Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dificuldade em aprender escalas

+9
Fernando Zadá
Olivier
webercar
Boss2K
Ferium
CG
camilom
Laysson
rhuan.st
13 participantes

Ir para baixo

Dificuldade em aprender escalas Empty Dificuldade em aprender escalas

Mensagem por rhuan.st Dom Jun 23, 2013 9:26 pm

Boa noite. estudo contrabaixo eletrico 6c a 1 ano e meio, e estou tendo dificuldades em aprender escalas. estou fazendo meu cronograma de estudos para as proximas semanas e gostaria de uma ajuda. melhor estudar 1 tonalidade por dia, passando por tds escalas q meu professor me passou ate agora, ou 1 escala por dia, passando por varias tonalidades? Obrigado!

rhuan.st
Membro

Mensagens : 3
Localização : ourinhos - sp

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em aprender escalas Empty Re: Dificuldade em aprender escalas

Mensagem por Laysson Dom Jun 23, 2013 10:32 pm

Cara, dependendo do seu ritmo natural, você pode treinar um dia, uma semana, um mês, um ano ou até mais apenas na mesma escala. Fique o tempo que achar necessário pra pegar desenvoltura em determinado assunto antes de partir pra outro. Uma boa também, é fazer constantes revisões. Ao mudar de escala, passe uma ou duas vezes a escala que treinou antes e prossiga. Isso depende bastante de você. Mais importante que a pressa, é a qualidade da execução.

Meu professor costumava me deixar duas ou três semanas em cada tipo de escala, as vezes mais quando via que eu sentia dificuldade. Ele me ensinava também os intervalos pra transpor tonalidades e não errar as notas.
Laysson
Laysson
Membro

Mensagens : 818
Localização : Goiânia, Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em aprender escalas Empty Re: Dificuldade em aprender escalas

Mensagem por camilom Dom Jun 23, 2013 11:12 pm

rhuan.st, que tipo de dificuldade tu estás tendo no aprendizado das escalas?
camilom
camilom
Membro

Mensagens : 112
Localização : Santa Maria -RS

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em aprender escalas Empty Re: Dificuldade em aprender escalas

Mensagem por rhuan.st Dom Jun 23, 2013 11:48 pm

camilom. acho q minha maior dificuldade esta sendo visualizar as escalas no braco do instrumento, estudo por varias horas, diariamente a mesma escala em uma mesma tonalidade, mas ainda assim, nao consigo enxergar a escala. qnd preciso dela, fico "caçando" notas.

rhuan.st
Membro

Mensagens : 3
Localização : ourinhos - sp

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em aprender escalas Empty Re: Dificuldade em aprender escalas

Mensagem por CG Seg Jun 24, 2013 12:05 am

Explique melhor o "quando preciso delas" para que possamos entender melhor o seu problema.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em aprender escalas Empty Re: Dificuldade em aprender escalas

Mensagem por Ferium Seg Jun 24, 2013 8:16 am

Visualizar as escalas no braço vem com o tempo, meu velho. Não se preocupe, é natural. Eu toco há muito tempo e, vez por outra, ainda tenho uma pequena dificuldade com isso.

Continue treinando as escalas e logo logo estará visualizando todas as notas do braço.
Ferium
Ferium
Membro

Mensagens : 774
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em aprender escalas Empty Re: Dificuldade em aprender escalas

Mensagem por Boss2K Seg Jun 24, 2013 9:43 am

Uma das qualidades de um bom professor, é entender e procurar conversar com o aluno sobre as dificuldades no aprendizado. Se em um ano e meio isso ainda não aconteceu ... se for o caso, troque de professor ..

Aqui no fórum, tem bastante material para auxiliar no entendimento de escalas:

https://www.google.com/search?q=site%3Acontrabaixobr.com+estudo+escala&oq=site%3Acontrabaixobr.com+estudo+escala&aqs=chrome.0.57j58.10042j0&sourceid=chrome&ie=UTF-8

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em aprender escalas Empty Re: Dificuldade em aprender escalas

Mensagem por webercar Seg Jun 24, 2013 12:07 pm

^ Acrescentado ao q o Boss2K disse eu treino sempre 5 desenhos para todas as escalas para mapear o braço. Para iniciar comece pela escala maior natural em Dó maior sempre descendo e subindo o braço. Ou seja, toque C, D, E, F, G, A, B, C descendo e depois subindo.

Desenhos:

corda A - C na 3a casa. Utilizando verticalmente cordas soltas até a 3a casa.

corda A - C na 3a casa. Da 2a casa até 5a casa.

corda G - C na 5a casa. Da 4a casa até 8a casa.

corda E - C na 8a casa. Da 7a casa até 10a casa.

corda D - C na 10a casa. Da 9a casa até a 12a casa.

Se for um baixo de 5 cordas acrescenta este aqui:
corda B - C na 1a casa. Da corda solta até a 3a casa. Mas se vc perceber este desenho vai ser semelhante ao da corda A nas mesmas casas.

Pratique estes desenhos e verá que eles servem para qualquer nota. Depois que tiver bem neles comece a emendar um desenho para o outro subindo e descendo, depois disto em diagonais crescente e decrescente pelo braço todo. Depois passe tocar obrigatóriamente 3 notas por corda. Você com o tempo vai fazer automaticamente mapeando o braço todo, lembrando q a lócica serve também para 12a casa em diante.

Este exercício se aplica para qualquer escala, modos gregos, etc...

Não sei se consegui passar de modo claro. Qualquer coisa, pode me pertubar, rsrsrs...

abraços e bom estudos...
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em aprender escalas Empty Re: Dificuldade em aprender escalas

Mensagem por Olivier Seg Jun 24, 2013 12:30 pm

.
rhuan.st escreveu:camilom. acho q minha maior dificuldade esta sendo visualizar as escalas no braco do instrumento, estudo por varias horas, diariamente a mesma escala em uma mesma tonalidade, mas ainda assim, nao consigo enxergar a escala. qnd preciso dela, fico "caçando" notas.
.
rhuan.st acredito que o seu problema é simples de ser resolvido. Mas precisa mudar a forma como está estudando.
Pelo que entendi, você está executando as escalas "mecanicamente" e, o que é pior, sem ouvir (isso mesmo sem ouvir) os sons que cada intervalo dessa ou daquela escala tem.
Não tenho a fórmula mágica mas tente fazer o seguinte:

1 - Comece com uma única tonalidade;
2 - Quando tocar a nota, fale o nome dela;
3 - Faça bem devagar;
4 - Faça em todas as oitavas possíveis no seu instrumento;
5 - Toque a escala que está estudando em vários intervalos: 2ª, 3ª, 4ª...
6 - Procure "internalizar" o som de cada intervalo da escala;
7 - Grave ou peça pra alguém tocar os acordes do campo harmônico da escala enquanto vc executa as escalas de cada acorde;

Não gosto da ideia de ter que decorar. Quando vc aprende os shapes das escalas e consegue "ouvir" e entender cada nota que está sendo tocada, vc vai se libertando de fatores como o medo de errar, ter que olhar pro braço do instrumento, etc...  além do que quando vc ouvir uma sequencia de acordes de determinada música, a melodia da escala vai surgindo na sua cabeça e se tornando uma coisa natural pra executar.
Espero que essas pequenas dicas ajudem!
Olivier
Olivier
Membro

Mensagens : 12
Localização : Aracaju-SE

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em aprender escalas Empty Re: Dificuldade em aprender escalas

Mensagem por camilom Seg Jun 24, 2013 12:53 pm

Se tu estás estudando bastante e não está tendo resultado provavelmente o jeito que estás estudando não é o mais adequado.

Eu começaria estudando pelas escalas maiores; procuraria entender como elas se formam; ver o intervalo que tem entre cada grau da escala; depois começaria a pratica-las seguindo o círculo das quintas/quartas.
Conhecendo bem a escala maior tu já ganhas de presente a escala menor natural e os modos.
camilom
camilom
Membro

Mensagens : 112
Localização : Santa Maria -RS

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em aprender escalas Empty Re: Dificuldade em aprender escalas

Mensagem por Fernando Zadá Seg Jun 24, 2013 1:42 pm

Outra coisa interessante é pegar uma base mais estática da tonalidade em questão e praticar fazendo música sobre ela. Entender na teoria e achar a digitação mas não usar ela pra algo real não vai te fazer nem decorar ela nem saber usar quando quiser. Escala mesmo decorada e indo e voltando não é música. Procure fazer música com ela e brincar com ela para conhecer o som de verdade.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em aprender escalas Empty Re: Dificuldade em aprender escalas

Mensagem por Boss2K Seg Jun 24, 2013 5:14 pm

<iframe width="640" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/qb5dbwfC37g?start=1192" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em aprender escalas Empty Re: Dificuldade em aprender escalas

Mensagem por Salotti Seg Jun 24, 2013 6:58 pm

Minha dificuldade se encontra, na maioria das vezes, em integrar escalas em músicas. Acho que isso só deve vir com a prátia mesmo, mas é um ponto que me intriga bastante. Aproveitando o gancho, queria perguntar se a alternância direta entre escalas é algo muito usado por vocês.

____________________________
Cosmic Sea

Salotti
Membro

Mensagens : 18
Localização : Brasil

http://diariosdeumdemonio.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em aprender escalas Empty Re: Dificuldade em aprender escalas

Mensagem por allexcosta Seg Jun 24, 2013 7:02 pm

Salotti escreveu:Minha dificuldade se encontra, na maioria das vezes, em integrar escalas em músicas. Acho que isso só deve vir com a prátia mesmo, mas é um ponto que me intriga bastante. Aproveitando o gancho, queria perguntar se a alternância direta entre escalas é algo muito usado por vocês.

Esqueça escalas por enquanto e toque linhas de músicas que você gosta. Com o tempo tudo vai fazer sentido.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em aprender escalas Empty Re: Dificuldade em aprender escalas

Mensagem por Fernando Zadá Seg Jun 24, 2013 7:57 pm

.
Salotti escreveu:Minha dificuldade se encontra, na maioria das vezes, em integrar escalas em músicas. Acho que isso só deve vir com a prátia mesmo, mas é um ponto que me intriga bastante. Aproveitando o gancho, queria perguntar se a alternância direta entre escalas é algo muito usado por vocês.
.
Não entendi a pergunta. Sabe tocar alguma melodia no baixo tipo Parabéns pra você, atirei o pau no gato, cai cai balão e etc...???
Chama o que de alternância direta? Ficar trocando de escala a cada acorde?
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em aprender escalas Empty Re: Dificuldade em aprender escalas

Mensagem por Salotti Seg Jun 24, 2013 8:10 pm

Por exemplo... Quando compondo algo, eu componho aleatoriamente, sem pensar escalas nem nada do tipo. Se o faço, raramente consigo compor algo. E isso que eu disse que é provável que só deve vir com a prática mesmo. Quando à alternância, não digo exatamente à cada acorde. Por exemplo: quando solando no baixo, ou em qualquer outro instrumento, é comum utilizar mais de uma escala em um único solo?

____________________________
Cosmic Sea

Salotti
Membro

Mensagens : 18
Localização : Brasil

http://diariosdeumdemonio.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em aprender escalas Empty Re: Dificuldade em aprender escalas

Mensagem por Salotti Seg Jun 24, 2013 8:13 pm

Agora que vi a resposta do allexcosta. Já esclareceu boa parte das minhas dúvidas!

____________________________
Cosmic Sea

Salotti
Membro

Mensagens : 18
Localização : Brasil

http://diariosdeumdemonio.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em aprender escalas Empty Re: Dificuldade em aprender escalas

Mensagem por Fernando Zadá Seg Jun 24, 2013 8:34 pm

.
Salotti escreveu:Por exemplo... Quando compondo algo, eu componho aleatoriamente, sem pensar escalas nem nada do tipo. Se o faço, raramente consigo compor algo. E isso que eu disse que é provável que só deve vir com a prática mesmo. Quando à alternância, não digo exatamente à cada acorde. Por exemplo: quando solando no baixo, ou em qualquer outro instrumento, é comum utilizar mais de uma escala em um único solo?
.
Se puder depois que compor procure ver se as notas pertencem a alguma escala que você conheça.

Quanto a segunda dúvida sim dependendo do estilo e da harmonia sobre a qual esta solando ou até mesmo conduzindo o groove é comum mudar de escala.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em aprender escalas Empty Re: Dificuldade em aprender escalas

Mensagem por Salotti Seg Jun 24, 2013 9:23 pm

Obrigado por esclarecerem minhas dúvidas e a de outros colegas de baixaria! Este tópico está bastante esclarecedor!

Very Happy

____________________________
Cosmic Sea

Salotti
Membro

Mensagens : 18
Localização : Brasil

http://diariosdeumdemonio.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em aprender escalas Empty Re: Dificuldade em aprender escalas

Mensagem por Mauronog Sex Jun 28, 2013 8:51 pm

Uma coisa não se prenda sómente a escalas.
Vejo geralmente muita ênfase em escalas e arpejos para uso no Contrabaixo. O não entendimento correto e o uso inadequado pode matar uma música na prática.
Na verdade digo isso porque semanas atrás vi num canal de televisão, um jovem Baixista de uma igreja acompanhando uma canção onde ao invés de segurar uma base para o restante da banda, ele fazia arpejos ascendentes e descendentes durante a música toda. Ficou uma coisa muito estranha.
Tudo é aplicável, de fato, mas não devemos esqueçer a principal função do instrumento.
Mauronog
Mauronog
Membro

Mensagens : 105
Localização : Teresopolis - Rj

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em aprender escalas Empty Re: Dificuldade em aprender escalas

Mensagem por thiago shys Qua Jul 10, 2013 11:49 am

Estou recomeçando meus estudos, e estou nas escalas. Estou começando como sempre pelas escalas maiores, mas o "shape" já sei tenho treinado mas os ouvidos quanto à sonoridade da escala.
Em relação às escalas maiores alguém teria algum exercício para treinar, tipo algumas frases com escala maior, até porque também ando tendo dificuldades com a parte de aplicação da escala, sei que isso é com o tempo mas isso seria mais para não ficar na monotonia de estudar apenas os intervalos e digitações da mesma, e colocar um pouco a "mão na massa".

Valeu galera.
thiago shys
thiago shys
Membro

Mensagens : 7
Localização : Anápolis - GO

Ir para o topo Ir para baixo

Dificuldade em aprender escalas Empty Re: Dificuldade em aprender escalas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos