Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Selenium 10pw3 e Selenium 10pw7

4 participantes

Ir para baixo

Selenium 10pw3 e Selenium 10pw7 Empty Selenium 10pw3 e Selenium 10pw7

Mensagem por joaoortiz Seg Jun 17, 2013 4:52 pm

Pessoal, pesquisei no fórum algo sobre o Woofer de 10'' Selenium 10pw7 e não encontrei.
Tenho pesquisando a respeito de falantes de 10'' para a confecção de uma caixa 2x10 para meu GK MB200.
Há um tanto considerável de material sobre o modelo 10pw3, mas não me pareceu ser uma opção tão boa assim.
Peguei as especificações dos dois falantes no site da Selenium:
10pw3
10pw7

Comparando, eu que não entendo muito do assunto notei que o 10pw3 tem maior sensibilidade, porém perde no xmax para o 10pw7.
Utilizei o WinISD para ver como se comportaria o 10pw3 nessa 2x10 e não foi muito do meu agrado. Não existe o 10pw7 no WinISD e quando tentei criar utilizando as especificações do site da Selenium, o WinISD deu erro.

Aos manjadores, deixo a pergunta. Será que o 10pw7 seria uma opção melhor que o 10pw3?
joaoortiz
joaoortiz
Membro

Mensagens : 246
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Selenium 10pw3 e Selenium 10pw7 Empty Re: Selenium 10pw3 e Selenium 10pw7

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jun 17, 2013 4:58 pm

Cara, o parâmetro principal que uso para escolher alto-falantes é a sensibilidade, pois é ela quem vai indicar o rendimento da caixa.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Selenium 10pw3 e Selenium 10pw7 Empty Re: Selenium 10pw3 e Selenium 10pw7

Mensagem por joaoortiz Seg Jun 17, 2013 5:05 pm

Entendi.
Geralmente, eu que não manjo muito, vejo a sensibilidade e o xmax, principalmente, pois a excursão do cone além do limite é algo que diminui a vida útil do falante. Procuro sempre um falante com boa excursão e boa sensibilidade.
Por conta disso, essas duas opções estão me deixando bem em dúvida confusedconfusedconfused
joaoortiz
joaoortiz
Membro

Mensagens : 246
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Selenium 10pw3 e Selenium 10pw7 Empty Re: Selenium 10pw3 e Selenium 10pw7

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jun 17, 2013 5:45 pm

Pois é... O fato é que esses falantes não são para baixo, mas para P.A.
Citei o 10PW3 pois já ví gente usando para baixo com bons resultados.
Eu mesmo construí uma caixa que tinha um 15PW5 e um 8Pw3 (sendo esse com um capacitor "corta-baixas") ligados em paralelo e isolados entre sí.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Selenium 10pw3 e Selenium 10pw7 Empty Re: Selenium 10pw3 e Selenium 10pw7

Mensagem por joaoortiz Seg Jun 17, 2013 5:59 pm

.
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Eu mesmo construí uma caixa que tinha um 15PW5 e um 8Pw3 (sendo esse com um capacitor "corta-baixas") ligados em paralelo e isolados entre sí.
Que massa!
Pensei muito em fazer uma caixa com 1 falante de 12'', um de 8'' e um driver... posteriormente, faria uma com 1 falante de 15'' pra completar o set.
Mas achei que por agora seria mais interessante uma 2x10.
joaoortiz
joaoortiz
Membro

Mensagens : 246
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Selenium 10pw3 e Selenium 10pw7 Empty Re: Selenium 10pw3 e Selenium 10pw7

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jun 17, 2013 6:17 pm

Creio que uma 2X10 seria mais adequado.
A 1X15 + 1X8 foi uma boa experiência, mas a caixa ainda ficou grande.
Uma 1X12 + 1X8 seria o ideal, mas sem o driver, pois daí ficaría agudo demais (o que detesto!), bem como haveriam problemas de impedância.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Selenium 10pw3 e Selenium 10pw7 Empty Re: Selenium 10pw3 e Selenium 10pw7

Mensagem por Ruds Ter Jun 18, 2013 8:39 am

O 10PW3 é ruim.

O 10PW7 é péssimo.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Selenium 10pw3 e Selenium 10pw7 Empty Re: Selenium 10pw3 e Selenium 10pw7

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jun 18, 2013 9:27 am

.
Ruds escreveu:O 10PW3 é ruim.

O 10PW7 é péssimo.
Ri MuitoRi MuitoRi MuitoRi Muito
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Selenium 10pw3 e Selenium 10pw7 Empty Re: Selenium 10pw3 e Selenium 10pw7

Mensagem por joaoortiz Ter Jun 18, 2013 2:38 pm

.
Ruds escreveu:O 10PW3 é ruim.

O 10PW7 é péssimo.
.
Ruds, sempre direto nas respostas. Ri MuitoRi MuitoRi Muito

E quanto aos Oversound da linha Steel Line?
Estive dando uma olhada nesse modelo: Oversound Steel Line 450W 10
joaoortiz
joaoortiz
Membro

Mensagens : 246
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Selenium 10pw3 e Selenium 10pw7 Empty Re: Selenium 10pw3 e Selenium 10pw7

Mensagem por Ruds Ter Jun 18, 2013 3:09 pm

^ Se for só pelas especificações dele, esse Oversound aí é melhor que o 10PW3. Apesar que a Oversound não mostra alguns parâmetros que seriam úteis pra se avaliar melhor o falante, e alguns que ela mostra não são bem os reais. Ainda assim, esse aí poderia ter um Xmax maior. Seria mais seguro pra se usar em caixa de baixo.

Pelas especificações, eu acho que os melhores pra baixo nacionais são o Snake ESV610 e o Eros E-310 LC, como já te respondi em outro tópico. Bobina é 3" ao invés de 2", tem um Xmax maior, motor mais forte e sensibilidade mais alta.

Se eu fosse montar uma 2x10, seria com o ESV610, por ser mais barato que o Eros.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Selenium 10pw3 e Selenium 10pw7 Empty Re: Selenium 10pw3 e Selenium 10pw7

Mensagem por joaoortiz Ter Jun 18, 2013 3:26 pm

.
Ruds escreveu:Se eu fosse montar uma 2x10, seria com o ESV610, por ser mais barato que o Eros.
.

Ruds, cheguei a pesquisar esse ESV610... mas não achei o xmax dele em lugar nenhum.

Descrição no site
[url=http://www.snakepro.com.br/v2/webadmin/uploads/Folheto ESV610.pdf]PDF[/url]

Por isso, deixei de considerá-lo.
joaoortiz
joaoortiz
Membro

Mensagens : 246
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Selenium 10pw3 e Selenium 10pw7 Empty Re: Selenium 10pw3 e Selenium 10pw7

Mensagem por afonsodecampos Ter Jun 18, 2013 3:51 pm

A Acedoaudio também vende alto falantes, não sei dizer sobre a qualidade mas a julgar pelos amps...
http://www.acedoaudio.com.br/?page_id=8

____________________________
23 de junho - Dia do Contrabaixista - Apoie esta ideia!!!
http://monovox2010.wix.com/ooutro
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Selenium 10pw3 e Selenium 10pw7 Empty Re: Selenium 10pw3 e Selenium 10pw7

Mensagem por joaoortiz Ter Jun 18, 2013 11:13 pm

bom, os falantes da Acedoaudio não conheço.
Mandei um e-mail para a Snake perguntando sobre o xmax que eles não especificam...
Me responderam que é +-3mm. Achei uma boa... nessa faixa de preço, não achei melhor que isso... com a sensibilidade boa também, me decidi e vou montar um 2x10 com falantes Snake ESV610!!!
Depois vou postando pra vocês o resultado da empreitada.
joaoortiz
joaoortiz
Membro

Mensagens : 246
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Selenium 10pw3 e Selenium 10pw7 Empty Re: Selenium 10pw3 e Selenium 10pw7

Mensagem por Ruds Qua Jun 19, 2013 8:22 am

^ Legal. Agora é só projetar bem a caixa pra tirar o melhor deles. Na época que estava pensando em montar uma 2x10, lembro de ter usado, pra uma resposta mais flat, caixa de 62l (líquidos) com sintonia em 71Hz usando dois dutos de 4" de diâmetro.

Estou curioso pra saber como esses falantes se comportam na prática. Se puder poste mesmo o resultado.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Selenium 10pw3 e Selenium 10pw7 Empty Re: Selenium 10pw3 e Selenium 10pw7

Mensagem por joaoortiz Qui Jun 27, 2013 3:56 pm

Bom galera...
Na minha busca por melhor preço pelos falantes SNAKE ESV610, troquei uma ideia com a equipe de uma loja que tinha um bom preço, além deles fabricarem caixas, o que achei ótimo, por saber que o vendedor conhece aquilo que está oferecendo.

Porém, um dos e-mails dele me deixou com mais dúvidas do que as sanou.

Essa é uma parte do texto do e-mail, na qual ele explicou bastante coisa a respeito e tive a impressão de que estava tentando me convencer de que devo comprar o amplificador em função do alto falante e não o contrário.
joaoortiz
joaoortiz
Membro

Mensagens : 246
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Selenium 10pw3 e Selenium 10pw7 Empty Re: Selenium 10pw3 e Selenium 10pw7

Mensagem por joaoortiz Qui Jun 27, 2013 3:56 pm

Segue:

[...]A potencia especificada do falante vai determinar a condição global ideal de trabalho, ou seja, quando ele apresenta 100% de rendimento.
Em qualquer sistema, a escolha do amplificador correto é fundamental para o desempenho e proteção de seus alto falantes, e existe uma medotologia para escolher o amplificador mais adequado, fazendo o dimensionamento correto entre a potencia enviada do amplificador e a potencia do alto falante.
Para máximo rendimento de seus alto falantes, o amplificador deve enviar O DOBRO da potência RMS especificada no alto falante. Por exemplo, cada falante do senhor tem 300 watts RMS pode receber sem risco de queimar até 600 watts RMS do amplificador, algo frequentemente desconhecido pelos usuários. Isso acontece pois quando o fabricante de falantes afere a potência máxima do falante em questão, ele segue a norma NB10.303 que diz que o falante deve aguentar a potência especificada (300 watts RMS) por duas horas seguidas, reproduzindo ruído rosa. Esse ruído força absurdamente o falante pois são todas as frequências tocando continuamente ao mesmo tempo de 20hz até 20.000hz, porém quando o mesmo falante é utilizado para reproduzir música em vez deste ruído, devido a dinâmica da música (picos, paradas etc) e também pelo fato de a música jamais ter todas as frequências ao mesmo tempo, o falante poderá receber o dobro da potência RMS sem risco queimar, que é potência em Programa Musical. Ou seja, a Potencia em Programa Musical é a potencia que o falante deve receber quando está reproduzindo música, a potência RMS é a potência que o falante aguenta quando está reproduzindo o ruído rosa.
Exatamente por isso a recomendação dos fabricantes e alto falantes é que se use amplificadores com o dobro da potência RMS (veja neste link os principais fabricantes recomendando: http://www.studior.com.br/especial.html ) conseguindo assim máximo aproveitamento dos falantes e usa-los da forma ideal.
Veja também no manual de alguns falantes, como os Selenium, pegaremos como exemplo o modelo 12PW5 também de 300w RMS, na pagina 2 consta uma parte “Como escolher o amplificador de Potencia” onde também consta a necessidade de o amplificador ser capaz de enviar esta potecia isso, link dele é: http://www.jblselenium.com.br/marcas/upload/48e0c25f6d9712e4cc59ab6f99c9bf2a.pdf
Por isso informamos no email anterior, que para funcionamento ideal o amplificador deveria ser capaz de enviar 1200 watts RMS, sendo 600w RMS para cada falante, porém se forem ligados em serie, o amplificador enviará 140w, sendo 70w para cada falante. Quando senhor ligar estes dois falantes em serie, com o falante de 15” a situação ficará ainda mais crônica, pois o amplificador vai trabalhar em 4ohms, enviando 100w para os falantes de (50w para cada) e 100w para o falante de 15”.[...]
joaoortiz
joaoortiz
Membro

Mensagens : 246
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Selenium 10pw3 e Selenium 10pw7 Empty Re: Selenium 10pw3 e Selenium 10pw7

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos