta. Esta altera a disposição desses componentes e possibilita um resultado melhor. Claro que isso significaria mudanças na placa de circuito do pedal.

Seguem as imagens do re-design e o endereço do site da Badger (http://www.badgereffects.com/). Deixem seus comentários. Em breve coloco mais trabalhos.


Pedais & Design FhTSV8u
Pedais & Design XQ3zPch
Pedais & Design SvCArK7
Pedais & Design MZVjaD7


Última edição por leonardo.buggy em Ter Abr 26, 2016 8:12 pm, editado 2 vez(es)
leonardo.buggy
leonardo.buggy
Membro

Mensagens : 400
Localização : Fortaleza | Recife

http://www.tiposdoacaso.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Re: Pedais & Design

Mensagem por allexcosta Ter Jun 04, 2013 8:00 am

Não sei por dentro, mas por fora ficou melhor. Parabéns.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Re: Pedais & Design

Mensagem por Fernando Zadá Ter Jun 04, 2013 8:07 am

Muito interessante o estudo.
Meu pai é ilustrador e cresci vendo anúncios e revistas sob esse enfoque mais técnico e realmente algumas marcas são muito qualquer nota nesse quesito.
Aqui no fórum me surpreende positivamente os pedais do Fábio DMT.
Fica uma dúvida a disposição das chaves e botões recebe alguma influência dos componentes dentro? Se sim acredito que ai teria que rolar um design dos componentes também.
Mandou pra algum fabricante já alguma dessas sugestões?
Hoje com o advento da internet e facilidades não me surpreenderia se conseguisse uma parceria com algum fabricante de fora.
bacana o tópico!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Re: Pedais & Design

Mensagem por afonsodecampos Ter Jun 04, 2013 8:26 am

Aprovadíssimo, tanto a nova disposição quanto a logo!
claps
Eu aprovaria, e ele? Tá sabendo?

____________________________
23 de junho - Dia do Contrabaixista - Apoie esta ideia!!!
http://monovox2010.wix.com/ooutro
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Re: Pedais & Design

Mensagem por leonardo.buggy Ter Jun 04, 2013 11:38 am

allexcosta escreveu:Não sei por dentro, mas por fora ficou melhor. Parabéns.

Oi Alex, obrigado. Em breve coloco um review novo. Abs,
leonardo.buggy
leonardo.buggy
Membro

Mensagens : 400
Localização : Fortaleza | Recife

http://www.tiposdoacaso.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Re: Pedais & Design

Mensagem por jgs Ter Jun 04, 2013 11:40 am

eu tenho o schism XV "modelo antigo" e o redesign me parece bem mais funcional, limpo e organizado.

____________________________
Chega mais freguesia tá passando o caminhão do ovo
jgs
jgs
Membro

Mensagens : 2737
Localização : Patópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Re: Pedais & Design

Mensagem por leonardo.buggy Ter Jun 04, 2013 11:47 am

Fernando Zadá escreveu:Muito interessante o estudo.
Meu pai é ilustrador e cresci vendo anúncios e revistas sob esse enfoque mais técnico e realmente algumas marcas são muito qualquer nota nesse quesito.
Aqui no fórum me surpreende positivamente os pedais do Fábio DMT.
Fica uma dúvida a disposição das chaves e botões recebe alguma influência dos componentes dentro? Se sim acredito que ai teria que rolar um design dos componentes também.
Mandou pra algum fabricante já alguma dessas sugestões?
Hoje com o advento da internet e facilidades não me surpreenderia se conseguisse uma parceria com algum fabricante de fora.
bacana o tópico!

Oi Fernando,

Fico feliz que tenha curtido, obrigado. Quanto a suas questões lá vai:

Sim, creio que há uma mudança significativa na placa de circuito. Não necessariamente na mudança ou adição de componentes mas, é certo que na sua diposição.
Se mandei para algum fabricante? Sim, mandei algumas idéias para alguns fabricantes nacionais e gringos mas, não obtive resposta positiva de nenhum deles. Sinto que fica uma certa desconfiança sabesse lá do que... Mas, enfim, como design é uma de minhas 'cahcaças' –e neste caso bebo profissionalmente Smile– resolvi criar esse tópico. Sou professor de design da UFPE com dedicação exclusiva, faço isto por pura diversão nas minhas horas vagas que dedico à música. As poucas propostas que enviei à fabricantes o fiz por pura paixão pelas marcas mesmo. Em breve posto mais alguns que já tenho pronto.
leonardo.buggy
leonardo.buggy
Membro

Mensagens : 400
Localização : Fortaleza | Recife

http://www.tiposdoacaso.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Re: Pedais & Design

Mensagem por leonardo.buggy Ter Jun 04, 2013 11:51 am

afonsodecampos escreveu:Aprovadíssimo, tanto a nova disposição quanto a logo!
claps
Eu aprovaria, e ele? Tá sabendo?

Oi Afonso,
Bem, está aqui e no Talkbass tb... Esses exercícios são feitos sem briefing, a partir de minhas especulações pessoais e experiência profissional de mais de 15 anos de design. Assim, entendo que não refletem a opinião ou necessidades das marcas. São mais parte da minha opinião como consumidor crítico. Abs,
leonardo.buggy
leonardo.buggy
Membro

Mensagens : 400
Localização : Fortaleza | Recife

http://www.tiposdoacaso.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Re: Pedais & Design

Mensagem por leonardo.buggy Ter Jun 04, 2013 11:53 am

jgs escreveu:eu tenho o schism XV "modelo antigo" e o redesign me parece bem mais funcional, limpo e organizado.

jgs,
que legal! sua opinião é muito importante pra mim. um grande incentivo a continuar com os reviews estéticos/funcionáis. valeu,
leonardo.buggy
leonardo.buggy
Membro

Mensagens : 400
Localização : Fortaleza | Recife

http://www.tiposdoacaso.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Re: Pedais & Design

Mensagem por leonardo.buggy Ter Jun 04, 2013 11:59 am

Fernando Zadá escreveu:
Aqui no fórum me surpreende positivamente os pedais do Fábio DMT.
bacana o tópico!

Ah¡ Fernando, também curto muito os produtos DMT. Posso colocá-lo na fila para fazer um desses reviews independentes. O que acha? Me diz um pedal deles que você gostaria de ver modificado. Abs,
leonardo.buggy
leonardo.buggy
Membro

Mensagens : 400
Localização : Fortaleza | Recife

http://www.tiposdoacaso.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Re: Pedais & Design

Mensagem por leonardo.buggy Ter Jun 04, 2013 12:19 pm

Galera,

Pra continuar nosso bate papo, vai aí mais um review independente. Agora de uma marca brazuca, TMiranda.

Gosto muito do som dos produtos desta marca. Pude tocar com alguns pedais deles e ouvi alguns amplificadores. Muito bons mesmo.

Percebi que a marca de seus pedais, combos e stacks poderia refletir melhor a qualidade dos produtos TMiranda sem perder os conceitos gráficos originais.

Acredito que um simples re-design poderia fazer isso acontecer. Então, eu decidi propor um. Uma interpretação livre do atual 'T Overdrive Special', sem briefing mas, com o mesmo espírito.

Mantive o estilo tipográfico dos anos 50 no logo do pedal, mas equalizei o tamanho das letras e produzi um volume para destacar o nome do produto no
painel do pedal. Também realizei um exercício com a marca da TMiranda, explorando o aspecto vintage em um sinal gráfico de fácil apreensão capaz de ser aplicado em pequenas peças (acho isto uma característica fundamental para uma marca de equipamentos musicais).

A cor foi mantida mas, levemente escurecida, aumentando o contraste para favorecer a leitura das informações escritas.

Pedais & Design TpcIUOD
Pedais & Design GG38Iui


Última edição por leonardo.buggy em Ter Abr 26, 2016 8:16 pm, editado 2 vez(es)
leonardo.buggy
leonardo.buggy
Membro

Mensagens : 400
Localização : Fortaleza | Recife

http://www.tiposdoacaso.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Re: Pedais & Design

Mensagem por Fernando Zadá Ter Jun 04, 2013 1:28 pm

Sem sombra de dúvidas beeem mais bonito e atrativo o seu.
A tipografia ficou mais clean e fácil de ler.
Parabéns

Cara da DMT não tem nenhum que me lembre que considerei feio mas vou olhar com calma pra sugerir um sim. Mesmo os bonitos sei que dá para ficar mais bonito e funcional afinal esse é muitas vezes o objetivo do design.

PS: vou mandar esse tópico pro meu pai espiar ele vai adorar.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Re: Pedais & Design

Mensagem por fheliojr Ter Jun 04, 2013 3:00 pm

leonardo.buggy, parabéns!!

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Re: Pedais & Design

Mensagem por jgs Ter Jun 04, 2013 3:09 pm

leonardo.buggy escreveu:
jgs escreveu:eu tenho o schism XV "modelo antigo" e o redesign me parece bem mais funcional, limpo e organizado.

jgs,
que legal! sua opinião é muito importante pra mim. um grande incentivo a continuar com os reviews estéticos/funcionáis. valeu,

o robert foi bem atencioso comigo na época da encomenda/compra do pedal, espero que ele tenha dado a mesma atenção (ou ainda mais) pra essa parte do redesign pq ficou um ótimo trabalho mesmo.

____________________________
Chega mais freguesia tá passando o caminhão do ovo
jgs
jgs
Membro

Mensagens : 2737
Localização : Patópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Re: Pedais & Design

Mensagem por afonsodecampos Ter Jun 04, 2013 3:10 pm

Fernando Zadá escreveu:Sem sombra de dúvidas beeem mais bonito e atrativo o seu.
A tipografia ficou mais clean e fácil de ler.
Parabéns
^ Isso porque ele usou o mesmo layout do pedal!
:curti:

____________________________
23 de junho - Dia do Contrabaixista - Apoie esta ideia!!!
http://monovox2010.wix.com/ooutro
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Re: Pedais & Design

Mensagem por dudamir Ter Jun 04, 2013 4:00 pm

Eu gostei muito dos dois.

O segundo, da T Miranda, foi bem interessante porque você não mudou nem os lugares, ou seja, eles poderiam usar este layout novo amanhã!
dudamir
dudamir
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Mais um carioca ganhando a vida em São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Opinião do seu pai

Mensagem por leonardo.buggy Ter Jun 04, 2013 5:12 pm

Fernando Zadá escreveu:Sem sombra de dúvidas beeem mais bonito e atrativo o seu.
A tipografia ficou mais clean e fácil de ler.
Parabéns

Cara da DMT não tem nenhum que me lembre que considerei feio mas vou olhar com calma pra sugerir um sim. Mesmo os bonitos sei que dá para ficar mais bonito e funcional afinal esse é muitas vezes o objetivo do design.

PS: vou mandar esse tópico pro meu pai espiar ele vai adorar.

Legal Fernando, será excelente poder contar com a opinião de seu pai. Fico no aguardo. Abs,
leonardo.buggy
leonardo.buggy
Membro

Mensagens : 400
Localização : Fortaleza | Recife

http://www.tiposdoacaso.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Badger

Mensagem por leonardo.buggy Ter Jun 04, 2013 5:14 pm

jgs escreveu:
leonardo.buggy escreveu:
jgs escreveu:eu tenho o schism XV "modelo antigo" e o redesign me parece bem mais funcional, limpo e organizado.

jgs,
que legal! sua opinião é muito importante pra mim. um grande incentivo a continuar com os reviews estéticos/funcionáis. valeu,

o robert foi bem atencioso comigo na época da encomenda/compra do pedal, espero que ele tenha dado a mesma atenção (ou ainda mais) pra essa parte do redesign pq ficou um ótimo trabalho mesmo.

Legal jgs,

Fiquei animado com suas palavras e escrevi pro pessoal da Badger. Mandei o post para eles darem a opinião deles também. Vamos ver no que dá. Abs,
leonardo.buggy
leonardo.buggy
Membro

Mensagens : 400
Localização : Fortaleza | Recife

http://www.tiposdoacaso.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Knobs, chaves e demais componentes

Mensagem por leonardo.buggy Ter Jun 04, 2013 5:34 pm

dudamir escreveu:Eu gostei muito dos dois.

O segundo, da T Miranda, foi bem interessante porque você não mudou nem os lugares, ou seja, eles poderiam usar este layout novo amanhã!

dudamir e afonsodecampos,

Acho os knobs chicken head um dos componentes mais difíceis de seu usar no projeto de um console. Eles podem ficar maravihosos ou assustadores. Quem nunca ouviu queixas sobre os antigos modelos da Fuhrmman?

O design não é só pra embelezar os produtos. Não adianta nada propor algo lindo mas, inviável. Imagina propor a uma empresa que eles joguem fora todo o estoque de componentes porque eles são 'feios'! Ou mesmo sugerir um layout com seis cores de silk. Alguém pagaria o pato por isto. E adivinha quem? Nós, consumidores. É muita irresponsabilidade fazer isto levianamente. Nem o dinheiro dos fabricantes, nem o nosso é capim Smile O desafio é resolver da melhor maneira e não descaracterizar a marca ou o produto. A idéia é mostrar que com pouco investimento o retorno pode ser imenso. Basta um bom projeto e um bom gerenciamento dele.

O produto nacional está cada vez melhor, finalmente. Os pedais brasileiros não precisam mais ser simplesmente a opção barata e não tão legal para quem está começando. Eles podem ser sim objetos de desejo, nossos e dos gringos. Podem sim ter um preço justo, ou mesmo serem caros. Por que não? Mas, para isto é preciso equiparar o investimento em design e comunicação ao de engenharia. Um longo caminho que algumas empresas como a Purple Case (http://www.purplecases.com/) já começaram a trilhar.
leonardo.buggy
leonardo.buggy
Membro

Mensagens : 400
Localização : Fortaleza | Recife

http://www.tiposdoacaso.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Re: Pedais & Design

Mensagem por leonardo.buggy Ter Jun 04, 2013 5:36 pm

fheliojr escreveu:leonardo.buggy, parabéns!!

Valeu fheliojr. Bom que vc gostou. Vou postar mais alguns. Sugestões? Abs,
leonardo.buggy
leonardo.buggy
Membro

Mensagens : 400
Localização : Fortaleza | Recife

http://www.tiposdoacaso.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Re: Pedais & Design

Mensagem por Psycho Killer Ter Jun 04, 2013 5:43 pm

Parabéns Leonardo os dois projetos postados ficaram mais atraentes que os originais.

Acho que a questão estética dos pedais de boutique conta muito, uma empresa que da um tratamento legal na parte estética, com certeza capricha naquilo que se propõe que é a "construção" do efeito em si. Isso é um atrativo em produtos dos quais não temos como testar, como pedais e amplificadores.

Ponto positivo para a Ed's Mod Shop, MG Music, DMT, que são empresas que prezam por esse tipo de "detalhe".

____________________________
Onde é que está meu rock'n'roll?
Psycho Killer
Psycho Killer
Membro

Mensagens : 356
Localização : Curitiba

http://josma.bandcamp.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Re: Pedais & Design

Mensagem por JAZZigo Ter Jun 04, 2013 6:09 pm

Bacana, Lenardo! Outra importante questão, IMO, é a embalagem dos pedais, muitas vezes negligenciada por vários fabricantes de boutique, mas que valorizam tremendamente o produto.

Agora, com com relação à disposição dos knobs, jacks, toggle switches e footswitches, este é um desafio constante para os fabricantes, pois a mudança de posição de um ou de outro pode inviabilizar o projeto, sobretudo ao serem considerados os aspectos de funcionalidade e dimensões do pedal.

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Ed's Mod Shop, MG Music e DMT

Mensagem por leonardo.buggy Ter Jun 04, 2013 6:38 pm

Psycho Killer escreveu:Parabéns Leonardo os dois projetos postados ficaram mais atraentes que os originais.

Acho que a questão estética dos pedais de boutique conta muito, uma empresa que da um tratamento legal na parte estética, com certeza capricha naquilo que se propõe que é a "construção" do efeito em si. Isso é um atrativo em produtos dos quais não temos como testar, como pedais e amplificadores.

Ponto positivo para a Ed's Mod Shop, MG Music, DMT, que são empresas que prezam por esse tipo de "detalhe".

Legal Psycho Killer,

Valeu. Gosto da Ed's Mod Shop, MG Music e DMT mas, acho que elas possuem bastante espaço para melhoras.

A marca da Ed's ModShop é excelente mas, ela não é mantida uniformente nos seus produtos. Os quais, a propósito, variam freneticamente de knobs, cores e estampas. Gosto da proposta mas, acho difícil. Algo poderia ser estável, de preferência a marca. O meu Ed's preferido é o Ciclops Optcomp. O led na pupila do ciclope é genial, muito bem humorado, mas, também poderia melhorar bastante. Já o Mob Dick, me deixa com a mão coçando. Mudaria bastante o bicho. Em geral, os logos dos pedais poderiam sofrer redesign e ofertar um ganho significativo a aparência dos pedais sem ferir a porposta despojada e custom.

Por falar em bom humor, a MG Music tem uma proposta excelente. As paródias gráficas são demais. Muitos pontos positivos para eles. Contudo, a marca poderia receber mais atenção. Muito espartana e não dialoga nada com os produtos.

A DMT ganhou milhares de pontos comigo quando aboliu a marca com o tênis. Ufa. Gosto desta. O emprego do sinal gráfico do transistor é muito simpático. Mas, como tudo pode melhorar, recomendaria se possível um redesign da nova marca para resolver melhor a sigla e o sinal de transistor. Nenhuma grande mudança, apenas uma solução que otimize sua leitura – DV+. Quanto ao visual dos seus pedais creio que ainda podem refletir bem melhor a sua qualidade. Gosto dos fuzz que eles fizeram para a Huey mas, mexeria nos painéis do SV7Bass, Morning Breeze e AngryDrive.


leonardo.buggy
leonardo.buggy
Membro

Mensagens : 400
Localização : Fortaleza | Recife

http://www.tiposdoacaso.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Embalagens

Mensagem por leonardo.buggy Ter Jun 04, 2013 6:57 pm

JAZZigo escreveu:Bacana, Lenardo! Outra importante questão, IMO, é a embalagem dos pedais, muitas vezes negligenciada por vários fabricantes de boutique, mas que valorizam tremendamente o produto.

Agora, com com relação à disposição dos knobs, jacks, toggle switches e footswitches, este é um desafio constante para os fabricantes, pois a mudança de posição de um ou de outro pode inviabilizar o projeto, sobretudo ao serem considerados os aspectos de funcionalidade e dimensões do pedal.

Oi JAZZigo,

Concordo plenamente com você. Embalagens, manuais (sobretudo eles) e tags podem salvar um produto que não tenha uma cara lá muito sedutora. Isto é fundamental. Em verdade isto faz parte do produto. Impossível separar.

Costumo sempre dizer em minhas aulas que as pessoas têm um verdadeiro fascínio por adesivos. Nunca vi alguém jogar fora um, nem mesmo de político Smile Uma peça gráfica que recomendo a todos os fabricantes de pedal. Sucesso garantido nos cases da moçada.

Ah! E sim, a mudança de disposição dos controles no console pode sim inviabilizar a montagem dos componentes. Acabo de receber um e-mail da Badger. O Robert gentilmente me explicou, o que eu já imaginava. A disposição dos componentes precisaria ser preservada para manter o projeto da placa que comporta muitos componentes numa caixa pequena. Em especial a gravação das informações no box do pedal é feita com uma tecnologia dierente da serigrafia e não possibilita textos menores do que os já usados. Isto implicaria numa mudança de tecnologia na produção, o que deveria ser avaliado com cuidado. Mesmo assim, acho que este é um ponto que merece atenção e que poderia ser relevado.

leonardo.buggy
leonardo.buggy
Membro

Mensagens : 400
Localização : Fortaleza | Recife

http://www.tiposdoacaso.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Re: Pedais & Design

Mensagem por jgs Ter Jun 04, 2013 7:21 pm

leonardo.buggy escreveu:Gosto dos fuzz que eles fizeram para a Huey

eu não sei qual pedal é esse por dentro, mas as pinturas foram feitas por outros ilustradores (e amigos da banda) que não o fábio.

____________________________
Chega mais freguesia tá passando o caminhão do ovo
jgs
jgs
Membro

Mensagens : 2737
Localização : Patópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Re: Pedais & Design

Mensagem por leonardo.buggy Ter Jun 04, 2013 8:46 pm

jgs escreveu:
eu não sei qual pedal é esse por dentro, mas as pinturas foram feitas por outros ilustradores (e amigos da banda) que não o fábio.

legal jgs,
eles ficaram muito bons mesmo.
leonardo.buggy
leonardo.buggy
Membro

Mensagens : 400
Localização : Fortaleza | Recife

http://www.tiposdoacaso.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Re: Pedais & Design

Mensagem por siodoni Ter Jun 04, 2013 9:04 pm

Muito legal esse tópico.

Agora convenhamos... o site da Badger Effects está bem feinho ein...
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Re: Pedais & Design

Mensagem por djmmaster Ter Jun 04, 2013 9:41 pm

Gosto bastante dos MG! eles tem um grande cuidado tanto na embalagem, quanto na arte dos pedais (mas o som ainda é o melhor)
Parabens Leonardo!! teu trabalho ta muito bom
djmmaster
djmmaster
Membro

Mensagens : 2008
Localização : Pelotas RS

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Badger

Mensagem por leonardo.buggy Ter Jun 04, 2013 10:13 pm

siodoni escreveu:Muito legal esse tópico.

Agora convenhamos... o site da Badger Effects está bem feinho ein...

Pois é siodoni, o Robert foi atencioso mas, não quiz nem saber de qualquer tipo de colaboração. Segundo ele a empresa não é sua prioridade e ele pretender continuar a fazer tudo sozinho sem investir em comunicação ou design.
leonardo.buggy
leonardo.buggy
Membro

Mensagens : 400
Localização : Fortaleza | Recife

http://www.tiposdoacaso.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty MG

Mensagem por leonardo.buggy Ter Jun 04, 2013 10:14 pm

djmmaster escreveu:Gosto bastante dos MG! eles tem um grande cuidado tanto na embalagem, quanto na arte dos pedais (mas o som ainda é o melhor)
Parabens Leonardo!! teu trabalho ta muito bom

Pois é djmmaster, como já disse, também simpatizo com os pedais deles. Valeu,
leonardo.buggy
leonardo.buggy
Membro

Mensagens : 400
Localização : Fortaleza | Recife

http://www.tiposdoacaso.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Re: Pedais & Design

Mensagem por danielferreiradz Dom Jun 09, 2013 2:38 pm

TOP TOPico! Parabéns, Leonardo!

Sou 'interessado' pelo assunto e também sempre achei que os fabricantes deveriam dar mais importância a esses detalhes..

Os logos das duas opões criadas por você ficaram sensacionais, velho! Se eu fosse o pessoal da T. Miranda te mandaria um e-mail AGORA, kkkKk..

Você já deu uma olhadinha nos pedais EFX? Eles têm algumas coisas interessantes visualmente falando (nunca testei um), o que você acha?

Abraço!


____________________________
facebook.com/danielferreiradz | @dizioli
danielferreiradz
danielferreiradz
Membro

Mensagens : 101
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Re: Pedais & Design

Mensagem por leonardo.buggy Dom Jun 09, 2013 10:44 pm

danielferreiradz escreveu:TOP TOPico! Parabéns, Leonardo!

Sou 'interessado' pelo assunto e também sempre achei que os fabricantes deveriam dar mais importância a esses detalhes..

Os logos das duas opões criadas por você ficaram sensacionais, velho! Se eu fosse o pessoal da T. Miranda te mandaria um e-mail AGORA, kkkKk..

Você já deu uma olhadinha nos pedais EFX? Eles têm algumas coisas interessantes visualmente falando (nunca testei um), o que você acha?

Abraço!


Fala Daniel,

Legal, a opinião de todos vocês me anima a continuar. Conheço sim os pedais EFX, estou trabalhando num review de um deles e logo mais posto, ok? Por hora segue mais um review de uma outra marca mencionada aqui, a DMT.

Como exercicio trabalhei o Booster da DMT.

Gosto muito do uso da borda nos pedais da DMT, acho que da um ar vintage e cria uma boa identidade visual para a marca. Incorporei esta lógica mas, usei um novo elemento para desempenhar a mesma função.

As indentificações de controles e os logos do pedais não são tão eficientes quanto a borda e a sua diagramação não os valorizam. Mantive o mesmo espirito e busquei valorizar a nova marca da DMT (numa possivel versão final e imprescindivel que se use a versao que tem a assinatura custom effects fora do T e abaixo da sigla) aproveitar o detalhe do friso que não percorre todo o perimetro da caixa e somei mais um elemento gráfico que anda esquecido pelos fabricantes de pedal – a gradação dos knobs – e que reforça a personalidade da marca DMT remetendo ao mesmo 'lugar' que o simbolo do transistor leva o nosso imaginário.

A logo do pedal foi motivo de reflexão mais prolongada. A primeira opção (esqueda para direita) na imagem 'work inprogress' mantém a lógica atual, usa a fonte Eurostile (a mesma usada pela MXR) a segunda destaca esta tipografia mas, foge um pouco do retrô e de qualquer associação com a MXR empregando uma borda a fonte fazendo leve referencia a DOD.

A última, é a que mais destoa do atual universo da marca porém, considero uma opcao que irá tornar mais distintos os produtos da DMT.

Pedais & Design ElFXPqJ
Pedais & Design DoiqYnD
Pedais & Design FgLzYS4


Última edição por leonardo.buggy em Ter Abr 26, 2016 8:24 pm, editado 2 vez(es)
leonardo.buggy
leonardo.buggy
Membro

Mensagens : 400
Localização : Fortaleza | Recife

http://www.tiposdoacaso.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Re: Pedais & Design

Mensagem por Psycho Killer Seg Jun 10, 2013 10:01 am

Muito legal Leonardo,

acho que gostei mais da primeira opção, apesar que a terceira ficou mais destacado o nome do efeito.

Esse tipo de layout lembrou um pouco os pedais da Mooer Rolling Eyes

Pedais & Design Pedal-mooer-elec-lady-analog-flanger-pronta-entrega_mlb-o-3417853771_112012_1

____________________________
Onde é que está meu rock'n'roll?
Psycho Killer
Psycho Killer
Membro

Mensagens : 356
Localização : Curitiba

http://josma.bandcamp.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Re: Pedais & Design

Mensagem por afonsodecampos Seg Jun 10, 2013 10:07 am

Gostei muito mas neste caso, fico com o original. O visual branco, clean desse pequeno me agrada muito!

____________________________
23 de junho - Dia do Contrabaixista - Apoie esta ideia!!!
http://monovox2010.wix.com/ooutro
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Re: Pedais & Design

Mensagem por leonardo.buggy Seg Jun 10, 2013 10:24 am

Psycho Killer escreveu:Muito legal Leonardo,

Esse tipo de layout lembrou um pouco os pedais da Mooer Rolling Eyes

Oi Psycho Killer,

Verdade, Mooer na cabeça. A área preta e a disposição da informação escrita é muito semelhante, não havia me dado conta neste exercício. Vou tentar algo clean e minimalista como recomendado pelo colega afonsodecampos. Quanto ao dilema, primeira ou terçeira opção, reforço que a primeira é mais dentro da porposta original da marca mas, continuo achando que a terceira distância mais a marca da concorrência. Todavia, esteticamente gosto das três.
leonardo.buggy
leonardo.buggy
Membro

Mensagens : 400
Localização : Fortaleza | Recife

http://www.tiposdoacaso.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Re: Pedais & Design

Mensagem por dudamir Seg Jun 10, 2013 10:30 am

Eu também. Percebo a melhoria do visual, ficou mais fácil de ler os labels, os pontinhos também, mas o visual branco limpinho é bem legal.
dudamir
dudamir
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Mais um carioca ganhando a vida em São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty DMT

Mensagem por leonardo.buggy Seg Jun 10, 2013 10:38 am

afonsodecampos escreveu:Gostei muito mas neste caso, fico com o original. O visual branco, clean desse pequeno me agrada muito!

Oi afonsodecampos,

No estudo desenvolvido gerei uma opção que creio acho lhe agradará mais. Mantém o visual limpo, valoriza o friso (na minha opinião o elemento visual forte do produto) sem mexer na sua essência, emprega a gradação do knob mas, muda a sua cor. Esta opção resolve qualquer semelhança – a qual pode ser indesejada – com a MOOER, apontada por Psycho Killer. O que você acha? Abs,

Pedais & Design FoGsGdV


Última edição por leonardo.buggy em Ter Abr 26, 2016 8:25 pm, editado 1 vez(es)
leonardo.buggy
leonardo.buggy
Membro

Mensagens : 400
Localização : Fortaleza | Recife

http://www.tiposdoacaso.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Re: Pedais & Design

Mensagem por GusVCD Seg Jun 10, 2013 11:36 am

Gostaria de opinar, mas esse servidor de hospedagem de fotos é bloqueado na maioria dos proxys do mercado, e isso inclui aqui a Prefeitura.

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Re: Pedais & Design

Mensagem por afonsodecampos Seg Jun 10, 2013 2:14 pm

Bacana Leonardo, ficou bem mais interessante. Lembrando que gostei de todas suas proposições, são de certo muito interessantes, parabéns pelo bom gosto.

____________________________
23 de junho - Dia do Contrabaixista - Apoie esta ideia!!!
http://monovox2010.wix.com/ooutro
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Re: Pedais & Design

Mensagem por leonardo.buggy Seg Jun 10, 2013 4:29 pm

GusVCD escreveu:Gostaria de opinar, mas esse servidor de hospedagem de fotos é bloqueado na maioria dos proxys do mercado, e isso inclui aqui a Prefeitura.

Oi GusVCD,

Cara to usando o servidor indicado pelo forum e não tinha conhecimento deste tipo de restrição. Uma pena. Conversa com os administradores ou tenta acessar de outro terminal. Vc sugere alguma solução. Abs,
leonardo.buggy
leonardo.buggy
Membro

Mensagens : 400
Localização : Fortaleza | Recife

http://www.tiposdoacaso.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Re: Pedais & Design

Mensagem por leonardo.buggy Seg Jun 10, 2013 4:29 pm

afonsodecampos escreveu:Bacana Leonardo, ficou bem mais interessante. Lembrando que gostei de todas suas proposições, são de certo muito interessantes, parabéns pelo bom gosto.

Legal afonsodecampos. Valeu,
leonardo.buggy
leonardo.buggy
Membro

Mensagens : 400
Localização : Fortaleza | Recife

http://www.tiposdoacaso.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Re: Pedais & Design

Mensagem por fheliojr Seg Jun 10, 2013 5:46 pm

afonsodecampos escreveu:Bacana Leonardo, ficou bem mais interessante. Lembrando que gostei de todas suas proposições, são de certo muito interessantes, parabéns pelo bom gosto.

[2]

poxa, to me amarrando neste tópico.

o q vc acha, Leonardo, do design do http://www.prymaxevintage.com/henretta-engineering-choad-blaster-overdrive-distortion-fuzz/ ?
essa marca não seguem um mesmo padrão de layout em todos os seus pedais.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Henretta Engineering

Mensagem por leonardo.buggy Seg Jun 10, 2013 9:59 pm

fheliojr escreveu:

poxa, to me amarrando neste tópico.

o q vc acha, Leonardo, do design do http://www.prymaxevintage.com/henretta-engineering-choad-blaster-overdrive-distortion-fuzz/ ?
essa marca não seguem um mesmo padrão de layout em todos os seus pedais.

Valeu fheliojr eu não conhecia a Henretta Engineering. Bom conhecer mais um fabricante.

Achei divertida a porposta do Choad Blaster mas, difícil e pouco atraente para mim enquanto consumidor. O mix de knobs é algo difícil de digerir, sobretudo quando também são de cores diferentes. Todavia, independente do meu gosto creio que tecnicamente a solução ficou boa.

Observando o portifólio de produtos deles eu optaria pela linha das 'micro caixinhas knob-free'. Os oito efeitos compactados nesses gabinetes seguem um padrão bem mais curioso do que a linha do Choad Blaster (tipo VFE Pedals). Um conjunto colorido como o dos pedais Boss mas, com a cara clássica de boutique – ostentando chaves DPDT ou 3PDT – e sem knob algum.

Destaque para a solução eficiente e muito barata para identificar o efeito junto com a cor de sua caixa: adesivo com cara de adesivo! Projeto limpo, simples e eficiente. Curti muito, aprovadíssimo ainda mais porque o fabricante disponibiliza versões BIG BROTHERS, com knobs e caixas maiores para o músicos menos radicais Smile

Já os custom multi-effect box... Que retrocesso! Apesar dos arranjos tipográficos se manterem as cores foram abolidas, uma pena. Poderiam fazer uma barra colorida num gabinete com aparência melhor. Os adesivos aparecem em alguns produtos mas, não possuem o mesmo efeito. Neste caso eles acabam prejudicando o projeto. Também quando não os usam a solução não é lá das melhores.

Segue link do site com as imagens para ilustrar os comentários acima:

http://www.henrettaengineering.com/Henretta_Engineering/Products.html

Pedais & Design Sixspeed
Pedais & Design Droppedimagei
leonardo.buggy
leonardo.buggy
Membro

Mensagens : 400
Localização : Fortaleza | Recife

http://www.tiposdoacaso.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Re: Pedais & Design

Mensagem por danielferreiradz Ter Jun 11, 2013 10:44 am

snax

____________________________
facebook.com/danielferreiradz | @dizioli
danielferreiradz
danielferreiradz
Membro

Mensagens : 101
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Re: Pedais & Design

Mensagem por leonardo.buggy Qua Jun 19, 2013 12:14 am

Fala galera,

Foi mal o sumiço, tô de mudança. Minha casa está em caixas. Demorarei um pouco mais a colocar posts nas próximas semanas mas, eles sairão Wink

Vamos falar de Fuhrmann? De certo um dos produtos mais polêmicos do nosso mercado.

Creio que já falei isso aqui: para mim, chicken head knobs são um dos componentes mais difíceis de empregar num projeto de pedal ou amplificador. Podem ficar excelentes ou medonhos. É praticamente impossível conseguir um meio termo. Pois bem, esses são os knobs usados por todos os pedais da Fuhrmann! Ou pelo menos, algo parecido...

Neste review vou comentar o Analog Echo, o delay analógico deste fabricante que tem sido muito bem avaliado em vários sites e publicações sobre música. Trataremos já do re-design do pedal.

Em primeiro lugar falemos da marca Fuhrmann. Forte e eficiente. Gosto muito dela, tanto que nem vale a pena comentar problemas técnicos de sua tipografia neste fórum. Esse assunto fica para os bate papos mais hard sobre typeface design.

A redução da caixa do delay –ação replicada em praticamente toda a linha de pedais da marca– economizou material e produziu um equipamento mais portátil e ao gosto nacional. Os antigos grafismos, apesar de extremamente espartanos me agradavam mais do que me agradam os atuais.

O novo logo Analog Echo tem personalidade, não se pode negar. Mas, o uso do relógio é dispensável e confuso. O desenho é primário demais para conquistar a simpatia do público consumidor, que busca algo mais sofisticado e condizente com a proposta "Vintage na lata". O desenho das letras é simples, não chegaria a impactar tanto não fosse a repetição e outlines que remete ao 'efeito eco', repetição. É este recurso que teve destaque e foi o foco de nossa porposta de re-design.

Os oultines foram empregados inicialmente para gerar uma textura e quebrar a cor original do console. Porém, no primeiro estudo o resultado gerou uma forma que apesar de possível, exigiria muito da impressão em silk. Uma opção que se distancia da porposta atual adotada pela Fuhrmann.

Trabalhando este conceito gráfico e adotando o uso de uma gradação, recurso vintage com o qual simpatizo bastante, foi possível conseguir um resultado mais próximo da intenção atual do fabricante. Um 'verdadeiro' re-design. Amplificar o que se tem de bom, preservando a essência dos conceitos gráficos.

A sugestão de gradação desenvolvida para a nova porposta substituiu o - e o + usados pela Fuhrmann. Também o tamanho das letras dos textos que ilustram os controles foi alterado para mehorar a leitura. Este, ao que parece é um problema de toda coleção de pedais da marca.

O logo ECHO foi desenhado com exclusividade para esta porposta. A fonte Helvetica usada para dar apoio a esse novo desenho de letras.

Bem, é isto. Nada de muito sofisticado. Ataquei os principais problemas e mantive a simplicidade no final. O objetivo foi preservar o que a marca tem de melhor, sua robustez!

Ah! Para quem reclama dos knobs adotados, uma provocada com um componente igualmente barato.

Deixem seus comentários. Abraços,

Pedais & Design Ts5GLyk
Pedais & Design DP3vLnA
Pedais & Design ETEtctv
Pedais & Design VNAgpN7


Última edição por leonardo.buggy em Ter Abr 26, 2016 10:19 pm, editado 1 vez(es)
leonardo.buggy
leonardo.buggy
Membro

Mensagens : 400
Localização : Fortaleza | Recife

http://www.tiposdoacaso.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Re: Pedais & Design

Mensagem por afonsodecampos Qua Jun 19, 2013 8:25 am

Belo trabalho, gostei muito da sua primeira opção!
Parabéns!!!!

____________________________
23 de junho - Dia do Contrabaixista - Apoie esta ideia!!!
http://monovox2010.wix.com/ooutro
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Re: Pedais & Design

Mensagem por dudamir Qua Jun 19, 2013 8:54 am

Para mim este foi na mosca, a versão final ficou bem melhor.
dudamir
dudamir
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Mais um carioca ganhando a vida em São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Re: Pedais & Design

Mensagem por Psycho Killer Qua Jun 19, 2013 10:31 am

Ótimo trabalho.

Gostei bastante da primeira opção, muito melhor que o original Very Happy

____________________________
Onde é que está meu rock'n'roll?
Psycho Killer
Psycho Killer
Membro

Mensagens : 356
Localização : Curitiba

http://josma.bandcamp.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Re: Pedais & Design

Mensagem por caionew Qua Jun 19, 2013 11:18 pm

A EFX Custom tinha que te contratar meu caro!!!
O designer dos pedais deles é horrível, o som é animal, mas é feio que doi!

Tu tem talento!


Parabéns!
caionew
caionew
Membro

Mensagens : 163
Localização : Volta Redonda - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Re: Pedais & Design

Mensagem por danielferreiradz Qui Jun 20, 2013 5:49 pm

Bem legal a primeira opção mesmo! 

O led no "O" ficou sensacional! Parabéns,Leonardo!

____________________________
facebook.com/danielferreiradz | @dizioli
danielferreiradz
danielferreiradz
Membro

Mensagens : 101
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pedais & Design Empty Re: Pedais & Design

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos